Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Fernanda Marcelino

Curitiba PR – 2017 (31/01 à 03/02)

Posts Recomendados

- 1º dia:

Cheguei no aeroporto de Curitiba numa 3ªf, por volta das 9:30h. De lá, eu e meu marido pegamos um ônibus próprio do aeroporto, para seguir até o Centro Cívico de Curitiba, a passagem foi 3,80 por pessoa. Levamos em torno de 50 min para chegar até lá;

Ao chegar no Centro, paramos para tomar um café e logo seguimos para o hotel Rochelle. Fizemos o check-in, deixamos as malas lá e partimos para os passeios do dia.

De primeira, fomos ao Jardim Botânico, pensamos que ele fosse perto e por isso fomos a pé, levamos quase 1 hora para chegar até lá, mas até que valeu, pois conhecemos os bairros e percebemos o quando a cidade é bem cuidada, limpa, com belíssimas residências e muitas lindas flores por todos os lados.

Bem, após o passeio no jardim, fomos almoçar ali por perto mesmo, no restaurante Mãos Mineira, com comida caseira e preço acessível. Depois do almoço, solicitamos um transporte do uber e voltamos para o hotel.

Como a caminhada até o jardim foi um pouco cansativa, ficamos bem exaustos na parte da tarde, e acabamos dormindo à tarde para recarregar as energias. Para aproveitar a noite, fomos até o Shopping Estação, onde tem o Museu Ferroviário, porém estava fechado. Vimos somente algumas coisas pelo lado de fora e paramos para jantar no “Das Arábias”, super recomendo as esfirras e o Beirute. Para fechar a noite, passamos na Lojas Americanas, dentro do shopping mesmo, para comprar algumas garrafas de água e deixar no frigobar do quarto, no hotel. Voltamos mais uma vez de uber, pois apesar do shopping estar próximo do hotel, estava um pouco tarde para andar a noite em uma cidade desconhecida.

- 2º dia:

Seguimos para a Praça Tiradentes e de lá fechamos o passeio do dia seguinte para Morretes, com um guia de uma agência que estava na praça, e compramos no transporte de turismo da cidade, uma passagem de ônibus que passa por 25 pontos turísticos, o valor foi de 40,00 por pessoa, e dava direito a um embarque e mais 4 reembarques. Olhamos o roteiro e escolhemos as descidas que faríamos neste passeio.

Subimos no primeiro ponto, Pça Tiradentes e as descidas foram as seguintes: Museu Oscar Niemeyer (não sabíamos, mas neste dia da semana a entrada é gratuita – toda 4ªf); Bosque do Alemão (onde tem a trilha do conto de João e Maria); Parque Tanguá (sendo que antes de entrar, paramos para almoçar no bar Viva Curitiba, em frente ao parque, (comida caseira e preço acessível); depois do parque voltamos o caminho a pé até a Ópera do Arame (fizemos o caminho inverso, porque da ópera até o parque é uma subida, fazendo desta forma, apenas descemos invés de subir); e por último, Santa Felicidade, lá tomamos um sorvete, passamos numa loja para comprar lembrancinhas e fomos na vinícola Vinhos Durigan (lá, experimentamos vinhos, queijos, suco de uva e salames).

Após o último reembarque, descemos na Pça Tiradentes e voltamos para o hotel. Por volta das 19hs fomos até Shopping Itália, próximo ao hotel, parece uma galeria, e neste horário muitas das lojas estavam fechadas já. Compramos um lanche e voltamos para o hotel para se preparar para o próximo dia.

- 3º dia:

No dia anterior, tínhamos fechado com o Henrique da Gálatas Tour (que estava na Pça Tiradentes), o passeio para a cidade de Morretes, ida e volta + translado 160,00 por pessoa (ida de trem e volta de van). A ida dura 4hs, a partir da saída da ferrovia (30km/h). Neste valor, já estão inclusos: a passagem do trem, a busca e o retorno do hotel, o lanche dentro do trem e o guia com ótimas histórias ao longo do roteiro feito pelo trem. Este passeio é incrível, e com o tempo bom, é possível admirar toda a paisagem, não da para perceber a hora passando.

Morretes é uma cidade pequena e bonita, lá vende lembrancinhas da cidade, tem feira e muitos restaurantes que oferecem o prato típico da região para o almoço, o famoso Barreado (carne picada feita na panela de barro, com pirão de farinha e banana flamada). Nós escolhemos almoçar no Estação Barreado (em frente a estação ferroviária de Morretes), mesmo conceito de todos os dias, comida caseira e preço acessível. Experimentamos o barreado e também tinha a opção de peixe. Após, fomos na sorveteria Bola de Neve, compramos umas lembrancinhas, andamos um pouco pela cidade e fizemos o regresso de van. Ao longo do caminho de volta, o motorista passa em mais alguns pontos turísticos e por isso o retorno pode levar de duas à três horas.

Como eu gostei muito do Jardim Botânico, aproveitamos a volta de van, e pedimos ao motorista para nos deixar lá, já que passaríamos ali por perto, invés de ir para o hotel. Assim, mais uma vez passeamos no jardim, aquele lugar é belíssimo. E depois de aproveitar mais um pouquinho, voltamos de uber para o hotel.

A noite, solicitamos um serviço turístico e gratuito da cidade de Curitiba, que busca a pessoa no hotel, leva para jantar e regressa com a pessoa (descobrimos isso no último dia). Site http://www.levaetrazgratis.com.br/, basta verificar os restaurantes e hotéis conveniados para este serviço. Fomos para o restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, lá você entra e come a vontade, em torno de 50,00 por pessoa.

- 4º dia:

Saímos bem cedo do hotel, pois o vôo era logo pela manhã. Combinamos com o rapaz do uber que conhecemos no primeiro dia, e ele nos buscou no hotel e levou para o aeroporto, cobrou apenas 30,00 pelo serviço e favor, já que ele morava próximo ao hotel.

O custo total desta viagem foi em torno de R$ 2.100,00, incluindo passagem e hotel.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por TMRocha
      No período entre os dias 07 e 14 de Outubro realizei uma viagem junto a Luciana com a São José para o seguinte destino: Vale Europeu c/ Curitiba, Beto Carrero World e Oktoberfest.

Caso queira acompanhar o relato diretamente pelo blog clique no link abaixo:
      https://viagensdosrochas.blogspot.com/2018/10/passeando-pelo-vale-europeu-p1.html
      Confira agora como foi a 1ª parte dessa viagem, onde conto como foi a nossa viagem de ida e também um pouco do que fizemos em Curitiba.
      Antes da Viagem
      Navegando pela net a Lu viu um pacote bem legal da São José Viagens, de nome "Vale Europeu c/ Curitiba, Beto Carrero World e Oktoberfest", de 07 a 14 de Outubro de 2018. Como ela era doida para conhecer o Beto Carrero e ainda bateria com a semana das crianças, onde a Lu teria uma folguinha na faculdade, eu poderia jogar uma parte das minhas férias para essa data e seria tudo supimpa.
      Então juntei, juntei e juntei mais dinheiro, e principalmente depois da greve dos caminhoneiros e do aumento absurdo e abusivo da conta de luz e do grande número de consultas médicas, em especial da Luciana que estava fazendo um tratamento essa tarefa ficou ainda mais difícil, mas de alguma forma faltando uns dois meses para o passeio consegui pagar o valor do pacote a vista e consegui 5% de desconto.
      Após isso a minha nova tarefa seria juntar mais um bocadinho para gastar por lá. Não consegui juntar tudo o que queria mas fomos assim mesmo. Aliás, quase achei que não conseguiríamos realizar esse passeio, já que faltando apenas duas semanas a Lu passou muito mal por duas vezes na faculdade e até achamos que poderia ser apendicite ou hérnia. Com os problemas resolvidos, finalmente, no dia 07/10 começamos a nossa viagem.
      Sem mais delongas, vamos ao relato...
      DIA 01 - Domingo [07 de Outubro de 2018]
      Acordei razoavelmente cedo, pouco depois das 8:00h, me arrumei meia boca [vesti uma calça e saí de chinelo mesmo] e fui votar numa escola próxima da minha casa. Dei azar porque chovia um pouquinho, mas nada que me atrapalhasse de chegar ao local.

Demorou demais, quase uma hora para poder votar porque o pessoal tinha que digitar o nome de muitos candidatos e parecia que todos os velhinhos com mais de 65 anos resolveram votar no mesmo horário que eu, e como tinham preferência eles sempre entravam na minha frente.
      Dessa vez fui bem consciente e votei em todos os cargos, sendo que pesquisei todos os números pela internet e os anotei em um papelzinho. Meu principal objetivo era se esforçar pra evitar que nosso país não virasse uma Venezuela nos próximos anos.
      Ao voltar meu irmão Gabriel cortou o meu cabelo. Ficou bom?

Após isso passei a colocar as roupas que usaria no passeio em cima da nossa cama. Nesse mesmo tempo a Lu já estava arrumando as coisas da casa e limpando ela, já que ficaríamos fora por uma semana inteira.

Ela estava muito mal humorada e choveu levemente por praticamente toda a manhã. Algum tempo depois pedimos um Pop e fomos para a casa da mãe da Luciana. Chegou a vez dela votar também.
      O lugar estava super bagunçado e lotado de gente. A numeração das salas estava bem confusa, mas por um milagre a sala em que ela iria votar não tinha ninguém. Então votamos rapidamente e seguimos para a casa da minha sogra, que estava perto dali.
      Em quem será que ela votou em?

Ela também tinha anotado os números de sua votação em um papelzinho, mas esqueceu ele em casa e acabou usando o meu como base. Já perto das 12:00h almoçamos e às 14:00h pegamos outro Pop, dessa vez para voltar pra casa pra terminar de arrumar as coisas.
      Casa da Sogra:

Minha Casa:

Às 15:50h solicitamos um Uber para irmos até o Terminal JK, em Belo Horizonte. Antes do carro chegar até deu tempo de tirar uma última foto da minha mãe com a Lu.

Demoramos no caminho porque o motorista errou um "pouco" e direto fazia um caminho um pouco mais longo que o normal. Mesmo assim o cara deu bobeira, já que eu sempre pago no crédito e para o Uber o preço não muda quando isso acontece [Dica: Se você usa o Pop deixe o motorista fazer o trajeto que o aplicativo está indicando, assim sua tarifa não aumentará em nada. Caso faça mudanças no trajeto o valor será recalculado e você pagará um pouco mais caro do que o valor demonstrado inicialmente].
      Chegamos no Terminal JK às 16:30h e fizemos o check-in com o pessoal da administração da São José Viagens.

Após esperar mais algum tempo o ônibus chegou e tanto nós quanto o pessoal do grupo começou a colocar suas bagagens mais pesadas dentro do ônibus. Só continuamos carregando nossas mochilas com os laptops e uma sacola onde havia mais algumas coisinhas e nossas cobertas para o caso de estar muito frio.

Tradicional careta da Luciana.
      Partimos às 17:10h, bem dentro do previsto. Nosso guia se apresentou e disse que se chamava Luís, e informou que seus amigos costumam chamá-lo de Luisinho.

Ele também explicou um pouco mais do que faríamos e distribuiu um lanchinho bem leve pra gente.

Às 20:20h fizemos nossa primeira parada rápida no Graal Shopping de Perdões (MG).

Ali resolvemos pedir um combo com batata, hambúrguer e refri para cada um na Nyo.

Às 21:00h nosso ônibus voltou para a estrada novamente. Enquanto seguíamos pelo caminho, para não ficarmos entediados o guia foi esperto e deixou rolando o filme "A Escolha" para que pudéssemos assisti-lo.

DIA 02 - Segunda [08 de Outubro de 2018]
      Às 00:00h fizemos nossa segunda parada, dessa vez no Restaurante e Churrascaria do grupo Batistella, em Itapeva (MG).

Você percebe imediatamente que está viajando quando começa a ver essas galinhas pintadas sendo vendidas pelo caminho.

Aqui pedimos apenas um espetinho e suco para cada um, e infelizmente o suco não estava muito gostoso, apesar de ser meio caro! A parada durou cerca de meia hora e pouco depois já estávamos seguindo pela estrada novamente.
      Durante o caminho pela noite pesquei um pouco e acabei dormindo e acordei às 5:00h, quando paramos no Graal Buenos Aires, já em Registro (SP), onde fizemos nossa parada para lanchar.

Eu estava meio sonolento nessa hora, então não percebi se o guia havia dado ou não alguma explicação, por isso achei que seria apenas um lanche rápido como das outras duas vezes. Enquanto preferi pedir pão de queijo com alguns pedacinhos de queijo e de presunto a Lu preferiu atacar um salgado mesmo!
      A parada foi um pouco maior e durou cerca de uma hora. Nesse meio tempo deu pra desestressar um pouco do ônibus já que a viagem foi bem longa e ainda teríamos muito mais estrada pela frente. Aproveitei ainda para tirar uma foto sobre a Oktoberfest [que até foi utilizada pelo pessoal da excursão para montar um grupo de Whatsapp depois].

O tempo continuava fechado e chovia um pouco, mas nada que pudesse nos atrapalhar. 
      Algumas paisagens pelo caminho:

Trajeto que fizemos até o presente momento:

Conseguimos chegar em Curitiba às 9:00h, mas como o trânsito estava bem engarrafado e outro grupo de excursão estava descarregando suas coisas no mesmo hotel que a gente o guia Luís pediu apenas que fôssemos ao banheiro e deixássemos as malas na recepção do hotel, assim adiantaríamos o passeio que deveria ser feito às 14:00h nesse dia.

Essa parte do dia foi bem agitada, em especial para as mulheres por conta das longas filas no banheiro e também do fato de já estarmos um pouco cansados dessa longa viagem. Após nos ajeitarmos um pouco seguimos para o passeio, que começou às 10:00h.
      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
      Curitiba

A cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, é conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano, belas áreas verdes e um transporte público de qualidade. A fama não é para menos, já que a cidade realmente oferece um excelente padrão de vida para os moradores. O fenômeno se reflete também no turismo e torna a cidade um dos destinos mais bem preparados do país para receber viajantes.
      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Chegamos próximo do devido local em pouco tempo e logo descemos do ônibus. Aqui encontramos o Jardim Botânico de Curitiba, que é um dos principais pontos turísticos e cartões postais da cidade.
      Palácio de Cristal

Inaugurado em 5 de outubro de 1991, seu nome oficial (J.B. Francisca Richbieter) presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense). O jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas com três abóbadas do estilo Art nouveau foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. A estufa é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito. Do seu interior é possível ter uma vista privilegiada do jardim em estilo francês.
      Fonte Pesquisada:
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Botânico_de_Curitiba
      Eu e a Lu fomos espertos e tiramos uma selfie bem legal com esse monumento ao fundo:

E continuamos andando, tirando mais fotos dessa obra de arte curitibana.

Passamos por um jardim com um arranjo de bambu lindíssimo.

Depois que passei por esse lugar olhei pra trás e vi que tudo poderia ficar ainda mais bonito.

E continuamos nos aproximando do Palácio de Cristal, que era enorme.

No meio temos o monumento principal, que funciona como uma estufa para diversos tipos de plantas. A sua frente há um jardim enorme, que se não me engano foi inspirado nos que existem na Europa.

Atrás está a área pela qual passamos, que aliás, ao longe fica ainda mais bonita!

Então atravessamos uma mini-ponte que deixava um rio passar por ela.

E finalmente entramos na estufa, que era bem apertada, com caminhos muito estreitos e claro, cheia de espécies de árvores e plantas.

Assim que se entra, à esquerda havia uma cascatinha e um rio com algumas pedras. Eu já iria passar por ali quando a Lu me mostrou uma plaquinha bem pequena pedindo para não pisar nas pedras. Assim segui pelo outro caminho.

Mais a frente só havia mais do mesmo [árvores e plantas], por isso preferimos voltar e subir na escadinha que avistamos próximo da entrada.

A estrutura do teto, o fato do piso ser aramado [possibilitando ver tudo o que está abaixo] e os detalhes da parede de vidro da construção faz com que ela tenha um aspecto muito legal, mas a estufa em si é bem simples e há pouca coisa para se ver. Por isso descemos tudo e saímos dela para apreciar melhor o jardim que estava lá fora.

Enquanto nosso grupo passeava pelo jardim, tiramos uma selfie com o Palácio de Cristal em outro ângulo.

Como nossa visita por aqui seria rápida, já que estávamos bem cansados da longa viagem de ônibus e a fome também começava a apertar um pouco, seguimos pelo jardim.

Ao chegar no estacionamento o guia nos informou que próximo a casinha escrito "Curta Curitiba" tinha banheiro pra quem precisasse e assim que o usamos tiramos algumas fotos em frente a ela:
      # Cool e descolado:

Notas: Antes dessa foto eu estava sentando segurando as pernas e a foto tinha ficado bem feia: Resumindo = a pose é tudo! Um pouquinho que você se mexer ou gesticular já muda bastante a "cara" da foto.
      # "Cagado"!

Já diferentemente de mim, a Luciana foi bem estilosa e ficou legal em cada uma das fotos que tirou ali.

Ao atravessar o estacionamento e passar pelo portão chegamos à calçada, mas como o povo ainda estava muito disperso resolvemos atravessar a rua e entrar numa lojinha que estava ali perto.

Ao entrar na loja ficou louco, pois vi souvenir, souvenir e mais souvenires, fiquei tão empolgado que nem sabia se levava um de globo ou de outro jeito, mas de alguma forma a Lu conseguiu me convencer e comprei um do mais simples. Ela preferiu comprar uns chaveirinhos.

Às 11:00h nos reunimos com o resto do pessoal e o bus partiu para o próximo ponto turístico, porém vou deixar isso no próximo post, já que esse aqui está muito extenso.
    • Por Andreaz Herz
      se tromba na trip, só dá um slv ;

✌️

• Por luizh91
      Alô pessoal!
      No feriado do dia do trabalho (01/05), estava afim de conhecer algum lugar que não fosse muito longe, que eu ainda não havia ido e que não fosse muito caro. Entre as opções cogitadas, escolhi Curitiba e não me arrependo. Existem milhares de relatos aqui no fórum sobre a cidade e o litoral do PR, mas é sempre bom ter informações atualizadas. Dessa vez fomos em duas pessoas e o custo-benefício da viagem foi ótima.
      Nesta viagem, optamos por hospedagem através do Airbnb e foi um acerto, rentabilizou muito o valor da diária e a localização do flat era ótima. Vamos agora ao detalhamento da viagem:
      27/04/2018 - Deslocamento para Curitiba
      O final do dia 27/04 foi apenas para deslocamento entre Santos e Curitiba. Pegamos o ônibus às 23:40hrs, com previsão de 6 horas de viagem. Geralmente quando viajo de ônibus, prefiro fazer durante a madrugada, assim chego no destino com o dia todo para aproveitar.
      28/04/2018 - Curitiba e Linha Turismo
      Chegamos em Curitiba por volta das 06hrs da manhã. Na rodoviária, aproveitei para trocar as passagens para o litoral do PR que eu já havia comprado pela internet anteriormente. De lá, pegamos um Uber para o flat que nos hospedaríamos. Organizamos nossas coisas no apartamento, compramos alguns itens no mercado e por volta das 09hrs fomos ao centro em direção a Praça Tiradentes, que é de onde parte o ônibus da Linha Turismo. Ao chegar na Praça Tiradentes, demos uma volta nos arredores e fomos conhecer o Centro Histórico de Curitiba, que é bem perto. Por ali, fomos em algumas lojas e alguns sebos (amo!) dar uma olhada nos itens, além de comer um pastel de café da manhã rs

Foto: Largo da Ordem
      Os ônibus da Linha Turismo começam a circular por volta das 09:30 da manhã e como era final de semana, circulavam de 15 em 15 minutos. Por volta das 10hrs pegamos nosso ônibus e o valor da tarifa é de R$ 45,00, com cinco tickets que te dá direito a cinco reembarques no ônibus. Particularmente falando, compensa MUITO utilizar a Linha Turismo por vários motivos:
      - Caso você não vá viajar de carro, como eu, é um meio prático de conhecer a cidade toda.
      - Alguns pontos turísticos de Curitiba são bem distantes um do outro, então a linha facilita muito nesse aspecto.
      Devidamente embarcados, o primeiro ponto em que descemos foi no famoso Jardim Botânico. O sol estava de rachar, o que deixou o parque ainda mais belo. O local é bem clichê e um clássico em Curitiba, mas que realmente vale a pena ser visitado. Muito lindo, limpo e bem projetado, sem dúvida nenhuma é o grande cartão postal da cidade e merece tal título.
      Ficamos lá por cerca de 1:30 e voltamos ao ponto da Linha Turismo, onde logo passou o ônibus e nosso próximo ponto de desembarque foi o Museu Oscar Niemeyer. Mais um ponto turístico bem conhecido na cidade, possui uma linda arquitetura. Se o seu interesse for exposições, vale a pena perder algumas horas por aqui. Não vimos nenhuma, mas para conhecimento, o valor da entrada para ver as exposições é de R$ 5,00.
      Enquanto eu montava meu roteiro para Curitiba antes da viagem, um local me chamou atenção e não estava incluso da Linha Turismo, que é o Museu Egípcio. Sou fascinado pela cultura egípcia e resolvemos incluir o museu no itinerário. Pegamos um uber do Museu Oscar Niemeyer até o Egípcio e a visita valeu super a pena. O local é bem legal, com reproduções bem fiéis de artigos do Egito antigo e um jardim com diversas estátuas, além de uma múmia de verdade exposta! Para quem gostar do tema, vale a visita. De lá, pegamos mais um uber e fomos direto para a Ópera de Arame (essa está inclusa na Linha Turismo, rs).

A Ópera de Arame foi construída na área de uma antiga pedreira, e para mim, foi o melhor ponto que visitamos em Curitiba. Local belíssimo e imperdível para quem visita a cidade. Lá possui uma lanchonete e comemos uma coxinha antes de continuar o passeio.
      Depois disso, fomos para o Parque Tanguá, de onde se admira um belo pôr do sol em Curitiba. Também vale a parada, possui vários mirantes e é bem grande.
      Nosso último ponto de parada da Linha Turismo foi o bairro Santa Felicidade, local em que fica nítido a forte presença da colônia italiana na cidade. Fomos até a Vinícola Durigan, degustamos alguns vinhos e espumantes e compramos alguns doces para levar para SP. Local super agradável e a Linha Turismo tem um ponto praticamente em frente.
      Por fim, pegamos novamente a linha para voltar ao centro e ao apartamento. Reservem um dia inteiro para esse passeio, pois ele é bem longo.
      Resumo dos pontos visitados com a Linha Turismo:
      1. Jardim Botânico

2. Museu Oscar Niemeyer

3. Ópera de Arame

4. Parque Tanguá

5. Santa Felicidade
      Queria muito ter conhecido o Memorial Ucraniano também, mas infelizmente não foi possível. Fica para uma próxima
      29/04/2018 - Litoral do Paraná - Morretes, Antonina e Estrada da Graciosa
      No dia seguinte, acordamos bem cedo para seguir em direção ao litoral do Paraná. Antes de comprar as passagens do ônibus, pesquisei os valores para descer a serra de trem pela Serra Verde Express, mas estavam muito caros e não cabiam no orçamento. Então optamos por utilizar a linha turística da Viação Graciosa, que sai da rodoviária de Curitiba todos os dias às 09hrs da manhã e ao invés de seguir o trajeto convencional e descer a serra pela BR-277, ele vai pela famosa estrada da Graciosa.
      Sem dúvida nenhuma vale a pena descer pela Graciosa, o trajeto é um pouco mais longo, porém as paisagens compensam. O ônibus faz uma parada de 15 minutos em um dos mirantes da estrada e lá é possível comer na lanchonete a coxinha de aipim (recomendo). O visual pela estradinha é encantador, florido, de mata atlântica preservada e com muitas, mas muitas curvas e paralelepípedo!
      Chegamos em Morretes por volta das 11hrs e fomos conhecer um pouco da cidade. Demos uma volta pelo centro histórico, compramos alguns souvenirs e fomos procurar algum restaurante para experimentar o famoso barreado, prato típico da região. Haviam nos indicado o restaurante Madalozo, mas optamos por comer no Hotel e Restaurante Nhundiaquara, e digo com toda a certeza: Valeu cada centavo. Pagamos R$ 49,00 em um combo que incluia o barreado, marisco, filé de pescada, camarão, maionese, salada, pirão, arroz e frutas. Tudo a vontade e se acabasse, era só pedir para o garçom repor. Comida gostosa e atendimento muito bom. Gostei bastante do barreado, é um prato que divide bastante opiniões, mas eu curti demais.
      Por volta das 13:30hrs pegamos um ônibus de Morretes para Antonina (25 minutos de distância).
      Antonina é uma cidade encantadora, super calma e que conserva muita história. Tem muitos casarões coloniais e ruas estreitas que remetem ao passado. Foi um dos pontos altos da viagem, pois o tempo estava aberto e rendeu boas fotos da Baía de Antonina, das ruínas do antigo armazém e do centro histórico. Ficamos na cidade até as 16:15hrs, quando retornamos para Curitiba com o ônibus da viação Graciosa (desta vez pela BR-277). Chegamos em Curitiba por volta das 18hrs e fomos para o flat jantar e descansar.

Fotos acima: Estrada da Graciosa e suas paisagens

Acima: Morretes e o barreado

Acima: Antonina e sua simplicidade.
      30/04/2018 - Retorno para SP
      Dia de ir embora. Nosso voo estava marcado para às 11hrs da manhã e partiu pontualmente. Chegamos em SP por volta do meio-dia.
      Feedback da viagem: Muito satisfeito. Curitiba mereceria mais um dia para visitar os demais pontos turísticos da cidade, mas conseguimos visitar o que foi planejado. O litoral do Paraná também merece a visita e experimentar o barreado é imperdível! Só não consegui visitar o Parque Estadual de Vila Velha dessa vez pelas dificuldades em chegar lá sem carro, mas fica para uma próxima oportunidade.
      Gastos gerais (p/pessoa):
      Passagem de ônibus Santos x Curitiba: R$ 69,00
      Passagem de avião Curitiba x SP: R$ 110,00
      Passagem de Curitiba X Morretes e Antonina X Curitiba: cerca de R$ 25,00 cada trecho, total R$ 50,00
      Passagem Morretes x Antonina: R$ 5,00
      Almoço no restaurante Nhundiaquara: R$ 49,00
      Hospedagem em Airbnb (3 diárias): R$ 147,00
      Linha Turismo: R$ 45,00
      Alimentação, demais transportes e souvenirs: R$ 65,00
      Total: R$ 540,00
      Qualquer dúvida estou a disposição! 

• Por samysam
      Esse vai ser mais um relato do que não se deve fazer do que o que se deve fazer...
      Como ir até São Luíz do Purunã ou Recanto dos papagaios de ônibus...
      Aquela região de São Luíz do Purunã é bastante frequentada por ciclistas, escaladores e pessoas de carro, por isso resolvi por meu relato da trip de busão.

Eu já tinha ido para o Recanto dos Papagaios à 3 anos atrás de bicicleta, mas como a magrela ta meio dodói, a gente foi de ônibus dessa vez.

O que a gente fez: Pegamos o ônibus Princesa dos Campos até São Luiz do Purunã (linha Curitiba Palmeira) (R$13,74) e descemos antes do pedágio na esperança de que encontraríamos algo para fazer lá.
      Talvez tivessemos encontrado caso aquelas inocentes e doces vaquinhas não estivessem conspirando contra nós.
      Como o sol estava forte pra andar no meio do pasto (é sim... a temperatura mais alta dos últimos 6 anos), resolvemos ir pro Recanto dos Papagaios.
      Carona? Difícil.
      Ônibus? Difícil também, mas passou. Uma linha da Princesa dos Campos que sai de Campo Largo e passa dentro de São Luíz do Purunã e Colonia Witmarsun e para 3Km longe do Recanto.

continua...
    • Por LarissaBenjamin
      09/07 - quinta-feira

Chegamos no aeroporto de São José dos pinhais. Um amigo nosso nos buscou de carro, de lá fomos na rodoferroviária comprar a passagem de trem para Morretes (dia seguinte) e a volta de ônibus de Paranaguá para Curitiba (dia13/07). Compramos a classe turística do trem. Saindo de lá fomos para o Hotel Savoy, onde fizermos uma reserva de um dia. A noite conhecemos o Bar do Alemão, ponto turístico de Curitiba, famoso pela culinária alemã e principalmente pelo chopp "Submarino", uma caneca de chopp, com uma pequena canequinha de cerâmica típica alemã com steinehegen dentro dela. Cada caneca sai por 15,00, bem gostosa e forte. Comemos joelho de porco com 2 guarnições e Pato recheado com 2 guarnições também. Éramos quatro pessoas. Todos satisfeitos. Muito bom!

Gastos:
      Trem - 99,00 × 2 pessoas = 198,00
      Ônibus de volta - 29,55 × 2 pessoas = 59,50
      Bar do Alemão - 180,00 para duas pessoas

Total gasto: R$437,50

10/07

Acordamos às 7:00hs pontualmente, tomamos café da manhã no hotel e fomos para a rodoferroviária. Café da manhã bem servido. Pegamos um táxi para rodoferroviária que era bem perto. Chegamos às 7:50hs, esperamos um pouco e pontualmente, às 8:15hs saiu o trem. Linda viagem! Maravilhosa! O tempo ajudou bastante, pois estava aberto com sol. O guia de turismo que foi falando durante a viagem era muito simpático, sabia bem o que estava falando sobre os atrativos turísticos, histórias e dados geográficos da região. Um lanche foi distribuído no início com biscoitinhos e uma água, refrigerante ou chá gelado, a sua escolha. Essas bebidas e o kit de biscoito era vendido se alguém quisesse, como cerveja também. Bebidas por 3,00. Souvenirs eram vendidos também pelo guia, compramos um kit de imãs de geladeira e kit de postais. Tinha um fotógrafo que tirava uma foto sua e revelava na hora com um cap de condutor de trem. Uma recordação bem bacana por 10 reais. Durou quase 4 horas. Mas foi incrível! Belas vistas, túneis, pontes que parecia q o trem estava voando, cidades e vilarejos da região e montanhas e muito verde.
      Chegando em Morretes procuramos um restaurante para comer o famoso prato típico da região, a Barreada. Carne cozida por um dia dentro da terra. Tem esse nome porque antigamente fechavam a panela com barro, como se fosse um durepoxi para vedar a panela, daí o nome. A comida é nada de mais, como se fosse uma carne assada misturada com farinha, ficando uma "massa" bem consistente, é servido com arroz branco e salada de maionese. Fomos em um restaurante que cobrava 40 reais pelo prato, mas lá tinha outros a partir de 25 reais.
      Tínhamos visto pelo site da ilha do mel que sairia ônibus de Morretes para Paranaguá direto às 13:40hs, mas tinha saído às 13:20hs, ou seja, cuidado com o site, pois não estava atualizado. Para conseguirmos pegar uma barca para a Ilha do Mel, tivemos que pegar o ônibus para Paranaguá, mas de lá a última barca era às 15:30hs, já não contávamos com ela, de lá pegamos outro ônibus para pontal do Sul e de lá pegar a barca para a Ilha do Mel. Cada ônibus com duração de uma hora e uma hora e meia, respectivamente.

Pegamos a barca, durou meia hora. Chegamos na pousada Bob pai Bob filho, era bem perto do trapiche da Encantadas, parte da ilha que escolhemos ficar. Deixamos as coisas e fomos comer em um restaurante-bar que a moça da pousada indicou, chamado zham. Comemos anéis de cebola, Vinagrete Burger e Kebab de frango temperado e com batata frita dentro do kebab, criado pelo restaurante. Bebemos 3 garrafas de Amstel. No restaurante teve voz e violão de um cantor da região chamado Rael, tocando música brasileira, bem bacana. Comida boa também.

Gastos:
      Táxi - R$8,50
      Souvenirs - R$15,00
      Foto - R$10,00
      Almoço Morretes(2 pessoas) - R$100,00
      Ônibus para Paranaguá(2 pessoas)- R$10,20
      Ônibus pra pontal - R$10,20
      Pousada 3 diárias para casal - R$507,00
      Janta para dois - R$ 100,00

Total: R$760,90

11/07

Acordamos às 8:30hs, tomamos café da manhã, com pães, ovo mexido, presunto, queijo, pão salgado, bolo de cenoura com chocolate, sucos e café, havia também banana e laranja, granola, Sucrilhos e leite.
      Iniciamos a caminhada para o outro lado da trilha, Nova Brasília.
      Saímos da pousada às 10:00hs, estava frio, saímos de casaco, calça e tênis, levando uma mochila com capa de chuva, água, biscoito, barras de cereal, etc, também um guarda chuva, pois a previsão era que chovesse mais tarde. Passamos pela praia do Mar de Fora, ao ver umas bandeirinhas vermelhas subimos o morro do sabão, um pouco escorregadio, para chegar na praia de são Miguel, mas bem leve. Entre a praia de São Miguel e a praia Grande havia uma parte com pedras, tranquila, porém um pouco cansativa, paramos pra tirar foto, fazer filmes, demoramos uns 25 minutos para atravessar as pedras.
      Passamos pela Praia Grande e na altura de um resort de surfistas (Grajagan Surf Resort), entramos em uma trilha beirando a Ponta do Joaquim. Chegamos na Praia de Fora. Caminhamos por ela e subimos a escada do grande Farol da ilha. Diversas fotos de vários ângulos da ilha. De lá de cima pescadores ficam avistando cardumes de tainha e com Walk-talk avisam os pescadores que ficam na Praia do Farol para lançar as redes do barco. Essa é a pesca artesanal da praia do Farol (Farol das Conchas). Na parte da ilha que é chamada de Farol tem uns restaurantes, pousadas e campings e tb um trapiche com saída de barcos para os outros lugares da ilha e para o continente também. Além disso, tem o aluguel de bicicletas, onde você paga 15 reais a hora. Pegamos duas e fomos em direção a Fortaleza que tem na ilha (Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres). Uma pedalada de vinte minutos onde se atravessa a pequena faixa de areia que se chama Praia do Istmo, indo pela direita da ilha, onde o caminho é mais próximo. Passa também pela parte da ilha que se chama Nova Brasília. Uma linda pedalada pela ilha. Chegando na Fortaleza, você pode deixar a bicicleta na lateral ou na frente da fortaleza. Lá ainda existem canhões, um museu falando sobre a história da ilha, a biblioteca da ilha e banheiros. Também tem uma trilha de 13 minutos para o mirante da Fortaleza. Lá do Mirante você pode observar mais uma linda paisagem da ilha, além de passear pelo labirinto dos canhões, se assemelhando a paisagem do filme jardim secreto, podendo até se divertir fazendo esconde-esconde. Rs
      No caminho de volta demos um mergulho que lavou a alma e esfriou o corpo do longo e maravilhoso passeio. Deixamos a bicicleta e pegamos o último barco para Encantadas às 17:00hs. Depois disso apenas os "táxis", que custam 60 reais. Essa barca custa 10 reais por pessoa.
      Chegando em Encantadas jantamos no restaurante de frente pra praia chamado Estrela do Mar. Comemos moqueca de um peixe da região para dois. Lá o próprio dono do restaurante faz um voz e violão para seus clientes. Fomos bem atendidos pelo jovem e simpático garçom, Lucas.
      Paramos pela praia, compramos um vinho no mercadinho e terminamos a noite em frente ao trapiche tomando um vinho e vendo as estrelas.

Gastos:

Três horas de bicicletas para duas pessoas - R$90,00
      Volta de barco para duas pessoas - R$20,00
      Muqueca para duas pessoas - R$65,00
      Refri, suco e duas latinhas - R$20,00
      Total - R$93,50
      Duas garrafas de vinho no mercadinho - R$59,80

Total gasto: R$263,30

12/07

Acordamos, tomamos o café da manhã da pousada e fomos conhecer a Gruta das Encantadas que era dez minutos da pousada, em direção a Praia Mar de Fora. Foi construída uma passarela que facilita bastante a chegada até a Gruta, bem fácil o acesso. É o patrimônio natural mais importante da Ilha. Ficamos um tempo na Praia Mar de Fora e fomos almoçar.
      Antes paramos em um restaurante na beira da praia para tomar uma cerveja e comer um siri.
      Almoçamos no restaurante Fim da Trilha, onde há um ótimo cardápio do chef do restaurante com pratos nos valores entre 40 e 55 reais. Comemos duas massa, uma era com Camarões com ervas finas e Camarões ao fim da Trilha. No cardápio há vinhos, cervejas, sucos etc. Tomamos uma Baden Baden que custava 28 reais antes do almoço.
      Voltamos a noite nele por ser muito bom, lá também funciona uma pousada. O garçom, com uma roupa bem simples fez um dos melhores atendimentos que já presenciei, simpático sem exageros, solícito e super atento a todas as mesas do restaurante. A noite, comemos panqueca de camarão e spaghetti de frutos do Mar. Tomamos uma garrafa de Itubaína, um refri paulista de tuti-fruti. É um espaço super agradável, com áreas internas e externas, tem até uma cama de casal na parte de fora para quem quiser dar uma descansada depois da refeição.

Gastos:

Siri e duas garrafas de cerveja - 30,00
      Dois pratos - 90,00
      Baden Baden - 28,00
      Água - 4,00
      Total - R$134,00
      Spaguetti - R$35,00
      Panqueca - R$25,00
      Itubaína - R$6,00
      Total: R$72,60

Total gasto - R$236,60

13/07

Acordamos, tomamos café e fomos pegar a barca das 8hs para o pontal. A barca demora 30 minutos e as 9hs pegamos o ônibus direto para Curitiba. Duas horas e meia de viagem. A passagem já tinha sido comprada na rodoferroviária no primeiro dia.
      Chegamos no hotel e fomos pegar o ônibus de turismo que passa por vários pontos turísticos de Curitiba, custa R$35,00 e você tem o direito de parar em 4 pontos a sua escolha. Ele passa de meia em meia hora nos pontos. Pegamos no ponto do Museu da Ferrovia. Nossa primeira parada foi no Jardim Botânico, muito bonito e um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba. Segunda parada foi na Ópera de Arame, parada rápida, bem bonito lá também. A Pedreira Paulo Leminski só é aberta quando há algum evento. De lá fomos andando até o Parque Tanguá, uma caminhada de 15 minutos. Não recomendamos fazer a pé pq tem uma subida íngreme... Melhor ficar no ponto e pegar outra jardinheira, como é conhecido o ônibus de turismo. O parque tanguá é bem bonito também, com dois paredões de pedra onde se tem vista de baixo e de cima. Próxima parada foi no bairro típico italiano, Santa Felicidade. Era segunda feira, a maioria dos restaurantes estavam fechados. Fomos para a avenida das torres para jantar em uma churrascaria. O nome é Boi Dourado, muito fraca a churrascaria. Esperávamos mais.

Barca duas pessoas - R$20,00
      Ônibus de Turismo de Curitiba para duas pessoas - R$70,00
      Duas águas - R$6,00
      Táxi - R$30,00
      Janta - R$27,00 por pessoa
      Total - R$65,00

Total de gastos: R$218,00

14/07

Acordamos, tomamos café e fomos dar uma volta pelo centro. Andamos pela Rua das Flores e passamos por alguns pontos turísticos, compramos roupas de frio já que havia umas lojinhas que estavam em promoção. Conhecemos um projeto bem legal. É o bonde da cultura, uma biblioteca dentro de um vagão de trem na Rua das Flores parado. Onde você pode levar o livro pra casa e depois devolver. Bem legal!
      Almoçamos no aeroporto, prato executivo no Lanches jatinho. E seguimos de volta a nossa amada Cidade Maravilhosa.

P.f - R$27,00

Total gasto: R$65,00

Relato por Rafael Cassel e Larissa Benjamin.