Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Nayara Batista da Silva

Relato viagem Colômbia março de 2019 (Tatacoa, Guajira e Cartagena)

Posts Recomendados

Nunca escrevi um relato, sempre acho que já tem muitas informações e que não é necessário acrescentar nada.

Resolvi escrever este, porque não tem muitas informações sobre o deserto de Tatacoa e Guajira, além disso não quero que ninguém passe pelo que eu passei!

Deserto de Tatacoa

Existem dois relatos sobre tatacoa bem completos, mas aí vai minha opinião...

Como toda boa mochileira, eu sempre tento fazer tudo da forma mais econômica possível, e eu estava sozinha...oque fica mais complicado para esse tour...

Eu entrei em contato com um guia local e solicitei orçamento, eu chegaria umas 14hs em um dia e pegaria um ônibus para Medelin no outro dia.

Ele me cobrou um preço absurdo em dólares...que com certeza eu não iria fazer, eu disse que como estava sozinha, entraria em contato mais próximo da data para que talvez pudesse me encaixar em algum grupo.

Esse cara ficou no meu pé...sempre puxando assunto, até que mais próximo a data eu disse que eu iria ficar em um hostel, porque a desculpa de ficar mais caro que ele disse, é que na hospedagem dele (casa dele) eu teria um quarto privado e TV....bla, bla, bla. Eu disse que eu queria uma opção mais barata que não me importava de ficar em um quarto coletivo, no final das contas ele me convenceu a ficar na casa dele por 40000, com café da manhã. Disse que tinha conseguido uma opção de passeio mais barata para mim que seria uma moto e tal...ok

Ao chegar em Neiva de ônibus eu pequei um taxi que me levou até o terminal de ônibus por 9000 pesos, do terminal peguei um coletivo para Villavieja por 8000 pesos.

Cheguei em Villavieja umas 14 horas, ele estava me esperando na praça, fomos para casa dele e ele me apressou disse que eu tinha que ser rápida para sair para o passeio e que já estava tudo programado...me deu o preço de 210000 pesos que estava incluso: minha hospedagem, passeio pelo deserto esse fim de tarde e o outro dia, almoço e entrada no piscilodo. Eu achei meio caro, mas ele me colocou tanta pressão que acabei concordando.

O pior de tudo foi quando eu vi uma moto em uma péssima condição e sem capacete... que cilada!!! Como turista sofre!!!

Quem me levou foi o Herman, um velhinho muito legal, mas eu fui por que sou maluca, a condição da moto era péssima.

Fomos ao labirinto e ficamos aguardando a abertura do observatório de noite (12000 pesos), onde observamos a lua e as estrelas. Eu adorei o observatório, valeu a penas a experiência.

No outro dia saímos novamente...um calor de rachar e eu lá, de moto, sem capacete...moto caindo aos pedaços... Na minha opinião, o labirinto é a parte mais bonita do deserto, as outras partes são muito cinzas... ainda tem a opção de curtir piscinas, mas como estava sozinha, achei sem graça de entrar, além disso, tive dúvidas se estavam limpas e tratadas.

O fato é que o segundo dia foi muito repetitivo e na minha opinião não tinha muito para ver no segundo dia. Entretanto o guia tinha me dito que havia atividades para 4 dias no deserto kkk... me senti muito enganada por esse guia, pq tenho quase certeza que ele não passou todo dinheiro do tour para o Herman, que foi quem realmente trabalhou e guiou....esse guia local, iria me cobrar uma fortuna se eu tivesse ido em tuck tuck, disse que a moto era bem mais econômico... mas não me avisou das condições da moto, eu achei uma grande irresponsabilidade e só fui, pq sou mochileira casca grossa, mas tenho certeza que a maioria das pessoas não teriam feito o que eu fiz.

Resumindo: Acho que no máximo 2 dias são suficientes para o deserto, é muito longe também e se vc está sozinho fica complicado os preços. Minha sugestão é chegar em Villavieja e tentar negociar, não tem tantos turistas assim, mas eu vi alguns durante os meus passeios na motinha... vá com um tempinho para avaliar as possibilidades na cidade, achei que eles cobram muito caro e sim, me senti um pouco enganada...no final do dia eu só queria ir embora.... o melhor mesmo foi conhecer o labirinto e o observatório que gastaram apenas umas 2horas pra isso. Fora as trilhas que ele disse que eram difícil...🙄 as trilhas são todas nutelas, não tem perigo de se perder no labirinto na minha opinião.

Deserto de guajira

Existem muitos poucos relatos sobre o deserto de Guajira, agora sei porque...é um lugar muito longe, que não possui muita infraestrutura também.

Existem algumas formas de chegar, duas delas são: ir de Santa Marta ou do aeroporto de Rioracha.

Em Santa Marta tem tours que vão para Guajira, acredito que seja bem mais cômodo, mas mil vezes mais caro... e como uma boa mochileira...sempre quero economizar

Cheguei em Santa Marta e fui para o terminal de ônibus, peguei um ônibus para Rioracha que custou 20000 pesos, saí já era umas 10:30-11 hs, cheguei em Rioracha umas 15 hs da tarde (peça para parar perto dos taxis coletivos, eu desci longe e gastei 3000 pesos de taxi para chegar, fiquei puta), achei muito tarde para continuar, acabei me hospedando lá. Achei Rioracha uma cidade estranha, sem opções do que se fazer, as pessoas não são lá muito gentis.

No outro dia a ideia era pegar um taxi coletivo para Uribia, disseram que saiam a partir de 5 da manhã...eu cheguei as 5, mas o taxi só saiu as 6 horas, quando completou 4 pessoas (triste rsrs)😥😛

Chegando em Uribia (depois de 1 hora) o taxista me levou em uma agencia que queria me vender um pacote por 170000 para chegar a Punta de galineas, eu fiquei puta pq achei que estavam me enganando, saí de lá e fui para praça encontrar os 4x4 coletivos que sairiam. Não tinha nenhum, já estava quase desistindo... tudo parecia tão difícil, eu achava que estavam me enrolando. Até que o taxista me levou na entrada da cidade, onde tinha um 4x4 quase saindo, ainda furou o olho pq cobrou 25000 e o carro saiu lotado. A sorte é que tinha um casal de colombinos de Bogotá, que eram muito gente boa, me ajudaram demais.😅

Chegando em cabo e la vela (mais 1,5 horas depois), o cara ofereceu uns passeios para o Pilond de azucar e ojo del agua, aceitamos, pagamos mais 20000. Meu conselho, se vc gosta de caminhar, dá pra ir a pé mesmo. Eu fui para fazer companhia para o casal de Colombianos que conheci. Pagamos nesse dia 25000 de hospedagem e 20000 de jantar.

No deserto não tem fonte de água doce, então a água e demais coisas são bem caras...é bom levar lanche e bastante água.

Acabamos fechando através desse cara o passeio para punta de gallineas por 130000, foi um erro...Disseram que iriam nos pegar as 5 da manhã, chegaram 5:30...eles nos colocaram em um carro adaptado que a parte de trás são dois bancos, um de frente pro outro e colocaram em um lugar que cabia 8 pessoas,9 pessoas exprimidas. Esse caro balançava muito, ficamos como porcos no carro, balançando e quicando. Além disso, descobrimos que cada pessoa tinha pago um valor diferente. Foi horrível, péssimo... eu caminhei 8 dias pra chegar no Monte Roraima e não sofri tanto. O nome da agencia é Mochileros People. Estou contando essa experiência para que se informem antes, perguntem em qual carro vão... e negociem bem.

Chegamos em Punta de Gallineas meio dia, depois de muito sofrimento. Houve uma parada de 01 hora nas dunas e outra parada no mirador. Eles tinham dito que faríamos uma parte de barco, mas fizemos o trajeto todo de carro (não sei o motivo). Almoçamos por 20000 e eu peguei um quarto por 30000. Tinha opção de rede que era 15000 eu acho. No outro dia voltamos as 05 horas da manhã. Fiz todo o trajeto de volta e cheguei em Santa Marta as 15 da tarde.

O deserto é muito lindo!!!! Vemos também muita pobreza, pessoas pedindo, vendendo bolsas (até comprei uma bolsa), é triste ver pessoas como a que conversamos, que trabalhava na pousada, ganhando meio salário mínimo e trabalhando muito. O coração dói.

Resumindo: O deserto de Guajira é um lugar maravilhoso, mas eu não faria de novo nas mesmas condições, achei muito sofrido, mas isso é sorte e opinião de cada um, tirem suas conclusões pelas fotos. Se quiser chegar em cabo de la vela, tem que sair muito cedo de santa Marta, pq não tem muitas opções de taxi 4x4 de tarde.

Cartagena (roubo em Cartagena)

Sobre Cartagena, não vou contar todo o meu relato, apenas uma experiência que tive lá para que sirva de aviso.

Fiquei em um hostel que tinha locker (um baú de madeira que era possível trancar com o cadeado), durante a tarde quando regressei ao hostel, vi que minha mochila tinha sido roubada. Parece que alguém entrou com identidade falsa, pagou pelo quarto e ficou no hostel por uns 40 min. Nesse tempo ele arrombou o locker, roubou minha mochila e um tênis de outro rapaz. Acho que ele jogou a mochila da sacada ou passou pelo telhado, pois ele saiu com a mesma mochila que entrou. Gente, que situação horrível, eu saindo as 20hs para comprar biquíni para ir em uma ilha no outro dia. A sorte é que já estava no final da viagem, então comprei apenas um biquíni (horrível) e um vestido. A dona do hostel disse que vai entrar em contato com o seguro e transferir o dinheiro, eu não estou muito crente, vou aguardar. Se não ressarcirem vou colocar nas redes sociais para que as pessoas evitem esse hostel.

Cartagena é uma cidade perigosa, muitas pessoas na rua que tentam tirar proveito do turista, muito cuidado... principalmente com roubos. Ficar em quarto coletivo me pareceu uma coisa meio perigosa lá, nunca tinha me acontecido isso em 8 anos de viagem. Cuidado gente!!!

É triste ver tanta desigualdade, assim como aqui no Brasil, eu vi muita desigualdade social na Colômbia. Como podem os políticos e outras pessoas que podem intervir para mudar isso, não sentir vergonha de tanta corrupção e roubo?! Acredito que cada um de nós deve fazer sua parte, tentando ser ético e honesto, mesmo quando a maioria acha vantagem em enganar e enriquecer às custas do trabalhador, que muitas vezes só quer sustentar sua família e viver em paz.183623830_Colombia(13)-Cpia.thumb.JPG.45e3cfb04ff58893f1fe171d30c19d5a.JPG

Deserto de Tatacoa (labirinto)

445932060_Colombia(19)-Cpia.thumb.JPG.1965c10e3929210f3db40c1229cab92b.JPG

Deserto de Tatacoa

1879833728_Colombia(20)-Cpia.thumb.JPG.d98d06e0c12e41455b3c69d03391153e.JPG

Cabo de la vela

374383085_Colombia(30)-Cpia.thumb.JPG.38895a2d9ef4cf8a638044200d272486.JPG

Cabo de la vela

310462001_Colombia(40)-Cpia.thumb.JPG.bf88c2f2a3117074fa81c6560a3ea958.JPG

Cabo de la vela

2108450121_Colombia(85).thumb.JPG.ebb51a80374db26c0dcf31a9a2602c75.JPG

Dunas em Punta de gallineas

1467009086_Colombia(89).thumb.JPG.dbc809bcda1d592fdbeb064693f0ad53.JPG

Punta de gallineas

1868063750_Colombia(90).thumb.JPG.91cae50c4dd322ede6de9471804bfccc.JPG

Por do sol em cabo de la Vela

• Gostei! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal seu relato Nayara! Parabéns!

Uma pena isso que aconteceu contigo em Cartagena. Eu já sofri assalto com arma branca dentro do trem no RJ durante as Olimpíadas indo da Cidade Olimpíca ao Maracanã e já fiquei revoltado com essa falta de segurança que tá cada vez pior em nosso país e em toda América Latina. 

Quanto a La Guajira, eu fui de excursão pra lá justamente pela dificuldade que encontrei em visitar tantos lugares de forma independente e com tempo contado! Preferi pagar um pouco mais pela comodidade de não ter que ficar caçando transportes, passeios, hospedagens, alimentação etc.

Eu comparo bastante o passeio que fiz a La Guajira com o famoso passeio pelo Salar de Uyuni. É o mesmo esquema no qual você paga um valor fechado e um veículo 4x4 te leva para vários pontos no deserto de La Guajira.

Segue abaixo o relato que fiz para quem tiver interesse em saber dessa outra forma de visitar La Guajira.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Conteúdo Similar

• Por Luizapcfranco
      Olá...
      Estou indo sozinha por 13 dias com voo de ida e volta para cartagena... Final de janeiro e volto 12 de fevereiro.
      Queria saber quais ilhas são legais de dormir.. para quem está indo sozinha.
      Não quero fazer só bate e volta e quero fugir daquelas praias lotadas de famílias ..
      Alguma dica e sugestão de 2 ou 3 lugares para eu ir saindo de cartagena?
      Santa Marta vale a pena???
      Obrigada
    • Por Alex Todeschini
      Esse roteiro descreve 14 dias viajando entre Colômbia e Equador em Abril de 2016. 

Colômbia
      11-Fev (Quinta): Saída de Porto Alegre pela LAN às 10:30 com conexões em Guarulhos e Bogotá pela LAN para assim chegar ao destino (Cartagena) às 23:30 onde passei a noite no El Viajero hostel.

12-Fev (Sexta): O dia iniciou com uma calorosa recepção na área de café do hostel que em pouco tempo pude trocar experiências com pessoas de diferentes lugares. Durante a manhã foi aproveitado o tempo de espera do check-in no próximo hostel e conhecer a Cidade amurallada,  Casa Gabriel García Marques e o Café del mar (recomendado no final da tarde), onde teve o primeiro negócio (eles adoram) para comprar uma pulseira com Andrés, simpático vendedor que mais adiante me pareceu como sendo uma das características desse povo. No início da tarde um City tour de Chiva (ônibus sem porta) passando por Boca Grande, Castillo San Felipe,  Convento Santa Cruz de la Popa, Torre del Reloj, Catedral Metropolitana, Monumento Zapatos Viejos, Conventos e Plaza Santo Domingo. A noite buffet de cerveja (Club Colombia, Aguila, Pilsen) en Donde Fidel (lugar muito boemio) e final da noite regrada a salsa no Cafe Havana.

13-Fev (Sábado): Saída para Isla Grande (50.000 COB) às 8h. Espera para saída em torno das 9:30 com a mare baixa, assim foi uma tranquila viagem de 1h. Hospedagem em barraca com café,  almoço (arroz com coco e Patacon que parece uma banana frita) e janta por 140.000 COB. Após comer um delicioso peixe, o dia foi para aproveitar a natureza da ilha e relaxar.  A noite começou com umas cervejas e Rum junto com outros hóspedes e logog mais em um povoado próximo (15 minutos caminhando) com os nativos.

14-Fev (Domingo): Aproveitado a manhã no paraíso, seguido de mais um negócio, agora com Andi, outro vendedor simpático determinado em fazer a compra baixou o preço de um colar de 60.000 COB por 22.000. A tarde barco até Playa Blanca no arquipélago del Rosario (15.000 COB), com adrenalina por 25 min. Busca por dormitórios barato, sendo a melhor oferta um quarto por 60.000 COB, havia opções mais baratas, mas com a taxa de conversão do dólar não valia a pena (Dica, lembrar de levar peso pois não aceitam cartão), outras opções ainda mais em conta era dormir em rede.

15-Fev (Segunda): Um pouco mais de praia em águas caribeñas e saída a tarde de carro (60.000 COB) de volta a Cartagena para assim partir de ônibus para Medellín às 18h. Antes da saída foi provado o refrigerante Pony Malta, que entendo como alguém deve pode gostar.
      16-Fev (Terça ): Após 15 horas de viagem, chegada a terra de Pablo Escobar hospedagem no Hotel Nuevo Samaritano (34.000 COB) Internacional (23.000 COB) na "La Candelaria" . Passeio pela cidade, primeira volta no metro que impressiona na organização e visita ao parque Pies Descalzos e centro de convenciones y exposiciones Plaza Mayor onde foi provado o michelado (cerveja com limão e sal), o Museo del Agua estava fechado devido efeito El niño. A noite foi provado o Refaro (bebida com refrigerante colombiano e cerveja Pilsen).

17-Fev (Quarta): TurBus de Chiva (23.000 COB) ônibus sem porta) saindo pela Plaza Botero com primeira parada no Parque dos Deseos e visita ao Parque Explora que é realmente incrível devido o volume de informação, disposição das pessoas para explicar, cada um dos atrativos e atividades interativas. Passeio no Metro Cable qué sai de Niquía (fantástico) e Pueblito Paisa. 

18-Fev (Quinta): Visita ao Museo Antioquia (10.000 COB) e conhecer a história de Botero, artista famoso por suas obras em que aplica técnicas de volume, o museu é muito grande, com amostras de outros artistas desde arte abstrata a trabalhos audiovisuais com objetivo de trazer a tona problemas sociais. Saída de ônibus para Bogotá (60.000 COB).

19-Fev (Sexta ): Hospedagem no hostel Internacional (23.000 COB) seguido de caminhada pelo centro da candelária, senso durante a caminhada possível ver a troca de guarda da polícia colombiana.  Passeio pela plaza Bolívar cercada pelos edifícios capitólio, palácio da justicia, la Alcaldía e claro a catedral. As pombas na praça e os protestos dos vendedores ambulantes por melhores condições fez parte das atrações.

20-Fev (Sábado): Caminhada pelos pontos não percorridos, visita pelo museu da polícia onde se pode perceber uma excelente organização nacional para melhor segurança do país em diversas áreas. A noite, a saída estava programada para um bar chamado "Quiebra Canto", mas foi abordada devido o vazio das ruas.

21-Fev (Domingo): Visita ao Cierro Monserrate usando o funicular para chegar ao topo (5.000 COB) , apesar do dia fechado a visita é indispensável seja pela vista ou sensação de tranquilidade. Saída para quito através de Viva Colombia (US$ 118,00), chegada no final do dia com transporte até parte histórica (US$ 27,00) e hospedagem em B&B (US$ 10,00).

Outros destinos: Gostaria de ter feito o caminho sugerido em outros post de ônibus para conhecer Cali (Bogotá -» Cali -» Ipiales -» Otavalo -» Quito) mas necessitava mais tempo.
      Equador
      22-Fev (Segunda): Caminhada pela cidade e passeio por alguns dos pontos turísticos (Iglesia La Companhia e La Basílica, Calle das siete cruzes,  Plaza Grande, Plaza García Moreno, Mirador El Panecillos. Durante a noite visita dos bares na zona La Mariscal (Dirty Sánchez, El poblé diablo,...)

23-Fev (Terça): Visita a Ciudad Mitad del Mundo e museo Intiñan.

24-Fev (Quarta): Saída de Quito com trolebús até estação de Quitumbe (US$ 0,25) e ônibus até Baños 1.800m (US$ 4,45). Chegada no final da tarde e hospedagem (US$ 10,00).
      25-Fev (Quinta): Início do dia com rafting (US$ 25,00) nível III seguido de almoço pela agência Wonderful Ecuador. Durante as atividades amizade com pessoal incrível de Guayaquil, logo seguimos com Canopy de 1000m sobre o rio (US$ 15,00), visita a cascata Pailón del diablo (US$ 1,50) e "el Casa del árbol" que fica atrás do Volcan Tungurahua a 5.016m (US$ 1,00).

26-Fev (Sexta): Saída às 11h para Guayaquil com carona.  Chegada no final do dia porque havia rompido uma ponte, logo tivemos que tomar rotas alternativas. Parada durante a viagem para provar fritada (Prato com pedaços de porco com batata frita preparada com cebola em formato de hambúrguer). No final do dia vista a praça das iguanas (incrível para quem nunca viu) seguido de um passado pelo Malecón. Van até Montañita porque o último ônibus das 18:30 já havia partido (US$ 10,00). Chegada às 23h e busca por hostel, existem vários mas fiquei no mas conveniente Borbor que pertence a surfista (Hamilton) por US$ 5,00.
      27-Fev (Sábado): Passeio pela praia durante o dia e reencontro de vários amigos feitos durante o percurso até o hostel (incrível a simpatia de todos). Saída de Montañita para Guayaquil às 18:30 (US$ 6,00) chegando às 9:30.

28-Fev (Domingo): Retorno Brasil as 5:30 da manhã pela Lan até Lima, TAM até Guarulhos e TAM até Porto Alegre.
      Outros destinos: Entros lugares muito bem recomendados que não pude conhecer nesta viagem foram Cuenca, Otavalo, Rota do Sol e Galápagos.

• Por flrc888
      Saudações Amigos!
      Meu nome é Franco Coimbra, sou de Minas Gerais. Sempre gostei de viajar, ônibus, avião, trem. Nunca tinha saído do País e achava que não tinha condições para isso. 
      Achei o site mochileiros.com, por acaso na net, é comecei a ler. Entre relatos de viagens, tutoriais, fui apreendendo formas de viajar barato. Muitos relatos de viagem me tocavam, as pessoas estavam sempre felizes amadurecidas e ansiosas, já planejando uma nova viagem. Agora tenho o maior prazer de ajudar e retribui toda a informação que consegui neste site.

PLANEJAMENTO

Transporte: Tenho uma facilidade com internet pois trabalho com tecnologia.
      Depois de várias buscas de preços descobrir que a melhor formar é se cadastrar no site Skyscanner. Após o cadastro, você criar um alerta de preço no trecho pleiteado. Fiz isso em janeiro de 2018. Em fevereiro comprei uma passagem Brasília a Campo Grande por R$179 incluindo bagagem. Também uma de Bogotá a São Paulo, com escala em Fortaleza por R$ 680,00, todas da Avianca.

O resto do trecho foi todo de Bus, usei as páginas Busbud e redbus para estimar o preço das passagens para o planejamento. Felizmente não usei o sites para realizar a compra, pois a vista é bem mais barato. Os ônibus em geral são mais confortáveis e baratos que no Brasil. Em países como Peru e Bolívia tem serviço de bordo, e telas de interatividade. As passagens são pechichaveis pode se fazer um leilão indo em várias empresas, mais não deixem de conferir a qualidade das avaliações nos sites que vendem passagens. Foram milhares de quilômetros admirando paisagens deslumbrantes pela janela. Andei em empresas como Copacabana, Trans Titicaca, Oltursa, Tepsa, Civa, Berlinda del Fonce, Ochoa e Bolivariana. Não tive nenhum problema.

Fiz uma planilha com a estimativas de custo, e levei 10% a mais. Fiz uma planilha, que ao longo da viagem fui trocando os custos estimados pelos custos reais.

Pará reservar acomodações e estimar custos de hospedagem, usei Hostel Word e Booking.

A VIAGEM

Santa Cruz de la Sierra
      Realmente fiquei só um dia pra descansar, pois fui de bus de Campo Grande a Corumbá e de Puerto Quijarro a Santa Cruz. Não fui de trem da morte, porque estava caro no dia, em relação ônibus.

La Paz
      Um choque cultural, muito bonito e diferente. Um povo amável que lhe mostrará outros níveis de humildade.
      Do taxi ao Uber, tudo muito barato. Deliciosas sopas, empanadas e sal tenhas. Fiquei no Llmas Hostel, próximo a praça Espanha e teleférico. Passei mal, uma forte dor de cabeça, mais nada que Sirochi Pill não resolvesse. Encontrada em qualquer farmácia custa cerca de R$2.00. Fui a todos os parques, praças, miradores e no teleférico. Na noite fui a disco chamada fórum. As pessoas são muito preconceituosas com a Bolívia, La Paz é bonito e seguro.

Copacabana
      O lago titicaca é fantástico, a cidade é pequena e acolhedora. Fiz o passeio na Ilha do Sol. Paisagens perfeitas.

Cusco
      Em Cusco os preços sobem um pouquinho. Pra economizar é só fugir da rota turística e ir a mercados e restaurantes frequentados por nativos.
      Recomendo o passeio ao Vale Sagrado. Cerca de R$70,00 com almoço buffet. Se conhece as Salineiras, Olaytaitambo, e muita histórias e ruínas do povo Inca.
      Machu Pichu é caro. Recomendo ir de Van até a hidrelétrica, seguir a pé até Águas Calientes, descansar em um Hostal, e subir no outro dia a Machu Pichu, fica cerca de R$230,00. Ao lado da igreja, na praça de Armas, existem 2 Pub s muito legais para sair na noite.

Lima
      Fiquei num excelente Hostel perto do mar, na região do Barranco, na minha opinião a parte mais bonita da cidade.
      Fiz muitos amigos no Hostal.

Mancora
      Passei do ponto no ônibus, tava dormindo e desci 20km depois num posto de fiscalização. Voltei de carona num ônibus que vinha de Caracas a Lima de refugiados Venezuelanos. Muito triste a situação, gente com a roupa do corpo e 20 dólares pra começar uma vida nova em Lima.
      Foi uma das minhas preferidas. Cidade puquena sem muita infraestrutura. Mais fiquei num Hostel chamado Misfit, fica 1km da cidade. Os quartos são suítes de madeira e palha. Muita tranquilidade e gente agradável. O tempo para. Lugar excelente pra relaxar. Amei.

Cuenca
      O Equador é lindo. É hoje na minha opinião o país que tem melhor qualidade de vida. Quero trabalhar e viver um tempo no Equador, conhecer melhor o país. Passei no Equador rápido porque estava atrasado no tempo. Fui a Cuenca e de passagem por Guayaquil e Quito.

Medellín
      Cidade fantástica, povo amoroso. Muito organizada, excelente sistema de transporte. Conheci o centro, o teleférico, o centro, o estádio.

Cartagena
      Lidissima cidade, mais não deve sair do centro histórico. A cidade tem altos índices de assalto. Mais relativamente segura no centro. Recomendo passeio completo nas ilhas do rosário. Custa cerca de R$100,00. Inclui almoço e um passeio de Snooke muito bom. A praia Baru é super explorada comercialmente. Não sou contra quem tá correndo atrás do seus sustento, mais os vendedores são muito importunadores.

Santa Marta
      Pelo menos uma vez tinha que me hospedar em um party hostal. Fiquei no Brisa Loca, tem um bar, e uma boate no terraço. Quem não gosta de festa não pode ficar lá. A música cessa só as três da madrugada. Muito boa.

Bogotá
      Fiquei na região da candelária. Conhecia só locais próximos que dava pra fazer a pé e de transporte público. Gostei do clima fresco.

DINHEIRO
      A melhor forma que encontrei, é levar um poço de dinheiro numa doleira. O resta deixa numa conta brasileira. Assim baixei o app da western Union e envia via app do meu banco e depois de meia hora sacava em uma loja local da western Union.

PERRENGUES

O tempo foi curto, talvez o trajeto deveria ser menor.
      Dava pra ter feito trechos de voo, se me programasse e comprava a passagem uma semana antes. Teria ganha tempo. E na maioria das vezes é mais barato que onibus.
      Já na cidade de Ipiales, comprei uma passagem em um bus noturno para Medellín. Por volta das 04:00 de hoje 19/09/2018, na carretera 25 no povoado de El Cruero, o ônibus é parado pela polícia para uma fiscalização de rotina. Eu estava na poltrona 01, o policial ao notar que eu era estrangeiro me acordou e me chamaram pra dentro da guarita. Era um policial de etnia branca e um de etnia negra. Lá revistaram todas as minhas malas. Não satisfeitos pediram para ligar meu celular e escutaram todas minhas ultimas conversas. Não satisfeitos pegaram minha carteira contaram meu dinheiro (540 dólares). Disseram que poderia pedir para o ônibus seguir viagem, porque estava preso para averiguação da interpol. Aí eu fiquei muito puto... Falei que estava correto. Que estava legal no país, que tinha visto em meu passaporte, e que o dinheiro que estava por tanta dó estava longe da quantidade limite que poderia portar. O polícial de uma forma muito truculenta disse que se não calasse ia me fazer uma multa. Peguei meu telefone, falei que ia ligar numa linha de emergência do consulado brasileiro (nem sei se existe). Para pedir ajuda. Nesse momento um dos policiais foi para fora da guarita, enquanto o outro que ficou, na maior cara deslavada me pediu 100 dólares. Falei que não ia pagar, porque primeiro estou correto, e em segundo porque meu dinheiro estava contado e 100 dólares me faria falta para voltar ao Brasil. Não paguei, repetive que não pagaria, até porque o dinheiro me faria falta mesmo. Perguntaram minha profissão, quanto era meu salário. E por fim quando viram que não conseguiria me estorquir, me liberaram. Atrasou o ônibus em meia hora.
      CONCLUSÃO
      Não sou a mesma pessoa. Mudei e muito. Mais humilde, aberto. Aprendi a chegar nos lugares me apresentar e conhecer todos. Que se tem uma amizade intensa, ou um amor intenso, e depois a vida segue, e a despedida pode ser um adeus. Me renovei quero iniciar novos projetos, estudar mais, melhorar meu salário, cuidar da minha saúde. conhecer muito mais. Viajar sempre. Quero cuidar mais da minha saúde, racionalizar o álcool e para de fumar.
      Estudei muito quase um ano pra fazer essa viagem. Quem quiser dicas e compartilhar experiências meu zap é
      34 9 9944 2608
      Abaixo uma planilha com todos os custos, as datas não estão certas mais os custos sim.
      https://docs.google.com/spreadsheets/d/1_yIgkqtuVEvNEooOlkJhYwEIwpRGtyUKGMFkGk5KjZA/edit?usp=drivesdk
      Me sigam no Facebook e Instagram
      http://instagram.com/flrcoimbra
      http://Facebook.com/flrcoimbra
    • Por Caroline Hersbach
      Gente, td bem? 
      Preciso de informações de locomoção de cartagena > arquipélago > santa marta > tayrona> providência.
      Qual a melhor forma de ir a cada lugar? 
      Quais os melhores locais para se hospedar?
      Quantos dias passar em cada lugar?
      Quais lugares não podemos deixar de ir?
      Temos 15 dias para conhecer todos os lugares.
      Obs: em arquipélago eu to pensando em ficar na casa en el água, sei que tem que agendar com 2 meses de antecedência , mas fui dar uma olhada hj, pra janeiro já mostra que não tem data disponíveis kkk é assim mesmo ou tenho que esperar chegar mais perto pois eles vão abrindo em pouco em pouco as datas?
      Obs 2: Playa Blanca ou Bora Bora ? alguém tem relatos que poderiam me ajudar ?
      Toda ajuda é bem vinda! 
      Se possível vocês poderiam me enviar o roteiro de vocês? 
      P.S. foto para chamar atenção.
      Obrigada desde já 🙏😘

• Por FlavioToc
      Antes de mais nada, sobre mim e minha esposa, tenho 59 e minha esposa 55 anos, frequentamos academia e caminhamos diariamente. Buscamos destinos que tenham contato com a natureza envolvido, colecionar experiências e conhecer pessoas com sua cultura. Um ponto fundamental que buscamos é segurança, logo, destinos que sejam bastante seguros. No Panamá, com exceção de San Blas que não é necessário, em todas as ilhas tinham policiais bem alertas. Em Cartagena também pode ficar bem tranquilo e andar à noite.

Fiz esta viagem com minha esposa entre os dias 22/02 a 16/03/2018, ou seja, 23 dias. O caribe é um destino muito atraente com uma variedade de ilhas e de culturas, porém a dificuldade é de caber no bolso. Já tinha conhecido San Andrés e Providência, então procurava outro destino que não fosse à falência. Então encontrei no Panamá, Bocas del Toro e San Blás. Também desejava conhecer Cartagena. Então, fiz uma pesquisa de voos multidestinos que valeu muito a pena. Acrescentar Cartagena custou, pelo que lembro, apenas uns 100 a 150 reais a mais.

O Panamá não é um destino de massa e também tem muito mais do que o Canal. É também o que chamam “hub de las Américas”, ou seja, é um lugar que permite a ligação ou conexão fácil com todas as três Américas e Caribe, e inclusive é saída de vários cruzeiros pelo Caribe. Mas além do óbvio Canal, também tem muito turismo de contato com a natureza. Nós passeamos bastante na capital Panamá City e também fomos à Bocas del Toro e San Blás. O Panamá é um destino um pouco caro para nós brasileiros mas economizando dá para encarar. O dólar oficial na época estava em torno de R$ 3,30.

Bocas del Toro também é pouco conhecida pelos brasileiros, é um arquipélago com várias praias e também muito procurada para mergulho e surf. A natureza é preservadíssima.  Sugiro pesquise em imagens no Google para San Blás e Bocas del Toro e tenho certeza que ficará de boca aberta e vão entrar na sua lista de desejos. Tanto San Blás como Bocas del Toro são muito frequentadas por europeus e americanos.

Para quem nunca ouviu falar em San Blás, também um arquipélago com mais de 360 ilhas paradisíacas que parecem aquelas de desenhos animados com náufragos, tudo aquilo que imaginamos só haver na Polinésia Francesa. É uma região autônoma (como um país) administrada pelos índios Kuna Ayala. Muitas listas de viagem colocam como um dos destinos mais fantásticos do mundo, e eu também. Tinha visto um ótimo relato no Mochileiros anos atrás, mas tinha um pouco de receio de ser um pouco programa de índio, no caso, literalmente. Porém, não se preocupe com isso. Apesar de ter certa dificuldade de acesso, porque tem que ir de veículos 4x4 a viagem é dura e demorada, além de pegar uma lancha até a ilha desejada. Os índios só permitem 4x4. É um pouco cansativo, depois só alegria e paisagens que são tão lindas que até parecem falsas. Nós desfrutamos até do caminho até lá, foi a mais pura aventura.

San Blás, como chegar:

Para mais informações veja o que diz no blog da Lala Rebelo, que é uma especialista em Panamá, escreve para a revista Viagem & Turismo e residia na época no Panamá. https://lalarebelo.com/country-cat/caribe/panama-caribe/. O site Melhores Destinos também tem ótimos guias para San Blás e Bocas del Toro. Também neste blog encontrará ótimas informações http://www.daninoce.com.br/viagem/san-blas-kuna-yala/o-que-voce-precisa-saber-antes-de-ir-a-san-blas/. Alguns hostéis também organizam os pacotes para San Blás. Você vai ter que usar uma agência. Pode se hospedar com sua barraca ou em cabanas muito básicas mesmo. É para quem não tem frescura.

Tínhamos visto no blog da Lala Rebelo a opção de se hospedar em um veleiro e conhecer várias ilhas. Então, foi o que fizemos. Acreditamos que viajar é também colecionar experiências e que essa nós tínhamos que ter. Foi caro e valeu cada dólar. Fizemos a reserva pelo site http://www.sailinglifeexperience.com/home/ que é tipo um “Booking” de veleiros e é bem seguro. Reservamos pagando 5% do valor fazendo uma remessa pelo Pay Pal. A proprietária do site, Marina, nos colocou em contato com o proprietário do veleiro pelo WhatsApp  e combinamos tudo. O transporte terrestre de SUV 4x4 e de lancha até o veleiro foi organizado pelo capitão. Chegando ao porto, não se preocupe com a confusão, é bem caótico mesmo. Mas dá tudo certo. O motorista te coloca em contato com o índio responsável para te levar até o veleiro. Ou se for o caso, para as cabanas da ilha escolhida por você. Todos se comunicam via WhatsApp o tempo todo. Ah, escolhemos o veleiro Lycka, recomendado pela Lala, que agora foi vendido para outro casal. Ah, com a Marina pode escrever em português que ela gosta de praticar. No veleiro a comida e bebida estão incluídos no preço.

Para chegar até a sua ilha ou barco você pagará:

-Transporte em SUV 4x4 - US$50 por pessoa

-Taxa de entrada no território Kuna Ayala US$20 por pessoa

-Taxa do porto US$2 por pessoa

-Lancha até a ilha desejada ou veleiro US$35, por pessoa por trecho (depende da distância do porto até a ilha)

Combine com seu hotel de deixar parte da bagagem e leve apenas o mínimo como o que couber em uma mochila de ataque ou bagagem de mão e se não for impermeável (a prova de respingos) ponha na hora da lancha em um saco de lixo.

Você vai sair do hotel em torno das 5 da manhã. Então, leve um lanche e evite tomar leite, pois pode dar enjoo. A estrada é muito sinuosa e li sobre tomar Dramin antes e pensei que era bobagem, mas não. Nós não precisamos, mas tínhamos. Alguém em seu transporte provavelmente vai vomitar. As curvas e o sobe/desce são terríveis. O trecho de lancha, dependendo das condições do mar também pode ser com bastante emoção. No nosso caso foi. Sabe aqueles saltos que os caras fazem com jet-skis, é coisa fraquinha perto do nosso traslado de lancha. Mas foi bem legal, nem minha esposa sentiu medo.

Nosso itinerário foi o seguinte:

-São Paulo –22/02 Viajar as 12:00 (meio-dia) para Panamá City

-Panamá City – dia 23 a 24/02 (Viajar à noite para Bocas)

-Bocas del Toro – dia 25/02 a 04/03 (Viajar às 6 da manhão para Panamá City)

-Panamá City – dia 05/03 a 06/03 Viajar pela madrugada para San Blás

-San Blas – dia 06/03 a 09/03

-Panamá City – dia 09/03 a 11/03 (Viajar as 7:25 para Cartagena)

-Cartagena – dia 11/03 a 16/03

-São Paulo – dia 16/03 a 17/03

Panama City, o que fazer:
      -Albrook Mall – Shopping gigantesco. Você vai ter que passar por lá mesmo. Então aproveite.

-Calçada Amador – andar de bicicleta. A vista parece com Miami ou Dubai.

-Calle Uruguay – Bares, restaurantes e vida noturna

-Canal do Panamá – É uma obra fantástica que mudou os rumos do mundo. Há uma segunda passagem mais moderna para navios maiores ao lado da turística que todos veem. Não deixe de ver o filme explicativo que é bem legal.

-Casco Viejo –Catedral, o Palácio Presidencial (só é possível ver de fora e um pouco distante), Plaza de la Independencia, Teatro Nacional, Paseo de las Bovedas, Plaza Francia, Iglesia de San José, Plaza Bolívar, Ruínas da Companhia de Jesus, Teatro Nacional e o Convento Santo Domingo.

-Cerro Ancon – morro com 200m de altura com vista da cidade e do canal

-Cinta Costera – Calçadão a beira- mar

-Ponte Las Americas – Mirante

-Bio Museu – Não deixe de ir

Dicas do Panamá

-Se você tem alguma frescura San Blás e Bocas del Toro, então não vai ser a sua praia.

-Procurei descrever como fomos e a logística. Mais informações sobre o Panamá veja no blog da Lala Rebelo.

-Uso o site: https://www.numbeo.com/cost-of-living/ para ter uma estimativa de gastos. E é bem preciso.

-Não se esqueça do Certificado Internacional de Vacinação para a febre amarela.

-A moeda oficial do Panamá é o Balboa, mas o que é usado mesmo é o dólar. Então, não se preocupe em trocar.

-Táxi Aeroporto Panamá. O valor é de US$30 até o hotel ou outros da zona costeira

-Uber Aeroporto Panamá: Uber X: US$ 10-18; Uber XL US$ 14-22 (fiz um orçamento on-line) e dizem funcionar muito bem.

-Os táxis não tem taxímetro, então pergunte no hotel para ter uma referência, quanto custa do ponto A ao B. Mas são bem baratos e vale pechinchar.

-Compre um cartão (tarjeta) para o ônibus e outra para o metrô. As do metrô você compra em uma máquina. É bem simples, mas tem que pedir ajuda. E coloque uma pequena recarga. As do ônibus vendem na estação rodoviária que é junto ao shopping Albrook Mall. Você vai ter que ir lá mesmo, para comprar a passagem para viajar à noite para Bocas del Toro. Os ônibus saem entre 19:30 e 20:00h. Mas tem que comprar a passagem antecipada. Vá depois das 14:00 horas, dizem que antes não vendem. Não se preocupe, não é longe da zona hoteleira. Aproveite para dar uma volta no Albrook Mall que é enorme. Na rodoviária você vai comprar além da passagem, o táxi até o cais e o barco para Bocas Town, é tudo junto mesmo. Isso dá em torno de US$ 30.

-O Albrook Mall é um shopping para todas as classes sociais e tem de tudo. Desde dentista até armas, de lojas populares até as de grifes caríssimas como Prada, etc. Tem duas enormes praças de alimentação e com preços que dão para pagar. São quase da metade de um campo de futebol cada. Localize-se pelos bichos em cada corredor, como o do pinguim, da girafa, do urso, etc. São estátuas enormes dos bichos, é bem prático para se guiar.

-Você vai precisar da tarjeta do ônibus para acessar a plataforma dos ônibus na rodoviária para Bocas del Toro. E só vai saber disso na hora do embarque, então compre para evitar stress e aproveite para andar de ônibus que são muito envidraçados (vidros enormes).

-Supermercado Riba Smith, bem próximo do hotel Ojos del Río (550m). Para comprar frutas e lanches.

-Canal do Panamá- ingresso US$15. Táxi US$$10. Ônibus US$0,50. Os ônibus custam $0,25, mas tem que passar o cartão na entrada e na saída. O mesmo no metrô.

-Compras no Panamá. Verificar se o preço inclui o imposto de 6%

-Táxi do Hotel Ojos del Río Casco Viejo US$ 2 (ida) $5 na volta sim todos os taxistas pedem mais na volta, pechinche.

-Escolhemos o Hotel Ojos del Río no Booking por estar localizado perto de uma estação do metrô e valeu a pena.

-Jantar no Hotel Ojos del Río US$ $ 8. Massa caseira à bolonhesa, uma delícia.

-Para ir ao canal do Panamá, compre um cartão para usar nos ônibus e metrô. Entre na estação de metrô mais próxima e compre o cartão nas máquinas automáticas,   carregue-o com alguns dólares. Apanhe o metro para a estação Albrook (US$ 0,35). Tanto nos ônibus quanto o metrô tem-se que passar o cartão na entrada e na saída. É estranho.

Do outro lado da avenida fica o terminal de autocarros de Albrook. Atravesse a passagem superior e chegará facilmente ao terminal. Atravesse o hall do terminal e, do outro lado, caminhe para a direita. É provável que veja uma fila com muita gente à espera dos ônibus que param lá ao fundo. O ônibus que precisa pegar diz Miraflores. O destino final é o em frente ao Centro de Visitas do Canal do Panamá (US$ 0,25) é bem fácil. Gostamos dos ônibus porque eles têm uma ótima vista panorâmica.

-Para voltar de Bocas del Toro compre a passagem no mesmo lugar onde desembarcou. Outros lugares também vendem, porém na hora de embarcar está sujeito à confusão, nós vimos acontecer. Umas meninas tiveram que comprar outra passagem entre choro e falta de lugar.

-Em Bocas del Toro procure se hospedar em Bocas Town, pois é onde tudo acontece e cada travessia para outras ilhas custa US$ 2. Então, faça as contas.

O que fazer em Bocas Del Toro:
      -Bahia de los Delfines

-Cayo Coral

-Cayo Zapatilla. Estes costumam ser um pacote.

-Bocas Del Drago

-Playa Estrella (evitar sábado e domingo porque fica muito cheia) Na Isla Colón. Ir de ônibus (16 km) descer em Bocas del Drago e caminhar no sentido de volta pela praia. Comida cara.

-Isla Carenero. Tem aluguel de caiaques.

-Isla de los Pájaros. Linda, mas de difícil acesso, depende das condições do mar.

-Paki Point (ou Playa Paunch) praia de surf.

-Playa Bluff. Na Isla Colón. Ir de ônibus, a playa Paunch é na metade do caminho. Lindas playas para surf.

-Isla Bastimentos. Red Frog Beach (surf) Ir de barco. E Praias: Playa Larga, Playa Polo, Playa Wizzard, Turtle Beach, e Cayman Beach.

Cartagena

-Castillo de San Felipe

-Plaza San Domingo (Point à noite)

-Palacio de la Inquisición

-Museu del Oro Zenú

-Museu das Esmeraldas

-Museu Naval

-Torre del Reloj

-Los Zapatos Viejos

-Convento de Santa Cruz de La Popa

-Iglezia de San Pedro Claver

-Iglezia de San Domingo

-Plaza de San Pedro Claver (Point à noite)

-Avenida San Martin o Carretera 2 (Bocagrande)

-Café Havana (bar, música e agito)

-La Vitrola (Restaurante, bar e agito)

-Café del Mar

-La Cocina de Pepina (comida típica e barata) fica no Getsemani

-Playa Blanca (nós não fomos decidimos curtir mais da cidade)

-Islas del Rosário – Também não fomos

Dicas de Cartagena
      -Táxi Aeroporto Cartagena – COP 10.000–15.000

-Trocar alguns dólares por COP ao chegar ao Aeroporto de Cartagena e depois dentro da Cidade Amuralhada pode pesquisar em várias casas de câmbio. Passando pela Torre do Relógio é a segunda rua à direita.

-Aproveite para comprar livros usados em espanhol e inglês nos inúmeros “sebos” junto da praça antes da Torre do Relógio.

-Ficamos no bairro Getsemani no Hotel Boutique Casa Isabel. Recomendo, pois fomos super mimados. Tudo é bem perto, tem vários lugares mais econômicos e é cheio de mochileiros. Dentro da Cidade Amuralhada os hotéis em geral são mais caros.

ORÇAMENTO (dólares) US$
      PANAMÁ

-San Blás:                            1.142 (total)

Taxa dique:              4

Taxa Kuna:               40

Lycka:                                    918 (+170 já pagos como sinal) Total 1088

Jipe:                           100

Lancha:                     80

-Hotéis Panamá:                 600

-Compras Panamá:            250

-Ônibus p/ Bocas                120

-Ingressos e Passeios

Panamá:                               100

-Táxi Panamá:                     120

-Alimentação Panamá:      780

Panamá total:           3.112

CARTAGENA

-Hotel Cartagena:               325 (pago)

-Alimentação Cartagena:  170

-Táxi Cartagena:                 20

-Passeios Cartagena:        50

Cartagena total:       565

Total geral:                          3.677

Os preços em Cartagena foram convertidos para dólares, mas tem que trocar por pesos colombianos (COP) e como era pouco (o hotel já estava pago), eu troquei tudo no aeroporto mesmo.

Abaixo as fotos em sequência:
      -Canal do Panamá

-Bio Museu

-Calzada Amador

-Bocas del Toro – Playa Estrella

-San Blás – vista do veleiro

-Vista do veleiro, também

-Cartagena. Torre del Reloj à noite

-Cartagena. Ruas

• Criar Novo...