Ir para conteúdo

Viagem de Carro Joinville - Atacama, Abril/2019


Posts Recomendados

  • Membros

OLa,

Passei pelo parque de los Cardones em janeiro de 2018. É bonito, mas gostei apenas da recta del Tintim. O resto da estrada para mim não foi assim tão memorável.

Fiz o caminho de Salta a Cafayate com um Renault Symbol em um dia apenas e pela Cuesta del Obispo. Levei azar e tinha neblina em toda a subida da cuesta. Não conseguíamos ver nada.

A estrada de Cachi a Cafayate é bem perigosa, mas não no sentido de atolamentos etc. Ela é estreita e bem escorregadia. Deve-se fazer certas curvas buzinando pois é simplesmente impossível ver se vem alguém mo sentido contrário. A Quebrada de Las Flechas é imperdível, fascinante e misteriósa. Adorei o lugar.

Não fui para a quebrada de las Conchas.

No verão é bom fica atento às chuvas pois a ruta 40 tem um histórico de enchentes relâmpago, principalmente nos cruzamentos por dentro dos rios no trecho de cachi a S.A.D.L.C.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Na época ia fazer isso que você está pretendendo,  sair de Cachi pela ruta 40 até S.A dos los Cobres, mas o pessoal na época em Cachi afirmaram que com carro baixo era quase impossível passar. Fiz Salc retornando até a 68, na época foi quase tudo em asfalto. Ate o viaduto depois de Salc que era de ripio.

Quando viajamos de carro achamos que dá para conhecer tudo,  a questão é que são muitas maravilhas neste pedaço da Argentina, inevitavelmente terá que deixar algumas coisas para outra oportunidade. Só se tiver muito tempo disponível. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
11 horas atrás, geovanih disse:

@ffabioh 

Fábio

A ruta 40 entre Payogosta e S A de los C está obsoleta atualmente, tornou-se uma rota turistica/aventureira. Já vi um relato (a mais tempo, e não sei onde) que a pessoa teve que resgatar um carro que estava preso em uma valeta que cruzava a pista. Sei que não era mentira pq tinha fotos.

Não quero te assustar, apenas te alertar o que pode aparecer. Vai depender do estado da manutenção. A estrada pode estar boa ou não. 

 

 

 

Pergunte a esse último se isso é a ruta 40 😅. E olha o vídeo 70 dele. Nos 2 primeiros vídeos a estrada não estava muito ruim

Tu vai com um carro baixo?

Tem tempo (dias a mais) para arriscar um possivel retorno nesse trajeto?

@geovanih

Obrigado pelo Alerta, 🙌.

Este trecho da 40 é bem cabreiro mesmo, tenso e dependerá das condições. Maas olhando os vídeos dá até um medo... heheheh

Oque eu pesquisei é que dá para se informar sobre o estado da ruta em Cachi, ou então se tiver fazendo o caminho contrário em S.L.C. Eu disponho de um dia reserva e teria a possibilidade de voltar caso encontrasse algum ponto intransponível ou muito arriscado, aí retornaria até a 68 e depois pegaria a 51 para ir a S.L.C. 

Meu carro não é 4x4. Em abril x maio, já não terei o problema das chuvas, mas vou pesquisar mais para tentar viabilizar, a vontade é grande.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
10 horas atrás, xexelo disse:

OLa,

Passei pelo parque de los Cardones em janeiro de 2018. É bonito, mas gostei apenas da recta del Tintim. O resto da estrada para mim não foi assim tão memorável.

Fiz o caminho de Salta a Cafayate com um Renault Symbol em um dia apenas e pela Cuesta del Obispo. Levei azar e tinha neblina em toda a subida da cuesta. Não conseguíamos ver nada.

A estrada de Cachi a Cafayate é bem perigosa, mas não no sentido de atolamentos etc. Ela é estreita e bem escorregadia. Deve-se fazer certas curvas buzinando pois é simplesmente impossível ver se vem alguém mo sentido contrário. A Quebrada de Las Flechas é imperdível, fascinante e misteriósa. Adorei o lugar.

Não fui para a quebrada de las Conchas.

No verão é bom fica atento às chuvas pois a ruta 40 tem um histórico de enchentes relâmpago, principalmente nos cruzamentos por dentro dos rios no trecho de cachi a S.A.D.L.C.

Obrigado @xexelo!

Estou percebendo que 1 dia para fazer todo o circuito possa ficar corrido...

Sobre as enchentes, acho que não teria tanto problema pois nossa viagem será final de Abril, começo de Maio. Pelo que olhei no histórico de meteorologia, são meses que quase não chove muito.

Abs,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 horas atrás, casal100 disse:

@ffabioh Olha, o trecho da ruta 40 depois do las flechas tem somente mais uma quebrada , mas pelo que vai ver noutros lugares,  não é assim "imperdivel".

Agora entendi de onde vem:

Saindo de Salta faça o circuito horário,  pegue a 68 com calma e não  durma em Cafayate  (só se tiver outro interesse na cidade,  vinícolas. .), pegue a 40 e durma em Cachi, fazendo os dois roteiros em 1 dia, vai ver tudo é com calma(saindo bem cedo de Salta). Eu só passei pelo parque Los Cardones, na época não tive interesse. Fizemos o circuito completo sentido horário(dormimos em cafayate).

Você resolveu ir até as lagunas na Bolívia?  A laguna verde tem um cenário lindo,  vulcão ao lado(tem q dar sorte da água estar verde,quando fui não estava em função do horário e vento) a laguna Blanca não achei nada interessante ,  mas faria em outra oportunidade quando fizer o salário de uyuni. 

@casal100

Bom saber deste segundo trecho após a quebrada do las flechas. Não tinha encontrado informações sobre...

As lagunas na Bolívia nós descartamos.

Abs, 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

@ffabioh Sobre enchentes: quando fiz o Paso San Francisco,  tinha uma parte que parecia que vc estava num tobogã,  num dado momento a água começou a cobrir a estrada, foi muito tenso mesmo.

Dica, quando passar nestas regiões fique ligado se está chovendo na cordilheira e região. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 horas atrás, casal100 disse:

@ffabioh Sobre enchentes: quando fiz o Paso San Francisco,  tinha uma parte que parecia que vc estava num tobogã,  num dado momento a água começou a cobrir a estrada, foi muito tenso mesmo.

Dica, quando passar nestas regiões fique ligado se está chovendo na cordilheira e região. 

Obrigado @casal100! Vou deixar aqui notado na minha planilha para não esquecer de verificar o clima neste dia mais tenso.

Paso San Francisco é um sonho futuro, acho muito show as fotos e visual de lá!! Parabéns.

Abs,

Fábio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, após a grande ajuda de vocês com nossas dúvidas, nosso roteiro inicial está praticamente definido da seguinte forma: (Obs. Eu moro em Joinville/SC, meu irmão que irá junto mora em Nova Esperança do Sudoeste/PR).

1 dia - Joinville - Nova Esperança do Sudoeste (570km) (Tinha planejado inicialmente em fazer Joinville - Posadas, como fiz em 2011 qdo fui pro Atacama, mas resolvi agora para adequar o trajeto, e então conforme a disposição de dias, sair no final do dia de Joinville e dormir na cidade do meu irmão).

2 dia - Nova Esperança do Sudoeste - Presidencia Roque Saenz Pena (935km) - Dia de viagem apenas visitando as ruínas de San Ignacio.

3 dia - Presidencia Roque Saenz Pena - Cafayate (783km) - Escolhi este trajeto para "fugir" um pouco da ruta 16 (que já fiz e iremos fazer na volta), e também para incluir as Ruinas de Quilmes na ida até Cafayate

cafayate.thumb.jpg.d1a6dd1a690a11a8997ade8d1708d838.jpg Obs. Saindo bem cedo  de Presidencia Roque S. P., e considerando que as rutas são sempre quase retas nesta região (exceto mais prõximo do destino) acho possível fazer o trecho em um tempo bem menor e talvez sendo possível conhecer as ruínas de Quilmes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

4 dia - Cafayate - Cachi (Cachi já está definido que será nossa pernoite).

Cachi já está definido que ficaremos, porque vamos tentar seguir no dia seguinte de Cachi até San Antonio de los Cobres via ruta 40, pelo paso Abra de Acay. Vamos procurar informações em Cachi quando chegarmos e ver se é possível fazer este trajeto. (Deixamos um dia de reserva também para que caso formos por esta ruta e não tiver condições de seguir para que possamos voltar e então seguir até a 68 e depois a 51)

Sobre o roteiro do dia ainda não está 100% definido. Estamos mais tendenciosos em seguir de Cafayate pela 68 até a quebrada de las conchas, visitar todos os pontos interessantes deste trecho, e então retornar pela 68 até Cafayate. Depois seguir pela ruta 40 passando pela quebrada de las flechas e seguindo até Cachi, deixando o los cardones de fora do roteiro. Mas como eu disse, ainda não está 100% esta decisão...

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...