Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Atualizando em 2018: desisti total de usar Airbnb. Inicialmente o tópico se chamava "experiências positivas e negativas com airbnb", mas a última experiência foi um incômodo tão grande, que airbnb nunca mais.

Achei fascinante o que o usuário 798791 escreveu sobre reviews, vou destacar essa parte (texto completo lá embaixão no tópico): 

Em ‎07‎/‎01‎/‎2018 em 12:35, 798791 disse:

Ao fazer a avaliação bem negativa do anfitrião e do airbnb, dois dias depois o airbnb entrou em contato e ficaram com uma conversinha fiada de que não era culpa deles, que não poderiam fazer nada, mas eu insisti que eles deveriam ser mais rigorosos com anfitriões desonestos e facilitar cancelamentos ou descontos em casos assim, mas não deu em nada, ficaram de enrolação e ainda pediram para eu remover ou alterar a avaliação negativa em troca de um voucher de desconto na próxima reserva.

Então está explicado porque é tão difícil achar um review negativo no Airbnb! 
Eu já deixei review negativo, mas nunca fui contatada pelo Airbnb, não sabia faziam isso.

 

 

Segue o texto escrito originalmente:

Não é um relato de viagem! Mas já usei o airbnb em vários países europeus então me parece adequado criar um tópico aqui. Resolvi escrever tudo isso para não precisar ficar sempre escrevendo sobre o assunto de maneira dispersa, quando me perguntarem do airbnb posso simplesmente apontar para o meu tópico e me poupar trabalho. O texto acabou ficando muito longo, então para não matar ninguém de tédio vou dividir meu texto em várias mensagens.

Começando com um resumo: eu levo uma vida atípica viajando um montão - já usei airbnb várias vezes. Já recomendei bastante o airbnb no passado (aqui no mochileiros e também para família/amigos) mas parei de recomendar por conta dos problemas que já tive.

Eu diria que há dois tipos de problemas no airbnb:

a) Proprietários anunciando coisas que não pretendem oferecer. Ao longo do tópico eu cito minhas experiências com casos de internet inexistente, pets que ao contrário do anunciado não são permitidos, "casa toda" sem privacidade, banheiro impossível de usar. Como não existe fiscalização, alguns proprietários vão oferecendo qualquer coisa para atrair a clientela - se colar colou. Infelizmente não dá pra confiar tanto assim nos reviews: quando a pessoa cancela porque a situação estava insustentável ninguém fica sabendo.

b) Airbnb é super falho na resolução de conflitos. Eu só apresento 2 exemplos aqui neste tópico, mas basta procurar e vcs encontram vários outros. http://www.Airbnbhell.com traz vários problemas que tanto hóspedes como anfitriões já tiveram.

Vale a pena mencionar que no airbnb infelizmente os reviews não são muito confiáveis. Quantas vezes vc já leu um review bem honesto no airbnb, chamando a atenção de aspectos negativos da acomodação? O mundo airbnb as vezes parece ser um universo paralelo, onde tudo funciona, todas as acomodações são boas, os anfitriões são honestos e blablablá. Mas claro que isso está longe da realidade. As pessoas tem relutância de apontar o negativo, talvez em parte pelo contato tão pessoal que tem com os "anfitriões", talvez devido aos perfis serem públicos, enfim não sei os motivos...Infelizmente por enquanto é assim, talvez consigam mudar isso no futuro (não sei se há interesse por parte em airbnb em reviews mais sinceros, desconfio que não). Aliás os problemas que já tive foram em propriedades cheias de reviews positivos. ::dãã2::

Airbnb pode ser uma boa opção quando funciona, infelizmente nem sempre é o caso. Sendo que não podemos confiar no que os proprietários dizem oferecer, nem nos reviews, nem no próprio airbnb no caso de qualquer conflito. Parece ser questão de sorte, então.

  • Obrigad@! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Antes de comentar sobre minhas experiências, vou escrever um pouco a meu respeito, para vcs saberem qual meu estilo de viagens: adoro praticar atividades ao ar livre e andar de bicicleta é a grande paixão/prioridade na minha vida. Meu marido e eu viajamos bastante pela Europa, geralmente de carro para poder levar nossos bichinhos de estimação, os equipos esportivos e também os laptops para manter o trabalho em dia. Faz >10 anos que a tecnologia nos permite trabalhar de forma remota, então aproveitamos ao máximo, viajando e pedalando em lugares diferentes. Gostamos de ficar bastante tempo numa única região, explorando tudo de bicicleta pela volta. Moramos no interior da Inglaterra e somos anfitriões no warmshowers (hospitalidade para cicloturistas). Quando estamos viajando não temos o hábito de usar sites de hospitalidade gratuita, gostamos de privacidade/conforto (até mesmo o conforto relativo da barraca). Encontramos acomodação através de booking.com, campings (maioria tem wifi), airbnb e outros sites de aluguel de temporada.

Comecei a usar airbnb em 2013, e as primeiras experiências foram muito positivas - comecei a recomendar airbnb pra todo mundo - inclusive deixei uma mensagem super positiva aqui no site mochileiros. A primeira vez que usei airbnb foi em fevereiro de 2013 com meus pais idosos (que voaram do Brasil para umas férias na Espanha comigo). Olhei airbnb e vários outros sites, atrás de uma única propriedade bem confortável para servir de nossa base na Andalucia. No airbnb encontrei um imóvel com todo o conforto, bastante espaço, vista lindíssima e boa localização (num vilarejo muito simpático entre Málaga e Granada). Custava um pouco acima da média, mas pensando no conforto dos meus pais não me importei. Não tinha review nenhum, mas não me importei com isso também. Deu tudo super certo e foram férias maravilhosas. Usei airbnb ao longo de 2013, algumas experiências foram ótimas, outras boas. No começo de 2014 repeti a experiência com meus pais na Espanha. Aluguei um outro ap via airbnb também, num lugar diferente. Novamente sem review nenhum. Deu tudo super certo e meus pais adoraram.

Mas depois disso tive meu primeiro problema mais chatinho com airbnb. E depois outro. Em propriedades cheias de reviews positivos! Por sorte aconteceu quando estava viajando apenas com meu marido. Nessas horas pensei "e se meus pais estivessem aqui comigo?" Hoje em dia eu não usaria o airbnb com meus pais idosos, nem com grupo de amigos.

Os problemas chatinhos com airbnb aconteceram em 2014 e foram os seguintes (nas duas oportunidades tentei um contato com airbnb para resolução de conflitos e fiquei decepcionada):

Problema chato 1 - maio/2014, casa no litoral inglês: marquei uma propriedade que dizia "pets allowed" (=bichinhos permitidos), ao chegar a proprietária do imóvel queria que eu abandonasse meus amigos peludinhos na garagem. Antes que alguém pense que viajo com dois cachorros enormes e barulhentos: tenho dois roedores super fofinhos, discretos e comportados que viajam com sua própria acomodação. Desde 2010 viajo com meus pets e "Pets allowed" pelo Europa é sempre pets com vc, no mesmo ambiente que vc fica. Tentei conversar com a proprietária, mas não teve jeito, ela não queria saber dos meus pets dentro da casa, só na garagem (sem janelas/aquecimento, mas mesmo que tivesse, não é essa a idéia de "pets allowed" - nunca foi). Por sorte essa propriedade fica apenas 2h de direção da minha casa, então foi perda de tempo mas até que nem tanto. Quando eu contatei o airbnb, eles não queriam devolver meu dinheiro nem cancelar minha reserva. Depois de muita conversa eles resolveram me dar um "crédito", e só por estarem se sentindo magnânimos - palavras da funcionária: "dessa vez vamos te dar um crédito, da próxima vez pesquise melhor". Sendo que eu pesquisei, e o lugar dizia claramente "pets allowed". (Aliás diz claramente "pets allowed" até hoje) Funcionária do airbnb não se importou com o fato da propriedade listar algo que não pretendia oferecer, e continuou insistindo que não via problema algum. Sendo que as taxas de airbnb eles não devolvem: marcou com airbnb e cancelou (mesmo que cancelamento tenha sido feito por conta de propaganda enganosa), dançou.

Curioso que no caso de cancelamentos, seja por qualquer motivo, não temos a oportunidade de deixar reviews. Ou seja, é frustante não poder alertar os demais viajantes que "Dirigi até a propriedade X e tive que fazer meia volta, porque apesar de dizer "pets allowed", a propriedatária queria trancar meus pets na garagem". Ninguém fica sabendo disso. Os reviews dessa casa que eu citei são só alegria. E ninguém fica sabendo que airbnb não se importa em absoluto em saber que vc não encontrou o que era anunciado..

Problema chato 2 - junho /2014, pirineus: marquei uma casa por 3 semanas, custo de 1100 euros (normal para a região). Ao chegar me senti roubada ao perceber um problema no banheiro: não tinha como fechar a porta do banheiro e o vaso tinha linda vista para o corredor. Contatei o airbnb, pensando que as garantias que eles mencionam no site servem para qualquer coisa, mas na verdade não consegui nem que me atendessem (nem email, nem telefone). Tudo se resolveu através de discussões e estresse com a proprietária do imóvel (que depois admitiu ter um outro imovel ao lado com banheiro cuja porta funcionava). Mas a impressão do airbnb que já não estava muito boa, ficou ainda pior.

Nesse momento eu pensei em desistir do airbnb, mas meu marido é mais otimista que eu. Então continuamos usando por insistência dele. As experiências seguintes foram melhores:

Out/14 - uma semana num apartamento em Barcelona, foi tudo ótimo, sem reclamações. Queria deixar o link aqui mas infelizmente a propriedade não está mais no Airbnb.

Dez/14 - uma semana num apartamento em Oviedo, o apto era bom mas deixava passar todo o barulho dos aptos pela volta. Especialmente na sexta e no sábado quando os vizinhos estavam dando festas até altas da madrugada. Tirando isso não tivemos problemas.

Depois disso ficamos vários meses sem usar airbnb (usando booking.com e outros). Continua...

Editado por Visitante
  • Obrigad@! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em 2015 tivemos experiências estranhas:

set/2015 por sorte foi uma noite só: marquei um quarto numa casa a caminho do terminal inglês do eurotunel. O banheiro era no corredor (que eu geralmente evito)... mas o quarto parecia tão charmoso, e a casa numa localização tão tranquila, que não me importei com esse detalhe. Acontece que foi uma noite mal dormida, com um barulho bem alto e desagradável no encanamento - sendo que vários canos passavam pelo quarto, onde tinha também um 'boiler' (caldeira/tanque de agua quente -era uma casa super antiga, nem um pouco convencional). Nas fotos do airbnb não dá pra ver os canos nem boiler, estão atrás de mdf e pintado da mesma cor das paredes, mas abrindo a tampa das estruturas dava pra ver tudo - pena que não tirei fotos, depois de uma noite mal dormida tivemos que levantar as 5h da manhã para não perder nossa travessia com o eurotunnel. De qualquer forma deixamos um review negativo, que a dona da casa respondeu no site da seguinte maneira "pena que vc ouviu barulhos, mas vc devia estar sonhando - nenhum cano/boiler passa perto do quarto". Ou seja, além da noite mal dormida, depois ainda ter que ler abobrinha da proprietária, é dose. E pagar 100 libras pela palhaçada toda.

Outubro/2015 Decidimos passar todo o mês de outubro no interior de Portugal - escolhemos um lugar que dizia ser "entire flat" (="casa/apto inteiro"). Até hoje todos os "entire flat" que eu peguei eram unidades fechadas, ou seja, eu passo a chave na porta da "casa inteira" e tenho privacidade total lá dentro. Ao chegar na propriedade no fim do mundo, o "entire flat" era o andar superior de uma casa, com ligação interna com o andar inferior, através de um amplíssima escada vazada. Pela área aberta da escada subia todo o barulho de tv, gritaria das crianças, barulhos da família vivendo no andar de baixo. A vontade que deu ao chegar foi de sumir correndo - eu adoro privacidade e silêncio, por isso mesmo escolhi um lugarzinho no meio no nada. Mas resolvi dar de ombros e viver essa experiência - realmente estava sem saco para ir atrás disso (seria o airbnb me matando no cansaço?). Ganha-se umas e perde-se outras, paciência! E haja paciência para aguentar um mês de barulho de tv e gritarias das crianças. Mas talvez outras pessoas optassem por não se submeter a isso, que afinal de contas não tinha sido o anunciado. Mas e aí, será que conseguiriam contar com as "garantias" (cof cof) do airbnb? não sei! Fiquei surpresa em encontrar um "entire flat" fake, já que por acaso peguei uma propriedade com 3 reviews, que eram todos ótimos e não mencionavam nem a falta de privacidade, nem o barulho. Em relação ao custo, paguei em torno de 680 euros pelo mês todo, e podia ter escolhido propriedades mais baratas (Portugal é um país muito barato mesmo). Mas escolhi essa aí por conta das fotos, parecia um lugar bem simpático. E considerando que não recebi o que tinha escolhido (entire flat), fiquei com a sensação de ter pago demais.

Novembro/2015 - uma noite no sul de Portugal: casa charmosinha nas fotos, mas chegando no local a limpeza deixou a desejar (cabelos na pia, coisas assim...) - mas o problema mais sério era o cheiro de mofo nas roupas de cama. Acho que fazia vários meses que ninguém abria uma janela da casa ou colocava aquelas roupas de cama para lavar/pegar um sol. Eu tinha dirigido o dia todo e estava podre de cansada, então o mofo não chegou a interferir no meu sono... mas meu marido não conseguiu dormir bem por conta do cheiro de mofo generalizado no quarto.

Nov/2015: uma semana na Suécia, a trabalho: apto num lugar nada a ver (turisticamente falando) mas bem pertinho do local de trabalho - que alegria encontrar um apto conforme anunciado (ufa, até que enfim?!). Tudo certo, sem reclamações.

Dezembro/2015: uma semana em Andorra - marcamos um apto que dizia ter internet disponível e uma linda vista - ao chegar fiquei surpresa quando o dono do apto me deu a senha do wifi do hotel do outro lado da rua (!?). Internet era tão importante (trabalho) que antes de marcar o apto eu troquei emails sobre a internet, o proprietário do imóvel não mencionou que a internet nao era dele. Se eu quisesse a senha de um estabelecimento randômico qualquer eu teria marcado um apto sem internet e iria trabalhar num café - mas não foi isso que eu escolhi. Meio cansativo ter que ficar lembrando qual foi o combinado, mostrando os emails trocados e etc. Só depois que eu mencionei para o rapaz que sim tudo bem eu ficaria ali, mas eu queria um desconto e o review seria bem sincero é que o rapaz 'lembrou' que tinha um outro apto, não muito longe dali, com internet própria. No grande esquema das coisas isso não foi um incômodo assim tão grande e tudo se resolveu - com 4 horas de atraso, já que o outro apartamento não estava disponível quando chegamos. Paguei um pouco a mais que a média por conta da linda vista, por sorte o segundo ap tinha vista também, então ao menos nisso o rapaz 'não se confundiu'.

Dezembro/2015: para quebrar uma longa viagem pela espanha em duas, marcamos uma noite de acomodação relativamente perto da autoestrada. Escolhemos uma propriedade sem review nenhum. Ficamos no porão de uma casa que foi convertida num apto muito charmoso, estava tudo ótimo e foi uma experiência super positiva.

  • Obrigad@! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nas mensagens anteriores mencionei alguns valores pagos, pensando nessa questão do "preço muito mais acessível" levantada por uma anfitriã do airbnb, neste outro tópico: Airbnb é confiável?

 

Minha conclusão é: Há riscos? com certeza! Porém por um preço muito mais acessível, as pessoas esperavam o que?

 

Airbnb é sinônimo de "preço muito mais acessível"? Não necessariamente. Mencionei a noite mal dormida a caminho do terminal do eurotunel, nos custou 100 libras (+130 euros em setembro). Sim, o lugar era charmosinho, mas com tanto barulho de encanamento não tem charme que compense. Podia ter parado em qualquer hotel simples e baratinho (travelodge), pago metade do valor e teríamos tido silêncio (todos tem isolamento acústico). Sendo que a noite seguinte foi na França, num hotel que marquei via booking.com: paguei 100 euros por uma quarto enorme e lindo, com vista para o mar, perto de Biarritz, lugar super bonito e charmoso, enfim experiência nota 10: Hotel Briketenia. Os apartamentos que aluguei pelo airbnb também nunca foram dos mais baratinhos, até porque preciso de internet (trabalho), pets welcome, vaga de estacionamento, lugar para largar as bicicletas e equipos... E ultimamente tenho dado prioridade para propriedades com algum charme e/ou vista bonita.

 

Independente de quanto eu estou disposta a gastar no airbnb, vamos de volta a pergunta:

"porém por um preço muito mais acessível, as pessoas esperavam o quê?"

Ocasionalmente eu também me hospedo em travelodge, formula 1 e outras redes de hotéis econômicos (tão ou mais econômicos que airbnb, afinal tem airbnb para todos os bolsos), e a minha expectativa nesses lugares baratos é sempre poder tomar uma ducha e dormir em paz. Estou pagando menos por nao me importar com beleza e charme naquele momento, mas a expectativa é sempre encontrar o básico, em funcionamento. Também adoro acampar: apesar de ser a opção mais econômica de todas, a minha expectativa continua sendo limpeza + organização do camping e tranquilidade na hora de dormir (com a vantagem da natureza pela volta). Sempre tenho expectativas básicas, por mais barata que seja a acomodação que estou contratando. Em outras palavras: não é porque estou pagando pouco que vou ficar feliz com qualquer porcaria que me apresentam. Sendo que com airbnb muitas vezes não estou pagando "tão pouquinho" assim. ::dãã2::ãã2::'>

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sobre reviews. Na minha experiência, os anfitriões sem review nenhum são os que mais se esforçam para apresentar o combinado, talvez por estarem atrás de um primeiro review positivo. Os problemas que tive foram justamente com anfitriões que já tinham vários reviews positivos. Quero voltar aqui outro dia com calma e comentar mais sobre esse assunto, li um artigo fascinante sobre reviews um dia desses, só não lembro onde.

Conclusão: Airbnb parece ser uma loteria, a gente nunca sabe o que vai encontrar: aquilo que foi combinado/ oferecido/ anunciado, ou alguma coisa diferente.

PS.: Estou escrevendo essas mensagens de um apto muito agradável na costa do mediterrâneo, que encontrei via airbnb uns anos atrás - e que agora estou alugando diretamente do proprietário. Quando eu encontro um lugar legal, conforme anunciado (ou seja, com proprietários honestos) e que dê vontade de voltar (ou prorrogar a estadia) eu pergunto se os proprietários estariam dispostos a me alugar diretamente, sem airbnb. Estou mais feliz assim - prefiro tirar o airbnb da equaçao, considerando que airbnb não serve para nada mesmo na hora de resolver qualquer conflito. Não é de hoje que alugo propriedades diretamente de proprietários, já fiz isso algumas vezes. Pesquisando no google já encontrei lugares bem legais, por exemplo http://www.slate-rigg-farm.com/ uns anos atrás fiquei uma semana numa das casas, foi uma experiência muito positiva. Fazer assim é confiar na sorte? Sim, é confiar na sorte, assim como airbnb é confiar na sorte... Com a vantagem de não precisar pagar taxas de airbnb (se é para pagar taxas por um serviço falho / omisso / irritante, prefiro não pagar).

PSS.: já usei booking.com muito mais que já usei o airbnb, já que também dá pra alugar propriedades por temporada através do booking.com. Diria que os reviews do booking.com dá pra levar bem a sério. Já tive 3 problemas no booking.com e tudo se resolveu com profissionalismo. Então por enquanto continuo recomendando booking.com para acomodação pela Europa.

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Adriana, legal suas considerações!!

 

Concordo plenamente que devemos esperar/exigir aquilo que pagamos! Não sei se foi o que a outra moça quis dizer, mas eu acho que foi algo que as vezes eu vejo no booking: um hotel muito simples, mais barato que os demais, aí tem gente reclamando que o café da manhã era muito simples e tals... a avaliação não condiz com o que a pessoa alugou.

 

De fato não é tudo que é barato no airbnb, aliás, tem muita coisa bem luxuosa, mas pode ser esta interpretação. De qualquer forma, eu espero sim ter tudo pelo que paguei, pois não viajo com idoso, mas viajo com criança!

 

De maneira resumida, vou relatar minha experiência! Usei airbnb em:

 

Lisboa: fui recebida por um funcionário do anfitrião. Apartamento perfeito, novo, limpo!! Super indicava... até que esses dias entrei de novo no link eu vi que o preço estava 4x maior e o anfitrião tinha disponibilizado ele pra 8 pessoas! Só cabem 4 com conforto! Desindiquei!

 

Porto: fui recebida pelo anfitrião, muito gente boa! O apto era ótimo, limpo, mas ouvia muito barulho a noite, o que tb me incomoda muito! NÃO DISSE ISSO NO REVIEW

 

Sevilha: fui recebida pela anfitriã, muito gente fina! O apartamento era bom, só um pouco apertado pra 6. E o aquecimento era com caldeira, tinha que rolar um tempo de espera entre um banho e outro. NÃO DISSE ISSO NO REVIEW

 

Madri: fui recebida pelo anfitrião, super legal. Apartamento enorme e legal. Tinha uma decoração sinistra, mas isso não importa. Gostei!

 

Barcelona: fui recebida pelo anfitrião, gente fina tb! Apartamento bom, quieto, gostei!

 

Buenos Aires: fui recebida por uma funcionária do anfitrião. O apto era bem localizado mas tinha um cheiro ruim de barata e várias delas apareciam mortas todas as manhãs. A limpeza estava questionável... desta vez escrevi no review!

 

Montevidéu: fui recebida pelo anfitrião, gente boa demais! O apto era legal, mas tinha um cheiro ruim de fossa. Pra compensar isso o anfitrião instalou aqueles bom ar de parede, que fica espirrando cheirinho... isso deu rinite em todos nós! Desliguei! O anfitrião levou a gente na rodoviária quando fomos embora... acabei NÃO RELATANDO O CHEIRO NO REVIEW!

 

Foz do Iguaçu: a anfitriã nos recebeu! Ela era super legal e bem presente. Já chegou dizendo que me dava uma diária extra pq a banheira de um dos banheiros não estava funcionando... eu não podia ficar mais mas tb não fazia questão da banheira, então não me importei. Aí no segundo dia na casa a água acabou de noite... achei que era algo esporádico... aí no outro dia acabou de novo, falei com a anfitriã. Ela foi atrás de gente pra arrumar o problema (bóia da caixa d'água estragada) e nos ofereceu hotel pra tomarmos banho. Tava tão calor que tomamos banho de mangueira, hahauaha... no fim das contas ela arrumou o problema da caixa e nos deu um fds grátis quando quisermos! Eu não coloquei isso no REVIEW, pois considerei que foi algo realmente esporádico e a anfitriã fez tudo o que podia pra resolver!

 

Ou seja, concordo que a gente tem mesmo relutância em dizer os probleminhas, mas eu passei a fazer isso no de Buenos Aires. Tb achei interessante esse lance de pegar aptos sem reviews... o único que eu peguei sem review foi o de Foz do Iguaçu, e a anfitriã foi ótima!

 

Pra minimizar possíveis problemas eu troco kilos de mensagens com o anfitrião antes de fechar, pra sentir como ele trata o hóspede! Tb pergunto coisas de extrema importância pra mim: se é seguro, se é quieto, se tem aquecimento bom (no inverno) e estas coisas!

 

Até hoje tive pequenos problemas que ainda não me fizeram desistir... até pq já tive muito mais desgosto em hotéis, então sou meio pé atrás com eles, haha!! Mas vou ficar cada vez mais atenta!!

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito legal sua postagem Adriana!

Adorei seus relatos, porém fiquei preocupada :roll: ... nunca usei o airbnb e fechei 3 hospedagens para uma viagem que vou fazer com minha família em junho (Buenos Aires, Mendoza e Santiago). Vou torcer para não ter problemas, pois vou com meus pais e meu sobrinho de 5 aninhos! Além da localização e preço escolhi baseada nos reviews positivos! ::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Juliana, obrigada por compartilhar! Que bom encontrar mais alguém que também espera encontrar o que foi combinado! Estava me sentindo meio sozinha nesse aspecto depois de participar de outros tópicos sobre airbnb aqui no fórum. Gostei muito de saber a real de todas as suas experiências com airbnb e de tudo o que vc não escreveu nos reviews.

 

Já tivemos vários outros problemas pequenos que não mencionei, tipo faltar água, luz (num apartamento todo elétrico, no inverno). Mas são problemas tão insignificantes que não me importo com esse tipo de coisa - faz parte! Aliás isso aconteceu em 2013, com meus pais, que também não se importaram com isso - aproveitamos para fazer todas as refeições na rua naquele final de semana, compramos velas, tudo bem, sem estresse. Outro problema que também não mencionei e não me afetou foi a máquina de lavar roupa estragar (2x) no lugar que alugamos nos Alpes em 2013. Ficamos 2 meses no mesmo apartamerto e acho normal que eventualmente as coisas se estraguem. Não me esquento com esse tipo de coisa, já tinha até esquecido e só lembrei agora. Quando acontece essas coisas e o anfitrião se interessa em resolver a gente escreve "anfitrião prestativo" no review, não sentimos necessidade de explicar esse tipo de problema.

 

Sobre trocar mensagem com anfitriões, bem lembrado! Também faço isso, só que não impede que os anfitriões tentem depois me empurrar uma coisa diferente. Troquei mensagens com o sujeito em Andorra, perguntando sobre internet... para depois não ter internet. Troquei mensagens com proprietária do apartamento dos pirineus, perguntando sobre pets, estacionamento, wifi, e olha o problema que tive com o banheiro. Mas sim, acho importante trocar emails ANTES de marcar acomodação. Agora antes de marcar qualquer coisa sempre menciono meus pets, mando foto dos pets, pergunto se são realmente bem vindos dentro da casa - melhor confirmar tudo por escrito.

 

Muito legal sua postagem Adriana!

Adorei seus relatos, porém fiquei preocupada :roll: ... nunca usei o airbnb e fechei 3 hospedagens para uma viagem que vou fazer com minha família em junho (Buenos Aires, Mendoza e Santiago). Vou torcer para não ter problemas, pois vou com meus pais e meu sobrinho de 5 aninhos! Além da localização e preço escolhi baseada nos reviews positivos! ::putz::

 

Oi Mirella, eu continuo usando airbnb apesar dos problemas (insistência do meu marido, eterno otimista) e na verdade recentemente tivemos experiências positivas intercaladas com as negativas. Então diria que é tudo questão de sorte. Então vou desejar boa sorte para vc! ::otemo::

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A última experiência airbnb foi a seguinte em: em agosto/2017 dirigimos 1400km do sul da Espanha até o Auvergne, na França, e chegando na casa que havíamos alugado via Airbnb descobrimos que ela NÃO ESTAVA DISPONÍVEL. Sendo que tínhamos conversado com o proprietário, a caminho, que não tinha mencionado nada. A casa tinha sido alugada para outra pessoa, via booking. Ajuda do Airbnb? Zero. Nada que vc fale para o funcionário Airbnb tem qualquer valor, o que conta mesmo é não perder o anfitrião airbnb. Pelo telefone ainda ouvimos abobrinhas da funcionária do Airbnb, "que queria muito me ajudar, mas não tinha nada que ela pudesse fazer". Infelizmente era no meio de agosto, tudo lotado - através do booking.com encontramos um hotel (a 200km) que aceitava pets, onde ficamos 3 noites, teríamos ficado mais, porém não tinham vaga...

Só pra constar, eu já teria desistido do airbnb em 2014 depois do problema que tivemos nos Pirineus, mas por insistência do marido e seu otimismo tivemos todas essas outras experiências... Até que ele finalmente se encheu também. Então em 2017 terminou minha saga AIRBNB, desde então só tenho usado booking.com para alugar casas pelo interior. Continuo tendo experiências positivas com o booking.

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Minhas experiências com o Airbnb também não foram muito boas, eu já não utilizava por ter tido problemas e não concordar com o modo de negócios deles, que promove a gentrificação em grandes cidades e a expulsão de moradores locais dos bairros onde tradicionalmente residiam a décadas

Mas no ano passado, meus sogros vieram nos visitar aqui na Alemanha,  eles alugaram um apartamento em Nürenberg pelo airbnb, onde eles ficariam por 7 dias visitando a região. 

Como também estávamos de férias, eles nos convidaram para acompanhar eles,  ficando hospedados no apto alugado deles, uma vez que era um apto de 2 quartos e espaço para 4 pessoas.

Mas ao chegar lá no apartamento, descobrimos que o apartamento estava em reformas a quase 60 dias, mas o anfitrião nem se dignou a entrar em contato avisando ou cancelando a reserva.

Como compensação ao invés do apto de 2 quartos que ele tinha alugado, ele estava oferecendo um studio com um único quarto e sala conjugados, com uma cama e um segundo colchão no chão.

Óbvio que não aceitamos, pois tínhamos pago bem mais caro por algo muito melhor, e ao entrar em contato com o airbnb para cancelar a reserva ou ao menos tentar um desconto no valor da locação, o airbnb simplesmente ficou nos enrolando e não resolveu nada.

Acabamos ficando a primeira noite no studio minusculo, pois era tarde, estava chovendo e estávamos cansados, mas no dia seguinte, acabamos pegando um hotel

Ao fazer a avaliação bem negativa do anfitrião e do airbnb, dois dias depois o airbnb entrou em contato e ficaram com uma conversinha fiada de que não era culpa deles, que não poderiam fazer nada, mas eu insisti que eles deveriam ser mais rigorosos com anfitriões desonestos e facilitar cancelamentos ou descontos em casos assim, mas não deu em nada, ficaram de enrolação e ainda pediram para eu remover ou alterar a avaliação negativa em troca de um voucher de desconto na próxima reserva.

 

 

 

 

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...