Ir para conteúdo

Mochilão mais que pobrão com 800 dólares- Bolívia, Chile, Peru- 2017/18


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 17/12- Atacama- Passeio de Bike

Acordamos cedo no outro dia porque iamos fazer o passeio de bike. Os meninos estavam mortos na cama, aparentemente de ressaca haha fomos numa loja comprar coisas para preparar nosso café da manhã e alguns snacks pro passeio. Compramos frutas, pão e presunto. Tomei um banho antes de ir e a água estava fria, quase congelei. Descobri mais tarde que o chuveiro funciona por energia solar (a partir das 9). Já tínhamos visto uns preços pra alugar a bike antes, mas pegamos o do nosso hostel, tinha desconto e já tava lá mesmo, pertinho de nós. Tomamos nosso café da manhã, pegamos a bike e a mulher do hostel nos deu umas dicas e um mapa, ela explicou direitinho o caminho que tínhamos que fazer, mas por via das dúvidas eu tinha o mapa offline da cidade. Meu medo era ficar perdida no meio do deserto hahaha. Começamos então a pedalar e o caminho não é difícil, basta seguir o mapa, havia umas pessoas fazendo o mesmo caminho então foi fácil. O foda mesmo é o calor, que é muito forte (alerta: PASSEM PROTETOR SOLAR), eu não tô brincando quando digo que é muito calor. Em alguns momentos o trajeto passa de asfalto para areia e dificulta pra pedalar, acaba cansando muito rápido. Como eu disse, é bem fácil o caminho, mas é beeeeem cansativo, sem falar na altitude que pesa né. 

Depois de uns 40 minutos chegamos na entrada. Tínhamos que assinar e pagar, o moço que trabalha lá informou que era obrigatório o uso de capacete, eu e a Carol estávamos, mas a Yolanda não. Ela não sabia e acabou não pegando, ela teve que voltar tudo de novo pra pegar o capacete, eu não tinha condições nenhuma de voltar pra lá, então nós nos separamos ali. Entramos e pedalamos mais e mais, atravessamos o rio, que serviu para nós refrescar.  Iamos para Pukará de Quitor, mas acabamos indo pra Garganta del Diablo que é um lugar incrível, é como um labirinto infinito, sei lá, é bem extenso, na ida é como se fosse uma leve subida que você nem percebe. Lá é um lugar que rende fotos maravilhosas, com certeza. Depois de uma hora chegamos no começo de uma trilha para você subir no mirador, eu estava tão cansada que não tive pique nenhum de subir aquilo, tenho certeza que a vista é incrível, é bem alto, mas fica pra próxima. Tem uma outra trilha pra ir pra igreja também. Resolvemos voltar, pois estávamos acabadas, o legal é que lá tem várias trilhas que você pode fazer. Paramos pra comer no rio, e encontramos a Yolanda que disse que tinha ido para o sentido contrário em que estávamos, era um lugar que te levava para uma gruta, segundo ela, a ida é muito mais ingrime do que a que tinham acabado de fazer, tanto que ela nem conseguiu chegar até o final. 

IMG_0873.thumb.JPG.babaf96a7dbf19dcc2436888e14331be.JPGIMG_0874.thumb.JPG.dcb9dbb799f3ab2362997f7f6054494a.JPGIMG_0878.thumb.JPG.a2646f603a4efbd2e2102d8ff4fcf60e.JPG

Depois de comer, eu e a Carol resolvemos voltar porque já estávamos bem cansadas. Enquanto que a Yolanda foi pra Garganta del Diablo. Devolvemos a bike e fui tomar um banho, demorei bastante porque queria me dar esse prazer, mas eu demorei tanto que não consegui me despedir do Martin e do Emil que estavam indo pra Santiago, uma pena que passamos só um dia juntos. 

Fomos comprar nosso almoço, vulgo miojo. Porque gastamos quase todo nosso dinheiro no primeiro dia!!! É sério, estávamos quase sem dinheiro mesmo, queríamos gastar $100 no Chile todo. E já tínhamos gasto $120 só em San Pedro em um dia e ainda tinha Arica. Ok, mas não entramos em pânico. Ainda.

Compramos miojo pro almoço e pro jantar haha 

Mais tarde o Paul nos chamou pra uma festa, chamamos o Gabriel (o chileno da Guacamole) e conhecemos a amiga dele, cujo nome não lembro. Chamamos eles para irem também. Era eleição naquele dia e por isso não tinham muitas pessoas na rua, procuramos a tal festa que o paul tinha dito e nada de encontrarmos, aparentemente não ia ter porque era dia de eleição. Os pessoal queria ir pra um bar, mas como não tínhamos muito dinheiro, voltamos pro hostel, também eu estava muito cansada e só queria dormir.

GASTOS

Bike: $3.000 (para 6 horas)

Dois miojos: $1.100

Café da manhã: $950 (dividido pra três)

 

18/02- Termas de Puritama- Ida para Arica

No outro dia... Acordamos 8h, pois a agencia ia passar lá 09h, fui comprar um Iogurte só pra enganar a fome e depois fomos fazer o check-out. Eles são bem pontuais, chegaram bem no horário. O nosso motorista era super legal e engraçado, inclusive ele se parecia muito com o Jaiminho do chaves, até a voz hahaha no nosso carro só tinha brasileiros, acho que eles reuniram todos os brasileiros e colocaram tudo no mesmo carro haha vocês lembram de um grupo de brasileiros que encontramos no Uyuni? Pois é, eles também estavam nesse carro hahaha foi bom vê-los de novo. Demorou uns 30 minutos para chegarmos nas termas, enquanto isso o motorista nos contou varias coisas interessantes sobre a cidade, ele disse que o rio que tem em San Pedro está secando e por isso a cidade sofre por conta disso, então tem uma obra pra aumentar o fluxo do rio. Ele disse também que as termas de Puritama tem esse nome porque "puri" significa água e "termas", quente. Finalmente chegamos e pagamos a entrada.

Tem 8 piscinas nas termas, onde a primeira é reservada. As primeiras piscinas são mais quentes, conforme vai descendo vai ficando mais fria e mais vazia também. Lá tem armários pra guardar os pertences, então levem cadeado. Fomos pra quarta piscina mas ela estava meio fria e eu estava morta de frio, então fomos pra segunda. A piscina dois e cinco são as que tem queda d'água se não me engano. Acabou que ficamos só na dois mesmo, conhecemos um Brasileiro, chamado Alan, na verdade já tínhamos conhecido no carro, bem gente boa ele. Aquela piscina era bem quentinha pra ficar e a queda d'água era relativamente grande, chegamos lá às 10h mais ou menos e tínhamos até 12h pra aproveitar. 

Depois fomos ver um pouco das outras piscinas e admirar o lugar, onde a paz reina, lá é realmente um lugar pra relaxar, recomendo muito esse passeio! 

IMG_0893.thumb.JPG.390ce51c6bfb97cd5859ef9e89dd5bd0.JPGIMG_0902.thumb.JPG.f8911c80945d94fc0d81b3eced47daf4.JPGIMG_0910.thumb.JPG.4ca82438d3923f1095a8e3a459b60d41.JPG

 

Voltamos pra San Pedro, compramos o almoço, vulgo miojo de novo. Descobrimos que nosso dinheiro tinha acabado e que teríamos que trocar mais, só que o dinheiro que havíamos trocado era pro Chile inteiro, ainda tinha Arica e já tínhamos gasto tudo e não foi por falta de responsabilidade, mas sim porque a cidade é extremamente cara. Trocamos bem pouco e decidimos que não dormiríamos em Arica, ficaríamos lá de manhã e a tarde iríamos embora, eu queria ficar mais tempo, mas realmente não dava. 

Fizemos nosso almoço e ficamos na área do hostel fazendo bosta nenhuma, conhecemos um chileno muito legal e ficamos conversando com o Paul e o chileno até dar 19h, hora de partir. 

IMG_0885.thumb.JPG.6d1d75607b93cb52244fb65f3da023b7.JPGNosso hostel.

Fomos andando pro terminal, que é bem pertinho, uns 10 minutos, viajamos com a Frontera del norte ate Calama, onde mudaríamos de ônibus. O ônibus estava praticamente vazio, o que foi maravilhoso porque eu podia sentar no lugar que eu quisesse. Eu posso dizer que aquela viagem teve a paisagem mais bonita até então, o sol estava se pondo e eu consegui ver o valle de la Luna, o por do sol estava realmente incrível, com umas cores que eu não sei descrever. Eu estava com sono, mas não consegui dormir de tão linda que era a paisagem! Em tres horas chegamos em Calama e ficamos uma hora esperando o outro ônibus, enquanto isso conhecemos o Kennedy e a Eloara, que vieram no mesmo ônibus que o nosso. Eles eram tão legais! Uma das melhores pessoas da viagem <3 Eles também acharam San Pedro extremamente cara e tiveram que antecipar a saída deles de lá.  Fomos comprar alguns snacks e quando deu 22h15 embarcamos no outro ônibus, da mesma empresa. Agora seriam 8h de viagem.

IMG_0934.thumb.JPG.834839c678436bf4b7960e4c8e1fa800.JPG

 GASTOS

Trocamos $20 deu $12.500 (Cotação: $1- $629)

Miojo: $550

Iogurte: $650

Água: $650 (dividido pra três) 

Snacks: $650 (dividido) 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Os ônibus que vcs pegaram pra trocar de cidades e país já haviam pago antes de ir ou na hora vcs procuravam o terminal rodoviário? A passagem de volta compraram lá ou aqui no Brasil? Nos hostels é confiável deixar algo ou tudo tem que ser carregado? Grato podendo me ajudar, eu e um grupo de primos queremos ir esse ano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 horas atrás, Johnny Miyagi disse:

ACompanhando!!!!! Como vocês estão lidando com a altitude?? Sentiram os males da altitude????

Oi Johnny! Então, eu e a Yolanda lidamos bem com a altitude, no começo é difícil mesmo, até se adaptar, vc sente cansaço muito rápido, falta de respiração, o nariz seco e os olhos pior ainda, mas foi tranquilo. Já a Carol sofreu bem mais com a altitude, tanto que ela teve que ir no médico em Arequipa. Mas aí varia de pessoa pra pessoa né, não tem como prever. Mas no geral, é tranquilo. Obrigada por acompanhar o relato! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
10 horas atrás, ThiagoFTrindade disse:

Os ônibus que vcs pegaram pra trocar de cidades e país já haviam pago antes de ir ou na hora vcs procuravam o terminal rodoviário? A passagem de volta compraram lá ou aqui no Brasil? Nos hostels é confiável deixar algo ou tudo tem que ser carregado? Grato podendo me ajudar, eu e um grupo de primos queremos ir esse ano

Fala Thiago!! Nós sempre pesquisávamos um pouco antes pra ter noção de preços, no geral, comprávamos um ou dois dias antes, porque na época que fomos os ônibus sempre estavam lotados, então a chance de não conseguir ônibus comprando na hora eram grandes. Outro ponto é que nós sempre comprávamos direto no terminal, era mais barato e também conseguíamos pesquisar e negociar melhor. A passagem de volta nós compramos no Brasil (ida e volta). Sobre o hostel, a maioria tem locker, as coisas que não são tão importantes você pode deixar sem problemas, mas as coisas que são importantes, sempre leve com você! Sempre mesmo. Principalmente, dinheiro e documentos, esses você leva até pro banho haha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...