Ir para conteúdo

Roteiro - pré-definido ou não?


Posts Recomendados

  • Membros
Muito útil esse tópico!

 

Eu gostaria de deixar aqui uma opinião pessoal que talvez possa ajudar outras pessoas

 

A grande maioria dos roteiros que vejo aqui no site são do tipo "Londres-Paris-Amsterdam-Berlim-Praga-Munique-Viena-Veneza-Roma-Milão-Barcelona-Madri-Lisboa"... OK, são todas cidades maravilhosas e cheias de atrações, e temos a tendência de querer ver tudo em uma viagem só. A minha sugestão, que é o meu gosto pessoal, é cogitar a ideia de conhecer mais a fundo cada país, incluir algumas cidades menores, viajar de trem ou de carro pelo interior. Desse jeito, existe muito mais interação com as pessoas do local, não só com outros turistas. Também é possível entender muito melhor como é o país de verdade, pois as cidades maiores quase sempre são menos típicas e mais internacionais nos seus hábitos.

 

Deixo aqui, então, essa sugestão: menos países e mais cidades menores.

 

Espero que possa ajudar alguém!

 

Abraços.

 

 

Concordo plenamente! Esse é exatamente o meu pensamento e tento fazer isso sempre.. um ou dois países, no máximo, a cada viagem.. assim você conhece bem mais cada cultura e cada povo!

Link para o comentário
  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 7 meses depois...
  • Membros

ótimas dicas, tanto do autor do topico quanto do pessoal. Sou novato nisso ainda mas pretendo fazer uma viagem pros EUA no fim de dezembro, só comecei a planejar ontem para falar a verdade e ainda nem fui atras de passaporte e talz, mas imagino q isso nao demore tanto tempo. Tenho a intenção de conhecer New York, Washington e alguns lugares mais pra costa oeste, como Las Vegas e outros. O problema é o deslocamento de NY aé a costa, e o tempo q ficarei por lá q ainda to tentando conciliar com as ferias e a volta pro trabalho. Mas vo pesquisar bastante e perguntar ao pessoal q já entende bem do assunto, pelo q eu vi por aqui.vlw...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Excelente tópico !!

 

Quero também deixar algumas dicas:

 

antes de sair correndo pra montar o seu planejamento detalhado de sua viagem é primeiro preciso saber se o tempo e o dinheiro que vc tem é adequado para esse destino:

 

TEMPO: é meio intuitivo mas imagina que vc tem apenas uma semana de férias, será que vale a pena vc pegar um vôo de 20h, pagar 2000USD pela passagem e ir até um país do outro lado do mundo só pra passar efetivamente 3 dias por lá ? Isso quer dizer...

 

- o tempo disponível vale o "esforço" de deslocamento até o destino ?

- ainda seguindo nessa linha, tempo "líquido" no destino é suficiente para conhecer tudo que interessa ?

 

Lendo os relatos de muitos viajantes de 1a. viagem (ou nem tão inexperientes assim) constato que muitos passam mais tempo se deslocando em vôos, trens, ônibus do que efetivamente passeando.

 

CLIMA: muita gente esquece desse fator e acaba aproveitando menos por fatores climáticos, pegam muitos dias chuvosos, frio, nevascas, atrações, restaurantes e hotéis fechados ou pior, são testemunhas de catástrofes naturais.

 

- qual a média de temperatura e chuvas (ou neve) nesse período do ano nesse destino ?

- quais são as condições das atrações que pretendo visitar ?

 

PERÍODO: é importante prestar atenção no calendário do destino, muitas vezes há feriados locais, outras vezes é altíssima temporada, outras há festas locais.

 

- o período disponível é adequado com as atrações do destino ? e com o orçamento ?

 

DINHEIRO: antes de fazer um grande esforço no planejamento de sua viagem é preciso primeiro saber se é viável financeiramente vc optar por esse destino, para isso é bom fazer um rápido levantamento dos custos médios de seu destino:

 

- deslocamento até o destino: quanto, em média, custa o deslocamento até lá ?

- hospedagem: obedecendo os seus padrões e exigências, qual o custo médio de uma noite de hospedagem no seu destino ?

- transporte: deslocamentos internos, quanto ?

- alimentação: quanto vai gastar em alimentação diariamente ? (eu costumo projetar de 60% a 100% do valor da hospedagem por dia)

- atrações: pesquise o valor das principais atrações.

 

Depois de levantar essas poucas informações acho que já consegue tomar a decisão se será possível e ao mesmo tempo proveitoso, prazeiroso viajar até o seu sonhado destino.

 

Vale lembrar que mesmo que decida não viajar para esse destino, essa informação não será jogada fora pois poderá servir de esqueleto para uma próxima oportunidade :)

 

Outra dica: o planejamento é cíclico, ou seja, conforme vc vai conhecendo o destino e tomando decisões durante a montagem do seu plano, vc deve revisar os pontos iniciais e ver se ainda são válidos ou se vale algum replanejamento.

Link para o comentário
  • Membros

Coisas que aprendi errando e com o erro de amigos:

 

a) Hospedagem: Para quem for reservar hotéis, sempre é bom ler resenhas e ver fotos tiradas por pessoas que se hospedaram por lá. Um bom site de resenhas é o Trip Advisor. Uso e gosto de ler também as opiniões deixadas nos sites Booking.com e Hoteis.com. Para saber se realmente a localização é boa, pegue o endereço do hotel/albergue/pousada e jogue no Google Maps.

 

b) Pesquisar e deixar anotado os dias em que as atrações estão fechadas e os dias em que são gratuitas.

 

c) Caso vá de avião, sempre é bom conferir o limite de peso e as taxas por excesso de bagagem. Deixe anotado para não ter surpresas;

 

d) Conferir o tipo de tomada e qual é a tensão do local (110V/220V). Acredita que eu e minha amiga já fomos várias vezes ao Nordeste e por conta de achar que sabia qual era a tensão das tomadas por duas vezes seguidas compramos ferro de passar? Nunca mais deixamos de ver estas informações. Ah, também paramos de viajar com roupas que ficam amassadas....

 

e) Para viagens internacionais: Ter uma lista com os telefones de Consulados e Embaixadas. Saber como discar para o Brasil em caso de urgência.

 

f) Pós-planejamento:talvez seja nóia minha mas quando eu viajo para o Exterior levo num pasta os documentos, passagens e reservas de albergues/hotéis impressas. Além disso, tenho cópias online no e-mail (inclusive até a folha de rosto do passaporte) e outra cópia com alguém de confiança, no caso com minha mãe.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

 

PERÍODO: é importante prestar atenção no calendário do destino, muitas vezes há feriados locais, outras vezes é altíssima temporada, outras há festas locais.

 

 

É sempre bom verificar se não está acontecendo algum evento na cidade, como Formula 1, feiras de negócios, congressos, etc. Esses eventos entopem muitas cidades, os preços dos hotéis disparam (se você conseguir um) e as atrações acabam ficando lotadas. Dá uma olhada nos sites oficiais de turismo das cidades, quase sempre tem um link com "Calendário de Eventos" ou algo do tipo.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

não vou postar a fonte, pois o site de onde retirei isso saiu do ar...

mas deixei anotado, pois achei útil, espero q as dicas possam servir a alguem

 

Aprendi que sempre devo fazer os meus roteiros de viagem flexíveis e dispostos a mudanças. Por quê? Por que assim você poderá somar algumas dicas legais que receber no caminho. Nesse caso, deixe para fazer as reservas dos albergues com alguns dias de antecedência ou dependendo da sua experiência faça no dia anterior à sua partida. Hoje não me preocupo se eu chegar na cidade sem reserva nenhuma. Com a minha barraca na mochila eu não durmo ao relento.

 

As reservas podem ser feitas pela Internet com o cartão de crédito internacional (paga-se uma taxa de 10% do valor da diária) ou por telefone. Às vezes a cidade merece mais um dia, vai acontecer um super evento amanhã, e você com a reserva dos próximos 20 dias já fechadas, perder esse dia vai atrasar todo o roteiro e de quebra você vai perder uma grana com isso. E agora o que fazer?

 

A Europa tornou-se uma escola de mochilão. Não é raro você ouvir algum mochileiro falando que começou lá, no meu caso não foi diferente. A infra-estrutura do continente é a grande sacada. A malha ferroviária é indiscutivelmente vasta e a qualidade das estradas não decepcionam. Sem falar na extensa rede de albergues que você encontra por lá sempre esperando os novos desbravadores.

 

Mas os valores pessoais devem ser levados em conta nesta etapa dos preparativos. Que tipo de viagem você quer fazer? Tem aqueles que só freqüentam as baladas à noite e dormem o dia inteiro. Tem aqueles que querem emergir na cultura local, ver os pontos turísticos mas também conhecer lugares que ninguém foi. Tem os religiosos que dão preferência a lugares sagrados. Sei lá, existem mil motivos para viajar.

 

Mas você deve ter em mente que para fazer certas coisas não há a necessidade de sair do Brasil. Baladas têm aos montes por aqui. Cachoeira com trilha também, por isso tente fazer coisas específicas do país visitado. O grande segredo é fazer com que a seu mochilão seja cheio de extremos! Misture um pouco de tudo e veja que fascinante vai ser o resultado. Com certeza você vai aprender muita coisa!

 

Escolhido o país, determine a sua estadia em algumas cidades estratégicas. Ou seja, você fará a base nesta cidade, mas poderá visitar várias outras nas proximidades. Nós brasileiros temos um tremendo privilégio por morar num país tão extenso. Poucas distancias podem nos assustar em outros países do mundo.

 

Pesquise tudo o que o tempo lhe deixar, sobre o país a ser desbravado, use a Internet ao máximo, compre guias de viagem (ou vá à livraria

lê-los), vá à biblioteca, peça dicas para quem já esteve lá, use e abuse do Orkut.

 

Outro ponto decisivo na seleção é o fator da entrada no país. Tem carta branca para brasileiros ou precisa de visto para entrar como turista? Ou será que devo tirar um visto de trânsito no país? Mesmo que você já tenha ido para o país em anos anteriores, vale pesquisar novamente, pois essas leis podem mudar.

 

Essa informação você pode encontrar rapidamente pela Internet no site da embaixada. Mas vale lembrar que a maioria dos países da União Européia não pedem visto de turista para os brasileiros que vão passar menos de 90 dias, sendo necessário apenas o passaporte com no mínimo 6 meses de validade.

 

Para finalizar, estude a história do país e tente sempre incrementar ao seu roteiro alguma cidadezinha fora do roteiro turístico. Force-se a sair do roteiro batido! Ninguém merece ficar o tempo todo brigando com um monte de turistas para tirar uma foto em frente ao monumento xis. Vale escolher a cidadezinha pelo contexto histórico.

 

Se em algum momento da história aquela cidade foi a coqueluche da região, com certeza ela ainda tem alguma coisa de interessante para se ver. Sem falar da perplexidade que você causará nos habitantes locais quando disser que é brasileiro. Leve algumas fotos de lugares do Brasil e do Pelé, com certeza você será celebridade por lá.

Link para o comentário
  • Membros

Estou desenterrando esse tópico, mas não pudia deixar de falar sobre.

Sou novo aqui no forum, e gostei muito das dicas dadas pelo amigo pdavid.

Estou preparando meu primeiro mochilão, e os passos falados no tópico estão sendo de grande valia. Tinha algumas coisas que não pensava, e que na verdade são fundamentais para que minha viagem seja boa.

Estou com um foco, que é fazer um tour pelo nordeste brasileiro (litoral). Caso tenham alguma coisa pra informar sobre esse destino que certamente é um dos mais procurados, ficarei grato em receber.

 

Abraços

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...