Ir para conteúdo

Chapada dos Veadeiros - Março 2017 - Fotos, Roteiro e Despesas


Posts Recomendados

  • Membros

Galera, compartilho o relato da Viagem que fiz com pessoas maravilhosas que conheci aqui no Mochileiros.com.

Já virou clichê dizer que a Chapada dos Veadeiros é incrível, mas de fato é!

 

Vou tentar detalhar da melhor forma possível, com infos atualizadas para a galera que está planejando ir em breve. Vale ressaltar que a vegetação, bem como o nível de água das cachoeiras varia muito de acordo com a época do ano que se vai. Pegamos o fim do período de chuvas, o que nos proporcionou cachoeiras bem caudalosas.

 

Galera, eu SUPER INDICO que esse roteiro seja feito de carro. Apesar da cultura de caronas muito forte e confiável que rola em Veadeiros, algumas cachoeiras ficam muito longe e QUASE SEMPRE você vai ter que rodar no asfalto pra depois pegar uma estrada de terra e trilha ufaaaaa ::mmm:

 

NÃO É NECESSÁRIO que você esteja em um 4x4, estávamos num HB20 1.0 e nos serviu maravilhosamente.

 

Se você está na dúvida em fazer a Chapada dos Veadeiros, espero que esse post possa te encorajar, pois eu simplesmente amei a energia do local. ::love::

 

 

Vamos lá:

 

04/03 - BSB - ALTO PARAÍSO

A estrada que liga Brasília à Chapada é simplesmente um tapete. Retão, sem erro algum pra se chegar lá.

Levamos cerca de 2h30 de viagem.

 

Alto Paraíso é LINDA ::love:: muitas opções veggie/vegan de alimentação, artesanato, terapias holísticas e as pessoas também já chegam na intimidade querendo saber seu signo ::lol4::

 

Ficamos no Buddys Alto Paraíso. Staff super prestativo, camas confortáveis, cozinha bem equipada e o local por si só já dá uma paz total. Diárias R$ 48 pelo Booking.com - RECOMENDO ::otemo::

 

Logo em seguida fomos atrás de Lokinhas - A Cachoeira que fica mais próxima de Alto Paraíso. São cerca de 2km de estrada. A entrada custa R$ 25/pessoa, mas como estávamos em grupo de 04 pessoas, demos uma chorada e pagamos R$ 20/cada.

 

São duas trilhas: Lokinhas e Violetas.

Decidimos fazer a trilha Lokinhas que são vários pocinhos, todos com sua beleza peculiar. Água esverdeada e clara.

Trilha de nível FÁCIL, porém as pedras ao pé da cachoeira são bem escorregadias.

 

IMPORTANTE: Se estiver chovendo, eles não abrem a Fazenda por conta do perigo de Trombas d'água.

 

Lokinhas000.JPG.e8443b8abedab7346b097fc72c6a5620.JPG

Loquinhas00.jpg.1dceca8ff0049e9d4abb83edfa5a74c0.jpg

loquinhas0.jpg.c7043c00baee93207b5c447c1edeb752.jpg

Lokinhas2.JPG.8b2a386782fdcc93ca235715df187206.JPG

 

05/03 - CATARATA DOS COUROS

Pela manhã cedo, pedimos no Hostel indicação de guia, para que pudéssemos fazer a Catarata dos Couros.

Não é obrigatório contratar um, porém, estar com um guia é garantia de segurança e de conhecer uns picos loucos. Eles se reúnem todos os dias na frente do CAT para formar grupos e realizar os passeios. Guia - R$ 150 até 5 pessoas.

 

A Alice nos indicou o Rafael, que foi super gente boa e que eu também indico para quem quiser fazer Couros e/ou outros lugares. Ele é um guia oficial de Veadeiros, colocou corda de segurança pra nadar pela correnteza da Cachoeira, tinha coletes salva-vidas e etc. ::otemo::

 

A Catarata dos Couros é um local excepcional além de ser histórico, pois era no Rio dos Couros que os caçadores curtiam as peles dos veados que deram o nome à Chapada dos Veadeiros.

 

É bom ir de manhã cedinho. Saímos de Alto por volta das 9h00. As Cataratas ficam no sentido voltando para Brasília. São aprox. 53km de asfalto, 36km de terra e 3km de trilha - somente a ida. Não paga nada para visitar.

 

Trilha de nível MÉDIO, mas tranquila, pois ela possui apenas alguns trechos íngremes. O dia estava bem quente e essa foi a maior dificuldade, no meu caso.

 

IMPORTANTE: Leve bastante água e snacks, maçã, barra de cereal, etc. Não há locais para comer próximo.

O almoço foi no restaurante da dona Eleuza, você precisa reservar antes de ir pra cachoeira, na volta, você pára e come uma comida caipira - R$ 30/pessoa e come à vontade. Gostei bastante.

 

Couros0.jpg.bb14ef238d3b812752c3935f74bfc659.jpg

Couros1.jpg.f754b51972f8389673855eb5a5ec4e5e.jpg

Couros2.JPG.ab3f862fb81e587078699210a8ea2224.JPG

Couros3.jpg.02381d90ee37fcea1ab7cafcc5811265.jpg

Couros-Eleuza.jpg.21eea8337d64d4a714a9756d11d9b6ca.jpg

 

06/03 - Almécegas I, Almécegas II, São Bento e Cachoeira dos Cristais

As cachoeiras ficam todas dentro da Fazenda São Bento. O valor para ter acesso às três é de R$30/pessoa. Não tem choro. Preço fechado. ::mmm:

 

Você paga e entra com pulseirinha. SUGESTÃO: Vá direto para Almécegas I (na minha opinião a mais bonita de todas as três). ::love::

 

Chegando na trilha, você verá à esquerda piscinas. Dê uma passadinha lá! As águas percorrem as pedras antes de uma queda enorme. TOME CUIDADO e não fique muito próximo à queda. Depois de se deliciar com a paisagem e de alguns clicks, volte à trilha rumo à Almécegas I.

 

Piscinas.jpg.36452483145088a4468dc385c3936578.jpg

Piscinas1.jpg.dff6c1570437a67142263eee1bdfbd48.jpg

 

Almécegas I: São aproximadamente 3km de trilha de nível MÉDIO, o trecho é íngreme, prepare as perninhas pra subida de volta ::lol4:: Se não souber nadar, aconselho ficar na beirinha próximo à entrada, pois a cachoeira é funda. :!:

 

IMPORTANTE: Levar água e comidinhas.

 

G0207501.jpg.76f7f94736e0a87675e7604ca3b9e9ef.jpg

598de0e88cbfb_AlmcegasI1.jpg.0cab00ab873ed100564e317a90792311.jpg

AlmecegasI2.JPG.e2b26f274bde5c482100a8631799f8f3.JPG

 

Almécegas II: Você precisa voltar pro estacionamento, pegar o carro e pegar a estradinha. A distância é curta e a trilha também é bem mais tranquila. A queda da cachoeira cai num poço onde você pode banhar-se tranquilamente, apesar dos peixinhos que ficam dando mordidinhas. ::hãã2::

 

IMPORTANTE: Tome cuidado ao explorar esta cachoeira, as pedras são bem escorregadias e renderam um tombo feio à minha amiga ::essa::

 

GOPR7698.jpg.641263607f3c57ed1ac06a3aac0aab6a.jpg

G03477750.jpg.ce31e98a40a2a6044555d6284b5e7d2b.jpg

G03477751.jpg.a3ddf65c1f25950154d27a5a629856c5.jpg

 

São Bento: A cachoeira é a que fica mais próximo da entrada da Fazenda. Particularmente, não fiquei fã de São Bento. :|

 

A água é escura, a queda estava muito forte o que ocasiona uma correnteza mais forte ainda. Resumindo, na época, não estava das mais tranquilas para banho. Se você gosta de adrenalina, vai adorar pular da pedra bem no meio da cachoeira.

 

G0357856.jpg.2e071f819641b01f0d0b252bc8bc4c04.jpg

 

Depois do tombo, minha amiga decidiu voltar pro hostel pra descansar. Resolvemos seguir para Cristais.

 

Cristais: Como Lokinhas, é constituída de várias pocinhos, ao todo são sete. Sugestão: Desça todos os poços até o Véu de Noiva, onde tem a quedinha que está estampada na maioria das fotos de divulgação. Preço: R$20/pessoa também sem choro, e olha que tentamos.

 

Cristais tem uma estrutura muito boa, desde restaurante, onde você pode comer um delicioso pastel da Vendinha 1961 pela bagatela de R$6, lojinha, banheiros e a área de camping. Adorei observar as chapadas e o céu azul de um balanço feito de madeira.

 

A trilha é íngreme, mas com nível fácil, são cerca de 800m.

 

GOPR7935.jpg.b7967aadc7feb84a7e428998cc0adb6e.jpg

GOPR7936.jpg.7ed7d0df91d22e0557c06329ec0aebf9.jpg

GOPR7933.jpg.bb726c1906124dd39e2a24183fd9db61.jpg

 

07/03 - CAVALCANTE - Cachoeira Santa Bárbara e Capivaras

Fizemos check-out no hostel e saímos cedinho, já que a distância de Alto até Cavalcante é de cerca de 110km. Você tem que parar no CAT e já fechar o guia, em Santa Bárbara é obrigatório - Fechamos com o senhor Genésio - R$80

o grupo de 6 pessoas.

Se precisar recarregar o estoque de comidinhas, frutas etc, a hora é agora.

 

Chegando na reserva Kalunga, você precisa pagar uma taxa ambiental de R$20. Já reserve seu almoço também, comida caseira - R$ 30/pessoa com comida a vontade (peixe frito, galinha caipira, ovos caipira e guarnições). ::otemo::

 

Seguindo viagem, 22km de estrada de terra e depois trilha de aprox. 5 km (maior parte no meio do cerrado, sol na cuca, mas com a paisagem linda. Nesse dia tudo colaborou, o céu era o mais azul possível, poucas nuvens no céu) Não se esqueça de água e protetor ou vira camarão/camaroa :P

 

Depois do cerradãoo, você começa a pegar a trilha que é FÁCIL/MÉDIO, nessas alturas, suas perninhas já estão acostumadas com as trilhas :D

 

Sem dúvidas, Santa Bárbara entra no ranking das melhores Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros ::love::

 

 

GOPR8260.jpg.0be0b53f789dc33fced4423fb502a2d1.jpg

G0518066.jpg.a60f11c32c4a3cbfaa5305f507cb2ee0.jpg

GOPR8259.jpg.2ce86ec9dca3f9fd01374df262f2dfae.jpg

 

Cachoeira das Capivaras: As Capivaras, você faz o caminho de volta de Santa Bárbara, pega o carro e percorre mais uma parte de estrada de terra. Depois, a trilha é de 1km bem íngreme, considerada FÁCIL/MÉDIO.

 

Depois da Cachoeira, almoçamos e pegamos a estrada para a Vila de São jorge.

 

G0798594.jpg.7baebe9536f81fde7035f4496c06f980.jpg

G0858704.jpg.32a81400d89b5618db64dcfa863a8406.jpg

 

08/03 - Vila de São Jorge

São Jorge é uma vila com seu charme. As ruas não são asfaltadas e há uma atmosfera tranquila e colorida. Uma energia maravilinda! ::love::

 

598de0e9bbc44_ViladeSoJorge.jpg.1f0a1229a43b3aae3dac874dbd935896.jpg

 

Em São Jorge, ficamos no Hostel Manga Rosa. Ele fica na rua da Pizzaria Canela de Ema. Ficamos num quarto compartilhado para com 04 camas e pagamos R$ 40/diária. Os quartos são simples, porém confortáveis e os banheiros são externos.

 

O que não nos agradou foi a área da cozinha, que era bem bagunçada, o fogão tinha poucas bocas funcionando... Enfim, achamos melhor não cozinhar lá ::bad::

 

(Encontramos a padaria que o café-da-manhã saia em conta por cerca de R$3 (pingado + pão de queijo) e finalmente encontramos comida a kg, o que pra mim foi ótimo, pois meu prato dava de R$10 à R$12. Lá existem ótimas opções veggie/vegan. ::love::

 

Fomos então conhecer o Parque Nacional e fizemos a Trilha dos Cânions e Carioquinhas.

 

IMPORTANTE: Vá a pé para o Parque se quiser economizar, até porque é pertinho. Estão cobrando R$15 de estacionamento e ouvi dizer que o Parque será privatizado. Ainda não se cobra ingresso, porém talvez seja cobrado no futuro.

 

O parque tem três trilhas: A trilha dos Saltos, Cânions e Carioquinhas e Sete Quedas. Todas são muito bem sinalizadas e não há necessidade de ter guia.

 

Mais uma vez, leve comidinhas, bastante água e protetor solar. O sol castiga mesmo. Trilha de nível MÉDIO - 9km aproximadamente.

 

Carioquinhas é uma cachoeira linda e estava com bastante volume de água. Pela força da água, você poderia ser facilmente levado pela força da correnteza. Aproveite o "calçadão" de pedra pra curtir um solzinho.

 

G09589363.jpg.53a3e570a320c8254d93036212ca8165.jpg

Carioquinhas.jpg.5aaa63eee6345bcde3ffb0fa88796c69.jpg

Canions.jpg.b741189053164f7d78892b93b102d914.jpg

 

A tarde eu e minha amiga descansamos, pois a os 9km do Parque nos deixaram moídas. Encontramos um "guia" que nos disse que conseguiríamos fazer o Mirante da Janela no mesmo dia. ::putz::

 

Mas na saída do Parque acabei desistindo devido ao cansaço acumulado. Depois descobri que é muito puxado e que ninguém recomendaria fazer no mesmo dia, principalmente no meu caso que sou iniciante nas trilhas. :roll:

 

Os meninos que estavam no grupo foram, disseram que o local é espetacular e que estavam ACABADOS. Todo mundo dormiu cedo essa noite.

 

09/03 - Cachoeira do Segredo

Essa cachoeira é simplesmente SENSACIONAL. São cerca de 14km de estrada em área particular e é administrada pela agência Segredo, o ingresso é de R$ 35 :shock: . Se comprar em São Jorge tem a opção de passar no débito/crédito. Se deixar pra comprar na fazenda, só em cash.

 

A trilha é pesada e cansativa - aproximadamente 12 km, em uma mata fechada e pouco sol. Encontramos uma cobra na trilha!

A recompensa é uma das cachoeiras mais bonitas de Veadeiros. Fiquei horas, sentada na pedra só contemplando aquele paraíso de água gelada e cristalina. ::love::

Na volta descobrimos que havia um "atalho". Juro que por alguns momentos achei que estávamos perdidos ::lol4::

 

Nessa volta, você atravessa várias partes do rio, o que faz necessário tirar bota/tênis, pois algumas vezes as águas chegam até as canelas.

 

Já no cansaço, conseguimos uma carona com um dos senhores que trabalha na Agência Segredo ... Imagina a felicidade da galera na carroceira da pick-up ::lol4::

 

Na volta almoçamos no restaurante das Águas Termais do Morro Vermelho. A comida é ótima, mas como não havíamos encomendado, esperamos bastante até aprontar. Lá eles te fornecem wi-fi e aceitam débito quando a maquininha resolve funcionar. Almoço R$30/35 depende da proteína, comida à vontade: Carne, frango ou peixe.

 

Deu pra relaxar bastante e esticar os pés depois de tanta caminhada. A volta na estrada com pouca iluminação, tive uma ótima vista das estrelas do céu e só agradeci e me senti muito feliz por estar ali.

 

GOPR1059152.jpg.8f3754231e3454e91ec9b5d30c8c84c1.jpg

G1069166.jpg.5252a341914e5b6be18083b97650f4c9.jpg

G1059151.jpg.7287af3f03b110d4cc2a1a85689368a8.jpg

 

 

10/03 - Raizama

Despedindo de São jorge, eu e Cláudia resolvemos fazer uma cachoeira mais tranquila. Escolhemos Raizama que tem uma trilha de nível FÁCIL e pocinhos onde você pode mergulhar. Valor: R$20/pessoa. Passamos a manhã aproveitando as energias da mãe natureza e conversando. Depois do almoço fizemos o check-out e voltamos pra Alto Paraíso onde tiramos a tarde para descanso.

 

18318534_1422918077774919_118472976_o.jpg.90a3108cde144e2bf2b1aefee38930fd.jpg

 

11/03 - Tirolesa na Cachoeira São Bento

Desde o planejamento da viagem, eu quis fazer a tirolesa o vôo do Gavião - Com a agência Travessias. Valor: R$80/pessoa.

 

No dia ventava bastante e na subida para o ponto de decolagem da tirolesa, fomos presenteadas com um veado que atravessou na nossa frente na trilha. Ficamos durante alguns minutos admirando e observando a beleza do animal. Nos disseram que estava cada vez mais difícil encontrá-los.

 

Como ventava muito e o vento freia, paramos no meio do vôo! Penduradas a mais de 100m de altura, fomos mais uma vez presenteadas com uma ótima vista do morro da baleia e da paisagem do cerrado ::otemo::::otemo::

 

G1119209.jpg.6d0c20b21ac9343d3c1de5c68aa66509.jpg

Tirolesa.JPG.baf27641b33f75bd802999c9c97f30a5.JPG

 

 

13/03 - Vale da Lua

Acabei estendendo minha estadia em Alto - fui abduzida :lol::lol:

Juntei com minhas novas companheiras de aventura e fomos pro Vale da Lua pedindo carona. Se você precisar ir pra São Jorge, São Bento e ou Vale da Lua, é bom ficar no ponto de ônibus na entrada da estrada.

 

Depois de algum tempo, conhecemos um guia de São Jorge e depois disso, passou um conhecido dele que nos deu carona. Nos levou até a entrada do Vale. A entrada custa R$20/pessoa, também sem choro.

É uma atração obrigatória quando você está em Veadeiros, sendo um de seus cartões postais.

 

GOPR9223.jpg.bdf8376335adb463078cabf40f94116f.jpg

G1169259.jpg.9bee8ec437d2bbf715a66efd606b9b71.jpg

--

DICAS:

:!: Alimente-se bem, beba bastante água e use protetor solar O TEMPO TODO!

 

:!: Leve dinheiro! A maioria dos estabelecimentos aceita débito, mas de qualquer forma, às vezes dá problema de conexão com a internet e você fica na mão.

 

:!: Os passeios somente no cash.

 

:!: Mesmo nos caixas eletrônicos, as cédulas são reduzidas. Eu por exemplo, coloquei tudo na minha conta da Caixa e durante uns 03 dias só dava pra sacar R$15 de cada vez. Na semana abre a loteria e você consegue fazer saques de até R$1.500 reais da Caixa e Banco do Brasil.

 

:!: Rola muito o sistema de carona entre BSB, GOI e a Chapada. Entre nos grupos no Facebook : Conexão Chapada-BSB e Carona BSB-Chapada (Solidário de Verdade). Geralmente é requerida a contribuição no gás de R$30-35.

 

:!: Se optar usar o ônibus, o valor é de R$46 e são 04 horas de viagem saindo da rodoviária.

 

:!: Peça carona, conheça gente nova e faça amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Sensacional! Seu post veio na hora certa.

 

Vou pra São Jorge dia 20/04. Pretendo pegar uma carona pela manhã em Brasília e ficar por lá mesmo, dia 24 preciso voltar p Brasília.

Em São Jorge existem cachus e outros passeios fora do Parque? Tenho ouvido falar muito bem da vilinha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sensacional! Seu post veio na hora certa.

 

Vou pra São Jorge dia 20/04. Pretendo pegar uma carona pela manhã em Brasília e ficar por lá mesmo, dia 24 preciso voltar p Brasília.

Em São Jorge existem cachus e outros passeios fora do Parque? Tenho ouvido falar muito bem da vilinha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Sensacional! Seu post veio na hora certa.

 

Vou pra São Jorge dia 20/04. Pretendo pegar uma carona pela manhã em Brasília e ficar por lá mesmo, dia 24 preciso voltar p Brasília.

Em São Jorge existem cachus e outros passeios fora do Parque? Tenho ouvido falar muito bem da vilinha!

 

Oi chará rs !! ::hãã2::

Então, em São Jorge as opções de cachoeiras mais próximas são:

Carioquinhas - Dentro do Parque Nacional

Raizama - área particular entrada R$ 20/pessoa

Lajeado - Cobra-se taxa de entrada, acho que R$20/pessoa

Estas são as que cabeça... ::lol3::

 

Lembrando que como eu coloquei no post, pra conhecer a grande maioria das atrações, você irá precisar pegar muita estrada, ou de asfalto ou de terra.

 

São Jorge é beeeeeem pacata! Tipo, o movimento só começa na sexta-feira mesmo que é quando a galera começa a chegar em busca de aventura nas trilhas e forrózinho a noite!!

 

Desejo a você uma viagem maravilhosa! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ótimo post... Eu querendo fazer essa viagem em agosto, mas estou em dúvida pois estarei de motocicleta, pela sua experiência acha que seria possível fazer a maioria dos passeios sobre duas rodas?

 

Olá Dyhessica!

 

Acredito que você conseguirá sim! Em Agosto já está mais seco e acho que o percurso fica bem melhor.

 

Desde já desejo-lhe uma ótima viagem ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Ótimo post... Eu querendo fazer essa viagem em agosto, mas estou em dúvida pois estarei de motocicleta, pela sua experiência acha que seria possível fazer a maioria dos passeios sobre duas rodas?

 

Olá Dyhessica!

 

Acredito que você conseguirá sim! Em Agosto já está mais seco e acho que o percurso fica bem melhor.

 

Desde já desejo-lhe uma ótima viagem ::otemo::::otemo::

Obrigada, pelo esclarecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ótimo post... Eu querendo fazer essa viagem em agosto, mas estou em dúvida pois estarei de motocicleta, pela sua experiência acha que seria possível fazer a maioria dos passeios sobre duas rodas?

 

Olá Dyhessica!

 

Acredito que você conseguirá sim! Em Agosto já está mais seco e acho que o percurso fica bem melhor.

 

Desde já desejo-lhe uma ótima viagem ::otemo::::otemo::

Obrigada pelo esclarecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...