Ir para conteúdo

Rtw Volta ao Mundo 10 meses Inicio 01 de Dezembro de 2010


Posts Recomendados

  • Colaboradores

NEPAL

 

Estou agora aqui deitado em uma hospedagem nas montanhas dos anapurnas que está nos himalaias no Nepal com alguns pensamentos....

 

> Vi aqui muitas coisas fortes, como as criancas trabalhando duramente em construcoes, as pessoas todas sujas, sem as minimas condicoes, muito po, sujeira e pobreza, um transito insano.

> O jeito que eles tratam as mulheres 'e um capitulo a parte, elas que vao trabalhar, carregam pesos enormes nas costas enquanto os homens ficam bebendo e jogando.

> Segundo o guia 70 % das pessoas nao tem emprego, a expectativa de vida das mulheres 'e de 53 anos, mais de 300 pessoas morrem por ano por raios.

> Mas mesmo asim as pessoas aparentam estar felizes, tratam os turistas super bem e conseguem sobreviver no meio desse caos.

> Uma coisa 'e ler sobre a pobreza e sobre as dificuldades de um pais, mas estar ali e ver aquilo pela janela me fez ter vergonha de um dia ter reclamado de qualquer coisa da minha vida.

> Voces nao estao entendendo, em uma favela brasileira as pessoas ainda possuem alguma esperanca, podem ter energia eletrica, andam as vezes sujas mas nao todo o tempo respirando poeira e poluicao como aqui, ao menos podem ir para uma escola publica aprender alguma coisa, nao como aqui onde nao existe escola publica, todas sao pagas e as pessoas nao tem dinheiro para ir, tambem como poderiam ter, no hotel que estou a 2000 metros de altura onde carregam tudo nas costas para chegar a diaria custa 120 rupias , isto nao da nem 2 dolares!

> As ruas nao tem nomes, nao tem numeracao, nao existem sinaleiras no transito nem faixa de pedrestes, alias nem calcada em muitos lugares, os carros nao param de buzinar a todo instante.

> Vi no primeiro dia um rio e um templo sagrado deles que 'e o ganges deles, nesse rio eles estavam velando e cremando as pessoas mortas, jogam as cinzas no rio, no mesmo local existem diversas criancas tomando banho, peneirando o rio para ver se acham algum ouro dos mortos, gente lava a roupa ali e at'e toma aquela agua.

> Para andar 30 quilometros demoramos 2 horas hoje, em uma faixa sem acostamento onde mal cabe um carro passam 3 se espremendo a dois dedos de distancia, as pessoas viajam dentro e em cima dos onibus se dependurando como animais.

> Eu estou com um grupo, peguei um pacote fechado para esta parte da viagem , tem 2 velhinhos aventureiros do canada que ja viajaram por tudo que 'e lugar, uma gordinha da australia, uma mulher de nova york e um casal da inglaterra.

> Da uma certa raiva as vezes quando eles escolhem comer em restaurantes de 10 dolares o jantar ( os mais caros possiveis por aqui) vao pagar a conta e rindo dizem nossa isso nao 'e nada de dinheiro e hehehe....poxa as pessoas da volta que estao servindo e escutando isso devem se ressentir pois 10 dolares deve ser muito dinheiro pra elas, esses gringos deviam 'e ficar quietos.

> Tipo nesse pacote que escolhemos estao nos colocando nos melhores lugares possiveis, ai hj a inglesa reclamou que teria que dividir o banheiro (que tem agua quente inclusive) com outras pessoas, isso a 2000 metros no meio de uma vila no meio do nada, ahhh vai se fuuu!!!

> Sao muito frescos, a realidade dura das pessoas esta na frente deles e ainda assim querem ter o conforto da inglaterra!

> Os equipamentos de camping e de aventura, tenis, barracas, roupas, etc sao 10 x mais baratos que no brasil, acho que vou comprar mais calcas e algumas coisas e despachar para o brasil.

> Eles alugam tudo que voce quiser e depois pode s'o devolver ou comprar, pode- se comprar roupas, livros e v'arias coisas usadas mesmo, a maioria em 'otimo estado e po um pre'co muito bom.

> A gordinha australiana t'a sempre agitando e nao deixa ninguem quieto, os velhinhos parecem uns soldados aposentados, um deles se mandou na frente e nos deixou de lingua de fora pra tr'as na caminhada, eles gostam do rock do credance, eu tinha aqui no ipod e eles ficaram tri felizes de escutar na janta, o casal ingles tbm 'e bem legal o cara fez dancinhas com ela e 'e todo intelectual j'a aprendi v'arias coisas legais com ele como: in good we trust.... Others pay cash!! Heheh

> 'E que na moeda americana tem esse dizer " em deus n'os acreditamos" dai ele adicionou 'e e os outros que paguem em dinheiro!

> O nosso guia j'a nos falou v'arias coisas da cultura do nepal, por exemplo ele 'e de uma casta diferente da esposa, o casamento nao foi aceito ( estilo a novela caminho das indias...) eles s'o podiam se ver escondidos, dae o pai dela morreu e a familia dela finalmente aceitou, pois ele trabalhava e poderia sustentar a familia, a dele acabou aceitando s'o por isso tambem, mas teve que dar um jeito de conseguir uma nova casa. E ele disse que at'e hj as pessoas olham torto para eles.

> Ele disse que tambem 'e costume uma especie de campeonato de musica, tipo de trovadores que tem que improvisar as musicas, esse campeonato 'e de homens contra mulheres, quem ganha escolhe a esposa ou esposo do outro grupo! Muito louco... Ainda mais pensando que por aqui o casamento 'e para a vida inteira, ele nos disse no ritual de cremacao que a vi'uva nunca mais pode se casar.

> Tinha visto na disney uma imitacao do nepal com um monte de bandeirinhas ao vento, eles colocam preces nessas bandeiras e deixam ao vento elas sao de 5 cores, cada uma representa um elemento: azul-ceu, amarelo-terra, branco-agua, vermelho-fogo e verde-ar

> Hj no segundo dia de trekking vi uma coisa realmente incrivel, dois agricultores muito, muito pobres estavam descansando um pouco em uma escada e o guia deu uma bolacha pra cada um e um deles simplesmente pegou a bolacha partiu no meio e ofereceu para uma das mulheres do grupo! Incrivel!

> Isso demonstra que apesar de subdesenvolvidos em termos economicos eles sao superdesenvolvidos em termos espirituais, em termos de humildade e humanidade.

> Fiz um origame no almoco de um passaro que voa, nossa as criancas ficaram todas felizes, o guia quiz aprender, e quando saimos as criancas estavam brincando com o passarinho, tipo era s'o um pedaco de papel, mas para aquelas criancas era como um brinquedo novo... As criancas sao como as nossas de antigamente, elas inventam os proprios brinquedos: futebol de meia, bolita, fazem as coisas pois nao ganham os brinquedos e videogames como as nossas, acho q por incrivel que pareca sao muito felizes.

> Aprendi a jogar um jogo de cartas chamado asshole 'e bem legal.

> Tem dois velhinhos no nosso grupo, hj um passou bem mal, achei que nao ia conseguir caminhar mais, a caminhada foi bem dura, 6 horas subindo e decendo escadas de pedras e trilhas, ja o outro eu apelidei de ranger, pq aquele velhinho bota todo mundo no bolso, tem uma disposicao e uma caminhada melhor que a de todo mundo, ele disse que ainda quer ir ao kilimanjaro na africa.

> Temos no grupo os sherpas que sao os guias nativos que conhecem a 'area e os porters que sao os que carregam as bagagens, nossa esses caras carregam as bagagens de 4 pessoas nas costas e na cabeca, e a gente reclamando de caminhar um pouco sem bagagem.

> Tambem ne desde pequenos caminham por essas montanhas, vimos quase no final da trilha as criancas indo para o colegio que fica no topo, fazem a trilha de umas 3 horas escada acima para poder chegar na aula, isto essas privilegiadas que conseguem pagar pelo colegio, pq o resto nao estuda.

> Ontem a noite teve um terremoto aqui nas montanhas, nossa eu tava dormindo e achei que a casa ia cair ou sei la... nunca tinha visto aquilo, não foi tão forte o terremoto, mas pra mim parecia que eu tava em um barraco de madeira e alguém tava empurrando pra trás e pra frente, sai do alojamento depois teve outro no meio da noite, depois não teve mais nada.

> Ai vão algumas fotos, depois mando mais novidades!

 

 

dsc08847j.jpg

dsc08876f.jpg As mulheres carregam pesos enormes nas costas, trabalham em construções levando tijolos e cimento, crianças também fazem este serviço.

dsc08930c.jpg Este Velhinho pegou a única bolacha que ganhou e ainda quis compartilhar, um exemplo de humildade, humanidade e evolução espiritual.

p1040275i.jpg As crianças brincam e tentam achar ouro no rio onde cremam as pessoas.

p1040298l.jpg

p1040328l.jpg

p1040331i.jpg

p1040347o.jpg

p1040360y.jpg

p1040527d.jpg

p1040554j.jpg

p1040564.jpg

p1040702p.jpg

p1040763k.jpg

p1040889o.jpg

p1040981r.jpg

p1050056x.jpg

p1060096.jpg

p1060206.jpg

p1060263k.jpg

p1060283i.jpg

p1060286w.jpg

p10603201.jpg

p1060428cpia.jpg

p1060477q.jpg A Poluição, a sujeira e a pobreza de Kathmandu impressiona. As pessoas usam máscaras nas ruas.

p1060549k.jpg

p1060625.jpg

p1060638.jpg Eles viajam assim, dentro, em cima e de qualquer jeito que der, em estradas onde caberia 1 carro passam 4, estes estavam felizes da vida tocando violão e tmbor em cima do ônibus a 80 por hora!

p1060666r.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 89
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá Guerra....

 

Parabens pela coragem e disposição.....

 

Queria lhe pedir algumas informações.

 

Em agosto estarei indo para Brisbane(Australia), queria saber quanto custa uma refeição básica, se existe uma procura muito alta por emprego, locomoção, a maneira como se vive por lá.

 

Estarei grato por qualquer informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Guerra, muito boas fotos! Não fiz o trekking, mas deve ser fantastico.

Nepal é isto mesmo que vc descreveu. Se for a Índia verá que é o mesmo. Uma pena que vc não colocou nos seus planos visitar o Butão, lá vc verá uma enorme diferença entre os países, que apesar de ser na mesma região tem mais oportunidades para seus habitantes. Eu sou encantada com o Butão. Boa info das Maldivas, quando for pra lá vou me preparar $$$.

Continue assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

guerra, tenho que te dar meus parabéns...

 

descobri esse tópico hoje e com certeza vou continuar acompanhando...

viagem fantástica que muita gente sonha em fazer e que com certeza lhe trará, já esta trazendo, muito mais vantagens do que um carro zero, em todos os sentidos.

 

que negocio é esse de tirar um pato do caldeirao cortar com a tesoura e colocar no meio de um pão pras pessoas comerem... jhajajahjah... rachei de rir aqui com a sua descrição de mong kok...

aguardo os proximos capitulos.

valeu meu velho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Henrique.... A Australia é bem cara, recomendo que leve uma boa reserva de dinheiro antes de ir, uma refeição básica está custando no mínimo 10 dólares, se quiser comer barato ;e melhor ir no mercado do Coles e comprar aquela marca "home Brand" deles que é a mais barata, a única coisa que é mais barato que no Brasil é o atum enlatado.

 

Sobre emprego só posso te falar o que escutei dos meus amigos, nas cidades da costa norte se tem uma oferta de empregos menor e pagam menos, porém você também gastará menos em hospedagem e aluguel. A oferta de empregos na Australia continua muito boa, vi várias pessoas com aquele working holliday visa trabalhando em tudo que é lugar, eles vão ficam uns meses fazem uma grana e vão pra outro lugar, mas tem que meter a cara ir nos lugares, largar currículos e principalmente aceitar trabalhar em subemprego E como um cavalo!

 

Não é nada fácil o trabalho na Australia, eles pagam por hora e exigem que tu não pare um minuto de trabalhar, nas construções ;e como se tu fizesse academia por 7 horas por dia, tu chega em casa e não tem forças pra fazer mais nada...

 

Locomoções também são caras, custa quase 5 dolares a passagem, mas tu pode comprar cartões de 1 semana por 44 ou 22 pra estudante. Sobre a maneira como se vive por lá, é como meus amigos falavam é o inferno das 7 as 3 da tarde e o céu das 3 as 7 que são as horas de lazer e que você terá dinheiro e condições de fazer o que quiser.

 

O principal problema d Australia na questão de quem quer trabalhar por lá é o preço do visto que com o curso de que escolher é de U$$ 3.000,00 a cada 3 meses, o preço das coisas, o preço do aluguel (em Sydney meus amigos pagavam U$$ 400,00 por semana, dividiam isso por 3...., ou seja mesmo que pareça ser muito ganhar 160 dólares por dia se você fizer as contas vai ver que não sobra muito dinheiro não.

 

Flávio... eles tiram os patos de um caldeirão nojento... nossa o cheiro daquilo é muito horrível, e alias não ;e só a tesoura o problema o problema ;e que é uma tesoura toda enferrujada que nem lavam.... tem que ter estômago de elefante pra comer aquilo!

 

Eluzi... Fiz uma trilha de 4 dias só pelos anapurnas, e confesso pra ti que lá pelo terceiro dia depois de andar 6 horas subindo e descendo escadas já estava com as pernas cambaleando, eu tenho que me preparar mais para as trilhas.... Um outro grupo se uniu ao nosso e uma mulher fez a trilha até o acampamento base do everest, nos mostrou as fotos e é um lugar incrível, vou ver se pego com ela e posto aqui.

 

O problema dessas trilhas ;e que você está no meio do nada e se acontece alguma coisa a evacuação mais próxima está bem longe, um japonês dessa trilha do acampamento base morreu quando subiu muito rápido sem a correta aclimatação, um outro teve que ser evacuado de helicóptero por problemas respiratórios, isso segundo essa mulher do nosso grupo nos contou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Final do Nepal….

 

Depois de sairmos da cidade de Pokhara e acabarmos as trilhas pelas montanhas fomos par um Rafting de 35 Km.

 

O bote inflável parou no meio do dia e almoçamos ao lado do rio, a comida foi preparada na hora mesmo, depois chegamos a um acampamento bem legal com fogueira e barracas com cabana por cima, tinha banheiro com água quente e foi bem legal.

 

Depois fomos para o parque nacional de Chitwan, neste parque fizemos um safari de elefantes de umas 3 hs, durante o safari vimos rinocerontes e veados, uma hora uns 6 elefantes cercaram 2 rinocerontes pro pessoal tirar fotos, eles ficaram meio barbos e saíram atropelando um dos elefantes, mas tudo tranqüilo depois.

 

Nessa cidade e no Nepal como um todo é comum ver crescer maconha no meio das ruas que nem mato, eles dão folhas de maconha para o gado se estiver com problemas de estômago, eles fazem coquetéis das folhas com iogurte (especial Lassie), e uma das deusas (Shiva) é venerada também pelo uso da erva.

 

Tirei algumas fotos porque achei muito diferente ver árvores e árvores disso no meio das ruas…..

 

p1050190r.jpg

p1050230w.jpg

p1070920i.jpg

 

Na noite pedimos a tal da especial lassie para experimentar (até os velhinhos pediram), nossa…. não aconselho pra ninguém, na hora não deu qualquer efeito, mas depois de umas 2 horas quando começou a digestão eu não conseguia levantar da cama, precisava ir ao banheiro e me equilibrando fui, depois só me lembro de acordar (no banheiro) umas 2 hs depois, voltei pra cama e dormi mal…. no outro dia acordei melhor, mas consciente de nunca mais pedir por aquilo.

 

Anexei uma foto do nosso responsável guia tomando a especial lassie! olha que figura! eheheheh

 

p1080038n.jpg

 

No outro dia tomei banho com os elefantes, você monta neles e eles te enchem de água que puxam do rio pela tromba, depois eles se deitam no rio e tu pode sair de cima, fiquei com um grande medo daquele bicho cair por cima de mim, sai correndo do rio.

 

p1050523.jpg

p1050544x.jpg

 

Mais de Chitwan:

 

p1080012.jpg

p1050289n.jpg

p1050317c.jpg

p1050412.jpg

p1050417t.jpg

 

Lumbini, local onde nasceu budha:

 

p1050654o.jpg

p1050665d.jpg

p1050683n.jpg

 

 

INDIA

 

Cheguei na Índia a dois dias, vindo da fronteira com com o Nepal, lá existe uma cidade chamada Lumbini, cidade onde nasceu Sidartma Gautama (Budha).

 

Já tinha tido algumas más experiências com indianos: na Austrália achei eles meio mal educados, no trabalho necessitavam de limites, tipo comiam com as mãos, pegavam as coisas sem pedir, se atravessavam, etc; nas Maldivas achei o atendimento dos indianos do hotel bem ruim, as gorjetas não representavam um bom serviço e eram praticamente exigidas por eles, faziam cara feia se não ganhassem nada; no aeroporto do Sri Lanka eu estava usando a internet fere de um computador e um indiano chegou simpático perguntando se poderia ver um e-mail e simplesmente tomou conta do computador por 1 hora com todos os amigos não respeitando quem chegou primeiro; no avião que fazia conexão com a Índia as aeromoças tiveram muuuuito trabalho pra manter a ordem, pois todos tiravam o cinto quando não era permitido, o avião nem tinha pousado e já levantavam pra pegar as bagagens, quando a aeromoça veio falar com um deles pedindo pra ver o cartão de embarque um se negou a mostrar, só mostrou quando ameaçaram chamar a segurança, foram abusados, não respeitaram a fila pra entrar no avião, atiram as malas por cima das tuas, se metem nas conversas e por ai vai……

 

Bom, falei tudo isso porque é muito fácil falar as coisas ruins de um povo, o difícil é entender o PORQUE deles serem assim.

 

Pra começar a Índia é um dos países mais densamente povoados do mundo, comparando com o Brasil que tem mais ou menos 200 milhões de habitantes em uma área de 8.514.876 km2 (pesquisei no google..)

 

A Índia possui 1Bilhão e 200 milhões de habitantes em uma área de 3.287.782 km², segundo o guia se você atirar uma pedra no mato vai acertar a cabeça de alguém!! eheheheh

 

Então pra sobreviver neste País mega pobre e com dificuldades inimagináveis eles tem que tomar o seu espaço, a falta de educação deles é simplesmente explicada pela própria falta de educação. Não possuem escolas ou as oportunidades para entenderem como se portar.

 

Tinha lido que o Nepal era como uma versão light da Índia e concordo com essa afirmativa, tinha me chocado bastante a pobreza e as coisas que vi no Nepal, mais aqui é muito pior.

 

Já vi corpos apodrecendo no Ganges, bem ao lado de onde tomam banho e lavam a roupa, Varanasi onde estou agora é conhecida como a cidade onde as pessoas vêm pra morrer, pois segundo o hinduísmo ser cremado nas margens do rio é um privilégio, aqui queimam mais de 100 pessoas por dia.

 

Depois de passar pelo rio no sol nascente fomos a uma vila de tecelagem, onde fazem tapetes e outras coisas a mão, notei o trabalho que dá para fazer um tapete desses, nesta vila vi várias coisas chocantes como os locais onde comem, matam as galinhas no meio da rua, ao lado do lixo, ao lado de onde tomam banho, a rua um caos com tuk tucks, vacas, cabras, carros, gente, merda e poeira, tudo misturado.

 

O que me choca mais são as crianças….. tenho tirado fotos meio pesadas, tinha uma brincando, deitada no meio de uma rua imunda cheia de coisas que nem quero imaginar, ela estava cheia de moscas pelo nariz, boca e cabeça, tinham vários adultos perto dela, perguntei pra eles se podia tirar uma foto, eles fizeram gestos como se estivessem dizendo sim sim e se quiser pode levar também!. Isso é um show de horror.

 

Devemos dar valor muito valor ao nosso País e ao nosso estilo de vida, nosso País é maravilhoso, alguns chamam de terceiro mundo, se for então a Tailândia é de quinto mundo, o Nepal é de décimo e a Índia é de vigésimo mundo!

 

Temos o principal que nesses países é muito raro: Educação pública (precária mas existente), Dignidade (de poder comer, quem sabe tomar um banho e não andar só no meio do cocô) e principalmente podemos ter esperança de um futuro melhor.

 

Ontem enquanto estava na frente do ganges, assistindo as orações de fim de tarde, pensei que todos deveriam um dia estar ali, e ver a beleza das orações no altar com uma multidão atrás enquanto mais abaixo ao lado dos corpos as pessoas escovavam os dentes e tomavam banho... é uma imagem chocante e que faz a gente pensar em qual é a nossa missão nesta terra e porque alguns nascem tão bem e outros vivem daquele jeito.

 

A partir de amanhã irá acontecer na Índia o festival das cores, nesse festival todo mundo se pinta nas ruas, o guia disse que atiram tinta em todo mundo, as pessoas andam com aquelas pistolas de água e saem atirando água, ele disse que é certo que iremos voltar todos sujos, as vezes demora mais de 3 dias pra sair a tinta, então vou dar um jeito de comprar alguma roupa bem barata que possa jogar fora depois.

 

Durante este festival segundo nos foi informado as pessoas ficam todas loucas nas ruas, como o álcool é proibido muitas ficam drogadas de ópio e outras coisas, então é melhor a gente se cuidar bastante nesses próximos dias, pq a coisa pode ficar meio perigosa. Isso é que é o bom de andar com um grupo nesses locais, pois de certa forma todos se protegem e sempre andamos juntos, o que afasta a maioria dos mal intencionados.

 

Fotos:

 

p1050750b.jpg

p1050760j.jpg

p1050767.jpg

p1050784x.jpg

p1050807a.jpg

p1050823g.jpg

p1050824.jpg

p1050832m.jpg

p1050834.jpg

p1050841j.jpg

p1050871q.jpg

p1050882.jpg

p1050891j.jpg

p1050914.jpg

p1050922m.jpg

p1050924e.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...