Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

17 dias pela Patagônia de ônibus

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Depois de 5 meses de planejamento, no primeiro dia do ano peguei um avião rumo à Patagônia!

Eu deveria estar super feliz, mas ao invés disso eu estava triste e com um nó enorme na garganta.

Foi minha primeira viagem sozinha. Desejei tanto essa viagem e no meu ímpeto de conhecer o mundo me esqueci que, na verdade, eu sou uma pessoa tímida. É uma luta brava ter que interagir com desconhecidos. Mas não tinha mais jeito. Bastaram 5 minutos de coragem insana. Fui. Ainda bem.

A viagem durou 17 dias, que dividi - não proporcionalmente - entre a Patagônia Argentina e a Patagônia Chilena.

Fiz o roteiro da seguinte forma: São Paulo ⇒ El Calafate ⇒ El Chaltén ⇒ Puerto Natales ⇒ Torres del Paine ⇒ Punta Arenas ⇒ Ushuaia ⇒ São Paulo.

Cheguei em El Calafate pela manhã, peguei um transfer no aeroporto - que custou 180 pesos - deixei minha bagagem no hostel e fui conhecer a cidade. A cidade é pequena, a rua principal me lembrou Campos do Jordão, só que mais simples. Apesar disso, os preços são bem salgados por lá. Os mercados não tem tantas opções e os restaurantes, em grande variedade, também não tem preços muito convidativos. Li muito sobre cada um dos destinos e fui distribuindo os dias de acordo com os meus objetivos em cada um desses lugares. 

Na volta, almocei num restaurante chamado Rutini: sopa de abóbora, um filé a milanesa napolitano com fritas e uma Quilmes. Paguei 430 pesos. Algo em torno de 60 reais.Caminhei por aquelas ruas tranquilas até o Lago Argentino. Fiquei um bom tempo lá fotografando e sentindo o vento bater no rosto. Vi alguns flamingos de longe e também vi alguns canos de origem duvidosa desembocando no lago. Uma pena. 

Gastei mais 300 pesos no mercado comprando frutas, amendoim, suco, água, um pacote de pão, um pote de doce de leite e uma peça pequena de mortadela. Isso foi meu almoço, janta e lanche para os próximos dias.

Em El Calafate meu principal - para não dizer único - objetivo era conhecer o Glaciar Perito Moreno, uma das maiores geleiras do mundo. Então comprei um passeio na própria recepção do hostel: Tour Alternativo Al Glaciar Perito Moreno. Esse passeio, além de levar ao parque, passa por um caminho "alternativo", vai por dentro da Estância Anita, atravessada pelo rio Mitre, a maior e mais importante da região. O tour é muito atrativo porque o ônibus vai parando na estrada, os turistas descem e tiram fotos à vontade e os guias vão contando histórias - muito interessantes, sobre a colonização da província - que você não saberia de outro modo. O tour custou 800 pesos e o ingresso do parque - pago somente em dinheiro, na entrada do parque - saiu por 500 pesos. Foi barato? Não. Valeu a pena? Muito!

Esses passeios, e qualquer outro, são fáceis de encontrar. Há muitas opções de agências no centro da cidade. Se você for mais ansioso (a), também tem a opção de comprar antecipadamente, pela internet.Chegando no parque, a estrutura surpreende. São quilômetros de passarela, nos mais diferentes ângulos, para você apreciar o Glaciar Perito Moreno e toda a natureza daquele lugar fantástico. Foi uma das coisas mais incríveis que eu já vi na vida. Me faltam palavras para descrever. É majestoso. A natureza é maravilhosa.

Fiz o passeio mais simples do parque: a pé, através das passarelas. Mas vale lembrar que existem passeios de barco e caminhadas em cima da geleira também. 

O que eu te digo sobre esse lugar: você precisa ver de perto. Não há foto ou vídeo capaz de reproduzir toda a sua grandiosidade. Os sons do gelo caindo, o sol refletindo naquela imensidão branca, os inúmeros tons de azul, os pássaros, o vento. Tudo. A natureza é perfeita. Cada pedacinho dela. 

Espero que esse relato tenha te deixado, no mínimo, curioso para ver com seus próprios olhos.

Fico por aqui, mas logo eu volto para continuar contando a minha aventura pela Patagônia.

O melhor ainda está por vir!

Ah! E o que eu aprendi até aqui: encare seu medo.

Até logo, aventureiro!

IMG_20180102_083916173_HDR.jpg

IMG_20180102_102550762.jpg

IMG_20180102_111106730.jpg

IMG_20180102_130806307.jpg

IMG_20180103_092226976.jpg

IMG_20180103_120426887_HDR.jpg

IMG_20180103_120812903_HDR.jpg

IMG_20180103_132819977.jpg

• Respostas 87
  • Visualizações 37.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Bruna Crasnojan Chicano
    Bruna Crasnojan Chicano

Depois de 5 meses de planejamento, no primeiro dia do ano peguei um avião rumo à Patagônia! Eu deveria estar super feliz, mas ao invés disso eu estava triste e com um nó enorme na garganta.

Bruna Crasnojan Chicano

Depois de dois dias em El Calafate, tomei um ônibus rumo à El Chaltén: o paraíso do trekking!  El Chaltén está dentro da reserva do Parque Nacional Los Glaciares. Em alta temporada é bem fác

Bruna Crasnojan Chicano

Depois de voltar de El Chaltén, passei mais uma noite em El Calafate, pois no dia seguinte eu iria de ônibus para Puerto Natales, no Chile. A cidadezinha funciona mais como uma espécie de "cid

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Depois de dois dias em El Calafate, tomei um ônibus rumo à El Chaltén: o paraíso do trekking! 

El Chaltén está dentro da reserva do Parque Nacional Los Glaciares. Em alta temporada é bem fácil ir de El Calafate à El Chaltén, e vice-versa. Há ônibus saindo de ambas rodoviárias todos os dias e em diferentes horários. Ainda assim, durante o planejamento, li em vários lugares que as passagens são bem concorridas, se deixadas para última hora. Comprei antecipadamente pela internet. Toda a minha viagem pela Patagônia, entre Chile e Argentina, foi feita de ônibus, e comprei todas as passagens antecipadamente. Não tive qualquer problema, mas atenção: leve o ticket impresso. (E claro, lembre-se: para entrar no Chile, é preciso passaporte). Ao final desse post, deixo o link para compra. Em algumas rodoviárias foi cobrada uma "taxa de embarque", na hora de embarcar. Eu não me recordo o valor exato, mas era irrisório.

Chegando em El Chaltén, o ônibus pára obrigatoriamente no centro de visitantes. Funciona como um pequeno museu, um local de boas vindas e, o mais importante: um ponto de orientação. Os guias dão uma breve palestra, falam sobre as trilhas, a previsão do tempo, os melhores dias para visitar cada ponto e claro, a importância do turismo sustentável. São duas salas, além da recepção, uma para  para cada idioma: inglês e espanhol.

A cidade tem duas ruas. Sério. Mas isso não faz a menor diferença, afinal você está indo lá para fazer trilhas e ficar no meio da natureza, certo?

Assim como El Calafate, em El Chaltén existe várias opções de hostel. Eu pesquisei bastante e optei por ficar numa Estância. E eu faço questão de falar dela aqui, porque eu fui muitíssimo bem acolhida naquele lugar. 

Fiquei na Estância La Quinta. O sr. Fred, umas das pessoas incríveis que conheci por lá, cuida da Estância e de seus hóspedes com a maior alegria. A hospedagem fica bem na entrada de El Chaltén, e se você tiver pique, você pode sim ir de um lado para o outro andando. A pé, dá uma meia hora caminhando, sem pressa. Mas, para todos os efeitos, eles tem serviço de transfer. 

Dentro da Estância você pode acessar algumas trilhas. A principal delas é uma trilha para o Lago Viedma. Foi nessa trilha que eu vi e comi o calafate - a fruta que dá nome à cidade vizinha - pela primeira vez.
Acho que nunca dormi tão bem na minha vida. O silêncio só era interrompido pelo vento.

O guia lá do centro de visitantes havia dito que seria perfeito para ir até o Fitz Roy no dia seguinte. E segundo ele, não é sempre que isso acontece. Fitz Roy é o ponto mais buscado em El Chaltén. E graças ao tempo firme, ensolarado e com poucas nuvens, no dia seguinte eu iria até lá descobrir o porquê.

A trilha começa no fim da rua principal. Não tem como não encontrar. A partir da rodoviária você caminha uns 15 minutos, em linha reta, e encontra a sinalização do início da trilha. 

Sei que muitas pessoas talvez tenham receio de fazer trilhas sozinho. Aqui isso não é problema. Não tem como se perder, é muito bem sinalizado e na alta temporada você acaba encontrando pessoas pelo caminho na maior parte do tempo. Ainda assim, se você se sentir inseguro em algum trecho, pare por 5 minutos e aguarde alguém passar por você. Siga naquela direção (hahaha). Vai com fé!

Alguns lembretes importantes: leve água. Existem pontos, durante a trilha, em que você pode abastecer sua garrafinha, mas no início da trilha água é escassa. Leve também um lanche. Ou dois (tudo depende da sua fome haha). Mas falando sério: leve alimentos de alto teor energético. Não leve peso desnecessário, se você não vai acampar em um dos campings de lá, não leve nada além do estritamente necessário para passar o dia bem. Filtro solar! Passe filtro solar! E o mais importante, não cometa o mesmo erro que eu cometi: nunca, JAMAIS, deixe para amaciar suas botas lá.

Me dá até vergonha de admitir, mas eu ainda sou um ser humano sedentário. Nos meses anteriores à viagem, eu ia casualmente correr no parque, principalmente porque a cereja do meu bolo nessa viagem seria o Circuito W, em Torres del Paine, que vou relatar mais para frente. Nesse tipo de viagem eu deveria, no mínimo, ser o tipo de pessoa que faz caminhadas diárias. Mas não, eu não me preparei como deveria, nesse sentido. Isso não foi impeditivo, eu fui e fiz tudo o que eu queria, mas foi extenuante e esse sofrimento é completamente dispensável.

Eu iniciei a trilha às 09:30h da manhã. A trilha para chegar à Laguna de Los Três, base do Fitz Roy, tem 10 km - há marcações ao longo da trilha - eu fui pelo caminho do mirante  (Mirador Fitz Roy) e retornei pela Laguna Capri.

O último quilômetro de trilha é uma subida totalmente íngreme, que eu apelidei carinhosamente de "meldelsquequeeutofazendoaqui!" (agora eu dou risada, mas na hora não foi tão engraçado hahaha), com vários pontos onde você escala pedras. Se você tiver aqueles bastões de trekking, leve com você.

Não suba, em hipótese alguma, se o tempo tiver ruim. Primeiro porque você não verá nada, literalmente. E segundo: se você cair e morrer, essa viagem acaba. E nós não queremos isso, não é mesmo? 

Eu não queria te contar, mas depois de você escalar as pedras, você ainda tem um curto trecho a percorrer, para chegar à Laguna de Los Três. É importante para o seu psicológico, enquanto você se pendura nas pedras, pensar que já já você chega e o trecho vai ser reto e lisinho (hahaha). Mas enfim, tem mais um pedacinho e uma "subidinha", é um pouco escorregadio - terra solta, parece areia - e você precisa se apoiar para não cair. Um senhorzinho que viu que eu estava parada, pensando em como eu ia fazer para o tombo doer menos, parou e me estendeu a mão. Depois um outro rapaz fez o mesmo. Como eu amo a gentileza das pessoas! 💗

São 9 km para chegar aos pés dessa subida (eu cheguei aqui às 13h). A subida em si tem 1 km apenas e eu levei 1:40h para concluí-la e chegar à Laguna de Los Três e ver o Fitz Roy de pertinho.

Pra descer todo santo ajuda e eu levei 1:15h. Fiz a trilha de volta, e cheguei à cidade às 19hs. O céu ainda estava azul.

Eu cheguei na hospedagem um farrapo humano. Um farrapo humano feliz e orgulhoso.

Dicas valiosas:

➼ Não deixe de passar pela Laguna Capri, é maravilhosa e vale totalmente a pena.

➼ Mesmo que o dia esteja ensolarado, lindo, quentinho e feliz, vá agasalhado. Eu li muito sobre isso e - graças a Deus - segui à risca. Caminhei um tempinho sem blusa, porque o tempo esquentou, mas logo precisava vestir novamente, porque o vento era super gelado.

➼ Leve luvas, touca e cachecol. Vá com uma camiseta de rápida absorção de suor e uma jaqueta corta vento (de preferência, daquelas forradas com fleece). Lá em cima, nos momentos que precisei tirar as luvas para fotografar, as mãos congelavam. A touca é importante por causa do vento. Se você não cuidar das suas orelhinhas, você vai ter dor de ouvido. Vai por mim.

➼ Passe filtro solar e não vire o camarão na neve.

➼ A idade não te impede de nada aqui. O que te impede de fazer coisas assim é o condicionamento físico. Então se prepare. Não precisa ser o frequentador mais assíduo da academia, mas faça caminhadas regulares, pelo menos (e não evite as subidas 😉).

➼ Carregue todo o seu lixo com você e obedeça a sinalização. Existem áreas em recuperação e estão sinalizadas. Não caminhe nessas áreas.

➼ Não faça barulho, não grite, se for ouvir música, coloque fones de ouvido. Você está de passagem, mas animais vivem ali. Não seja o sem noção da trilha.

➼ Se você precisar sair da trilha para coletar água, seja cuidadoso com o ambiente.

➼ Existe um banheiro no km 9 da trilha. Eu não sei qual é a condição lá dentro, mas.... Enfim, se não puder aguentar, faça as suas necessidades a pelo menos 200 passos da água. Jamais na água ou próximo a ela.

➼ E essa eu vou escrever por último pra você não esquecer: jamais deixe para amaciar suas botinhas (assassinas) em situações como essa. Seja - bem - mais esperto (a) que eu!

No mais, divirta-se, você merece!

Onde comprei minhas passagens no trecho El Calafate/El Chaltén:

Link para acessar a Chaltén Travel.

Link para acessar o Plataforma 10.

O que eu levei de El Chaltén: a gentileza. Na rodoviária, na hospedaria, na trilha.

O que eu aprendi aqui: leve o tempo que precisar levar. Pare quantas vezes for necessário. Mas não desista!

Até logo, aventureiro!

IMG_20180104_112730207.jpg

IMG_20180104_141637907.jpg

IMG_20180104_151235018.jpg

IMG_20180105_093206469.jpg

IMG_20180105_105359705.jpg

IMG_20180105_110225725_HDR.jpg

IMG_20180105_115714240.jpg

IMG_20180105_123315846_HDR.jpg

IMG_20180105_144120275.jpg

• Silnei changed the title to 17 dias pela Patagônia de ônibus
Postado
  • Autor
  • Membros

Depois de voltar de El Chaltén, passei mais uma noite em El Calafate, pois no dia seguinte eu iria de ônibus para Puerto Natales, no Chile.

A cidadezinha funciona mais como uma espécie de "cidade dormitório". O objetivo dos turistas ali é o Parque Nacional Torres del Paine. A estrutura da cidade é voltada para o turismo de aventura, existem muitas lojas especializadas em produtos de camping, trekking e coisas do tipo.Puerto Natales é uma cidade pequena, as ruas são planas, o centrinho é super bonitinho e as lembrancinhas são caras. Rapaz, como são caras! 😱

Deixei El Calafate numa manhã de domingo e fui para Puerto Natales. Meu vizinho de banco de ônibus era um senhorzinho australiano, que falava um pouco de português. Quando o motorista pediu para ver os passaportes e esse senhor viu o meu passaporte brasileiro, ficou todo contente. Por algum motivo as pessoas sorriem quando descobrem que você é do Brasil. 😊 

Me contou que uma vez por ano ele faz viagens assim. A esposa dela estava na Austrália, achou muito longe, mas ele veio conhecer as famosas Torres del Paine. 

Cheguei na cidade por voltas das 14h, peguei um táxi e fui para o hostel. Eu poderia ter ido caminhando da rodoviária até o hostel. Não é exatamente perto, mas a cidade é plana, fácil de andar e se localizar. Mas precisei pegar um táxi. Meu mochilão estava muito pesado e eu havia judiado muito dos meus pés amaciando as minhas botinhas para ir até o Fitz Roy, em El Chaltén, lembra? 

Os táxis lá cobram valores fixos, que variam de 2000 à 4000 pesos chilenos, se não me engano, dependendo o horário do dia. Os preços geralmente ficam fixados no para-brisa do carro. 

O taxista foi muito bacana, me mostrando a cidade ao longo do caminho (apesar dele ter tentado me dar um nó na hora de me devolver o troco). 🙈

Cheguei, deixei as coisas no hostel - dessa vez fiquei num quarto compartilhado feminino - e saí para andar na cidade. A cidade estava bem cheia, apesar do dia frio e chuvoso. 

E eu estava me sentindo profundamente melancólica e sozinha. 

Achei uma lanchonete e comi um hambúrguer. Andei um pouco na avenida costaneira que beira o Seno Ultima Esperanza. Entrei em algumas lojinhas. Voltei pro hostel.

Eu resolvi reservar um dia inteiro lá para arrumar o mochilão com calma, comprar alguma comida que faltasse para o camping, o gás para o meu fogãozinho e descansar bem. Fiz isso no dia seguinte.

Existem algumas coisas que você pode fazer estando em Puerto Natales: visitar a Cuevo del Milodon é uma delas, mas ficou para a próxima. 

Lá também tem um cassino, há quem goste. E os pontos turísticos clássicos, como o "Monumento la Mano", o "Monumento al Viento", a estátua do Milodon, as placas de tsunami... lugares onde você pode tirar uma foto pra guardar de recordação.

Ainda nesse dia tive a felicidade de conhecer duas viajantes que, assim como eu, estavam viajando sozinhas pela primeira vez, buscando o mesmo que eu. Colombe - advogada belga - e Bárbara - italiana que trabalhava no comitê de esportes de Londres. Sabe quando você encontra com alguém e parece que são amigos de infância? Pois é. Fomos jantar juntas no restaurante do hostel e ficamos conversando sem ver a hora passar - ainda bem que eu já havia arrumado o mochilão para a aventura que se iniciaria no dia seguinte. A ansiedade não ia me deixar dormir de qualquer maneira! 

No dia seguinte acordei super cedo, tomei café (só por comer mesmo, porque a ansiedade não me deixava ter fome) e o rapaz do hostel chamou um táxi para mim, para eu ir até a rodoviária. Eu vou confessar: eu estava apavorada com a ideia de passar 4 noites acampando sozinha em Torres del Paine. A minha mochila parecia pesar uma tonelada e eu estava com uma baita machucado no calcanhar. 💘

As minhas novas amigas iriam fazer passeios bate e volta lá no parque, e começariam pela ponta oposta do meu circuito, então eu iria sozinha. Eramos só nós, minha mochila e eu. A coragem não veio nesse dia, ficou dormindo. Mas eu estava acordada e não dava pra voltar atrás. Fui - apavorada - mas fui. Fui pra maior aventura da minha vida até aqui.

E no próximo post, eu te conto porquê!

O que eu aprendi até aqui: "tudo o que você precisa é de um minuto de coragem insana".

Até a próxima, aventureiro! 😁

IMG_20180107_174456441.jpg

IMG_20180107_174959414.jpg

IMG_20180107_182719664.jpg

IMG_20180113_153955341.jpg

IMG_20180113_193553769.jpg

IMG_20180113_202459502_HDR.jpg

IMG_20180113_203440743.jpg

Editado por BrunaKC

• Silnei featured this tópico
Postado
  • Membros

Bruna, você acha que dá pra fazer um bate-volta de El Calafate para El Chaltén de carro para fazer a trilha da Laguna de los Três? 

ou então quais trilhas daria para fazer nesse bate-volta?  

Estou acompanhando seu tópico, está sendo muito útil para minha viagem!

Obrigada!!!! 😄

Postado
  • Autor
  • Membros

@isaribeiro 

10 horas atrás, isaribeiro disse:

Bruna, você acha que dá pra fazer um bate-volta de El Calafate para El Chaltén de carro para fazer a trilha da Laguna de los Três? 

ou então quais trilhas daria para fazer nesse bate-volta?  

Estou acompanhando seu tópico, está sendo muito útil para minha viagem!

Obrigada!!!! 😄

Oi Isa!

Obrigada! 😊

Dá pra fazer bate e volta, mas eu não recomendaria, é bem cansativo. Se você for bem cedinho, você consegue fazer a trilha, mas tente passar a noite lá e voltar no dia seguinte.... Eu fui de ônibus e foram umas 3 horas de percurso.

Estou anexando um mapa com as trilhas e seus tempos, dá uma olhadinha....

Conte comigo para o que precisar! 

mapa el chalten.jpg

Postado
  • Colaboradores

Adorando seu relato e parabéns pela viagem, Bruna!

A Patagônia está no topo da minha lista de destinos a conhecer ano que vem e suas dicas serão bem úteis.

Postado
  • Autor
  • Membros

@luizh91 

13 minutos atrás, luizh91 disse:

Adorando seu relato e parabéns pela viagem, Bruna!

A Patagônia está no topo da minha lista de destinos a conhecer ano que vem e suas dicas serão bem úteis.

Obrigadão, meu querido!

Você vai amar, a Patagônia é mágica, não conheço ninguém que não tenha se apaixonado!!

Conte comigo para o que precisar! 😄

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.