Ir para conteúdo

Mochilão Maya - Guatemala e México - Fevereiro/2020 - Parte 1


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Dia 06 - Vulcão Santiaguito (Xela)

Chegou um dos dias que eu mais ansiava, dia de conhecer o Vulcão Santiaguito e torcer por uma erupção 🌋 🤩

O José passou para nos pegar super cedo, um pouquinho antes das 5hr ele já estava no nosso hotel nos aguardando. O trajeto até a entrada da trilha demorou mais ou menos uns 40 minutos de carro. Quando começamos a andar ainda estava um pouco escuro, iam dar 6hr. É preciso sair bemmm cedo porque as erupções do Santiaguito são mais intensas pela manhã, geralmente entre às 8h e 8:30h, e o tempo também com mais chances de estar limpo. A maioria dos vulcões, à tarde são tomados por nuvens em volta da cratera (não sei o motivo).

 

IMG_7324.thumb.jpg.8e5363499b1da26b6748e9c9de6c3c49.jpg          IMG_7327.thumb.jpg.ee1afb5938795766cac25e21c07e13c4.jpg            IMG_7388.thumb.jpg.a6b87de8f0f73a3fc142f14e23e2e707.jpg

 

A trilha não possui sinalização, não achei possível fazer sem guia, talvez só com tracklog. Ela não tem grandes dificuldades, o desnível não é grande, mas a altitude me incomodou um pouco 😪, senti bastante dor de cabeça e um pouco de enjoo. Levamos mais ou menos 2:00h para percorrer os 5km até o mirador do Santiaguito 😍 Ao longo do caminho não cruzamos com outras pessoas, apenas quando chegamos no mirador que já havia um casal com outro guia. E no fim, fomos somente nós que admiramos o espetáculo da natureza. Às 8:28 aconteceu a primeira erupção 🌋, sabe aquele momento que você paralisa e não sabe o que fazer ? Foi a gente rs. Um misto de choque com emoção. Novamente, às 9:02 aconteceu a segunda erupção, dessa vez bem mais forte e com bastante barulho.

IMG_7376.thumb.jpg.8dc4b2843ce4b043fc6bbfcc099a626c.jpg

📌 O Santiaguito é um dos 3 vulcões mais ativos da Guatemala.Há mais de 90 anos ele está em atividade intensa, e apresenta erupções explosivas moderadas em média a cada hora, com maior atividade pela manhã. Surgiu em 1902, após a última grande erupção do Santa Maria, sendo ele, um prolongamento desse vulcão, alimentado pela mesma câmara magmática. Até alguns anos atrás, era possível realizar expedições para a cratera do Santiaguito, mas os inúmeros acidentais fatais, fez com que o Governo proibisse as expedições, embora, ainda aconteçam clandestinamente, segundo informações do José.

📌 Outra forma de admirar o Santiaguito é realizando o Trekking do Vulcão Santa Maria. Apesar da distância ser a mesma 10km (ida e volta), esse trekking é mais difícil, além do desnível, a altitude chega a 3,772 m. As vistas são diferentes, do Santa Maria você vê ele mais próximo e de cima, como o preço era bem mais caro 300 QTZ, optamos pelo mirador, sem nenhum arrependimento!

 É seguro? Sim e não. 😬 O mirador está a uma distância segura para observar a atividade diária do Santiaguito, entretanto, não podemos esquecer que ele é um vulcão ATIVO, tendo sua última grande erupção ocorrido em 2016. Na ocasião foram lançadas fortes colunas de cinzas por mais de 30 km além de lava de longo alcance. Se ele entrar em atividade, definitivamente, não é um lugar que eu gostaria de estar. 😬 Matéria G1

🔙 Retomando

Por volta de 12:30 estávamos de volta a Xela. Depois de passar no hotel para tomar um banho e trocar de roupa, fomos fazer câmbio. Aqui encontramos a melhor cotação da viagem 🤑 8,00 QTZ = 1 USD. O nome do lugar é Camicard, era uma casa de câmbio mesmo. Ela ficava próximo ao nosso hotel, na 3ª zona. Ainda que você não se hospede tão próximo, vale a pena a caminhada, porque a diferença pros outros lugares é grande.

Depois, fomos almoçar numa loja de tacos e burritos 🌮🌯 bem famosa na Praça Central, chamada Tacorazón - nº1 no Tripadvisor 🎉 Dividimos dois burritos gigantes, indicação do dono americano, eles eram deliciosos, mas pense num lanche caro 💸 🙄, dois burritos e um cola local foi 130 QTZ - 17 USD, quase choramos quando vimos 😬. (nos empolgamos no papo e não vimos preço de nada, só na hora de pagar - LERDA).

Andamos um pouco mais pela cidade, fomos em algumas lojas de artesanato, e tecidos bem bacanas. No fim da tarde, fomos conhecer a Chocolateria mais antiga e famosa de Xela, a Dona Pancha. A loja fica num casarão antigo muito fofo e o ambiente é uma delícia. Tomamos um chocolate quente, na faixa de 20 QTZ - 2,50 USD e compramos alguns chocolatinhos. Estima-se que o surgimento do chocolate se deu na Guatemala com os Maias, em 450 A.C. 😱 O chocolate guatemalteco é um pouco diferente do chocolate que geralmente consumimos, ele é bem mais puro, com pouca ou nenhuma adição de leite. Apesar de ter gostado, ainda prefiro meu milkazinho 🐄

No fim da noite fomos em um hiper mercado, primeiro da viagem rs. Duas coisas que amamos, e sempre tínhamos na mochila: Choconella uma espécie de pasta de amendoim com cacau e Champurradas (umas bolachas gigantes maravilhosas). Foram nossas melhores companheiras de lanchinhos☺️ Coisas que achamos caras no mercado: frios, carnes, e fruta.

🏘️ Casa Elizabeth - Quarto duplo - 197 QTZ - 25 USD.

 

🎬 Um pequeno vídeo da erupção do Santiaguito 🌋

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia 7 - Laguna Chicabal e de volta a Antígua

Hoje foi mais um dIMG_7400.thumb.jpg.c418caeb2f8430d39f9293ba1130bef6.jpgia de trilha 🚶‍♀️ Saímos do hotel às 6:40 para pegar a van das 7hr em direção a San Antonio de Sacatepéquez, povoado onde se encontra a Laguna Chicabal. É bem tranquilo fazer essa trilha por conta própria, porémmmm saiba que você vai andar muitoooo mais. A van sai da 15ª Avenida com a Calle 6 - 3º distrito e custou 20 QTZ - 2,50 USD. Guardem, a informação do distrito, ela é importante, pois as ruas tem os mesmos números em todos os distritos. São aproximadamente 30 km até o vilarejo Toj Mech de San Martin. Basta dizer ao trocador que você vai a Laguna e eles te deixam bem na entrada. A partir daí usamos o mapa offline até a entrada do parque.

Da entrada do vilarejo até o parque é uma caminhada longa, toda em um aclive considerado! Muitas, muitas subidas, sem nem ter começado a trilha efetivamente 🙄 Existe uns caminhões chamados toritos que saem de uma lojinha, antes de iniciar a estrada de paralelepípedo, e que deixam na entrada do parque. Fomos na intenção de pegar um desses caminhões, já que nos pouparia de subir quase 5km comendo terra na estrada. Como estávamos reféns do horário, e não vimos nenhuma quando chegamos, subimos andando na esperança de aparecer alguma no caminho. Não apareceu .😪 

Ao chegar no centro de visitantes é preciso pagar a taxa de visitação - 50 QTZ - 6,50 USD, aí dali,  efetivamente começa a trilha. Ela é curta mas o terreno é horrível. São 3 km de subida e terra solta.Tomei 3 tombos, sendo que um deles, fez meu pé que estava ainda se recuperando de uma lesão ligamentar, ficar super inchado 😭. Cheguei no mirante da Laguna  por volta de 10:15hr, e o tempo ainda estava completamente aberto. 🙏

 

📌 Sobre a Laguna Chicabal: Ela é um lago dentro da cratera do Vulcão Chicabal - extinto, e está a 2.700m de altitude. Ela é considerada sagrada pelos Maias. Ao longo do lago é comum ver oferendas e até realização de cerimônias pela comunidade. Por este motivo, não é permitido nadar no lago. Do mirante, até o acesso ao lago, são 550 degraus. É preciso chegar cedo, porque a partir das 10hr as nuvens começam a se aglomerar na cratera, e tudo fica tomado por neblina.

IMG_7402.thumb.jpg.c61caf417dcc9ebb2bb645c2c7f63997.jpg                        IMG_7440.thumb.jpg.e6e5377d3c28aa58c935dee5e385b967.jpg

Por volta das 13:30 estávamos de volta a estrada pegando à van para Xela. A caminhada total foi de uns 16km. As empresas cobram a partir de 250 QTZ para fazer esse trekking, gastamos 90 QTZ fazendo por conta.

Corremos bastante para dar tempo de almoçar, trocar de roupa e pegar a van às 15hr para Antígua. O valor desse trecho foi de 170 QTZ - 22 USD. A van foi muito boa, mas a viagem foi longa, pegamos bastante trânsito e chegamos em Antígua às 20hrs. Não fizemos nada porque meu pé estava pedindo descanso e minha amiga no dia seguinte seguiria para subir o Acatenango.

🏘️: La Casa de Lynda - 240 QTZ / 31 USD o quarto duplo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia 08 - Antígua

Antes de reIMG_7457.thumb.jpg.ba4e1669d71a2872befadca17cdcfc32.jpgtomar o relato quero fazer uma observação pois algumas pessoas podem estar se perguntando porque não ficamos três dias diretos em Antígua e depois fomos para as outras cidades. O grande motivo foi altitude. Chegar de uma viagem de mais de 15hr, e no dia seguinte encarar a trilha pesadíssima do Acatenango a 4.000m nos pareceu meio Kamikase 😬 Então montamos o roteiro de modo que passássemos por Xela antes da trilha, já que a cidade fica a 2300m, e que faríamos algumas trilhas com mais elevação. Poderíamos ter desembarcado do aeroporto e pego um translado direto pra Panajachel, mas o preço era bem maior do que ir pra Antígua e a viagem também mais longo. Então, nos pareceu melhor assim. E no fim, funcionou bem. 😃

Dito isso, a segunda observação, porque eu desisti de fazer a trilha do Acatenango?🌋 2 meses antes da viagem rolei as escadas do metrô aqui em SP e rompi 2 ligamentos do pé. Foram 15 dias sem por o pé no chão, várias sessões de fisioterapia até a viagem, e algumas crises de dor e várias luxações até a viagem em Fevereiro. Quando embarquei, já me considerava quase que recuperada, mas fiquei com medo. Li inúmeros relatos de que a descida do Acatenango era horrível, muita terra solta e fofa, e que as quedas eram constantes. Meu medo era cair, ferrar meu pé e comprometer o restante da viagem. Optei por fazer o Pacaya, e não me arrependi, foi incrível também. Depois que fiquei com o pé super inchado no dia da Laguna Chicabal, que não era nem tão ruim assim, tive certeza que a decisão foi acertada.

🔙 De volta ao relato

Minha amiga saiu cedo para trilha de 2 dias do Acatenango (vou fazer um offtopic sobre ele), e eu tirei o dia paraIMG_7465.thumb.jpg.48a46a1efabc171f5aa8e55471f65b51.jpg explorar a cidade com mais calma.

Na parte da manhã fui a Filadélfia Coffe fazer o tour. A finca é um pouquinho afastada do centro, mas eles oferecem free shuttle. Durante os dias de semana ele sai do Convento das Capuchina e aos fins de semana e feriados da clínica de IGSS, às 08:20, 10:20, 13:20. O valor do tour é de 20 USD. Pode pagar em cartão, dólar, ou quetzales. Dura mais ou menos 2hr com degustação ao final. Pros apreciadores de café é um passeio muito bacana. O lugar é lindo, possui opções também de pacotes com café da manhã ou almoço. Pro tour normal, não precisa fazer reserva. Mais informações no Site.

Um pouco antes de 12h estava de volta a cidade, peguei um mapinha e marquei os principais pontos históricos e fui bater perna! 🚶‍♀️

Antígua foi a primeira cidade planejada das Américas. Fundada em 1543 no berço da civilização maia na América Central, esta pequena cidade ganhou o charme do barroco durante três séculos de domínio espanhola. Após sua destruição por um grande terremoto no fim do século XVIII, foi abandonada e a capital transferida para Cidade da Guatemala. Ressurgiu no século passado como destino turístico bem desenvolvido e eclético. Desde 1979 está listada como patrimônio da humanidade pela Unesco. Além dos turistas europeus e americanos, a classe alta da Guatemala usa Antígua como destino de veraneio e finais de semana, então, os preços por aqui são bem mais altos 💸

Os maiores atrativos de Antígua são a arquitetura colonial, respeitada em toda cidade, e as ruínas de igrejas, que são de uma beleza única. A cidade é plana, relativamente pequena, e muito gostosa de caminhar. Muitas lojas, cafés, hotéis, igrejas e pracinhas super charmosas.

Como o dia foi muito longooo e sem rumo, vou deixar apenas algumas fotinhos para vocês verem o charme dessa cidade ❤️

IMG_7503.thumb.jpg.35a1dcecea5c733b4aab4d42ee07b5f1.jpg      IMG_7498.thumb.jpg.66e39cb088e29e7936217de3fba5fe38.jpg      IMG_7497.thumb.jpg.4dcc753af9c8731f24bdff23eeb99667.jpg

 

IMG_7485.thumb.jpg.dc07ad199302cdca09a958af82164d52.jpg     IMG_7496.thumb.jpg.41e4c23e8fcf2c94f546740727f78570.jpg     IMG_7484.thumb.jpg.9801df3b1815d736c9c064af0d2d9781.jpg

 

🥗 Roots Cafe: Comida com vibe natural, anexo a um hostel fofinho. Tem opções veganas e vegetarianas. Decoração linda, um ótimo lugar pra parar e descansar das andanças. Eu tomei um açaí muito gosto por 60 QTZ - 8,00 USD. Não é barato, se for pra comer refeição, você não gasta menos de 100 QTZ.

🌭 Randy's: uma pequena lojinha especializada em hot-dogs. Um dos melhores que eu já comi! As salsichas eram incríveis. Comi o de chorizo argentino com chimichurri. O combo com batata e cerveja foi 55 QTZ - 7 USD.  Não deixem de ir! O dono é um menino muito simpático e querido. Passei uma boa horinha lá jogando conversa fora.

🏘️: La Casa de Lynda - 240 QTZ / 31 USD o quarto duplo.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia 09 - Vulcão Pacaya 🌋 (Antígua)

Hoje foi dia de conhecer o vulcão ativo mais visitado 🌋 da Guatemala, o Pacaya. Fechei o tour no dia anterior com a empresa mais barata que eu encontrei - 60 QTZ - 8,00 USD, não sei explicar onde foi rs, mas não foi nas lojas do centrinho. O preço no centrinho variava entre 80 e 100 QTZ. O tour do Pacaya é oferecido em dois horários, 🚗 manhã com saída às 6:00 e a tarde com saída às 14IMG_7559.thumb.jpg.bcbd5398cb9687b7b731a221a39a44fa.jpg:00. Pela manhã a chance do tempo estar aberto é maior, a tarde corre-se o risco de ter bastante neblina, mas se der sorte, consegue assistir o por do sol. Eu optei pelo tour da manhã.

O Pacaya está a 2.552m de altitude e encontra-se ativo há mais de 50 anos. As erupções mais recentes foram em 2010 e 2014. É o vulcão mais visitado na Guatemala 🌋, primeiro pela proximidade com a cidade de Antígua, a mais visitada do país, e segundo, porque, das trilhas vulcânicas, é a "mais fácil".  A trilha é moderada 🚶‍♀️, sendo o primeiro trecho o mais íngreme. Logo no início da caminhada é possível alugar bastões (pedaços de madeira) por 5 QTZ. Alugue, existem partes que é só terra e pedrinha soltas, e sem bastão, o tombo é certo rs. Para os que necessitam ou menos experientes, também é possível alugar cavalos para subir, o preço é de 200 QTZ - 26 USD, mas vão começar te pedindo 300 QTZ. Nos primeiros minutos da trilha, sempre vai ter alguém com cavalo atrás na expectativa de alguém do grupo não aguentar rs. Quando eles percebem que o grupo é bom, eles desistem rs. Meu grupo, com 10 min o mocinho do cavalo sumiu.

A cidade onde está localizada o vulcão fica a 60 km de Antígua, e a viagem é aproximadamente de 1:30. A van passou para me pegar às 6hrs. Ela faz uma parada em uma padaria para que as pessoas possam tomar café e comprar coisinhas pra trilha. Iniciamos a subida por volta das 8:00. No valor do tour não estava incluso a entrada, que foi 50 QTZ - 6,50 USD.  Os guias que acompanham os grupos são da comunidade, o nosso foi muito querido e Pedro, o filho dele de 9 anos me acompanhou o trekking todo querendo saber mais do Brasil. Durante o trekking, paramos em alguns mirantes com vistas espetaculares onde podemos avistar os três vulcões: Água, Fuego e Acatenango.  Também é possível ver os pequenos vilarejos ao redor e até a cidade de Antígua em um dia limpo.

Por volta de  9:30 já  estávamos na base do Pacaya. Na base, é possível ver o Pacaya em atividade e se der alguma sorte lava 🌋(eu dei 😚, ainda que com o dia claro, foi possível ver).  O solo da base é uma vasta área com o chão inteiro de lava solidificada, cheia de pedras vulcânicas, e em alguns pontos a temperatura é bemmmm alta, nesses pontos assamos marshmallow 😋🍢IMG_7564.thumb.jpg.4d35155f8a4f58b92808e211f75f4935.jpg

Terminamos a trilha por volta de 11:30. É possível fazer a trilha sozinho, embora não haja placas de sinalização, a trilha é bem demarcada, não vi turista sem guia (talvez pelo acesso, não se chega de transporte público), mas vimos bastante famílias guatemaltecas subindo.

Cheguei em Antígua por volta de 13:00, e passei o restante do dia explorando os cantinhos dessa cidade linda.

📌 Existe também o tour com pernoite, a saída é junto com o tour da tarde às 14:00. Nesse tour além do por do sol, é possível admirar as lavas do Pacaya em atividade, e um belo nascer do sol nas montanhas. Empresas mais simples, onde você precisa subir com todo o equipamento (inclusive barraca e saco, ainda que fornecidos pela agência) vi na faixa de 40 USD, empresas "1ª classe" como a OX Expeditions 80 USD.

 

🧇 Luna de Miel - Creperia - Talvez o restaurante mais famoso de Antígua, a qualquer hora do dia que for estará lotado. Fomos já no meio da tarde e não conseguimos uma mesa no terraço (disputadíssimo por conta da vista dos vulcões). Os crepes são na faixa de 40 a 60 QTZ. E são muitoooo gostosos! Indico!

🏘️: La Casa de Lynda - 240 QTZ / 31 USD o quarto duplo.

 

IMG_7527.thumb.jpg.0600e0a762341f1524f51da81d1e12bb.jpg       IMG_7570.thumb.jpg.147002fe1a34a953d048eefdaa8da972.jpg      IMG_7571(1).thumb.jpg.369b45ce3bc3f65f86b7d3bf2898d498.jpg

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Off Topic - Trekking Acatenango 🌋

Com muita tristeza no cora6ad76069-ec97-4357-885e-2d16404c1327.thumb.JPG.35ad166c81ccedc15e03e9e160021da2.JPGção não pude fazer o trekking mais famoso da Guatemala, o Acatenango 🌋. Infelizmente com a ruptura de 2 ligamentos em Dezembro, eu ainda não estava 100% para encarar um trekking tão extenuante 😭 masss pelo menos é um motivo pra voltar nesse país que eu tanto amei :) Minha amiga Di fez, então, vou contar um pouquinho e colocar algumas fotos que ela conseguiu tirar (não foram muitas, porque o frio era congelante 🥶).

Dezenas de grupos sobem diariamente os 3.976m do Acatenango 🌋 para admirar as explosões e lavas do vulcão Fuego que se encontra a 3.763m. Os dois vulcões são conectados entre si e formam o complexo La Horquetta. O Acatenango ainda é um vulcão ativo 😱, e sua última erupção aconteceu em 1972. E, o Fuego, hoje, é considerado o vulcão mais perigoso do país. Em sua última erupção de 2018 deixou mais de 200 mortos. 😔

Considerada uma trilha punk, seus 16km são extenuantes muito por conta da altitude e do terreno, ela se inicia do povoado de Soledad a 2200 metros até chegar em quase 4.000m. No primeiro dia, por volta de 10 horas se inicia a caminhada até bem próximo do topo, onde as barracas são montadas. Geralmente a subida leva entre 6h e 7hrs. Algumas empresas já possuem acampamento fixo, então, nesse caso você não precisa subir com o equipamento, outras no entanto, é preciso subir com as barracas e saco de dormir. O preço das expedições variam exatamente por conta disso: comodidade. As empresas de "1ª classe" você só precisa levar água, roupas, e lanches (caso ache necessário complementar o que já é oferecido). As mais baratas (40 USD), fornece o equipamento, mas você precisa subir com tudo. No inverno, a temperatura oscila entre 0 e 5 graus, entretanto, o vento intenso, faz com que a sensação térmica, seja até de - 10º do real.

Embora om Fuego seja bastante ativo é preciso sorte para ver suas explosões; além de torcer para que ele esteja em atividade, o tempo precisa estar limpo (maiores chances de dez - março). Tenho um amigo que só viu ele soltando as fumacinhas (que não deixa de ser incrível ), e a Di, que conseguiu ver o espetáculo completo 😍. A noite, todas as pessoas com quem conversei , me disseram que é quase impossível dormir, seja pelo frio que não dá trégua, ou pelo barulho das explosões. 🤯 Sei que eu não dormiria rs.

As duas empresas mais famosas que fazem o trekking são a Ox Expeditions (89 USD) e a Wicho and Charlies (61 USD), ambas já possuem acampamento no topo, com bastante estrutura, sacos de dormir, colchonetes, e cobertas. A alimentação também está inclusa no preço. Roupas e alguns equipamentos também são fornecidos sem custo. Há possibilidade também de pagar um carregador. Minha amiga fez com a Wicho, e gostou bastante.

 

3adedec0-a6ca-4fb5-b9dd-ff09790e8580.thumb.JPG.9daf2118957b6af1bcbf5b2da9ea95c2.JPG       56524509-fd19-4f5e-a59d-daa48ef3c010.thumb.JPG.7391a8731ff7f584c81fc585345feed3.JPG      3d23046d-d5e4-40a1-a17c-2b61377993bb.thumb.JPG.b87fad45cc4c2fdf2314b21fbdd03491.JPG

 

b9bc3bca-4622-4a4c-ac58-d6b176f3f01b.thumb.JPG.c1c14de735191693da0fd3345cb66764.JPG       dad3c792-06a0-4bcc-b26e-eeb91c1fadf7.thumb.JPG.ab073bde72c44dd58110c954940c82cd.JPG      fd3b4ce6-2871-48fb-ae5e-1df3f65e8dcb(1).thumb.JPG.81fb16fe9a9a30d460be5b19e8784556.JPG

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 03/06/2020 em 23:52, D FABIANO disse:

@PriPri Nunes Você fala o que tem a cidade de Antígua, mas todo lugar histórico tem museu, lá não? 

Tem alguns museus sim, mas são bem pequenos.Os mais famosos são o Museu de Jade, o Chocomuseu e a Casa Santo Domingo. Em menos de 1hr é feita a visita em cada um deles. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia 10 - Shuttle para Lanquín

IMG_7608.thumb.jpg.ab047a6428c0c35f8d9c9f0e8241b997.jpgHoje o dia se resumiu apenas ao shuttle para Lanquín 😪. A viagem é longaaaa. Fechamos esse transfer com a mesma agência do Pacaya. E o preço foi surreal de bom 160 QTZ - 20 USD, o preço médio pra esse trecho é de 30 USD. Já tava esperando uma carroça 🙈 masss para nossa surpresa foi um micro ônibus bem novinho. Saímos de Antígua às 8:00 e chegamos em Lanquín quase às 20hr. 12h para percorrer 315 km, como já falei lá atrás as estradas na Guatemala não são das melhores, pista dupla é praticamente inexistente. Fizemos 2 paradas mais longas, uma por volta das 14hrs em um posto, e outra às 17hr, já em Coban para almoço. De Coban até Lanquin são 60 km, sendo que 40 km em estrada de terra 😪.

Lanquín é o vilarejo mais próximo do Parque Nacional de Semuc Champey. Não tem nada. Nada mesmo 😂. Umas vendinhas e as hospedagens. Acho que todos os hotéis e hostels da região possuem restaurante, porque na cidade, não tem nada.  Quando chegamos no "centrinho" - porta da igreja, estava cheio de tuk tuks e vans para levar para os hóteis. Como o nosso era próximo fomos de Tuk tuk - 10 QTZ - 1,50 USD. Chegamos com a cidade sem luz 💡, e assim, permaneceu até a tarde do dia seguinte.

🏘️ Viñas Hotel - 225 QTZ - 30 USD - Quarto Duplo. O hotel era uma graça. Vários chalés em meio ao mato, uma piscina bem bacana com bar, e um restaurante com comida bem saborosa e um preço justo (na faixa de 45 QTZ - 6 USD).

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...