Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 50
- Visualizações 25.3k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
juliad 35 posts
-
debalves 5 posts
-
sandro.brandt 2 posts
-
Juliana Champi 1 post
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
...desci na estação e resolvi fazer o reconhecimento da região. A cidade é uma vilazinha de interior, sem afetações turísticas, que segue o seu ritmo pacato. Os lugares para comer são tranquilos e os
olá a todos!
só posso agradecer pela colaboração de todos nesse forum por ter me propiciado uma viagem mais do que incrível. fui sozinha e conheci um dos países mais incríveis com um povo hospitaleiro, comida deliciosa, ótimos vinhos e paisagens incríveis.
além do Mochileiros, me baseei nos foruns do Lonely Planet e Fodors Travel para montar o meu roteiro e saber mais ou menos o que ver em cada lugar.
destaco alguns blogs como o 360meridianos, oportoencanta, oportocool, lisbonlux entre outros. Enfim, pesquisei bastante e, por isso, consegui ver bastante coisa e ficar pouco tempo perdidona.
Vamos à vaca fria:
>>> por que Portugal?
já estive na Europa outras vezes e quis retornar. no entanto, minhas experiências anteriores me mostraram que vale muito mais gastar mais tempo em um lugar do que sair correndo igual gincana de um lado para o outro. Portugal é um país pequeno, conta com fácil locomoção entre as cidades, preços ainda convidativos, vôos diretos, culinária incrível e um povo muito hospitaleiro. e, ao que tudo parece, aos poucos vêm se consolidando como um destino mais popular. resolvi ir agora porque o país está estruturado para o turismo mas ainda não tão infestado de turistas (cito Praga e Barcelona como exemplos de cidades que me irritaram pelo excesso de gringos)
-roteiro
dia 01 - chegada no Porto
dia 02 - Porto
dia 03 - Porto, daytrip para Pinhão, no Douro
dia 04 - Porto
dia 05 - Porto - Aveiro - Evora. passar algumas horas em Aveiro e seguir viagem. Pernoite em Evora
dia 06 - Evora
dia 07 - Evora - Lisboa
dia 08 - Lisboa
dia 09 - Lisboa
dia 10 - Lisboa
dia 11 - Lisboa/Brasil
>> considerações sobre o roteiro
acredito que acertei em cheio. antes de viajar, vi muitas pessoas dizendo que 2/3 dias seriam suficientes em cada cidade. na minha opinião: não mesmo. mesmo as cidades sendo pequenas, anda-se muito e aos poucos fui descobrindo detalhes de cada lugar que preencheram cada minuto. a parada de 2 dias em Evora foi estratégica: a cidade é pacata e plana, uma boa pausa entre dois centros montanhosos.
>>meios de transporte
aéreo: vôo direto TAP. vejo muitos comentários sobre companhias aéreas aqui, mas pessoalmente, minhas únicas preocupações são: atrasos e pontuação de milhas. TAP nota 1000000
trem: comprei antecipadamente pelo site da companhia portuguesa de trens cp.pt os trechos Aveiro - Evora e Evora - Lisboa.
>>hospedagem
comecei a reservar os hostels com quatro meses de antecedência. com isso, garanti ótimos preços em ótimos hostels. fiz tudo pelo booking. peguei quarto
Porto: Hostel Gaia Porto
considerações: uma graça de hostel. super familiar, a ponto do pai do dono comprar o pão para o café da manhã e ele e a mulher arrumarem a sua cama. limpíssimo. tem três terraços, com vista para a Ribeira. o único ponto é que ele fica em Vila Nova de Gaia (do outro lado do rio) e não no Porto. mas ele está a 3 quadras do rio e outras 3 da estação de metrô General Torres.
Evora: Inn Murus
considerações: também agradabilíssimo. ele foi, há uns 300 anos, residência estudantil. o espaço é imenso e, quando cheguei, metade do hostel estava vazio: só eu usei o banheiro coletivo, por exemplo. quarto enorme. poucas quadras da praça principal. os donos eram uns amores também - passei a noite bebendo vinho com um deles, no terraço, com vista para a cidade.
Lisboa: Sunset Destination Hostel
considerações: o hostel fica NA ESTACAO DE METRO. sim, na parte de cima da estação Cais do Sodré. ele tem uma piscina com vista para o tejo. foi eleito um dos 5 melhores do mundo, e não é para menos. mas, cá entre nós, tem estrutura de hotel: muitos gringos, muitas regrinhas, precinho um pouco inflacionado nas bebidas. mas mesmo assim, incrível.
>>grana
é, o tal do euro, a tal da crise...assim que percebi que o euro estava disparando, resolvi pagar tudo que podia aqui no Brasil: hospedagem+transportes. também comprei aos poucos, e orcei 100 euros/dia. superestimei: gastei cerca de 50 euros/dia, comendo, bebendo e fazendo o que bem quis. ressalto apenas que não sou de comprar (não entrei em um shopping) e só uso transporte público.
>>viajar sozinha
já passei alguns dias avulsa fora do brasil. mas isso é muito diferente de fazer uma viagem 100% do tempo sozinha. vai por mim: é seguro, é incrível e você vai curtir e MUITO
>>malas
resolvi não despachar nada. como andaria em cidades que são pura pirambeira, levei uma mala de rodas pequena e fui lavando o que precisava no caminho.