Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Relato, roteiro e Dicas - Expedição de Carro São Paulo - Ushuaia

Featured Replies

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Olá! me nome é Dominique (insta @domizila) e gostaria de compartilhar como foi nossa expedição ao Ushuaia!

Uma vez que se faz uma expedição de carro, viagens de avião sempre deixam um gosto de quero mais!

Essa é uma experiência que desejo a todos a oportunidade de vive-la um dia. Abrir um mapa, fazer as malas, entrar no carro e sentir uma emoção diferente a cada dia. Planejamento é preciso, porém nesse tipo de viagem o que mais temos são imprevistos, precisamos ficar atentos a eles, prever os acontecimentos.

A partir do momento em que você decide fazer uma expedição, é preciso estudar muito os destinos, as regras, ter alternativas de caminho, ter um plano B, não contar com a sorte (por mais que usamos dela por muitas vezes nessa viagem) e sempre manter as pessoas informadas de onde você está.

Aqui você vai encontrar dicas preciosas, com base em nossa experiência de uma expedição de carro de São Paulo para o Ushuaia – Tierra del Fuego.

Porque fazer uma expedição de carro?

Gostaria de começar por essa pergunta frequente! Já escutei muito...

- “Mas, de avião você chega muito mais rápido”

- “Você não tem medo de sofrer um acidente?”

- “Da para chegar de carro tão longe?”

- “Nossa, deve ser muito desconfortável”

Pois é, nenhuma dessas perguntas é absurda! Acredito que a partir do momento em que você decide passar dias e mais dias dentro de um carro indo para lugares tão tão distantes, você tenha que ter a consciência de que essas perguntas tem fundamento.

De todas as viagens que já fiz na vida, nenhuma bate a expedição, mas nem tudo são flores! Tivemos momentos de dificuldades, um pequeno acidente, enfrentamos alguns momentos de desconforto.

Então, se você está querendo fazer essa viagem, acredito que essas são algumas das perguntas fundamentais para engatar a primeira e cair na estrada:

- Eu sei que haverão dias desconfortáveis, estou disposta a passar por eles com positividade?

- Barreiras da língua! Estou disposta a aprender um pouco mais sobre os lugares que estou indo?

- Ao menos que você esteja disposto a investir muito dinheiro, não terei luxo, talvez não possa ir naquele restaurante, naquele bar, naquela balada, comprar aquela lembrancinha. Estou disposta a abrir mão de certas facilidades para viver a viagem em si?

- Sei que será estressante, se for acompanhada, farei o máximo para não despejar as inseguranças no meu parceiro(a)?

- Estou pronto para a aventura dos meus sonhos? *-*

Claro que existem muitas outras perguntas, mas eu sou uma pessoa racional até demais rsrsr quero deixar claro que a viagem é MARAVILHOSAMENTE INACREDITÁVEL, mas mais uma vez, nem tudo são flores, saiba que dificuldades irão acontecer e você tem que estar de coração aberto para enfrenta-las.

a83eb4_0289997ea29f4e7287fa6bea755061e2~

Quanto tempo levo para chegar até o destino e voltar?

Nós concluímos a viagem em 42 dias, mas sabemos que é possível fazer em menos tempo. De acordo com alguns relatos, vi pessoas que fizeram o trajeto com uma média de 25 dias. Como foi um ano que tínhamos disponibilidade, acabamos estendendo.

Ida e Volta aproximadamente 16.000 km (considerando tudo o que fizemos, não apenas o caminho de ir e voltar)

Onde dormir?

Nós decidimos ir no Outono, como foi nossa primeira experiência desse tipo preferimos não acampar. Tanto por medo do frio como falta de experiência. Pelo o que leio dos relatos a grande maioria viaja com as barracas da Camping World, param em acampamentos pelo caminho ou vão de motor home. É muito fácil encontrar acampamentos pela viagem toda.

Em nosso caso, todo dia na noite anterior fazíamos uma reserva em algum hostel bem baratinho para a próxima noite. Não tivemos nenhum problema fazendo isso. Utilizamos sempre o booking... mas, em tempos atuais temos a trivago tb rs

Quando ir?

Nossa viagem aconteceu em Junho para Julho, pois era o período que tínhamos disponibilidade. Tivemos que tomar alguns cuidados a mais por conta de neve e vento. Acredito que a melhor época para essa viagem seja o verão.

Preciso de um GPS?

Nós fomos com um GPS Garmin, todo atualizado nos paranaue, mas mesmo assim precisamos usar o mapa. Aquele de papel rs. Inclusive, foi bem legal se guiar pelo mapa. Aconteceu que em alguns pontos, principalmente na Carreteira Austral, o GPS nos deixou na mão.

Como passar nas fronteiras com o carro?

O procedimento é simples e até que rápido. Somente nas fronteiras entre grandes cidades que demorou um pouco mais. Para você não ter problemas para entrar no país:

- O carro precisa ter o seguro “Carta Verde” – É o seguro obrigatório para carros andarem pelo Mercosul

- Documento do carro em dia

- Caso seu carro esteja financiado ou em nome de terceiros, precisa de uma autorização para tráfego do veículo fora do território nacional (O pessoal que aluga tem que estudar um pouco como fazer tudo certinho)

- Carteira de motorista + RG ou passaporte

- Toda vez que você entra no Chile/Argentina a própria aduana faz um documento de entrada de veículo, ao sair você PRECISA apresentar esse documento e refazer o processo para a próxima fronteira

- Não pode cruzar fronteira com comidas perecíveis, grãos e frutas

O que preciso saber para não levar multas nas estradas?

Nós fomos de caminhonete... lemos muito sobre as possíveis chances de sermos parados por policiais corruptos e tudo mais... não tivemos esse problema, talvez por ser inverno e o fluxo ser menos intenso...

De qualquer forma, as principais regras para evitar multas e ser parado pela polícia são:

- Respeitar sempre o limite de velocidade e regras básicas do transito

- Cambão ou cabo de aço: Como parte da legislação da Argentina, o motorista precisa ter disponível esses itens para caso necessite um reboque

- Triângulo adicional: Não basta um triângulo, precisa de dois

- Kit de primeiros socorros: Sim, precisa

- Adesivo de velocidade máxima: Para veículos de grande porte como caminhonete, motor home, trailers...

- Faróis baixos acesos sempre

- Colete refletor

- Lençol branco: Diz a lenda que pedem um lençol branco para caso ocorra algum acidente fatal, poder cobrir o corpo...algo assim. Não há nada oficial, mas os boatos dizem que policiais já fizeram a requisição e se o motorista não tinha, cobraram uma multa... levamos por desencargo

Santiago a Mendoza

Onde comer?

Nós levamos todo o equipo de cozinha, para economizar. Bujãozinho de gás, panelas, talheres, tuppware. Claro que tentávamos ao máximo economizar, mas também fomos para curtir férias... as vezes comíamos em restaurantes, bares, tomavamos um vinho, uma cerveja... isso aumentou um pouco os gastos nesse quesito.

É importante projetar bem o quanto de comida você precisa dentro do período em que você está no mesmo país. Como disse a cima, existe uma série de alimentos que não se pode levar de um país ao outro. Como é necessário cruzar muitas vezes a fronteira Chile/Argentina, se você fizer muitas compras em um país e em poucos dias tiver que entrar no outro, vai ter que jogar fora.

Todos os dias, monta cozinha, guarda cozinha, monta cozinha, guarda cozinha

Carretera Austral, como é?

Muitas pessoas que decidem por fazer a expedição, querem e vão passar pela Carretera Austral! Vale muito a pena, a estrada é linda, as cidades próximas a Carretera são lindas. Mas, não é uma das mais seguras.

Foi na Carretera que tivemos um pequeno acidente e por muita sorte resolvemos rápido.

Acontece que toda a estrada é de Rípio, são aquelas pedrinhas em solo batido de terra que acaba tirando um pouco da estabilidade do carro. A Carretera tem elevação e muitas curvas sem Guard Rail, em nosso caso, muita neve também. Mesmo com as correntes nas rodas derrapamos, batemos e atolamos.

O nosso problema foi que no Outono/Inverno a estrada não é muito utilizada, havíamos visto somente 2 carros em quase 6 horas de direção. No ponto em que batemos estávamos a 80km da cidade mais próxima e já estava escurecendo.   

Tínhamos comida e água para alguns dias, mas bateu o desepero kkk. Por um milagre do destino, 10 minutos depois de atolarmos, um caminhão do exército Chileno passou e nos rebocou. Amem rs

a83eb4_bf24510f9e304d5fa0e16a30f55e911f~

a83eb4_4386778ef02642adada190af8f5b1eef~

a83eb4_c52c4f69964e4daf883de49832383dc3~

Videozinho que fizemos da Carretera (TGI era o nome antigo do blog)

mqdefault.jpg

Dicas Gerais
  • Viaje sempre com pelo menos água e comida para 2/3 dias

• Se houver espaço em seu carro, leve um galão a mais de gasolina

• Ande com papel moeda na carteira

• Cheque sempre os pneus

• Programe sempre o dia seguinte, o que vai comer, qual o caminho vai pegar

• Avise seus amigos e parentes onde você esta

• Tente ir o mais leve o possível, pois isso reflete em quanto seu carro vai fazer por km

• Nunca esqueça de abastecer.

Roteiro

Bem, aqui segue o roteiro que fizemos! Optamos por descer pela Carretera Austral e subir pela Ruta 3

Vou colocar a rota, porém houveram várias cidades que passamos mais de 2 dias para conhecer e passear

Ida

São Paulo – Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu – Resistencia

Resistencia – San Carlos Paz

San Carlos Paz – Mendoza

Mendoza – Santiago

Santiago – Pucon

Pucon – Bariloche

Bariloche – Coinhaque

Coinhaque – Puerto Tranquilo

Puerto Tranquilo – Calafate

Calafate – Puerto Natales

Puerto Natales – Rio Gallegos

Travessia de Ferry pelo Magalhães

Ushuaia

Volta

Na volta nós decidimos subir rápido, então houveram trechos que dirigimos muito tempo sem parar, foi relativamente rápido

Ushuaia – Comodoro Rivadavia

Comodoro Rivadavia – Puerto Madryn

Puerto Madryn – Buenos Aires (Foram quase 20horas no carro, um dormia e o outro tocava)

Buenos Aires – Entramos no Brasil pelo o Rio grande do Sul e seguimos até onde aguentamos

Não me lembro o nome da cidade em que paramos, foi uma bem pequena e dela voltamos para SP

Valor 

Muito bem, chegamos na parte que interessa a muitos rs

Com base em nossa viagem:

- Fomos com nosso próprio carro (Gasolina)

- Não acampamos, ficamos em hostels

- Comemos fora em alguns dias

Nosso foco foi ir econômico, mas com certas regalias. Sim, tem como gastar menos do que gastamos, principalmente no quesito acomodação e tempo de viagem.

Nossa intenção era uma viagem de aventura, mas queríamos curtir como uma viagem a passeio também e isso custou um pouco mais.

Carro e Gasolina

São aproximadamente 16.0000 km ida e volta. Leve em conta que existem coisas que você faz durante a viagem que aumentam essa km, como visitar pontos turísticos e tudo mais.

Durante a viagem também é necessário trocar o óleo do carro, dependendo o estado que o seu pneu começa a viagem, pode ser necessário trocá-lo durante o trajeto.

Em nosso caso tivemos que comprar as correntes e os itens obrigatórios mencionados.

Rodamos um total de 16.000 km levando em consideração a média de R$ 4,50 o litro da gasolina em nossa caminhonete que fazia 8km por litro = R$ 9.560,00

Itens obrigatórios, troca de óleo: Média de R$ 300,00

Comida

Íamos ao mercado com a lista pronta, tentávamos evitar ao máximo entrar nas conveniências dos postos de gasolina e definimos as principais cidades que gostaríamos de curtir um jantarzinho fora como Pucon, Bariloche, Santiago, Mendoza e Ushuaia.

Somando tudo, o que gastamos no dia a dia mais essas saídas pontuais, vinhos, cerveja... deu uma média de 55 reais por dia = R$ 2.310,00 (2 pessoas, 42 dias)

Acomodação

Nossa meta era se hospedar em locais que não passavam de 110,00 por noite, dentro disso o gasto geral ficou em torno de R$ 4.620,00 (2 pessoas, 42 dias)

Total: R$ 16.790,00 para duas pessoas em 42 dias de viagem

Ficarei feliz em tirar dúvidas que alguém possa ter, dar dicas e falar mais um pouco da viagem, vou deixar aqui algumas fotos da expedição!

a83eb4_fdc4615e8a23494aa1990cd7483da0ca~

a83eb4_754101d2edf14451b40f49b57e71c2d5~

a83eb4_da0eef875b32447c84fefabdc748062a~

a83eb4_d4701888168140c39616581d07d7917a~

a83eb4_8a5278f4edc24973b84dd2ea5429de7a~

a83eb4_8dc3439f191b41d19e8555c43bd202a8~

a83eb4_b92f75cbc8fe496bb6508a5739da6743~

a83eb4_632928ed23a148c1b0f995653eea4657~

a83eb4_8e5b60f7cce94b2dafb24329cf789ae8~

a83eb4_bc12629d29354b649ee5316867ace6c8~

a83eb4_600c24c978dd4d37a4ecd6c8e6e2d8c3~

a83eb4_4faf92960a6d444a9e393862d54ac7d2~SMLXL

a83eb4_9bcec34ccb154f1fb91b3399d4d5861e~SMLXL

a83eb4_07e74f849ef3492e9028d65e7cd7a73b~SMLXL

a83eb4_51b55de7a2404831870712cb7d274d6b~SMLXL

Postado
  • Membros

Boa tarde, Dominique!

Achei muito legal a aventura de vocês! Coragem enfrentar a friaca da inverneira! Vale muito pelas paisagens. Parabéns! Relato direto e reto, porém muito elucidativo.

Estou preparando uma viagem muito semelhante com a de vocês junto da minha esposa e do nosso pequeno para o mês de novembro/2018, só que faremos o caminho inverso.

O projeto é sair de Porto Alegre/RS descer pela ruta 3 até Ushuaia e depois subindo pela ruta 40, carreteira (Chile Chico a Futaleufu), subir até San Martin de Los Andes e voltar por Neuquen... 

A ideia é seguir o estilo econômico também. Tanto na hospedagem quanto no rango. Não temos muita frescura e o Miguel vai ser criado nesse clima. 

Por tudo que já pesquisei até agora, cheguei num valor quase idêntico ao de vocês para um período de 30 dias. São doze dias a menos, só que no início alta temporada.

Fiquei meio assustado procurando reservas no booking para ter uma ideia e muitos dos lugares recomendados aqui nos mochileiros e outros relatos já estão "reservados" ou os valores passam fácil de 150 reais para duas pessoas (crianças menos de 2 anos não pagam) mesmo em dormitórios compartilhados. Tudo que achei barato com reserva gratuita já fui pegando. Ir com mulher e filho pequeno e ter que ficar catando lugar para ficar está longe de ser o ideal. No máximo vou ir alterando pelo caminho. Aí até dá pra usar o airbnb também, que tem valores bem mais atrativos que o booking, só que cobra antecipado.

Por acaso tu tens alguma planilha contendo os locais de pernoites, restaurantes, custos e etc... da organização geral de vocês? 

Agradeço muito se puder me ajudar. Deixo também meu email augustofurtado.geo@gmail.com

Grande abraço!

Postado
  • Membros

Booking não coloca imposto,deve evitar pesquisar lá.

Em anos pela América, comprei nesse site pouquíssima coisa,prefira decolar.com e hotéis.com

São muito mais corretos e sem essas ciladas.

Postado
  • Membros
Em 17/03/2018 em 01:38, D FABIANO disse:

Booking não coloca imposto,deve evitar pesquisar lá.

Em anos pela América, comprei nesse site pouquíssima coisa,prefira decolar.com e hotéis.com

São muito mais corretos e sem essas ciladas.

Muito obrigado pela dica, Fabiano!

Abração!

Postado
  • Membros

Guto, já fiz algumas viagens de carro e nunca reservei nada, entendo o seu problema(filho pequeno), mas acredito que no período que vcs vão, apesar de ser início alta temporada não terá dificuldade em arrumar hospedagem mais em conta.

Na Argentina,  além do airbnb, Booking. ...muita gente alugar suas casas...e só chegar no centro da cidade e se informar. A disponibilidade é muito grande.

Neste caso vc tem que se programar para sair bem cedo  e chegar cedo no destino,  vai dar um pouco de trabalho mas, no meu caso valeu. Além do que reservar muito antes vc fica engessado naquele roteiro.

Sobre alimentação: em várias cidades os supermercados vendem comida pronta por quilo.

Postado
  • Membros
27 minutos atrás, casal100 disse:

Guto, já fiz algumas viagens de carro e nunca reservei nada, entendo o seu problema(filho pequeno), mas acredito que no período que vcs vão, apesar de ser início alta temporada não terá dificuldade em arrumar hospedagem mais em conta.

Na Argentina,  além do airbnb, Booking. ...muita gente alugar suas casas...e só chegar no centro da cidade e se informar. A disponibilidade é muito grande.

Neste caso vc tem que se programar para sair bem cedo  e chegar cedo no destino,  vai dar um pouco de trabalho mas, no meu caso valeu. Além do que reservar muito antes vc fica engessado naquele roteiro.

Sobre alimentação: em várias cidades os supermercados vendem comida pronta por quilo.

Opa! Beleza, Casal 100?

Eu fiz algumas reservas pelo booking porque tem cancelamento gratuito, sem necessidade de depósito, até uns 3 dias antes da chegada na cidade. Aí se ganha uma certa mobilidade.

Pesquisei e vi que no airbnb, apesar de ter várias opções, já tem bastante coisa alugada para novembro/dezembro. O Airbnb tem preços bem mais atrativos para alguns locais, mas tem que pagar antecipado pela reserva.

No hostelworld é o mesmo caso, embora o pagamento seja só uma pequena porcentagem. E buscando locais pelo site, grande parte dos mais baratos já se foram nas cidades mais concorridas, e em outras ele nem tem opção de hospedagem.

Aí dá para ver no decorrer da viagem e ir trocando de reservas, caso o valor compense. 

São várias e várias horas de estrada e ter um lugar te esperando também tem seu valor, já que não tem como prever como vai ser cada trecho. Vai que tenha stress no caminho e ainda na chegada tem a missão de arranjar lugar... Eu não me importo muito e sempre viajei vendo na hora hospedagem, mas a patroa já deu a dica de que se tiver a reserva ela fica mais tranquila. Tem que fluir na parceria as decisões. E como será a nosso primeira experiência em grandes distâncias e longo de tempo de viagem, melhor ir numa boa.

Ficar no compromisso de sair sempre cedo pra chegar cedo, dada certa imprevisibilidade do tempo e demais adversidades que possam aparecer, também dá uma "engessada" na viagem.

Vou ficar esperto nessa da comida pronta nos supermercados.

Agradecido pelas dicas!

Abração!

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 15/03/2018 em 17:59, Gutoblack disse:

Boa tarde, Dominique!

Achei muito legal a aventura de vocês! Coragem enfrentar a friaca da inverneira! Vale muito pelas paisagens. Parabéns! Relato direto e reto, porém muito elucidativo.

Estou preparando uma viagem muito semelhante com a de vocês junto da minha esposa e do nosso pequeno para o mês de novembro/2018, só que faremos o caminho inverso.

O projeto é sair de Porto Alegre/RS descer pela ruta 3 até Ushuaia e depois subindo pela ruta 40, carreteira (Chile Chico a Futaleufu), subir até San Martin de Los Andes e voltar por Neuquen... 

A ideia é seguir o estilo econômico também. Tanto na hospedagem quanto no rango. Não temos muita frescura e o Miguel vai ser criado nesse clima. 

Por tudo que já pesquisei até agora, cheguei num valor quase idêntico ao de vocês para um período de 30 dias. São doze dias a menos, só que no início alta temporada.

Fiquei meio assustado procurando reservas no booking para ter uma ideia e muitos dos lugares recomendados aqui nos mochileiros e outros relatos já estão "reservados" ou os valores passam fácil de 150 reais para duas pessoas (crianças menos de 2 anos não pagam) mesmo em dormitórios compartilhados. Tudo que achei barato com reserva gratuita já fui pegando. Ir com mulher e filho pequeno e ter que ficar catando lugar para ficar está longe de ser o ideal. No máximo vou ir alterando pelo caminho. Aí até dá pra usar o airbnb também, que tem valores bem mais atrativos que o booking, só que cobra antecipado.

Por acaso tu tens alguma planilha contendo os locais de pernoites, restaurantes, custos e etc... da organização geral de vocês? 

Agradeço muito se puder me ajudar. Deixo também meu email augustofurtado.geo@gmail.com

Grande abraço!

Opa, tudo certinho Guto? 

Me desculpe a demora, estava em uma outra aventura e retornei hoje! Fiquei sem internet por alguns dias rs.

Li o que o pessoal falou aqui e tudo é bem válido. Quando fui em 2014, o booking era uma boa opção, mas de fato, fiz agora uma viagem ao Chile e no booking nunca mostra a tarifa... Me parece que se paga em dólar não há essa cobrança, porém se pagar com cartão ou efetivo tem. 

De fato, disponibilidade sempre há, mas entendo a preocupação por viajar com criança! Acho que já deixar tudo reservado te da uma paz. 

Vi que sugeriram chegar cedo nas cidades para alugar casa, pode ser uma opção, seria necessario dirigir a noite para chrgar pela manha...mas eu não recomendo dirigir pela noite... Uma grande parte das estradas sao de uma faixa de ida e outra de volta... A noite não é muito bem sinalizada e se tiver algum motorista vacilando pode ter algum acidente... além de que o ponto máximo, para nós pelo Menos, foi olhar a paisagem das estradas de dia que são incríveis.

Uma coisa importante... Algumas aduanas mais ao sul fecham as 7 da noite! Quebrei a cara uma vez...saindo de Bariloche não chegamos a tempo e tivemos que dormir em um hostel de última hora! Foi fácil achar, mas n tinha calefação quase viramos picolé rs

E quanto a planilha, puxa infelizmente  ao tenho com a acomodação e tudo mais. 

Na época ficamos em hostes beeem baratinhos e como já foi há 4 anos pode ser que os preços subiram um pouco! 

A comida a gente fazia um cardápio mesmo e ia comprar no mercado. Levamos aqueles fogareiros de butano e cozinhavamos na rua mesmo, quando estávamos indo para alguma cidade.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Olá Dominique!!

Amei seu post, super sincero... vai me ajudar bastante!! Sou apaixonada por viagem, minha pequena família ( eu marido e filho de 11 anos ) turistamos bastante, nosso insta é @familiaturistando ( desatualizado um pouco ) mas lá vc pode ver um pouquinho que gostamos de aproveitar cada momento pra conhecer um lugar novo!! Há 2 anos, fizemos uma viagem pelo Sul do Brasil de carro ( Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ) tinhamos só 18 dias e foram 4652km rodados hehehe e agora no final do ano teremos  33 dias e queremos fazer a mesma viagem que vc fez!!  Suas informações ajudaram bastante e aguçaram tbm!! hahaha posso mais pra frente te fazer algumas perguntas??  Parabéns pela aventura, coragem e as fotos maravilhosas!!

Abraços, 

Renata

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.