Ir para conteúdo

Roteiro - pré-definido ou não?


Posts Recomendados

  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
Se alguém quiser postar aqui alguns modelos de planilhas de cálculo para o orçamento de viagem, por favor, fiquem à vontade!

Abraços.

 

Opa!

Hoje eu disponibilizei uma planilha de custo no tópico Com 2500,00 10 dias ficar no brasil ou ir para o exterior?, com um roteiro pré-preparado para um Mochilão América do Sul: Peru, Bolívia e Chile.

 

Os valores estão desatualizados e a planilha não está totalmente concluída, mas serve como base para o ponta pé inicial de quem estiver perdido com o planejamento! ::otemo::

 

Vou deixar a planilha aqui para futuras consultas! ::cool:::'> ::cool:::'>

Planejamento de Viagem - Mochilão América do Sul.xls

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Não sei se aqui é o local, certo, mas vai.

 

Qdo se planeja a viagem, certos passeios obrigatoriamente tem q ser c/ agencia, ou qdo vc tá sozinho e não há transporte publico p/ um determinado local, as vezes o q a agencia oferece sai + em conta.

 

Como escolher a agencia? Saber se ela é idônea?

Achei uns sites uteis. Não dá p/ saber a idoneidade, mas pelo menos dá p/ ver se ela é cadastrada.

 

Outra dica é procurar sempre pelo site da prefeitura e/ou secretaria de turismo da cidade. Eles costumam ter uma lista de hotéis, restaurantes e agencias, teoricamente, cadastrados. Isso é útil qdo vc precisa e/ou quer fazer reservas antecipadas, via internet. Já houve golpes de falsos hotéis c/ sites na internet. A pessoa fazia a reserva e qdo chegava ao local, nadinha de hotel...

 

Portal Brasileiro do Turismo

http://www.braziltour.com/home.html

 

Ministério do Turismo

http://www.turismo.gov.br/turismo/home.html

 

Dúvidas frequentes

http://www.turismo.gov.br/turismo/geral/fale_conosco/faqgeral.html

 

O link acima tem várias informações. A mais interessante eu coloquei abaixo, refere-se a como você pode checar se a empresa é devidamente cadastrada na Embratur.

 

Como realizar consulta ao cadastro de empresas – buscando saber sobre idoneidade?

 

MTur O Ministério do Turismo não fornece atestado de idoneidade de empresas. Para pesquisar dados cadastrais a fim de confirmar se a empresa é devidamente cadastrada no MTur, basta acessar www.cadastur.turismo.gov.br. Sugerimos também que procure o órgão de Defesa do Consumidor - PROCON para averiguar se existe qualquer queixa ou reclamação contra a empresa que a desabone.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Tô longe de ser um bom planejador, um expert em roteiros, preparativos, etc, mas vou deixar aqui os meus vacilos para que não se repitam, especialmente para quem está mochilando pela primeira vez para europa.

1-"Múltiplos Destinos", ou seja, ao comprar sua passagem de saída do Brasil verifique se aumenta no preço você chegar em uma cidade e voltar por outra, por exemplo, desembarcar em Londres e voltar por Roma, Praga, etc, e mesmo que aumente, faça um comparativo se ainda com o aumento não compensa, na Ibéria onde cmprei a minha era exatamente igual, como não me atentei pra isso, vou ter que voltar de Praga para o extremo oeste da europa, aumentou bastante nos custos.

2-"Hostels", se sua viagem é na alta estação ou simplesmente você é do tipo que gosta de se programar, procure os hostels com bastante antecedência e sempre, sempre faça um comparativo das vagas, opções de quarto e preço que estão disponíveis em intermediários como Booking, Hostelword e no próprio site do hostel, no site costumam ter mais opções a um preço menor.

3-Seguro Saúde, lembre-se que se tiver como comprar de um cartão platinum (alguns gold tb) você terá incluso um seguro de viagens padrão europa, com cobertura de 30.000 euros, aí ja economizará, e mesmo que seu cartão não seja desses e você pague um seguro por fora, ainda assim consulte seu cartão pois ele sempre tem um seguro de viagens de cobertura menor, mas ainda assim é melhor que nada, fica valendo como uma garantia suplementar em caso de desgraça como perderem sua mala ou doenças.

4-Trens, se você vai deixar para comprar na hora, blz, mas se vai comprar antes, compre logo no primeiro dia que abrem para venda, 90 dias antes na maioria das empresas, 60 na renfe, por exemplo, é aquela coisa, se vai fazer faz direito, não compre antecipado por exemplo faltando 15 ou 20 dias se for na alta estação pq vc já vai pagar um absurdo mesmo, ao menor barganhe algo lá na hora.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Muito útil esse tópico!

 

Eu gostaria de deixar aqui uma opinião pessoal que talvez possa ajudar outras pessoas

 

A grande maioria dos roteiros que vejo aqui no site são do tipo "Londres-Paris-Amsterdam-Berlim-Praga-Munique-Viena-Veneza-Roma-Milão-Barcelona-Madri-Lisboa"... OK, são todas cidades maravilhosas e cheias de atrações, e temos a tendência de querer ver tudo em uma viagem só. A minha sugestão, que é o meu gosto pessoal, é cogitar a ideia de conhecer mais a fundo cada país, incluir algumas cidades menores, viajar de trem ou de carro pelo interior. Desse jeito, existe muito mais interação com as pessoas do local, não só com outros turistas. Também é possível entender muito melhor como é o país de verdade, pois as cidades maiores quase sempre são menos típicas e mais internacionais nos seus hábitos.

 

Deixo aqui, então, essa sugestão: menos países e mais cidades menores.

 

Espero que possa ajudar alguém!

 

Abraços.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...