Ir para conteúdo

Índia


Ktrek

Posts Recomendados

  • Membros
Comecei a fazer os preparativos pra uma futura viagem à Índia pra mochilão, mas não estou encontrando algumas informações na Internet.

Estou planejando ir sem roteiro, apenas com um conceito básico dos lugares - praticamente mapa na mão e vontade no coração. :lol:

Pesquisando um pouco (muito pouco) achei albergues por R$12 a diária, então estou calculando um máximo de R$20 por dia para acomodação, ou seja, 90 dias x 20 reais = R$1800. Achei justo. Não ligo de dormir em lugar sem luxo e essas coisas, só quero ter um teto em cima de mim e minha mochila segura. A minha dúvida quanto a isso é se vale mais a pena arranjar um amigo e dividir um quarto de casal ou duplo, pois pelo que vi quartos para casais são mais baratos se você dividir o preço.

 

Existem muitos lugares baratos realmente para se ficar na India mas cuidado, muitos podem querer cobrar mais de você por ser estrangeiro. Alguns lugares podem também não aceitar você numa primeira tentiva e te empurrarem para um lugar mais caro achando que você teria dinheiro para pagar isso. Na India esse lance de chegar e ver lugar para ficar não é uma boa ideia. Sempre arrume alguém antecipadamente onde vai ficar. No seu lugar, eu daria preferência a quartos coletivos em albergue. Devem ser bem baratos, mesmo os de boa qualidade. Esse lance de arrumar alguém para dividir com você pode ser uma boa ideia também dependendo do lugar onde for, porque nem todos os lugares vão ter albergues de qualidade e em alguns vocẽ vai ter que se virar mesmo é com hoteis baratos, tipo Bed and Breakfast.

 

Minha segunda dúvida é quanto a alimentação. Não faço ideia de como calcular esse item por não sei como pesquisar sobre isso, e no que tentei não achei nada satisfatório. Meu objetivo é comer três vezes ao dia, não ligo para restaurante chique, tenho até preferência por comer nos comércios de rua. No caso seria café da manhã x almoço x janta, podendo adicionar algum tipo de snack no meio do ciclo (não é obrigatório). A pergunta é quanto eu gastaria diariamente com isso.

 

Antes de mais nada, eu sei que você não quer gastar muito com isso, mas eu sugiro que tenha bastante cuidado não só com os lugares onde você vai comer como também pelo tipo da comida que vai tentar. Seu estômago e principalmente o intestino vão entender o que eu estou dizendo. Sobre preços, em lugares caros como Mumbai, você deve esperar gastar quase o que gasta aqui no brasil com alimentação, podendo facilmente uma refeição simples chegar a custar algo em torno de uns US$ 20,00. Mas um bom chute para uma refeição é de US$ 8,00. Teve lugares que eu consegui um prato de chicken fried rice (ums espécie de prato chinês onde vem frango desfiado com arroz e mais uns vegetais) por coisa de uns IN$ 120,00 que dava na época pouco mais de US$ 2,00. Na época eu andava com o guia do LP que me dava as dicas dos lugares mais confiáveis. Alguns se eu passasse na porta e não soubesse que estava no guia jamais entraria, mas também não tinha muito para onde correr. Um chute alto de US$ 14,00 por dia de comida me parece bem razoável. Talvez gaste menos até. Em Delhi, o café da manhã era na diária do hotel, os restaurantes próximos cobravam na faixa de uns IN$ 400 a 600 e a noite dava para comer por menos de IN 200 nas lanchonetes dos hoteis.

 

O terceiro item é o transporte. O objetivo principal é viajar de trem pelo país, que parece ser o mais seguro, prático e confortável. Na rápida pesquisa que fiz achei um trem partindo de Nova Deli pra Bangalore por 745 rúpias indianas, algo em torno de 30 reais na "sleeper class". Achei muito barato por ser uma distância grande. Pelo que pesquisei a "sleeper class" não é lá a mais luxuosa, mas dá pra dormir tranquilamente. A questão é que como de Nova Deli pra Bangalore é uma distância muito grande, acho que estragaria um pouco da experiência. Então verifiquei uma passagem de trem de Nova Deli pra Jaipur que é bem mais perto e saiu por 210 rúpias, cerca de 9 reais. Como não vou pegar trem todo dia, mas tem a possibilidade de eu usar outro meio de transporte pela cidade, posso facilmente calcular 7 reais de transporte por dia, podendo juntar o que eu não gasto em um dia para o próximo trem que irei pegar. Então fica 90 dias x 7 reais = R$630.

 

Sugeriria que fizesse as grandes distâncias tipo viajar do norte ao sul ou cruzar o país de leste a oeste de avião. As passagens de avião lá não são muito caras. Eu mesmo comprei ida e volta de Mumbai a Goa por coisa de uns IN $ 6000 (+- US$ 120, distância parecida de SP a BH), isso devia ser coisa de uma semana ou 10 dias antes da data do primeiro voo no máximo. vai te economizar tempo. Comprar passagens de trem na India, já vou te avisando, é uma arte !!! :twisted: O mais fácil é lidar com os agentes locais que vendem uma passagem que eles comprar do site da IRCTC e cobram uma taxa que não chega a assustar. Você também consegue comprar diretamente na boca do caixa, mas além de ser uma experiência não muito agradável pelas filas, você com certeza vai ser enrolado que nem eu fui em Delhi, dizendo que estrangeiros não podem comprar passagens lá, etc e tal. Numa outra pergunta aqui no mochileiros, eu dei umas dicas sobre como comprar passagens de trem (transportes-na-india-t56190.html#p789901). Evite apenas a segunda classe do trem, todas as demais são factiveis de se viajar. E tenha em mente que você tem que comprar as passagens com certa antecedência. Se for um lugar muito visado onde quer ir pelo menos una 4 meses, que é quandoa IRCTC abre a venda das passagens.

 

Durante minha rápida pesquisa sobre visto eu descobri que pra tirar o visto pra Índia eu tenho que ir pra Brasília. Isso confere?

Quanto as passagens aéreas, o melhor preço que achei foi pela Ethiopian Airlines que dá cerca de $1130, ou 2715 reais. partindo de Guarulhos pra Deli. Essa é parte mais cara da viagem até agora, se tiverem alguma alternativa mais barata estou aberto a sugestões (navio, bimotor, nado, asas de Ícaro). :D

 

O "roteiro" começa em Deli e vai pra Agra, visitar o Taj Mahal, partindo depois para Jaipur. E é basicamente isso. Depois vou fazendo o roteiro no decorrer da viagem, conversando com locais, viajantes e assim decidindo os melhores rumos da viagem.

 

Eu tirei meu visto pelo correio no consulado indiano em SP. Mas eu moro no RJ, não sei se pelo estado onde você está teria que tentar direto na embaixada em Brasília. Recomendaria procurar o site do consulado em SP e até entrar em contato com eles para ver se não consegue fazer por lá. E sim, é necessário visto para entrar na Índia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 424
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

3 meses na ìndia dá pra fazer muita coisa... se não for inverno, não deixe de visitar a região da Kashmir... se for inverno é difícil ir até lá, mas têm cidades, como por exp Manali, onde você pode esquiar no inverno!!! E na mesma época do ano é possível ir para Goa e curtir uma praia 30graus hehehe... viajar de trem é tranquilo, comprar as passagens segundo nosso amigo falou realmente não é facil, requer paciencia, comprei todas direto no guiche mesmo... a sleeper class é a mais barata, mas eu recomendo pegar a third A/C class...

Seja bem cuidadoso com comida, especialmente em Varanasi (nasty)... Se estiver indo para Goa, o que eu recomendo fortemente, me manda msg posso te passar umas dicas de lá...

 

Quanto a dividir quarto, eu fazia isso bastante, geralmente quando o onibus ou trem chegava na estação eu já conhecia algum outro mochileiro viajando sozinho... como eu nunca tinha hotel bookado, sempre seguia a pessoa (se estivesse viajando low budget como eu, claro)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Eu fui para Jaipur, fiquei 4 dias por lá.. Não fui em festa em nenhum lugar da Índia. Estava com uma amiga e não nos sentíamos seguras caminhando à noite.. Mesmo de dia os homens olhavam muito e vinham conversar com a gente, é bom ficar sempre atenta.

As pessoas são legais na Índia, mas como dito acima, é bom tomar mais cuidado se você estiver sozinha ou somente com uma outra amiga.

 

Bom, Jaipur tem muuuitos passeios legais: Hawa Mahal, Jantar Matar, Forte Ambar, Birla Mandir, Raj Mandir Cinema (fui duas vezes ao cinema, apesar de não entender nada pq não tem legenda nem em inglês, é muuito divertido! vale a pena), Jal Mahal, Monkey Temple..

Veja mais sugestões de atrações na página de Jaipur no tripadvisor!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Jaipur é fraquíssimo em questão de festas... alguma coisa nos hotéis, tem um que chama parecido com peackok algo assim, os motoristas de tuk tuk sabem... balada achei uma, é bacana o ambiente, mas fecha por volta da meia-noite, o nome é algo que como rock n roll house algo assim... festa na índia vc encontra em Goa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Doberista,

Boa tarde! Vi suas fotos e vi que foi a Varanasi... Estou morando em Pune com outros intercambistas de vários países.. Estou doida para ir a Varanasi e ninguém da minha casa está interessado a ir, mas quero ir mesmo assim...mas como sou mulher ouvir muitas coisas negativas sobre ir sozinha e que pode ser muito perigoso.. Você tem alguma dica para me dar ? Quanto tempo ficou lá?! Hostel ? Foi de trem ? rsrsrs.. Desculpe por tantas perguntas e obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Juliajacobina, eu fui junto com uma amiga à Varanasi. Fomos de avião porque não planejamos com tempo e não havia trem disponível..

É um lugar muito interessante para ver o lado tão religioso da cultura deles, bem como vê-los tomando banho, rezando, lavando roupa, entre outros, no Ganges.

Todo final de tarde eles fazem uma cerimônia nos gahts, à beira do Ganges, é muito legal! E você pode pegar um barquinho para assistir do Rio ou então fazer o passeio de barco logo cedo.

Quanto à segurança, estávamos em duas meninas e não passamos por nada de diferente do que em outros lugares da Índia. É só tomar cuidado!

Ah, ficamos em um hostel na região do Dasaswamedh Ghat, é uma boa localização!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Juliajacobina,

 

Reitero as palavras da colega Angela. Embora eu não tenha tido problemas, por ser homem, sugiro evitar aglomerações, manter uma certa distância dos homens e evitar olhá-los muito, para não dar brechas. Vi poucos relatos de desconforto entre mulheres, mas é sempre bom evitar.

Andei a Índia toda de trem, comprando pelo site do cleartrip. Se vc conseguir acessar um Reservation Office em alguma ferroviária, peça pelo ticket "tourist quota" e procure as classes superiores AC 1, 2 e 3, que são mais confortáveis. Fiquei no Scindia Guesthouse, na Scindia ghat, um quarto com sacada para o Ganges, por 2000 rúpias, mas há opções mais em conta. As ghats são todas próximas umas das outras e a principal é a Dasashvamedha Ghat, onde tem celebração todo fim de tarde (por volta das 18h) e é um passeio que considero obrigatório.

O passeio de barco pela manhã (por volta de 200 rúpias) é praticamente um MUST! Fiquei apenas 2 dias, mas ficaria uns 5, pois a cidade transpira religiosidade e emoção.

Teho mais fotos de lá:

Scindia Ghat, com a parte da Ghat que desabou no passado (veja a cúpula na água até hoje)

10013520_10203409585339594_227312590_n.jpg

Dasashvamedha Ghat, pouco antes da celebração do fim de tarde.

1383771_10203409570179215_250341964_n.jpg

A celebração do fim de tarde (o ponto mais alto da viagem, sem dúvida!):

1903992_10203409566619126_1715141939_n.jpg

O passeio de barco pela manhã:

1557647_10203412785339592_1563277719_n.jpg

 

Obrigado pelas palavras! ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...