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guilhermelopes@live.com

Qual a melhor forma de chegar no Cristo Redentor?

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Pessoa, tenho um dia para conhecer o Rio e gostaria de ir no cristo, museu do amanhã e escadaria selarón prioritariamente.

Vi que tem vans e tem um trem que leva até o cristo. Estou na dúvida de qual é melhor? Tenho pouco tempo

Obrigado!

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Há 3 alternativas ,ir de carro próprio ou táxi,trem do corcovado que sai da estação do trem em frente a igreja de São Judas na rua Cosme Velho ou de van que sai do Largo do Machado. A escolha é sua,há pessoas que preferem as 3 opções, cada um tem um gosto.Financeiramente, a van é um pouquinho mais caro.

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@RoxaneOliveira Ele não falou a época,na maioria do ano é tranquilo,porém na alta temporada,concordo contigo.

Uma vez fui ao Rio Zoo matar tempo para ir ao jogo no Maraca,fica próximo,e havia uma fila imensa, mas era um domingo de festa.

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    • Por TMRocha
      O Nando é um motoqueiro nato e aventureiro nas horas vagas e de vez em quando sai por aí pelo Brasil e usa o seu Drone para nos mostrar paisagens impressionantes de nosso país.

      Observe agora como Paraty (RJ) é espetacular vista do alto.
      Caso queira acompanhar o post diretamente pelo blog clique no link abaixo:
      http://viagensdosrochas.blogspot.com/2018/08/um-drone-pelo-brasil-sobrevoando-paraty.html
      Sem mais delongas, vamos ao vídeo:
      *********************************************************************************
      ANTES DE ASSISTIR, CONFIRA PRIMEIRO SE A QUALIDADE DO VÍDEO ESTÁ NO MÁXIMO.
      *********************************************************************************

      Eis aí mais um lugarzinho incrível de nosso Brasil:



      Boa sorte...

      ... e até a próxima!
    • Por TMRocha
      Abaixo estarei colocando o relato da viagem que fiz com a Luciana para a Região de Copacabana, no Rio de Janeiro, entre os dias 02 e 05 de Abril de 2015.

      Fomos de Excursão pela São José Viagens, que é uma excelente agência de turismo de Belo Horizonte. Confira agora como foi essa viagem.
      Caso queira acompanhar o post diretamente pelo blog clique no link abaixo:
      http://viagensdosrochas.blogspot.com/2018/08/rio-de-janeiro-e-niteroi-rj-02-05042015.html
      Se quiser saber mais sobre como chegar até ela e ter os seus serviços, veja o link abaixo:

      Para que o post não fique tão cheio e cansativo estarei dividindo ele em dois:
      Rio de Janeiro (RJ): Dicas de Roteiro na Região de Copacabana; Rio de Janeiro (RJ): Relato [Continuação desse post] - Aqui contarei como foi a nossa viagem. Então, se quiser saber mais sobre o que fazer nessa região do Rio de Janeiro, favor clicar no Botão abaixo:

      MINHAS IMPRESSÕES [2015]
      [PARTE 01] - [PARTE 02]
      Quem é de Minas Gerais, especialmente da região metropolitana de Belo Horizonte pode ter algum receio ou talvez um pouco de medo de visitar o Rio de Janeiro por conta das inúmeras notícias da violência urbana que assistimos nos noticiários ao longo dos últimos anos e por conta de informações ultra sensacionalistas e sem nenhuma profundidade, acaba que muitas pessoas por essas bandas possuem uma imagem errônea e muito negativa do Rio de Janeiro, chegando a acreditar que o Rio é um local muito inseguro, violento e com o crime totalmente descontrolado o tempo todo, mesmo nos principais pontos turísticos e cartões postais da cidade.
      Por aqui em minhas redondezas, na zona metropolitana de Belo Horizonte, já cansei de ouvir pessoas dizendo que nunca queriam ir ao Rio de Janeiro - E ao perguntar para elas se já foram até lá diziam que nunca foram e nunca queriam ir - Mal sabem o engano que estão cometendo!
      Por conta disso sempre tive um grande receio em ir para o Rio e também me deparar com a violência [minha ideia como viajante é visitar ao menos uma cidade de cada Estado do Brasil ao menos uma vez durante minha vida - e também alguns países do Exterior - e estava quase excluindo o Rio de Janeiro desse processo], mas acabou que pudemos aproveitar uma promoção muito em conta para ficar por lá durante a Semana Santa pela Empresa Rumo Certo Turismo [fui totalmente convencido a fechar esse pacote pelo nosso agente de viagens], que nos ofereceu o passeio através da empresa São José Viagens - que opera em Belo Horizonte, e eu, meio com certa insegurança, resolvi realizar este passeio com minha namorada, a Lu (Luciana).
      - Ainda bem que fomos! Achei a "cidade maravilhosa" realmente Maravilhosa. Tanto que pretendo até voltar mais uma ou duas vezes no futuro porque com os poucos dias que ficamos não deu pra fazer tudo que queríamos. E como havia obras por toda parte na cidade devido aos Jogos Olímpicos de 2016, acredito que esse lugar que já é especial ficará ainda mais incrível.
      - Ficamos principalmente na Área da Orla de Copacabana, realizamos um Bus Tour pela parte principal da cidade, demos uma passada na Pedra do Arpoador, subimos no Cristo Redentor e no Pão de Açúcar, andamos de Ônibus Anfíbio saindo próximo do Pão de Açúcar, percorrendo a praia até a Marina da Glória e chegamos a praia de Copacabana pelo mar, atravessamos a Ponte Rio-Niterói, conhecemos um pouquinho da Cidade de Niterói e ainda realizamos algumas compras na Feira de São Cristóvão [que é a maior feira Nordestina fora do próprio nordeste], fizemos um programa (quase) de carioca curtindo a orla da praia de Copacabana e ainda exploramos alguns dos restaurantes da região.
      A impressão que tive dos lugares que fomos foi a seguinte:
      Que é muito arborizado, bonito, o clima é muito gostoso e as águas são maravilhosas. Que os pontos turísticos são muito interessantes e há opções de lazer para todos os tipos de pessoas.
      Com apenas 4 dias não foi possível conhecer tudo que o Rio nos oferece e que quem for vai ter aquele gostinho de querer voltar lá outra(s) vez(es). Além de ser uma completa mistura de povos, pois avistamos por lá turistas de diversas regiões do mundo como americanos, alemães, latinos (aos montes), japoneses e povos de outras línguas que não conseguíamos entender e nem identificar o idioma que falavam ou de onde eram. 
      Foram poucos os lugares em que não me senti seguro, pois a paisagem mudava de belíssima para lugares um pouco feios de uma vez - talvez por isso eu tenha estranhado - principalmente perto da Feira de São Cristóvão que tinha muitas pichações e achei o ambiente externo meio sombrio, mas assim que entramos na feira esse receio se dissipou totalmente e voltamos ao clima normal que senti por toda a cidade.
      No mapa abaixo [do Google My Maps] coloquei os principais pontos turísticos que exploramos [caso queira clique no mapa interativo clique AQUI].

      Mapa da Área que Exploramos no Rio de Janeiro..
      Ao chegar no Rio tivemos tantas coisas que podíamos fazer que mudamos muito meu roteiro original, e acabou que no final ele ficou assim:
      Meu Roteiro
      Quarta, 01 de Abril de 2015
      [Final da Noite] Viagem de ônibus do Terminal Turístico JK (Belo Horizonte) para o Rio de Janeiro (RJ).
      Quinta, 02 de Abril de 2015
      [Parte da Manhã] City Tour de Bus pelo centro do cidade;
      [Final da Tarde] Nascer da Lua na Pedra do Arpoador;
      [Parte da Noite] Compras na Feira Noturna de Copacabana;
      Sexta, 03 de Abril de 2015
      [Parte da Manhã] Cristo Redentor;
      [Final da Manhã até Início da Tarde] Pão de Açúcar;
      [Parte da Tarde] Passeio de Ônibus Anfíbio;
      Sábado, 04 de Abril de 2015
      [Parte da Manhã] Programa (Quase) de Carioca na Praia de Copacabana;
      [Final da Tarde até Início da Noite] Passeio até Niterói;
      [Parte da Noite] Compras na Feira de São Cristóvão;
      Domingo, 05 de Abril de 2015
      [Parte da Manhã] Última caminhada na Praia de Copacabana;
      [Início da Tarde até Parte da Noite] Viagem de volta para Belo Horizonte via ônibus de Viagem.
      Com todas explicações postas acima e o roteiro definido segue-se agora como foi a nossa viagem:
      RELATO DA VIAGEM
      DIA 01 - Quarta-feira [01 de Abril de 2015]
      Nesse dia levantei pouco depois das 5:00h e fui trabalhar. Após 9 horas de trabalho [8 de serviço + 1 do almoço] saí do serviço perto das 16:00h e fui até onde faço a aula de inglês, onde tive aula até às 18:50h.
      Dali voltei para onde trabalho novamente, tomei um banho, esperei um pouco e ao sair peguei um ônibus que ia para o centro de Belo Horizonte e em menos de meia hora depois desci onde ficam aquelas estações do MOVE e segui andando até o Terminal Turístico JK, que fica próximo da Praça Raul Soares, em Belo Horizonte.
      Ao chegar ali já encontrei a Luciana, que estava me esperando.


      Nosso ônibus partiu por volta das 23:00h e seguimos por via rodoviária em direção ao Rio de Janeiro num ônibus Leito. Achei muito bom e econômico viajar dessa forma porque a gente pôde dormir sem preocupações enquanto o ônibus seguia seu trajeto.


      O ônibus da São José Viagens é muito moderno. Possui 2 andares, é equipado com ar-condicionado, poltrona reclinável para todos os passageiros e também possui banheiro próprio. Além disso, a empresa foi muito organizada e cuidadosa com as nossas malas. O guia dessa excursão nos ofereceu um pequeno lanche e de vez em quando também entregava água para todos os passageiros.
      DIA 02 - Quinta-feira [02 de Abril de 2015]
      O ônibus seguiu viagem até chegar na Cabana da Mantiqueira (Barbacena), onde realizou uma parada rápida.


      Após a parada o ônibus continuou seu caminho até que amanhecesse. Finalmente por volta das 7:00h já estávamos chegando ao Rio de Janeiro e pudemos ter a nossa primeira visão de como é a Cidade.
      O Guia da São José nos explicou sobre a questão da violência do Rio e que, como a cidade é conhecida internacionalmente, acaba sofrendo uma exposição muito maior da mídia, pois boa parte do mundo está com seus olhos virados para os acontecimentos dessa cidade. Também nos contou um pouco sobre os lugares em que passamos e já nos adiantou que havia obras por todo o Rio devido as Olimpíadas de 2016.
      De um lado da estrada por um bom tempo a gente avistava um manguezal, e do outro uma lagoa gigantesca, que os antigos habitantes acreditavam ser a continuação do mar devido a sua enorme extensão.


      A medida em que seguíamos para a capital carioca víamos coisas interessantes, como a imensidão do Complexo do Alemão e o muro que separa esse conjunto de favelas dessa rodovia [chamado por mim carinhosamente de "Muro da Vergonha"].
      Pela janela do ônibus também começamos a ver algumas das obras importantes realizadas pelo governo, como a expansão das linhas de metrô e um pouquinho de como são os prédios do centro do Rio de Janeiro.

      Complexo do Alemão.

      Muro separando a Favela da Rodovia [muro da vergonha].

      Obras de Expansão do Metrô.

      Nossa 1ª vista do centro do Rio de Janeiro.
      Por volta das 8:00h chegamos ao nosso destino. Nos hospedamos no Majestic Rio Palace Hotel, onde entramos, tomamos nosso café da manhã e voltamos ao ônibus para realizar um Bur Tour pelo centro do Rio de Janeiro, já que o Check-In de todos só aconteceria próximo da hora do almoço.




      - Bus Tour no Centro do Rio de Janeiro -
      Tivemos muitas explicações do nosso guia, mas passei um pouco batido em algumas coisas porque estava muito entretido com as paisagens, já a Luciana dormiu um pouco porque estava meio cansada devido a não ter dormido tão bem durante à noite.
      Nesse tour vimos vários lugares interessantes, como a praia de Copacabana, a Baía de Guanabara, o Morro da Mangueira, o Estádio Maracanã, o Sambódromo da Sapucaí vazio [Achei ele bem pequenininho na vida real, na tela da TV quando a gente assiste o Carnaval do Rio parece que essa passarela se estende por quilômetros].
      Também tivemos um pouco de explicações sobre a história de alguns pontos, avistamos diversos prédios históricos, de instalações do governo carioca e passamos por alguns parques muito bonitos.
      Praia de Copacabana:



      Baía de Guanabara:


      Morro da Mangueira:

      Estádio Maracanã:




      Sambódromo Marquês da Sapucaí:

      Parques e outros prédios importantes da cidade:





      Por diversas vezes o Guia da São José parava suas explicações e ia ajudar o condutor do ônibus a se guiar pelo trânsito do Rio por conta das dezenas de obras espalhadas por toda a cidade, que estava um verdadeiro canteiro de obras. Às vezes para contornar a situação tinha que dar a volta em alguns lugares e em outros procuravam seguir caminhos alternativos, por isso não foi possível descermos do ônibus como eles planejavam.
      Também avistamos o Arco da Lapa e conseguimos ver o Cristo bem ao longe [Por quase toda a capital do Rio é possível avistar o Cristo Redentor].


      Seguindo nosso passeio passamos em frente a favela da Rocinha, que é a maior favela da América Latina e conta com muito mais de 150.000 habitantes. Do alto do morro avistamos pessoas pulando de parapente, mas a Luciana conseguiu focar apenas um [eu já errei na mão e não consegui focar bem nenhuma foto devido à enorme distância que eles estavam da gente].

      Favela da Rocinha.

      Paraquedistas no Céu: Não parece, mas essa foto foi tirada a partir do chão (de dentro do nosso ônibus).
      Por fim, passamos por alguns túneis e pela Orla de São Conrado, que é muito linda. O governo está fazendo um enorme calçadão para que as pessoas possam passar por essas áreas e aproveitar melhor esse belíssimo visual.



      Vista do mirante do Leblon:



      Com o ônibus de volta à praia de Copacabana, algo que achei muito interessante é que diversas empresas se juntaram para reflorestar um pouco da Mata Atlântica Original, cada uma cuidando de uma determinada área, que foi praticamente devastada pela exploração desenfreada dos portugueses e dos brasileiros ao longo dos séculos. Quem cuida dessa mata que tirei a foto abaixo, por exemplo, é a Havaianas. 

      Reflorestamento da Mata Atlântica Original (Área da Havaianas).
      Terminado o tour, voltamos ao Majestic Rio para guardar as malas em nosso quarto. Achei o hotel muito arrumado, brilhando de limpo e super organizado. Nosso quarto era bem arrumadinho e contava com banheiro e frigobar. No hotel ainda havia piscina e um refeitório muito amplo, entretanto só chegamos a usar o refeitório e o quarto no hotel.

      Corredor do nosso andar no Majestic Rio Palace Hotel

      Depois de guardar as nossas coisas pedimos indicação de algum lugar para o guia e a para alguns lojistas, mas não tivemos muito sucesso, então por acaso encontramos a Pensão Copa Rica [Para entrar deve subir a escadaria] e resolvi que faríamos um almoço econômico nesse local.

      Gostei do almoço e achei o preço bem em conta, mas a Lu não curtiu muito por conta do tempero que utilizaram na comida. Após o almoço voltamos ao hotel e descansamos até perto das 17:00h.
      - Pedra do Arpoador -
      Já descansados, aproveitamos a oportunidade que o Guia da São José nos ofereceu para visitar a Pedra do Arpoador pagando praticamente apenas nossas passagens [vou chamar ele assim porque me esqueci como ele chamava]. O nosso Guia se juntou a outro guia da São José [de um grupo que chegou pouco antes de nós no Rio], uniram os grupos e fomos em mais de 20 pessoas, pegando uma lotação e seguindo até a praia do Arpoador.
      Andamos pela praia até chegar próximo da Pedra do Arpoador e aproveitamos para tirar uma boa foto com toda a praia de Copacabana ao fundo.



      E subimos a Pedra do Arpoador. 




      As ondas aqui são muito fortes e intensas, o que faz com que o local seja ideal para a prática de Surf, porém acredito não ser aconselhável às pessoas que não sejam profissionais tentar nadar nessa área devido as pedras. O Guia tinha a intenção de fazer com que todos avistassem o pôr do Sol, contudo acabou que observamos um belo nascer da Lua na Pedra do Arpoador.

      Ao voltar, o grupo já começou a dispersar tendo algumas pessoas indo embora de ônibus e outras procurando por algum táxi. Já era de noite e demos uma entrada rápida na escadaria da Igreja da Ressurreição e continuamos nosso caminho de volta pelo Calçadão de Copacabana.



      Aqui, o que restava do grupo se dispersou totalmente, nossos guias se despediram do restante do pessoal e aproveitaram para ir beber em algum bar pelas redondezas. Resolvemos fazer o caminho de volta a pé andando pela praia e demos uma passeada pela Feira Noturna de Copacabana.



      Feira Noturna de Copacabana.
      Nessa feira vendem diversos tipos de vestuário, muitos artigos e lembranças. Quem coleciona souvenir terá um prato cheio de oportunidades para aumentar sua coleção gastando pouquíssimo dinheiro. Existem centenas de barracas que percorrem uma área bem extensa e quem tiver fome pode comer nos quiosques à beira da praia ou do outro lado da avenida, onde há diversos hotéis e restaurantes.
      Compramos algumas coisas na feira e por infelicidade do destino a Lu pegou uma roupa pelo cabide de mal jeito e fez um enorme arranhão [de fora a fora] na lente esquerda do meu óculos [que é caríssimo por conta do grau da minha vista que é muito alto]. A partir desse momento tive que aprender a conviver com aquele enorme arranhão na lente, nada sério - basta evitar ficar muito de frente para luz!
      No caminho de volta nos juntamos a uma moça que era do nosso grupo e paramos na Antônia Casa e Café para comer um lanche noturno.


      Ao terminar de comer, nos despedimos dessa moça, compramos uma água e voltamos ao Hotel, onde descansamos até o outro dia.
      Notas Interessantes:
      - Para diminuir um pouco no orçamento gasto na viagem, principalmente com alimentação nós costumamos "farofar", isto é, antes de ir ao destino compramos muitos biscoitos de sal, doce, salpet, polvilho, chips, mini-pão com maionese ou patê e mais uma ou outra coisinha. Dessa forma economiza-se um pouco na alimentação e não é necessário comprar tudo no destino turístico, que provavelmente vende as coisas mais caras do que se estivéssemos comprando na região em que moramos.
      - Evite comprar a água no hotel, fica muito mais caro, para abater no valor basta procurar por um supermercado ou farmácia que o valor sairá bem mais em conta.
      - Outra coisa que fazemos é nos afastar um pouco das atrações principais [ou nesse caso da praia], dessa forma o valor da alimentação cai bastante e nosso gasto com comida não fica tão alto, sobrando algum dinheiro para fazer outras coisas.
      DIA 03 - Sexta-feira [03 de Abril de 2015]
      - Cristo Redentor -
      No dia anterior eu já havia fechado o passeio do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar com o Guia da São José Viagens, por isso acordamos cedo e lanchamos no hotel. O que mais gostei do nosso refeitório foi o fato de ser uma verdadeira mistura de povos, pessoas falando inglês, português, espanhol e outros falando tão rápido que não dava para saber ao certo qual era o idioma estavam pronunciando.
      Recebemos as vans na porta do hotel e dali partimos em três grupos para ir ao Cristo Redentor. 



      - De vez em quando eu perguntava ou falava alguma coisa para o motorista, que por algum motivo confundiu minha voz com a de uma mulher e estava me chamando de senhora! [Whats? - A Lu me zoou muito por isso!]
      Descendo da van demos uma parada no Mirante das Paineiras, que está localizado pouco antes do Cristo.



      Com o grupo reunido, o Guia entregou os ingressos a todos, e com o bilhete em mãos pegamos a van que nos levou até o Cristo Redentor.


      Subindo as escadarias do Cristo já começamos a apreciar a paisagem.




      Quem tiver algum tipo de dificuldade de locomoção pode ficar despreocupado porque possuem uma escadaria larga e de fácil acesso e também uma escada rolante. Se eu não estiver enganado também acredito que o monumento seja equipado com um elevador para cadeirantes.


      Ao chegar no alto do Cristo estava uma verdadeira muvuca, com turistas por todos os lados, estava até difícil de se locomover ou tirar algumas fotos do monumento. Então tentamos observar primeiramente a paisagem em volta do Cristo.






      E assim nos voltamos para a estátua do Cristo Redentor, onde tentamos tirar uma foto nossa junto ao monumento.


      Infelizmente os dois turistas que tentaram tirar as fotos pra gente não souberam focar o Cristo e acabou que a cabeça não saiu na foto. Após tentar duas vezes desistimos de fazer isso porque a muvuca ficou ainda pior, pois chegava gente o tempo todo e estava muito empurra-empurra, então tirei umas fotos da Lu no Cristo e ela tirou umas minha nele.


      Como estava a muvuca:

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      Depois desse dia finalmente entendi o porquê de tantos novos adeptos ao Pau de Selfie. Acredito que mais por preguiça e falta de companheirismo do que por incapacidade técnica, àqueles a que pedimos que tire uma foto pra gente cometem erros grotescos, que muitas vezes podem comprometer a visualização de um lugar que talvez sequer a gente volte mais.
      - No meu caso não conseguiram enquadrar a cabeça do Cristo na foto, algo muito fácil de se fazer porque bastaria inclinar a câmera um pouco mais para cima ao invés de sair mais a parte da barriga (como fizeram). Desse jeito poderia enquadrar a cabeça do Cristo perfeitamente na imagem.
      - Meu irmão mais novo estava na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (Paraná) e pediu para que uma pessoa tirasse uma foto dele e sua esposa em que saísse eles e o letreiro da usina de Itaipu. Resultado: Comeram uma letra da usina ao tirar a foto (e antes disso ele havia tirado uma foto perfeita para essa mesma pessoa).

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      Como ainda tínhamos que visitar o Pão de Açúcar e o tempo estava muito contado, ficamos por pouco tempo e descemos as escadarias do Cristo, desta vez de escada rolante.

      Enquanto esperávamos o restante do grupo reunir lanchamos numa lanchonete que fica na parte de baixo do Cristo. Apesar de estar nesse monumento tão famoso achei os preços dela bem em conta. Entretanto as lojas de lembranças possuíam preços realmente absurdos se comparados aos que compramos na Feira Noturna de Copacabana.



      Quando uma parte do grupo chegou pegamos novamente as vans e fizemos o caminho inverso, agora nos dirigimos para parte inferior do Cristo, perto do Mirante das Paineiras, onde nos reunimos ao nosso grupo. Quem deixou para ir ao Cristo nesse horário pegou filas realmente imensas.


      Olha só o tamanho dessa fila, e estavam para chegar mais centenas e centenas de pessoas.
      O Guia dividiu aqueles que já queriam voltar para o hotel e os separou em uma van, e nós e o outro grupo das duas vans restantes finalmente seguimos estrada a fora para ir ao Pão de Açúcar.


      DICA IMPORTANTE: Quem puder deve levar óculos escuros para se proteger da luz do sol. Mesmo com o tempo um pouco fechado eu mal conseguia abrir meus olhos devido a luminosidade, já a Lu que estava de óculos escuros não sofreu com esse problema. Em dias mais ensolarados acredito que a luminosidade seja ainda mais forte.
      - Pão de Açúcar -
      Por coincidência pegamos o mesmo motorista da Van Oficial, que novamente cometeu os mesmos erros me chamando de senhora! ["Quê quê isso jovem!???]. Assim que descemos da van oficial já nos deparamos com o Pão de Açúcar, que está encravado em um lugar muito bonito. As primeiras coisas que percebemos foram os cabos dos bondinhos e alguns adeptos do montanhismo escalando o morro.


      Enquanto o nosso guia providenciava os ingressos usamos essa oportunidade para tirar mais algumas fotos na entrada.


      Com os ingressos em mãos, enfrentamos uma fila que nos levou até o bondinho. Por dentro é tudo muito bonito, possuem algumas obras de arte e também há uma loja por lá. Como cabem até 64 pessoas em cada bondinho as filas fluem muito rápido.



      Após esperar mais um pouco entramos no primeiro teleférico e subimos de pouco acima do solo para o Morro da Urca, a 227 metros de altura. Obs.: Ao entrar no bondinho deve-se prestar atenção porque ele balança um pouco e existe um pequeno vão entre o bondinho e a plataforma que a gente embarca e desembarca.

      Vista por dentro do teleférico:


      Observando a paisagem fora do teleférico:



      A área do Mirante da Urca é bem grandinha, existem lojas e muitas outras coisas, mas fomos orientados pelo nosso guia a ir rapidamente até o segundo morro porque muitas pessoas do nosso grupo teriam de voltar com horário pré-determinado.
      [Eu e a Luciana realizaríamos outro passeio depois, então não precisávamos nos preocupar com isso, mesmo assim preferi subir rapidamente porque estava curioso para saber como seria a vista lá de cima]. É nesse morro que se encontra uma das Helisight, empresa que realiza voos panorâmicos de helicóptero para o Cristo e pelo Rio de Janeiro.

      A fila do bondinho para ir do Morro da Urca para o do Pão de Açúcar estava realmente imensa, por isso demoramos um bocadinho para subir no bonde. O lugar é muito bonito, possui dezenas de árvores e mesmo estando tão alto ainda foi possível avistar diversos macaquinhos pulando de um galho para o outro, mas não consegui tirar foto deles porque eles eram muito ágeis.



      Esperado o tempo devido, pegamos o bondinho e subimos até o Morro do Pão de Açúcar, que está a 396 metros de altura.





      Assim que chegamos no Morro do Pão de Açúcar já fomos surpreendidos com uma vista espetacular!

      Esse mirante também estava cheio, mas pelo menos os turistas estavam bem espalhados, o que não atrapalhou na nossa mobilidade e nos permitiu apreciar o Pão de Açúcar com bastante calma.
      Fotos nossas:




      Vista 360º do Rio de Janeiro observada a partir do mirante do Pão de Açúcar:










      Apreciado o Pão de Açúcar, chegou a hora de descer de volta ao Morro da Urca.



      Andamos vagarosamente pelo Morro da Urca até chegar no outro bondinho e demos uma pequena parada para tirar mais fotos e contemplar mais um pouco a paisagem:





      Enfim, chegamos ao solo novamente. Como esse relato já está ficando muito extenso continuarei ele na próxima parte desse post.

      Continue acompanhando na próxima parte.
    • Por divanei
      DEDO DE DEUS-RJ: A conquista que atravessou o tempo.
       
                1997: Dois amigos de infância tentam alcançar a montanha mais lendária do Brasil, sem experiência nenhuma em escalada, tentando laçar pinos com uma corda de sisal, fracassam e fazem um juramento de um dia botar os pés no topo daquela montanha. Juntos, ganham parte do Brasil subindo outras montanhas, atravessando vales selvagens, desbravando lugares praticamente intocados e um deles também se aventura por outros caminhos do Continente Sul-americano. A vida vai passando, os filhos vão chegando e entre uma montanha e outra, sempre ficam remoendo o fato de ainda não terem cumprido a promessa que haviam feito.
                2017: (junho) Por um golpe do destino, apenas um desses dois amigos consegue se agrupar com outros amigos em comum e numa tentativa de chegar ao cume da montanha, perdem a trilha, cometem alguns erros e são obrigados a enfiar o rabo entre as pernas e voltarem para casa sem chegar ao topo: mais um fracasso!
                Tendo já feito praticamente tudo em matéria de montanhismo clássico, subido todo tipo de montanha no Brasil e algumas fora dele, tendo me dedicado vários anos a exploração selvagem de vales e rios, tendo tido a honra e a oportunidade de, junto com alguns amigos, poder botar meus pés em montanhas onde outros jamais puseram, vi que havia chegado a hora de aprender os rudimentos da escalada. Quase que inconscientemente eu sabia que aquela promessa feito 20 anos atrás, jamais sairia do papel se uma atitude não fosse tomada. Mas há um porem: A escalada é um mundo fechado e diferentemente do montanhismo clássico, poucos são os praticantes que estão dispostos a perderem seu precioso tempo para ajudar novatos, muito porque esse é um esporte caro e por isso mesmo, o tipo de gente que o pratica costuma ser um pouco mais elitizada.
       
                Como, ainda bem, tudo na vida tem suas exceções, um convite de um casal de amigos para conhecer o esporte, fez com que eu tivesse esse primeiro contato com o mundo das paredes. Aprendi meia dúzia de procedimentos, mas foi o suficiente para eu voltar a sonhar com a promessa de 20 anos atrás. Num dia qualquer, sem nada para fazer em casa, tive uma “ideia brilhante”: Peguei minha velha corda de rapel, minha cadeirinha antiga e um freio da década de 90 e uns mosquetões de aço de construção civil e convidei meu grande amigo de infância e mais outros novos amigos de algumas roubadas memoráveis. e foi assim que 4 paspalhões se encaminharam para uma pedreira abandonada em Campinas, que virou palco de escalada com mais de 80 vias, no interior de São Paulo.

                A nossa chegada à Pedreira do Garcia acabou por se tornar um evento de bizarrices, os escaladores locais nos olhavam com cara de reprovação, alguns com cara de nojo, mas a gente estava feliz. Subíamos três ou quatro metros de paredes e nos divertíamos para valer com aquilo e pouco nos importávamos se tinha gente gostando ou não, a gente nunca esteve nem aí pra coisa alguma porque ao contrário do que os outros imaginavam, tínhamos plena consciência do que estávamos fazendo, porque não éramos garotinhos brincando pela primeira vez no balanço da mangueira e naquela mesma pedreira, mais de uma década atrás, a gente já tinha feito muito rapel e ficar pendurado numa corda não era nem de longe nenhuma novidade pra gente.
                Voltamos um outro dia na Pedreira, agora com uma corda de escalada conseguida pelo Alexandre e algumas costuras, estávamos evoluindo, no nosso conceito, porque no conceito de outros, continuávamos os mesmos merdas de sempre, rsrsrsrsrsr. Mas, como ainda é possível continuar acreditando em parte da humanidade, alguns escaladores se sensibilizaram com a gente e vieram oferecer ajuda, gente que hoje somos eternamente gratos, do qual acabamos nos tornando amigos também. Naquele dia, com uma corda de escalada, mesmo com o fiofó na mão, alguns de nós conseguiu guiar algumas vias fáceis, no caso, eu, o Vinícius e o Dema, porque o Alexandre mal conseguia se segurar a três metros, inclusive eu e o Dema comentamos que o Alexandre era um dos que não iria a lugar nenhum, não havia nascido para o esporte.
                Entre idas e vindas à pedreira, somente o “molenga” do Alexandre foi quem efetivamente começou a se dedicar verdadeiramente ao esporte, porque eu e o Dema aparecíamos esporadicamente, às vezes passávamos meses sem nem aparecer por lá. O Vinícius foi outro que procurou correr atrás, fazendo alguns cursos de técnicas verticais com a galera da espeleologia e começou a subir alguns degraus na escalada. Mas foi mesmo o safado do Alexandre que se entregou de cabeça, foi ele quem correu atrás de se especializar, fez cursos rápidos no Rio de Janeiro e adquiriu equipamentos mais modernos.
                Continuamos a nos encontrar para algumas vias de escalada, inclusive em algumas paredes de escalada clássicas, mas nada que exigisse muito da gente e sempre que estávamos juntos, lembrávamos que um dia havíamos combinado que escalaríamos o Dedo de Deus e que quando isso fosse acontecer, iríamos pegar firmes e treinar pelo menos uns três meses antes. Pois é, mas um dia o Alexandre me manda uma mensagem no meio da semana e me diz : -“ Se prepara Divanei, domingo vamos subir “sua montanha”.
                O Alexandre estava de brincadeira, não havia o menor cabimentos de nos metermos naquela enrascada de uma hora para outra sem uma preparação específica, mas ele não queria nem saber, era agora ou nunca e pior, o Dema não poderia ir nessa data, logo ele que havia jurado estar comigo no topo daquela montanha antes de morrer. Não era o que eu queria, mas era o que me restava e se eu não fosse, não aproveitasse aquela oportunidade, talvez jamais teria outra. Eu não estava pronto, mesmo assim aceitei o desafio.
                Chegamos em Teresópolis de madrugada e mesmo praticamente sem dormir, nos lançamos na trilha que nos levaria às paredes do Dedo de Deus, nos agarramos aos cabos e cordas e quando vimos, estávamos perdidos lá no começo da via Teixeira. Havíamos perdido a trilha de acesso à VIA LESTE e quando a reencontramos, tínhamos perdido várias horas, além de já encontrarmos outros escaladores congestionando a parede de escalada. Cometemos alguns erros, demoramos demais e quando a noite nos pegou, estávamos ainda a mais ou menos uma hora do cume e para piorar, perdemos a sequência da via e sem saber para onde ir, demos meia volta e descemos no escuro fazendo rapel e desescalando até depois da meia noite, FRACASSAMOS BONITO !

                Voltei para casa arrasado, decepcionado, havia decidido que não queria nem escalar mais. Mas a raiva passou uma semana depois e caí na besteira de contar em relato como havia sido aquela aventura fracassada. Resolvi contar como se sentia um novato no mundo da escalada, os sofrimentos, as dificuldades, as agruras, os erros cometidos e os medos passados. Foi a deixa para parte da comunidade escaladora me bombardear sem dó nem piedade, destilaram ódio, não aguentaram ver novatos como a gente se meter sem um guia no solo sagrado do montanhismo nacional. Disseram que a gente havia subido nos cabos de forma totalmente errada e que agora havíamos comprometido a estrutura dos mesmos, colocando em risco a vida de todo mundo. Apontaram erros que eu nem havia mencionado nem em relato e nem em fotos, ou seja, aproveitaram a oportunidade para deixar bem claro que aquilo ali era feudo de meia dúzia de grupinhos constituídos. Não posso negar, fiquei puto com parte daqueles caras, mas também me serviu para correr atrás de aprender os tais procedimentos alardeados por eles, mesmo que outros escaladores tivessem me dito que isso não passava de um monte de mimimi, mas se havia algum procedimento específico, não custava nada aprender.
                Algumas semanas se passaram depois disso, ninguém mais tocava no assunto Dedo de Deus. O Alexandre até falava que poderia ir escalar a Agulha do Diabo com um escalador experiente qualquer dia desses, mas esse menino não se tornou amigo nosso de graça, só sendo um grande porra louca mesmo e num ataque de porra-louquisse desvairada, jogou logo no ar que voltaria na Serra dos Órgãos porque não aguentava mais ficar com aquela montanha entalada na goela. Aquilo assombrou todo mundo, porque ninguém nem sonhava em voltar lá tão sedo, inclusive o Natan e o Gersinho que estiveram lá na primeira investida, já sinalizaram que não poderiam ir na data estipulada. Para ser sincero, nem eu mesmo estava em condições de novamente fazer uma loucura daquela, de viajar em um bate e volta de 1200 km para o Rio de Janeiro, mas foi aí que o Dema me encostou contra a parede: “- Divanei, meu amigo, você esqueceu do nosso juramento? É chegado a hora, vamos lá amigão, a gente merece aquela montanha por tudo que já fizemos juntos em mais de duas décadas de montanhismo. ”
      2017- (Agosto) Ali estávamos nós, depois de viajarmos por mais de sete horas, estacionamos novamente atrás do Restaurante Paraíso das Plantas, a pouco mais de 1 km da trilha de acesso ao Dedo de Deus. Alias, de onde estávamos era possível avistar o grande gigante de pedra tocando o céu, numa imagem assustadora. Já passava das duas da madrugada e combinamos em dormir até pouco depois das quatro da manhã ali mesmo, deitados no duro concreto de uma calcada fria e úmida, que faria qualquer mendigo ter náuseas. Quando o celular despertou-nos, eu que já havia dormido de bota e tudo, dei um salto, estava muito ansioso, mas não menos  que o Dema , o Alexandre e o Vinícius. Arrumamos tudo nas pequenas mochilas e partimos.

                Uns 15 minutos de caminhada descendo o asfalto nos leva para a curva da Santinha, junto a uma pequena cachoeira e aí é só continuar descendo e ir se atentando para quando passar os dois próximos bueiros e depois do segundo, uns 30 metros à frente, entramos numa trilha, subindo o barranco à direita, que em mais alguns metros vai tropeçar numa cerca onde está a placa do Parque Nacional. Para não termos que ficar ouvindo bobagens de outrem e para não correr o risco de uma possível encheção de saco na volta, desta vez enviamos as autorizações com os nossos nomes para a sede do Parque, coisa que nem os próprios escaladores locais costumam fazer, como ficamos sabendo dos grupos que encontraríamos na montanha. Na cerca, adentramos para a esquerda e acessamos a trilha que sem nenhuma bifurcação vai nos levar em uma hora, direto para a grande parede rochosa da Toca da Cuíca, onde começam os cabos de aço.

                Diante da grande parede dos cabos de aço, que ainda não é a via de escalada obviamente, é preciso parar para uma breve reflexão: São quase 100 metros de cabos de aço, mas no início não existe cabo algum. São uns 10 metros de parede lisa, com uma sequência de chapeletas a cada uns dois metros. Tudo isso foi planejado para que nenhum montanhista desprovido de equipamentos de escalada pudesse acessar a montanha e segundo a comunidade escaladora, ir fazer alguma merda lá encima. Claro, isso é uma posição que eu como montanhista, apesar de entender os porquês, não concordo, mas é uma opinião exclusivamente minha, não sendo compactuada com o resto do grupo. Mas a questão nem é essa, segundo as “normas”, os cabos de aço devem ser subidos com uma corda paralela, como se a pessoa estivesse escalando de fato e usando os cabos apenas para ganhar terreno.  Essa são as normas e foi por causa de contar que nós subimos apenas nos apoiando aos cabos com as mãos é que fomos “ameaçados” de morte e de linchamento pelos escaladores, mas não me contentando com essa cagação de regra toda, fui ler relatos e ver vídeos na internet e foi aí que me caiu a ficha. Praticamente todos os vídeos que eu vi e relatos que eu li, todo mundo subia o cabo de aço feito chimpanzé de circo e para minha surpresa, eram escaladores renomados, gente experiente, dono de agencia de escalada, que fazia esse procedimento inclusive guiando seus clientes.
                Diante do exposto acima, conclui que havíamos sido apenas vítimas de preconceito por nos colocarmos como iniciantes no esporte e querermos fazer algo que apenas os mais graduados se achavam no direito de fazer. Claro, não posso deixar de citar as dezenas de pessoas que entraram em contato comigo depois do primeiro relato, oferecendo nos guiar de graça e também agradecendo por eu ter tido a coragem de contar algo que parece ser um tabu na escalada, porque esse não seria um esporte para pessoas fracas e todo mundo que escala estaria acima desses “sentimentos mesquinhos “, o que obviamente não passa de uma grande bobagem.

                Bom, o certo é que a gente tinha combinado que da próxima vez que voltássemos lá, procuraríamos seguir todas as regras da ABCR (associação brasileira dos cagadores de regras), mas diante de tudo que havíamos visto, resolvemos somente subir pensando mesmo só na nossa segurança e para subirmos os primeiros 10 metros sem cabos, usamos 2 solteiras cada um. Escalávamos um misero metro, colocávamos uma solteira longa e quando alcançávamos a próxima chapeleta, instalávamos mais uma solteira e retirávamos a anterior e assim sucessivamente até ganharmos os cabos de aço. Nos cabos de aço apenas nos preocupamos em clipar as duas solteiras e ir subindo nos apoiando levemente. Claro, há a possibilidade de por qualquer descuido escorregar e despencar por uns 4 metros e a gente sabe que solteira não foi feita para receber impacto, mas como não se trata de uma queda livre, é quase impossível haver um rompimento. Mas também, se o sujeito não tem competência para se segurar num cabo tão grosso que é capaz de aguentar o peso de ônibus, então não há nenhum motivo para que esteja ali, que vá procurar outra coisa para fazer e além do mais, nós estamos acostumados a nos pendurarmos em paredões escorregadios de 200 metros na Serra do Mar apenas nos segurando em cipós, bromélias e cordinhas de varal e aqueles cabos são brincadeirinha de criança no jardim da infância. Não levamos nem quinze minutos e já nos livramos daquela parede, depois os cabos se alternam com algumas cordas e como dessa vez já conhecíamos a trilha, mais uns 15 minutos nos deparamos com a bifurcação à direita que vai nos levar direto para a via de escalada propriamente dita ( via Leste), seguindo a esquerda ou reto é a continuação da trilha para a via Teixeira, a via da conquista de 1912.
                Essa trilha para a direita vai beirar um grande paredão e também vamos ganhando altura e terreno nos valendo de alguns pedaços de cabos de aço e cordas velhas e não leva nem 15 minutos, já estamos no selado de conexão entre o Dedo de Deus e o Polegar. O caminho para a via de escalada segue para a esquerda, mas antes fomos até o Polegar para admirar o gigante de pedra. De cima do Polegar é possível vislumbrar toda a parede que iremos escalar a partir de agora e é a hora de sentir a grandiosidade daquela montanha lendária. Eu e o Dema estamos ansiosos porque é chegado a hora de nos lançarmos para aquilo que esperamos por vinte anos e agora é caminho sem volta, estamos prontos e resolutos a não cometermos nenhum erro dessa vez.

                Descemos ao selado entre o Polegar e o Dedo de Deus e adentramos logo na última escalaminhada até o início da escalada e ao chegarmos na primeira enfiada (lance) decidimos que não escalaríamos encordados, muito porque essa primeira enfiada tem somente um lance de escalada e o resto não passa de uma escalaminhada. Da outra vez, essa foi a única parte que cai porque entrei com o pé errado. Aqui muitos se enfiam dentro de uma pequena fenda a esquerda e vão ganhando altura até conseguir uma mão na pedra abaulada. O Vinícius subiu com a ajuda do Alexandre e amarrou a corda em um arbusto apenas para que a gente tivesse uma segurança psicológica. Logo em seguida o próprio Alexandre se pendurou e ganho o patamar mais acima. Eu e o Dema analisamos melhor a subida e concluímos que o melhor mesmo era subir pela direita, que é muito mais exposto, mas muito mais fácil e para não corrermos risco de despencar no vazio, providenciei um prussik de segurança e o amarrei à corda e subimos de Batmam mesmo e já nos encaminhamos para a segunda enfiada, onde os outros dois já nos esperavam, fim da brincadeira, hora de checar todos os procedimentos e começar a escalar de verdade.

                Dessa vez estávamos em quatro e não mais em cinco, mas não sei porque, acho que é pura perseguição, o Alexandre mais uma vez me colocou novamente como cú de tropa, ou seja, o ultimo de novo. A configuração se deu então com o Alexandre guiando e como ele é esperto, colocou logo o Dema para fazer a segurança dele, acho que no intuito de filar uns torresmos e umas mandiocas fritas de vez enquando, já que o Dema sempre carregava esses petiscos a tira colo. O Vinícius desta vez insistiu em ficar em terceiro para poder operar a câmera e a máquina fotográfica. Ancorados numa árvore e em um “P” sobre um platô de pedra, ficamos ali a acompanhar o Alexandre levar nossa corda para cima. Nessa segunda enfiada é preciso se enfiar numa chaminé de meio corpo, ganhar altitude e já sair dela. É um lance fácil para qualquer escalador, mas obviamente para alguns de nós que não tem lá tanta experiência assim, qualquer lance no Dedo de Deus vai ter que ser vencido na raça e nada vai vir de graça. A parada dessa segunda enfiada é lá encima já perto de uma rampa exposta que leva à gruta onde está a árvore e onde as vias se separam em duas. Quando o Alexandre chegou nela, já nos avisou pelo rádio (sim, a gente levou rádio) que poderíamos subir. O Dema foi o próximo e como ele era o único que ainda não havia subida aquele trecho, teve uma certa dificuldade no início e pagou o preço de ser o “debutante “da turma, mas como ele é um cara safo, não demorou muito, já se juntou ao Alexandre. O Vinícius nem perdeu tempo também, trepou na rocha e subiu feito um lagarto assustado e quando percebi, ele já havia sumido da minha vista.

                Quando chegou minha vez, desclipei minha solteira do pino e já me agarrei à rocha e me enfiei na fenda e fui subindo por dentro dela e logo a subi como se estivesse numa chaminé e assim consegui ganhar a parede do lado direito, que é meio arredondada, mas com várias agarras boas. Ao chegar ao fim dessa paredinha é preciso fazer uma espécie de travessia mais para a direita, se segurar numa raiz e ganhar um arbusto. Daí para frente é uma subida gostosa, cheio de grandes agarrar até finalmente dar de cara com a rampa que leva até a gruta. Essa rampa é meio exposta, mas a rocha é muito áspera e subir por ela desencordado é bem seguro e foi o que fizemos. Agora reunidos dentro da gruta, aos pés de uma grande árvore que teimosamente sobrevive ali naquele mundo hostil, havia chegado a hora de enfrentar mais uma vez a temida enfiada conhecida por MARIA CEBOLA.
                Na gruta, junto à arvore, a sequência da escalada se divide em duas: Temos a já citada Maria Cebola, que é uma curva tenebrosa na quina da montanha, bem na beira do abismo de centenas de metros e a outra variante é uma sequência de chaminés escuras conhecida como Blackout . A gente já tinha se fodido na Maria Cebola da outra vez e agora decidimos que iríamos “se foder” novamente (rsrsrsr). Mais uma vez coube ao Alexandre levar nossa corda, mas antes ligamos os rádios porque depois da curva do abismo, a comunicação fica bem prejudicada. Ver o Alexandre guiar ali é um motivo de orgulho para a gente, um cara que até esses dias mesmo tinha dificuldade para subir até pé de goiaba e agora estava escalando naquele nível, com aquela eficiência, é um avanço muito acima da média. E ele fez mesmo bonito, nem chegou a sofrer na curva e quando pisquei o olho, ele já estava no arbusto montando a parada e pedindo para o Dema subir, hora de comer uns torresmos e nos preparáramos para o show, de horrores. ( rsrsrsrsr)

                Eu e o Vinícius também já havíamos passado por isso na primeira vez e agora a gente ia se divertir vendo o inexperiente Dema passar pela Maria Cebola. Como todo mundo, ele já se pendurou na primeira costura e se jogou, pulando de cima da árvore direto para a parede e antes mesmo de se estabilizar, já tremeu as pernas buscando alcançar a nova costura à frente, onde já tratou de passar a outra corda que prendia ele a mim e ao Vinícius. Aos trancos e barrancos chegou à curva, aonde um escalador local contou que havia visto a sua vó e ali naquela curva de gente morta, o coitado pagou todos os seus pecados, desta e das vidas passadas. Esqueceu de retirar a corda que o prendia à costura e ficou preso na curva com o corpo pendendo para o precipício. Ficou gritando para liberar a corda e quando ela afrouxou um pouco, desesperado gritou para retesar. Fazendo a segurança dele, o Alexandre se cagava de tanto rir e compartilhava a sua zoeira com a gente falando pelo rádio. O Vinícius então, era outro que até caiu no chão de tanto rir de ver o Dema se lascando na curva. Eu fui o único que “se manteve firme|”, sério, como a situação exigia, afinal de contas era meu amigo de infância que estava ali se fodendo e eu tinha a obrigação de ir passando os betas, as dicas e não era conveniente ficar fazendo galhofa numa situação daquelas. (Só que não, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).
                O Dema chegou lá encima, junto ao Alexandre, sem saber nem onde estava, mas sobreviveu a passagem lendária. O próximo foi o Vinícius, que da primeira vez foi quem mais sofreu nessa terceira enfiada, mas vejam só, dessa vez passeou na via e enquanto eu conversava com um grupo de escaladores que acabara de chegar onde estávamos, ele já virou a curva e eu não o vi mais. Falando nisso, nos preocupou muito a chegada desse grupo e ficamos com medo de eles começarem a botar pressão encima da gente, o que poderia colocar todo o nosso planejamento em risco, mas felizmente os caras foram de boa e ficaram na deles, mesmo porque eu já tinha comentado que dessa vez não iria ter choro nem vela, não iríamos dar uma de Rubinho Barrichello e deixar nenhum Schumaker nos passar na curva final.
                Ainda em casa, o Alexandre havia me dito que eu guiaria a Maria Cebola dessa vez e eu mesmo cheguei a pensar nessa possibilidade e psicologicamente já fui preparado para isso, caso ele insistisse muito, mas como na hora ele já tomou à frente e nem disse nada, nem fiz questão em relembrar essa promessa que ele havia feito, as coisas estavam dando tão certo que preferi não ariscar em acabar levando uma queda e correr o risco de me machucar. Mas quando chegou a minha vez de enfrentar novamente a lendária Maria Cebola, decidi que o faria com a maior dignidade possível, provando para mim mesmo que eu seria capaz de guiar aquele lance e quando o Alexandre gritou pelo rádio que eu poderia ir, me posicionei rapidamente encima do tronco de árvore, junto a parede e liguei minha câmera instalada no capacete. Um dos grandes problemas é justamente o de ter que se jogar de cima da árvore direto para essa parede exposta. Ao lado da primeira costura até tem uma boa agarra do lado esquerdo, mas o fato de não haver um pé que lhe de segurança é uma situação difícil, porque se você der o bote e não se sustentar, vai despencar de cima da árvore e vai se ralar bonito. Então fiz igual a todo mundo, inclusive os escaladores graduados, me segurei na costura acima da minha cabeça e me grudei à parede. Uma vez equilibrado, retirei essa primeira costura e rapidamente encontrei uma ótima agarra para as mãos e outra para os pés e sem muitas delongas já consegui retirar a segunda costura. Minha intenção era passar todo esse lance sem “roubar” nenhuma vez, ou seja, sem tocar na corda, nas chapeletas ou nas costuras instaladas pelo Alexandre. Logo em seguida chego bem perto da curva maldita, onde até os escaladores experientes fazem uma prece. Estou diante de um diedro em curva, onde os mais medrosos tendem a se enfiar em baixo de uma grande quina de pedra para fugir do abismo e quando fazem isso, ficam entalados e começam a amaldiçoar o filho da puta que resolveu estabelecer uma via naquele inferno. Já tendo passado por isso na outra vez, não quis nem saber, peguei por baixo da rocha, me equilibrei na beira do abismo, me posicionei na curva, dei um bom dia para minha avó e fui ganhando centímetro por centímetro e vez ou outra, olhava para baixo somente para me sentir um coitado pendurado a uns 500 metros de altura. Claro, minha vontade era a de agarrar logo em tudo que é costura e sair vazado dali rapidinho, mas pela minha honra resisti bravamente e quando passei a curva já me joguei com a mão esquerda dentro do diedro e fui me arrastando pela rampa acima até que sem nem perceber, já me dei conta que estava na grande fenda que nos levaria para a sequência de chaminés, passei limpo, estava feliz, uma satisfação pessoal indescritível, adeus minha vó, adeus Maria Cebola, até nunca mais. ( rsrsrssrrs)

                Dentro daquela fenda monstruosa, fria e úmida, onde da outra vez o Alexandre não quis nem guiar, desta vez não nos pareceu tudo isso e o próprio Alexandre não perdeu tempo, se esgueirou parede acima e já montou a parada. O Dema se assustou no começo, mas bastou subir uns dois metros para ele se adaptar e rapidinho já estava apoiado a uma pedra entalada no meio da chaminé e estando lá, puxou nossas mochilas e já passou para o Alexandre. O Vinícius dessa vez, se disfarçou de calango, juntou as pernas curtas nas duas rochas e subiu cantando. Para falar a verdade, apesar desta ser apenas a segunda vez que a gente encara uma chaminé, vimos que se fosse preciso solaríamos de boa, mas como a corda já estava instalada, me apoiei na parede e fui subindo alternando os pés até alcançar a tal pedra entalada uns quatro ou cinco metros acima, aí é preciso ficar em pé encima dela e ganhar um grande facão diagonal do lado esquerdo e finalizar essa grande chaminé invertendo o corpo, passando a subir com as costas do lado direito até poder montar na rocha e passar novamente para o lado direito, onde está instalado o pino  onde se coloca a parada e aí poder se deslumbrar com uma vista estonteante de todos os abismos dessa montanha, onde você se torna um nada diante da grandiosidade da pedra.

                Depois de subir essa chaminé gigante, a sequência da via vai prosseguir entrando- se em outra fenda horizontal obvia de uns 10 metros, porque não há mesmo para onde ir e adentrando até quase o seu final já é preciso subir mais uma chaminé de não mais de uns 4 ou 5 metros para conseguir sair da própria fenda. Dessa vez não teve conversa, subimos sem corda nenhuma, todo mundo solou. É uma subida fácil, uma chaminé estreita onde é pouco provável que alguém caia de lá, basta subir e ganhar uma rocha com ótima mão e se lançar para cima onde existe um amontoado de grandes rochas.
                Olha, foi justamente nesse ponto que dá outra vez a noite nos apanhou e tivemos que enfiar o rabo entre as pernas e sair correndo para casa, descendo tudo de rapel naquela madrugada fria e agora nem ao meio dia ainda havíamos chegado. Até agora havíamos feito um trabalho excelente, nenhum erro, tudo como havíamos planejado. Quando chegamos ao alto daquele amontoado de pedras gigantes, onde uma fenda monstro separa onde estávamos do estirão final para o cume do Dedo de Deus, não teve como não sentir um frio na barriga, e agora José, acharíamos a sequência da via? Não posso negar, a partir dali eu estava ansioso, com uma descarga de adrenalina que ia transbordando, sim, eu estava extremamente nervoso. Ali era o lugar que nos disseram que teria que fazer um pulo exposto para passar de onde estávamos para a outra sequência da montanha e veja bem, não demorou nada para eu bater o olho num pino “P” na altura do umbigo para me ligar que era ali o tal pulo, coisa que nem me passou pela cabeça na outra vez, não sabia se ficava feliz ou muito puto com aquela descoberta.

                O lance é o seguinte: É preciso passar uma costura no “P”, apoiar levemente a mão encima dele, colocar o pé direito na parede entre a fenda e dar um pulo e agarrar um patamar uns 2 metros e meio acima da cabeça com a mão esquerda. É um lance fácil, principalmente para quem é alto, mas para quem tem tamanho de toco de amarrar jegue, tem que ser um pulo com vontade e certeiro porque se não corre o risco de despencar dentro da fenda e cair no vazio. O Alexandre nem precisou instalar corda alguma, se apoiou na parede e já se jogou lá para cima, agarrou com vontade o bloco de rocha e montou nele como se tivesse subindo em um cavalo e antes mesmo de ir investigar, já puxou o Dema lá para cima, entraram em um arbusto do lado esquerdo e não deram mais sinal de vida por um bom tempo, deixando eu e o Vinícius mais agoniados ainda.

                Logo os caras do “outro lado do mundo” chamaram o Vinícius para fazer parte do clubinho deles e eu fiquei ali, largado para as cobras, criando uma úlcera no estomago de tanta ansiedade.  Por mais de meia hora o tempo parou para mim, sentado naquela rocha exposta, meus pensamentos voavam longe e quanto mais demorava para saber o que se passava do outro lado da fenda, mas ansioso eu ficava, pensei em passar sem depender deles, mas achei melhor não, ali não era lugar para cometer nenhum erro. Quando o Vinícius me chamou, levantei-me rapidamente e me posicionei conforme o procedimento correto e avisei o meu amigo que pularia. Apoiei a mão direita no referido “P”, olhei para cima com vontade e determinação, coloquei meu pé direito em um regletinho (pequena ranhura) na base da parede e saltei feito um campeão olímpico disputando a medalha de ouro: -“Segura essa porra aí caralho, ai meu Deus do céu! Não alcancei o patamar e minha mão esquerda passou no vazio, despenquei no meio da fenda e fiquei pendurado na corda, feito siri no pau. O Vinícius fez um ótimo trabalho, foi tão bom que nem consegui esticar a perna para voltar a minha posição anterior, tendo que implorar para que ele afrouxasse um pouco a corda para eu me recompor. Na segunda tentativa só fiz elevar mais a minha perna direita um palmo mais acima e aí pulei tão forte que mais um pouco eu alcançava a Pedra do Sino, lá na Travessia Petrópolis x Teresópolis. Agarrei a patamar rochoso como se fosse um prato de comida, passeia aperna por cima dele e de me segurei no arbusto, longe do abismo.

                A esquerda desse arbusto existe uma fenda horizontal de uns 4 metros e a diferença dessa fenda para as outras, era que essa não tinha chão. Quando cheguei nela os meninos já não estavam mais, já haviam passado, mas como estavam perto de mim, eu podia ouvi-los muito bem e logo perguntei as dicas para onde seguir. O Alexandre já gritou: -“ Facin, facin, Divanei, é só entrar na fenda e pisar nesse patamar do lado direito e atravessa até o final e aí tu sobe a chaminé de uns 3 metros e pronto” Eu até encontrei o patamar que se referiu, mas como diabos esses caras passaram nessa fenda sendo que não havia chão pra pisar e em baixo dos nossos pés, um abismo monstro ficava rindo pra gente. Eu já estava nos cascos, meu coração já estava tamborilando faz tempo, respiração ofegante e eu mal estava conseguindo raciocinar direito. Olhei uma pedra entalada no meio da fenda sem chão, mas ela estava uns 3 metros de mim e já pensei logo; mas nem fodendo que eu vou conseguir pular lá naquela rocha e fiquei vendido naquele lance. Tentei me acalmar e prestar bastante atenção na dica que vinha do outro lado da fenda: Entendi qual era o lance: Na parede do lado direito existia uma rachadura que corria na horizontal bem embaixo dos pés e por incrível que parece o próprio pé cabia dentro da rachadura e aí o lance é colocar as costas na parede do lado esquerdo e os pés dentro da rachadura e simplesmente caminhar, um procedimento ridículo de fácil, mas extremamente exposto e ao chegar ao final, subir uma chaminé de uns 3 metros e se agarrar numa rocha pontuda que se não tomar cuidado , acaba furando seu olho.
                Subindo essa pequena chaminé, emergi dentro de uma grande gruta e já me dei conta de que o Alexandre já estava bem adiantado nos procedimentos para a última enfiada, porque reconheci a grande estalagmite de rocha que eu havia visto numa foto, onde é preciso amarrar uma grande fita em volta para poder colocar uma costura, estávamos sem sombra de dúvida no PASSO DO GIGANTE. O Alexandre levou a nossa corda , ancorou-se e logo pediu para que o Dema subisse. Nesse lance é preciso retirar as mochilas e coloca-las na solteira e subir com elas no meio das pernas, coisa que vai te jogando para baixo, mas ninguém reclamou e o Dema macaqueou para cima, se agarrou onde deu e sumiu na última rampa de acesso. Ajudei o Vinícius a ganhar a primeira rocha e esse foi outro que que se livrou rapidinho desse lance e foi se juntar ao Dema e ao Alexandre.

                Não sei porque, mas aos meus olhos, levou uma eternidade até que o Vinicius autorizasse a minha subida. Segurei em oposição na rocha que dava acesso ao início da subida e ganhei terreno em direção a estalagmite. Pouco consigo descrever como foi essa última enfiada, só sei que uma hora você tem que encostar as costas no teto e ir se elevando e aí passar para o outro lado para ganhar a rampa. Juro que não me lembro de nenhum passo de gigante, minha cabeça e meus pensamentos voavam no tempo, voltei para 1997. Eu já não enxergava mais nada, só me lembrava que não podia mais cair e aquela luz que vinha lá de fora era minha única direção. Minhas pernas já foram bambeando e quando meus olhos se acostumaram com a claridade e alguém lá de cima gritou: “ Olha Divanei, que maravilha, a escadinha do cume “. Lentamente levantei meus olhos e quando o metal brilhou, minha cabeça rodou e deixei aflorar toda minha fraqueza humana. Os caras estavam irradiantes, o Dema transbordava de alegria, mas eu desgraçadamente desabei a chorar. No meu caso e do Dema não se tratava somente da conquista de uma montanha, era muito mais do que é isso, era a promessa cumprida de nos mantermos vivos e ativos na vida desde a nossa juventude, era a consolidação de uma amizade que atravessou uma geração e que começou no nosso tempo de escola, 35 anos atrás. A gente sobreviveu ao tempo, ultrapassamos as agruras da vida para estarmos juntos ali naquele momento magico na vida de cada um.

                Nem estávamos no cume ainda e já nos abraçamos ali mesmo e chorando, fiz um discurso de agradecimento e muito provavelmente não disse coisa com coisa. Ainda faltava subir uns 4 metros de escadinha para chegarmos ao topo e fizemos questão que o Alexandre tivesse a honra de ser o primeiro do grupo, mas ele se recusou e pediu para que eu e o Dema subíssemos. A escadinha é um tanto exposta e eventualmente perigosa, tanto que a maioria sobe nela encordado, mas eu e o Dema estávamos pilhados demais para qualquer outro procedimento se não o de subir correndo e nos jogarmos no estirão final. Quando ganhamos o cume, tocamos juntos a pedra que marca o seu ponto mais alto, onde fica a caixa com o livro e mais uma vez deixamos as emoções aflorar. Éramos duas crianças a se esbaldar de felicidade no cume do DEDO DE DEUS (1692 m) e quando o Vinícius e o Alexandre chegaram, a felicidade se completou. De cima daquele Dedo Divino, que quase tocava o céu, era possível se maravilhar com as montanhas ao redor, além de uma vista linda da Baia da Guanabara, é um mundo de beleza e encantamento, que faz do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um dos mais bonitos do mundo.



                Logo o outro grupo chegou e como não é possível ser feliz para sempre, vimos que era hora de descermos, porque o cume é apenas metade da conquista. Decidimos que faríamos o descenso pelo rapel vertiginoso e para achar os dois pinos é necessário caminhar como quem vai em direção ao Pico do Garrafão, já que o topo do dedo de Deus é surpreendentemente do tramando de uma quadra de futebol de salão, o que mostra a grandiosidade dessa montanha. Estávamos com duas cordas de 60 metros e amarramos uma a outra para descermos com ela dupla. O Alexandre desceu, montou a parada e deu o gritou para que o Dema fosse, já que o nosso rádio havia acabado a bateria. Depois do Dema, eu fui o próximo a me clipar à corda. Rapel é uma coisa que nunca me assustou, mesmo sabendo que é nesse procedimento que a maioria dos acidentes acontecem. A saída à beira do abismo é complicada, mas rapidamente montei o meu prussik e me lancei no vazio, mas infelizmente com o peso da corda é preciso fazer uma força tremenda para que se possa pegar alguma velocidade. Esse rapel de fato não tem mais que uns 50 metros, mas não leva o nome de vertiginoso atoa, porque mesmo que a parada seja em um patamar mais abaixo, a gente fica uns 500 metros pendurado no vazio, só vendo as árvores no fundo do vale e quem sofre de medo de altura vai cagar nas calças. Para desgraçar tudo, o Vinicius preocupado demais com a segurança, me fez dar umas 3 voltar no nó blocante e o resultado foi que ele acabou travando no meio da descida e como eu não estava com mais nenhuma cordinha, fiquei pendurado sem ter o que fazer. Só depois de várias lutas é que consegui derrotar o prussik e consegui chegar em segurança ao patamar, mas já é necessário ficar esperto para tocar o rapel sempre para esquerda, para não correr o risco de passar direto e ficar pendurado sem ter como subir, principalmente para o primeiro que vai descer.  

                O patamar à beira do abismo até que comporta bem uma meia dúzia de pessoas. Nele temos um arbusto que serve muito bem para uma ancoragem, além de mais um pino instalado junto a ele e mais três pinos para a segurança do próximo rapel. Logo que o Vinícius desceu e juntou-se a gente, o Alexandre já se posicionou e despencou no próximo rapel. São mais uns 20 metros de descida, mas é necessário descer bem para a esquerda, junto à parede e instalar uma costura para evitar que a corda acabe pendendo para o lado do abismo. Esse procedimento é necessário apenas para o primeiro e uma vez no chão, é só ficar atento para direcionar a corda para os outros, tratando de não deixar que eles pendam para o vazio e cheguem ao chão em segurança, já que o segundo ao descer, já fez o procedimento de retirar e recolher a costura. O último e derradeiro rapel não tem mais que uns 10 metros e nenhum segredo aparente, finalizando esse, mais uns 20 metros de caminhada nos leva até a gruta onde há uma pequena placa que homenageia os escaladores brasileiros mortos no Aconcágua. E assim se finaliza a descida que vai beirando a lendária rota da via Teixeira, usada pelos pioneiros de 1912 para a grande conquista.

                Agora com os pés firmes no chão, mas nem tanto assim, vamos desescalaminhando um pequeno trecho de rocha, onde um cabo de aço todo enferrujado e nenhum um pouco confiável, ainda sobrevive. O tempo está incrível e a vista do Escalavrado e dos Dedinhos é arrebatadora. Descemos por mais um pedaço de cabo de aço até não ter mais jeito e termos que instalar a corda para descer de rapel. Todo mundo se encordou e deslizou rapidamente, menos eu que, só me agarrei a corda e desci esse pequeno trecho no braço mesmo. Daí para frente ganhamos a trilha e fomos descendo lentamente, hora usando alguns cabos, hora nos valendo de algumas cordas, até que antes do sol se pôr, tropeçamos no grande e derradeiro paredão dos cabos de aço. Eu e o Dema pensamos logo em nos agarrarmos nos cabos e deslizarmos até lá embaixo, no braço mesmo, mas como havia alguns guias descendo com uns clientes, o Alexandre montou logo um rapel com as duas cordas e assim evitamos de alguém nos torrar a paciência e agente ser obrigado a mandar a merda e rapidinho já nos vimos de volta à Toca da Cuíca, já na boca da trilha.

                Menos de uma hora, esse foi o tempo que levamos para novamente nos vermos de volta à civilização, agora totalmente em segurança. Desta vez não houve espaços para comemorações e cada um seguiu caminhando no seu ritmo naquela noite escura e agradável de primavera. Eu mesmo me pus a caminhar por último, minha cabeça ainda rodopiava e eu quase que levitava naquele último trecho de asfalto. Vez por outra eu me virava para trás e me punha a contemplar a silhueta do grande DEDO DE DEUS e eu poderia passar os restos dos meus dias olhando para aquela montanha e mesmo assim não me cansaria de contempla-la, parecia mesmo que o grande DEDO havia se curvado, como a me dar um joinha e a dizer: ” Valeu meninos, obrigado pela visita, nos vemos novamente daqui uns 20 anos”.    Chegamos de volta ao carro antes das sete da noite e sem pensar muito, já pegamos a estrada para casa e oito horas de viagem depois, estávamos novamente de volta ao nosso mundo no interior de São Paulo.
                E esse não foi nem de longe um relato de grandes conquistas, de feitos memoráveis, realizados por grandes escaladores. Esse é um relato que fala de amizade, de perseverança, de aprender a não desistir, de saber esperar o momento certo. No meu caso e do Dema a espera foi de 20 anos e foi uma grande honra poder dividir esse sonho com esses outros dois grandes amigos, que calhamos de encontrar na curva do tempo. Estar no topo do Dedo de Deus foi ter a oportunidade de relembrar dos velhos tempos de juventude, tempos de espirito livre, onde o mundo parecia menos complicado e subir montanhas era apenas um ato de se libertar das mediocridades da vida, um tempo de montanhas sem donos, onde todo mundo tinha acesso livre e precisa apenas se preocupar em cumprir com as promessas feitas e no nosso caso: PROMESSA MAIS DO QUE CUMPRIDA!
                                                                Divanei Goes de Paula – Agosto/2017
       
       
           
       
               
               
                

    • Por maizanara
      Na Patagônia fizemos o nosso primeiro trekking sozinhos, o Circuito W no Parque Nacional de Torres del Paine,  e voltamos ao Brasil energizados para fazer o nosso primeiro em terras brasileñas.
      Só tinhamos um problema: qual? Qual trekking nós, mortais sem GPS,  faríamos?
      Foi aí que nossos amigos Ádria e Hugo, também mortais sem GPS em busca do primeiro trekking no Brasil,  lançaram o convite para fazermos a travessia de Petrópolis Teresópolis no feriado da Páscoa. E quer saber? Por que não? 
      Demos uma olhada nas fotos do Google,  Ádria fez as reservas das 2 noites de acampamento e as entradas do parque, e estava decidido, nossa aventura seria no Rio de Janeiro, dali 40 dias. 
      Quer ver fotos desta travessia para se inspirar? Clique AQUI
      E então, o perrengue a emoção começou
      O primeiro item do check list que apareceu foi o danado do GPS. Parecia noticiário "...no segundo dia em caso de mal tempo (neblina), o risco de se perder é grande. Utilize o GPS ou contrate um guia".
      Não queríamos contratar um guia,  opção nossa, e não tínhamos um GPS,  opção do nosso bolso.
      O segundo item era uma corda de 10 metros (eu aconselho 15 m) e essa nós tínhamos.
      Para todo restante acreditávamos estar preparados: comida, preparo físico,  primeiros socorros, equipamentos (exceto o GPS) e navegação por carta.
      Chegando ao Parque Partimos de São Paulo às 22h e chegamos à rodoviária de Petrópolis às 6h da manhã seguinte em um ônibus repleto de aventureiros com o mesmo destino, a travessia. Neste ônibus haviam 15 pessoas de um grupo guiado e 5 de outro, também guiado. Todos aqui têm guia? Sim, menos nós 3. É verdade, não éramos mais 4 e sim 3, já que o Hugo se machucou escalando. Ele até viajou conosco, mas teve que ficar em Petrópolis conhecendo todos os restaurantes, cervejarias e museus, enquanto sua esposa, Ádria, nos aturava por 3 dias. Que pena dela...
      Da rodoviária é preciso pegar 2 ônibus municipais para chegar até a sede do parque de Petrópolis (Bonfim), um até o Terminal Corrêas e outro (número 616 - Pinheiral) até a Escola Rural do Bonfim. 
      DICA: em feriados corra para as filas destes ônibus, pois lotam e você pode acabar tendo que esperar próximo.
      Na sede, às 9h assinamos os termos, checaram as nossas entradas e acampamentos (leve impresso!) e pronto.  Pé na trilha!

      DIA 1
      O primeiro trecho até a bifurcação para a cachoeira Véu de Noiva (ponto de água) foi bem tranquilo, cachoeira para esquerda e Castelos do Açu para direita. Para chegar até a cachoeira, é preciso atravessar um rio de pedras escorregadias e a trilha continua até ela, que é linda e vale a pena. Sou daqueles que entra na cachoeira por mais gelada que esteja, mas não entra em um chuveiro gelado nem com reza brava.
      Aquele dia de céu azul ainda estava começando. Voltamos até a bifurcação e tocamos para Pedra do Queijo, nossa parada para almoço e um lugar para sentar estava concorrido. Então, continuamos até o Ajax (ponto de água). No primeiro dia são mais de 1.100 metros de altimetria conquistados em 7km. Puxado! O trecho final de subida, conhecido por Isabeloca, foi desviado da rota original, portanto se você está com GPS, cuide para estar com seu tracklog atualizado. A rota original está preservada para restauração da vegetação.
      O final da Isabeloca, marcou o começo das vistas de tirar o fôlego. A caminhada neste trecho estava tranquila, mas durante o caminho para o Morro do Açu, o sol já estava se pondo, e agora? Corremos para aproveitar a luz do dia ou ficamos para ver o sol se pôr? Pessoas experientes diriam para aproveitar a luz solar e apertar o passo. Nós aproveitamos a luz solar, acompanhamos cada raio de sol se escondendo em um pôr do sol maravilhoso, e depois apertamos o passo.  No primeiro dia não tem segredo! A trilha é muito bem marcada em meio à vegetação.
      A noite, chegamos ao Morro do Açu e lá, era possível acampar próximo ao abrigo ou à cabeça da tartaruga.

      DIA 2
      Este era o dia! Navegar sem GPS, passar pelo "elevador", "mergulho", "cavalinho" e chegar até o Abrigo 4, da Pedra do Sino.
      5h da matina, é hora de ver o sol nascer! Como um ritual, todos vão ao Castelos do Açu para este momento. 
      Fez um bocado de frio a noite, mas não deve ter chegado a 0° C. Levantamos acampamento, enchemos nossas garrafas de água e partimos. Geralmente, o tempo que se leva no primeiro dia é parecido com o tempo do segundo.
      Neste dia, existem pelo menos 2 trechos que são por laje de pedra que em caso de neblina, só um guia ou GPS poderão te salvar. Tome cuidado!

      A travessia começou ao lado do abrigo, sentido Pedra do Sino. Depois de pouco tempo encontramos uma descida íngreme e então uma laje de pedra. Como o tempo estava  bom, foi possível ver a continuação da trilha ao lado do vale.
      Continuamos e começamos a subir o Morro do Marco, na subida tivemos alguns trechos de trepa pedra e os primeiros escorregões e no final d a trilha (no topo) viramos para direita, caminhamos pela crista e a descemos pela laje de pedra em direção ao Dedo de Deus.
      Chegamos a um riacho na base do Morro da Luva onde tem sombra e água fresca, (estávamos precisando!). Conosco, haviam umas 10 pessoas e outras estavam chegando, então resolvemos sair para diminuir a fila da água.  Sim, havia fila. Tocamos para cima, agora subindo o Morro da Luva. O começo é pela mata, mas a sombra durou pouco, seguimos com um sol do agreste de tostar a moleira. Quando chegamos a crista, transmitindo uma paz e maior do que as fotos podem representar, surgiu a Pedra do Garrafão. Que vista!

      A trilha continua pela crista, atravessando o morro. Terá um vale e o sentido é para direita,  continuando entre lajes de pedra, trilha e atravessando outro riacho (ponto de água). Depois de um bom tempo atravessamos uma ponte de madeira e chegamos ao Elevador. Havia chovido nos dias anteriores e boa parte da trilha tinha lama e a Ádria que tomou todo cuidado para não molhar a bota a fim de escalar o "Elevador" sem o risco de escorregar, descobriu que ele inteiro estava molhado. Antes da subida, parada para almoço. E aí, grupos estavam chegando, a fila aumentando e o tempo passando.  Vamos. A subida não foi tranquila, teve muita atenção e tensão. Ferros da escada soltos e outros faltando, todo cuidado era pouco (sem falar no peso da mochila te empurrando). Um pé de cada vez, sem pressa. Pronto, passamos.

      Como recompensa um cubinho de doce de leite doado pelo amigo da trilha, a Maiza (com a mão bem limpinha) não pensou duas vezes. Obrigado amigo!
      Após o elevador, seguimos até encontrar mais um trecho de laje, agora mais íngreme, onde era possível ver 2 pês cravados na rocha que podem ser muito úteis em dias de chuva forte. Por todos estes trechos onde caminhamos pelas rochas foi possível encontrar os totens (foto abaixo). Já as setas indicando a direção (amarela para Teresópolis e branca para Petrópolis) eram raras. Subimos a crista do Dinossauro, passamos pelo Vale das Antas (ponto de água), continuamos pela Pedra da Baleia, depois zizagueando pelas lajes de pedra chegamos ao Mergulho.
      O Mergulho é uma depressão (buraco) no final das lajes de pedra com uns 5 metros de altura. Quando chagemaos, um casal com corda, ajudava outros dois trilheiros, que não tinham. Então, começamos a nos preparar enquanto a fila se formava atrás de nós. Optamos por fazer um pequeno rapel pois achamos que era o mais seguro para aquela pedra úmida e escorregadia (imagine em dias de chuva!). No meio do rapel da Ádria, chegou um quarteto de cabras da peste, metidos a Indiana Jones, querendo passar rapidinho e ao mesmo tempo que a Ádria. 
           - Amigo,  quer passar, passa, mas não segura na corda que ela está pendurada né?
      Pois é, esses Indiana Jones estavam sem o chicote para lançar na árvore e usar feito cipó.
      Pronto, mergulho superado,  então vamos para o próximo,  o Cavalinho.
      Quando chegamos lá,  adivinha quem estava travado com medo de altura e não conseguia passar pelo cavalinho?  Um dos Indiana Jones.
           - É amigo,  no filme era mais fácil, né?
      Assim como no Mergulho, tiramos as mochilas e passei primeiro para içá-las. No Cavalinho existe um "pê" para proteção que usei para içar um Indiana Jones, dois Crocodilos Dundee, a Ádria, a Maiza, quatro pessoas que não tinham corda, tampouco guia e onze mochilas, até que chegou o grupo guiado pelo Janio,  que me perguntou:
      - Você é guia?
      - Não, estou mais para bom samaritano de trilha mesmo.
      - Eita, então pode continuar que ali em cima tem uma passagem pior que essa, e o pessoal deve estar te esperando .
      Dito e feito, dali 10 metros, a turma estava lá me esperando. Mais um trecho bem complicado com necessidade do uso da corda. Acredito que levamos mais de 1 hora, entre o Mergulho, Cavalinho e o último trepa pedra, pois foram trechos técnicos, com fila e ajuda aos desavisados.
      Dali em diante, a trilha foi tranquila e rápida até o Abrigo 4. 

      Dica: chegando ao abrigo, a primeira coisa a se fazer é colocar o nome na fila do banho quente, caso você tenha comprado, pois a espera pode ser bem longa. Armamos a barraca, a Maiza fez um jantar sinistro, comemos e esperamos, esperamos, até que eu comecei a dormir em pé esperando a minha vez no banho. Quer saber? Já tomei um banho de cachoeira antes de ontem, vou dormir. A Maiza conseguiu revender o meu banho e o lugar na fila.
      DIA 3
      5h da manhã, hora de acordar para ir ver o sol nascer na Pedra do Sino. Chegamos em 30 minutos, com tempo para andar pelo pico e escolher o melhor lugar para dar bom dia ao sol.

      Descemos, levantamos acampamento e seguimos morro abaixo. O caminho foi óbvio e tranquilo, com vários pontos de água. Chegamos à portaria da sede em Teresópolis realizados! Satisfeitos com cada minuto desta travessia e famintos.
      Andamos até o ponto de ônibus indicado pelos funcionários do parque, e próximo à rodoviária comemos um PF de respeito. Entramos no ônibus para Petrópolis, depois para o hostel e finalmente tomei banho.
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    • Por tborges
      Dificuldade: Difícil - Categoria 2
      Distância: 48 km
      Altitude Máxima:1.514 m
      Circular: Não
       
      Como chegar
       
       
       
      São José do Barreiro esta localizada aos pés da Serra da Bocaina, estando a 273 km de São Paulo e 214 km do Rio de Janeiro, São José do Barreiro está ligado à Rodovia Dutra pela Estrada dos Tropeiros que, agora reformada, oferece um acesso fácil e seguro aos visitantes.
       
      Como essa não é uma trilha circular, a não ser que vá até a cidade com mais alguém no carro que possa leva-lo embora o ideal é ir de ônibus.
       
      Existe um ônibus por semana saindo de São Paulo para São José do Barreiro, o melhor lugar para pegar um ônibus para a cidade é partindo de Guarantigueta/SP que possui mais horários de ônibus, a operadora de Ônibus é a Pássaro Marrom.
       
       
       
      A estrada que vai até a entrada do parque esta sendo toda reformada, já sendo possível um carro de passeio subir quase até a portaria do parque, caso não queira arriscar com seu próprio carro existem pessoas na cidade que fazem esse trajeto, alguns contatos são:
       
       
      Elieser: (12) 3117-2123
      Reginaldo: (12) 99747-9651
      Roger: (12) 3117-2050
       
      O Elieser oferece o serviço de levar o seu carro até a cidade de Mambucaba para que você já siga viajem de lá, o Reginaldo faz o resgate no próprio carro também na cidade de Mambucaba.
       
      A logística para essa trilha não é das mais simples, vale a pena ligar para alguém da cidade antes de ir e também já combinar um resgate na saída da trilha para não ficar na mão.
       
      Planejamento
       
      É muito importante fazer um belo planejamento antes de iniciar essas travessia, isso pode reduzir o peso que vai carregar e seus joelhos e suas pernas vão agradecer no último dia.
       
      A travessia pode ser feita de 2 a 4 dias, considero 3 dias o ideal para aproveitar bem.
       
      É possível pernoitar em pousadas ou acampar em alguns lugares no próprio parque, abaixo algumas distancias para uma decisão de onde ira acampar.
       
      Portaria -- 8km --> Cachoeira das Posses -- 22km --> Cachoeira do Veado -- 18km --> Fim
      Portaria -- 18km --> Pousada Barreirinha -- 12km --> Cachoeira do Veado -- 18km --> Fim
      A Trilha
       
      A trilha é parte da história do Brasil, foi construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios Guaianazes, ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII, o caminho ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. No chamado "Ciclo do Ouro".
       
      Antes de tudo é preciso de uma autorização para entrar no Parque, para isso envie um e-mail para [email protected] solicitando tal autorização.
       
      Fizemos essa travessia pela primeira vez em fevereiro de 2012 e decidimos refazer ela agora com mais conhecimento, equipamentos e claro preparo físico, nessa segunda travessia acabamos pegamos uma bela chuva no segundo dia, por esse motivo mesclei as fotos da postagem com a primeira travessia afim de ilustrar melhor como é a trilha.
       
      Quem me acompanhou nessa trilha foram meu pai Mario, meu irmão Mateus e meu cunhado Luan, sendo que essa seria a primeira trilha da vida do meu irmão. Fizemos ela nos dias 15,16 e 17 de novembro.
       

       
      Nosso trajeto foi sair de Guaratinguetá no ônibus das 7h até São José do Barreiro e já havíamos combinado com o Reginaldo para nos levar até a entrada do parque, chegamos na cidade por volta das 9:30h e já começamos a subida com o Reginaldo, chegando na entrada do parque por volta das 11h.
      Durante a subida existem vários trechos que formam mirantes belíssimos, vale a pena pedir para dar uma paradinha rápida.
       

       
      Nosso planejamento era acampar o primeiro dia na cachoeira das Posses e o segundo dia na Cachoeira do Veado, dessa forma o primeiro dia é o mais tranquilo, partindo da portaria com 1,5km de caminhada se chega na Cachoeira Santo Izidro, ela fica a esquerda da trilha e é uma bela descida até chegar na base da cachoeira, dependo do preparo físico considere "esconder" as mochilas próximo da trilha e pega-las na volta.
       

       
      Voltando para a trilha, andando cerca de 1,5 km existe um atalho que reduz a trilha em 1,3 km, caso opte em não usar o atalho some essa distancia nos valores descritos acima.
      Bom considerando que você pegou o atalho, da cachoeira Santo Izidro até a cachoeira das Posses são cerca de 6,5 km em um caminho relativamente tranquilo.
      A Cachoeira das Posses fica do lado esquerdo da trilha, quando começar a ver as araucárias é porque esta bem próximo da entrada.
      Logo no começo da trilha em direção a cachoeira existe uma casa abandonada no lado direito, é um opção de acampamento fechado.
       

       
      Um pouco mais a frente existe uma boa área de camping para 4 ou 5 barracas.
       

       
      Atras dessa área existe mais uma casa abandonada, nós acampamos dentro dessa casa, na "cozinha" da casa existe espaço para 3 barracas, as paredes laterais caíram mas mesmo assim é uma boa proteção do vento e existe um fogão a lenha que pode ser utilizado para cozinhar ou apenas para fazer uma "fogueira" para esquentar a noite.
       

       
      Como dito o primeiro dia é o mais tranquilo, então caminhando bem você terá bastante tempo para curtir a Cachoeira das Posses, ao lado da casa e da área de camping existe uma trilha com uma placa indicando o caminho da cachoeira, cerca de 200 m a frente existe a primeira queda, nada muito grande, continue descendo a trilha por mais cerca de 600 m até a base da cachoeira.
       

       

       

       
      Para quem assim como nós decidiu não acampar na pousada Barreirinha, o segundo dia é o mais cansativo e longo, são 22 km até a cachoeira do Veado, sendo boa parte sem árvores e com algumas subidas pesadas se levar em consideração que estamos com peso nas costas.
       
      Acordamos cedo e demos uma última passada na primeira queda da cachoeira das Posses para "tomar banho" e saímos que a caminhada seria longa.
       

       
      Os primeiros 4 km são tranquilos, ainda estão protegidos pelas árvores e com poucas subidas e ainda com pontos de água no caminho.
       

       
      Depois disso começa o caminho por estrada de terra, sem árvores e com algumas subidas e descidas bem cansativas, caminhando em torno de 6 km encontrasse a Pousada Barreirinha, é um bom lugar para trocar a água e até mesmo para comer ou beber alguma coisa, de qualquer forma, corte caminho pela pousada que vai desviar de uma bela subida ingrime e curta.
       

       
      Saindo da pousada ainda faltam 12 km até a cachoeira do Veado, cerca de 8 km do percurso continua sem árvores e em estrada da terra, nesse percurso 2 km depois de passar por um pasto com uma pousada ao lado tem uma subida bem pesada, é praticamente o último trecho em estrada de terra, ou pelo menos estrada que aparenta ter condições de passagem de carro.
      Após essa subida já começa um pouco mais de vegetação com alguns pontos de bastante árvores e já alguns trechos com o calçamento real, desse trecho até a cachoeira do Veado faltam pouco mais de 5 km, quase chegando na fazenda central existe um rio com um pinguela para atravessar, considere um bom ponto para trocar de água novamente caso necessário.
       

       
      Desse ponto para frente falta pouco até a cachoeira, na primeira vez que fizemos a trilha acabamos chegando tarde nesse ponto e decidimos acampar ao lado da fazenda central por já estar escurecendo e existe uma boa área de camping ao lado de um lago.
       

       
      Passando a fazenda central falta bem pouco, porém, começam algumas descidas e o terreno é bem ruim, ainda mais se estiver chovendo(ou muito molhado), mesmo sendo um trecho relativamente curto leva uns 30 minutos para atravessar.
       

       
      Assim que terminar a descida, do lado esquerda existe uma "gaiola" para atravessar o rio, se trata de uma caixa de metal suspensa em um cabo de aço para fazer a travessia, do outro lado do rio existe uma pousada com área para camping, essa é uma parte bem divertida da trilha.
       

       
      Continuando a trilha sem pegar a gaiola é o caminho até a cachoeira do Veado e após um pequeno pasto já começam as áreas de camping próximo da cachoeira, nós decidimos acampar logo após o pasto. O ideal é acelerar a caminhada dos 22 km desde a Cachoeira das Posses para aproveitar a Cachoeira do Veado ainda no segundo dia e no terceiro dia já pegar a trilha logo cedo.
       
      A Cachoeira do Veado é a mais bonita da travessia, com duas quedas, totalizando 80m de altura, o acesso a última queda é bem tranquilo, já para chegar a segunda queda já é mais complicado.
       

       
      O terceiro dia são 18 km até a ponte de arame onde geralmente é feito o resgate, para continuar é necessário atravessar a gaiola e passar por traz da pousada para continuar a trilha.
      Cachoeiras a parte, o terceiro dia da trilha é o mais bonito pois é quase por completo dentro da mata e com o calçamento real, existem vários trechos de subidas e descidas pelo calçamento, as pedras estão muito lisas e com chuva o caminho se torna ainda mais difícil.
       

       

       
      Durante a descida existem vários pontos com água, não precisa descer carregado de água pois é muito fácil encontrar no meio do caminho.
       

       
      Em alguns trechos as pedras do calçamento já se soltaram e em períodos de chuva viram um barro só, por isso todo cuidado na descida é pouco.
      Faltando quase 4 km para o fim da trilha é necessário atravessar o rio Mambucaba, a ponte que corta o rio esta caindo, nas duas vezes que fizemos a trilha não tivemos coragem de atravessar a ponte, mas alguns grupos assim o fizeram, como no trecho onde a trilha encontra o rio ele esta mais raso é preferível cruzar pelo rio mesmo.
       

       

       
      Atravessando o rio, falta pouco, mais 4 km e é o fim da trilha, a trilha termina em uma estrada de terra e do lado direito tem a ponte que também cruza o rio Mambucaba, ela é conhecida como ponte de arame, existem algumas casas nessa estrada próximo da ponte, se você não deixou um resgate combinado existe a possibilidade de bater em alguma casa e com sorte achar alguém que te leve até a rodovia ou ir caminhando cerca de 20 km até a Rodovia Rio x Santos.
       
      Essa é uma trilha muito bonita e ainda tem o charme de ser parte da história do Brasil, com um bom preparo físico e Fé no Pé é um belo programa.
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