Ir para conteúdo

Ramal Bento-Jaboticaba - uma travessia por um lugar que, acreditem, já teve trânsito férreo!


Posts Recomendados

  • Membros

eu fiz um "ferrotrekking" aqui em São Paulo tb... sou louco por trens, é uma pena q ñ tenha trens de passageiros como antigamente.... fiz um relato da travessia:

ferrotrekking-cascata-aguas-da-prata-t39742.html

 

tb tem um site na net q fala um pouco da história das linhas de passageiros antigas, vc pode contribuir com fotos das estações. bem legal.....

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

 

fallow...........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Pessoal

 

Como é minha primeira manifestação por aqui, umas duas linhas para dizer quem sou.

Sou Caxiense morando a 4 anos em Veranopolis, tenho 30 anos de idade, 14 anos de jeep e 12 de rapel... Trabalho na Cia Energetica Rio das Antas, da janela da minha sala avisto o tunel em Y e a ponte do TPS sobre o Rio das Antas. A muito tempo acompanho os posts, principalmente aqueles sobre a região da serra.

 

 

Pedro.

Muito interessante teu relato, meu bisavo também era do batalhão e trabalhou no TPS, porem no trecho de Vararia para cima, Tenente Fidelsino Kuser de Vargas. Sobre teus comentarios gostaria de acrescentar alguns pontos.

*Os dormentes estão gradativamente sendo substituidos por uns mais modernos de concreto armado no TPS, todo dia cruza aqui na frente o carro de serviço com a maquina de troca de dormentes. Bem legal.

Edit: Documentario sobre esta maquina

a da ALL é igual, porem com apenas 3 vagões de material

Maquina ALL

trabalhando

 

*As pontes são vistoriadas por engenheiros da ALL semanalmente. Há em diversos pontos, sensores nos taludes para detectar deslizamentos e deslocamentos, todos movidos a energia solar.

*Os trilhos também são trocados, se vc vier em caminhada de Vacaria ate Jaboticaba encontrará varios trilhos velhos ao lado da linha. Lá em coronel salgado a um grande deposito deles. Aqui ao lado da ponte de Monte Claro também.

*As vilas, casas e demais predios foram construidos pela empresa construtora da linha (neste caso o exercito) com o unico proposito de alojar os trabalhadores, portanto sua função era apenas esta. As grandes construtoras hoje também fazem isso... Montam verdadeiras cidades nos seus canteiros de obras, depois da obra pronta toda esta estrutura fica para traz.

*A ALL utiliza algumas destas casas para alojamento de pessoal de obra e maquinistas. Na estação jaboticaba e na estação feitor faé existem uma ou duas casas com este proposito. De resto, não haveria porque a ALL fazer uso destas estruturas.

*A uns 10 dias a prefeitura "patrolou" e acascalhou a estrada ate a vila da estação coronel salgado, ate carro de passeio chega lá agora.

 

De resto, o lugar é como todos falam, impressionante a beleza de tudo, desde as belezas naturais ate aquelas feitas pelo homem, é inacreditavel, para quem não viu pessoalmente, a capacidade tecnica da engenharia civil Brasileira. Viadutos, tuneis, seguindo o vale das antas e da prata... Passam em media 12 composições por dia aqui, nunca parei para contar, mas alguma tem ate 6 locomotivas, elas utilizam as estações jabuticaba, feitor fae e coronel salgado para fazerem os encontros de composição, como a linha é simples, aquela que esta descendo sai de lado nas estação para a que esta subindo continuar sem parar, depois a outra volta para a linha.

 

Edver

Muito legal teu posto sobre a travessia de Monte Claro. Sobre o ramal que vai de jaboticaba a Bento:

Já existia desde o inicio do seculo um ramal ligando Caxias do Sul ate POA cia Montenegro, durante o regime militar, a paranoia da segunda guerra e a loucura logistica fez o exercito construir um ramal de garibaldi, onde passava alinha de Caxias e o TPS, para ter uma ligação mais direta com o restante do pais. Se notares em Caxias no 3ºGaaae no muro dos fundos, a ferrovia passa colada ao Gaaae, alias, notarás que não há muro neste ponto, apenas uma plataforma onde o trem encostaria para serem carregados os equipamentos militares. (a ponte sobre o rio santa cruz em vila oliva também foi feita com este proposito, proposito militar)

Bueno, imposta esta necessidade pelos militares iniciou-se a construção deste ramal que é belissimo, varios viadutos e tuneis, a ferrovia fazendo duas voltas ao redor do morro da jabuticaba para "vencer" o desnivel... Este ramal foi pouquissimo utilizado comercialmente, quase nada. Nos anos 80 a Giordani turismo recebeu a conceção (sic) para utilizar o trecho turisticamente. Ate 1987 a maria fumaça que hoje anda entre Bento e Barbosa descia ate jabuticaba com turistas, depois subia vazia. Alegando altos custos operacionais a Giordani abandonou o trecho. Hj o trecho é dela e há planos de reativar, o que esta pegando agora é a FEPAM que não libera a licença para limpeza da linha. Este ano a CIC de Caxias e a UCS começaram um estudo de viabilidade tecnica para conseguir a liberação deste trecho para os cargueiros da ALL levarem aço ate Caxias.

 

 

Abs

Marcio R. Vargas

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Márcio

 

Bem-vindo!

Fica de olho no Gilso e no Márcio Perin que os dois são uns baita deitado ::lol4:: (manda um abraço pra eles).

 

Excelentes informações. Valeu por complementar o tópico!

Quem sabe uma hora dessas, batemos perna por ela e tentamos dar a volta completa!

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Opa

ehehe

 

O Gilso vejo pouco porque o horario é diferente, agora o Lunardi sim, esse é um baita deitado!!! ahaha

 

Eu já fiz essa caminhada de bento a jabuticaba algumas vezes, bento a caxias tb... Mas é uma coisa que não me canso, muito lindo. Quero fazer uma de Vacaria ate Vêra pelo TPS...

 

abs...

 

EDIT: Fotos da vila abandonada em http://www.mochileiros.com/ramal-bento-jaboticaba-t49394.html -

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
::cool:::'> legal os relatos, bom seguinte, sou novo aqui no mochileiros, prazer, me chamo Thiago, 30 anos, varios de trilhas, montanhismo, jipes tmb..vida toda nessa.....enfim sou meio novo aqui no sul tmb, vim do rj...mas tem muito tempo que acompanho os relatos, e to pensando em fazer esse caminho ou a travessia do V13 no carnaval agora, alguma dica pra quem vai de onibus de POA? onde descer, algum bus de linha que se pegue depois até entrada da trilha, ou teria algum arquivo de gps ou google earth (kmz) da entrada das trilhas ou completa delas.... ::sos:: escolha de ultima hora, meio que plano "B" rsss
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Cara, desce na rodoviaria de Bento, o ramal desativado passa ao lado. Ae é só cara e coragem. Segue ate chegar ao TPS. No TPS vc pode escolher subir ou descer. Se descer vc chega em Roca Sales, pra cima você chega em Vacaria. Particularmente o trajeto para vacaria é mais bonito, mais tuneis, viadutos e pontes.

 

Porem acho que apenas 2 dias para você se preparar seja um tempo curto. Você viria sozinho? Barraca para ir acampando? E a alimentação?

 

Me passa um mail que te mando o arquivo para GPS (garmin). vargasmrv@gmail.com

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

::cool:::'> legal vargas! a dica da entrada ja ajuda! rss sim vou com barraca, to vendo se convenço uns amigos a ir ainda! sou la do forum 4x4 brasil tmb, mas to sem jipe no momento, dai to meio fora de la pra não passar vontade rsss vicio em lama é complicado! dai é melhor evitar de ver rsssss

 

to no trampo, mais a noite te mando email pra ver esse tracklog de gps!

 

vlw abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Opa

 

Companheiro de MSJ (movimento dos sem jeep) eheheh

Eu ainda acompanho por lá!!!!

 

Cara, me passa o mail que te mando o arquivo com o mapa detalhado e alguns pontos, para os garmin, os tracklogs eu não tenho, porque quando fiz o caminho eu ainda não tinha GPS. O arquivo que tenho tem os principais pontos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Aí galera, moro em Estância Velha a aproximadamente 130km da estação de Jaboticaba, gostaria de fazer o caminho Jaboticaba-Bento Gonçalves, pois meu Avô Mora Em Bento bem pertinho do final da trilha, dá até pra tomar aquele cafezão depois.

 

Fui lá na estação Jaboticaba uma vez só para conhecer, passei 4 viadutos e voltei.

 

Quem pilhar, qualquer findi desses eu e minha mulher somos parceiros, rachamos a gasolina e tudo certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...