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nnaomi

Penedo e Itatiaia

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- Acesso: Pela Rod. Presidente Dutra, o acesso para Penedo é fácil e bem sinalizado, em Itatiaia

- Existe ônibus circular em Penedo. Acho que é possível ir até as Três Cachoeiras e a Cachoeira de Deus, de ônibus

- A Vila é bem pequena, mas sofisticada. Tem pousadas, restaurantes e lojas chiques, mas tem inúmeras opções de hospedagem e alimentação, procurando é possível encontrar algo mais razoável. Num final de semana comum, estava com certo movimento, mas ainda tranqüilo. Tinha bastante gente nas cachoeiras por conta do calor, aliás não sabia que fazia tanto calor em Penedo, achava que era mais fresco, mas uma pessoa da cidade disse que aquilo não era normal, talvez reflexo do aquecimento global. Mesmo a noite o calor não aliviou e foi necessário ligar o ar-condicionado.

- Não sei se existe um artesanato típico da cidade, pois a maioria dos artigos que vi é de MG. Porém tem muitas lojas com artigos de decoração e várias fábricas de chocolate

- Tem boa infra-estrutura, com posto de combustível, alguns caixas eletrônicos, farmácia, supermercado.

- Não vi pernilongo. Tinha mosquito nas cachoeiras, mas não tenho certeza se era borrachudo, pois era muito grande para ser borrachudo. De qualquer forma, é bom sempre prevenir com repelente.

- Para quem gosta de agito, o clima deve ficar bom no mês de julho. O local montanhoso, os chalés com lareiras, os restaurantes com fondues e as fábricas de chocolates indicam que é um roteiro típico para casais e que a alta temporada é o inverno. Porém para curtir as cachoeiras, só no verão, pois a água é bem gelada

- A cidade é muito fofa, mas não tem muito que fazer, além de fazer compras e comer bem (chocolates, fondues, trutas, massas, comida alemã, etc.). Acredito que dê para conhecer o básico em um dia, curtir o centrinho charmoso e conhecer as cachoeiras. Porém, existem atrações interessantes por perto, como por exemplo, o PNI e Visconde de Mauá

- Hospedagem: tem muitas opções, para todos os gostos e bolsos. Preferimos ficar perto do centrinho, mas quem quer sossego, pode ficar mais afastado, perto das cachoeiras, no meio das montanhas. Porém, com esse longo período de chuvas que tivemos esse ano, as estradas podem não estar muito boas, principalmente as mais afastadas.

- Restaurantes são bons e normalmente à la carte. Porém vi uma opção self-service na avenida principal e acredito que deve ter outras opções mais em conta na Av. Brasil, na região de comércio local (não turístico) da cidade. A dica é perguntar aos moradores da cidade, bata um papo com um vendedor de alguma loja, que eles te indicam um restaurante BBB.

- No geral, a cidade é cara. Artesanato e souvenir são caros

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- Pico do Penedinho. Passar na Casa do Chocolate para solicitar a autorização, pois o pico fica em propriedade particular. Acho que é uma jogada de marketing, você passa na Casa do Chocolate fica tentado e acaba comprando alguma guloseima. A moça deu as coordenadas, se não me engano eram 1,5Km que poderiam ser percorridos de carro até a base do pico e depois a trilha, subindo o pico propriamente dito, de uns 500m talvez, não lembro com exatidão. Resolvemos fazer todo o trajeto a pé. É uma caminhada tranqüila pela estradinha e vimos um esquilo no meio do caminho. Levamos uns 20min nessa primeira etapa. Depois a trilha é subir o tal do pico, levamos uns 10min para subir. Tem uma mina d’água no meio do caminho, não sei se é potável, mas no mínimo serve para jogar uma água no rosto e dar uma refrescada. No alto do Pico do Penedinho, há uma Cruz. De um lado vê-se Penedo e ao longe as cidades de Itatiaia e Resende provavelmente. Do outro lado tem-se bela vista das montanhas.

- Três Cachoeiras, de fácil acesso, ao lado da estrada. Por conta disso e do calor estava lotada, a maior farofa. As quedas são pequenas.

- Cachoeira de Deus. Continuando pela estrada das Três Cachoeiras, tem uma placa indicando para pegar a estradinha à direita. Essa estradinha é curta e encontra com a principal mais para frente. Basta estacionar o carro na estradinha e pegar a trilha. A trilha tem várias bifurcações, mas escolha a trilha mais limpa e demarcada, normalmente pegando as bifurcações à direita. A trilha é curta e fácil. A queda é maior que a das Três Cachoeiras, que forma uma piscina natural e suas águas caem de novo por uma queda bem baixinha, coisa de menos de 1m, mas que forma uma deliciosa ducha que você pode curtir sentado na segunda piscina formada. Por ser um pouco mais afastada e exigir uma caminhada estava um pouco mais tranqüila.

- Cachoeira As Três Bacias, tentamos ir, mas ela fica mais longe e a estrada estava ruinzinha, então desistimos. Parece que tem outras cachoeiras pela região, mas não nos aventuramos.

- Pequena Finlândia, com suas lojinhas e a Casa de Papai Noel de Penedo

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- Casa do Fritz, Av. das Mangueiras, 518, 3351-1751. Experimentei o tal do joelho de porco. É caro, mas a comida é muito boa, o prato é bem servido, o atendimento é bom e vale à pena, relação custo/benefício boa

- Rest. Toca do Pintado, comemos uma traíra sem espinha, que estava muito boa. Preço é razoável, relação custo/benefício boa

- Sorvete Finlandês, muito bom, mas bem caro.

- Café Finlandês, tomamos 1 café expresso, a decoração é muito bonita e charmosa. Preço é normal, na verdade achei que seria mais caro, pelo lugar, mas cobrou 10% e foi a primeira vez que vi isso num café e olha que a gente foi fazer o pedido e pagar no caixa, nem fomos atendidos à mesa.

Outras opções:

- Restaurante Com Água na Boca, tem opção de self-service por Kg e à la carte.

- Rest. Aglio e Olio R. das Velas, 220, 3351-2292. Dizem que é muito bom

- Rest. Rei das Trutas, também é bem conhecido.

- Casa do Chocolate, Av. Casa das Pedras, 10, 3351-1127. Dizem que é ótimo, mas não tivemos oportunidade de experimentar.

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- H. Halloween Inn Penedo. Os quartos são simples, mas bem arrumados. Café da manhã é bom. Área de lazer boa com piscina, sauna e salas de ginástica, jogos e outros, mas nem aproveitamos muito, pois saímos muito e não ficamos no hotel. Aceita animais pequenos. Local bom entre a Casa do Chocolate e a Casa de Papai Noel de Penedo, no início da cidade

 

Outras opções:

- P. do Cacareco, Av. Penedo, 865, Jardim Martinelli, 3351-1175 / 3355-3129, a 700m da Avenida Principal

- P. Lapônia, Av. Brasil, 820, 3351-2216 / 2254 (fax), paralela a Av. Casa das Pedras

- H. Canto Verde, R. Canto Verde, 120, a 200m da Casa do Chocolate e 500m da Casa de Papai Noel de Penedo

- H. Britannia, Av. Casa das Pedras, 1240, antes da ponte que separa a Av. Casa das Pedras e a Av. das Mangueiras

- P. Chez Nous, Av. Casa de Pedras, 542, 3351-1404, a 800m da Casa de Papai Noel de Penedo

- H. Bromélias, R. Harry Bertell, 804, 3351-1253, a 1Km da Casa de Papai Noel de Penedo, a 700m da Casa do Chocolate

- H. Rio das Pedras, R. Resende, 39, 3351-1019, ao lado da Av. das Mangueiras, a 200m da Casa do Chocolate

- P. das Acerolas, R. dos Operários, s/n, 3351-1265 / 1660 / 9979-6381, a 1300 m do centro

- H. Bougainville, Av. Michellangelo, 217, Jardim Martinelli, 3351-2055 / 1208 / 1283

- P. Aconchegos Île de France, Estr. do Córrego Frio, 456, 3351-1118, a 2Km do centro

- P. Arboretum, Estr. da Cachoeira, Km 1 a 3,2 km do Portal de Penedo, 3351-1728 (8-22h)

- H. Paradiso, Av. Casa das Pedras 1195, 3351-1186 / 2223

- Trilha Pousada, Estr. da Cachoeira

- P. Alto do Penedo, R. da África II, s/n, 3360-9638 / 3351-1612 / 1224

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[t1]Dicas de Penedo[/t1]

 

 

[picturethis=http://img19.imageshack.us/img19/368/p1080580.jpg 250 250 Cachoeira][t3]1) Lugar para ficar:[/t3]

 

[align=justify]Fiquei no Hotel Bertel.

 

Ele fica na Rua Harry Bertel, 47 (http://WWW.hotelbertell.com.br)

 

Gostei muito de ficar nele. Mas não é um lugar muito mochileiro (barato). Fiz essa viagem com minha mãe e avó. Então, priorizamos conforto, café da manhã e a localidade.

 

Pagamos R$ 500,00 por 3 noites em um chalé para 3 pessoas. Depois que fiz as contas, e pensei bem, não achei caro o hotel, diante de todos os serviços que ele tem e o fato de que cada pessoa ter pago R$ 55,00 por dia.

 

O que achei legal foi que chorando um pouco o preço caiu de R$ 550,00 para R$ 500,00. E com certeza, foi o melhor café da manhã que já experimentei. Além do riacho e da área verde que são lindos.

 

Para quem não vem feriado, recomendo fazer o que fiz. Não reservei e procurei por hotel na hora mesmo. Tem uma infinidade de pousadas e hotéis. Vi propagandas de hotéis dando o preço de R$ 60,00 a diária de casal.[/align][/picturethis]

 

 

 

[t3]2) O que fazer:[/t3]

 

 

[align=justify]A cidade é bem pequena. Acho que um fim de semana está de bom tamanho. Quem quiser ficar mais tempo, pode fazer bate-volta a Itatiaia que fica a 10 minutos de carro daqui.

 

Fui nessas cachoeiras:

 

3 cachoeiras: é a mais próxima da cidade. E por isso mesmo, é a mais cheia.

 

De Deus: Antes de chegar é preciso fazer 5 minutos de uma trilha leve. Linda cachoeira.

 

3 bacias: É a mais distante em relação as outras duas. É bem bonita também.

 

Antes das 3 bacias, em frente a uma casa que serve de estacionamento, há ó poço das esmeraldas. Local de águas cristalinas e calmas. Ótimo para banho.

 

Tentei ir no Pico do Penedinho . Não consegui. É necessário pegar autorização na Casa do Chocolate, parte do percurso passa pela propriedade do dono da loja.

 

Acontece que no site da cidade, o horário para pegar a autorização de passagem seria de 9:20 às 15:30.

Fui no sábado as 15:00 e não consegui a tal autorização.

 

Fui no domingo as 14:20 e também não consegui a autorização. Como já estava put* da vida, fui até a entrada da propriedade, e por sorte, encontrei com o proprietário, e ele disse que no domingo o acesso foi fechado mais cedo por causa de um enxame de abelhas.

 

Perguntei se podia pegar a autorização na segunda feira de manhã, e ele disse que segunda, era folga do caseiro e que o acesso ficaria fechado.

 

Tomara que não tenha perdido muita coisa. Mas fica a dica, se quiser conhecer o local, vá cedo, pois até agora não sei qual o real horário do acesso ao local.[/align]

 

 

 

[t3]3) Comida:[/t3]

 

[align=justify]A cidade tem vários restaurantes. Aqui o turista come bem.

 

Fui em:

 

Parmezon – Fica no centrinho

Comida muito boa. Prato individuais.

Ele é mais para aquela ocasião em especial. Quando vc quer gastar mais um pouquinho.

Comi um prato de R$ 25,00.

 

 

Truta viva – http://WWW.trutaviva.com.br

Interessante, pois vc pesca sua comida.

O quilo do peixe é R$ 22,90.

Não achei nada demais. Os acompanhamento são caros. No fim, foi o restaurante mais caro da viagem.

Deixamos R$ 120,00 na mesa.

 

 

Com água na boca – Fica no centrinho

Comida caseira e muito gostosa.

Os pratos para 2 serviram 3 pessoas.

Pagamos R$ 42 nesse prato.

 

 

Restaurante do Miltinho – Fica um pouco antes das 3 cachoeiras

Foi o restaurante mais em conta que comemos. Self serviçe ótimo a R$ 19,90 o quilo.

 

 

Falar das casas de doces é dificílimo, pois gosto de tudo.

Fui em:

 

Casa do Chocolate

Chocolate do Papai Noel

Tonttulakki Suklaat

Sorvete Finlandês[/align]

 

 

[picturethis=http://img39.imageshack.us/img39/3682/p1080650h.jpg 250 250 Outra][t3]4) Compras:[/t3]

 

 

[align=justify]A cidade tem várias lojas de artesanato. Então separem um dinheirinho para as lembranças.

 

Eu to levando para casa alguns queijos, doces e um licor de chocolate........hummm

 

Para quem gosta de arte, vá ao Ribaldi Atelier (Rua Bela Vista)

 

Vários trabalhos lindos em mosaicos.[/align][/picturethis]

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Oi Júnior,

 

o Pico do Penedinho não é nada do outro mundo, mas como a gente chegou cedo e não tinha mto o q fazer por ali, além de comer e fazer compras, a gente foi lá. Do alto dá p/ ver a vila de um lado e do outro lado as montanhas, é bonito, mas nada demais, não considero imperdível. As caminhados do PNI sao mais legais e o mirante d lá tem uma vista mto bonita.

 

Não consegui ir na cachoeira das 3 bacias, a estrada estava muito ruim.

 

a cidade é legal, mas acho q é mais p/ casal em lua de mel e quem quer ficar a toa, só descansando.

 

Qto ao rest. Parmezon, ouvi 2 pessoas falarem mal, q é caro, mal servido e a comida não é boa, mas eu nao sei pois nao fui lá. Tb é uma questao de gosto e um tanto d sorte, vai q vc come lá num dia q o cozinheiro tá d mau humor...

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nnaomi,

 

lá é mais clima de casal sim. Muito sossegado. Acho um fds mais que suficiente.

 

Mas gostei bastante de lá. E é bom que é pertinho de Itatiaia mesmo.

 

Achei as 3 bacias a cachoeira mais bonita.

 

Quanto ao restaurante. É questão de gosto mesmo. As vezes pode ser que tenha mudado. Mas achei muito bom lá. Só que não é tão barato mesmo.

 

 

Até...

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Gostaria de saber algumas coisas sobre Penedo:

 

1 - Eu sou um estudante sem grana, logo, tenho que economizar em viagens, gostaria de ir para Penedo mas... não posso gastar muito! Quero encontrar pousadas bem baratas, eu posso abrir mão de grandes confortos (pra que Wifi no quarto?), quero apenas uma cama para dormir, roupas de cama limpas, um banheiro com água quente (afinal, vou no inverno, frio de rachar), estando tudo limpo tá ótimo!

 

2 - Penedo não deve ter grandes centros comerciais, nem seria esse meu objetivo, ônibus para Resende tem várias vezes por dia? Gostaria de saber esse lado do transporte.

 

3 - E quanto aos custos de alimentação? Penedo é um lugar muito caro ou está dentro do esperado de cidades de serra?

 

4 - Vale a pena procurar um transporte para quem está em Penedo, ir para Itamonte - MG? Eu estava vendo, lá está a uma altura de 1600 metros de altura, o frio deve ser sinistro, afinal, vou sair do calor do Ceará para ver se eu consigo curtir um clima bem frio igual ao sul do país.

 

Gostaria de saber algumas opiniões e sugestões para quem já foi lá.

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1 - A respeito de pousadas ou hotéis, nada melhor do que você pegar alguns telefones e se informar, tem lugar barato lá sim. É so procurar, pergunte a comerciantes, e outras pessoas que estão hospedadas por lá.

No inverno é realmente muito frio em Penedo e, é a alta temporada de lá, os preços provavelmente serão maiores.

 

2 - Penedo deve ficar a mais ou menos 30, 40 minutos ( onibus ) de Resende. Tem bastante onibus pra lá sim provavelmente de 1 em 1 ou 2 em 2 horas. não é nada do tipo 1 vez ao dia não

 

3 - depende do que você chama de caro, o mais em conta se não me falha a memória são as trutas, que devem estar por volta de 15 reais, é um bom prato. vai demorar até te dar fome denovo.

 

4 - ai não sei te responder... uhauhahua

 

 

espero ter ajudado cara, Penedo é um lugar muito bonito, estive lá 3 vezes e gostei bastante!

 

Gostaria de saber algumas coisas sobre Penedo:

 

1 - Eu sou um estudante sem grana, logo, tenho que economizar em viagens, gostaria de ir para Penedo mas... não posso gastar muito! Quero encontrar pousadas bem baratas, eu posso abrir mão de grandes confortos (pra que Wifi no quarto?), quero apenas uma cama para dormir, roupas de cama limpas, um banheiro com água quente (afinal, vou no inverno, frio de rachar), estando tudo limpo tá ótimo!

 

2 - Penedo não deve ter grandes centros comerciais, nem seria esse meu objetivo, ônibus para Resende tem várias vezes por dia? Gostaria de saber esse lado do transporte.

 

3 - E quanto aos custos de alimentação? Penedo é um lugar muito caro ou está dentro do esperado de cidades de serra?

 

4 - Vale a pena procurar um transporte para quem está em Penedo, ir para Itamonte - MG? Eu estava vendo, lá está a uma altura de 1600 metros de altura, o frio deve ser sinistro, afinal, vou sair do calor do Ceará para ver se eu consigo curtir um clima bem frio igual ao sul do país.

 

Gostaria de saber algumas opiniões e sugestões para quem já foi lá.

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Bom, queria ir pra penedo nesse feriadao da proxima semana, ja fui la quando era crianca e lembro de ter gostado mto, queria saber de quem ja foi, se tem albergues baratinhos ou camping por la e de preferencia perto do centro ate pq eu to pobretao e nem tenho carro nem dinheiro pra fikar me deslocando mto hehehe. se tiver algum lugar pra comer baratinho tbm agradeco!. Pelo menos eu ja sei como chegar la neh hehehe....eh isso aew! obrigadao pra todos!!!

 

Ah! penedo q eu to falando eh na serra do rio, distrito de itatiaia!!! vlw!

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    • Por Fe Sugimoto
      Olá pessoal.
      Acabei de voltar de um mochilão no nordeste, de ônibus e sozinha.
      Como há poucas informações sobre transportes e rolês sem sem agência, vou me ater às informações técnicas.
      Além disso, como ninguém fala sobre as vilas, falarei um pouco delas.
      Infos gerais
      _Data: 27/11/2018 a 28/12/2018 (32 dias e 31 noites)
      _Início: Salvador - BA
      _Fim: Natal - RN
      _Gastos com hospedagem (hostels, pousadinhas baratas ou airbnb): R$1624 (em média 52,5/noite)
      _Gastos com transporte intermunicipal: R$478
      _Gastos gerais (sem passeios): R$1507  (em média 47/dia)
      Comentários gerais
      _Foi super tranquilo chegar nos lugares e fazer passeios por conta, embora as informações te direcionem pro contrário.
      _Só tive que pegar uma lotação entre Itanhi e Pontal (caminho para Mangue Seco). O resto tudo de ônibus ou van.
      _Alagoas foi o melhor lugar para viajar, pois eles possuem sistema de transporte complementar (vans) regulamentado. Os horários podem ser verificados no site: http://www.arsal.al.gov.br/servicos/transporte/quadro-de-horarios
      _Não peguei carona (só de barco em Mangue Seco).
      _Em relação a abusos, sofri apenas 1 explícito, em Mangue Seco. Tive mais 2 casos em que tive que ficar alerta, em Maragogi e em Tambaba. Explicarei depois. 
      Dicas gerais
      _Se for pegar lotação (carros que param no meio da estrada para oferecer transporte/uber/carona): anote/fotografe a placa, na frente do motorista. Mande para alguém ou pelo menos finja que está combinando de encontrar alguém. Não passei nenhum perrengue em relação a isso, mas melhor se prevenir!
      _Se for viajar sozinho e não quiser gastar muito com comida: carregue uns 2 tapewares médios. Os PFs são muito grandes, e as vezes caros, então eu sempre pedia, comia um pouco e guardava o resto para os outros dias. Ou também quando fazia comida no hostel, fazia a mais e guardava pra depois.
      _Se sofrer algum tipo de assédio, fale que sua família está esperando logo ali. Não deixe claro que está sozinha.
      _Preferi usar calças e camisetas largas e confortáveis nos trajetos, tanto para não chamar a atenção, quanto para não grudar a perna no banco e para não machucar o ombro com a mochila.

      Linha Verde - BA (Praia do Forte e Imbassaí)
      _Transporte Salvador - Praia do Forte
      há ônibus da Linha Verde (LIS) saindo da rodoviária de Salvador, e passando pelo aeroporto. No aeroporto um passa 9h40 (mas não passa sempre) e outro às 13h40. Esses ônibus fazem sentido Sauípe, e param na maioria das entradas das cidades do caminho (mas não entram em todas). Acho que custa uns R$10 (não tenho certeza). há também vans da Linha Branca, que passam toda hora na frente do Shopping Salvador Norte. Custa R$8,40. Demora ~1h até a praia. (Para chegar ao ponto, é necessário pegar um ônibus convencional no aeroporto, por R$3,70, descer na frente do Shopping e atravessar a passarela. Nesse ponto também passam ônibus da LIS, em mais horários). os ônibus e as vans entram na Praia do Forte e param bem pertinho da rua principal. _Transporte Praia do Forte - Imbassaí
      pegar as mesmas vans ou ônibus que saem de Salvador e passam perto da rua principal de Praia do Forte quase toda hora. A van custa R$3 e demora ~0h30. eles não entram na cidade, param na estrada perto de um ponto de mototáxi, que custa R$5 até a vila. Eu acharia longe para ir a pé de mochila, mas é possível. _Transporte Imbassaí - Sauípe ou Conde (não fui)
      as vans que saem de Salvador em geral tem destino final em Sauípe, com as quais é possível fazer quase toda a Linha Verde. há apenas um ônibus (LIS) que vai para Itanhi, e passa na estrada de Imbassaí às 12h45. Entra em Sauípe e em Conde (o que peguei não foi até a praia de Conde, apenas até a vila, mas quando pedem ele vai até a praia). No restante das cidades só para na estrada. _Infos Praia do Forte
      Hostel Praia do Forte (Hi hostel) muito bom, com café ótimo, e dá entrada grátis ao Projeto Tamar. R$72/noite. vilazinha bem charmosa. Rua principal com muitas lojas chiques, mas também tem vida local, e algumas coisas não caras. Na rua ao lado já tem botecos e coisas mais simples. Dá pra passar horas caminhando ou sentando na rua, e super seguro. Há uns condomínios e hotel toscos que impedem o acesso a praia, mas pelo menos não são visualmente ofensivos. é possível fazer todas as praias a pé. para ir ao castelo, compensa alugar uma bike na vila (R$5/ 30 min). Tem ciclovia em todo o trajeto. _Infos Imbassaí
      Eco Hostel Imbassaí é legal, mas achei longe da cidade. Tem que passar por estrada de terra escura, com cobras e sapos, e por uma estrada meio erma, cheia de muros. Não dá pra ficar indo e voltando da cidade toda hora. Mas é perto de uma prainha do rio bem gostosinha. R$50/noite. vilazinha meio capenga de dia. A noite tem um pouco mais de vida na pracinha e na orla, mas não foi minha vila favorita. não gostei da praia, pois mar é bravo, não tem sombra e precisa ficar em bares. Mas orla do rio é bem bonita. restaurante Zôião, na beira do rio, é mara. Mangue Seco - BA e Pontal - SE
      _Transporte Imbassaí - Mangue Seco
      Imbassaí - Itanhi: ônibus LIS passa na estrada de Imbassaí às 12h45. Custa R$28,30. Demora 3h30. Itanhi - Indiaroba: van Coobase passa na estrada de Itanhi às 16h20. Custa R$5 (não peguei). Indiaroba - Pontal: há algumas vans, mas dizem que não passa aos domingos, e é necessário pegar táxi. (não peguei) quando eu estava na estrada de Itanhi passou uma lotação (carro particular) para Indiaroba por R$5. Peguei e comentei que estava indo para Pontal, e ele acabou me levando até lá por R$30. Demorou uns 0h30. Pontal - Mangue seco: há infinitos tipos e valores de barco. Aparentemente tem um de linha que custa uns R$15, mas não sei os horários. Sempre vão tentar te vender as lanchas caras (até R$130). Maaas tem várias famílias que fazem o trajeto todo dia (para trabalhar nos restaurantes) e dão carona de canoa R$0. _Transporte Mangue Seco - Aracaju
      Opção 1 - Mangue Seco - Pontal - Aracaju: há vans da Cooperbase que saem de Pontal e vão direto para Aracaju, pelo litoral, entrando em todas as cidades. Passam na Igreja de Pontal às 13h25 (parece que tem um às 5h30. e parece que as voltas de Aju - Pontal são às 9h e 17h. não tenho certeza!). Custa R$17. Tem opções para as 2 rodoviárias de Aju. Opção 2 - Mangue Seco - Ponta do Saco - Aracaju: é possível pegar a mesma van saindo da Ponta do Saco (deve passar umas 14h). Mas de Mangue para Pontal é necessário pegar lancha particular, e deve ser caro. Pelo que vi no caminho, não tem nada de interessante em Ponta do Saco, então acho que não vale a pena. (não fui) Opção 3 - Mangue Seco - Coqueirinho - Estância: há uma van para Estância que sai do vilarejo de Coqueirinho às 5h30. Para chegar em coqueirinhos é possível pegar o trator dos trabalhadores, que sai de Mangue no fim da tarde. Aparentemente há uma pousada em Coqueirinhos, mas ninguém soube informar. De Estância devem ter vários horários para Aju. (não fui) Opção 4 - Mangue Seco - Pontal - Estância: há vans da Cooperbase saindo de Pontal em alguns horários pela manhã. O último é 12h30. De Estância devem ter vários horários para Aju. (não fui) _Infos Pontal
      só tem a Pousada do Givaldo. Estava bem largada, e ele me cobrou R$60 sem café. Ele vai te dizer que só tem ônibus para Aracaju as 5h (pois assim vc terá que passar a noite lá), mas não é verdade! cheguei a noite em Pontal e não quis arriscar achar um barco para Mangue Seco, acabei pernoitando na cidade, mas se tiver como atravessar, não compensa ficar lá. vila é simplizinha e tem seu charme. Se resume em uma rua com vista linda para o rio e Mangue Seco, uma mercearia e uma igreja; e outra rua de casas. Pouca gente na rua. Na 'ponte' (cais) tem uns botecos e restaurantes, mas em geral só homens. Não tem caixa eletrônico. _Infos Mangue Seco
      Pousada Chão de Areia, na frente do rio, moças fofíssimas, super limpa, café ótimo. R$70/noite. vila muito charmosa, bem simples, com chão de areia e calçadão na frente do rio com golfinhos. eles vão tentar te vender passeio de buggy, mas é super tranquilo atravessar as dunas a pé. Com chapéu e protetor, claro. as infos dizem que não vale a pena pernoitar lá, mas eu adorei, e tem várias pousadinhas e hostel (estava fechado quando fui). Os restaurantes não são baratos, mas tem algumas opções de tapioca e pastel. Não tem caixa eletrônico e não vendem frutas no mercado. CUIDADO COM ASSÉDIO: fui bater perna pro lado do mangue, segui uma estradinha depois do Hotel Village Mangue Seco, com umas casinhas autoconstruídas, depois não tinha mais nada (era a estrada pra onde ficavam os quiosques antigamente). Quando percebi, um moleque que morava numa das casas (+-15 anos) começou a me seguir e a dizer coisas, eu não dei bola, e ele começou a gritar e se masturbar. Voltei rápido e falei que meus pais estavam me esperando. Aracaju - SE
      _Infos Aracaju: 
      Aju Hostel (Hi hostel) muito bom, café sucessudo, quartos confortáveis e piscina. Perto da orla de atalaia e do terminal de ônibus. R$55/noite. Hóspedes do hostel tem acesso gratuito ao Projeto Tamar. possível fazer tudo de ônibus, tem bastante infos pelo App Moovit. tem um 'ônibus do forró' que sai às sextas (acho que 14h) da frente do Projeto Tamar, e faz o roteiro turístico, com paradas, e por R$0. Volta para o ponto de saída. (não peguei) tem 2 rodoviárias, uma no centro (antiga) e outra já na saída (nova). Em geral a nova tem mais opções para quem quer ir para São Cristóvão, Laranjeiras, e outros. (não fui) Penedo - AL e Piaçabuçu - SE (foz do Rio São Francisco)
      _Transporte Aracaju - Penedo:
      Opção 1 - Aracaju - Neópolis - Penedo: tem vans da Coopertalse para Neópolis saindo da Rodoviária Nova quase de hora em hora. Custa R$19, demora 3h. A van para no cais de onde saem barcos para Penedo R$3,5, demora 0h30. Ps: Se estiver com horário apertado e for de ônibus para a rodoviária, pode parar no ponto logo antes da rodo (fica do outro lado da pista, antes de ele fazer o retorno), pois a van passa lá também. Opção 2 - Aracaju - Penedo: tem ônibus da Águia Branca às 14h50, saindo da Rod. Nova. Não sei quanto custa e demora bem mais. _Transporte Penedo - Piaçabuçu:
      saem muitas vans ('transporte complementar') para Piaçabuçu. Em geral entram nas vilazinhas do caminho, bem simpáticas. Em Penedo as vans saem da rodoviária, mas param em alguns pontos do centro e da via principal (acho que Av. Getúlio Vargas).Custa R$4, demora 1h. _Transporte Penedo - Maceió:
      vans saem quase de hora em hora da rodoviária, entre 5h e 16h15. É possível pega-la de outros pontos da cidade, mas pode não conseguir ir sentado. O trajeto é pelo litoral, mas entra apenas em Piaçabuçu. Custa R$30, demora 3h30. _Transporte Penedo - Piranhas:
      meu plano inicial era ir margeando o rio São Francisco, mas não tem caminho direto. Teria que pegar uma van de Penedo para Arapiraca (tem muitos horários), e de lá outra para Piranhas. Como não tinha certeza dos horários de Arapiraca para Piranhas, preferi não arriscar, e fui via Maceió (com passadinha em Maragogi). _Infos Penedo
      Pousada do Lucena foi a mais barata que encontrei. É ainda no centro histórico, mas achei longinho dos principais pontos (pois a rua era meio vazia), então não dava pra ficar indo e voltando toda hora. A pousada é bem simples, não muito limpa, mas o cara é muito simpático e muito disposto a ajudar, fazendo várias comidas no café, disponibilizando frutas, sucos e pães ao longo do dia. Também usei a cozinha, como se estivesse num hostel, ele me deu inclusive ingredientes para usar. R$50/noite. a parte histórica é muito bem conservada, mas meio vazia durante o dia, e a prainha bem agitada. A noite fica bastante gente nas praças. Tem opções baratas de comida (R$12/kg). Depois do centro histórico a cidade é grande e normal. Não me empolguei de ficar lá. _Infos Piaçabuçu
      embora as fontes turísticas digam que não há hospedagem na cidade, eu vi uma na beira do rio, Pousada Santiago, mas não sei quanto custa. a orla é bonitinha, com restaurantes e botecos. Mas fora isso a cidade não tem nenhum charme, e não tive vontade de passar nenhum tempo lá. Não tinha nenhum movimento turístico na segunda-feira. Ruas asfaltadas, cheias e sem sombra. o passeio para a Foz custa entre R$70 e R$100. Eu não ia fazer, e nesse dia também não vi nenhum barco saindo. é possível pegar barco local até Brejo Grande - SE. O caminho é bem bonito (mas não tem nada de dunas, nada a vez com o passeio da Foz), e para em 3 cais, 2 deles bem bucólicos, e outro num restaurante, mas com uma micro prainha sombreada. O barco sai se tiver no mínimo 2 passageiros. Custa R$5 cada perna. Maragogi - AL
      _Transporte Maceió - Maragogi
      Opção 1 - Maceió - Maragogi: há vans saindo da rodoviária de Maceió às 5h30, 7h40, 11h20, 13h25, 16h30, 18h20. Custa R$22 e demora 3h30. Essa van vai pelo litoral só até certo ponto, e de lá sobe para Porto Calvo. Para a volta há vans saindo de Maragogi às 4h50, 5h50, 9h20, 12h, 14h40, 17h. Opção 2 - Maceió - Porto Calvo - Maragogi: há vans toda hora de Maceió para Porto Calvo e de lá para Maragogi. Custaria R$17 + R$7, mas se conversar eles fazem R$22 e te embarcam em Porto Calvo já na próxima van para Maragogi. Custa R$24 e demora 3h30. _Infos Maragogi
      Hostel da Praia bem simples, mas muito barato, pessoal muitíssimo simpático, café bom e à beira mar. R$35/noite. a vila é meio bagunçada fora da orla, e não tem charme, mas é super tranquilo caminhar por lá, tem comércios baratos, feiras, etc. Na orla estão todas as pousadas, lojas, restaurantes turísticos, mas também tem coisas bem baratas (self service por R$12). falam que não é possível ir da cidade para Antunes a pé, mas achei super viável. Demorou um pouco, mas o caminho é lindo. Necessário estar com maré baixa, pois tem uns pontos que não tem passagem, e tem um rio no caminho. tem várias vans saindo do centro que vão para as praias (Antunes, Xaréu...), custa R$3 e passa sempre. CUIDADO COM ASSEDIO, meninas: estava indo pra estrada, pela saída de Xaréu, pegar a van, não tinha mais ninguém por perto. Um cara de bike tinha acabado de passar de bike, e quando me viu sozinha, começou a voltar. Por sorte a van surgiu e ele 'desvoltou'. Então acho melhor pegar a van saindo de Antunes, que é mais movimentado, e não a noite. Piranhas - AL e Canindé - SE (Cânions do Xingó)
      _Transporte Maceió - Piranhas
      as informações dizem que há vans da  rodoviária de Maceió para Piranhas às 11h30 e 12h40. Achei estranho, e no dia que fui (sábado) disseram que só tem o horário das 12h, e que de domingo não tem. É necessário, portanto, ligar para o Ricardo para combinar (82) 99986-6262. Custa R$49 e demora 5h30. Ela sai com destino 'Xingó'. em Piranhas a van deixa na porta do lugar em que você for ficar!!!! a van vai até Canindé - SE também, de onde saem os passeios para os Cânions. é possível também pegar a van para Delmiro Gouveia, descer no posto da entrada de Piranhas, e de lá pegar outra van ou mototaxi. _Transporte Aracaju - Canindé
      tem vans da Coopertalse de Aju para Canindé, mas não sei quanto custa e se vai para Piranhas também. _Transporte Piranhas - Recife
      Piranhas - Delmiro Gouveia: van sai de hora em hora, a partir das 6h até as 17h. Custa R$10 e demora 1h30. A van sai da rodoviária umas 6h30, mas ela passa de porta em porta buscando antes, necessário ligar para agendar (não tenho o número, pedir na hospedagem). Tem que pedir para entrar na rodoviária de Delmiro, que é bem na entrada da cidade. Delmiro Couveia - Recife: tem ônibus da viação Progresso às 7h50, 22h e 22h30 (leito). Custa R$99 e demora 7h. Esses ônibus saem de Paulo Afonso 1h antes, mas é mais longe de Piranhas. Eu fui de manhã, achando que a estrada seria mara, toda cheio de sertão, mas na verdade não tinha nada demais, então acho que compensa ir no da madrugada. _Infos Piranhas
      o hostel que vi era meio longe do centro, e bem caro (R$105/noite). preferi ficar num Airbnb (Aconchego Ramon e Alê), melhor lugar! Também longe do centro, mas perto dos mirantes, com quintal fofo, pessoas fofas, que estavam de férias e me levaram pros passeios, me mostraram coisas (pois além dos passeios turisticos, é bem dificil arranjar coisa pra fazer, necessário tem pessoas locais junto). R$65/noite, sem café. o centro histórico é muito bonito, mas não tem movimento nem serviço nenhum durante o dia, porque todo mundo sai para passeio. A prainha do centro é bem cheia de locais no fim de semana, e tem alguns restaurantes. não dá pra chegar na cidade histórica a pé (eu adoro andar a pé, mas é uma estrada sem acostamento e sem calçada). Então é necessário pegar mototáxi R$4. Tem sempre e dá pra chamar também. só tem caixa eletrônico na parte alta, e da caixa econômica. _Infos Canindé/ Cânions
      os passeios para os cânions saem de Canindé. Tem um que sai do Karranca's (R$110) e outro mais barato (R$90), mas este sai da praia da Dulce, e o táxi ia cobrar R$80 até lá. Para o Karrankas também é necessário pegar mototaxi, mas não sei quanto dá pois fui de carona. dei uma volta por Canindé (de carro com o pessoal da casa), mas não tinha nenhum charme. Tem serviços (bancos, lotéricas, etc), prainhas e botecos. vale tbm passar pelo mirante da hidrelétrica. possível também fazer visitas guiadas. um morador disse que é possível ir até a beira dos cânions de carro, mas não tenho certeza. João Pessoa e Conde/Jacumã - PB (Praias de Tambaba e Coqueiro)
      _Jacumã é um distrito do município de Conde. É onde ficam as praias. A sede de Conde não é no litoral.
      _Transporte Recife - Jacumã
      Recife-Conde: necessário pegar e pagar o ônibus até João Pessoa, que sai sempre, e custa R$44 e demora 2h30. Conde-Jacumã: dá para pedir para descer na entrada de Conde, mas é no meio da rodovia, e de lá entrar na outra estrada e pegar um ônibus (que sai de JP e vai para Jacumã). Os onibus de JP-Jacumã passam de hora em hora, já era noite, e preferi não arriscar, então dei uma passada em JP. Durante o dia ou acompanhado acho que é tranquilo. _Transporte João Pessoa - Jacumã
      tem um ônibus metropolitano 5301 que sai de trás da rodoviária de JP. Ele também passa pela lagoa e pela praça Evandro Neiva. Custa R$7,50 e dura 1h30. Desce no centro de Jacumã (perto da Praia do Amor). tem também um ônibus que sai do shopping Mangabeira. Este vai pela orla, mas eu só soube depois, e não peguei. para voltar para JP, no ponto do ônibus de Jacumã tem umas lotações, mas preferi não pegar. _Infos Jacumã/Tambaba
      Hostel Ruanda's bem simples, mas simpático e barato (pois todo o resto que vi era bem caro). Donos muito simpáticos. Achei longinho do centro, pois a rua é escura e deserta, mas é perto do maceiózinho. R$40/noite, sem café. Tem um tal de Pousada do Inglês, que é hostel, perto da praia do amor, mas não sei como é. o centrinho da cidade é fofo, mas o resto se resume a uma rodovia com pouco iluminada e meio erma. a praia do amor fica no centro, tem também uma prainha fofa com um maceiózinho, perto da cidade. O resto é tudo longe e necessário pegar mototáxi. é possível ir para Tambaba a pé, é bem longe e quente, mas o caminho é lindo. No dia que fui não tinha ninguém no caminho. Chegando na beira de tambaba parece que não tem saída, mas é só achar uma entradinha para uma micro trilha! voltei de Tambaba de mototáxi. O ideal é combinar antes, pois lá não tem sinal e eles não fazem ponto lá, mas consegui achar um. Cobram R$12. é possível ir e voltar de Tambaba também com um ônibus que vai as 6h e volta as 17h. CUIDADO COM ASSEDIO, meninas: em Tambaba, na praia de nudismo, a galera é bem tranquila, mas tem um funcionário do restaurante que ficou me cercando, me espiando e forçando para falar comigo. Me deu bebida, mas não convém aceitar, e fui embora antes de esvaziar e escurecer. _Infos João Pessoa
      fiquei aleatoreamente no Hostel Parahyba, numa casa muito linda, no Bessa. É perto da praia, mas muito ruim de serviços a noite (as 20h só consegui uma barraquinha de cachorro quente). Tem a praça do caju, com feira, mas não consegui chegar lá. Ruas desertas residenciais. R$40/noite. o ônibus 513 (e acho que o 510 também) é a alegria dos viajantes. Passa pelo Bessa e por Manaíra (onde ficam os hostels), pela parte turística (tambau, mercados), pela lagoa, pelo centro e pela rodoviária! Custa R$3,55. tentei descer do ônibus na lagoa e visitar o centro histórico de mochilão, mas as coisas são longe e tumultuadas, não consegui chegar. Tibau do Sul/Pipa - RN
      _Pipa é um distrito do município de Tibau do Sul.
      _Transporte João Pessoa - Pipa
      JP - Goianinha: necessário pegar e pagar ônibus da Viação Progresso para Natal. Custa R$35 e demora 2h até Goianinha. Outras empresas fazem também. São poucos horários. Goianinha - Pipa: descer em Goianinha, no meio da estrada. De lá, andar um tanto até a igreja (tem que ir pedindo informações sobre a van). Pegar a van para Pipa. Custa R$4,50 e demora 0h40. _Transporte Pipa - Natal
      Opção 1: Transfer Pipa - PontaNegra/Aeroporto: normalmente custa R$70, mas peguei promoção por R$35. Necessário agendar. São poucos horários  (8h, 12h,18h e 22h). Demorou 2h30 até Ponta Negra e 3h30 até aeroporto. Pega na porta da hospedagem e deixa na porta da hospedagem ou do aeroporto. Pra quem não conhece Natal e vai pro aeroporto, a van é legal pois passa por toda a Ponta Negra, pelas dunas e por toda a orla! Opção 2: Pipa - Rodoviária de Natal: Tem alguns horários de vans de Pipa para a rodoviária de Natal, mas de lá tem que pegar outros ônibus para ir pra Ponta Negra ou para o Aeroporto. Deve custar uns R$15, não tenho certeza. Opção 3: Pipa - Goianinha - Natal: tem vans toda hora para Goianinha. Lá tem que andar até a estrada e pegar algum ônibus que esteja indo para Natal, ou alguma lotação. (não peguei) _Infos Pipa, Sibaúma e Tibau
      Hostel do Céu, muito bom, café maravilhoso, perto de tudo, piscina e lindo jardim. R$45/noite. a vila de Pipa é bem simpática, mas bem turística. Muitos comércios, vários preços de restaurantes (self service por R$16). Da pra ficar sassaricando com celular na mão, sem medo. aluguei uma bike (R$40) e fui para Sibaúma. Lá tem um rio, mas pouco charme nas construções, mas o caminho é lindo, dá pra ir pela praia (na maré baixa) e voltar pelas falésias. aconselho ir ao Santuário Ecológico. Ninguém fala dele, mas são trilhas muito bem cuidadas, com vistas maravilhosas para as praias e golfinhos, bem tranquilo, sem muvuca. Entrada custa R$15. Dá pra ir a pé ou de van (R$3). o parapente é maravilhoso, passa pelas falésias. É caro (R$200), mas vale a pena. A tenda fica perto do mirante de Cacimbinhas. vale a pena pegar van (R$3) para ir para Tibau. Vilazinha charmosinha e bem calma, com praia calma, sombra e piscinas naturais (à direita), rio e bares à esquerda, com por do sol maravilhoso. peguei uma balsa da praia do giz para o outro lado (dunas e caminho para Natal), mas não tinha nada, só vale pelo micro passeio no rio (R$8 cada trecho). Foi isso.
      Boas viagens.
       

    • Por Lauro Sobral
      Bota de qualidade, o Brasil tem!

      Existe uma certa mítica de que os produtos importados são, incontestavelmente, melhores que os nacionais. Obviamente, onde há trigo haverá joio, seja no mercado nacional ou internacional. Sou montanhista há 39 anos, associado ao Centro Excursionista Brasileiro, no Rio de Janeiro, desde 1979. Quando estava procurando alternativas no mercado externo me deparei com as botas Vento, modelo Finisterre. Entendo que as experiências são individuais, mas elas precisam ser fidedignas. Existe um hiato enorme entre o empirismo, a experimentação, e o aporte teórico, o malfadado 'ouvir dizer'. Meu relato aqui é pragmático, baseado na minha experiência pessoal, e os elogios têm a ver com a excelente qualidade que encontrei nessas botas, com um pequeno mimo de que elas vêm com data de fabricação na lingueta. Quem tem um pouco de experiência no montanhismo, sabe a importância técnica dessa informação, além de mostrar transparência e acalento ao consumidor. Robusta, impermeável e bonita, não perde em nada para as importadas do segmento, com tecnologia que garante conforto e segurança, por isso estou à vontade para deixar esse depoimento e, eventualmente, ajudar os iniciantes, e até os experientes, que procuram a tríade qualidade x custo x benefício numa bota de caminhada. O conceito de "Qualidade Total", elaborado pelos japoneses na década de 1970, dita que o maior patrimônio de uma empresa é a satisfação dos seus clientes, portanto nesse quesito as botas Vento, pelo menos a Finisterre, tem meu agradecimento, satisfação e fidelidade. Valeu. 💪
       

    • Por Amilton & Poly
      Olá, td bem??
       
      Eu e meu marido fomos de carro para a região de Visconde de Mauá/RJ, partindo de Campinas/SP.
       
      Hospedagem:
      Ficamos na pousada Cantinho da Montanha (Maromba/RJ). A pousada é simples mas tem uma vista linda para as montanhas de minas e um café da manhã delicioso com td caseiro feito pela Iracema. Pegamos o quarto simples e tem mtas escadas pra subir , porém quanto mais alto mais linda é a vista. Foi um bom custo-benefício (R$90/dia).
       
       
      Dia 1:
      Partimos direto para Resende conhecer a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). É enorme, organizado e gratuito. Os cadetes acompanham a visita contando a história da academia que foi criada por D. João VI em 1810.
      Por sorte, teria formatura de cadetes no dia seguinte e pudemos acompanhar os ensaios. Foi uma grata experiência.
       


      De Resende fomos para Penedo. Almoçamos no restaurante Truta Viva (https://www.facebook.com/trutaviva/), fica láaaa em cima da montanha pertinho do céu kkkk... o local é lindo, com mto verde e com lagos de trutas. Vá sem pressa pra apreciar cada cantinho.
      A forma mais legal de degustar é pescar a truta!!! Sim, lá tbm é pesque e pague. Vc escolhe a forma de preparo e acompanhamentos e só resta apreciar a famosa trutinha nesse lugar mara.
      Nós começamos com uma entradinha de pães variados e 3 patês (truta defumada, truta marinada e trutella). Depois partimos para a truta grelhada (que pescamos) ao molho da casa e ao molho de pinhão + batata saute + pirão. Finalizamos com um strudel com sorvete. Que delícia de refeição.
       
       
       



       
      Anotem: pratos com trutas são a especialidade da região pois é um peixe de água gelada. Comemos em todos os restaurantes que fomos rsrsrsr
       
      Alimentados (mto bem kkk) fomos conhecer um pouquinho de Penedo. Que charme que é! Fomos na Pequena Finlândia, uma galeria a céu aberto que é a coisa mais fofa! Toda decorada, as lojas são lindas e os empórios de comida e chocolates são tentadores. 
      Compramos a especialidade da região: patês de truta. Os patês são com diversas combinações mas levamos a de truta simples msm. Queijos, linguiças artesanais, licores etc tbm são deliciosos. Eles fazem degustação. Experimente o patê de mais de uma loja pois alguns tinham só gosto de maionese. Compramos o do Armazém da Vila.
       



      De Penedo para Maromba deu +- 1h montanha acima (com um pedacinho de estrada de terra entre Maringá e Maromba). O caminho parece um conto de fadas, é lindo, desfrute. Fomos direto para a pousada.
       
      Dia 2:
       
      Que lindo é amanhecer com a vista das montanhas! Coisa mais linda!
      Dia chuvoso... qdo deu uma estiadinha partimos conhecer as cachoeiras por perto. No caso foi só ver mesmo já que a cachoeira é gelada e estava friozinho.
      Fomos andando até Cachoeira Véu da Noiva e depois até o Poção dos 7 metros. Ambas dão pra ir à pé da pousada e são de facílimo acesso.
       


       
      Fim da tarde fomos para a Vila de Maringá. É lá onde se concentram os restaurantes e lojas. É lá tbm que tem a ponte de pedestres que interliga a Maringá do Rio com Maringá de Minas pois a cidade é cortada pelo Rio Preto. Vá dos dois lados e perceba a diferença entre elas. São lindas mas cada uma com sua personalidade...
       



       
      Jantamos no restaurante Zucchine (lado do RJ -https://www.facebook.com/zucchineristorante/). Vc come ouvindo o barulho do rio preto que passa ao lado do restaurante (no almoço deve ser ainda mais lindo). Gente, a experiência foi de estar participando de um ritual. Que comida maravilhosa!! Espia só: couvert com legumes assados, ricota temperada, focaccia, caldinho de 3 queijos/ entrada: polenta de frango com queijo minas e cogumelos/ prato principal: truta grelhada ao tapenade, fetuccine de brócolis, cebola crocante e outras coisas/ Sobremesa: merengue com redução de vinho. Foi demaissssss!!!!!!! Demais!!! Eles utilizam mtos ingredientes da região e de pequenos produtores. Só vá!!!!!!!
       


      Dia 3:
       
      Fomos ao Parque Trilha de Montanhas (https://www.facebook.com/trilhasdemontanhaparque/). É uma atração nova em uma propriedade particular. Paga-se R$15/pessoa para ir aos mirantes e cachoeiras/poços. O mirante mais alto fica  a 1480m de altitude (mas fique tranquilo pois são apenas 545m de subida desde a base kkk). A paisagem lá de cima é de tirar o fôlego, linda demais. Pelo caminho tem pé de mexerica, azeda, mas tem kkk. Na descida vá passando pelos poços e cachoeira. Lá é mto bem estruturado: na base tem banheiros, para chegar nos poços tem cordas para auxiliar. Tranquilo e mto bacana...vale a pena. Vc fica lá o tempo que quiser, mas gastamos 2h sendo que ficamos um tempo lá em cima contemplando.
       

       
      Seguindo um pouco mais pra frente vc chega na Cachoeira do Escorrega. Uma pedra de uns 50m que os corajosos (sem juizo kkk) descem...quem conhece desce de pé...eu heim... lá tem restaurante e várias lojinhas
       
       
      Fomos almoçar em Maringá de minas no Café Maringá Bistrô (https://www.facebook.com/cafemaringabistro/). Um ambiente tão acolhedor que dá vontade de passar a tarde toda lá. Pensa numa música ambiente deliciosa e vc olhando para as montanhas através da janela. Ahhhh irresistível! De entrada pedimos panelinha de truta e bruschetta, td bem quentinho e delicioso. Prato principal: pedimos Truta a espanhola com arroz de açafrão, cogumelo e legumes e panqueca de truta (defumada+salmonada) com orapronobis e outros ingredientes e salada com flor comestível (PANC planta comestível não convencional). A panqueca participou da Temporada das Trutas que teve na região e como foi prato especial ainda não estava no cardápio mas foi sugestão deles. Amamos! Me senti mto phyna comendo PANC kkkkkkkkkk. De sobremesa torta de banana, sorvete artesanal e calda de chocolate. Coma rezando baby que é demais!
       

       
      Fomos para a Vila de Visconde de Mauá,  uma vila charmosa, com casas antigas e igreja de 1912. É lá tbm onde fica a sede do Pq Estadual da Pedra Selada. 
       
       
      Fim de tarde fomos tomar um café no Usina Zen (https://www.facebook.com/usinazen/). Fica numa linda casinha azul com decoração primorosa da Domitila. Tem mesas individuais e uma novidade para nós: uma mesa coletiva. Eu diria que mais que coletiva é uma mesa integrativa. Nos sentamos nessa mesa onde já se encontrava um casal, o Matias (filho da Domitila) tocando violão e a Domitila (depois foram chegando e saindo outros casais). Genteee que experiência incrível! Embalamos em vários papos enqto tomávamos o cafezinho! Aliás, a Domitila é uma atração a parte, que papo bom, qto talento (múltiplos: borda, costura, cozinha, tem blog etc etc etc), qto conhecimento que nos passou, nos contou histórias interessantíssimas de Visconde de Mauá e sua atuação na cidade. Ela tem 2 blogs: o Bem te Vi (https://bem-te-viviscondedemaua.blogspot.com.br/) relacionado ao turismo de Visconde e o Memórias da Vila (http://memoriasdavila.blogspot.com.br/), com histórias e informações da cidade. Foi de perder a noção do tempo. Fomos para um cafezinho e saímos de lá quase meia noite com mto conhecimento e novas amizades. Mas não ficamos só no café...Experimentamos uma sopinha delícia de legumes com torrada, manteiga e queijinho e as especialidades da casa:  os famosos Vol au Vent. São massas folheadas com recheios. Pedimos o de frango e depois o de sorvete de creme com calda de pitanga e de maçã com chantily. Uma delícia francesa! 

       
      Dia 4:
       
      Dia de ir embora, mas como Visconde era nosso caminho passamos novamente para conhecer a Aldeia dos Imigrantes lindo local com lojas, onde tbm fica o Centro Cultural de Visconde de Mauá. Iniciou-se nesse dia (03/12) o Bazar de Natal 2017 (até o início de janeiro) só com trabalhos de artesãos da região de Visconde. Obras de arte! Se estiver lá nessa época não deixe de ir.

      Planejamos uma viagem de exploração de cachoeiras. Diante do tempo não favorável para tal mudamos o rumo para gastronomia e experiências com os locais. Posso dizer que foi fantástico. Comidas de verdade com ingredientes naturais e da própria região, valorizando a cultura e economia local. Contato com moradores de forma tão prazerosa e descobrir que ali é um reduto de artistas das mais diversas áreas. Quanto aprendizado. Sou grata por tudo que vivemos esses dias!
      Acompanhe nossas viagens no Intagram @polymsousa.





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