Ir para conteúdo

PERU - CUSCO - MACHU PICCHU - LIMA - 7 DIAS


Posts Recomendados

  • Membros

Dividi o relato dessa viagem em 4 momentos (cusco, machu picchu, rainbow mountain e Lima), uma viagem de sete dias. É pouquíssimo tempo, foi bem apertado, alguns dias dormindo pouquíssimo meeesmo. Acontece que só tínhamos realmente uma semana, não tinha mesmo como prolongar, porém, não recomendo passar menos do que 12 dias. Se você resolver passar mais tempo, pode conhecer mais coisas legais e inclusive economizar em algumas coisas, como vou explicar mais pra frente.

 

- Cusco -

Já tínhamos reservado a hospedagem no Hotel Hantuquilhas, que fica a duas quadras da praça das armas (praça principal). Os hotéis que ficam nas ruas da praça são bem caros, então, pelo menos para mim, valeu a pena andar um pouquinho. A diária custou R$ 89,00 (mas pagamos em dólares) para duas pessoas, ele é bem bonzinho, arrumado e o atendimento é excelente! fica em frente a um supermercado e uma pizzaria muito boa e barata (pizza de S./20 até de S./10). Na mesma rua, mais em cima, tem um hostel Loki, onde rola uma baladinha muito bacana a noite! Cerveja a um preço razoável (considerando os bares/restaurantes da praça das armas, qe têm preços bem salgadinhos), um ótimo hambúrguer com batatas fritas (e outros tipos de lanche), mesa de bilhar, música ao vivo, mesmo pra quem não é hospede a entrada é free.

Chegamos em Cusco pela madrugada, então não rolava arriscar no transporte. combinamos com o pessoal do hotel pra eles mandarem um taxi pro aeroporto, é caro, mas saiu mais barato do que pegar aqueles que ficam lá. foi S./25,00

É importante ter cuidado com os taxis, pra que eles não fiquem dando voltas com você e cobrem mais por isso (ouvimos relatos de que isso acontece na cidade).

 

SEGURANÇA

Cusco é uma cidade bem tranquila, tem polícia turística rodando o tempo inteiro. E vc pode ficar na tranquilidade que lá ninguém mexe com você.

 

CÂMBIO

O melhor local para trocar sua moeda por soles (S./) é na praça das armas; fizemos isso em uma casa de câmbio, lá na praça das armas, que fica de canto, com letreiro amarelo bem chamativo. Mas o grande lance é você comparar o preço entre elas e negociar. Em Cusco, você pode penchinchar absolutamente tudo. Várias pessoas chegam oferecendo por um ótimo câmbio, mas preferimos não arriscar e trocar em uma casa de câmbio, para evitar problemas.

Você pode levar seu dinheiro em reais e trocar quando chegar, sem problemas (fiz isso com a metade da grana que levei). Se trocar aqui no Brasil mesmo, sairá muito caro.

Você pode também colocar seu dinheiro em um cartão pra viagens (é tipo uma pochete eletrônica, em uma comparação bem tosca mesmo). Tem o Visa Travel e o Neon (fiz uma conta e levei a outra metade da grana nele), Neon é um banco sem agências, que funciona pela net, vc abre sua conta, pede seu cartão, todo pela net e ele vai direto para o seu endereço. É isento daquelas taxas e anuidades, mas você paga uma taxa fixa se for sacar o dinheiro (por isso não fiz nenhum saque kkk). Não tive broncas, foi tranquilo. O bacana de levar no cartão é que em muitos lugares, praticamente todos, aceitam cartão, além de ser mais seguro do que andar com muito dinheiro por aí, sai mais barato do que fazer o câmbio. Isso porque você vai estar comprando com o valor da moeda comercial, e não com o valor da moeda turística (que é mais cara).

 

PASSEIOS

Primeiro: se você for estudante, tire sua carteirinha de estudante internacional (ISIC). São muitos os lugares que aceitam a carteirinha e garantem a metade do valor.

Segundo: compre um boleto turístico! Compramos o completo, que vale pra praticamente todos os passeios e sai mais barato do que pagar por tudo separadamente. ele é válido por 10 dias e custou S./70 (c/ carteira de estudante). ONDE COMPRAR: no ministério da cultura de Cusco (“municipalidad de Cusco”), fica na Av. do Sol.

 

O assédio é muuuito muuito grande, mas não se renda. pesquise em todos os locais da praça das armas e só depois disso feche os passeios, negociando e pechinchando sempre (o que não inclui machu picchu, que vc deve comprar com o governo, já explico) Regra de ouro pra tudo em Cusco: PECHINCHE! Eles acabam diminuindo o preço consideravelmente.

 

Fechamos todos os passeios com "César" - do "Grupo Peru" (na praça das armas), o city tour foi S./ 15,00 (uma van + guia que leva pro Templo do Sol - Qorikancha -, pra Saqsayhuaman, Tambomachay, Puka Pukara e pra Q'engo), sai às 14:00 e volta às 19:00, e tem também pela manhã. desses passeios, apenas o de Qorikancha não tem no boleto turístico - custou S./ 8 (pra estudante).

 

O passeio pra Maras e Moray (van + guia) foi S./ 25, não inclui almoço :(:(:( . Moray tá inclusa no boleto turístico, apenas as salineras de Maras tem que ser pago a parte, pqe: não pertence ao governo, pertence à comunidade local, então elas cobram pela entrada - S./ 10. a saída é às 9:00 e volta às 14:00.

Gnt, Moray é lindo! no final do passeio, vc vai subindo pra encontrar a van e de repente, pan: ::ahhhh:: dá de cara com a imensidão da cordilheira dos andes. lindo! ::hahaha::::hahaha::

Maras também é um passeio muito maravilhoso pela imensidão do local; nas fotos que a gente vê por aí parece que é menor do que realmente é. E ainda, bem emocionante (para quem tem ou tinha medo de altura como eu). A estrada que leva até maras é muito estreita, só passa um carro de cada vez e se você olhar para baixo, pela janela da van, vai dar de cara com um precipício gigante bem pertinho.

 

O passeio pra Pisac e Ollantaytambo (Vale sagrado) custou S./35 (van + guia + almoço). O almoço foi num restaurante de comida típica, com música ambiente (estilo local). Bem típica mesmo, então, pra falar a verdade não fazia ideia do que era aquilo que eu estava comendo, mas era saboroso, a bebida não estava inclusa. A saída desse passeio é às 9:00 e não retornamos pra Cusco, ficamos em Ollantaytambo, pqe é de lá que sai o trem pra Águas Calientes - Machu Picchu (mas ele retorna por volta das 19:00)

 

É aqui que eu disse que se eu tivesse com mais tempo, poderia ter economizado mais. Como meu tempo era curto, tive que ir de trem pra Águas Calientes - Machu Picchu. O trem é bem caro mesmo e nem tem meia passagem :( :( :( O modo de ir mais barato é seguindo pela hidrelétrica, que vc só gasta o solado do sapato, são 4horas de caminhada. Comprei a passagem no Inca Rail, que é o mais barato, custou $125 (eles também recebem em Soles, o valor varia de acordo com o horário e temporada. esse foi o valor do horário mais barato e em baixa temporada), a loja do Inca Rail fica na praça das armas, perto dos restaurantes. Na volta, ganhamos um upgrade na hora, tomamos pisco ouvindo música ao vivo na primeira classe e pagando pela econômica rsr.

 

BOLETO PARA MACHU PICCHU

Vc pode comprar com antecedência, pelo site do governo com (apenas) o cartão visa travel. É, não tem outra forma de pagamento pelo site, isso é terrível. Existem duas montanhas que você pode subir em Machu Picchu (não pode subir as duas, deve escolher uma delas) - a Montanha Machu Picchu e a famosa Huayna Picchu; ou você pode também não querer subir nenhuma montanha e comprar o boleto apenas para as ruínas de Machu Picchu. Se você quiser muito subir a Huayna Picchu, compre antecipadamente! Ela sempre lota, até mesmo em baixa temporada, e tem grandíssimas chances de vc não conseguir mais comprar o boleto pra ela lá em Cusco.

Nós compramos o boleto para a montanha Machu Picchu, a mais alta dentre elas, são 3h de caminhada até o topo. Imensa! Na metade dela você já olha as ruínas de Machu picchu bem pequenininha. É uma caminhada difícil, muito cansativa. Em alguns locais têm escadas de pedras (ou os retos dela) e os “degraus” são bem estreitos, em alguns pontos são extremamente estreitos, que até eu (com meu pé 35) tive que subir de lado. A montanha fica a 2.700m de altitude, o que faz vc ficar cansado mais depressa. A vista é magnífica, e você pode aproveitar a montanha de todas as maneiras, a vista, a caminhada, a vegetação, os pássaros. Na volta, fiz um piquenique em um ponto espaçoso, que dava para admirar a paisagem, aproveitando para recarregar as energias.

Compramos o boleto em Cusco (lá aceita meia entrada com a carteira de estudante, diferente do site). -----> Eles não vendem mais o boleto no ministério da cultura da av. do sol, agora a venda é em um local próximo à praça do regozijo, na rua do museu histórico regional.

O boleto (meia entrada) pra machu picchu + montanha machu picchu custou S./130

 

Em Águas Calientes ficamos no Hotel Angels, fica a 4 passos da parada do ônibus que sobe a montanha pra Machu Picchu e custou $ 32 (dólares) a diária pra duas pessoas. Como sairíamos bem cedo pra montanha, antes de servirem o café da manhã, pedimos que eles embalassem antes pra gnt levar e comer no caminho.

Vc pode subir a montanha andando, ou pode comprar a passagem do ônibus lá mesmo (águas calientes), ou em cusco, no Banco Interbank, na avenida do sol (aceitam carteira de estudante), custa $ 12 (meia).

 

MUSEUS EM CUSCO

Além do museu Qorikancha, que visitamos no City Tour, fomos também no Museu Histórico Regional, Museu de Sítio de Qorikancha, Museu Municipal de Arte contemporânea e Museu Inka. Os três primeiros estão no Boleto Turístico. O último, Museu Inka, custou S./ 10 (não aceitam carteira de estudante)

O Museu Inka é incrível! grande, com muitos artefatos, todos bem explicados, com vídeos, múmias ::ahhhh:: muito bacana o passeio! Gostei de todos, mas meu preferido foi com crtz o Museu Inka.

 

Rainbow Mountain (montanha colorida)

 

Fechamos esse passeio também com "César" do "Grupo Peru", custou S./ 70 (van + guia + café da manhã + almoço + entrada da montanha). Eles passam no hotel por volta das 4:30 - 5:00 da matina, são 2horas até o local que tomamos café e mais 1hora até o local onde começa o trekking até a montanha colorida. Daí são mais 3 horas de caminhada até o topo, 2 horas só de uma subida muito íngreme a 5.100 metros de altitude. É cansativo, mas as paisagens ao longo de todo o caminho é demais! muito lindo.

Quem quiser, também, pode fazer a subida a cavalo - ida custa S./50 e ida e volta custa S./ 70 -.

O foda desse passeio é que quando você chega ao topo (tava -5c e chovendo granizo) você olha pra trás e a paisagem está com-ple-ta-men-te diferente! ::ahhhh:: e daí na volta você vai babando tudo de novo, pqe a paisagem já é outra!

 

DILEMA: O SOROCHE!

Pra quem não sabe, "soroche" é "o mal de altitude". Vc fica com dor de cabeça, náuseas, etc. e pra isso nos hoteis e em praticamente todo lugar tem chá de coca pra tomar (é tipo o cafezinho aqui), vc pode comprar tbm balinhas de coca, comprimidos pra soroche, a folha de coca, etc.

Se em cusco vc já sente isso (eu passei muito mal durante o city tour, mas deu pra segurar a onda) na montanha colorida então! por isso, leve alguma coisinha de coca. Se tiver com dificuldade pra respirar, dá um alô pro guia pqe ele carrega um líquido feito de plantas locais que faz melhorar rapidinho.

 

COMIDA : se tiver procurando por uma comidinha boa e barata em Cusco, procure pelos “menus” nas ruas que ligam a praça das armas à praça do regozijo ou, mais barato ainda, na rua sentido mercado municipal. Em Aguas Calientes, na rua da praça das armas em direção ao rio. Esses “menus” custam de S./15 a S./30 e vem entrada, prato principal e sobremesa.

Tem também desses “menus” nos restaurantes que ficam na praça das armas em Cusco. A regra de pechinchar tudo vale pra cá também!

 

Lima

O aeroporto de Lima na verdade não fica na municipalidade de lima, então é longe pra caracas!

Os taxis que ficam no aeroporto são absurdamente caros, mas lá funciona o uber. Tem a opção dos coletivos. Lá também tem tuck tuck pela cidade, mas não vi nenhum no aero. A ida do aero até o centro de Lima é um trânsito muito louco.

Já no centro de Lima, vc pode se locomover de ônibus ou tuck tuk mais tranquilamente, o trânsito já dá uma amenizada por lá.

 

As catacumbas

 

Fica bem próximo da praça das armas, na Basílica e Convento de São Francisco, é só seguir direto na rua do palácio do governo e, no final da rua, entrar pra direita.

É incrível, mais de 20 mil esqueletos. Quando o local foi encontrado por um arqueólogo, os esqueletos foram separados para serem contabilizados (cabeça pra um lado, tíbia pra outro, etc.) e estão lá assim, separadinhos.

Vc tem que andar o tempo inteiro corcunda (ou agachado) e não pode esquecer disso! Fede muito lá dentro, um cheiro desagradável para quem é alérgico.

Lá também fica a biblioteca conventual, com 25 mil volumes (do sec. 16 a 20), com obras muito raras (como uma edição da bíblia de 1571), pergaminhos; a primeira obra impressa do Peru; atlas que data da chegada dos espanhóis na américa; o primeiro dicionário de espanhol, publicado pela Real Academia, dentre outras raridades e coisas fascinantes.

A entrada vc compra lá mesmo, custa S./ 5 (meia entrada, com carteirinha). Daí vc aguarda formar um grupo e então acompanha o guia que irá explicar tudo dentro da basílica (que ainda está em funcionamento) e das catacumbas.

 

Em resumo, é isso. Qualquer dúvida, tamo aqui :D

598de1b6f3880_IMG_98111.JPG.4ed85df5a063fe6c47183f8aa37a6017.JPG

598de1b70793b_IMG_98821.JPG.c9fa5a3dfae3bbedd0f04816b23572d7.JPG

598de1b98439c_IMG_98931.JPG.6d083cf6c3b44e60b8f995131f5669aa.JPG

598de1b9f349b_IMG_98981.JPG.d4e81d8c5c678db1eea65986517084f4.JPG

598de1ba1e6e1_IMG_00421.JPG.63bc0ed0b6299579af91a964d84cf906.JPG

598de1ba395a1_IMG_04301.JPG.a94b46ab6b2abd8443d9785fef99e8ef.JPG

598de1bb1a3d1_IMG_08841.JPG.a87efb0e2f0fd2d8a6a7849a748be11f.JPG

598de1bb3a38c_IMG_08921.JPG.f8193a25fdd5ccb35444736fa21946df.JPG

598de1bc36a62_IMG_06011.JPG.e3e5fa99111b67cc9cf0cb6a0550ba27.JPG

598de1bc539b8_IMG_12171.JPG.54ac0cf20e7c5fa0227dee6a4b7a783d.JPG

598de1bc6cfdb_IMG_12201.JPG.daae7c998d74d20f23ddb898c53d6544.JPG

598de1bc854f2_IMG_12851.JPG.a43b5334c54ce941f29e3071a66a513f.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...