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Patagônia e Terra do Fogo - Roteiros e Meios de Transportes - Perguntas e Respostas.


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  • Membros de Honra

Blz Adriano!!

 

Fiz a viagem em 21 dias, cerca de 12.000 Km rodados e este foi o roteiro:

 

- Porto Alegre a Buenos Aires via Colonia de Sacramento

- Buenos Aires a Carmen de Patagones

- Carmen de Patagones a Comodoro Rivadavia

- Comodoro Rivadavia a Rio Gallegos

- Rio Gallegos a Ushuaia

- Ushuaia a Rio Grande

- Rio Grande a Punta Arenas

- Punta Arenas a Puerto Natales

- Puerto Natales a Parque Torres del Paine

- Torres del Paine a El Calafate (visita ao Glaciar Perito Moreno)

- El Calafate a Comodoro Rivadavia

- Comodoro Rivadavia a Puerto Madryn (visita a Peninsula Valdez)

- Puerto Madryn a Buenos Aires

- Buenos Aires a Colônia e de lá retorno ao Brasil por Santana do Livramento.

 

Em Ushuaia ficamos 3 dias, 02 dias em Torres del Paine, 02 dias em El Calafate e 04 em Buenos Aires. As demais localidades foram só passagens rápidas e pernoites.

 

Em termos de custo posso afirmar que gastei muito menos que gastaria numa viagem semelhante aqui pelo Brasil, mesmo me hospedando am alguns hoteis que estavam muito acima daquilo que esperava pagar.

 

Abraço

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  • 2 anos depois...

  • Respostas 308
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  • Membros de Honra

Cara amiga, no início de sua pergunta, informou que nem vc nem sua amiga tem experiencia em trekking.

De acordo com relatos que li neste site, Torres tem um micro clima próprio, e nesta época do ano podes pegar nevascas com ventos de 100km por hora, é necessario muito cuidado, tente pegar com o TROTATORRES uma opinião, pois ele é uma das pessoas mais abalizadas para da-las.

Em abril de 2005 fiz um passeio parecido com o seu, vou detalhar:

1- Buenos/Ushuaia - localizar hotel e passeio do onibus pela cidade.

2- Passeio de barco e no glaciar Martial, museu

3- Passeio no Parque Nacional

4- Ushuaia/Calafate - localizar hotel e paseio a pé pela cidade, nesta época vários hoteis e restaurantes fecham

5- Calafate/Natales - Hospedaria Cecilia, lá se contrata os passeios.

6- Passeio a Torres das 6,00 as 21,00 OTIMO

7- Passeio de barco aos glaciares Dispensavel

8- Natales/Calafate

9- Passeio ao glaciar Perito Moreno BOM

10- Passeio de barco pelo lago Argentino BOM

11- El Calafate/Buenos

Espero que seja de alguma ajuda

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  • 7 meses depois...
  • Membros

Pessoal, chego dia 13 em Buenos Aires e minha intenção é chegar ate´Ushuaia..

 

bom, até ai tudo bem.. mas quero fazer isso de onibus e para nao ficar absurdamente cansativo, gostaria de receber dicas dos amigos sobre isso.

 

Saindo de Buenos Aires, descendo pela costa(atlantico) onde parar. a ideia é fazer distancias de 400km´s entre uma cidade e outra,,

 

tipo: vale a pena sair de:

 

buenos aires ate mar del plata

 

Mar del Plata até bahia blanca

 

Bahia Blanca - peninsula valdez

 

Peninsula Valdez - Comodoro Rivadavia

 

Comodoro Rivadavia - Ushuaia

 

Dicas?

 

Minha ideia é er o maior contato com a natureza possivel sempre ficando em Albergues

 

desde ja agradeço!

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  • Membros

Bom, passei a noite acordado e acredito que eu consiga fazer uma loucura mas vou precisar muito dos amigos aqui.

 

Vamos considerar que já estarei em Buenos aires dia 13.

 

dia 13 Buenos Aires - Puerto Madryn às 20:15h chegada prevista as 13h

 

Dia 14 Puerto Madryn

 

Dia 15 - Excursão á Peninsula valdez

 

(alguma ideia aqui?)

 

Comom ir a Punta Loma?

 

dia 16 - Trelew

 

dia 17 - punta tombo (de manha)

 

Dia 17 final da tarde ida para Puerto Deseado

 

Dia 18 Puerto Deseado

 

Dia 19 ida para El calafate

 

Dia 20 - El calafate

 

Dia 21 El Calafate

 

Dia 22 - Puerto Natales

 

Dia 23 Puerto Natales

 

Dia 24 - Punta Arenas

 

Dia 25 - Ushuaia

 

Dia 29 retorno para buenos Aires

 

dia 31 Retorno Brasil

 

Perguntas:

 

Alguem tem ideia dos preços de onibus destes trechos e as empresas?

 

Vou ficar em hosteis, pousadas qualquer coisa barata, alguem indica?

 

Poderia pular algum desses passeios?

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  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Vou tentar te ajudar, mas recomendo dar uma lida no tópico sobre Torres del Paine aqui no fórum Patagônia, também tem diversos relatos de gente que esteve no parque, vale fazer uma pesquisa (utilize a ferramenta de pesquisa do site pra isso).

 

1 - como está de carro pode ir direto a TDP (que é um parque imenso) e não precisa ficar em Puerto Natales;

2 - por Punta Delgada (leia sobre isso no fórum de Viagem de Carro);

3 - ambos, andando umas 7 horas ida e volta;

4 - umas 7 horas ida e volta;

5 - não.

 

Em dois dias vc pode fazer as Torres em 1 dia e uns passeios de carro no outro, se não quiser acampar vc precisa reservar principalmente em janeiro.

Se for acampar compre as coisas em Punta Arenas que é mais barato.

 

veja o site: http://pntp.cl/inicio.html

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  • 2 meses depois...
  • Membros

Vc tem razao....eu nao tinha pesquisado mto sobre TDP e realmente tenho q incluir.

 

COnsegui mudar a passagem aerea e ficou assim:

 

Sp - BsAs Dia 8-01

 

BsAs - El Calafate Dia 09-01

 

Rio Gallegos - BsAs Dia 23-01

 

Da uma olhada no roteiro que estou fazendo abaixo que entendera melhor e se puder me ajudar agradeco mto. Ainda nao pesquisei sobre o que farei em Ushuaia e estou perdido em TDP.

 

>>Dia 09 - Chegada a 16hs em Calafate

 

>Localizar um albergue e procurar informacoes sobre Perito Moreno para o dia seguinte

 

>>Dia 10 - Ir para Perito Moreno e Comprar passagem para El Chalten para o dia 11 cedo.

 

>procurar opcoes no local, a principio, por A$70,00 conforme elchalten.com.

 

>Tempo de Viagem: Em media 3hs com parada de 20 minutos pela Ruta 40

 

 

>>Dia 11 - Chegada em Chalten antes das 12hs

 

>Explorar a cidade em busca de Albergue bom e barato para passar a noite e de detalhes para caminhadas e acampamento no dia seguinte bem cedo.

 

 

>>Dia 12 - El Chalten

 

>Caminhada cedo para Lago de Los 3 (com tempo bom) de 5hs

>Curtir lugar durante o dia e voltar para acampamento Piedras Brancas ou Poincenot e passar a noite acampado

 

>>Dia 13 - Acordar cedo e caminhar pelo Lago Madri, Lago Hija e vai para Lago Capri. Do Lago Capri volta para El Chalten para dormir no Albergue

 

>>Dia 14 - Acordar cedo e ir para Lago Torre (4hs) - Curtir lugar e acampar no DAgostine

 

>>Dia 15 - Acordar cedo e explorar mais o lugar, voltando antes das 12hs para El Chalten, dormir no albergue e comprar passagem para P. Natales.

 

>>Dia 16 - Acordar cedo e ir para P. Natales - Explorar lugar e agilizar ida para Torres Del Paine.

 

>>Dia 17 - Explorar TDP - Nao sei o que fazer exatamente....o W parece puxado, nao sei se teremos estrutura para acampar por 3 dias e precisamos de um roteiro economic

 

>>Dia 18 - Explorar TDP - Nao sei o que fazer exatamente....o W parece puxado, nao sei se teremos estrutura para acampar por 3 dias e precisamos de um roteiro economico

 

>>Dia 19 - Pegar Onibus para Ushuaia cedo

 

>>Dia 20 - Explorar Ushuaia - pesquisar o que fazer

 

>>Dia 21 - Explorar Ushuaia - pesquisar o que fazer

 

>>Dia 22 - Saida para Rio Gallegos de Onibus aas 5hs

 

>>Dia 23 - 1h saida de Rio Gallegos para BsAs.

 

Bem, acho que nao vai mudar mto coisa este roteiro, talvez menos dias em Chalten e mais em TDP, mas nao sei.....help, pls!!

 

Muito obrigado!!!!

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  • Membros de Honra

Cara, em El Chaltén vc não precisa acampar para fazer as trilhas, pode acordar cedo, fazê-las e voltra pra dormir no pueblo... outra coisa, camping em Chaltén não conta com nenhuma infra-estrutura. Em TDP existem campings estruturados, ou seja, contam com boas áreas de camping, com cozinha, banheiro (água quente), rádio, atendimento médico, mini-market, aluguel de equipos etc... Se vcs não tem experiência em camping eu recomendaria acampar em TDP e não acampar em El Chaltén.

 

Dá uma lida nos tópicos sobre El Chaltén e Torres del Paine para mais informações, sei que é trabalhoso mas é a única maneira de vc planejar a sua viagem sem contratar um agente de turismo :mrgreen:

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  • Membros
cara, dei uma olhada em varios materiais, incluindo uma publicacao tua sobre TDP que ajudou muito e estou finalizando meu roteiro com mais algumas alteracoes....Logo mais te envio e se puder fazer uns comentarios aproveito e tiro as ultimas duvidas.

 

O para chegar a Ushuaia saindo de Puerto Natales parece que realmente tem que passar por Punta Arenas, pelo menos nao achei outra forma.

 

A proposito, li algo sobre barco em Puerto Natales, uma historia com beliches etc etc no barco, mas nao lembro onde e nao acho...me parece algo bem interessante! Achei algumas informacoes sobre e mandei alguns emais para o porto de Ushuaia e um outro, mas teria que ser algo economimente viavel....foi com vc ou sabe de algo ?

 

e´isso...obrigado!

 

marcelo

 

Oi, Marcelo.

Eu acabei de voltar da patagonia, fiz BsAs-Calafate-Natales-Ushuaia-BsAs.

Não fiz Chalten por falta de tempo, mas acho que 3 dias seriam suficientes. Tem onibus com saidas pela manha e no fim da tarde.

- Hostel +- 50 pesos por pessoa no quarto compartilhado

- Onibus Calafate-Chalten +- 110 pesos ida e volta

- Taxi aeroporto Calafate para cidade 80 pesos ou 29 pesos em van p/p

- Mini-trekking em Glacial Perito Moreno 400 pesos com transfer, pela Hiellos Adventure

- Entrada parque Glacial Perito Moreno 40 pesos

- Onibus Calafate-Natales 60 pesos, pela manhã tem todos dias(Cootra) e as 17h tem 2 vezes por semana.

Se possivel opte pelo mini-trekking, é muito legal andar na glacial e navega no lago em frente ao glacial por 15min na ida e 15min na volta.

Se ficar so na passarela o passeio e muito curto e mais barato. O mini-trekking tambem inclui passeio na passarela, leva dia todo.

E não tem onibus direto de Chalten para Natales, voce tem que voltar necessariamente para Calafate. De Calafate para Natales

a viagem leve em torno de 6h e na alfandega chilena tem que abrir toda a bagagem.

E não deixe de comer cordeiro no restaurante Casimiro Biguá em Calafate(70 pesos o prato). E cambio no Calafate e péssimo,

tente fazer o cambio em BsAs (no Ezeiza- banco de la nacion) ou em Ushuaia(av San Martin), estava 1,40 real e 3,45 dolar.

-Onibus Natales TDP 15.000 pesos chilenos

- Catamarã em TDP 11.000 para ida e 18.000 pesos ida e volta

- Entrada para TDP 15.000 pesos

- Onibus Natales Punta Arena 6.000 pesos e 3h de viagem

- Onibus Natales Ushuaia pela buses Pacheco(direto) acho que eram 35.000 pesos, não tenho certeza, e são 12 h de viagem

Fiquei em hostal Dom Guilhermo em Natales, fica a uns 50m de buses Pacheco, suite casal paguei 28.000 pesos, suite muito bom(otimo).

Os hoteis em TDP são muito caros, custão em torno de US$250 por casal com cafe e US$30 para uma refeição.

Eu aluguei carro em Natales e passei 2 dias e uma noite em TDP, entrei pela porteria laguna amarga e voltei pela porteria serrano,

A volta pelo serrano e muito bonito, vem beirando o lago del toro, mas muito perigoso e onibus não passa nesta estrada.

Eu fui de Natales para Ushuaia de avião, sai as 7h de Natales(buses Pacheco ou Fernandez) e eles deixam no aeroporto as 10h.

Paguei US$70 a passagem pela LANCHILE, tem voo em alguns dias da semana, e parte as 13:20h chegando as 14:15h, super rapido.

As compras de mercado saem mais barato em Natales, Calafate esta muito caro. E quanto a roupas, equipamentos,

Ushuaia esta um pouco mais barato.

- entrada PNTF 30 pesos

- teleferico em Cerro Martial 35 pesos ou subir 1h de caminhada, e de la mais trilhas

- entrada na pinguineira pela estancia Harberton 190pesos sem transfer e 240 pesos com transfer

Eu fui de carro ate estancia, estrada bonita, 1:30h de caminho, e de la mais 20min de barco ate a ilha de pinguins.

Se for de barco do porto de Ushuaia voce não pode descer na ilha. Voce so pode descer na ilha se for de carro, e tem que comprar a entrada

no porto de Ushuaia, onde tem monte de cabaninhas que vendem passeios de barco no canal, procure cabana de estancia Harberton.

E em BsAs o taxi ou remis do Ezeiza ate a cidade esta muito caro, em torno de 140 pesos, tente pegar onibus que sai do aeroporto

para centro da cidade, e bem mais barato. E no centro voce pega taxi.

Acho que e isso,

Ate...

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  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi Haddad, sou climatógo e já estive na Patagônia no inverno. vamos a alguns pontos:

 

1. Preços: baixa temporada em ushuaia, preços reduzidos, mas não tanto. essa de alta e baixa, salvo na rede hoteleira, não conta tanto assim, pois comida dá na mesma, e passeios, raramente são amis baratos, excetos quando se trata de barquinhos de pescadores no brasil, mais baratos na baixa claro, rss, o cara tá capengando pra manter o pão e o peixe em casa. Na patagônia ninguém vai lhe oferecer passeio maravilhosos por menos em baixa, simplesmente porque estará lotado de europeus que pagam os preços. Em Bariloche julho é alta. regra geral é: patagonia sul, baixa temporada no inverno e alta apenas no verão, e patagonia norte, baixa apenas fora do verão e do inverno.

 

2. deslocamento: normal. na patagonia neva pouquissimo, exceto na cordilheira acima de 1000 metros. se dirige normalmente e a cada muitos anos aeroportos se fecham, problemas com neve e transportes é coisa de EUA e Canadá, onde realment é frequente. Para acampar, normal tb, basta vc encarar o frio, e ir com toda parafernália necessária, mas se vc não tem tudo que precisa (caro, inclusive), não ouse camping com o material que vc usa numa chapada no Brasil. seria uminferno gelado! rsss

 

3. clima: ótimo se comparado aos dias ventosos e as vezes muito frios do verão e da primavera. a partir de maio os ventos vão perdendo intensidade, e muito raramente venta em julho. fui em fevereiro a calafate, a casa tremia toda!! impressionante, pois ventos de 80 km/hora, que aqui, somados a chuva, sao popularmente chamados de temporal, vendaval, etc, lá é comum. não entendo como aquelas casinhas que aparentam serem frageis, aguentam! Em ushuaia, neva e chove tb no inverno, as vezes mais chove do que neva, o que frustra um pouco, pois frio de 2 graus com chuva é algo terrivel, ja peguei isso no norte da Itália, e prefiro neve com -2 e sem vento. mais agradável, mais bonito. bem, em ushuaia o frio é úmido no inverno, pois há varios dias nublados, mas bem intercalado com sol, o qeu significa que é sempre "cambiante". Na região dos lagos, chove pencas e pencas, é uma espécie de amazonia temperada, rss, 2800 mm no ano, concentrados entre junho e setembro. Puerto montt, valdivia, osorno, carretera austral tb. Claro, quanto mais pra oeste, menos chuva, perto d pacifico chove muito, ondas gigantescas e tempestades frequentes. Mas na cordilheira, acima de 1000 metros, ha mais dias claros, ótimo pra passeio e pra esquiar. bariloche vale a pena no inverno, tem de tudpo, chuva, neve, sol. depende da sorte, de quanto tempo fica, e do humor da Massa polar atlantica e pacifica, e do anticiclone polar m,igratorio que traz muito frio e varios dias de sol. rss. Te garanto, a patagonia em qualquer epoca é linda, é uma experiencia que so climaticamente já vale a pena, sem contar as nuvens bizarrissimas e raras que só existem em altas latitudes. passei um dia todo fotografando o ceu na estrada de calafate a torrres del paine.

 

Vc tem 30 dias e isso é um show! eu sempre faço viagens desse tamanho, e dia 01 de julho chego em santiago com minha mae, iremos a coyaique, na remota parte sul do Chile, onde se chega por estrada de panoramas divinos, a famosa carretera austral. Talvez eu va a ushuaia, e região dos lagos depois. dia16 sigo ao norte, atacama, salar de uyuni, potosi, sucre, e la paz. muitos desses lugares vi em 1996, e quero rever e ver o que não vi. alias, procure o site da interpatagonia, onde tem tudo que vc precisa. fotos lindas vc acha no flickr, inclusive no meu flick, rss.

 

http://www.flickr.com/photos/[email protected]/

 

lá tem fotos do perito moreno e algumas apenas do torres, pois nao cabe mais.

 

Ah, ushuaia no inverno nao tem pinguins, mas é lindo mesmo assim, e qualkquer estação vale a pena, inclusive o outono dá seu show no bosque magalhanico de lengas!!

 

no mais, é fazer o seguinte: ir em todas as estações, cada uma tem seus atrativos.

 

ah, com 30 dias, eu veria o glaciar perito moreno, ushuaia, torres del paine, bariloche e região, alguns vulcoes do chile, algum termas, como o de puyehue , terminando em santiago. ou fazer 20 dias na patagonia, e 10 no norte, calama, arica, salares e geiseres. é um roteiro de deixar qualquer nacionalidade boquiaberta. Os brasileiros em geral nao sabem nem que a patagonia existe, olham pra gente com cara estranha como se pensasse: nossa, ele é meio louco/aventureiro, que diabo de lugar é esse? hehuehuehu

 

se falar que patagonia é pais, pencas vao acreditar, rsss

 

mas atenção: tem varios lugares lindos fora dos roteiros tradicionais. ex: junin de los andes, lago general carrera, o segundo maior da america dop sul, região da cordilheira a leste de pucon, em vales repletos de araucarias.

 

bem, qualquer coisa, trocamos figurinhas,

 

 

abraço

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  • Conteúdo Similar

    • Por edumcn
      Tudo bem pessoal, 
      Em fevereiro deste ano fomos para o Ushuaia, saindo de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Foram 26 dias conhecendo as belezas da região. Descemos pela Rota 40 até o Ushuaia, e voltamos pela Rota 3. Tentei resumir nesse material as informações que muita gente está me perguntando. 
       
      Meu gasto total com gasolina foram R$ 2.600
      Gasto total da viagem R$ 7,000. (total 2 pessoas)
      Tem um pdf em anexo com o roteiro, abração
       



      Roteiro Patagônia- Fora de Àrea.pdf
    • Por Gerhard Jahn
      Fala raça!
      Tô felizasso em poder compartilhar essa experiência com vocês. Fiz o mochilão na companhia do meu irmão Kevin Jahn e minha cunhada Carol Jahn em janeiro/fevereiro de 2020, dormindo em barraca, hostels, Airbnb e até no chão do aeroporto (pra dar aquela emoção a mais).
      Apesar de ter sido uma das melhores experiências que já vivi, foi bem difícil planejar essa viagem, então espero que essas poucas informações iluminem quem está cogitando conhecer essa região. De início vou focar apenas nas questões mais relevantes (roteiro, custos e o que levei na mochila), e aos poucos vou relatando os acontecimentos da viagem, principalmente o trekking em Torres del Paine e El Chaltén.

       
      ROTEIRO
      Dia 1: 23/01/20 - Floripa > Santiago > Punta Arenas
      Dia 2: 24/01/20 - Punta Arenas > Puerto Natales - Conhecemos o Estreito de Magalhães pela manhã e em seguida pegamos o ônibus para Puerto Natales. Final da tarde compramos as comidas para TdP
      Dia 3: 25/01/20 - Puerto Natales > Torres del Paine - Ataque ao Mirador Base de las Torres, acampamento no Camping Central
      Dia 4: 26/01/20 - Torres del Paine - Travessia até o Valle del Francés, acampamento no Camping Italiano
      Dia 5: 27/01/20 - Torres del Paine - Ataque ao Mirador Fracés e travessia até o Camping Paine Grande, onde acampamos
      Dia 6: 28/01/20 - Torres del Paine > Puerto Natales - Acabamos ficando de molho no Camping Paine Grande até a chegada do catamarã
      Dia 7: 29/01/20 - Puerto Natales > El Calafate - Ficamos mais de duas horas na aduana Chile/Argentina, foram mais de 8 horas de viagem ao total
      Dia 8: 30/01/20 - El Calafate - Dia de conhecer o Glaciar Perito Moreno, não fizemos o Mini Trekking mas foi ótimo pra tirar um dia pra descansar
      Dia 9: 31/01/20 - El Calafate > El Chaltén - Chegando em Chaltén já fomos direto para a Laguna Capri montar acampamento, final da tarde fizemos um ataque ao Fitz Roy
      Dia 10: 01/02/20 - El Chaltén - Descanso na cidade
      Dia 11: 02/02/20 - El Chaltén > El Calafate - Chorrillo del Salto pela manhã e viagem de volta a Calafate após o almoço
      Dia 12: 03/02/20 - El Calafate > Puerto Natales > Punta Arenas - Chá de ônibus nesse dia
      Dia 13: 04/02/20 - Punta Arenas > Santiago > Floripa

      TOTAL GASTO: R$ 4700,00 (joguei o valor um pouco pra cima porque posso ter esquecido de algo)
      Os valores estão por pessoa e na moeda utilizada no momento da compra.
      DESLOCAMENTOS: R$ 3.526,00.
      Passagem aérea ida/volta + seguro viagem + bagagem de mão + cargueira despachada + assento reservado + taxa de embarque: R$ 2760,00 pela LATAM, de Floripa à Punta Arenas com conexão em Santiago.* Ônibus Punta Arenas-Puerto Natales ida/volta: CLP $ 15.000,00 Ônibus Puerto Natales-Torres del Paine ida/volta: CLP $ 16.000,00. Transfer Guarita-Camping Central: CLP $ 3.000,00. Catamarã Camping Paine Grande-Guarita: CLP $ 23.000,00. Ônibus Puerto Natales-El Calafate ida/volta: CLP $ 34.000,00. Ônibus El Calafate-El Chaltén ida/volta: ARS $ 2400,00.  Van El Calafate-Perito Moreno ida/volta: ARS $ 1200,00. *Pelo meu monitoramento só o valor da passagem variou na época entre R$ 1900,00 a R$ 2400,00. Comprei com três meses de antecedência e confesso que há uma semana antes da viagem o preço ainda estava na mesma faixa.
      HOSPEDAGENS: R$ 506,00.
      Puerto Natales 
      Hostel Bella Vista: R$ 55,00 c/ café da manhã e aluguel de equipamentos de trekking, inclusive ganhamos de presente um gás da host Ni Torres del Paine (vou detalhar melhor no tópico exclusivo de TdP) Camping Central: USD $ 21,00. Camping Italiano: Free, grátis, na faixa. ~não recomendo Camping Paine Grande: USD $ 11,00. El Calafate
      Airbnb Groovy Dooby Doo: R$ 59,00. ~não recomendo El Chaltén
      Camping Laguna Capri: Free, grátis, na faixa. Hostel Rancho Apart: ARS $ 1250,00, quarto compartilhado. *valores por noite
      **foram 10 noites, na primeira passamos no avião e na última no chão do aeropoto.
      ENTRADAS: R$ 200,00.
      Entrada do parque Torres del Paine: CLP $ 25.000,00. Entrada do parque Los Glaciares - Perito Moreno: ARS $ 800,00. ALIMENTAÇÃO: R$ 350,00.
      Restaurante no Chile: em torno de CLP $ 3.500,00. Restaurante na Argentina: em torno de ARS $ 600,00. Mercado para Torres del Paine: CLP $ 6.600,00. Mercado para Fitz Roy: ARS $: 660,00. Compras nos aeroportos, rodoviárias, snacks, frutas e etc. COTAÇÕES
      R$ 1,00 = CLP $ 190,00 (Aeroporto de Santiago) R$ 1,00 = CLP $ 170,00 (Punta Arenas) R$ 1,00 = CLP $ 165,00 (Puerto Natales) R$ 1,00 = ARS $ 16,50 (Restaurante Casimiro em El Calafate, apesar de ter a melhor cotação de Dólar, Euro e Real, aqui é clandestino devido aos problemas políticos-econômico da Argentina)  
      VESTUÁRIO E EQUIPAMENTOS
      O segredo é focar em roupas e equipamentos apropriados para a região. A fama da Patagônia ter uma instabilidade climática não é um exagero, tu literalmente vai viver as quatro estações e todos os tipos de condições em um único dia.
      O que eu levei na minha mochila Forclaz Trek 900 50L + 10L:
      1x Calça modular - Tecido de secagem rápida e que não propagada corte 1x Fleece (0 a 7 ºC) - Uso um com zíper pra ser prático e ajudar a regular a temperatura corporal 1x Jaqueta impermeável (2000 mm) corta vento - Conhecida também como anorak, acabou passando a água em uma das tempestades em TdP 1x Calça segunda pele técnica - Usei a viagem toda, até por baixo dá bermuda 2x Blusas segunda pele - Uma técnica pra caminhada e uma mais quente pra dormir 1x Calça impermeável (2000 mm) - Precisei usar em vários momentos 3x Camisetas curtas Dry Fit - Acabei usando só duas 4x Cuecas de Microfibra  - Secagem muito rápida, foi excelente 2x Meias técnicas de trekking - Nunca tinha usado e fez muita diferença, deveria ter levado pelo menos 4 1x Meia térmica - Usei apenas pra dormir e foi muito bom para deixar as outras respirando 1x Bota de trekking impermeável - Confesso que a minha segurou a água mas a palmilha e solado eram fracos, sugiro comprar uma palmilha boa 1x Havaianas - Usei pra tomar banho, no avião e nas cidades (BRASIIIIIL) 1x Bermuda de banho - Usei bastante nos hostel, todos lugares tem calefação então sugiro levar algo curto pra dormir 1x Luva de fleece para trekking - Usei poucas vezes, somente quando chovia nos lugares mais frios de TdP 1x Protetor de orelha de fleece - Baita acessório, ajuda até pra dormir quando ainda tem luz 1x Cachecol - Acabei usando só pra dormir em virtude do meu saco de dormir ser patético 1x Touca de lã - Usei uma vez, protetor de orelha já resolve 1x Toalha de Microfibra - É item obrigatório, já uso há anos 1x Mochila de ataque 30L - Usei muito pra fazer compras, lá não tem sacola plástica 1x Bastão de trekking - Recomendo dois, a grande maioria das pessoas utilizava um par 1x Shoulder Bag - Ideal pra levar documentos e dinheiro, já tinha costume de usar nos acampamentos em Floripa, pra não deixar nada na barraca dando sopa 1x Barraca de trekking - Uso a Quechua Quick Hiker 2, tenho um vídeo falando sobre ela 1x Saco de dormir para 15 ºC - Não morri mas não passei bem haha sugiro um para 0 ºC 1x Isolante térmico - Uso um egg crate Nature Hike, é importante que o isolante seja bom, foi o que me salvou 1x Kit cozinha - Não pode levar o gás no avião 1x Lanterna de cabeça - Quase não usei porque escurece tarde (22:00) e amanhece cedo (05:00) 1x Kit Primeiro Socorros - Aconselho a levar medicamentos específicos, como antibióticos dose única, antitérmico, anti-histamínico, relaxante muscular 1x Silver Tape - Não usei, mas aconselho levar porque dá pra usar até pra tapar rasgos em roupas. 1x GoPro Hero 7 Black + Bateria extra + Carregador Duplo externo + Micro SD Card extra - Sou fã de GoPro, acho muito útil num lugar como esse que chove toda hora 1x Power Bank 20.000 mAh - Usei muito, apesar de ter entrada USB nos ônibus e tomada em alguns campings
      RESERVAS EM TORRES DEL PAINE
      http://www.conaf.cl/parques/parque-nacional-torres-del-paine/ (camping gratuito)
      https://www.verticepatagonia.cl/home (lado esquerdo do W)
      https://www.fantasticosur.com/en (lado direito do W)
      PASSAGENS DE ÔNIBUS
      https://www.bussur.com/
      https://www.recorrido.cl/ 
      http://www.busesfernandez.com/ 
       
      Espero que a leitura tenha sido útil, logo menos continuo o relato.
      Abraço a todos,
      Gerhard Jahn.
       
    • Por primporai
      Olá, viajantes!
      Depois de ler tantos relatos, receber tanta ajuda e dicas do pessoal aqui no Mochileiros, nada mais justo que deixar uma contribuição sobre a minha experiência pela Patagônia. E também fico a disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance!
      Meu insta é https://www.instagram.com/primporai/, se tiverem alguma dúvida e quiserem trocar alguma ideia, podem me chamar lá. 😊
      Espero que gostem!
      Antes de iniciar o relato sobre a viagem, vou deixar algumas dicas importantes aqui:
      - O meu objetivo com essa viagem era realizar algumas trilhas. Caminhei muito (cerca de 250km) e tive bastante contato com a natureza.
      - Eu fiz a viagem sozinha. Para quem tem dúvidas só tenho uma coisa a dizer: vá sem medo. As pessoas de lá são muito simpáticas e estão sempre dispostas a ajudar. Fiz várias amizades durante as trilhas, nos ônibus, na rua, etc. 😂
      - A fama de rolar caronas por lá é verdadeira. 
      - Mesmo sendo verão, na Patagônia ainda é frio.
      - Os dias são longos, entre 4h00 e 5h00 o sol já está raiando e ele se põe depois das 22h. Dá pra fazer MUITA coisa.
      - Não deixe de fazer absolutamente nada por causa do mal tempo. O clima por lá muda bastante, então saia com chuva ou sol e esteja preparado para as mudanças.
      - Leve sempre na sua mochila de ataque uma jaqueta e calça que sejam impermeáveis e corta vento.
      - Em todos os lugares tem calefação, então use e abuse do sistema em camadas e leve pijama curto para dormir.
      - Faça cambio na Argentina. Minha conexão em Buenos Aires era de madrugada, então não consegui fazer cambio fora do aeroporto, e mesmo assim compensou muito mais que trocar no Brasil. Fiz no Banco Nación dentro do EZEIZA, acho que fica aberto 24hrs. No site deles dá pra acompanhar a cotação oficial (http://www.bna.com.ar).
      - Comprei todos os tickets de ônibus na Rodoviária de El Calafate. Também é possível comprar online.
      - Peguei um Chip para usar internet da empresa Movistar. Só precisa ir até a loja deles com um documento e solicitar o chip, depois ir até um kiosco e fazer uma recarga. A internet funcionou bem na Argentina, exceto El chaltén que lá nem o wifi funciona direito.
      - Tanto na argentina quanto no chile eles não dão sacolas nos mercados.
      - Achei os preços bem interessantes em Ushuaia, pra quem não sabe, é uma área livre de impostos. Vi perfumes, gopro, roupas de frio com preços bons.
       
       Meu cronograma foi o seguinte:
      20/12 – Florianópolis – Buenos Aires
      21/12 – Buenos Aires - Ushuaia
      22/12 – Ushuaia – Laguna Esmeralda
      23/12 – Ushuaia – Pinguineira, Canal Beagle e Glaciar Martial
      24/12 – Ushuaia – El Calafate (avião)
      25/12 – El Calafate – Dia Livre, volta de bike
      26/12 – El Calafate – Perito Moreno e Minitrekking
      27/12 – El Calafate – Puerto Natales - Chile (ônibus)
      28/12 – Puerto Natales – Full Day Torres Del Paine
      29/12 – Puerto Natales – Trekking até  Base deTorres del Paine
      30/12 – Puerto Natales – El Calafate – El Chaltén (ônibus)
      31/12 – El Chaltén – Cerro Torre
      01/01 – El Chaltén – Chorrilo Del Salto
      02/01 – El Chaltén – Fitz Roy
      03/01 – El Chaltén – Laguna Electrica
      04/01 – El Chaltén – Loma Del Pliegue Tumbabo
      05/01 – El Chaltén – El Calafate (ônibus)
      06/01- Chegada em Florianópolis
       
      Vou começar pelo dia 2, porque o primeiro se resumiu apenas em chegar até Buenos Aires 😂😂
      21/12 BUENOS AIRES – USHUAIA
      Cheguei de madrugada no Aeroporto de Ezeiza, fiz o cambio e meu voo até Ushuaia saia do Aeroparque. A Aerolíneas disponibiliza de um transfer gratuito se você emitir um voucher no site deles. A empresa que presta esse serviço é a Manuel Tienda León, só procurar o guichê deles na parte externa do aeroporto.
      O voo de Buenos Aires até Ushuaia dura +/- 4 horas. Acordei quando estava perto de pousar e ao abrir a janela o céu estava azul, as montanhas com os picos nevados e diversos lagos.
      Desembarquei em Ushuaia às 8h10 e como não despachei mala, fui direto ver o transfer até o meu hostel, para não esperar muito optei pelo remis, é um trajeto rápido e custou ARS 300.
      No hostel, tomei café da manhã e fui tomar um banho para sair. E para minha surpresa ao sair do banho, chuva e muito vento (coisas da patagônia 😂). Nesse momento, ainda não entendendo como funcionava o clima por lá, fiquei esperando a chuva passar. Depois de um certo tempo sai na chuva mesmo.
      Estava com o dia livre e fui bater perna para conhecer a cidade, andei pela Avenida San Martin que é a rua de comércios em Ushuaia, muito simpática, com algumas construções coloridas, pelas calçadas apreciando o Canal Beagle, fui até a famosa placa.
      Hospedagem: Antártida Hostel. Localização é ótima, perto da Avenida San Martin, do porto e mercado. Estrutura de quartos, banheiros e cozinhas são boas e sempre estavam limpos. Staffs simpáticos, sempre dando dicas e conversando.

      Vista do avião

      Foto clássica na placa "fin del mundo"

      Canal Beagle

      22/12 – USHUAIA – LAGUNA ESMERALDA
      Pedi no hostel informações sobre o transfer até o inicio da trilha para a Laguna Esmeralda, eles me venderam por ARS 450 ida e volta.
      A van passou no hostel as 10h, o dia estava nublado e sem chuva. A trilha de modo geral é bem tranquila e bonita. Você caminha por bosques, passa por rios, vales, paisagens bem diferentes. Durante todo o trajeto há “plaquinhas” azuis nas árvores indicando o caminho. Possui algumas subidas, não são muito longas e nem íngremes.
      Após mais ou menos 6km cheguei na Laguna Esmeralda e que lugar incrível, meu preferido de Ushuaia. A água realmente é verde esmeralda, mesmo com o dia nublado. Explorei alguns lugares mais altos, contornei a Laguna para vê-la vários ângulos. Logo mais começou uma ventania, coloquei todos os meus casacos, gorro, procurei um abrigo do vento e sentei pra comer para depois começar meu caminho de volta.
      Na volta o vento não deu trégua e eu podia ver a chuva se aproximando. Choveu um pouco e depois o céu ficou azul. Cheguei ao inicio da trilha perto das 14h para aguardar a van. No caminho de volta para o hostel o tempo virou de novo, choveu e ventou MUITO. Fiquei pensando se tivesse optado por voltar com a van das 17h kkkk

      Trilha com as plaquinhas azuis nas árvores, indicando o caminho.
       

       

      Empacotada de casacos depois que cheguei na Laguna Esmeralda
       
      23/12 – USHUAIA – PINGUINEIRA, CANAL BEAGLE E GLACIAR MARTIAL
      Último dia em Ushuaia começou bem cedo, o dia estava lindo, céu azul, pouco vento. Às 7h30 o ônibus saia do Porto em direção a Estancia Harberton, para depois pegar um barco até a Isla Martillo, onde estão os pinguins. Fechei esse passeio com a Piratour por USD 179.
      No caminho até a Estancia paramos num local bonito, com um lago e do outro lado da estrada um vale, onde é possível observar como as árvores crescem tortas devido aos fortes ventos.
      Fomos divididos em 2 grupos para pegar o barco e ir até a ilha dos pinguins. Estava bem frio e com bastante vento. Ao descer na ilha a guia passa algumas instruções e durante todo o passeio explica sobre a ilha, pinguins, predadores, etc. Você não fica “solto” na ilha, precisa caminhar com o grupo. A ilha é realmente cheia de pinguins, estão por toda a parte e são uma gracinha, dá vontade de pegar um e botar embaixo do braço.
      Obs.: Não é permitido se aproximar dos pinguins, acho que são 3 mestros. E tome muito cuidado para não pisar nos ninhos.
      Minha dica é: fique na frente do grupo, um pouco afastado. No momento que estava conversando com a guia um pinguim se aproximou de mim e pude vê-lo de pertinho, até tirei uma selfie com ele.



      Depois vamos até o museu marítimo onde é realizada uma visita guiada em inglês e espanhol. O museu é muito interessante possui ossadas de mamíferos marinhos. O tour é realizado por biólogos, as explicações são riquíssimas, cheias de informações novas.
      Pra finalizar o passeio seguimos até um catamarã para uma navegação de 3 horas pelo Canal Beagle, até chegar ao porto de Ushuaia. Confesso que achei essa parte um porre e dormi boa parte do trajeto kkkk acordei para ver o Farol, que é lindo. Nesse momento estava chovendo e bem cinza, parecia filme de terror. Mais tarde passamos por uma ilha onde ficam vários leões marinhos, paramos ali por alguns minutos para observa-los. Eles dormem todos juntinhos, fazem barulhos, são folgados e desajeitados.
      Desembarcamos no porto de Ushuaia pelas 15h, almocei com uma família que conheci durante o passeio e as 19h30 combinamos de nos encontrar para subir o Glaciar Martial. Nessas horinhas já tinha parado de chover e o sol brilhava, no entanto um pouco antes de sair e encontrar meus novos amigos, o tempo virou completamente e inclusive choveu granizo (acho que nunca vou ver tempo tão louco como ushuaia).


      Após muita indecisão, criamos coragem e começamos a subir o Glaciar Martial, debaixo de chuva mesmo. Estava muito úmido, então a sensação térmica castigava. No meio da trilha já havia parado de chover, olhamos para trás, o céu estava limpo e no mar dava pra ver um lindo arco-íris. A subida é bem íngreme, senti a minha panturrilha queimar. Subimos até encontrar os pontos com gelo, tomamos a agua trincando e começamos a descida com vista para Ushuaia, o céu estava com cores lindas.
      Por isso eu vou reforçar mais uma vez: NÃO DEIXEM DE FAZER ABSOLUTAMENTE NADA NA PATAGÔNIA POR CAUSA DO TEMPO.

      Patagônia e suas surpresas 😍



      Por enquanto é isso gente, conforme for sobrando um tempinho vou escrevendo e postando aqui!
       
       
    • Por Alexandre Cabral
      Gostaria de deixar o meu primeiro relato com a certeza de que ainda viram muitos outro!
      Como nos concentramos apenas em Ushuaia, por questão de logística, pois não tinha voos diretos de Ushuaia para Calafate nesse período específico, decidi deixar meu relato do ponto de vista de alguém que tentou aproveitar ao máximo o que Ushuaia tem a oferecer. 
      Poderia ter economizado muito mais do que o fiz, mas como a maioria das viagens de ultima hora, paguei um preço a mais. O fato de ter ido em baixa temporada, amenizou um pouco a situação. Minha viagem foi no começo de maio/2019 e durou uma semana. Comprei pacote aéreo (aerolíneas) + hotel pela decolar. O voo saia de São Paulo para Ushuaia com escala de 6h em Buenos Aires e com troca de aeroporto, pois voos internos são operados no Aeroparque. A aerolíneas disponibiliza transfer gratuito, é só entrar no site deles ir em: serviço ao cliente -> serviço de transfer -> preencher seu sobrenome, o código de reserva e e-mail, dai você recebe os vouchers por e-mail tanto o de ida quanto já o da volta em QR code, é só apresentar na hora de pegar o transfer. No site tem os horários que, se não me engano, é a cada hora, o transfer é operado pela empresa Manuel Tienda León.
      Os passeios que cotei ainda estando no Brasil estavam muito caros e decidimos olhar os preços quando chegamos lá, uma vez que, sendo baixa temporada, não teríamos o risco de ficar sem vaga. Negociando diretamente com a agência, o preço é totalmente diferente, muito mais barato, fechamos todos os passeios com a Brasileiros em Ushuaia que montou um roteiro de passeios de acordo com nossa disponibilidade. Com exceção da Expedição Off Road 4x4 + caiaque (que é opcional, mas vale a pena), dos outros passeios que fiz, não era realmente necessário fazer por agência. Lembrando que, certos passeios, são feitos em determinada época do ano e outro são feito o ano todo.

      1. Letreiro
      1º Dia - Chagamos as 8h e pegamos o transfer, que já estava incluso, até o hotel, ficamos no Hostal de Bosque, nos instalamos e fomos ver os passeios, fechamos tudo já no primeiro dia, mas lembrando que durante a viagem foi possível rever a ordem dos passeios para a que melhor nos atendesse. Devido ao cansaço, ficamos pela cidade conhecendo alguns ponto turísticos com o letreiro, a avenida San Martín que é a principal e é onde fica tudo e aproveitamos para visitar o museu marítimo e presídio. Para fazer a visita no Museu, é preciso pagar a entrada, estando la dentro pudemos explorar as galerias onde tinha as exposições e mais a frete o presídio, seus anexo e as selas. Cada sela conta um pouco da história do lugar com fatos, representações dos presidiários que passaram lá. Dentre os anexo, há um que esta preservado como foi deixo a anos e a sensação de entrar lá é surreal, vale muito a pena a visita.  A noite fomos relaxar no pub Dublin que é sempre cheio de gente e um dos melhores bem estilo Irlandês.                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
      2. Placa Ushuaia FIn del Mundo 

      3. Museo Maritimo y del Presidio de Ushuaia
                
      2º Dia - Trem do Fim do mundo + Parque Nacional Terra del Fuego - Da pra pegar um táxi e ir para a plataforma do trem, comprar o ticket e fazer o passeio tudo por conta, depois para o parque precisa outra condução. O trem em si é bem simples mesmo, mas o que vale a pena é a paisagem pelo caminho, realmente parece que se esta dentro de um filme. O trem faz uma parada e é possível descer tirar fotos e explorar um pedacinho do lugar. Na entrada ganhamos um fone de ouvido  e durante todo o trajeto, é possível escutar sobre a história dele, em vários idiomas. No parque nacional, vemos alguns lagos, entramos na floresta e caminhamos até um café que tem um pouco mais acima onde a vista é incrível e é possível degustar um chocolate quente maravilhoso. Nesse mesmo passeio, foi ao correio do fim do mundo, tem que dar sorte de ele estar aberto, pois os horários de funcionamento são meio bagunçados. Demos sorte de achar aberto e pudemos carimbar o passaporte com o selo de lá, o lugar é em interessante, vende cartão postal e funciona como um correio normal.

      4. Passeio no trem do fim do mundo

      5. Parque Nacional Terra do Fogo

      6. Correio do Fim do Mundo
       
      3º Dia - Glaciar Martial + Bar de gelo - Para o glaciar é só pedir um táxi até a casa de chá que fica no pé do glaciar e de lá da pra subir tranquilo. Como era outono, a pista de esqui na estava aberta, por isso dava para subir o glaciar por ela. A caminhada até a parte de cima não é pesada e é tranquila de fazer e mais uma vez a vista surpreende em cada cantinho daquele lugar. O bar de gelo é tipo uma câmara fria a -20ºC que server bebida durante 20 min, não achei muita graça, da pra passar sem, mas como fazia parte da experiência, la fomos nós.

      7. Glaciar Martial

      8. Bar de Gelo
       
      4º Dia - Trekking Laguna Esmeralda - Para mim que nunca tinha feito trekking foi muito bom ter ido com a agência, mas pra quem já é acostumado, é o mesmo esquema, táxi ate a entrada e de la segue até a laguna. Esta sinalizado e sempre tem gente por conta fazendo o trajeto. É uma caminhada de 4h ida e volta, passamos perto de represa de castores, dentro do bosque, lugares com lama, riachos, até chegar na laguna é um pouco cansativo então é bom reservar um dia para esse passeio.

      9. Laguna Esmeralda
       
      5º Dia - Navegação Canal Beagle - No porto tem as empresas que vendem o ticket para a navegação, que se não me engano é de manhã e a tarde. Também tem que pagar uma taxa no porto na hora do embarque, não me lembro o valor mas não é nada absurdo. Vimos o O Farol Les Eclaireurs, conhecido com o farol do fim do mundo e ilhas com leões marinhos e aves, não era época dos pingues, então de 
      10. Farol Les Eclaireurs (Farol do Fim do Mundo)
       

      11. Colonia de Aves no Canal Beagle 
       
      6º Dia - Expedição Off Road 4x4 + caiaque sunset - É uma passeio noturno, vale muito a pena, o caiaque como já disse, é opcional, mas é muito legal o passeio e vale a pena também. De dois em dois, entramos no caiaque e remamos no lago escondido seguindo o guia, o fundo do lago é cristalino e incrível, ficamos até o pôr do sol admirando a vista. Depois voltamos a rota adentrando a uma floresta já a noite e paramos perto do lago fagnano. O passeio termina com um churrasco numa clareira no meio do floresta, com direito a fogueira e marshmallow. É uma ótima maneira de fechar a viagem com chave de ouro. 
       
      12. Lago Escondido

      13. Caiaque sunset, Lago Escondido

      14. Lago Fagnano

      15. Churrasco e Marshmallows
      7º Dia - Foi o ultimo dia então tiramos para comprar algumas lembrancinhas, como tinha nevado nas montanhas, pegamos um táxi e voltamos ao glaciar para ver como estava e era outra paisagem tudo branquinho de neve.
       
      8º Dia - Pegamos o transfer as 07h e fomos para o aeroporto pegar o voo de volta.
       
       
      Qualquer dúvida, estou as disposição! O Post ainda precisa ser melhorado, qualquer sugestão é bem vinda! 😃
       
    • Por Thalles Medeiros
      Tô passando pra avisar que mês que vem "fevereiro" vou fazer uma trip épica rumo ao Uruguai bem "mão de vaca" pegando caronas, barraca e etc .. 
      Já te adianto que vai ser tri legal 
      Fico pilhado? Ta afim de ir? van bora!! 


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