Ir para conteúdo

Cusco - Machu - Maio/2017 (viagem individual)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

No mês de Maio tive alguns dias de férias e fui para o Peru, mas precisamente para a linda Cusco. Antes disso acontecer li muitos relatos o que me ajudou bastante a organizar esta viagem. Dessa forma resolvi compartilhar também um pouco dessa experiência. Como meu período de férias estava bem reduzido resolvi viajar sozinha já que a data de algumas pessoas que também foram não casavam com a minha. Algumas informações que passarei aqui sobre os custos da viagem referem-se ao período de maio/2017. Isso significa que poderão ocorrer alterações dependendo do período da viagem de cada um. Bem, tomei como base de cálculo para a organização dessa viagem o tipo de turismo iria fazer e inclui alguns sites que consultei. Como pode ser percebido não inclui Lima por questões financeiras já que não queria gastar tanto e de tempo também. Além disso queria passar mais tempo em Cusco, pois o leque para a exploração turística é muito amplo.

 

PASSAGENS ÁREAS

 

Comprei as passagens no começo de fevereiro por R$ 1.260,67 - ida e volta pela LATAM. O objetivo era comprar pela Avianca já que esta companhia possui as melhores conexões para chegar a Cusco. Contudo não achava por um valor acessível ao que estabeleci para gastos com passagens. Entretanto o tempo foi passando e com receio de aumentar o preço resolvi logo garantir a compra por este preço mesmo. Embora more no Rio de Janeiro escolhi partir de São Paulo, pois era muito mais barato que partindo do Rio e utilizei somente milhagens para ir ao SP.

 

Faltando uma mês para minha partida recebo uma ligação da companhia dizendo que a volta havia sido cancelada ::vapapu:: aí o estresse começou porque só tinham as piores conexões! Tive de escolher (a melhor entre as piores) Cusco-Lima-EZE(Argentina)-Rio. Voltei da Viagem como... ::essa::

 

Bagagem de mão - Para a galera que costuma utilizar bagagem de mão acima da norma permitida: Durante minha espera em Cusco para voltar ao Brasil vi muita, mas muita bagagem sendo despachada no saguão do aeroporto porque estava fora dos padrões permitidos como bagagem de mão. As funcionárias mediam, em especial, as malas de rodinhas, incluindo cada uma dentro da caixa que eles utilizam para medição, e se não coubessem naquele caixa eram despachadas. É importante se atentar a isso, principalmente com a entrada das novas regras da ANAC sobre despacho de bagagem para que não haja o enorme transtorno que eu presenciei lá no Peru.

 

Base para consultas das passagens:

https://voopter.com.br

https://quantocustaviajar.com

http://www.avianca.com

https://www.latam.com

 

ESTADA EM CUSCO:

 

Saindo de GRU e chegando a Lima passei pela migração e logo peguei um voo para Cusco. Chegando em Cusco providenciei o cambio e peguei um taxi lá mesmo no aeroporto.

> Câmbio- Na ocasião da minha chegada o dólar estava a USD 3,05 e o real a R$ a 0,96 :? ambos no aeroporto. Em Cusco os valores praticados eram USD 3,24 e R$ 0,97

 

> Taxi- Quando saí do aeroporto havia uma muralha de motoristas oferecendo serviços de taxi. Negociei com um que cobrou inicialmente S/ 25.00. Perguntei se podia fazer por S/ 20.00 e ele aceitou. O taxista também prestava outros serviços turísticos e foi até Cusco me oferecendo tais pacotes. Não aceitei porque queria pesquisar em Cusco mesmo.

Finalmente na cidade! ::hahaha:: Resolvi descansar um pouco e após o almoço fui dar uma volta na Praça Del Armas!

 

Adaptação -Provavelmente todos que vão ao Peru sabem, Cusco fica a 3.400 metros de altitude, portanto o aconselhável é tomar bastante chá de coca, bem como mastigar a folha. Hidratar-se bem e descansar, também são fundamentais. Para cada pessoa há uma reação. No meu caso sofri um pouco com dores de cabeça que desapareceram no dia seguinte.

 

CUSCO – No período em que permaneci por lá identifiquei Cusco como uma cidade acolhedora, limpa cujo povo cuida muito bem do patrimônio lá existente, enfim. É uma cidade turística e que recebe muito bem aqueles que lá visitam. Circulando pelos arredores encontrei uma vasta gastronomia (para todos os bolsos), Museus, igrejas lindas e históricas e, dependendo do dia, festividades que em sua maioria se concentram na praça principal. No 2º dia neste lugar, ao sair para procurar agências e programar meus passeios, presenciei um desfile do Colégio da Polícia daquela região na Praça de Armas. Tratava-se de um desfile infantil muito lindo e bem disciplinado.

 

 

PASSEIOS

 

No segundo dia já fui pesquisar as agências (lá você tropeça em várias). Já tinha em mente que iria fazer os mais tradicionais, pois estava sozinha e não queria algo muito complicado.

 

Boleto Turístico - Comprei na Calle Mantas, 117-A. Estudantes tem desconto apresentando a carteira válida, e há também o boleto parcial (esse não lembro direito o funcionamento tão pouco o valor). Deixo aqui o endereço do site que consta no boleto turístico para melhores informações: http://www.cosituc.gob.pe/

 

a) Custo: Ticket Boleto Turístico – S/ 130.00 – válido por 10 dias consecutivos – incluso os três circuitos que pode ser consultados no site acima;

b) O boleto Inclui: Saqsayhuaman, Q'enqo, Puka Pukara, Tambomachay, Pisac, Ollantaytambo, Chinceiro, Moray, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Sítio Quorikancha, Monumento Pachacuteq, Pikallaqta, Tipon.

 

Obs.: Há lugares como, por exemplo, Salineiras, os ingressos são comprados à parte no próprio local. Neste caso custou S/10.00 a entrada.

 

Vale Sagrado (Ollamtaytambo - Pisac - Chincheiro) - Adquiri este passeio no valor de S/ 30.00. É um passeio que dura o dia inteiro sendo, na minha opinião, vale mais à pena visitar Ollantaytambo e Pisac, pois há muito mais informações históricas e lugares para conhecer.

 

O pacote que as agências vende destas três regiões se torna extensa a duração porque há paradas para compras (é o típico passeio para o turísta gastar mesmo) e almoço. Veja a logística: Primeiramente fomos à Pisac, antes de chegar lá paramos numa feirinha de artesanato; após o almoço seguimos para Ollantaytambo ( ficamos pouco menos que 1h quase não deu para aproveitar a merecida visita) e já a noite chegamos à Chinceiro. Se eu tivesse de fazer esse passeio outra vez negociaria um táxi incluindo apenas Ollamtaytambo e Pisac assim aproveitaria muito mais em pouco tempo. Acrescento que este passeio pode ser utilizado como rota para ir a Machu Picchu onde o turista pode descer em Ollantaytambo (aproveita muito mais tempo por lá) e por fim segue de trem para Águas Calientes. Não fiz isso porque minha logística para ir a a este lugar foi outra. Há uma outra opção que li em alguns relatos de pessoas que optaram por dormir em Ollantaytambo e, no dia seguinte, pela manhã, visitaram o parque. Soube, também, quando cheguei em Cusco que existe um ônibus que parte diariamente para Ollantaytambo, só não fui informada sobre o tempo que leva de Cusco até lá.

 

Custos desse passeio:

a) Custo: S/ 30.00*;

b) Inclui: Guia e transporte.

c) Almoço a parte – preço médio: S/ 25.00 a 45.00*

d) Custo para o uso de cada banheiro: S/ 1.00

 

*Valores praticados em maio/2017

 

 

Maras-Moray-Salineira - Como fechei esse passeio também pela mesma agência paguei S/ 25.00 sem direito ao almoço. Iniciou-se quase às 9h e chegamos em Cusco por volta das 15h. Esse eu gostei 100%, pois em Moray, por exemplo, além de conhecermos as formas de produção agrícola carregados de muitos outros conceitos históricos, costumes da região obtivemos também valiosas informações sobre como variação climática influenciou na construção deste lugar incrível. Além disso, o caminho entre uma visitação e outra rende belíssimas fotos! ::otemo:: Valeu muito a pena!

 

Custos desse passeio:

a) Custo: S/25.00*;

b) Inclui: Guia e transporte;

c) Duração: 6h aproximadamente

 

*Valores praticados em maio/2017

 

 

MACHU PICCHU VIA HIDRELÉTRICA

 

Santa Tersa - Águas Calientes - Machu Picchu - Para chegar a Machu Picchu optei por pegar uma van até Santa Teresa que custou S/60.00 (ida e volta). Acertei voltar em outra data com o motorista porque iria dormir em Águas Calientes para não tornar este deslocamento tão cansativo. É importante saber que esta viagem possui um trajeto quase que 80% em curvas. Para se ter uma ideia nossa van parou umas três vezes porque algumas meninas passaram mal. Portanto não coma muito antes de viajar e leve um remedinho para enjoo. Chegando em Santa Teresa a van deixou nosso grupo num restaurante bem simples para o almoço (Optei por tomar uma sopa (deliciosa) por apenas S/5.00!) e segui o caminho sozinha pela hidrelétrica. Durante o trajeto que durou duas horas e poucas encontrei muita gente indo e vindo o que me permitiu sentir um pouco segura. O tempo estava bom e a medida que caminhava fazia algumas fotos. Mais à frente observei um grupo caminhando no mesmo sentido que o meu, porém chegando a uma determinada estação faltando + ou - 1h para a chegada à cidade de Águas Calientes esse grupo desceu e seguiu pelo leito do Rio Urubamba. Olhei aquilo e pensei que eles iriam acampar por ali porque vi alguns turistas tomando banho nessas margens. De repente me vi só um bom tempo sem. Ninguém ía, ninguém vinha... :| Até que mais à frente vi um túnel ::ahhhh:: Gente!!! Que medo. Passei correndo e mal me recuperei e vi logo outro!!! ::ahhhh:: Coisa de terror passar naquele túnel escuro e cheio de goteiras! ::mmm: Passos depois após esses túneis vi o mesmo grupo continuando a caminhada pelo berço do rio. Foi quando percebi que eles na verdade cortaram o caminho para não passarem por este lugar sombrio ::putz::::toma:: Pense na sensação maravilhosa que senti quando cheguei a Águas Calientes!!! ::lol3::

 

Gastos gerais deste trajeto:

a) Custo: Van S/60.00 (ida e volta) – combinar a volta com o motorista que em geral busca os passageiros às 14h do dia combinado;

b) Alimentação – Existe um restaurante simples na região com uma comida boa. No meu caso optei por tomar apenas uma sopa que custou S/5.00.

c) Hidroelétrica até Águas Calientes – Aprox. 11 km / Tempo médio: 2h30min a 3h

d) Banheiro: S/ 1.00

 

*Valores praticados em maio/2017

 

Machu Picchu – No dia seguinte já descansada da caminhada pela Hidroelétrica saí às 5h30min. da manhã para pegar o bus a MP. Segui o conselho que li em muitos relatos e optei pelos primeiros horários para subir. Realmente, pela manhã o parque não está tão cheio e você ainda consegue visualizar o pôr do sol que é muito lindo em qualquer lugar, mas em MP aparenta um toque especial! Logo na entrada do parque já é possível se deparar com vários guias oferecendo serviços. Como optei por não contratar não consultei o preço deste serviço. Optei por conhecer um pouco a história por meio de alguns documentários e alguns artigos que li pela internet antes de viajar. Caso interesse a alguém disponibilizo o link do documentário chamado: MACHU PICCHU AL DESCUBIERTO

da National Geografic. Muito interessante para quem quer saber um pouco sobre a história deste lugar antes de conhecê-lo. Caminhei calmamente pelo parque, fiz várias, mais várias fotos porque é praticamente impossível estar num lugar deste sem tirar tantas fotos. Nesse sentido cabe deixar aqui um comentário: A bateria da minha máquina acabou antes de terminar este passeio de tantas fotos e vídeos e eu estava com um celular muito “mequetrefe” porque fiz o favor de perder o que tinha no meu primeiro dia de chagada a Cusco. Por isso deixei de tirar algumas fotos. Então não custa nada ter uma bateria reserva.

 

Volta de MP para Águas Calientes:

 

Voltei caminhando do parque. Foram quase 2h de descida onde cortei boa parte do caminho numa mata bem sinalizada que vai cruzando a estrada. Juntei-me ao grupo que descia e durante o trajeto quando conheci um brasileiro e conversando quase não senti o tempo passar. Quem opta por subir andando deverá preparar um pouco o fôlego porque é muito exaustiva esta ida devido a altitude e por ser 100% somente subida na estrada e por trilha.

 

Obs.: Não é permitido comer no parque. Se quiser alimentar-se ou ir ao banheiro faça isso antes de entrar. Mas você poderá sair para comer ou ir ao banheiro e retornar. Neste retorno seu ticket será carimbado outra vez como ocorreu comigo. Além disso, sabe aquele famoso “pulinho” clássico para a foto? Não é permitido. A segurança por lá é muito intensa. Vi várias pessoas sendo advertidas por causa desses pulinhos ::quilpish::::toma:: .

 

Custos desse passeio:

a) Ingresso para MP: S/158.13 (comprei pela internet no site http://www.machupicchu.gob.pe – somente Machu Picchu);

b) Ônibus para Machu Picchu – S/40.00 soles (somente a ida) ou $ 12.00 (ida e volta). Pensei que estivesse no Rio de janeiro quando vi o valor do ticket (ida e volta) deste ônibus que é quase o custo do ingresso para MP fato esse que também contribuiu para que eu comprasse somente a ida.

 

*Valores praticados em maio/2017 para estrangeiros e sem descontos.

 

 

CERRO COLORADO ::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::::mmm:::mmm:::mmm:

 

Cerro Colorado/Montañas de Colores/Rainbow Mountain - São os nomes que encontramos para este passeio lá em Cusco quando vamos contratar com uma agência. Este aqui foi brabo! ::essa:: Primeiro porque esta montanha fica a 5.100 metros de altitude. É possível ver a montanha a partir de 5.000 altit. , porém a chegada até lá requer um esforço muito grande. Quem não está habituado a prática de atividades físicas sofre muito (não subestime este lugar). Muita gente do grupo em que estava não conseguiu chegar ao fim. O percurso é de quase 80% subida. O passeio se inicia com a van das agências pegando os turistas nos hostels/hotéis por volta das 3h. Após isso partimos para um local (casa de nativos) onde tomamos café e recebemos as instruções sobre a caminhada. A partir daí já comecei a sofrer com o frio mesmo devidamente agasalhada. ::Cold:: Leve também um bastão de caminhada porque ajuda muito. Eu não levei e tive de alugar um na casa destes nativos por S/ 10.00. Quando chegamos ao local para seguir à pé até as montanhas temos a opção de alugar um cavalo. Inicialmente cobram S/ 60.00 - valor este que reduz a medida que se aproxima do trajeto. Eu optei por não alugar. Na minha opinião acho que nem deveria utilizar esses bichos para isso. Tanto que chega a um determinado limite, os cavalos não podem mais seguir. Embora estejam habituados a elevadas altitudes não é difícil perceber também o quanto essa caminhada é difícil para esses animais ainda mais carregando cargas humanas. Esta foi a visão que tive. Seguindo o caminho e os caminhantes pude contemplar belíssimas paisagens, mas a minha ida foi tão exaustiva que só aproveitei o retorno quando o meu cansaço e a falta da ar resolveram dar uma trégua. Ao chegar a montanha nos 5.000 metros de altitude quase sem forças só consegui ficar por lá uns 10 minutos aproximadamente. Logo em seguida veio um nevoeiro que cobriu boa parte da paisagem, mas consegui tira algumas poucas fotos a tempo! ::otemo:: Na descida, já no trajeto final, o tempo mudou e pegamos uma boa chuva. Portanto, não esqueça a capa de chuva! Voltamos à casa dos nativos para o almoço e retorno a Cusco.

Custos desse passeio:

a) Pacote: S/75.00**

b) Inclui: Café da manhã na casa de nativos; almoço, guia, entrada*, transporte na porta do hostel;

c) Distância aprox.: 12km

d) Tempo médio – 3h (neste caso o guia informou que utilizaria uma rota mais curta o que reduziu o tempo médio de chegada)

*Necessário negociar com a agência, pois nem todas inclui o valor da entrada que custa S/10.00**.

**Valor praticado em maio/2017.

 

 

AGÊNCIA: Contratei Valle Sagrado (Pisac, Ollamtaytambo e Chincheiro), Maras -Moray - Salineiras e Rainbow Mountain na agência Infoturismo Peru que fica na Calle Procuradores, 340 - Cusco. Não tive problemas com os serviços prestados. Considero todos realizados dentro da normalidade. Lá há muitos outros passeios também.

 

HOSTEL

Nesse período da viagem fiquei nos seguintes hostels: Mama Simona, SuperTramp e o Pariwana. O primeiro e o terceiro, ambos em Cusco, estão bem localizado sendo o Pariwana mais próximo da Praça de Armas. É possível, se não for em alta temporada, escolher o hostel por lá mesmo, mas eu resolvi reservar por aqui. Quanto ao custo benefício para mim o melhor foi o Pariwana e o que não recomendo é o Supertramp em Águas Calientes.

 

No Mama Simona (Cusco) fiquei três dias e achei o ambiente bem limpo, organizado e calmo. Escolhi um quarto feminino sem suíte com armários amplos e luzes em cada dormitório o que facilita e muito ao deitar e levantar sem precisar ascender a luz principal. Possui cozinha, um local para acessar a internet, um telefone público e um depósito com armários onde é possível deixar a mochila caso precise ir para algum lugar após o check out e não possa levar bagagem. Para deixar a bagagem neste local é preciso ter cadeado. O único ponto negativo para mim foi o café da manhã que é pouco variado.

Sobre o SuperTramp – Águas Calientes eu simplesmente não me adaptei. Achei a estrutura péssima, meu quarto ficava na frente do bar do hostel, quando cheguei no quarto senti um cheio insuportável de algo que nem sei descrever. Os banheiros disponíveis pareciam ser unissex. Tive muita vontade de trocar de hostel.

Quanto ao Pariwana (Cusco) – Trata-se de uma local bem festeiro e eu que sou chegada a ambiente mais tranquilo fiquei um pouco preocupada em não conseguir dormir direito, mas que nada! Não se se era por causa do cansaço, mas quase não ouvia o som. Só para se ter ideia meu quarto era uma suíte feminina no térreo. Comparando com vários hostels que fiquei achei o Pariwana um dos melhores tanto em organização quanto em estrutura. O meu único problema por lá foi o depósito em que deixei a minha mochila, pois uma mão abençoada conseguiu estragar parte da minha alça, mas como estava numa pressa danada para pegar o voo deixei isso pra lá.

 

Obs.: Sabemos que não há obrigatoriedade para nós brasileiros, contudo a apresentação do passaporte em todos os hostels que fiquei foi exigida. Assim como na agência em que contratei. Em alguns casos onde apresentei somente o RG tive uma demora no atendimento. Então para facilitar os trâmites acho aconselhável o uso do passaporte.

 

COMPRAS:

 

Comprei várias lembranças no Mercado São Pedro em Cusco. Vale muito comprar neste lugar pela variedade e preço.

 

Embora tenha feito o básico pude observar que em Cusco há uma vasta possibilidade de passeios de acordo com o rítmo do turismo e o bolso de cada um. Vale muito apena visitar este lugar tanto pela variedade turística quanto histórica e gastronômica.

598de2d1af295_DSC005171.JPG.26596cda12eb6c6c46aafb64a8824312.JPG

598de2d1de1ae_DSC005301.JPG.4a695537056930a03d5ec474c3aad29c.JPG

598de2d215942_DSC005991.JPG.5b03f6e4871e6e9bcc6a37f9b49fb0e9.JPG

598de2d25d277_DSC005721.JPG.7725b5e037b7906dd61df341425230cd.JPG

598de2d2ead27_DSC006581.JPG.3d53ddec38e7b6886e0a7abd94d17f27.JPG

598de2d31845b_20170611_1857571.jpg.78f40b2c47be776319ac3e1390756677.jpg

598de2d341f48_DSC006871.JPG.2cb55378d1599c31c16659d6cd6acb60.JPG

598de2d368c48_DSC007851.JPG.8916a4e95ecf29ef6ea6ca145d0304e4.JPG

598de2d6be296_DSC008601.JPG.44cfab302fa29220e84304f6aef9b089.JPG

598de2d6f306c_DSC009301.JPG.0ea6641f9f22312831812c5989a884ae.JPG

598de2d7536ba_DSC010021.JPG.069c5abaf6bded9ec8924303604e4a48.JPG

598de2d786a9c_DSC010291.JPG.33f5b67947cd85440bf7a028ce25b83b.JPG

598de2d7daa55_DSC010351.JPG.7edc366bc51680f94b8c9371dfb649ca.JPG

598de2e3de6f8_DSC010831.JPG.a08909c82198095eee5ecdf2fc9685b2.JPG

598de2e4af78c_DSC010931.JPG.699086aa3ace6254a55b745c8fc2cd31.JPG

598de2e50259d_DSC010961.JPG.a833f8fc1667570d5741b6e26957978b.JPG

598de2e55a39f_DSC011021.JPG.9a211893147f7ac68ba6483651b4cdee.JPG

598de2e587bef_DSC011081.JPG.178f1b1888ab60ca55d3544060e083c3.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, adorei o seu post sobre a viagem, realmente me deu boas idéias e noções para a minha viagem. Irei em Setembro com o meu namorado.. O boleto do valle sagrado você comprou com agência ou no ministério da cultura? Você acha que o passeio para a montanha colorida vale a pena? Eu quero muito faze-lo, porém tenho problemas de respiração e estou com medo de me arrepender.. Você gastou em media quanto na sua viagem e foi de quantos dias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá, adorei o seu post sobre a viagem, realmente me deu boas idéias e noções para a minha viagem. Irei em Setembro com o meu namorado.. O boleto do valle sagrado você comprou com agência ou no ministério da cultura? Você acha que o passeio para a montanha colorida vale a pena? Eu quero muito faze-lo, porém tenho problemas de respiração e estou com medo de me arrepender.. Você gastou em media quanto na sua viagem e foi de quantos dias?

 

Olá, marinunesr!

 

O boleto eu comprei no Ministério da Cultura mesmo. Comprei o válido por 10 dias. Quanto ao passeio na montanha eu acho que vale sim, mas como você disse que tem problemas respiratórios eu aconselho a procurar um médico antes e conversar com ele porque o cansaço que se sente lá (pelo menos para mim) foi imensurável. Isso também é explicado pra gente pelos guias antes de subir a montanha. Eu fiquei 09 dias somente em Cusco e os gastos dependem muito do tipo de turismo que você pretende fazer. Por exemplo, comida - percebi que comia bem lá a partir de S/25.00 Então tinha uma meta de não gastar mais que S/ 50.00/dia com alimentação. Além disso comprava algumas coisas no mercado o que contribuiu para uma economia. As igrejas da praça, por exemplo, a entrada tinha um custo de S/25.00 (a catedral) já a outra eu não sei, mas ouvi dizer que era o mesmo preço. Contudo esperei a missa de domingo para conhecer o interior da igreja, pois neste dia a entrada é gratuita (então já ouve uma economia). Como você vai em Setembro, e estamos em tempos de incertezas econômicas, esses preços podem variar um pouco. Porém posso te dizer, por experiência, quase tudo por lá é negociável. Só não negociei preços de parques e museus pagos que entrei do resto pedia desconto em tudo. Ah, me arrependi muito por não ter levado mais dólares - fica a dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Obrigada! Adorei as informações. Estou indo agora em Agosto. Vamos ficar 7 dias em cusco e depois vamos a Huaraz. Já fiz as reservas, compra de tickets e tals, mas ainda estou em dúvida quanto aos passeios. Se reservo antes ou lá mesmo. Achei os teus preços bem bons, principalmente da Rainbow Mountain. Alguns me passaram 130 soles. Vou compartilhar a minha ideia de roteiro! Se puder me dar um help te agradeço :D

14/08 - Chegada em Cusco - Aclimatação / Descansar / Comprar boleto turístico

15/08 - Fazer o city tour

16/08 - Valle Sagrado (Somente Ollantaytambo e Pisac). Aqui acho que terei que fazer privado, pois nosso trem para AC sai de Ollantaytambo às 15h30. Será que posso contratar na chegada? Ou é melhor contratar já agora?

17/08 - Machu Picchu, vamos bem cedo. A ideia é voltar caminhando tb. Pq é caro demais esta van hein?? 8km e 40 reais :o . Pensamos em chegar bem cedo, ir até a porta do sol e depois explorar o parque...quem sabe contratar guia, mas ainda não decidimos. Por sorte compramos antes das mudanças das regras.

Neste dia vamos pegar o trem a tardinha para Ollantaytambo e vamos dormir por lá mesmo.

18/08 - Dia livre em Ollantaytambo. Vamos passar o dia por lá, passeando. Tem uma trilha para a pedreira e para a porta do sol. Pode ser uma boa. Volta para Cusco à tardinha.

19/08 - Maras, Moray y Chincheros

20/08 - Rainbow Mountain

21/08 - Vôo para Lima

Tens o contato da agencia?

 

Obrigada!!! Bj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Obrigada! Adorei as informações. Estou indo agora em Agosto. Vamos ficar 7 dias em cusco e depois vamos a Huaraz. Já fiz as reservas, compra de tickets e tals, mas ainda estou em dúvida quanto aos passeios. Se reservo antes ou lá mesmo. Achei os teus preços bem bons, principalmente da Rainbow Mountain. Alguns me passaram 130 soles. Vou compartilhar a minha ideia de roteiro! Se puder me dar um help te agradeço :D

14/08 - Chegada em Cusco - Aclimatação / Descansar / Comprar boleto turístico

15/08 - Fazer o city tour

16/08 - Valle Sagrado (Somente Ollantaytambo e Pisac). Aqui acho que terei que fazer privado, pois nosso trem para AC sai de Ollantaytambo às 15h30. Será que posso contratar na chegada? Ou é melhor contratar já agora?

17/08 - Machu Picchu, vamos bem cedo. A ideia é voltar caminhando tb. Pq é caro demais esta van hein?? 8km e 40 reais :o . Pensamos em chegar bem cedo, ir até a porta do sol e depois explorar o parque...quem sabe contratar guia, mas ainda não decidimos. Por sorte compramos antes das mudanças das regras.

Neste dia vamos pegar o trem a tardinha para Ollantaytambo e vamos dormir por lá mesmo.

18/08 - Dia livre em Ollantaytambo. Vamos passar o dia por lá, passeando. Tem uma trilha para a pedreira e para a porta do sol. Pode ser uma boa. Volta para Cusco à tardinha.

19/08 - Maras, Moray y Chincheros

20/08 - Rainbow Mountain

21/08 - Vôo para Lima

Tens o contato da agencia?

 

Obrigada!!! Bj

Oi, Débora!

 

Os passeios você compra tranquilamente por lá porque são muitas agências em Cusco o que possibilita fazer uma boa pesquisa. Tentei ir para Huaraz, porém meu tempo não permitiu. Comprei os passeios que fiz na agência da Calle Procuradores e consegui negociar preços. O endereço está acima nos relatos (agência).

 

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...