Ir para conteúdo

Viena - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Cris, eu também tento seguir ao máximo o lema "Em Roma, como os romanos".

 

Pelo menos uma parte de nós seguirá este lema. Se todos vão seguir, só saberemos quando arrumarmos a mala. Caso seja necessário desrespeitar o lema, começaremos pelas coisas mais pesadas e grandes. Provavelmente o meu sapato social... heheheh...

 

Descobri que alguns colegas de amigos meus estiveram lá e foram de roupa de turista normal. Mandaram me falar que minha preocupação era bobagem. Teve um que comprou bilhete para assistir uma ópera naqueles lugares mais caros e foi bem à vontade, nada de gravata ou paletó. E a esposa foi com roupa normal que segundo ele "ela usa quando saem para jantar fora". Enfim, eu e minha esposa ficaríamos pouco à vontade.

 

Esta meia-calça de fleece parece ótima dica para mulheres. Minha esposa gostou da ideia. Corri para pesquisar e tentar comprar pela Internet, mas não encontrei em lugar nenhum. Muita gente indica uma da Renner, que inclusive é muito barata em relação a produtos para frio intenso, mas não está disponível nem na própria Renner. O problema realmente é o aquecimento interno. Não esqueço da primeira vez que entrei num lugar aquecido usando camisa e calça segunda pele por baixo de roupa social.

 

A sacolinha com o calçado reserva é salvadora para nós. E o toilette antes de entregar as coisas na chapelaria é a solução final para todos as nossas dúvidas. Agora o traje só depende do espaço nas malas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fernando,

 

A minha meia calça de fleece é a da Renner mesmo! Eu tenho 3 delas, na verdade! Comprei duas em 2013 a outra ano passado. Mas depois, a partir das coleções de primavera de 2014, não vi mais ela nas lojas (eu moro em Porto Alegre, a matriz da Renner e aqui tem lojas em todos os lugares).

 

Pena que tu não encontraste nem mesmo na loja on-line. A tal meia é realmente eficiente, mesmo não sendo de marca específica para o frio e tinha um ótimo preço.

 

A outra meia calça que eu sempre levo para o inverno é a de fio 210. É da marca Trifil, também não custou uma fortuna, mas eu apenas encontrei essa meia em 2013. Depois, eu nunca mais a vi nas lojas. Como é fio 210, é muito resistente, não rasga e nem puxa fio. Tente encontrar, de repente em uma loja específica para lingeries ou meias.

 

Dê estas dicas para a tua esposa!

 

E outra coisa, confirmo as informações dos teus conhecidos. As pessoas na Europa (pelo menos na Alemanha e mesmo em Viena) não ligam muito para o traje que você está usando. É claro que você vai encontrar senhoras com vestido longo, de seda, rendas, tafetá e paetês, mas também vai encontrar gente vestida de forma simples (com roupas que você usaria mesmo para ir jantar em um restaurante) ou mesmo de calça jeans. Você não vai ser barrado por isso e ninguém vai te olhar feio.

 

Abs,

 

Cris K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Deixo registrado aqui que Viena é uma cidade realmente muito bonita, fiquei 6 dias lá e não foi suficiente pra ver tudo que tínhamos planejado.

 

O Lago dos Cisnes na Ópera foi uma das coisas mais bonitas que vi em toda a minha vida e teria valido à pena até comprar bilhete para um lugar um pouco melhor e mais caro. As crianças ficaram encantadas e nem perceberam as 3 horas totais do espetáculo. Ficaríamos mais tempo lá tranquilamente.

 

Vou comentar sobre algumas atrações menos faladas que gostamos.

A HausDerMusik é um lugar sensacional para quem gosta de música. Crianças se divertem bastante lá.

O zoológico no Schönbrunn é diversão garantida para adultos e crianças afinal não é todo dia que temos a chance de ver um urso polar ou um urso panda ao vivo.

O museu do relógio tem relógios de todos os tipos e épocas. E coisas bem bizarras e interessantes.

A proximidade com Bratislava viabiliza passar o dia lá. Foi das melhores coisas da viagem, nós gostamos muito do centro histórico de Bratislava. Bonito e charmoso.

 

Mas não posso deixar de registrar o que eu considerei uma furada.

O treino diário dos cavalos na Escola Espanhola de Equitação. Recebeu o meu prêmio pessoal de maior roubada de todas as minhas viagens é disparado a maior armadilha pra pegar dinheiro de turista que eu já fui vítima. É caro e entediante. Só vale à pena para quem nunca viu um cavalo, nunca viu alguém cavalgar e ama cheiro de cocô de cavalo.

Não estou brincando não. São duas horas entediantes em que a única coisa que acontece é cavaleiro subir em cavalo ficar andando pra lá e pra cá. Passa meia hora e o cavaleiro desce e o cavalo é recolhido. Só isto. A maioria das pessoas fica no máximo uns 20 minutos. Nós ficamos até o fim (duas horas sofridas) na esperança de que algum cavalo fosse pelo menos saltar sobre uma fita entre 2 postes no centro do lugar. Nada disto. Não acreditávamos que a atração pudesse ser apenas aquilo. A única coisa emocionante que acontecia era quando um funcionário flagrava alguém fotografando ou filmando o "treino" e acontecia um bate-boca. Lamento profundamente os cerca de 30 euros que deixamos lá.

 

Assistir um concerto no Musikverein naquela área em pé não vale à pena. Tem que sair correndo quando abre a porta pra pegar um lugar na frente. É absurdamente cansativo e o público realmente não vai lá para apreciar o concerto. Como não saimos correndo feito loucos pra pegar lugar na frente, optamos por sentar no chão no fundo ao lado de outras pessoas porque não é fácil ficar em pé mais de uma hora com uma pessoa desconhecida respirando grudada na nossa nuca. A acústica não é nada demais nesta área e o silêncio não é absoluto. 6 euros jogados fora por cada um de nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fernando,

 

Ótimo relato, agradeço as dicas compartilhadas.

Pra mim, Vienna é uma das cidades mais bonita da Europa, especialmente no verão com seus lindos parques e cafés.

Não sei se você teve a oportunidade de conhecer os Heuringers nos arredores de Vienna, parece uma viagem no tempo,muito legal.

 

Abraços,

Makiley

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Viena é espetacular, pra mim supera algumas das cidades mais renomadas da Europa, como Paris, Berlim, Amsterdam. Andar por lá é muito agradável, especialmente na região central próximo ao Danúbio. Tudo lá é muito bem organizado e tem grandes proporções.

 

Uma coisa comum que vejo no mochileiros é pessoas que passam 1 ou 2 dias em Viena, às vezes só como passagem mesmo entre as tão badaladas Praga e Budapeste. Grande erro, porque Viena está no nível dessas e as supera em muitos quesitos, apesar de que a Europa Central como um todo é, na minha opinião, a joia do continente.

 

Viena merece no mínimo 3 dias só pra ela, e mais do que isso não é nenhum exagero. Não entendo como não é uma cidade tão valorizada como algumas outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Makiley, só saimos da área mais central para irmos a Bratislava.

 

Estávamos com duas crianças e os passeios foram todos planejados para que a viagem fosse interessante para elas.

Considerando o que você comentou e o que o João complementou logo abaixo do seu comentário, aconteceu algo curioso no meu planejamento.

 

Inicialmente meu plano era ficar uns 8 ou 9 dias em Viena. A viagem seria apenas pra lá. Mas pelo que todo mundo dizia nos fóruns, conclui que seria um exagero, que não teria tanta coisa pra fazer lá que justificasse tanto tempo. Os próprios guias de turismo (Lonely Planet, Frommers, etc) que eu consultei reforçaram esta impressão, especialmente porque não parecia existir nenhuma cidade interessante próxima para fazer um bate-e-volta a não ser Bratislava. Muitas visitas a museus não estavam nos planos para não tornar a viagem chata para as crianças. Fácil motivá-las em um ou 2, mas acima disto fica difícil. Sendo assim, quebrei minha viagem, reservamos 5 dias e meio para Viena e optamos por completar a viagem com Budapeste, onde eu já havia ido e gostado, mas minha família não. Fiz meu planejamento de passeios em Viena e lá fomos nós.

 

Resultado: não conseguimos fazer tudo que planejei porque algumas atrações demandaram mais tempo que imaginávamos, fizemos algumas coisas com pressa e outras coisas ficaram para uma próxima ida.

 

Vários museus têm atividades específicas para crianças. Não sei se conseguiríamos desfrutar de algum destes programas, já que em boa parte as atividades ocorreriam apenas na língua alemã, mas gostaríamos de ter tentado. Ficou pra próxima vez.

 

Não deu para sentar num lugar e observar, algo que gosto muito de fazer, jogar conversa fora observando as coisas. E ainda teve o fato de que em fevereiro os dias são curtos, mas isto eu já sabia.

 

Enfim, gostei muito de conhecer a cidade. Outras partes da Áustria certamente estarão nos planos de viagens futuras. Viena provavelmente também.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

O leste e o centro são espetaculares, mas as outras partes também. A Europa inteira é demais, tenho plano de conhecer ela por completo até o final da minha vida, desde os Bálcãs até a Islândia e a Escandinávia.

 

Concordo que algumas cidades levam uma fama exagerada, como Paris por exemplo, que achei incrível, mas que possui muitas outras no nível dela. Paris tem a questão da história por trás da cidade, por ter sempre sido uma cidade das mais famosas do mundo e por tudo o que ela representa; mas se falarmos de turismo e do que oferecem aos viajantes, há cidades que a superam em muitos quesitos. Mesmo assim, não se feche para as cidade mais famosas, elas não tem a fama à toa.

 

Viajei por algumas partes da Europa bem distintas entre si, e conclui que é um continente sem igual, onde vc pisar vai se surpreender.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha eu aqui de novo já planejando a próxima viagem!!

 

Estive em Viena em fevereiro de 2013 e irei mais uma vez para lá em novembro (graças ao fato de eu ser maluca e viciada em viagem, e de mal ter voltado de férias em janeiro e ter aparecido agora em março a promoção da TAP para emitir passagem por metade das milhas necessárias).

 

Depois de Viena, irei a Budapeste, de trem (Railjet).

 

Em 2013, eu cheguei em Viena nesse mesmo trem, tendo embarcado em Munique. Naquela época, o trem parou em Viena na Westbahnhof, onde eu desci, e continuou em direção a Budapeste.

 

Só que já estou fazendo simulações do trecho Viena - Budapeste no site da ÖBB e vi que o trem Railjet de Viena a Budapest sai da "Hauptbahnhof".

 

Não me lembro de ter uma "Hauptbahnhof" em Viena. Me lembro da Westbahnhof, da Praterstern e da Meidling. Sei que estavam construindo/renovando outra estação, mas não sei bem qual seria ...

 

Então, existe agora uma nova estação de trem em Viena, de onde partem os trens para Budapeste? Se sim, onde ela está localizada??

 

Abs,

 

Cris K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cris, a estação de metrô Südtiroler Platz agora chama Südtiroler Platz - Hauptbahnhof em alguns mapas e tem uma passagem subterrânea ligando a estação de metrô à estação de trem Hauptbahnhof.

No mapa de transportes de 2015 da OBB a estação de metrô está com o nome de Wien Hauptbahnhof.

 

A estação de trem é bem recente. Talvez isto justifique a sinalização ainda imperfeita. Quando fui pegar trem para Bratislava pedi informações na loja da Wiener Liener e a orientação que recebi me fez ir na rua para descer novamente. Quando fui pegar o trem para Budapeste consegui ir pelo caminho subterrâneo a partir da Südtiroler Platz - Hauptbahnhof.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...