Ir para conte√ļdo

Estocolmo, um guia para explorar as ilhas da capital sueca


Mari D'Angelo

Posts Recomendados

  • Membros

VistaEstocolmoSuecia.thumb.jpg.7b4f7510489761de2d71a6ea8c35b55b.jpg

ūüď∑¬†Texto original com fotos aqui:¬†http://www.queroirla.com.br/guia-viagem-estocolmo/

Estocolmo é daquelas cidades que parecem ilustração de lata de biscoito, sabe? Um skyline de prédios baixinhos preenchendo as ilhotas formadas entre os canais que cortam a capital. Pelas janelas avistam-se apartamentos aconchegantes e escritórios bem decorados.

As ruas, seguras e limpas, s√£o ocupadas por pessoas praticando atividade f√≠sica (mesmo no frio congelante do inverno) e muitas fam√≠lias com crian√ßas. Tr√Ęnsito? Quase que s√≥ o de bicicletas na hora de sa√≠da do trabalho. Tamb√©m n√£o h√° superlota√ß√£o de habitantes ou turistas, o que torna a cidade muito agrad√°vel de conhecer.

A¬†Su√©cia, terra de gigantes como IKEA, H&M e Spotfy, j√° figura h√° um tempo no topo da tabela do IDH (√ćndice de Desenvolvimento Humano) mundial, e n√£o √© dif√≠cil perceber o porqu√™. O pa√≠s tem pol√≠ticas muito avan√ßadas em rela√ß√£o a temas como licen√ßa parental, igualdade de g√™nero e diversidade sexual. E embora cobre impostos alt√≠ssimos de seus habitantes, isso tudo √© refletido de forma muito positiva no bem estar e na qualidade de vida dos suecos.

Claro que, como em qualquer lugar do mundo, tem tamb√©m seus pontos negativos. Embora o sal√°rio dos suecos seja em m√©dia muito bom, para turistas¬†Estocolmo¬†√© uma cidade bastante cara. Al√©m disso, o clima frio e o fato de ter poucas horas de luz nos meses de inverno (em Janeiro por exemplo o sol se p√Ķe em por voltas das 15h30) pode n√£o agradar a muita gente

bannerairbnbhorizontal.jpg

Informa√ß√Ķes b√°sicas

Moeda:¬†Coroa sueca (1‚ā¨ = 10SEK aproximadamente). Prefira levar cart√£o de cr√©dito ou cart√Ķes multimoedas como o¬†Revolut¬†pois √© o meio de pagamento mais comum. Muitos estabelecimentos inclusive nem aceitam notas e moedas, estando identificados como ‚ÄúCash Free Zone‚Äú.

Língua: Sueco, mas a maioria da população fala inglês fluentemente.

Fuso horário: A Suécia está 4 horas adiantada em relação ao horário de Brasília (+1h no horário de verão sueco) e 1 hora adiantada em relação à Portugal continental.

Pol√≠tica:¬†O regime sueco √© o de monarquia constitucional. O rei Carl XVI Gustaf √© o atual chefe de estado para fun√ß√Ķes cerimoniais.

 

Como chegar do aeroporto ao centro de Estocolmo

Para ir do¬†Aeroporto de Arlanda¬†ao centro da cidade h√° algumas op√ß√Ķes dispon√≠ves, sendo essas as principais:

Arlanda Express:¬†A op√ß√£o mais r√°pida, pois √© um trem expresso que liga o aeroporto ao centro da cidade. O valor √© aproximadamente 30‚ā¨ e a viagem dura 20 minutos.¬†Confira aqui o site oficial com mais informa√ß√Ķes.

Trem Convencional:¬†Parte dos terminais 4/5 (√© poss√≠vel chegar a p√©, por dentro do aeroporto mesmo) e custa por volta 18‚ā¨. O trajeto at√© a Esta√ß√£o Central √© de aproximadamente 40 minutos. Como √© um transporte convencional, os trens t√™m diferentes destinos, por isso √© preciso ter aten√ß√£o √† plataforma e o hor√°rio de partida.

√Ēnibus:¬†O √īnibus √© a op√ß√£o mais barata e tamb√©m a mais demorada. O custo √© de aproximadamente 9‚ā¨ e o tempo em m√©dia 50 minutos.

Taxi:¬†A op√ß√£o mais confort√°vel mas tamb√©m a mais cara. O valor √© em m√©dia 60‚ā¨ e o tempo aproximadamente 40 minutos.

Para informa√ß√Ķes mais detalhadas consulte o site do Aeroporto.

 

O que fazer em Estocolmo?

A capital sueca é na verdade um arquipélago composto por 14 ilhas banhadas pelas águas do mar Báltico e ligadas entre si através de pontes.

Vou deixar aqui sugest√Ķes de coisas para fazer em algumas delas e um mapa para entender melhor as divis√Ķes. Muitas empresas tamb√©m oferecem passeios de barco prometendo mostrar a cidade por outro √Ęngulo.

Considero 3 dias um bom tempo para conhecer o principal, mas se tiver oportunidade de ficar mais um pouco, é definitivamente um daqueles lugares onde vale se perder sem pressa!

Eu fiz tudo a p√©, mas se o tempo for curto pode apelar pelo transporte p√ļblico, que √© bastante eficiente, ou alugar uma bike, j√° que a maior parte da cidade √© plana.

Se a ideia for entrar em muitas das atra√ß√Ķes tur√≠sticas pode valer a pena comprar o¬†Stockholm Pass.

MapaEstocolmo.jpg.28342617a8996d6800b89fc22a35eabc.jpg

 

‚Ėł¬†Norrmalm e √Ėstermalm

Norrmalm é o centro comercial de Estocolmo, aquela parte da cidade mais cosmopolita, com lojas de redes internacionais e a movimentação dos turistas.

Kungsträdgården, a praça central da cidade, é rodeada por cafés, lojas, restaurantes e hotéis e é palco para eventos ao ar livre no verão e pista de patinação no gelo no inverno, além de dar um show na primavera, com a floração das cerejeiras.

As vias próximas à Estação Central também são bastante movimentadas, como a Drottninggatan, famosa rua de pedestres cheia de lojas e restaurantes, e a praça Hötorget, onde rola uma feira bem eclética, que vende desde apetitosas frutas e legumes até flores e antiguidades.

O bairro vizinho,¬†√Ėstermalm, j√° √© bem mais sofisticado, destino de quem pretende fazer compras em lojas de luxo. Mas mesmo para os pobres mortais √© uma √°rea bem agrad√°vel de conhecer, e dois bons motivos s√£o o parque¬†Humleg√•rden¬†e o mercado¬†√Ėstermalms Saluhall, parada perfeita para quem quer experimentar os sabores locais.

 

‚Ėł¬†Gamla Stan

√Č o centro velho de¬†Estocolmo, uma das partes mais interessantes da cidade. Entre as atra√ß√Ķes est√£o o¬†Pal√°cio Real, o¬†Museu do Pr√™mio Nobel¬†e a¬†Catedral de S√£o Nicolau. A encantadora¬†Pra√ßa¬†Stortorget, um dos cart√Ķes postais de¬†Estocolmo, √© o cora√ß√£o da regi√£o.

A maior del√≠cia de¬†Gamla Stan¬†√© se perder por suas ruelas medievais, que durante o dia s√£o cheias de vida e √† noite calmas e silenciosas. √Č s√≥ entrar em qualquer loja de¬†souvenir¬†para notar algumas figuras que fazem parte da cultura sueca e da mitologia n√≥rdica, como o delicado¬†Dala Horse¬†e as r√©plicas de pedras r√ļnicas escandinavas. Tudo isso tem hist√≥rias interessant√≠ssimas que s√≥ d√£o mais vontade ainda de explorar a¬†Su√©cia!

Gamla Stan¬†tamb√©m √© um bom lugar para comer. Entre as muitas op√ß√Ķes de restaurantes, minha sugest√£o para quem quer conhecer a culin√°ria tradicional sueca √© o¬†Aifur, que tem todo um ar medieval ornando perfeitamente com a regi√£o!

Para mais dicas de restaurantes em Estocolmo e comidas típicas da Suécia veja este post!

 

‚Ėł¬†Djurg√•rden

Essa √© a ilha dos museus e parques tem√°ticos. Para os f√£s de Abba, h√° um¬†museu¬†interativo todo dedicado √† banda. J√° o¬†Skansen Museum¬†√© um espa√ßo √† c√©u aberto que recria a vida na¬†Su√©cia¬†atrav√©s de casas t√≠picas e encena√ß√Ķes. Um zool√≥gico tamb√©m faz parte dessa atra√ß√£o, por isso n√£o visitei.

Ainda em Djurg√•rden fica o incr√≠vel¬†Vasa Museum, dedicado √† embarca√ß√£o do s√©culo XVII que naufragou em sua primeira viagem e ficou 300 anos no fundo do mar. O navio foi resgatado, restaurado e colocado em exposi√ß√£o para que o p√ļblico conhe√ßa em detalhes sua fascinante hist√≥ria.

Quem tem crian√ßas ou tempo de sobra, ainda pode explorar o¬†Gr√∂na Lund, parque de divers√Ķes mais antigo da¬†Su√©cia.

 

‚Ėł¬†S√∂dermalm

Esse é o pedaço mais hipster de Estocolmo! Andando pela rua Götgatan e arredores dá pra sentir essa vibe nos suecos e gringos estilosos que frequentam os muitos cafés, galerias e brechós espalhados por lá (aliás, se é do time das roupas de segunda mão, Estocolmo é o paraíso!).

Há também alguns museus interessantes como o Fotografiska, para os apaixonados por fotografia e o Stockholm City Museum, que é grátis, e conta de forma bem didática um pouco da história da cidade.

Mas talvez o mais impactante dessa ilha seja a vista absurdamente incr√≠vel que se tem a partir do¬†Monteliusv√§gen, uma trilha quase escondida com alguns mirantes espalhados pelo caminho. Pode n√£o ser t√£o central ou pr√≥ximo das atra√ß√Ķes tur√≠sticas, mas garanto que vale muito a pena!

Outros dois lugares para ver¬†Estocolmo¬†do alto s√£o o terra√ßo do¬†S√∂dra Teatern¬†e o topo do¬†Katarinahissen, um elevador que liga a parte baixa a alta da cidade e onde funciona o restaurante panor√Ęmico¬†Eriks Gondolen.

 

‚Ėł¬†Kungsholmen

A maior atra√ß√£o dessa ilha √© o¬†Stadshus, o pr√©dio da prefeitura, que al√©m da sua fun√ß√£o governamental √© importante por ser o local do jantar de cerim√īnia dos Pr√™mios Nobel.

Mesmo que não faça a visita interna, é possível conhecer sem custos a parte externa, que tem um jardim lindo e vistas interessantes para as outras ilhas.

 

‚Ėł¬†Skeppsholmen¬†e Kastellholmen¬†

A pequena¬†Skeppsholmen¬†√© acessada pela¬†Skeppsholmsbron, a ponte-cart√£o-postal de¬†Estocolmo¬†famosa por suas coroas douradas. Embora n√£o tenha muitas atra√ß√Ķes al√©m do¬†Museu de Arte Moderna, a ilha e sua adjacente,¬†Kastellholmen, s√£o lugares perfeitos para uma caminhada tranquila a beira-mar!¬†

 

‚Ėł¬†B√īnus: Arte no metr√ī¬†de Estocolmo

N√£o √© s√≥ na superf√≠cie que a capital sueca encanta e surpreende. Seu subterr√Ęneo tamb√©m atrai curiosos para conhecer a exposi√ß√£o de arte mais longa do mundo, o metr√ī de¬†Estocolmo!

As cem esta√ß√Ķes vem sendo decoradas por artistas desde 1957, seja com pinturas, esculturas ou instala√ß√Ķes. Como n√£o usamos o metr√ī para o transporte, compramos um bilhete unit√°rio, v√°lido por 75 minutos, s√≥ para explorar as interven√ß√Ķes. Apesar de ter feito um roteiro maior, houve uma interrup√ß√£o por tempo indeterminado na terceira esta√ß√£o e acabamos n√£o conhecendo o resto, mas destaco a T-Centralen (linha azul) e a Stadion (linha vermelha).

O site¬†Visit Stockholm¬†tem informa√ß√Ķes mais completas sobre as obras. Para informa√ß√Ķes oficiais sobre os bilhetes,¬†clique aqui.

 

O que comer em Estocolmo?

Provavelmente as alm√īndegas sejam a iguaria mais famosa do pa√≠s, assim como as salsichas e carnes ex√≥ticas (para n√≥s), como a de alce. Mas a gastronomia sueca tamb√©m √© muito baseada no mar, com pratos de peixe como salm√£o e bacalhau fresco. Os acompanhamentos costumam ser pur√™ de batata, a t√≠pica gel√©ia de¬†lingonberries, legumes e vegetais.

Talvez ainda mais importante que as refei√ß√Ķes seja a hora do caf√©zinho, que tem at√© nome ‚Äď Fika! Os p√£es geralmente tem vers√Ķes saud√°veis como integrais ou com sementes ou o¬†kn√§ckebr√∂d, prefer√™ncia nacional, que √© bem fininho e pode ser consumido no caf√© da manh√£ ou como entrada. J√° os doces n√£o s√£o l√° muito fitness, as vitrines apresentam uma enorme variedade de op√ß√Ķes como o bolo da princesa ou o rolinho de canela com cardamomo.

Veja aqui¬†um post especial sobre a comida t√≠pica da Su√©cia e sugest√Ķes de restaurantes em Estocolmo.

ūüď∑¬†Texto original com fotos aqui:¬†http://www.queroirla.com.br/guia-viagem-estocolmo/

  • Gostei! 2
Link para o coment√°rio
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Voc√™ colou conte√ļdo com formata√ß√£o.   Remover formata√ß√£o

  Apenas 75 emojis s√£o permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conte√ļdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   N√£o √© poss√≠vel colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...