Ir para conteúdo

Vistos e passaportes - Dúvidas e dicas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Então pessoal, depois de muita procura, finalmente achei e esclareci minha dúvida que era:

 

É possível tirar um passaporte, sem nunca antes ter tido, fora do Brasil?

 

SIM gente, é possível! Minha felicidade em saber isso foi imensa haha. Provavelmente não existe nada no mochileiros.com que diga algo do gênero.

 

1° PASSO:

Acesse o site https://scedv.serpro.gov.br e vá em "SOLICITAR PASSAPORTE COMUM - PACOM"

Preencha todos os dados do formulário e FIM!

 

DOCUMENTOS EXIGIDOS:

O mesmos para tirar um passaporte aqui no Brasil.

 

Aqui segue observações descritas no site.

 

PASSOS INICIAIS:

 

1. Preencha todos os campos na tela do computador.

2. Clique no botão “Enviar” para receber o número de protocolo.

3. Imprima o protocolo.

4. Cole sua foto no campo correspondente.

5. Assine o protocolo.

6. Efetue o pagamento dos emolumentos.

7. Encaminhe o protocolo assinado, os documentos originais e o comprovante de pagamento

dos emolumentos ao consulado.

Obs.: caso a solicitação seja efetuada por correio, não esqueça de anexar um envelope

vazio, auto-endereçado e selado, para restituição de seus documentos. Seu passaporte será enviado pronto para uso. Caso não o receba, favor entrar em contato urgente com a repartição consular.

 

NO CONSULADO:

 

1. Entregue o protocolo assinado, os documentos originais e o comprovante de

pagamento dos emolumentos ao agente consular.

2. Após conferir e processar seus documentos, o agente consular lhe devolverá todos

os originais.

 

PRAZOS E VALIDADES:

 

1. O prazo de entrega do passaporte solicitado pessoalmente, com preenchimento

eletrônico do formulário, documentação completa e em regra e emolumentos pagos,

variará em função da verificação dos dados fornecidos. A validade do passaporte será de até 5 (cinco)

anos, improrrogáveis.

2. O prazo de entrega do passaporte solicitado pessoalmente, com preenchimento

manual do formulário, documentação completa e em regra e emolumentos pagos,

será de no mínimo 7 (sete) dias úteis. A validade do passaporte será de até 5 (cinco)

anos, improrrogáveis.

3. O prazo de entrega do passaporte solicitado por correio ou por terceiros, com

preenchimento eletrônico do formulário, documentação completa e em regra e

emolumentos pagos, será de no mínimo 15 (quinze) dias úteis. A validade do

passaporte será de até 3 (três) anos, improrrogáveis.

4. As demais situações serão examinadas, caso a caso, pela autoridade consular.

 

ESPECIFICAÇÕES DA FOTOGRAFIA:

 

- A fotografia deve ser tirada de frente, contra fundo branco.

- O rosto e os ombros devem estar completamente enquadrados pela câmera e o

requerente deve olhar diretamente a câmera.

- Não pode haver reflexos, penumbras ou sombras em nenhuma parte da fotografia.

- O comprimento do queixo à testa deve estar entre 31 e 36mm.

- O requerente deve apresentar fisionomia neutra.

- Os olhos devem estar abertos e visíveis.

- Caso use óculos, as lentes não podem refletir a luz ambiente ou da câmera. De maneira

alguma podem ser utilizados óculos escuros ou óculos de armações grossas ou muito

chamativas.

- Não serão permitidos quaisquer itens de chapelaria, exceto os utilizados por motivos

religiosos, que, ainda assim, não podem impedir a visualização perfeita do rosto do

requerente.

- Crianças não podem aparecer com brinquedos ou mãos de pessoas segurando-as.

 

Abraço ou mãos de pessoas segurando-as.

 

Abraço

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 199
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Bom dia amigos de viajem...

 

Então, estou com algumas duvidas referente a documentação.

 

Vamos la..

 

Vou fazer uma viajem grande e cruzar a América do Sul e América Central, porem depois disso posso querer ir viajar para Europa e Oceania, mas não fiz meu passaporte e não vou ter mais tempo de faze-lo por que pelo o que entendi, ele demora 3 meses para sair.

 

Minhas perguntas são:

 

É possível tirar um passaporte em alguma embaixada/consulado brasileiro em outro país ? Se sim, qualquer país?

E vistos, é possível?

 

Grande abraço, agradeço a resposta!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Amigo

Para os países do mercosul vc pode viajar com a carteira de identidade em bom estado de conservação menos de 10 anos de expedida,fora isso o documento para qualquer outro país é o passaporte.

 

Vistos a mesma coisa , devem ser solicitados no país de origem

 

Turista em outro país se perdeu o passaporte ou foi roubado , tem que ter BO e todos os documentos necessários como para tirar um passaporte, e o que é pior vc terá uma autorização para retornar ao Brasil .

Na Europa vc nao entra sem passaporte.

 

Vc já comprou passagem para a Europa e Oceania?

Link para o comentário
  • Membros

Dalvan, tenta entrar em contato com o posto da Polícia Federal na sua cidade e solicitar uma emissão de urgência, às vezes funciona. No Rio, é possível ir ao posto de emissão de passaportes no Galeão, que libera umas senhas extras, mesmo quando não há mais horários nos outros postos. Normalmente significa um atendimento mais rápido. Não sei se vai funcionar, e nem sei quanto tempo você ainda tem, mas não custa nada tentar. Porque, viajar sem passaporte pela América Central, Europa, Oceania, etc, vai ser impossível...

Link para o comentário
  • Colaboradores

joycebruja

... huumm OK... não, não comprei ainda..eh q na verdade eu nem sei quanto vai durar minha aventura aqui na America, 1 ano talvez mais..porem não queria voltar para o Brasil =[, mas já vi que vai ser necessário.

 

luizniquet

Poiseh, tempo tenho pouco mesmo, questão de uma semana..e a solicitação de urgência é soh para alguns casos com comprovação..

 

vou ir viajar sem, qualquer coisa...marco um data e volto para o brasil no dia da entrevista, fico uns dias até receber, que acredito não levar mais de 5, e me mando...

 

bom...obrigado aos dois por responderem...

 

ótimas viagens

Link para o comentário
  • Colaboradores

Pois então, la realmente informa que o prazo é de seis dias.. porem entre a solicitação e a data de comparecimento na PF é de 30 dias...a não ser que seja solicitado com urgência que libera a entrevista em 24h.... bom vou ir la tentar explicar minha situação e ver c cola...

 

obrigado pela procura..!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Como ninguém se dispôs a responder eu sanei parcialmente a dúvida e vou partilhar aqui!

 

PASSAPORTE OU DOCUMENTOS EXTRAVIADOS

Em caso de perda/furto/extravio de documentos, o titular deverá dirigir-se à Polícia local e solicitar a expedição de um Boletim de Ocorrência. De posse desse documento, poderá solicitar a expedição de novo passaporte pela autoridade consular brasileira. Caso não seja possível a obtenção de tal documento, deverá ser realizada uma declaração formal de perda/furto/extravio do documento na própria Repartição consular. A ocorrência será comunicada ao Departamento da Polícia Federal e retransmitida à Interpol para divulgação em todos os países. Outros documentos - como carteira de identidade, carteira de motorista, CPF e título eleitoral - poderão ser obtidos somente no Brasil. A expedição de novo passaporte, por lei, não é gratuita e em caso de não apresentação do passaporte anterior, o valor da taxa cobrada é dobrada.

Neste Link

 

Conclusão:

O que eu entendi foi que é possível tirar um novo passaporte no exterior, porem não diz nada sobre quem nunca teve passaporte poder fazer o mesmo! Me deu esperança mas não respondeu totalmente minha maior duvida haha..

 

Abraço, espero ter sanado a dúvida de alguém!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...