Ir para conteúdo

IOF na compra de passagens - mais alguma ideia pra fugir?


Ir para solução Solucionado por poiuy ,

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olás!

De todas as passagens que já comprei pra fora até hj dei sorte de pagar sempre em reais e nunca incidiu IOF, mesmo tendo comprado direto pelas cias (KLM, Airfrance, Swiss, Emirates, Latam, etc). Nunca comprei por agência ou sites tipo decolar, e gostaria muito de evitar.

A questão é que pra uma das minhas opções do ano que vem as passagens mais em conta são pela Turkish, e para outra opção de viagem as passagens mais baratas são pela British...

Tanto a Turkish quanto a British cotam em moeda estrangeira e avisam que vão te cobrar assim, portanto, vai incidir IOF.

Somos 3 adultos aqui... João infelizmente perdeu seu desconto criança, hahahauaha, e manos, IOF em cima de 3 passagens dói. Supondo que eu vá gastar 10.000 reais nas passagens, vão cobrar exatamente 638 reais de IOF, muito né?

Aí a única solução que me ocorre é comprar por plataformas, tipo decolar e afins, que eu tanto evito. Mesmo eles cobrando uma taxa de emissão ainda fica bem mais barato...

Vocês tem alguma outra ideia ou dica para fugir disso?

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
  • Solução
1 hora atrás, Juliana Champi disse:

Tanto a Turkish quanto a British cotam em moeda estrangeira e avisam que vão te cobrar assim, portanto, vai incidir IOF.

Os voos da British dá para comprar no site da Ibéria pelo mesmo preço, mas cobrado em Reais e com opção de parcelamento.

Não sei se continua valendo, mas foi o que o call center da British me orientou a fazer a algum tempo atras quando eu fui tentar comprar uma passagem parcelada com eles.

Mas fora isto, pessoalmente não conheço nenhum outra opção para evitar o IOF a não dos Decolar e SubmarinoViagens de vida.

Por falar em SubmarinoViagens, eles estão vendendo voos de várias companhias sem cobrar a taxa de serviços, e muitas vezes abaixo do preço direto na companhia aérea.

Nos últimos anos tenho comprado bastante passagens na SubmarinoViagens, muitas vezes eles tem tido condições e preços melhores do que direto com a companhia aérea.

Por enquanto nunca me deu problema, mas nunca precisei cancelar ou alterar um voo em cima da hora, e nem tive problemas com os voos.

Mas é aquela historia que eu sempre conto, em 99,9999% dos casos dá tudo certo, o problema é você ser aquele 0,0001% azarado que tem que resolver algum problema com o voo as 2 da madrugada lá no aeroporto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom saber isso da Iberia, tinha esquecido completamente que eles tb "são British", até pq tb nunca viajei com eles. No mesmo esquema da KLM e Airfrance, Swiss e Lufthansa certo?

O lance das plataformas é esse que vc disse, se vc não tiver que fazer nenhuma alteração tudo funciona perfeitamente... vou ficar mais aberta a esta opção!

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

@Juliana Champi Quando meu filho ia comprar as nossas passagens, deu problema no cartão de crédito, ele ia até o escritório deles em São Paulo e efetuaria o pagamento. A Emirates vende passagem em Reais,  mas tinha opção de pagar em dinheiro. 

Será que essas empresas que você disse não faz o mesmo procedimento de receber no escritório e em dinheiro? Como vc fará o pagamento direto,  talvez não incidiria IOF. Mas vc terá que conhecer alguém na cidade que eles têm escritório. 

Será que eles não vendem via boleto bancário? 

Se vc ver isso, informe para nós. 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

É uma boa ideia tb @casal100

O que pega é que além das milhas que eu deixo de acumular no cartão, rsrs, eu perco direito ao seguro viagem se não compro as passagens pelo cartão... Aí pra pagar o seguro viagem da na mesma que o IOF sabe?

Mas pra quem não tem o benefício do seguro é uma boa! ;) Valeu

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

@Juliana ChampiPra vc realmente não compensa fazer isso, mas fica a dica para outras pessoas. 

 Algumas lojas de câmbio se vc comprar seguro viagem com eles , o dólar tem um desconto. Faça citação do seguro em outros lugares e vê se compensa  (isso pra quem não tem cartão de crédito).

Mas no cartão de crédito é bem mais vantajoso.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
18 horas atrás, Juliana Champi disse:

Bom saber isso da Iberia, tinha esquecido completamente que eles tb "são British", até pq tb nunca viajei com eles. No mesmo esquema da KLM e Airfrance, Swiss e Lufthansa certo?

Sim, British, Ibéria e Vueling é exatamente o mesmo esquema da Air-France/KLM e Lufthansa/Swiss/Austrian, é a mesma empresa, só muda o logotipo pintado no avião rss.

Nas duas vezes que eu viajei com a British, e quando voei com a Vueling comprei as passagens no site a Ibéria para evitar o IOF, estava o mesmo preço.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sobre comprar direto na loja física da companhia aérea, algumas companhias cobram uma taxa de serviço adicional para as vendas presenciais, o que geralmente acaba dando na mesma do que pagar o IOF. 

Então antes de ir lá na loja, é recomendável ligar lá e perguntar se tem alguma taxa adicional para venda presencial, para não acabar perdendo viagem até o centro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

Boa tarde!!

 

Eu fiz cotação de passagens para Londres na Airfrance e na KML. Ambas cotam em reais e eu gostaria de comprar as passagens pelo cartão de crédito para garantir o seguro saúde. Mas tenho medo de cobrarem IOF. 

Vocês sabem como funciona? Se essas empresas mesmo cotando em reais, ao final da compra convertem em euro e vc paga o valor do IOF?

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
6 horas atrás, Elianacfm disse:

Boa tarde!!

 

Eu fiz cotação de passagens para Londres na Airfrance e na KML. Ambas cotam em reais e eu gostaria de comprar as passagens pelo cartão de crédito para garantir o seguro saúde. Mas tenho medo de cobrarem IOF. 

Vocês sabem como funciona? Se essas empresas mesmo cotando em reais, ao final da compra convertem em euro e vc paga o valor do IOF?

Obrigada

Na KLM não cobra IOF, vc paga exatamente o valor que aparece em reais. Na maioria das empresas é assim... Só que algumas ainda não tem escritório no Brasil (e algumas nunca vão ter) e cobram em moeda estrangeira, ainda é o caso da Turkish Airlines! Pra fugir no IOF teria que comprar com cartões em moeda estrangeira, como WISE, mas aí vc já tem que ter o dinheiro disponível na plataforma já que é um cartão de débito e perde direito aos benefícios quando se compra passagens com o cartão de crédito.
 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...