Ir para conteúdo

É possível viver mochileiro?


Posts Recomendados

  • Membros

Cara, que massa que você postou de novo! Tudo é relativo. A sua percepção sobre a vida naquela época influenciou muitas pessoas. Inclusive eu, que li seu post em 2012 eu acho. Cada um tem uma perspectiva sobre o que é felicidade e todas podem estar certas ou não. Quem vai ou foi viajar pelo mundo de forma desprendida, pode ser tão feliz quanto alguém que quis ir, não foi e hoje tem uma família e um emprego fixo por exemplo. No final de tudo, o que importa mesmo é que de alguma maneira, sejamos felizes. Um grande abraçø e sorte em tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Uau. Post antigo, mas tema super atual. Quantas visões, quantas reflexões e experiências. Muito legal acompanhar. Assim como muitos, também tenho esse desejo nômade. Mas, ao mesmo tempo, tenho muito prazer em saber que tenho uma família e que estou construindo um lar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Conheci algumas pessoas em Jericoacoara que ficam hospedadas em Hostel, ONG e etc, recebem café da manhã e local para dormirem, podem cozinhar também soube de lugares que dão refeição, o cara só tem de fazer serviço voluntário. Trabalha quatro horas por dia e o restante é livre, tem uma folga por semana, assim vc pode economizar e juntar dinheiro viajando como mochileiro e conhecendo o mundo todo. Só na Costa Rica tinha 150 opções, no Chile tem um brasileiro que aceitou cuidar de Cabras trabalhando quatro horas por dia, eu até ando pensando em fazer algo assim um dia só por experiência. Se eu não tivesse minha filha que é meu único Amor e meu maior bem já tinha caído na Estrada, mas assim que minha filha puder seguir com suas próprias pernas e tomar suas próprias decisões eu vou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Um jeito de viajar por vários países e cidades, economicamente, é pedir auxílio passagem em postos de Assistência Social, e dormir em albergues públicos do governo. È fácil conseguir passagens de ônibus e pousadas. Basta procurar estes serviços na(s) cidade(s) por onde passar. Tem mochileiros viajantes que percorreram e conheceram os países da América do Sul desse modo.

Seja cara-de-pau, não tenha vergonha de pedir essa ajuda. Estes órgãos do governo existem para essa finalidade; e os solicitantes são bem atendidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Um jeito de viajar por vários países e cidades, economicamente, é pedir auxílio passagem em postos de Assistência Social.

 

Nunca ouvi falar sobre isso. Obviamente todas as cidades possuem esse serviço.

 

Qual é o procedimento (resumidamente)? Quanto tempo leva da solicitaçao ate a liberacao da passagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Apesar de ter uma visão diferente de planejamento de viagens. Prefiro conhecer o mundo enquanto estudo e trabalho, para ter melhores trabalhos e consequentemente ter mais conforto em minhas viagens, fiquei bastante curioso com o rumo que o tópico tomou.

Muita gente disse que estava indo começar um mochilão sem destino pelo mundo no "mês que vem" e nunca mais voltaram para dar o feedback, apenas o criador do tópico que apareceu agora.

Tomara que o pessoal que fez a escolha por mochilar sem luxos e realmente foram, retornem e compartilhem conosco as experiências.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoalmente, é tudo questão de perspectiva.

 

Tenho um ideal de viagem um pouco diferente talvez. Minha trip é antropologica e resumindo muito, a ideia eh morar no maximo em 2 lugares diferentes por ano.

 

Trabalhando com oq der e me mantendo como tem que ser.

 

Morei os ultimos 5 meses em Caraiva - Sul bahia. Fui bartender, barback, copeiro, caixa, garçom, ambulante e hippie. Fiquei oos 5 meses acampado.

 

Agora sigo rumo à Chapada Diamantina, mais precisamente no Vale do Capao. Agora desejo ao menos alugar uma casinha.

 

O "xama que vem" funciona, e pra ir, é so querer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Acho que talvez esse seja o tópico que mais "mexe" com a galera por aqui.. Em todos os sentidos.

 

Quem nunca olhou pro lado e se perguntou, porra, quero mudar de vida, estou de saco cheio de tudo, familia, amigos, trabalho....

Acho que quase todo mundo. A questao é - isso nao é pra qquer um. Nao mesmo. Sair por ai mochilando EXIGE, antes de qquer coisa,

uma boa dose de autoconhecimento, maturidade e....um certo planejamento.

 

São muitos fatores envolvidos...de dinheiro à saude, de estado emocional à familia, etc.

Sair por ai conhecendo outras culturas e locais sempre foi um sonho, em parte realizade a custa de ter juntado alguma grana

e me planejado. Mas foi pouco. Quero mais e estou me preparando pra isso.

 

Aos 36 anos me acho um cara consideravelmente maduro e equilibrado o suficiente pra saber que passo dar e o tamanho que ele pode alcancar.

Nunca me apeguei muito a familia, casamento, filhos... Sempre preferi uma vida mais contemplativa, livros, viagens, natureza, bichos.

E sofri muito com as criticas dos "amigos" . Amizade é uma faca de dois gumes tambem. OU voce tem amigos que tem a mesma vibe que voce ou eles

acabam te levando sempre pra baixo, sempre dando opinioes que, se voce nao tiver uma menta estruturada, podem te ferrar !

 

Tenho um emprego estavel, Nao ganho bem nem pesssimo, nao tenho imovel por que acho um despalterio os precos praticados, ( nao tenho divida e nao vou ficar enfiado em dividas de 25 anos !) Tambem nao me apego a carro, futilidades e afins

 

Mas o que adianta isso se voce nao eh feliz ? o trabalho nao te satisfaz mais, os amigos ja estao envelhecendo, casando, separando, morrendo, a maioria ja nao tem mais os pensamentos de antigamente sendo assim, voce comeca a perceber que "ja deu", eh hora de recolher as coisas e partir em busca de algo novo, diferente, desafiador e......principalmente...que te preencha de certa forma o tal "vazio" da existencia.

 

Quando falo isso pra alguns "amigos", nenhum me apoia. Me chamam de louco, irresponsavel, e outros adjetivos parecidos.

Louco pra mim sao eles, que se sujeitam a viver essa vidinha chata desenhada por um sistema que quase ninguem questiona se esta certo ou nao.

é isso gente........desculpem o longo texto..

 

Mas como diz a velha frase..."viajar é a melhor forma de se perder e....de se encontrar....."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sinto e penso como você, diogenezzz. Por possuir uma personolidade fóra do padrão, que a sociedde exige, sou incompreendido pelas pessoas "comuns", sou tido como "anormal". Eu nao fujo do padrão estbelecido, apenas nao me enquadro nele. Me sinto perdido e extranho entre a multidão nas ruas, não me enquadro no sistema de vida delas. Não que eu não queira; é que não me adapto. Tento um relacionamento mais próximo, mas me sinto isolado mesmo em meio a muita gente: elas me são extranhas. Eu também sou um extranho aos olhos delas; nao me compreendem também.

Existem pessoas como eu, que pensam, imaginam e sentem o que sinto, que buscam objetivos semelhantes aos meus. Mas são raraa, não é fcil encontrá-las. Já conheci muitas durante viagens e acampamentos. Geralmente são pessoas descompromissadas com a sociedade, que vivem em paralelo com o sistema de vida cotidiano, comum à maioria. São denominadas "bicho-grilo". Muitas é hippie, outras são "zen". Ou estão imersas em filosofias e doutrinas esotéricas. Existem aqueles que se divorciam da Sociedade, partem em rumos divrsos caminhando pelas estradas querendo se distanciar de todos, sempre querendo chegar à algum lugar que se sintam em casa. Porém nao chegam jamais, porque ese lugar não existem. São eternos fugitivos. Vivem em um mundo que so existe na imaginação e nos seus sonhos. Mas não se cansam de buscar essse "paraiso perido" aqui mesmo no planeta Terra. Porém não são alheias ao mundo e à realidade que as cercam. Compreendem claramente o que tudo o que ocorre em seu entorno; conseguem ver a realidade além o que enxergam as pessoas comuns, alienadas as estereótipos da civilização global atual. Por muitos motivos rejeitam esse mundo essencialmente materilalista, onde até as coisas espirituais são comercialuzadas.

Para fugir disso tudo, a estrada tem sido o melhor caminho. Para muitos é uma jornada sem fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Nilton...

 

Entao , sem querer filosofar demais, acho que o que te leva a querer "mudancas", sao um conjunto de fatores que vao se acumulando durante a tua vida. Entao o tempo passa, a idade chega, os valores mudam, e simplesmente voce nao se "enquadra" mais naquela turminha de amigos da faculdade , ou do pessoal do trabalho, que basicamente so tem tres assuntos: Carro, grana e putaria. E semelhante atrai semelhante, cada viagem que fiz, aprendi muito, seja com gringos seja com brasileiros que pensam de maneira similar. Eu nao seria tao radical de querer mochilar por 5 anos, ou mais tempo, mas pretendo fazer viagens longas... A volta ? Nao sei o que pode acontecer. Alias, ninguem sabe o que vai acontecer no proximo minuto.

Tentarei aliar prazer pessoal X trabalho X grana. Espero que essa equacao seja equilibrada....

 

As pessoas se apegam a uma FALSA sensacao de SEGURANCA. Apartamento, carro, concurso publico ( o brasileiro ficou paranoico com esse lance de concurso e carreira publica, outra falsa ilusao..) so que se esquecem de algo basico - A vida é muito mais complexa e indefinida do que nossos planos mesquinhos, nao controlamos nada, a vida é caotica, e por um lado é isso que a torna tão interessante.... Se as pessoas se desse conta disso, viveriam um dia de cada vez, de maneira melhor e de forma menos egoista e mesquinha, por que estamos aqui numa VIAGEM bem curta, e poe curta nisso...

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...