Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

Pessoal,

Fechei um sitio lá em Carancas no carnaval, e fico até terça a noite... tô pensando no seguinte roteiro, o que vcs acham?:

Sábado - a tarde Complexo da Fumaça

Domingo dia todo - Complexo da Zilda

segunda - Manhã:

Roteiro do Complexo da Toca / Tarde:

Poço da Esmeralda

terça:

Roteiro do Complexo da ponte

Aguardo comentários galerinha!!!

Debizinha, você tem ainda o contato do dono desse sítio? Pretendo passar o carnaval. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!! Pretendo passar o reveillon 2016/2017 em Carrancas, pelo site http://www.carrancas.com.br/hospedagem/campings.shtml existem três campings Aconchego Da Serra Camping, Camping Sossego do Jeca e Camping da Ponte; somente os dois ultimos possuem site com fotos, gostei mto do jeca... vcs indicam?? Alguém conhece e sabe informar sobre a localização e serviços?? ou indicam outro camping que não esteja na relação??

Agradeço desde já pela ajuda ::otemo::

Compartilhar este post

Link para o post

O camping Sossego do Jeca tem uma infraestrutura de dar inveja, fica a 1 quarteirão da Igreja da Matriz e próximo de bares e restaurantes do centro.

Mas no dia que fiquei lá não trago boas recordações.

É o mesmo problema que o pessoal comentou nas postagens anteriores.

Como fica próximo da Praça da Matriz, a cada hora o sino da Igreja tocava. Era irritante.

Eu não tenho o sono pesado e sempre que tocava eu acordava.

Abcs

Compartilhar este post

Link para o post

Oi galera! Alguém sabe dizer se tem algum transporte alternativo de itutinga para Carrancas? Chegarei em itutinga dps do último horário de bus para carrancas e preciso ir no mesmo dia :|

Compartilhar este post

Link para o post

Ola gostaria de saber se há algum perigo ao fazer as trilhas sozinho? 

Sem a companhia de um.guia 

Claro ki o recomendado é ir com guia mas queria ver essa aventura descobrindo tudo . Oq vcs acham? 

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Conteúdo Similar

• Por casal100
      Esse relato é dividido em duas partes:
      A primeira foram mais de 900 kms (da página 1 até a 6), trechos de picos, travessias e alguns trechos no entorno de cidades;
      A segunda parte,  mais de 300kms, só teve uma travessia e muitos picos,  começa  na página n° 7.

Vários amigos e familiares nos indagavam sobre nossas travessias, segundo eles, tudo era muito repetitivo(as fotos eram parecidas, repetimos várias vezes os mesmos caminhos, até pela falta de outros. Até tem, mas caminho particular, não faremos  mais). De certa forma eles têm razão, visto que a visão do picos e montanhas não tem comparação com fotos de estradas e, tem um detalhe mais importante: as principais atrações das cidades(tirando algumas) não estão dentro delas, mas nos arredores  (cachoeiras, picos, morros. ..). Nesses 2 meses,  caminhamos mais de 900 quilômetros é quase 10.000 kms de carro. Conhecemos pessoas maravilhosas por onde passamos, experimentamos emoções que nunca tivemos,  comidas deliciosas,  não tivemos nenhum problema mais sério, tudo muito tranquilo.

O BRASIL É SIMPLESMENTE SENSACIONAL! 
      E mais bonito visto de cima. Diante disso e, até para comemorar meus 60 anos de vida (ingressei na melhor idade), neste verão resolvemos fazer algo um pouco diferente : fomos conhecer e rever alguns parques nacionais /estaduais /municipais e privados, subir alguns picos/montanhas  e alguns circuitos desses locais, região de cachoeiras,  e Brumadinho(Inhotim), poderíamos estar no dia do rompimento da barragem,  para nossa sorte desistimos em cima da hora.
      LOCAIS VISITADOS:
      Extrema - Mg (subida as base dos pico do lopo e do lobo)
      Munhoz - Mg(subida ao pico da antenas, caminhos)
      São Bento do Sapucaí - Sp(pedra do baú e roteiro)
      Marmelopolis -Mg(subida ao morro do careca, mirantes, pedra montada, roteiros e subida ao pico Marinzinho)
      Aiuruoca - Mg(subida ao pico do papagaio, matutu, cachoeiras)
      Visconde de Mauá-Rj - (subida a Pedra Selada)
      PN Ibitipoca - Mg (Janela do céu, pico, circuito das águas e grutas)
      São Tomé das Letras - Mg (cachoeiras e roteiros)
      Carrancas - Mg(cachoeiras e circuito serra de carrancas)
      Ouro Preto - Mg (centro histórico e subida ao pico do Itacolomi)
      Mariana-Mg: Bento Rodrigues, local destruído por outro rompimento de barragem da Vale.
      Serra do Cipó - Mg(todos circuitos dentro do parque e travessão)
      Conceição do Mato Dentro - Mg: cachoeira do Tabuleiro  (base e mirante)
      Lapinha da Serra - Mg(subida aos picos da Lapinha e Breu, cachoeira Bicame e Lajeado,  parte travessia Lapinha x Tabuleiro)
      Brumadinho - Mg(Inhotim)
      PN de Itatiaia - parte alta - Mg(base do pico das agulhas Negras e prateleiras, cachoeira Aiuruoca, circuito 5 lagos, subida ao pico do couto)
      Piquete - Sp(subida ao pico dos Marins)
      Infelizmente, por excesso de chuvas, não fizemos os picos do Itaguaré e da Mina( motivação da viagem). Entrou uma frente fria na semana que antecedeu o carnaval, tivemos que abortar por questão de segurança, pois não utilizamos guias e fazemos somente Bate/volta - fica para a próxima.
      As surpresas da viagem:
      Inhotim, Lapinha da Serra e Serra do Cipó. Pois não conhecia nenhuma delas.
      Algumas fotos
      Subida ao pico dos Marins - SP

Pico do Itacolomi - Ouro Preto - Mg

Cachoeira Bigame - Lapinha da Serra-Mg

Subida para pico do Breu e Lapinha - Lapinha da Serra-Mg

Vista desde o pico da Lapinha

Cachoeira do espelho - travessão - Serra do Cipó -Mg

A incrível JANELA DO CÉU 

flora exuberante

Cachoeira do Tabuleiro - Mg

Pico da Bandeira - ES

Pedra do Altar - Mg

• Por thieny.lemes
      Não é de hoje que trilhas, grutas, mirantes e cachoeiras me atraem. Tenho uma lista de lugares que pretendo conhecer e dessa vez o Parque Estadual do Ibitipoca e Carrancas foram os escolhidos. São lugares próximos, baratos e com atrativos que eu tinha certeza que ficaria muito satisfeito de ter a oportunidade de conhecer. A ideia inicial era ficar 3 dias em Aiuruoca também, mas resolvi deixar essa cidade para uma próxima oportunidade.

Um dos pontos fortes desse passeio foi o planejamento, pois consegui gastar exatamente o que havia planejado...e foi um valor super bacana. No final do relato disponibilizarei a planilha de gastos para vocês entenderem o que estou dizendo.

Bom, vamos aos fatos! Malas prontas, ops, tralhas né. Quando o assunto é camping entendo um pouquinho. De tanto perrengue que já passei, tenho quase todos itens necessários para acampar com conforto e diversão.

Com o carro lotado de coisas (colchões infláveis, tenda, cadeiras, barraca, lona, comidas, roupas etc) partimos, Cris e Eu, para Conceição de Ibitipoca - MG.

Aqui preciso fazer uma pausa. A Cris é amiga de todas as horas, e foi muito legal ter a companhia dela nessa viagem. Pessoa ímpar, alto astral, forte e muito companheira. São mais de 10 anos de amizade e muitas histórias para chorar de rir.

A seguir relatarei como foi cada um dos dias e deixarei à disposição algumas fotos para vocês terem uma leve noção dos lugares que visitamos.

Dia 1: 19/04/2016 - Roteiro das Águas - Parque Estadual do Ibitipoca
      Saímos de Brasópolis-MG por volta de 8h da manhã, passando por São Lourenço, Caxambu, entre outras cidades mineiras e nosso destino final foi o Parque Estadual do Ibitipoca.

O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado na Zona da Mata (sul de MG) nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. Com uma área de 1.488 hectares, a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul.

Foi criado em 4 de julho de 1973, pela Lei nº 6.126. ‘Ibitipoca’, palavra tupi-guarani, que significa “Serra que estoura” ou “Serra estourada”, devido a grande incidência de descargas elétricas (raios) ou a grande quantidade de grutas. É um dos Parques mais visitados do Estado, um dos mais conhecidos do Brasil e uma das principais atrações turísticas da região. Para saber mais, clique em http://www.ibitipoca.tur.br/roteiros/

Passamos pela portaria por volta das 13h30, pagamos a taxa de entrada R$10,00 e a taxa de estacionamento R$20,00 (dias úteis). A distância da portaria até o restaurante é de 1300m. Como fomos de carro chegamos rapidamente ao restaurante e almoçamos (R$20,00 o PF - comida muito boa). O parque tem uma infraestrutura super boa, exemplar.

Após o almoço decidimos não perder tempo e resolvemos fazer o circuito das águas, o mais curto e tranquilo do parque cujo percurso tem aproximadamente 5km entre ida e volta .

O Parque Estadual de Ibitipoca têm três circuitos com placas indicativas, deixando as auto guiadas, o que torna desnecessário o uso de guias. Para conhecer os circuitos, clique em http://www.ibitipoca.tur.br/roteiros/.

Os atrativos do circuito das águas são a Gruta dos Coelhos, Lago dos Espelhos, Ducha, Lago Negro, Prainha das Elfas, Prainha, Gruta dos Gnomos, Lagos das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e Rio do Salto. Como era o primeiro dia no parque aproveitamos para tirar inúmeras fotos e caminhar. Não foi possível conhecer todos atrativos. Como já estava no fim do dia optamos por não entrar na água. Confesso que deu uma dor no coração chegar na Cachoeira dos Macacos e não dar um mergulho, mas quem sabe numa próxima. A seguir as fotos do circuito das águas.

Saímos do parque às 18h e fomos conhecer o Camping Reserva Canto da Vida (http://www.ibitipoca.tur.br/camping/cantodavida/). Horas antes tinha comentado com a Cris que tenho vontade de ter um camping, daqueles muito bem planejados e que pudesse oferecer uma boa experiência aos campistas. Chegamos ao camping e fiquei impressionado com a organização, disposição dos lugares para barracas, enfim era muito superior ao que eu tinha pensado ser um bom camping. Montamos a barraca, organizamos as bolsas, fizemos o registro e pagamento ao Nelson (dono), tomamos uma cerveja e fomos preparar a janta. E que janta! Um miojo ao molho de galinha caipira - nada diferente do que estamos acostumados a comer...hehehehe.

Dia 2: 20/04/2016 - Roteiro Janela do Céu - Parque Estadual do Ibitipoca
      Combinamos de acordar às 6h, pois o parque abre às 7h. Assim começaríamos a trilha às 7h e seria mais fácil, afinal não teria aquele Sol escaldante em nossas cabeças. Mas o celular despertou às 6h, mudei para 7h e por fim mudei para 8h. Chega de enrolação, enfim levantamos, nos arrumamos, compramos um café na lanchonete que tem no camping e partimos de carro rumo ao parque. Pagamos a taxa e fomos pedir informação no Centro de Visitantes.

Iniciamos a trilha sentido Janela do Céu às 9h15. O cirtuito da Janela do Céu tem 16km de extensão, entre ida e volta. Têm como atrativos o Cruzeiro, a Gruta da Cruz, o Pico da Lombada, a Gruta dos Três Arcos, a Gruta dos Fugitivos, a Gruta dos Moreiras, a Cachoeirinha e a Janela do Céu.

No início você sobe por uma estrada que parece não ter fim. Depois de 1h de subida chegamos no primeiro atrativo do circuito: o cruzeiro. Em seguida continuamos subindo até chegar ao Pico da Lombada. Por volta de 12h30 chegamos ao destino mais cobiçado da trilha: a famosa Janela do Céu. Qualquer descrição aqui vai ser insignificante diante da beleza do lugar. É extremamente recompensador depois de tamanho esforço para chegar lá. É o tipo de lugar que você tem certeza que tem o dedo de Deus.

Na trilha conhecemos o Carlos (São Lourenço), a Luana (Salvador), o Pedro (Viçosa) e a Bruna (Senador Firmino). Acabamos fazendo a trilha de volta juntos, cada um com sua impressão do lugar e com as motivações para chegar no ponto final, pois as subidas e descidas pareciam não ter fim. Combinamos de jantar todos juntos no restaurante Ibitilua, mas o Carlos estava tão cansado que não conseguiu ir. É bem provável que esse encontro tenha sido único, mas com certeza foi marcante.
      A seguir as fotos desse segundo dia.

Dia 3: 21/04/2016 - Deslocamento Ibitipoca -> Carrancas
      Aqui faço questão de disponibilizar o roteiro planejado e o cumprido.

A ideia era fazer o circuito do pico do pião na terça, o circuito da janela do céu na quarta e quinta no período da manhã encerrar com o circuito das águas. Quem disse que deu tempo? Na verdade o fato de ter chegado um pouco tarde na terça atrapalhou um pouco os planos. O fato mesmo é que na quinta eu mal tinha joelhos para parar em pé, depois da caminhada de terça e quarta (total de + 20km). Fiquei com os dois joelhos inchados e tive que ficar deitado até umas 10h. Vou ter que fazer um tratamento, afinal esse ano ainda tenho Chapada dos Veadeiros em julho e Machu Picchu em Setembro, e não vai ser legal ir de muletas...heheheh.

Como o camping tinha uma boa piscina aproveitamos a quinta-feira pra descansar, dar um mergulho, desmontar acampamento e partir para Carrancas.

Saímos de Ibitipoca por volta das 13h, pegamos a estrada de terra até Lima Duarte, entramos na BR 267 sentido Caxambu e viramos à direita sentido BR 494 até São Vicente de Minas. Seguimos até Minduri, onde entramos numa estrada de terra e seguimos por 45km até chegar em Carrancas, às 17h30. O carro sofreu um bocado….o dó!!!

Tínhamos combinado de encontrar quatro amigas em Carrancas: Rosana (Brasópolis), Edna, Érica e Sayuri (de SJC). Somente a Rosana ficaria no camping conosco. As demais tiveram uma surpresa ruim quando chegaram a pousada. A página web da pousada reservada por elas (http://www.datoca.com.br/) havia sido hackeada e elas depositaram a grana para um estelionatário. Moral da história, perderam a grana, a reserva e tiveram que ficar em outra pousada. Um prejuízo que não tirou o ânimo das moças...hehehe.

Cris, Rosana e eu fomos conhecer o camping Sossego do Jeca (https://campingsossegodojecacarrancas.wordpress.com/). Gostamos do ambiente, pagamos R$30,00 pela diária e montamos nossa barraca por alí mesmo. O camping fica bem localizado, as pessoas são muito simpáticas e é bem limpo. Recomendo.

Carrancas reúne em um só lugar tudo que o amante da natureza e da história de nossa gente pode querer: um lugar bucólico, em que o antigo e novo se misturam, emoldurados por mais de 110 atrações naturais, entre serras, grutas, poços e cachoeiras. A cada trilha, uma paisagem nova deságua aos olhos dos turistas que são sempre bem recebidos pelos moradores. Eu, particularmente, pretendo voltar várias vezes. Fiquei com a sensação que a cidade tem um potencial enorme para o turismo, mas ainda tem muito o que avançar nesse sentido. Para saber mais sobre Carrancas: http://carrancas.com.br/index.shtml.

Dia 4: 22/04/2016 - Complexo da Fumaça e da Vargem Grande - Carrancas
      Acordamos bem cedo na sexta-feira e fomos à padaria encontrar o pessoal. Tomamos um bom café da manhã por um preço super simbólico (gastei R$2,00, pode isso?) e partimos rumo ao Complexo da Fumaça. Optamos por conhecer somente a Cachoeira da Fumaça, a qual é muito bonita, mas não está liberada para banho. A placa informa que a água é poluída e a mesma tem alto índice de morte por afogamento.

Saímos do Complexo da Fumaça e fomos conhecer o Complexo da Vargem Grande. Este complexo tem uma série de corredeiras e pequenas quedas formam um complexo de poços e piscinas naturais. O poço mais fascinante é o da Esmeralda, de águas verdes e cristalinas, formado pela cachoeira das Esmeraldas. Ficamos a tarde toda nadando e admirando esse poço. Como era uma sexta-feira pós feriado estava lotado. Recomendo a visita em dias de semana.

Após passar o dia nas águas do complexo da Vargem Grande paramos no restaurante localizado na entrada do mesmo. Almoçamos, tomamos duas geladas e fomos para cidade descansar.

Durante a noite ficamos no Recanto Bar. Um bar muito bacana, com ótima comida e um chopp artesanal muito bom. Bebi alguns e logo estava escrevendo um verso para a garçonete Gessica. Segundo a balconista, a melhor garçonete do local. Interessante que fiz um verso pra ela e todas as meninas da mesa riram de mim, achando que eu era um bocó. De fato, sou mesmo….hehehe. E advinha o resultado? No dia seguinte fui ao bar e o bilhete estava colado no vidro do balcão de atendimento, ou seja, a Gessica não só gostou do verso como estava ostentando para todos que por alí passavam. Confesso que nessa hora me senti um poeta, sqn….heheheh. Tenho certeza que vocês estão curiosos para saber o que escrevi, mas é segredo… Quando forem lá, falem com a Gessica e ela contará.

Dia 5: 23/04/2016 - Complexo da Zilda I - Carrancas
      O sábado começou na mesma pegada que a sexta-feira. Fomos à padaria, tomamos aquele café caprichado, passamos numa agência de turismo e nos informamos sobre o Complexo da Zilda. Os olhos brilharam, que lugar fascinante. Mas o bolso não permitiu contratar um guia, pediram R$65,00 e minhas moedas estavam contadas. Optamos por não contratar o guia, e fazer o que fosse possível por contra própria, afinal a essa altura eu já me sentia um trilheiro...

Depois de 12km de estrada de terra chegamos ao complexo. O mesmo é dividido em Zilda I, Zilda II e Escorregador da Zilda. Decidimos conhecemos no mínimo a Zilda I e o escorregador da Zilda. E assim foi.

Para saber sobre o complexo da Zilda: http://carrancas.com.br/cachoeiras/zilda.shtml.

No complexo da Zilda I aconteceu um fato muito interessante. Chegamos na Cachoeira da Zilda e ficamos impressionados com a beleza do lugar. Resolvemos ficar o dia todo por ali, descansando e curtindo aquele ambiente. E não é que uma borboleta resolveu me fazer companhia? Ficou cerca de 30 minutos em minha mão. Minha mãe diz que é sorte, espero que ela tenha razão...hehehe.

Para encerrar o sábado, arriscamos conhecer o forró que rolava num bar próximo ao Recanto Bar,. Mas estava lotado e não entramos, então voltamos para casa, ops, camping e fomos descansar.

Dia 6: 24/04/2016 - Complexo da Ponte - Carrancas
      O último dia chegou e acordamos um pouco mais tarde. Desmontamos a barraca, juntamos tudo e partimos para o Complexo da Ponte. Fica à apenas 2km da cidade. Lá conhecemos a Cachoeira do Salomão e a Cachoeira do Moinho.

Por volta das 13h30 partimos rumo a nossa cidade - Brasópolis - MG. Chegamos em casa às 18h.

Essa viagem foi mais uma daquelas que sentirei saudades e farei planos para retornar. Tanto Conceição de Ibitipoca quanto Carrancas encantam qualquer um que é apaixonado por trilhas e cachoeiras. Esse relato é para compartilhar as experiências e para relembrar (futuramente) desses momentos bacanas que passei ao lado de pessoas boas e em lugares especiais. Muito obrigado Cris, Carlos, Luana, Pedro, Bruna, Rosana, Edna, Érica e Sayuri.

Um agradecimento especial à amiga Edna, que revisou o texto e me deu algumas dicas para torná-lo mais interessante.

Mapa de Carrancas e Gastos:

Até a próxima! Abraços!!!
    • Por leoriqueta
      Você já ouviu falar sobre Carrancas, a terra das cachoeiras? Se ainda não ouviu prepare-se para conhece-la.
      Carrancas é o destino ideal para quem ama cidade do interior, fazer trilhas e se banhar em belas cachoeiras. A cidade vem ganhando destaque nos últimos anos e se tornando um grande polo do ecoturismo por conta de suas paisagens naturais.
      Por dentro da História de Carrancas.
      A cidade foi fundada por volta de 1720, época do ciclo do ouro. Empolgados com o potencial, paulistas decidiram fundar um povoado, na esperança de encontrar abundancia do material.
      Outro povo que se interessou pela possibilidade de encontrar ouro e também pelas terras favoráveis para a agricultura foram os portugueses.
      O nome de Carrancas surgiu por conta das escavações. Durante o processo, duas rochas escavadas formaram rostos, parecido com duas caras feias, daí o nome.

Como chegar em Carrancas?
      Carrancas é um município de Minas Gerais e para quem vai do RJ fica a aproximadamente 411 km de distância.
      A melhor opção é pegar a BR 040, passando por Petrópolis e Juiz de Fora até Barbacena, em Barbacena, pega-se a BR-265, no retorno a direita para Lavras, seguindo até Itutinga por mais 100 Km.
      O Centrinho de Carrancas.
      Carrancas é uma cidade pequena, e podemos resumir o seu centro como sendo a Igreja da Nossa senhora da Conceição e a pracinha que a cerca.
      Curiosidades sobre Carrancas:
      A igreja foi construída em meados do século XVIII, toda feita em quartzito. A pintura do altar leva a assinatura de Joaquim José da Natividade, que foi discípulo de Aleijadinho.

Onde se hospedar em Carrancas?
      A rede hoteleira em Carrancas é composta em grande parte por pousadas e hotéis fazendas.
      Eu fiquei hospedado na Pousada Sena. É uma pousada bem simples, porém, muito aconchegante. Possui quartos para casal e também para 3 ou 4 pessoas. Também dispões de chuveiro com aquecedor a gás.
      Seus pontos fortes são a sua localização ( fica a aproximadamente 100 metros do centro) e o seu café da manhã ( aquele café da manhã típico mineiro, bem farto)
      A gastronomia da cidade.
      A cidade possui algumas boas opções, e são bem fáceis de encontrar, basta um breve giro pela cidade. Destaco aqui três lugares por onde comi.
      Restaurante Uai Tchê.
      Aqui a tradução seria a seguinte: Coma bem e a vontade pagando um preço justo!
      O restaurante trabalha com preço fixo. Pagamos o preço de R$ 20,00 e nos deliciamos com a típica comida caseira de Minas.
      O ponto negativo desse restaura é o espaço, sua área é um pouco pequena, e como fomos em um grupo bem grande, ficou um pouco apertado, mas nada que comprometesse a experiência.
      Restaurante Recanto Bar.
      Aqui o serviço já é diferente, o sistema é o de self-service. O preço é justo e a comida também é muito gostosa, tendo diversas opções.
      O espaço é muito agradável e a noite rola um forró de primeira.
      Will’s Burguer.
      Uma das melhores haburguerias artesanais em que já estive.
      Se a sua ideia é comer um lanche de primeira, em um espaço super aconchegante e alto astral, com atendentes simpáticos, então você deve ir ao Will’s Burguer.
      Os lanches são bem saborosos, e para quem ama bacon será um prazer!!! Os preços também são bem em conta se tratando de uma hamburgueria. Não é atoa que é considerado o restaurante número 2 de carrancas, de acordo com o tripadvisor.

Atrativos de Carrancas.
      O ponto alto de carrancas é sem dúvida as suas atrações naturais. São diversas!!! É como se a cada esquina você encontrasse uma cachoeira, por isso foi apelidada de Cidade das Cachoeiras. São diversos complexos. Irei destacar apenas os que conheci.
      Complexo da Zilda 2, Cachoeira da Onça, Poço do coração e do coraçãozinho, Cachoeira véu da noiva, da Serrinha, Complexo da Fumaça, Cachoeira da Esmeralda e Complexo do Tira Prosa.
      Cachoeira da Onça: É uma bela cachoeira e para chegar até ela você precisará caminhar por volta de uma hora a uma hora e meia. O começo pode ser um pouquinho complicado, pois é só subida, mas depois fica bem tranquilo.
      Assim como todas as cachoeiras de Minas, a agua é bem gelada, mas depois de ficar alguns minutos dentro dela, você se acostuma.

Complexo da Zilda: O programado era fazer a parte 1 e 2. A parte 1 é considerada histórica, é lá aonde estão as famosas pinturas rupestres. Não pude fazer pois estava fechada. Em Carrancas a maioria das cachoeiras são propriedades particulares, logo pode acontecer esses inconvenientes.
      Conhecemos apenas o Complexo da Zilda 2, que é considerado o complexo aventura.
      Nesse complexo o destaque é para a Cachoeira dos anjos e Racha da Zilda.
      A cachoeira dos anjos é muito linda, possui uma queda d’água incrível, ideal para tirar fotos e apreciar, sua área para banho é pequena e não tão funda.

A Racha da Zilda é a grande atração, mas não é fácil chegar até a parte final não!!!
      O acesso se dá pelo lado esquerdo da Cachoeira dos Anjos. E logo de cara você verá uma placa avisando sobre os riscos. Aqui se faz indispensável o uso de equipamentos de segurança.

A primeira etapa é vestir um colete a prova d’água. Depois de vestir esse colete, será necessário pular em um poço, e com ajuda de uma corda atravessar para o segundo poço.

No segundo poço você precisará nadar por cerca de 30 metros até a primeira câmara.
      A parte final é composta por 3 Câmaras, sendo a passagem da segunda para terceira bem difícil por conta da forte corrente, mas não desanime, a recompensa final vale muito a pena!!!

Poço do coração e do coraçãozinho, Cachoeira véu da noiva, da Serrinha, Complexo da Fumaça (parte de cima), Cachoeira da Esmeralda
      Todos esses atrativos podem ser feitos através de uma mesma trilha. A trilha começa fora da cidade. Após dirigir alguns minutos você terá duas entradas, a direita dá acesso ao mirante e rampa de voo livre. A entrada a esquerda é aonde começa a trilha.
      Após uma caminhada de aproximadamente uma hora e meia você avistará a primeira atração. O Poço do Coração e do Coraçãozinho.

Depois dos poços você irá caminhar por mais uma hora até a Cachoeira Véu da Noiva, não será possível ver a sua queda, pois a trilha te leva para cima da Cachoeira. É de lá que você também verá o Complexo da Fumaça ao fundo.

Cachoeira da Serrinha
      Essa cachoeira me lembrou um oásis, após caminhar bastante você encontra um verdadeiro paraíso com sombra e água fresca. Nela é possível descansar e recuperar as forças para continuar a caminhada.

Cachoeira da Esmeralda.
      Divide o posto de número 1 com o complexo da Zilda, mas talvez ganhe por conta do seu fácil acesso. Há dois jeitos para se chegar até ela, essa trilha que vai eu fiz que vai passando por várias outras cachoeiras ou ir de carro até o ponto inicial da cachoeira, que é uma espécie de bar e restaurante.
      A origem do nome vocês já devem imaginar né? Sua agua quando iluminada pelo sol vira um verde esmeralda belíssimo e dispensa apresentações.

Complexo do Tira prosa.
      A trilha tem início na rua da pousada em que fiquei. Pousada Sena.
      Lembra quando disse que em Carrancas a maior parte dos atrativos são em propriedades particulares? Então, essa é um belo exemplo. Para acessar é cobrado uma taxa de 5 reais por pessoa.
      O complexo é formado por 3 poços. Poço da Canoa, Do Remo e do Pulo.
      Poço da Canoa: é o primeiro poço, a maior parte das pessoas ficam por aqui, pois para acessar os outros dois poços é necessário subir através de trilhas com lama e rochas escorregadias.

Poço do Remo: é o segundo poço, é menor que o primeiro poço, não tem nada de muito diferente, mas é legal conhecer.

Poço do Pulo: a princípio parece seguir o segundo poço não tendo nada demais, mas se você souber explorar bem, achará a parte que dá origem ao nome e se tiver coragem também irá saltar. Além disso se continuar subindo encontrará um paredão bem bonito.

Lembranças, queijos e compotas.
      Visitar uma cidade mineira e não levar souvenirs e comidas típicas é quase um pecado né?
      A principal loja de lembrancinhas é a Florarte Artesanatos. Ela fica na rua Ezequiel Ribeiro Teixeira. Nela você pode comprar esculturas de carranca de todos os tamanhos.

Fábrica de queijos, na verdade a fábrica mesmo fica fora da cidade, mas na mesma rua da Florarte há uma loja de queijos e doces, ideal para comprar aquele docinho e trazer para casa.
      Carranca foi um destino que me surpreendeu muito, e positivamente. Não sabia muito antes de ir, na verdade nunca tinha ouvido sobre a cidade e foi uma grata surpresa.
      E para aguçar ainda mais a sua curiosidade sobre Carrancas tem 2 episódios incríveis lá no canal.

Quer mais conteúdos sobre vários cantos do mundo? Então é só acessar www.outrosrumos.com
      Nos siga também no instagram: @outrosrumos

• Criar Novo...