Ir para conteúdo

26 DIAS - BOLÍVIA, CHILE E PERU - JUL/17 - MUITAS DICAS, FOTOS E HISTÓRIAS - 1500 DÓLARES


Posts Recomendados

  • Membros

EPISÓDIO 3 - AQUELE EM AZUL E BRANCO

(03/07 - Uyuni - Salar de Uyuni)

 

Depois de um bom sono no ônibus (sim, eu durmo bem em busões) finalmente chegamos na cidade de Uyuni com um pequeno porém: chegamos 2 horas adiantados, ou seja, eram 3 e meia da manhã e estava um puta frio lá (-1ºC) ::Cold::. Aparentemente, o ônibus sempre chega cedo assim (pelo que li em relatos) e porque o motorista já ofereceu para ficarmos dentro do ônibus até um sinal de vida aparecer.

Mas como todos os relatos que li diziam que surgiria uma velhinha salvadora dona de um café, descemos do ônibus e lá estava ela para oferecer nos levar até seu café que tinha aquecedor, wifi e comida. O engraçado é que tinha uma concorrente dela lá e começaram a disputar a gente, mas acabamos indo com a senhorinha. Andamos uns cinco minutos ( a cidade estava DESERTA, vide a foto que coloquei) e chegamos no café chamado Snack Nonis. Chegando lá ela ligou o aquecedor, perguntou se queríamos algo, mas dissemos que só comeríamos mais tarde. Nesse momento ela SUMIU. Sério, deixou a gente lá e não sei para onde foi.

Cidade de Uyuni deserta

Aquecedor do café

Ficamos conversando um tempão e aproveitando o aquecedor de lá. Nesse momento tiveram duas histórias engraçadas: 1- lembra do episódio passado que eu contei do gato no ônibus? Era real o gato e a Dani pegou ele no colo e gravou vários vídeos, hahahha. 2- Tinha uma TV que ficava passando clipes de músicas bolivianas e juro, era a coisa mais bizarra que já vi na vida. Não sabia se ria ou se ficava assustado.

Quando estava prestes a amanhecer, resolvemos pedir o café da manhã e nada da senhorinhas aparecer. Mas tinha um cara lá (esposo ou filho) e pedimos para ele. Pedi um chá de coca (10 bol) e um café simples (15 bol - pão, manteiga, geleia e café). Vocês vão ver que praticamente todos os cafés da manhã consistem em pão, manteiga e geleia, não vão querer ver geleia nunca mais na vida, hahaha. Enfim, comemos e resolvemos sair para fechar o passeio para o Uyuni, que sairia naquela manhã mesmo (era umas 6:30).

Interior Café Snack Nonis

Café da manhã simplesExterior Snack Nonis

Aqui vai uma observação: todo mundo recomenda muito a Esmeralda Tours, mas tem muitas opções em Uyuni. Então é legal dar uma pesquisada, conversando em algumas agências e ver qual passa melhor confiabilidade e preço. O tour do Uyuni pode ser chato se você pegar um guia ou grupo estressado. Acabamos fechando com a Relâmpago Tours e foi MUITO boa.

Depois de passarmos por umas três agências, entramos em uma chamada Relâmpago Tours. Conversamos com o Fabio e ele foi bem gente boa. Explicou que não faríamos o caminho tradicional devido a neve e, por isso, não entraríamos na reserva nacional (que tem entrada de 150 bol) e teríamos que pegar um transfer mais distante para o Atacama. Além disso, ele deixou ir nós 7 no carro + o guia (que no caso, seria ele mesmo). Antes de fecharmos com o tour, saímos na rua para decidirmos entre nós, e juro que veio atendente de umas outras 2 agências ficar brigando para ver com quem nóes fecharíamos. Sério, parecia que estavam disputando e sairiam no soco para levar a gente, ahhahaha.

Por fim, fechamos o pacote com essa agência por 800 bol ( 600 do tour + 200 transfer. O passeio foi o de 3 dias e incluia alimentação, hospedagem e sacos de dormir.

Deixamos umas coisas na agência e fomos andar na cidade para procurar um local de tomar banho e fazer umas compras, já que o tour iria sair só 10:30 e tínhamos tempo. Uma moça da agência nos indicou um lugar para tomar banho e, no caminho, paramos em uma loja de artesanato para fazer umas compras. Eu comprei 2 cartões postais por 2 bol cada (faço coleção) e um par de luvas de lã por 18 bol (não recomendo essa luva, pois ela desfiava fácil além de ser péssima para neve, mas deu pra quebrar um galho).

PS: achamos cotação em Uyuni de 1 dólar - 6,90 bolivianos

Depois das compras seguimos para o local do banho que parecia um hostel vazio e bem acabado. O dono era um velhinho muito mal humorado que cobrou 10 bolivianos por banho em um banheiro só. Demoramos cerca de 1:30 para tomarmos banho lá, mas pelo menos tinha uma água quentinha. Feito isso, já estava dando o horário de iniciar o tour e seguimos rumo a agência.

No caminho, paramos em um mercado para fazer compras para o Uyuni (observação importante: no tour, temos apenas café da manhã, almoço e janta, então é bom comprar snacks e água para tomar, já que lá era bem seco). Eu comprei um pacote de cookies (15 boliviano e era muito bom), uma batata Lays que dividi com a Dani (9 bolivianos pra cada) e compramos 2 galões de 5 litros de água ( 14 boliviano cada galão - 4 bolivianos por pessoa).

Cidade de Uyuni

Finalmente chegamos na agência e começamos nos aprontar. Preparamos as mochilas de ataque, afinal, o mochilão iria em cima do carro e só pegaríamos a noite. Recebemos a notícia que o caminho tradicional estava aberto, então faríamos o roteiro tradicional com algumas alterações e o preço final saiu: 600 bol do tour + 150 da entrada da reserva + 50 de transfer para Atacama.

Quando estávamos entrando no carro, o guia e as moças da agência começaram a falar que só poderiam ir 6 no carro e 1 pessoa teria que ir no carro do outro grupo (que tinha 1 casal francês, 1 casal suíço e uma senhorinha americana). O que nós resolvemos fazer?? Simplesmente fingimos que não entendemos o que falaram, sentamos no carro, fechamos a porta e ficamos esperando o guia entrar, HAHAHAHAHAHHA. E não é que deu certo e fomos os 7 no carro. (PS: olha, ficou um pouquinho apertado os 7, mas não foi nada demais e valeu super a pena.

A primeira parada foi no cemitério de trens e, sinceramente, não curti. É um tanto de trem abandonado e um milhão de pessoas tirando foto. Achei bem mé. Depois de uns 20 minutos lá, seguimos para uma feirinha de artesanato e museu de sal que tem lá. Nem entramos no museu, ficamos um tempo olhando as lojinhas e tirando foto com uma vicuña (parente da lhama)que  estava lá fora.

Cemitério de trens

Eu e uma vicuña

Finalmente, seguimos para o salar mesmo. Quando eu comecei a avistar aquela imensidão branca foi me dando uma emoção grande. Foram uns 30 minutos até chegarmos no meio do salar mesmo e é incrível!!!!! Juro, era surreal todo aquele chão branco e céu azul::love::::love::. Primeira parada que fizemos foi no monumento Dakar e seguimos a pé para o monumento das bandeiras ( os dois ficam pertinhos). A gente estava um pouco atrasado em relação aos outros carros, então quando chegamos nessa parada estava um pouco vazia, o que foi bom para aproveitarmos melhor.

Monumento Dakar

Eu, Dani e Mis no monumento das bandeiras

Monumento das bandeiras

Depois de tirarmos muitas fotos (eu amo as fotos do monumento das bandeiras), seguimos para o almoço que era ali do lado (é aquela construção no fundo da foto que está eu, a Dani e a Mis). Era tipo um quiosque grande e rústico, com várias mesinhas e cadeiras. Nosso guia estava em uma mesa com a comida já colocada na mesa (eles levam a comida e só esquentam). O cardápio era quinua, legumes, carne de lhama e muita maionese e ketchup (eles comem muito esses molhos por lá). De sobremesa tinha uma banana para cada. Estava tudo muito bom e comemos tudo!!

Quiosque do almoço

Almoço delícia

Acabamos o almoço e descansamos um pouquinho por lá. Enquanto o guia foi arrumar as coisas do almoço, fomos tentar tirar umas fotos em perspectiva ali no salar. Mas assim, foi realmente tentar, porque foi um fracasso total ::lol3::!!!!! Não conseguimos tirar muitas fotos boas e acabamos desistindo e esperando o Fabio nos ajudar. Assim que ele acabou de arrumas as coisas, entramos de volta no carro e fomos para o meio do salar.

O guia parou o carro num local em que não havia mais NENHUM sinal de vida, só aquele branco e azul! Lá tiramos infinitas fotos: sentado, com dinossauro, saindo do boné, em cima do carro, enfim, de todos os modos possíveis. Essa parte foi muito legal porque o Fabio ajudou a gente com todas as fotos (ele sabia tirar e tinha levado os acessórios) e deixou a gente ficar lá o tempo que a gente quisesse, sem nos apressar. (Observação: isso foi uma coisa muito legal do Fabio, ele nos deixava ficar o tempo que quiséssemos e não ficava nos apressando. 10/10). E claro que eu provei o sal do chão, afinal, quando mais estaria no maior deserto de sal do mundo?

Imensidão do Salar

Dani nos matando

Foto clássica com o dinossauro

Depois de umas 8 milhões de fotos tiradas, seguimos viagem despacito (GENTE, eu juro que de cada 5 músicas tocadas no carro, 6 eram Despacito! E cada uma era uma versão diferente, teve até Despacito na versão flauta andina ::sos::) até a Isla del Pescado, que é uma ilha cheia de cactos no meio do salar. Custa 30 bolivianos para entrar e é um pouco cansativo para subir, afinal, em 5000 metros de altitude oxigênio é raridade. Mas sério, eu achei que vale M-U-I-T-O a pena subir lá!! O sol já estava meio baixo e ver uma mistura de cactos e salar lá de cima foi surreal; eu amei muito esse lugar, queria ter ficado mais que 30 minutos lá. Na hora de descer, desci bem acelerado porque já estava dando a hora combinada e, nesse trajeto, devo ter quase caído ( amém, botinha de trilha) umas 10 vezes. (PS: tem banheiro na Isla também e não precisava pagar para usar).

Isla del Pescado do topo

Imensidão de cactos

Assim que todos nós descemos, já entramos correndo no carro e o guia nos levou para um lugar meio deserto (havia nós e mais 2 carros) para ver o pôr-do-sol. Juro, aquilo foi incrível, um dos momentos mais marcantes de toda a viagem, nem tenho palavras direito para descrever a imagem:-o. (PS: esse roteiro tem cada pôr-do-sol mais lindo que outro). Depois de ver esse espetáculo seguimos viagem até o hotel de sal que passaríamos a noite (e já estava bem mais frio, pois estava anoitecendo).

Pôr-do-sol DEMAIS

Assim que chegamos no hotel de sal descarregamos nossas coisas e nos dividimos em dois quartos: eu, Vini, Mat, Du e Leo em um quarto e no outro ficou a Dani e a Mis. O hotel é bem simples e quase tudo é feito de sal (sim, você não leu errado, e sim, eu provei esse sal também hahahaha). Logo que chegamos tinha um cházinho e bolacha nos esperando no segundo andar (onde tinha a cozinha e umas mesinhas para os grupos).

Quarto de sal do hostel de sal

Enquanto a janta não saia, decidimos começar a tomar banho, afinal, no dia seguinte não teríamos essa possibilidade. O banho custava 10 bolivianos e havia dois banheiros: um tinha água fria e outro quente, hahaha. Deu tempo apenas de três de nós tomarmos banho e a janta já ia começar a ser servida.

Sentamos na mesa e o moço do hostel colocou uma panela de sopa na mesa. Cada um comeu um prato da sopa (tava uma delícia naquele frio) e ficamos preocupados achando que seria somente aquilo de comida. Então, para encher a pança e dormir bem, pedimos para o moço e ele nos trouxe outra panela de sopa! Quando estávamos cheios, descobrimos que aquilo era apenas a entrada e ainda teria o prato principal, HAHAHAHAHHAA. O principal era uma mistura de tomate, carne, linguiça e ovo; era um pouco forte, mas achei gostoso. Nem conseguimos comer a travessa toda, afinal, estávamos cheios da sopa. E para finalizar com chave de ouro, tivemos pêssego em calda de sobremesa.

Depois de comer muito, ainda não estávamos com muito sono, afinal, era umas 21:30. Decidimos então comprar um vinho (60 bol - 10 pra cada) e tomar lá fora observando as estrelas. Antes de sair, a gente se agasalhou ao máximo ( eu coloquei todas as camadas de roupas que eu tinha, hahahha) com medo do frio que poderia fazer.

Andamos uns 300 metros de distância do hostel, enchemos nossos copos plásticos de vinho e ficamos observando o céu estrelado e a escuridão do salar. Teve um momento que passou uma estrela cadente LINDA! Foi a mais bonita que já vi em minha vida, foi demais. Estávamos lá curtindo quando do nada escutamos um barulho vindo em nossa direção e eu já liguei a lanterna e, de repente, surge um cachorro. A gente tomou maior susto ::ahhhh::, a Dani pulou e derrubou vinho no Vini, hahaha. No fim, o cachorro era manso, só foi assustar a gente e saiu, haahha.

Depois de um tempo voltamos para o hotel. Fui tomar banho (no chuveiro quente, claro) e o pior momento é quando você sai da água quente e vai colocar roupa, é um frio!! Cheguei no quarto, dei uma leve arrumada no mochilão, passei bepantol (lábio já tava seco), deitei debaixo das cobertas e fui dormir, afinal a viagem estava só começando. Estava usando segunda pele e fleece, mas esqueci de colocar meia nos pés e de usar o saco de dormir. DICA: nunca esqueçam isso (consequências no próximo episódio).

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Gastos do dia

-Mate de coca - 10 bol

-Café da manhã - 15 bol

-Tour do Uyuni - 600 bol

-Entrada da Reserva Nacional - 150 bol

-Transfer para Atacama - 50 bol

-Cartões postais e par de luvas - 4 + 18 bol

-Banho cedo - 10 bol

-Compras mercado - 28 bol

-Isla del Pescado - 30 bol

-Banho noite - 10 bol

-Vinho - 10 bol

Total:  935 bol

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...