Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Fora da Zona de Conforto

7,5 Coisas para Fazer (Quase) de Graça em Gotemburgo, Suécia

Posts Recomendados

* Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia, é o lugar que o Rodrigo e eu atualmente chamamos de casa. É uma ótima cidade e nosso amigo Djordje Milosav, estudante aqui, escreveu um artigo para nós com algo de graça que você pode fazer aqui todos os dias da semana. Aproveite!

 

Coisas que você precisará:

  1. 5 minutos para ler este artigo
  2. 7 dias em Gotemburgo (ou menos)
  3. 1 toalha
  4. 1 par de tênis de corrida e roupas de esporte
  5. Você realmente não precisa de mais nada, mas 5 é um ótimo número.

    Continue lendo: 
    7,5 Coisas para Fazer (Quase) de Graça em Gotemburgo, Suécia

31504100353_d1560eb808_k.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Conteúdo Similar

    • Por Luiz Ricardo Prais
      Fala, mochileiros! Fiz uma viagem pela Escandinávia no final de 2013, e agora, espantando a preguiça, gostaria de deixar aqui o meu relato com algumas dicas e fotos daquela terra tão incrível!
       
      ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
       
      Escandinávia: terra que desperta um sentimento místico e aventureiro. Terra dos antigos Vikings, pagãos, e claro, gelo e frio!
       
      Esta viagem ocorreu no final do ano de 2013, quando eu encerrava meu primeiro semestre vivendo em Portugal. No hemisfério norte, os meses de Dezembro e Janeiro são marcados por muito frio e escuridão. Escuridão? Requisito básico para se ver a magnífica aurora boreal!
       
      O percurso
       
      Antes de chegar ao Ártico, passei por 4 países escandinavos, pois além da Aurora Boreal em si, há muita beleza nestes lugares. A trip inteira durou por volta de 15 dias.
       

       
      Iniciei saindo de Copenhagen, na Dinamarca. Em seguida peguei um voo para Helsinki, na Finlândia, e de lá um navio para Stockholm, na Suécia. Em seguida peguei um trem para Oslo, Noruega, e finalmente um voo para Tromso, no ártico norueguês.
       
      Para chegar em Copenhagen eu utilizei a companhia low cost Easy Jet. Os bilhetes de ida e volta, contando a mochila despachada e flexibilidade total para poder alterar as datas, saíram por volta de EUR 160,00
      Obs: infelizmente esta rota já não existe mais na Easy Jet, mas é possível chegar em Copenhagen com outras companhias, mas será mais caro, pois geralmente não são low cost.
       
      O voo de Copenhagen para Helsinki foi operado pela Finnair e custou em torno de EUR 50,00
      O navio que faz a travessia Helsinki - Stockholm é operado pela companhia Tallink Silja Line por um custo de aproximadamente EUR 30,00. A travessia dura uma noite.
       
      De Stockolm a Oslo utilizei um trem operado pela companhia SJ por cerca de EUR 25,00 (tarifa para jovem menor de 25 anos)
       
      O voo de Oslo para Tromso foi efetuado pela Norwegian, e na volta, de Tromso para Copenhagen, pela Scandinavian Airlines. Os custos dos bilhetes combinados sairam por cerca de EUR 150,00
       
      A maioria das companhias oferece um desconto para viajantes com menos de 25 anos. Porém, é bom ficar atento à alguns horários, pois aparecem algumas promoções muito boas em alguns dias específicos para todos os públicos.
       
      Acomodação
       
      Como bom mochileiro, e também de grana curta, uma boa hipótese (e mais divertida) é ficar em um hostel!
      Segue uma lista dos hostels que fiquei durante esta trip:
       
       
      Copenhagen: Copenhagen Backpackers Hostel - DKK 162,00 por noite (Aproximadamente R$ 88,00)
       
      Helsinki: CheapSleep Hostel Helsinki - EUR 17,00 por noite (Aproximadamente R$ 60,00)
       
      Stockholm: InterHostel - SEK 149,00 por noite (Aproximadamente R$ 64,00)
       
      Oslo: Anker Hostel - NOK 230,00 por noite (Aproximadamente R$ 100,00)
       
      Tromso: nesta cidade fui hospedado por 2 simpáticas amigas. Porém, com uma rápida pesquisa, os preços de hostel em Tromso parecem rondar por volta de EUR 50,00 por noite. Definitivamente uma cidade cara.
       
      Detalhes sobre os hostels, como localização e infraestrutura, vou escrever durante o relato.
       
      Preparo
       
      Além da bagagem normal de qualquer mochileiro (roupas para o dia-a-dia, produtos de higiene pessoal, etc), para esta viagem é preciso estar preparado para enfrentar o frio.
       
      Como já enfatizei, o clima de Tromso é mais ameno se comparado a outros lugares, porém ainda assim é preciso se preparar, pois "menos frio" não significa que não seja frio!
       
      Gastos
       
      É preciso ter em conta que a Escandinávia é um lugar com alto custo de vida, o que significa que as coisas não são baratas.
      Em meu planejamento, coloquei uma média de EUR 35,00 por dia (excluindo acomodação). Para a alimentação eu comprava coisas no supermercado e cozinhava no hostel, utilizava apenas transportes públicos (quando necessário), tomava umas cervejas baratas, etc.
       
      É óbvio que este é apenas um valor médio e sugestivo. Seus gastos podem ser menores ou maiores, dependendo do que quiser fazer. Conheci gente que gastou menos que isso, e gente que gastou muito mais.
       
      Se você tem a intenção de visitar museus, catedrais, ou fazer passeios turísticos, aumente o seu orçamento diário.
       
      Depois que estimar o gasto total da viagem, adicione um valor extra (cerca de 10% do total) para ficar guardado para alguma emergência. Acredite, vale a pena.
       
      #Partiu
       
      Com tudo no jeito, mochila arrumada e sorriso no rosto, peguei meu voo de Lisboa para Copenhagen.
       

    • Por peter tofte
      Hej, hej !!
       
      Minha mulher me propôs um cruzeiro pelo Báltico. Não gosto de cruzeiros, mas casamento, entre outras coisas, é conciliação de interesses. Vi a oportunidade de fazer uma trilha famosa, sobre a qual havia lido fazia algum tempo.
       
      O cruzeiro foi bom, com visitas a cidades históricas lindas do mar Báltico. Deixamos o navio em Stockholm, ao invés de voltarmos ao início do roteiro, em Kiel (Alemanha).
       
      Ficamos dois dias e meio nesta maravilhosa capital da Suécia. De lá minha esposa regressou ao Brasil. Eu tinha férias maiores e ficaria mais uma semana na Escandinávia.
       
      Segui para Kiruna e de lá para Abisko, bem dentro do círculo polar ártico, para iniciar a trilha.
       
      A Kungsleden (Trilha do Rei, em sueco) tem 450 km no total e percorre de Norte a Sul parte da Suécia, começando em Abisko. É bem antiga, foi criada em 1905 e é considerada a trilha mais selvagem da Europa. Entretanto eu só tinha 6 dias e assim resolvi percorrer o trecho mais popular (e um dos mais bonitos), de Abisko até Nikkaluokta, num total de 105 km.
       
      No trecho que iria percorrer ocorre a Fjällraven, um evento anual que reúne cerca de 1.600 trekkers em meados de agosto.
       

       
      05/09/2014
       
      Quando o avião iniciou o procedimento de pouso e atravessou as nuvens, apareceu uma extensa tundra com pequenas lagunas e bosques isolados de árvores baixas. Em seguida surgiu a cidade de Kiruna. Não gostei do que vi: uma cidade grande, mineira, com enormes montanhas de minério de ferro (ore) e um grande pátio ferroviário para transportar o minério até um porto na Noruega (Narvik) ou para outro na costa do Báltico. Ao saltar do avião 13 hr, no pequeno aeroporto, o termômetro indicava 10ºC e chuviscava. Bela recepção. Peguei um ônibus (shuttle service) até a estação de ônibus da cidade. Lá parti no último ônibus para Abisko, as 14:20. Uma hora e meia de viagem e saltei na Abisko Turiststation, onde começa a Kungsleden.
       
      Comprei gás para meu fogareiro, pão, um mapa da trilha e um sanduíche, que seria meu almoço. Saí do mercadinho apenas às 16 horas. Tirei uma foto do grande lago Torneträsk. Sabia que anoitece tarde assim não estava apressado. No portal de entrada da trilha um casal de velhinhos tirou minha foto, pose tradicional para quem começa a fazer a trilha.
       

       
      Ao partir, um corvo grasnou. M.....! Sinal de azar, pensei. Mas a beleza da trilha rapidamente me fez esquecer isto. Um rio bonito de águas geladas e cristalinas surgiu à direita, o Abiskojåkka. Peguei água e tirei fotos. A trilha seguia através de um bosque pequeno de folhas já amareladas e caindo.
       

       
      Segui apressado porque até Abiskojaure, primeiro refúgio de montanha, seriam 14 km. No caminho, as margens do rio, um local para acampar com sanitários. Um casal de idosos assava lingüiças numa fogueira e uma linda sueca fazia tricô, sentada numa rocha. Lá vi duas tendas da famosa marca sueca Hilleberg: uma Akto e uma Nallo. Não fiquei ali porque achei muito perto e cedo para acampar. Porém as 18:30 resolvi parar. Ainda faltava uma hora e meia até o refúgio. Achei um local bonito a beira do rio. Armei a barraca e usei a toalhinha molhada para um banho de gato. Só escureceu às 21 horas.
       

       
      06/09/2014
       
      O dia clareou as 4:30 hr. Permaneci deitado até seis e meia. A noite foi agradável. Dentro da barraca ficou entre 9 e 10°C. Já peguei frio maior na Patagônia e nos Andes. Comi um müsli com leite e chá verde e parti 7:40. Hoje teria que compensar o que não fiz ontem (chegar ao refúgio Abiskojaure) e alcançar o seguinte, o Alesjaure. Cheguei ao lago Ábeskojávri, onde havia umas casas fechadas do povo Saami, provavelmente só usadas no inverno. O refúgio tradicional é um cone feito com troncos de árvores recobertos com cascas e tundra, garantindo o isolamento térmico.
       

       
      Uma hora depois cheguei ao Abiskojaure, mas não entrei no refúgio porque ficava meio fora do caminho. Comecei a encontrar outras pessoas desmontando acampamento e tomando café da manhã. Neste ponto, a trilha, que seguia deste Abisko rumo SO, passa a tomar o rumo Sul, em seguida SE e sobe um vale entre as montanhas Giron e Gärddenvárri. Ali, perto do topo, um meditationplats, com vista bonita. Ao longo da trilha há vários destes pontos de meditação. Neste vale avistei as primeiras renas, numa crista. Elas eram ariscas. Ao avistarem gente subiam mais a montanha, se afastando.
       

       
      Alcancei um altiplano acima da linha das árvores, a 800 metros de altura. Uma altitude baixa, mas como estamos dentro do círculo polar, nesta altura já não existem árvores. Ao longe, a NO, quase fronteira com a Noruega, os maciços nevados do Vuóidoasriida e do Vássencohkka. No altiplano uma sucessão de lagunas e um pequeno acampamento Saami.
       

       
      Uma hora adiante um grupo de pessoas lanchando atrás de uma crista, protegidas do frio vento SO. Resolvi parar ali também para almoçar. Puxei conversa com um casal de velhinhos e descobri que todo aquele grupo de idosos era da Austrália. A única jovem era uma bonita guia sueca com cabelo rastafari. Ela estava com uma faca e um salame na mão e oferecia para o grupo. Aproximou-se e ofereceu. Agradeci, mas disse que já tinha meu salame (estava comendo ele). Mas ela, com um jeito viking decidido, disse: "Mas o meu é bem melhor que o seu". Cortou um pedaço e estendeu para mim. Uma delícia, exclamei. Ela orgulhosa explicou que o salame era de carne de rena seca, defumada e temperada, feita na aldeia onde vivia. E me passou outro pedaço. Em seguida ela e o grupo partiram, indo em sentido contrário.
       

       
      Pouco depois eu parti. Uma espécie de perdigão (grouse) apareceu na trilha. Ainda tinha um longo caminho até Alesjaure. Do lado esquerdo, o belo lago Rádujávri e o glaciar Godu, entre as montanhas Kåtotjåkka e a Njuikkostak. Uma das vistas mais bonitas do trekking. Um vento SO bateu de frente até chegar ao refúgio Alesjaure às 16 horas.
       

       
      Fui logo para o refeitório onde tomei dois capuccinos para reanimar. Andar com um vento frio e forte na cara é cansativo. E minha mochila estava com 19 kg. O refúgio consiste de meia dúzia de casas, uma delas é uma sauna. Fica no extremo sul do lago Alisjávri, junto ao desaguadouro deste lago. Tomei uma sauna deliciosa (50 SEK). O problema é que fiquei sozinho com um grupo de alemães. Ainda bem que não perguntaram de onde vinha. Poderia vir uma gozação pelo sete a um na semifinal da Copa.
       

       
      Depois fui para o refeitório escrever o diário e estudar o mapa. Amanhã teria uns 25 km até Sälka, cruzando o ponto mais alto da trilha, o passo Tjäktja, com 1.100 metros de altura. Hoje calculo que percorri cerca de 29 km.
       
      No final da estação podemos acampar ao lado dos refúgios sem pagar por isto. Porém se usarmos os alojamentos, toaletes, a cozinha e sauna, devemos pagar. A sauna pode se pagar em separado. Tem um mercadinho razoavelmente provisionado. Se soubesse não traria toda a comida (e o peso) desde o inicio da trilha.
       

       
      Continua...













    • Por Fora da Zona de Conforto
      Como todos os grandes aeroportos da Suécia (Estocolmo, Malmö, etc..) o aeroporto de Gotemburgo (Landvetter) também é servido pelo serviço de ônibus da flygbussarna.
      Na verdade, a flygbussarna é uma forma muito prática de ir e vir do aeroporto de Gotemburgo, com um ônibus muito confortável (banheiro, internet, etc…) e com vários horários durante o dia.
      Porém, ele é um pouco caro. Cada viagem só de ida custa $95 sek, cerca de $11,35 dólares Americanos.
      Então, se você quiser economizar, a sua melhor opção é usar o FlixBus! Com ele, você pode ir do centro de Gotemburgo até o aeroporto por $29 sek, cerca de $3,46 dólares. Ou seja, quase 1/3 do valor do Flygbussarna!
      Se você já leu o meu artigo sobre A Forma Mais Barata de Viajar e Se Locomover pela Europa, você já ouviu falar do FlixBus.

      Continue lendo: http://foradazonadeconforto.com/a-forma-de-transporte-mais-barata-entre-o-aeroporto-de-gotemburgo-landvetter-e-o-centro-da-cidade/

  • Seja [email protected] ao Mochileiros.com

    Faça parte da maior comunidade de mochileiros e viajantes independentes do Brasil! O cadastro é fácil e rápido! 😉 

×