Ir para conteúdo

GUATEMALA, BELIZE E MÉXICO - GASTOS, PLANILHAS, VÍDEOS E O MELHOR ROTEIRO!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala mochileiros e mochileiras, tudo certo?

 

Primeiramente gostaria de agradecer todas as dicas que colhi aqui no site do mochileiros e também em outros sites de membros da comunidade. Todos os relatos, fotos, vídeos e perrengues fizeram com que eu anotasse tudo, gravasse toda a minha viagem e resumisse em alguns vídeos para que eu possa trazer esse mesmo sentimento à vocês (inclusive aos que já fizeram essa trip e querem matar a saudade).

 

Bom, finalmente vou começar a escrever sobre essa incrível viagem que fiz entre esses três países. "Ahh, mas Elyson, qual foi o melhor país?" Foi o que mais me perguntaram e a resposta é os três se completam, cada um tem sua peculiaridade! Durante essa viagem, mais do que tirar somente fotos, fiz vários vídeos onde mostrarei um pouco de cada lugar. O primeiro é o resumo de tudo que vou falar por aqui. Dá só uma olhada:

 

[t3]ROTEIRO[/t3]

 

[googlemap]https://www.google.com/maps/d/u/0/embed?mid=1GxLWAo-BCl6MGREPlEcIEYDyYRM&ll=17.709456759821986%2C-90.97493291249998&z=6[/googlemap]

 

GUATEMALA - 10 DIAS

- Ciudad de Guatemala

- Antígua

- Acatenango

- Chichicastenango

- Lago Atitlán

- Semuc Champey

- Flores

- Tikal

 

BELIZE - 4 DIAS

- Belize City

- Caye Caulker

 

MÉXICO - 9 DIAS

- Chetumal

- Tulum

- Chichén Itzá

- Valladoid

- Playa del Carmen

- Cancun

- Isla Mujeres

- Cozumel

- Playa del Carmen

 

BELIZE

- Belize City (Aeroporto)

 

[t3]PLANEJAMENTO E GASTOS[/t3]

 

Pois bem, aqui vem a parte que mais interessa a todos. Quanto custa essa viagem?

Como passagem aérea é quase uma coisa pessoal, pois variam muuito de preço dependendo de quando você compra, de onde você inicia a viagem, onde irá fazer escala, ... colocarei o quanto eu gastei durante toda a trip, incluindo hospedagem, alimentação, aluguel de bike, lavanderia, pinga, balada, breja, tours, mergulhos, transportes, lembranças para família e amigos e entrada nos principais pontos turísticos: 1400 dólares.

 

Levei 1500 dólares e se eu não tivesse perdido minha doleira (conto essa história mais pra frente), ainda teria voltado com 100 dólares no bolso. ::otemo:: sqn

 

CAMBIO

Os Câmbios que peguei foram:

 

Dólar à R$3,43 (quando voltei tinha baixado muito) ::grr::

Guatemala U$1 = 7,5 Quetzales

Belize U$1 = 2 ‘’Belizenhos’’ (esse cambio não sofre alteração)

México U$1= 21 Pesos

 

Com relação as passagens aéreas, minhas dicas são:

DICA 1: COMPRE COM ANTECEDÊNCIA (nem precisava falar);

DICA 2: Se teu vôo faz escala, VEJA BEM SE OS PAÍSES EM QUE ELE FARÁ ESCALA PRECISA TER VISTO. Digo isso porque minha passagem sairia muito mais barata se eu fizesse um trecho com a American Airlines, mas como não tenho visto para entrar nos EUA, não pude comprar. Já ouvi relatos de muitas pessoas que compraram por impulso sem ver esse ponto e tiveram que cancelar sua viagem.

DICA 3: PESQUISE EM VÁRIOS SITES! inclusive das companhias aéreas que saírem no resultado. Não sabe quais são os sites, vou facilitar sua vida:

 

http://www.decolar.com

http://www.melhoresdestinos.com.br

http://www.skyscanner.com.br

http://www.viajanet.com.br

http://www.submarinoviagens.com.br

http://www.kayak.com.br/flights

http://www.expedia.com.br

http://www.zupper.com.br

http://www.mundi.com.br

http://www.trabber.com.br

 

No meu caso comprei pela Decolar.com, pois mesmo com a taxa de serviço deles, o valor saiu mais barato do que comprando direto com a companhia, além de eu ter tido sorte de pegar três vôos na primeira classe. Fui de Avianca e o atendimento foi excelente! Uma dica é: caso queria fechar direto pela Avianca, por ver que vai sair mais barato, ligue gratuitamente para a AVIANCA COLOMBIA. Lá o preço cai ainda mais, muito mais e pelo mesmo voo que vai sair aqui do Brasil (vai entender).

Os telefones são:

0 800 891-8668

0 800 761-8222

0 800 891-1684 (telefone para portadores de deficiência de fala e audição).

 

DICA 4: UTILIZE AS ESCALAS PARA CONHECER OUTROS PAÍSES. Se você tiver tempo e planejar bem, pode muito bem pegar uma escala para o Panamá, por exemplo, e perguntar na companhia aérea se poderia ficar mais tempo na escala. Existem escalas que você pode fazer de 8, 10 horas até DIAS. Então porque não aproveitar para comer um Ceviche em Lima, ou conhecer o canal do Panamá com seu novo chapéu? :D

 

DICA 5: COMPRE SUA PASSAGEM DE VOLTA PARTINDO DO SEU DESTINO FINAL. Se você vai começar sua trip na Guatemala até o México, porquê não comprar sua passagem de volta saindo de Cancún ou Cidade do México ao invés de ter que fazer toooodo o trajeto de volta até a Guatemala? "Ahh Elyson, mas meu vôo vai sair 200 dólares mais caro se eu voltar do México..." então vamos lá. Se você esta lá na ponta direita do México e seu voo de volta parte da Guatemala, NO MÍNIMO uns 2 dias de viagem você perde, além de ter que gastar mais dinheiro com transporte (ônibus, van, taxi), energia por ter que viajar horas em ônibus/van/barco/taxi, perder tempo buscando hospedagem, correndo pra lá e pra cá com a mochila nas costas, fazendo cambio de dinheiro e rezando para que tudo dê certo na imigração. Prefiro muito mais usar esses dois dias para conhecer outro lugar ou ficar de pernas pro ar descansando em alguma rede. Caso o valor não seja tão absurdamente alto, não faça isso com você.

 

[t3]O QUE NÃO DEIXAR DE LEVAR NA MOCHILA[/t3]

 

Algumas coisas variam de viagem para viagem, mas existem coisas que nunca devem faltar em sua viagem e e colhi algumas boas dicas no site My Lovely Passport, e essas são:

 

1º – CANETA . Em muitos aeroportos do mundo é preciso preencher fichas para a polícia federal e nem sempre (quase nunca) têm canetas disponíveis. As pessoas preenchem rapidinho e já vão direto para o guichê, não deixando nem abertura para pedir emprestado. Então, para não atrasar sua viagem por um motivo tão bobo, leve uma caneta com você e deixe em fácil acesso na bagagem de mão

2º – CADERNO DE ANOTAÇÕES. Não fique dependente do seu celular. Nas piores horas a bateria acaba e aí vem aquela lembrança, PORQUE EU NÃO ANOTEI EM UMA M* DE PAPEL? Além de te ajudar a anotar algumas coisas, como a reserva do hostel/hotel ou o relato da viagem :D , é muito mais rápido e fácil se comunicar com papéis em algumas situações onde o idioma falado é diferente do que você domina.

3º – LANTERNA. Pode confiar, você vai precisar. Se for aquelas de colocar na cabeça, melhor ainda.

4º – CARREGADOR PORTÁTIL (Power-Bank). Leve sempre um Power Bank na bagagem de mão/bolsa para poder carregar o celular no deslocamento em viagens.

5º – MOCHILA DE ATAQUE. Durante os dias de passeios,precisamos de coisas que não terão como ser carregadas se não tiver uma pequena mochila ou uma bolsa que seja confortável de levar.

6º – SUNGA OU BIQUINI. Independente da época do ano, sempre leve roupas de banho com você, pois a chance de cruzar com um lago TOP, uma praia convidativa ou uma piscina de hostel/hotel são grandes.

7º – ÓCULOS DE SOL E ÓCULOS DE MERGULHO. Pode parecer besteira, mas já que vai mergulhar, porque não ver o que tem lá no fundo? Já encontrei dinheiro em praias e até um colar com uma pedra que eu queria há tempos em uma cachoeira na Ilha Grande. E o óculos de sol além de te ajudar naquele dia ensolarado, ou do reflexo de aulgum lugar muito branco (como neve, areia branca ou deserto de sal), caso você esteja passando por uma ventania com areia ele irá te proteger bastante (experiência própria).

8º – SOUVENIR DO BRASIL para presentear “novos amigos”. No meu caso sempre levo uma ou duas garrafas de cachaça para fazer para as pessoas, e isso além de me render novos e bons amigos, já me renderam tours de graça, entrada vip em alguns lugares e até hospedagem gratuita. Caso não beba ou não queira levar bebida compre mini bandeiras, cartões-postais, chaveiros, ou qualquer outra coisa barata que lembre o seu país e ofereça como presente para pessoas que forem legais com você na viagem. Você terá experiências incríveis com esse gesto.

9º – TOALHA DE SECAGEM RÁPIDA (compacta). Depois que conheci essa maravilha, nunca mais me separei dela. Em alguns hostels eles dão toalha, mas muitos cobram por isso e tem alguns que nem toalha tem. então pra não passar perrengue, leve uma com você.

10º – KIT FRIO. Assim como as roupas de banho, independente da época do ano, sempre leve pelo menos uma blusa de frio, luvas, cachecol e gorro.

11º – KIT DE PRIMEIROS-SOCORROS. Você pode precisar de remédios para azia e má digestão (sim, eles vêm em primeiro na lista, a chance do seu estômago estranhar outros temperos é enorme), remédios contra dor de cabeça, anti-gripal, febre, diarréia, dores musculares e band-aid. Em muitos países é difícil se comunicar em lugares não turísticos, portanto tenha esses remédios em mãos como precaução.

12º – PROTETOR LABIAL. Acredite, proteger os lábios parece besteira, mas é uma das coisas mais incomodas ter os lábios machucados em um mochilão.

13º – KIT NÃO PERTUBE (mascara de dormir e protetor auricular). Além de te salvar caso esteja em um mesmo quarto que uma pessoa com motor V8 na boca, o liga e desliga de luzes e aquelas viagens mal dormidas de madrugada não serão mais problemas. Não ocupa espaço e te rende horas a mais do seu dia.

Lá no site deles tem muitas outras dicas

 

Pode parecer uma trip meio cara para os padrões de mochilões pela América do Sul, porém vale cada centavo e a experiência é sensacional.

 

Essa primeira parte foi mais de preparação do que o próprio relato. Continue acompanhando que logo tem muito mais!

mqdefault.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

[t3]DIA 1

Conexão Latinoamérica[/t3]

Bom, minha viagem teve início no Aeroporto do Galeão, pois fui passar o Natal com minha família do Rio. Meu cunhado me deu carona até lá e peguei meu voo às 6h45. Como essa viagem foi planejada de última hora, não consegui bons preços nas passagem aérea. A única coisa que amenizou a "facada" que tomei no preço da passagem (1166 doletas) foi que consegui ir de classe Executiva pelo preço da classe Econômica. Para se ter uma ideia, a passagem na executiva estava cerca de 3206 dólares, quase 3x mais do que paguei. A diferença é gritante não só no espaço para as pernas ( o joelho agradece), mas também no serviço de bordo e no lounge exclusivo entre conexões, então bora lá né?

 

 

Como havia prometido, segue a planilha com todo o roteiro, hospedagem e informações úteis sobre toda a viagem, inclusive com calculadora para converter de dólares para Pesos, Dólar Belizenhos e Quetzal:

[info]CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A PLANILHA MOCHILÃO GUA-BEL-MÉX[/info]

As conexões foram as seguintes:

Rio x Lima

Lima x El Salvador

El Salvador x Guatemala City

 

Sempre fique de olho nos sites de busca de viagens! Às vezes a diferença entre passagem executiva e econômica está apenas em selecionar horários ou dias diferentes. Veja um pouco do porquê é bom pesquisar bem:

 

20161227_075242.jpg.808790446e71e32ed87a7b3e0cb1e3f4.jpg

 

20161227_142723.jpg.3d0e275b576ce170c08537bd38a982d5.jpg

 

20161227_145320.jpg.f046c5e6909851d7ecbb43c284978e6f.jpg

 

GOPR8591.JPG.90e27017add99f78947cdf146ad26b1b.JPG

 

GOPR8600.JPG.f8489bd1322259d30f95e413d053a8d5.JPG

 

DICA: caso você goste de olhar pela janela, prefira o lado direito a partir de Lima, pois lá você verá o mar e o continente, já no lado esquerdo somente o mar.

Chegando em El Salvador resolvi fazer minha primeira transmissão ao vivo pelo facebook, mostrando que eu não encontrava o portão onde partiria meu voo. PS: A QUALIDADE ESTÁ RUIM PORQUE ERA TRANSMISSÃO AO VIVO: :D

Nessas idas e vindas pelo aeroporto de El Salvador, eu perdi minha certidão de nascimento original (também não sei porque eu estava com ela) e só me dei conta da perda no dia seguinte quando eu já estava na Guatemala e para minha sorte, cagada, milagre, uma brasileira que mora em Nicarágua achou e entrou em contato comigo e vai me mandar via correio. Mais uma pra história de mochileiro!

598ddf009c00b_certidodenascimento.jpg.f627e83d2365f5213d0e3cc6e3c798c0.jpg

 

Cheguei na Cidade da Guatemala às 15h30 e tomei um taxi direto pro Hostel. O Hostel que fiquei se chama "Euro Hostel" fica a 5 min do aeroporto e o transfer é gratuito (avise o horário e voo que você vai chegar). Caso você chegue e não tenha ninguém te esperando, tome um taxi até lá que custa cerca de 25 QTZ ou 4 dólares que esse valor será reembolsado pelo Hostel. A diária custa 10 dólares e o café da manhã está incluso. De todos os hostels que fiquei, esse foi o mais simples. Nesse vídeo mostro um pouco como é lá dentro:

 

O Euro Hostel fica dentro de um condomínio fechado, o que dá uma certa segurança, já que o que você mais vai ouvir é que tudo na Guatemala é perigoso. Balela! Se você sabe se virar em São Paulo, no Rio ou em outras grandes cidades aqui do Brasil, você não terá problema em nenhum desses lugares que passei.

[info]CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A PLANILHA MOCHILÃO GUA-BEL-MÉX[/info]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

[t3]DIA 2

Ciudad de Guatemala[/t3]

 

Como falei anteriormente, tomando todas as precauções de grandes cidades, dificilmente você irá passar por apuros na Guatemala. Pessoas recomendam você tomar taxi para ir p/ todos os lugares, mas optei pelo transporte público. Para se ter uma ideia, a passagem de ônibus custa 1 QTZ ($0,13 ou R$0,45), já o táxi custa 105 QTZ ($14 ou R$48) pelo mesmo trajeto ::ahhhh::

Após às 17h a passagem sobe para 2 QTZ.

GOPR8635.JPG.1795ea6a6a125666e78cf094bcd023eb.JPG

 

[t3]O QUE FAZER EM GUATEMALA CITY?[/t3]

 

Se você tem tempo, existe uma infinidade de opções de entretenimento, como o Mundo Petapa Irtra, que é um parque aqúatico muito frequentado e que é um passeio que dura o dia inteiro. E também tem o La Aurora Zoo, zoológico da cidade com uma infinidade de animais.

Como eu só iria passar um dia e não gosto de zoológico, optei em fazer uma caminhada pelo Centro Histórico que se iniciou no Estádio Nacional, depois fui até o Museu da Tipografia (grátis - 50 min), Edifício dos Correios (grátis - 30 min), Parque Concórdia, Ministério do Governo (não compensa), Palácio Central, Catedral Metropolitana, Mercado Central, Paróquia La Merced, La Famosa Casa de Súchiles, dentre outros lugares.Ainda teria muitos outros lugarers para ir, mas fiquei contente com o que conheci. Na tradicional casa de Súchiles provei o melhor suco da minha vida! Recomendo a todos! São tantos igredientes que até fiquei com preguiça de anotar:

20161228_161922.jpg.62d2f34936c704e5b534f7a52abb8e9e.jpg

No fim do dia fui até o mercado Central comer algo (Torta de Papa con Picado de Buche)e acabei provando algumas cervejas da Guatemala, como a Gallo (mais tradicional) e a Cabro (mais encorpada), a Dorada Ice (bem Light), a Moza (Escura) e a Monte Carlo, sem contar que também provei a BRAHVA! Sim, BrahVa, não Brahma e conto o porquê. A sonoridade ao se falar Brahma é igual a um termo que no país significa "cadela no cio". E descobri da pior forma. Mesmo lendo o anuncio, escrito em giz na parede, falei para o cara "agora me vê uma Brahma?" Nem preciso dizer que entraram na gargalhada antes de me explicar o que era Brahma na verdade:

brahva.jpg.51479535eb5f2af67a1d4dc23eb5d45a.jpg

GOPR8756.JPG.d93f7a0289afb094114e39a8de927316.JPG

 

Ao saindo do mercado, fui até a estação Mercado Central para pegar o "Metro" até a Estação Tipografia e depois outro até a Estação Tivoli, tudo por 1 QTZ. O Metro lá na verdade é um trólebus, com WIFI e muito melhor que o ônibus de linha, porém só aceitam moedas. Portanto guarde sua moedinha de 1 QTZ para usar o Metro! Em Tivoli esperei 40 min até o ônibus chegar e, assim que cheguei no hostel arrumei minha mochila, comi um lanche que eles preparam lá e fui pro aeroporto esperar a Souad Chegar (Souad é uma amiga da França que topou fazer essa viagem comigo, pelo menos até Belize). Do aeroporto fomos direto para Antígua. O taxista cobrou $35 para levar nós dois até lá. No horário que fomos (meia-noite), era essa a unica opção.

 

Agora fiquem com o vídeo que resume esse meu dia em Ciudad de Guatemala!

 

NOS VEMOS EM ANTÍGUA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia 3

ANTÍGUA GUATEMALA

 

Como o nome já diz, Antígua Guatemala (ou somente Antígua) é uma cidade bem antiga. Fundada em 1543, nela se conservam quase 500 anos de história. Foi a Capital da Guatemala por muitos anos antes de transferirem a capital nacional para Ciudad de Guatemala. A melhor forma de conhecer Antígua é a pé.

Chegamos em antígua às 1h30 da madruga e nos hospedamos no BigFoot Hostel. Custa$6,50 quarto coletivo. Boas acomodações com banheiro privado e que são limpos de hora em hora, tomadas individuais, lockers e cortinas para maior privacidade na cama. Possui também área social completa (com PUB, sinuca, sofás e "beer pong" e ótimas festas), cozinha profissional e funcionários que também falam português. É bem localizado e tem um bom preço. Faltava somente ter cozinha compartilhada, mas o Chef do hostel manda bem nos rangos.

 

Os principais pontos turísticos são:

 

O Cerro de la Santa Cruz;

O Cerro Santo Domingo;

A igreja de São Francisco o Grande;

A igreja de Nossa Senhora da Concepção;

A igreja das Capuchinas;

A igreja da Graça;

As ruínas de San Jerónimo;

O Convento de Santa Clara;

A Audiência;

O Palácio dos Capitães;

A Vaga Maior com a Catedral de San José e a sua bela fachada.

 

E o melhor, todas essas atrações podem ser visitadas em um único dia. ::otemo::

 

Em Antígua ficamos quatro dias, sendo dois desses dedicados para subir o vulcão Acatenango (conto sobre a trekking mais pra frente) e um dia para celebrar o ano novo.

 

De todos os passeios realizados no centro de Antígua, somente o Cerro Santo Domingo que necessita de transporte (que é gratuito e passa de 30 em 30 minutos). A van sai da entrada da cidade e leva cerca de 10 minutos até chegar ao estacionamento do Cerro. Recomendo ir no por do sol, pois tem uma vista incrível dos vulcões de água, Acatenango e de fuego (com tempo limpo ainda vê o vulcão del Fuego entrando em erupção).

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Elyson, uma dúvida, tu comprastes a passagem de ida para o Guatemala e a de volta pelo México, foi isso? Não questionaram a passagem de volta por outro país?

Oi João, beleza?

 

Comprei minha passagem com ida para Guatemala e volta desde Belize. Quando entrei em Belize fui parado pela polícia Federal e tive que passar por uma entrevista chata, mas não foi por ter comprado a passagem por destinos diferentes (sei disso porque estava viajando com uma francesa que fez o mesmo). Me pararam por achar que estava usando o país como rota de entrada nos EUA. Quando viram que não tenho NENHUM interesse em ir para os EUA, me liberaram. Já fiz isso em diversas outras viagens, mas essa foi a primeira vez que fui chamado para uma entrevista.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...