Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Respostas 2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Gente,

Fui apenas uma vez a Paris, mas fiquei um mês inteiro morando lá.

Não me atrevo a chegar perto da experiência do BrunoB, mas acho que posso contribuir com alguma coisa, tenho visto muita aflição sobre locomoção e preços de metrô/trem/ônibus e Carta Orange.

Vou tentar ajudar um pouco.

Paris é uma cidade pequena, tem uns 8 km de comprimento por uns 3 de largura. É circundada pela Periferique, nada alem de uma avenida do contorno.

Geralmente as linhas do metrô servem apenas dentro do contorno, mas algumas poucas saem dele (ao mesmo preço único). De um modo geral, sair da cidade é através dos RER.

Seguindo uma idéia meio tosca, a Periferique é o "muro" que separa Paris das cidades do entorno as portas de entrada são denominadas Ports (portas em português, claro) nada mais que ruas que interligam as cidades.

O grande barato de Paris é andar, seja seguindo o planejamento do BrunoB (excelente!!) como andando sem destino certo. Eu peguei um ônibus para ir da Bastilha a Torre para ver a paisagem, mas desci no meio porque não conseguia passar pelos lugares sem parar.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Questão das estações do metrô:

 

Toda a cidade de Paris é servida pelo metrô, então não existe hotel, restaurante ou ponto turístico longe do metrô. A dificuldade é traçar uma rota que ligue o teu ponto de partida ao local desejado.

Isso merece um tempo para estudar, seria bom baixar um mapa vá em www.ratp.fr clique no botão international passengers ( no topo da página ) e Metro map no menu a esquerda. É um arquivo *.gif. Chegando em Paris pegue gratuitamente no metrô, hotel, etc a planta em papel

para carregar pelas ruas. O roteiro do Mauroc logo acima é excelente!

O Bruno já explicou melhor, mas repito: o RER (trem) é identificado por letras RER A, RER B, RER C, o metro por números ( 1 a 14 ), as estações com bolinhas ou traços (as grandes estações) vazados são pontos em que se pode trocar de linha. Exemplo: a estação de Pigalle é

servida pela linha 12 (verde) e 2 (azul escuro) pode-se trocar de linha ali, igual a estação da Sé em São Paulo ou a estação do Estácio no Rio.

 

Carte Orange ou tiquete de 10 viagens (mais barato que 10 tickets individuais).

 

O bilhete único te permite trocar de ônibus/metro/trem à vontade, mas com um pequeno intervalo de tempo para isso (1/2 hora ou um pouco menos). Então ir de metrô ao Louvre e voltar (metrô, ônibus, etc) depois da visita, vai te exigir outro ticket. Some tudo, se passar de 10 viagens na mesma semana recomendo a CO. Esta vale a semana toda, começa segunda e acaba domingo (na verdade a validade começa no dia em que vc compra e acaba SEMPRE no domingo, inclusive). Leve uma foto 3x4 do Brasil para fazer a carteira. A CO é uma carteira com o teu retrato, nome, etc e mais um ticket comprado a cada semana

 

Prá acabar, as zonas,

a zona 1 é dentro da periferique a dois começa ali e serve a algumas cidades próximas, depois vem a 3, a 4 e a 5. Então o que vai mandar é a estação mais próxima do seu hotel compre os tickets ou CO da zona em que o hotel fica ou seja na estação que vc vai usar para sair do hotel, se comprar uma zona menor (mais barato) a roleta não abre e você fica ali mesmo.

 

Para um passeio mais longo, p.ex.: Versailles, Disney, ou voltar para o CDG compre na hora a passagem, pra mim isso foi o mais barato.

 

leia também:

http://claubertoldo.free.fr/paris/

Link para o comentário
  • Membros

Olá pessoal, cheguei de Paris esses dias e foi o máximo.Levei o roteiro do Bruno e fiz muitas coisas dele.Como já conhecia Paris resolvi mesmo foi me perder pela cidade, o que foi o maior barato pois conheci lugares que nunca imaginei conhecer, sabe, aqueles lugares que normalmente turista não conhece.Como disse anteriormente, não achei as coisas caras em Paris, come-se muito bem e barato na Galeria Lafaiete ou no Quartier Latin, cardápios e preços para todos os tipos de bolsos.Deixei de tomar cafe no hotel para comprar o meu próprio no mercado que com 15 euros dava para comprar muitos queijos, frios, patês, paes, cocacola (1,5lt por 1,5 Euros)e iogurte(de lichia MARAVILHOSO)e que deu para 3 refeições eu e minha mulher. Vi muito vinho barato no mercado por menos de 3 euros.Aproveitem para comprar frutas, cerejas, physalis(deliciosa), lichia. As mais baratas ficavam na rua Seine(quartier Latin) assim como a melhor padaria de Paris ao meu ver(Gerard Mulot), com seus doces, croq monsier e macarrons (não deixem de comer, não são baratos mas valem a pena).Nevou dois dias seguidos, o que me obrigou a comprar um boné especial com protetores para a orelha. Para quem curte esporte,não deixem de ir proximo a Sorbone a uma cadeia de lojas especializados(Au vieux campeur), encontra-se de tudo por lá, em várias lojas.Salte na estação Maubert Mutalite.Não se esquecam de pegar os cartoes de boas vindas nas grandes lojas que dão imediatamente 10% de desconto em qq compra, pois os no tax só servem para compras acima de 170 euros na mesma loja (rembolso no aeroporto). Quem curte tenis, aproveitem que os da Puma estão pela metade do preço em relação aqui.Para a mulherada, as bijous estão bem mais baratas na Printemps do que na Lafaiete.Qto as lembrancinhas, procure bastante pois os preços variam muito(até 100%) de uma lojinha para a outra, e para variar no Quartier Latin eram as mais baratas, nada de Rivoli(bem mais caras).Qto ao frances que não falo, não tive problema algum, falava tranquilamente ingles ou espanhol e as vezes ate em portugues.Como queriamos mesmo era curtir tudo por cima, andamos pouco de metro.Compramos aquele passe de dois dias para o Line Rouge, um doubledecker bus aberto em cima que vc entra e sai a hora que quer nos principais pontos turisticos. Não foi barato, 22euros por pessoa mas uzei bastante e foi de onde tirei minhas melhores fotos, aproveitando o frio e a neve na cara(coisa de brasileiro, hehehe).

Paris estava linda, com todos os monumentos ainda enfeitados para o Natal e com quase todas as lojas em liqui.Os perfumes, mesmo em liqui, aqui no freeshop estão mais baratos.Qto ao hotel (Home du Latin) era muito bem localizado e por 69euros ainda conseguimos um quarto de frente que tinha uma vista fenomenal. Imagine tomar café na sacada, com todos aqueles queijos e pâes e ainda com Paris ao fundo a nevar, INESQUECÍVEL.

Bom, depois conto mais,

Fernando

Link para o comentário
  • Membros

Angelo, acho que vc não tera problemas de comprar a carte orange mesmo não falando frances.Não comprei, mas vi turistas comprando sem o menor problema, se não conseguir em uma estação, tente em outra.Esqueci de dizer q quem voa Air France, a companhia oferece um serviço de onibus gratuito que vai ate alguns lugares no centro, vale a pena perguntar no aeroporto ao chegar.Eu paguei 45euros de taxi na ida ate o Quartier Latin pois estava com malas pesadas e não queria arriscar as escadarias do metro, mas na volta achei que fosse pagar a mesma coisa e acabei morrendo em 70euros (foi dureza!!!).

Para quem gosta, um sanduiche grego no Quartier Latin custa 4euros e é enorme, mata a fome legal e com uma coca mais 1,60euros, vale a pena.Quem tiver tempo sobrando, pegue um trem e vá a Bruxelas (Belgica), sei que são só 1:30 de viagem e dá para conhecer a cidade em um dia.Minha esposa mandou avisar para quem for comprar produtos de maquiagem, que vejam o preço antes no FreeShop pois tudo que ela queria comprar aqui era mai barato, principalmente os batons da MAC.

Para produtos eletrônicos, ainda é melhor comprar pela internet na bhphoto.com um site dos EUA que entrega aqui no Brasil pagando o frete.Comprei uma maq neste site, que na FNAC de lá custava 800euros, e paguei 1050 dolares entregando na minha casa e já com o frete incluso.Chega com segurança na minha casa em 45 dias e sem passar pelo terror da alfândega.Quem quiser, acesse o site ou ligue para lá, tem atendimento em portugues e é super confiável, vários amigos meus já compraram.

Bem, acho que é só, se lembrar de mais alguma coisa, posto depois.

Fernando

Boa viasgem aos que estão indo !!!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...