Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

Santarém se localiza na margem direita do Rio Amazonas, entre Manaus e Belém, na foz do Rio Tapajós. É uma cidade pequena (cerca de 260.000 habitantes) bem pouco conhecida e ainda pouco turística, mas que permite um contato diferente e surpreendente com a Amazônia. As águas azuis/verdes do rio Tapajós contrastam com as do Amazonas, e a cidade apresenta – o que é realmente uma surpresa – quilômetros de praias de areia branca (sim sim!!).

A cerca de 45 min de Santarém está o povoado de Alter-do-Chão. Chega-se lá facilmente de ônibus, que pode ser tomado na Avenida são Sebastião (do lado da Telemar), durante a semana, ou na Praça Tiradentes, aos domingos. Saem mais de 10 ônibus por dia. Preço do bilhete: menos de 2 reais. Esse povoado realmente vale o passeio. Muito tranqüila e ainda preservada do turismo de massa. Muita gente de Santarém vai lá nos fins-de-semana para aproveitar as fantásticas praias de areia branca e as águas quentinhas e claras do Rio Tapajós. Nós adoramos. Íamos ficar só uns 2 ou 3 dias, mas acabamos ficando 10 dias! Para os que tiverem a sorte de passar uns dias por lá, e que dispuserem de um orçamento apertado (como nós), a Pousada Pôr-do-Sol é o lugar ideal para pendurar sua rede. A pousada está muito bem localizada, com acesso direto para a praia. E o acolhimento é familiar, simples e bem “roots”. O dono desse pedaço do paraíso é o Alain, um bom barman francês que se divide entre a Güiana e o Brasil. Por 10 reais/dia/pessoa, você pode tranqüilamente se instalar com sua rede na “maloca” (grande cabana aberta), onde há um banheiro, um cômodo fechado (com chave e corrente) para deixar a bagagem e um lugar pra lavar roupa. E além disso, a cereja do sundae, uma cozinha bem agradável à sua disposição, com uma churrasqueira. Para orçamentos mais à vontade, Alain oferece alguns quartos simpático e arrumadinhos, com banheiro privativo.

Para um pouco de aventura e um contato legal e realmente respeitoso com a natureza, nao hesite em procurar Michel e Patrick, dois guias italianos que migraram para o Brasil há anos. Você poderá, por exemplo, se meter em uma “caça” noturna a jacarés. Grande momento e uma supernoite garantida. (Os caras são realmente excelentes e falam francês, inglês, italiano, espanhol, português e alemao!!)

Existe ainda um meio diferente de explorar a floresta, uma alternativa interessante aos pacotes oferecidos em Manaus, por exemplo (cidade que nós pessoalmente achamos tristonha e cara...) (N. do T.: desconsiderem isto; espero ter tempo para explicar...) Bem próximo a Santarém, e se estendendo ao longo do Rio Tapajós, está a Floresta Nacional do Tapajós, santuário único e ainda preservado da Amazônia.

É simples chegar lá. Basta pegar uma autorizaçao no Ibama que custa 3 reais por dia. O Ibama fica no centro de Santarém, na avenida Tapajós, perto do Mercado 2000 e do mercado flutuante. Munido da autorizaçao, deve-se tomar um ônibus (o Ibama tem os horários), que sai da avenida São Sebastião (bem ao lado do ponto para Alter-do-Chão), para uma das comunidades ribeirinhas que recebem turistas, que ficam no meio da floresta. (Existem 3, entre elas Maguari e Jamaragua). Lá, você pode se hospedar, se quiser, na casa de uma família, e conhecer essa floresta fantástica com um guia local. Nós passamos uma semana maravilhosa em Maguari, em uma familia com quatro crianças. Experiência inesquecível. Basta perguntar no Ibama quem vc precisa procurar quando chegar na comunidade.

Nós preferimos começar com a floresta de Tapajós e terminar com Alter-do-Chao.

• Respostas 56
  • Visualizações 39.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

OI Vinícius,

Fui para lá em março do ano passado (inclusive esqueci de colocar o registro da viagem por aqui). Em Alter é possivel fazer camping selvagem sem problema algum. Inclusive, fora de temporada, existem uns chapéus de palha na praia principal , que é logo atravessando o rio a partir da praça central, que ficam vazios. Então você pode simplesmente atar sua rede alí e curtir o visual da tapazós. Hippies e alguns turistas estrangeiros costumam acampar por lá, fiz algumas amizades e segui viagem com um casal de argentinos e uma suiça até Belém. Foi uma ótima. (o melhor é ir fora de temporada!)

• 3 meses depois...
  • 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Olá Galera. Estive em Alter do Chão agora em nov/2013 e particularmente adorei a ilha fiquei por 3 dias por lá.

Um Resumo a ilha é muito pequena não precisa ter carro pois tudo lá se faz a pé, recomendo ficarem no Hostel Tapajos ou na Pousada do Mingote que fica na frente da praça.

Para se alimentar durante o almoço eu comia nas barracas das praias que não são muito caras, e pela noite aproveitada os restaurantes recomento o Restaurante TRIBAL e o Lanche X-BOM que tem hambúrguer de piracuí (peixe da região).

Fiz os passeios básicos por lá, e no último dia antes de ir para o aeroporto fui até o encontro das águas na orla de Santarém, nesse passeio consegui avistar vários botos.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Oi mauro, oi gente

Mauro, seu post foi mais do que esclarecedor, estou indo pra santarem no dia 23/01, quinta-feira e estava na duvida de onde ficar, Alter ou Santarem

Me interessei por essa Pousada do Por Do Sol e o que gostaria de lhe perguntar é se é tranquilo chegar la e procurar pela pousada e pelo Alain ou se é melhor ligar antes para ver se tem vagas ou fazer algum tipo de reserva

Se sim, vc tem algum contado dele? Estou procura do pela pousada na Net e nao estou encontrando nada..

Agradeço desde ja!

Beijos e abracos

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Olá, boa tarde a todos.

Irei no feriadão de abril para Alter do Chão - PA.

Saio do Rio de Janeiro em 17/04 e retorno em 23/04.

Alguma sugestão para hospedagem em casa de família? :-) Ou de um hotel nem tão comercial, já que irei sozinha...

Desde já agradeço.

Abs, Silvia Meszaros.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Gente preciso de informações para chegar em Alter do Chão Pará.

Chego no aeroporto de Santarém/PA no dia 27/07/2015 e gostaria de pegar ônibus para Alter do Chão/PA. Qual o nome da empresa? E o local que devo pegar o ônibus? Agradeço quem puder me ajudar. Abraços e muita luz.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Boa tarde! Estou precisando da ajuda de vocês.

Estou com passagens compradas para Santarém, mas ainda não sei como chegar à Alter do Chão.

Alguém sabe o valor atualizado do táxi?

Sabem qual a linha de ônibus que faz esse trajeto?

Vou chegar dia 21/08 e retorno dia 24/08. Mais alguém nesse período?

Muito obrigada!

::otemo::

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

chegando no aeroporto tem taxi direto pra alter do chão, media 80 reais, e tambem pode alugar um carro na localiza ao lado esquerdo do desembarque...mais ainda tem opção mais barato de ir de onibus, mas terias de sair do aeroporto até a estrada que vai para alter do chão para direita e santarem esquerda, os onibus para alter do chão passam normalemente de 15 e 15 minutos, mas aconselho ir de carro se tiveres cartão disponivel, estrada tranquila. e segunda opção de taxi, negocie logo a volta se fores de taxi o preço baixa ainda mais, 70, 60...reais.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Ola,

eu tenho aqui algumas duvidas para os que jah estiveram na regiao.

1) Ha risco de malaria? Vces que viajaram para a regiao tomaram algum medicamento para previnir?

2) Em algumas das fotos que eu andei vendo, a paisagem da ilha do marajo me parece de certa forma um pouco similar (excetuando pelos bufalos) com a paisagem das praias de Alter do Chao. Eu estou considerando se incluo ou nao um voo ida-volta pra belem pra visitar a Ilha ou nao. O que vces acham? A proposito, qtos dias vces recomendariam para cada?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.