Ir para conteúdo

É possível viver mochileiro?


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

esse é um dos posts mais profundos e interessantes do mochileiros... praticamente uma viagem coletiva!

 

Quero dar o follow up do viver mochileiro, mas a mensagem seria tão grande que certamente viraria um livro...

 

Em resumo, estou na minha segunda viagem RTW... quase 8 anos fora do Brasil e ainda empolgado para continuar as aventuras por esse mundão afora...

 

A resposta é SIM, claro que é possível viver mochileiro. Uma vez superada a questão grana que deve estar adequada ao seu padrão de conforto (e aí, cada um tem o seu), viver mochileiro é muito bom, muito bom mesmo!

 

Talvez uma das tarefas mais difíceis seja escapar da superficialidade...

explico: é muito, muito fácil cair na armadilha que a GRANDE maioria dos viajantes de longo prazo caem - pular de hostel em hostel ou de couch em couch, planejando o roteiro e o tempo de acordo com vôos ou conforme o que o Lonely Planet considera um "highlight". O desconforto é sem dúvidas um fator de aventura, que dá sabor à viagem... mas que ao mesmo tempo complica tudo - é preciso saber dosar o desconforto para que a sua viagem não seja demasiadamente superficial ou incômoda demais - e sim, é difícil dosar o desconforto, mas é ele que leva ao aprendizado!

 

Outra parte difícil são as apresentações e despedidas... quem está vivendo mochileiro já está acostumado a apresentar-se, repetir a mesma história quase que diariamente (aliás, é preciso sempre reinventar a apresentação pessoal com pitadas de sarcasmo e humor, porque repetir tudo sempre vira uma tortura)... mas as despedidas sim, essas são doloridas. O processo de deixar alguém entrar no seu mundo, de conhecer o mundo de outra pessoa e depois de separar os caminhos pode ser bastante frustrante... quem vive mochileiro tem o sonho de levar todas essas pessoas consigo, quem vive mochileiro quer ter seus amigos todos os dias por perto... e isso é impossível.

 

Enfim, não vou me prolongar porque tem muito mais por escrever... mas o follow up principal é esse:

Viver mochileiro é possível, é um aprendizado incrível, é a liberdade elevada à máxima potência... mas não é fácil!

 

Abração apertado,

Mike

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Tópico bastante interessante!

Percebi que muitas pessoas querem "virar" mochileiros para fugir de algumas frustrações da vida. Mas convenhamos, viver essa vida pré-moldada pela sociedade gera em nós uma insegurança muito grande quando tentamos ouvir o que o coração nos diz.

 

Mas é preciso coragem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal, vocês não tem noção da tamanha terapia que é ler esse tópico em específico. Há um bom tempo a idéia de abdicar dessa vida empiricamente imposta martela na minha cabeça. Simplesmente não vejo sentido em nada do que faço hoje.

 

Tenho 25 anos e sinceramente não sei o que quero, mas sei muito bem o que não quero. Não quero esse "sonho brasileiro" de vida estabilizada, não quero continuar trabalhando num ambiente em que todos soam estranhos para mim, em que todos possuem uma visão da vida totalmente diferente da minha. Não quero viver para trabalhar, trabalhar é muito caro, gastamos muito tempo de nossas vidas para o trabalho na vaga esperança de conseguir alguns dias de felicidade, de LIBERDADE.

 

A única coisa que me vem à cabeça quando me pergunto o quero, que sempre é comum quando penso em felicidade, é viajar...conhecer lugares diferentes, pessoas diferentes, viver novas experiências. Então, acho que é um bom começo para mim...viajar para descobrir o que quero da vida.

 

A ideia é assustadora mas mexe comigo, me sacode, me enche de energia. Há muito tenho buscado relatos de quem já largou tudo e pegou a estrada sem nada ou com muito pouco, mas acho que só vou saber como me virar quando sentir na pele. Não quero preparar um orçamento pra isso, quero simplesmente me jogar no mundo e ver até onde consigo ir, acho que só preciso cortar algumas amarras.

 

Essa semana me decidi, começarei viajando pelo menos 1 ano só com o que eu tiver no bolso na partida. Vou me desfazer de tudo que tenho (o que não é muito, nunca fui muito acumulador), liquidar minhas contas, cancelar o cartão, "trancar" o trabalho por 1 ano (é o máximo possível, mas sem receber durante esse tempo), empacotar uma mochila, câmera, notebook (apesar de não querer levar, imagino que possa fazer bom uso) e vou partir para Floripa.

Por que floripa? Porque fui 1 vez há uns bons anos e tenho muita vontade de voltar, mas nunca é possível, sempre tem um empecilho. Então quero apenas decidir ir e, de fato, ir! De lá não faço ideia.

Não espero voltar nesses 12 meses e nem depois, não queria nem ir com essa segurança de poder voltar pro trabalho dentro desse tempo, mas o medo ainda ocupa um quarto bem grande na minha mente.

 

Vou fazer de tudo para que daqui 1 ano eu já tenha começado minha jornada, desculpem pelo texto gigante mas deu uma puta vontade de me abrir e acredito que aqui eu não seja julgado como serei pelos que me cercam.

 

Boa viagem, pessoal ::kiss::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oiee!

Nossa vi os comentários e me achei na obrigação de responder sua pergunta!

 

Claro que é possível! Sou uma nômade digital hoje, viajo e trabalho ao mesmo tempo para realizar um sonho que estava além do consumismo de comprar uma casa ou juntar dinheiro para viajar com luxos uma vez ao ano.

 

Se esse é seu sonho, CORRA atrás e estarei aqui para te ajudar com todas as dúvidas. Dúvidas de dinheiro, roteiro, sentimentos e etc. Sei que é um momento bem difícil porque passei por isso, e ouvir pessoas dizendo que você não terá conforto não ajuda.

 

Vou te contar um segredo, não existe conforto maior que realizar sonhos ;)

 

Enfim, vou deixar meu email para você se quiser tirar suas dúvidas. Boa sorte nesse momento de decisão que para mim é o mais difícil.

 

marjoriebrilhante@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, acompanho esse fórum desde 2009 e nunca tinha visto esse post! Ainda não consegui ler todas as páginas, mas os relatos são sensacionais. Estava nessa crise existencial há um bom tempo também. Tenho 24 anos, me formei em Direito e sou servidor público há três anos e meio. Fiz duas viagens curtas pela América do Sul (13 e 36 dias), mas algo muito forte sempre me dizia que eu precisava efetivamente cair na estrada sem um prazo curto previamente definido, sem roteiros amarrados, sem pressa. Faltava a coragem. A tal da "estabilidade" gerada pelo serviço público pode implicar estagnação. Pois bem, continuava (continuo) estudando para outros concursos, a fim de conseguir um cargo melhor. Até março, faço mais três provas diferentes, em três estados distintos. Vivo bem hoje com a remuneração que recebo, mas é bem longe do que poderia me satisfazer plenamente (levando em conta apenas aspectos materiais).

 

Um dia, em dezembro, acordo com a certeza que tenho que viajar. Não sei se foi epifania, um gatilho invisível ou qualquer outra coisa. De repente, tudo ficou claro: eu tinha que cair na estrada. "Mas você vai largar um cargo público? Você vai perder isso?" Sim, em março peço exoneração do meu cargo. No momento, já vendi minha barraca (2 lugares) e comprei uma, também usada, mais leve, só para uma pessoa. Meu carro está a venda. Passagem para Porto Alegre comprada para 06 de abril. De lá começo um mochilão pela América do Sul. Terei de retornar no final de setembro, pois serei padrinho de um casamento de um amigo muito querido. A ideia é fazer uma breve parada em casa e retornar logo para a estrada.

 

Ver esse tópico só me deu mais ânimo e certeza de que é o caminho que devo tomar. Pretendo fazer um diário de bordo, com informações, para tentar ajudar um pouco outros viajantes. Sem esse fórum, nunca teria feito uma viagem sozinho, aos 18 anos, pela Argentina e Uruguai, a qual acabou sendo a primeira semente de muitos sonhos.

 

Obrigado a todos os colaboradores que fazem esse local tão especial! ::kiss::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal! Acabo de me cadastrar no mochileiros inspirada por esse fórum. Também estou cheia de angústias e com uma vontade enorme de me encontrar caindo nesse mundão de meu Deus... Vi que o post é de 2010... Alguém sabe o que aconteceu com o _maya? Também queria saber se um outro cara (me esqueci o nome) que comentou o post contando sua história - que estava para viajar o mundo com o amigo - conseguiu realizar o que queria..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá mochileiros! D:

Eu me cadastrei por aqui tem uma semana e em 2 dias (com intervalos entre uma atividade e outra do serviço) consegui ler cada opinião... 28 páginas haha

Antes de qualquer coisa, só quero agradecer a cada um que respondeu e pôde compartilhar suas experiências. Tenho 25 anos e também tenho esse anseio em viajar, adquirir conhecimento, porém da maneira colocada sei que dificilmente conseguirei por situações financeiras bem apertadas.

5 anos depois, _maya, qual sua situação, realizou as viagens? Conte-nos! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...