Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

20180704_131640_low.thumb.jpg.3479a01a4e3a68e885bcb760ae685f32.jpg

Prólogo

Virou costume.

Nas ocasiões sociais, volta e meia um amigo ou parente solta a frase: “E aí, qual sua próxima caminhada?”. Confesso que fico surpreso, pois fiz pouquíssimas trilhas até hoje. Inclusive não faz muito tempo eu ia de carro à padaria da rua de baixo. Porém, pelos caminhos sinuosos da vida, acabei me encontrando pelas trilhas afora. E nos últimos tempos a resposta para tal pergunta era: “vou caminhar em torno do Mont Blanc, cruzando as fronteiras da França, Itália e Suíça.”

Fiquei ciente desta trilha através dos relatos do Elias, do portal Extremos. Antes de pesquisar mais detalhes, a primeira palavra que me vinha à cabeça relacionada ao Tour era “neve”. Ainda não a conhecia pessoalmente. Seria uma ótima oportunidade, somado ao desafio físico mais intenso que a trilha demandaria. Valeria a pena cruzar o oceano para isso.

Iniciei então as pesquisas sobre o TMB. Destaco algumas informações interessantes:

• A trilha percorre cerca de 170 km (dependendo da rota e das variantes escolhidas, pode aumentar um pouco) em torno do Mont Blanc, atravessando 3 países: França, Itália e Suíça. O sentido pode ser horário e anti-horário, sendo o último o mais tradicional (e que eu optei).
  • Não há um lugar oficial de início. Tradicionalmente a maioria das pessoas inicia em Les Houches. Optei por fazer o mesmo, apesar de vir pela Itália. Teoricamente seria mais prático iniciar por Courmayeur. Porém descobri que dessa forma, os últimos 4 ou 5 dias formariam a sequência mais dura do percurso. Iniciando por Les Houches, quebraria estes dias difíceis em 2 partes.
  • A duração do Tour pode variar entre 8 e 12 dias, dependendo do preparo e disponibilidade de tempo.
  • O período para se fazer a trilha é restrito ao verão (final de Junho até meados de Setembro) pois a neve e o mau tempo inviabilizam boa parte da rota no restante do ano. O inverno de 2018 na Europa fora rigoroso, então eu estava ciente de que poderiam haver algumas complicações na trilha por conta do degelo mais tardio em algumas rotas.
  • Pode-se contratar agência com guia, autoguiada (sem o guia, mas com as hospedagens e orientações de rota providenciadas) ou seguir por conta própria, fazendo pessoalmente as reservas. Optei pela última opção, após descobrir que a trilha é bem sinalizada. Encaro o planejamento como uma parte interessante da aventura.
  • As hospedagens variam entre hotéis e albergues nos vilarejos, e abrigos de montanhas nas partes mais isoladas. Muita gente segue acampando, porém é bom atentar que nem todo trecho possui permissão para camping.
  • Voando do Brasil, as cidades mais práticas para se pousar são Genebra, Paris ou Milão. Fui por Milão pois faria um tour pela Itália após a caminhada.

381630746_equipamentos02.thumb.jpg.c3da5cb8cce6191d6c508334ca315fd9.jpg

• Respostas 53
  • Visualizações 27.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Wilson Iwazawa
    Wilson Iwazawa

DIA 11 - Refuge La Flegere a Les Houches (16,2 km) Já estava acostumado em acordar cedo todos os dias, arrumar a mochila e caminhar. Mas o costume não torna a trilha fácil. Hoje foi uma prova

• Wilson Iwazawa
    Wilson Iwazawa

DIA 3 - Refuge La Croix du Bonhomme a Rifugio Elisabetta (19,2 km) O dia amanheceu nublado. Um nevoeiro espesso pairava sobre o abrigo e tapava a vista das montanhas ao redor. Eu deveria de

• Wilson Iwazawa
    Wilson Iwazawa

DIA 4 - Rifugio Elisabetta a Courmayeur (15,7 km) A caminhada do dia prometia ser tranquila. Uma subida pesada, mas curta, se destacava na primeira metade, e o restante seria uma longa desc

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

@Jordana Reis Machado Oi Jordana! Obrigado pelo comentário! E a cerveja era como um mini troféu diário pelo esforço 😂

Não tem preço tomar uma cerveja num abrigo de montanha apreciando a lua cheia sobre montanhas nevadas.

20180627_221131.thumb.jpg.6face03d1dc98970389ea3db01132c6b.jpg

Postado
  • Membros

Parabéns Wilson, muito bem detalhado seu percurso, pra quem, como eu, que decidi fazer o tour em 2020, valeu cada parágrafo. Esse será meu segundo treaking, o primeiro foi o circuito w. Iniciante os treinamentos, e lendo muitas coisas p setembro. Obrigado.....

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá Wilson parabéns!!!
Sensacional seu relato e as fotos muitos boas, de fato tem uma boa pegada com a câmera a lente e os clicks..

Imagino de fato foi como foi a experiência em sua totalidade e presencialmente a cada caminhada e a cada chegada no destino final do dia, com certeza "sem preço"...
Bem a maioria das pessoas (trilheiros, mochileiros, turistas, viajantes, aventureiros, etc...) com certeza sempre costumam depois de ler um relato de viagem para lugares "impares", ou estão a procura de dados para ajudar no seu planejamento ou apenas é porque gosta das aventuras... Enfim, creio eu que não apenas você mas outros, até mesmo eu em minhas viagens, após o retorno recebemos de alguém, sempre a mesa pergunta; (Quanto você investiu financeiramente, para fazer essa viagem)... ou ainda ouvimos, (nossa você esta cheio da grana)... rsrsrsrsrsrs, momento em que temos que rir... enfim...

Por isso como sei que recebemos essas perguntas sempre, acho muito valido tentar explicar para os "curiosos" ou apenas os colegas "trilheiros" que querem ajustar seu planejamento de forma mais fina... Uma ideia de custo total do projeto, pois nunca é possível informar e estimar o valor exato, pois existe variáveis que proporcionam a mudança do valor do montante final, por exemplo; cotação do euro, época do ano, tipo de viagem (guiada ou não), guia, etc... ou seja, acabamos por ter dentro do planejamento inicial um valor, e ao final da viagem, ou temos um montante gasto maior ou as vezes menor, tudo pode variar; assim te pergunto.

Levando em consideração as suas "variáveis" em média quanto foi o custo do seu planejamento inicial e se ao final da viagem, você teve um montante aumentado ou tudo se igualou e se manteve? Poderia compartilhar conosco, em média qual foi o custo total dessa sua viagem?

Grande abraço e sucesso!

Postado
  • Autor
  • Membros

@Ali Khalil Carlos Valeu meu caro!

Então, eu tenho alguns dados de gastos aqui sim. Deixa só eu me livrar do sufoco do trabalho que eu vou tentar postar algo!

Postado
  • Membros
11 minutos atrás, Wilson Iwazawa disse:

@Ali Khalil Carlos Valeu meu caro!

Então, eu tenho alguns dados de gastos aqui sim. Deixa só eu me livrar do sufoco do trabalho que eu vou tentar postar algo!

Boa mano @Wilson Iwazawa, ficaremos aqui na espera, sem problemas, sei bem como é o corre corre diário!!! Abraço e obrigado por responder.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Adorei seu relato. Você considera a caminhada toda qual nível? E quais equipamentos não podem faltar? Farei em 10 dias em agosto. Agradeço.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Wilson, primeiramente, meus parabéns pela sua aventura e obrigado pela paciência e dedicação em compartilha-la conosco. Pretendo fazer o TMB em setembro deste ano com minha esposa. Gostaria de faze-lo em 8 dias, com uma parada extra de um dia em Courmayeur (9 dias no total). Por isso minha pergunta é: seria possível no último dia de trekking tocar direto de Trient a Chamonix? O percurso é muito longo e desgastante? Desde já agradeço sua atenção.

• 10 meses depois...
  • 11 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá Wilson!

Parabéns pelo trekking e pelo belo relato, bem elucidativo e ilustrado!

Já tinha essa travessia programada para 2020 - e cancelada pela Covid... Retomo agora o projeto. Minha intenção é faze-la na segunda quinzena de junho. Considerei que nesse período (a) os albergues/refúgios já estarão abertos, (b) a neve já deve estar reduzida, (c) o clima deve estar mais ameno e (d) ainda deve ter pouca gente nas trilhas e refúgios/albergues.

Sobre isso, estranhei no seu relato, já que você foi no início de maio (antes da "temporada"):
(a) pelo jeito os alojamentos já estavam todos funcionando; (c) você já enfrentou bastante calor e (d) já havia bastante gente nas trilhas.

Pode comentar sobre isso?

Um abraço!

Postado
  • Autor
  • Membros
21 horas atrás, Leandro DC disse:

Olá Wilson!

Parabéns pelo trekking e pelo belo relato, bem elucidativo e ilustrado!

Já tinha essa travessia programada para 2020 - e cancelada pela Covid... Retomo agora o projeto. Minha intenção é faze-la na segunda quinzena de junho. Considerei que nesse período (a) os albergues/refúgios já estarão abertos, (b) a neve já deve estar reduzida, (c) o clima deve estar mais ameno e (d) ainda deve ter pouca gente nas trilhas e refúgios/albergues.

Sobre isso, estranhei no seu relato, já que você foi no início de maio (antes da "temporada"):
(a) pelo jeito os alojamentos já estavam todos funcionando; (c) você já enfrentou bastante calor e (d) já havia bastante gente nas trilhas.

Pode comentar sobre isso?

Um abraço!

Oi Leandro! Eu fui no final de Junho, comecei a trilha efetivamente dia 26-06
Alguns passos de montanha ainda estavam meio complicados de neve nessa data. Mas peguei uma sequencia de dias ensolarados meio incomum para a região (os locais comentavam sempre)

Acho que você confundiu a data de postagem com a de viagem.

Abraço!

Editado por Wilson Iwazawa

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.