Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

BATE E VOLTA DE SP A BUENOS AIRES? SIM, É POSSÍVEL (com fotos e custos)

Postado
  • Membros

No final de Out/19 passei um final de semana em Buenos Aires, numa viagem cujo principal objetivo era tão somente levar meu velho pra sua primeira viagem de avião (minha mãe foi junto, mas já viajou antes), sem muitas expectativas...e que acabou sendo uma surpresa pelas belas paisagens urbanas e rica gastronomia dos hermanos.

PREPARATIVOS:

1 - PASSAGENS AÉREAS (USD 831,60/BRL 3.575,88 - 3 pessoas): O grande motivador da viagem...meu pai é fanático por aviões, muito embora nunca tivesse andado em um antes. Então queria proporcionar a melhor experiência possível, porém como trabalho de segunda a sexta num emprego quase sem flexibilidade a viagem teria que ser feita obrigatoriamente num final de semana. Também queria que ele tivesse a sensação de uma viagem internacional, daquelas feitas em aviões grandões (wide-bodies). As únicas opções viáveis então eram Santiago pela Emirates ou Buenos Aires pela Qatar ou Turkish (todos operados pelo B777) saindo na sexta no final da tarde e voltando na madrugada de segunda. Optei por Buenos Aires pela viagem ser mais curta (2h50 na ida e 2h30 na volta). Como o voo de ida da Qatar saía mais cedo preferi ir de Turkish, as tarifas eram praticamente iguais, e caras por conta da pouca antecedência (comprei com pouco mais de 1 mês da data da viagem). A franquia de bagagens era excelente, até 2 peças de 32 kg (embora recentemente a Turkish tenha reduzido para 23 kg)

2 - HOSPEDAGEM (AIRBNB - BRL 510,34 - 3 diárias): Apartamento de 3 quartos e 2 banheiros no bairro da Recoleta, na Calle Posadas. Escolhi 3 diárias para não ter que ficar o dia todo na rua até voltar ao aeroporto (o voo de volta era perto da meia noite).

3 - SEGURO VIAGEM (ALIANZ - BRL 90,78 - 3 dias/ 3 pessoas): Aproveitei uma promoção que apareceu pelo Melhores Destinos...não precisei utilizar.

DIA 1 - 25/10

Partida: O voo iria deixar o portão as 18h30 da sexta-feira, então sem chance de cumprir minha jornada integral no trabalho nesse dia (trabalho até 18h na Zona Sul de SP). Então negociei meio período de ausência com a chefia. Detalhe: Fui de transporte público todo o trajeto, há alguns meses existe uma extensão da linha de trem que liga o Aeroporto de Guarulhos até a malha ferroviária de SP, ele parte da estação da Luz em (poucos) horários específicos. Paguei R$ 8,00 (tem que ser em dinheiro vivo) por uma viagem sem paradas até GRU. Quase que perdi o trem das 14h (depois salvo engano só teria outro as 16h, ver horários e tarifas aqui), mas consegui pegar e valeu muito a pena, o trem vai bem vazio e chega lá em rigorosos 35 min...para ter uma ideia meus pais foram de 99 entrando na marginal Tietê quase no mesmo horário e distância do aeroporto e chegaram lá uns 20 min depois. O problema é só esperar o Shuttle que leva aos terminais (ônibus lotado e sem a/c) pois a estação é distante em mais de 1km (há previsão de construção de um monotrilho para cumprir esse trajeto até 2021).

Chegada/câmbio/transporte: O voo foi tranquilo, saiu com um leve atraso, mas chegou no horário previsto (21h30). O fuso horário de toda Argentina é o mesmo do que o de SP então sem nenhum problema em relação a jetlag. Passamos pela imigração (só perguntam para onde vai e onde vai ficar), e procurei por placas indicando a localização do Banco de La Nación para fazer câmbio. Aí veio a primeira impressão negativa (seriam bem poucas ao longo da viagem), o aeroporto de Ezeiza é uma zona,mal sinalizado e muito apertado. O bom é que o português é quase um segundo idioma oficial então achar algum funcionário que entende algo não será difícil. Depois de perguntar no balcão de info localizei a agência, que fica beem escondida. Lá troquei BRL 500,00 por ARS 7.050,00. Depois, nova penúria para achar o ponto onde era mais tranquilo de pegar Uber (ainda há uma tensão no ar em relação a briga com taxistas, mas pessoalmente não vi nenhuma confusão nesse sentido). Então para te poupar desse martírio já te digo: ao sair do aeroporto (Terminal A, de onde chegam os voos internacionais) você vai andar reto por pelo estacionamento A e passar por uns desvios (quando fui estavam ocorrendo obras no entorno) até chegar no Estacionamento B que é envolto por uma avenida circular (ver mapa abaixo). Nessa avenida pode ficar esperando o Uber tranquilamente. Ficamos próximos ao terminal de ônibus.

1544728981_1-Uber.png.bbb96b5fd6ac2b722a01616cb74826d3.png

Uber (Ezeiza até Recoleta ARS 682,43): Tive muitas experiências ruins com Uber na cidade. Não sei se foi azar, a hora, má-fé generalizada ou problemas com a economia local, mas simplesmente todos os motoristas que peguei (exceto um) queriam receber a corrida em dinheiro ou reclamavam que só pegavam corridas em cartão de crédito. Fiquei mais de meia hora até achar um motorista que aceitasse receber no cartão através do APP, alguns simplesmente cancelavam a corrida se você falasse que não iria pagar em dinheiro. E como sei bem do golpe da nota falsa eu me recusei a aceitar isso. Por todos esses motivos fomos sair do aeroporto já eram 23h (um bom samaritano enfim aceitou pagamento no cartão e não reclamou por isso). Outra coisa a maioria dos carros que servem o Uber lá são mais velhos do que os daqui (exceto novamente essa pessoa que me buscou no aero). A viagem do aeroporto até o centro de BsAs é longa, 40 minutos por uma auto-estrada com dois pedágios. Fui chegar no AirBnB já era meia noite passada.

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

DIA 1 - 26/10

Embora o adiantado da hora quando chegamos no apto a mulher designada para nos receber ainda estava esperando, nos explicou como funcionava tudo e depois partiu.

Recoleta: Bairro muito bem localizado e seguro, confunde-se tranquilamente com alguma cidade europeia (ruas muito arborizadas e limpas, aptos colados um no outro, arquitetura neo-clássica). Acordamos por volta de 9h e fomos a um mercado Dia nas redondezas comprar coisas para o café da manhã (o apto era todo equipado). Seguem alguns custos (em pesos):

Água Mineral s/gás 1,5L: ARS 24,94 - Leite 1L: ARS 59,89 - Café solúvel: ARS 84,99 - Açúcar ARS 33,99 - Pão bisnaga 4 un ARS 31,99 - Queijo Fatiado ARS 121,99 - Manteiga Yocle ARS 33,99

Nessa primeira compra gastamos ARS 1.044,70 (compramos sacola também pois os mercados de lá não distribuem mais), água compramos 5 garrafas e durou quase toda a viagem, teve coisa que até sobrou.

Após o café saímos a pé para explorar os arredores, com foco no seguinte trajeto: Facultad de Derecho, Floralis Genérica, Jardin Japones, Rosedal. O dia estava ensolarado e relativamente quente, mas suportável. Percorremos tudo em meio período, andando devagar. No meio desse trajeto tem o belíssimo bairro de Palermo Chico sede de muitas embaixadas e construções belíssimas:

Facultad de Derecho: Prédio gigantesco em estilo monumentalista.

2092174200_0-FaculdadedeDireito.thumb.jpg.037a7fd90c3351b30a05589a81c0f696.jpg

Floralis: Fica no meio de uma praça, é gigante. Se quiser tirar foto e estiver sozinho só pedir a algum brasileiro que com certeza estará por perto para fazer o favor.

1366286598_2-Floralis.thumb.jpg.5c26589e50af4b73035f7a096addd2c6.jpg

Palermo Chico: rua qualquer

1981851248_3-PalermoChico.thumb.jpg.f094e0183e6602d8967c95a41b7f0110.jpg

Jardin Japones: Salvo engano foi ARS 150/pessoa e definitivamente vale a pena, muito bonito, para quem curte flores é obrigatório.

703686983_4-JardinJapones.thumb.jpg.75df7900ac2554ff51534f469e2776bc.jpg

Briga eterna:

314005485_5-ForaUber.thumb.jpg.69acfd89916b69396620870e84a5cf7d.jpg

El Rosedal: Esse é gratuito e extremamente bem cuidado, também com temática de flores, que são MUITAS mesmo. Há um lago com passeio de barco para quem tiver interesse.

1772661422_6-Rosedal.thumb.jpg.922e0cb3a97876ef5b2e2ef48862176f.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Voltamos de Cabify (no geral mais caro que Uber e com menos motoristas) para o apto e pouco depois fomos almoçar no Parrilla Peña, na região central (perto da estação Callao). Não estava cheio, conseguimos lugar assim que chegamos e o custo/benefício para 3 pessoas valeu a pena. Pedimos Asado de Tira (cada porção vem 3 fatias grandes, que dividimos), provoleta, chorizo e bebidas, tudo ficou ARS 1.700,00 salvo engano + Uber do apto até lá ARS 121,25.

954400664_7-ParrillaPena.thumb.jpg.de642ec310378d15f98f13b5963dbc73.jpg

Dali fomos para o Obelisco, a pé pois estava perto (menos de 1km):

178522170_8-Obelisco.thumb.jpg.664e2e3def90ed3846414c6f428336a2.jpg

Depois fomos para a Calle Florida tentar achar alguma casa de câmbio aberta (era sábado a tarde) para trocar mais BRL 520,00. Achamos a Montevideo Cambyo Y Turismo (Florida 580). Entramos e aguardamos uma fila um tanto demorada (meia hora) e trocamos por ARS 7.800,00 numa cotação um pouco melhor que a do aeroporto (mas não o bastante para não valer a pena já trocar alguma coisa logo na chegada).

Após isso e a comparar a rua com a XV de Novembro daqui de SP fomos para a Plaza de Mayo e Casa Rosada. Trajeto seguro de ser feito a pé, aliás todo o centro (pelo menos próximos aos pontos históricos) me pareceu ser mais acolhedor do que o das cidades brasileiras. Não vi por exemplo moradores de ruas abrigados perto de praças (coisa muito comum por aqui). Muito pelo contrário, muitos lugares o pessoal até sentava no gramado para relaxar, pois os espaços públicos aparentam ser melhor cuidados por lá.

1969556074_9-PlazadeMayo.thumb.jpg.ae549bf05bbd564db85d6018119e41d7.jpg

Após isso fomos para Puerto Madero, passando pelo Centro Cultural Kichner e sua bela e enorme estátua de Juana Azurduy. Novamente sempre a pé e parando diversas vezes devido as limitações de locomoção do meu pai. Em frente a esse centro existe uma grande praça, novamente muito bem cuidada e limpa o bastante para se sentar em suas muretas:

1267985993_10-Centrocultural.thumb.jpg.7c7831d5983183396e1e2df24e1ea014.jpg

Pouco depois chegamos em Puerto Madeiro, sentamos em um dos bancos disponíveis ao longo do canal apenas descansar e de quebra apreciar o movimento de pessoas indo e vindo, os bares lotados ao redor...Não entrei em nenhum lugar por lá, por isso vou ficar devendo os preços. Depois de um bom tempo, com o sol já se pondo fomos até a Puente de La Mujer. Pretendia entrar naquela fragata-museu (que pelo que li é gratuita) que fica logo adiante, porém já tinha fechado (19h). E como uma tempestade aparecia ao longe + cansaço acumulado decidimos voltar para o apto. Uber ARS 147,75

1518433840_11-PuentedeLaMujer.thumb.jpg.5e1b12db731ea1a1d4a380d921c3b6c7.jpg

Resolvi comprar uma pizza num local perto do apto (Serafin - 1 pizza massa pan ARS 520,00) e descansar o resto da noite.

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 2 - 27/10

Domingo: O objetivo deste dia era basicamente ir na Feira de San Telmo e talvez no Caminito (que acabamos desistindo). Não daria para aproveitar 100% pois no final da noite pegaríamos o voo de retorno para SP. Meu pai preferiu ficar no apto, já não estava com tanta disposição quanto no dia anterior, então fui com minha véia até a Estação Retiro, percurso que dá pra fazer a pé mesmo. Eu queria muito ver como é o metrô de lá, por isso fiz esse trajeto, mas se fosse de Uber seria mais rápido.

Somente perto da estação pela primeira vez me deparei com um cenário mais de "américa latina (na verdade em todo o mundo costumam ser os lugares menos convidativos)" mesmo, ruas mais sujas e pessoas em condição de vulnerabilidade social. Ainda assim foi bem tranquilo andar por lá, ninguém nos abordou para pedir nada, embora estivesse atento ao que estava acontecendo ao redor. A Estação tem uma arquitetura belíssima bem como a Torre Monumental que fica logo em frente.

Estação Retiro: Um verdadeiro museu em seu interior.

1453256729_12-EstaoRetiro.thumb.jpg.762b848310d085979a477a6f48b5715a.jpg

2106183715_14-Interiordaestaodetrem.thumb.jpg.e46213ee55cffe43afcdf7cc24423012.jpg

Torre Monumental

92823552_13-TorreMonumental.thumb.jpg.fcd0a117809703ef99bc6b2c872b075f.jpg

Descemos a escada rolante da estação (parte superior trens suburbanos, inferior metrô)  e fomos até a bilheteria comprar o cartão Subte, mas para surpresa geral eles (o metrô) não vendem o cartão. Tive que subir numa banca de jornal logo na entrada da estação. Paguei acho que ARS 100,00 por um cartão, e carreguei com duas viagens (ARS 40,00), e aproveitamos da maravilha que é passar um número ilimitado de pessoas com uma só passagem (no caso só eu e mãe). É só passar e dar o cartão para outra pessoa passar em seguida. O metrô já não segue o exemplo de cima, bancos sujos e estações mal cuidadas no geral, mas é admissível em se tratando de um sistema secular (dos mais antigos do mundo).

Descemos na estação San Juan da linha A e pelo Google Maps (ah, sobre internet eu tenho na minha conta pós da Claro uma permissão "passaporte" para usar os dados na América do Sul como se estivesse em casa, sem gastar um real a mais. Indico) nos guiamos para a feira (10min de caminhada). É um lugar que vende todo tipo de antiguidades, pelos mais variados preços possíveis, além disso também concentra muitas lojinhas de lembranças (o outro lugar é a Calle Florida). Lá também vai encontrar muuitas lojas vendendo doce de leite e alfajor, muitas comandadas por brasileiros inclusive  e ouve-se português pelas ruas tal qual numa 25 de Março. Andamos bem pelo lugar, compramos doces/lembranças e voltamos a pé para o Centro, (só seguir reto a rua da feira sentido norte) para entrar nas Galerías Pacífico, shopping de elite da cidade.Vale o passeio pela arquitetura desse prédio, mas os preços são nada atrativos.

1029961747_15-GalerasPacfico.thumb.jpg.4a3ddf819d2538b707c752f723a10371.jpg

Após isso retornamos ao apto para almoçar, como já estavamos cansados de caminhar optamos por pedir umas empanadas no El San Juanino (8 empanadas por ARS 440,00). Não achei caro o preço pela fama do lugar e pela qualidade da comida, vejam por si mesmos:

755455093_16-Empanadas.thumb.jpg.1086b7f5b6b0a837f1bcea41ba495ed8.jpg

Almoçamos e ainda era nem 15h. No dia anterior tinha visto que perto do Jardin Japones tinha um Jardin Botânico e um Eco Parque que pareceu ser interessante. Convenci minha mãe a ir até lá. O detalhe: a pé (quase 3 km). Disso me arrependo pois se pudesse voltar iria de ônibus, embora no caminho passe pelo bonito bairro de Palermo, que é bem parecido com a Recoleta, mas mais comercial. Outra questão que só me dei conta no dia: como estavam acontecendo as eleições quase tudo estava fechado, e lógico que esse jardim também. Mas de consolo ficamos apreciando mais uma bela praça pública que havia por perto, a Plaza Itália e o monumento a Giuseppe Garibaldi:

216993714_17-PlazaItlia.thumb.jpg.171aeb7755a475e3ae9c970d9a791308.jpg

Na volta caminhamos mais um pouco até o hipermercado Coto que tínhamos visto na ida e minha mãe queria conhecer, mas não compramos nada. Cidade quase zerada (tirando as coisas que optamos por não ver) ainda me restava uma coisa para contemplar, o Congreso de La Nación. Pegamos o metrô e fizemos algumas baldeações até descer na estação Congreso. O prédio é belíssimo, talvez o mais bonito da cidade, porém sua fachada estava em reforma, azar de viajante.

457015451_18-Congreso.thumb.jpg.652a4b3754ef927de2758e2008512b2b.jpg

Mais uma vez espantou a limpeza da praça, pessoas sentadas na grama, e um monumento imponente do Marco Zero além de uma réplica ratificada de "O pensador" de Rodin.

1634381040_19-PlazaCongreso.thumb.jpg.612c80256e7e3e05886a957d58580b7d.jpg

Foi uma ótima cereja do bolo, voltamos de Uber para o apto (ARS 106,61) e ficamos descansando até da a hora de voltar para o aeroporto.

O último episódio com Uber indo para o aeroporto (ARS 793,95) foi especialmente chato, o motorista, embora solícito e "aparentemente" gente boa, alegou que o Uber não estava pagando o dinheiro gasto com pedágio e pediu para completarmos esse valor (ARS 120,00 os dois pedágios no caminho). Duvidei disso, mas desencanei e dei ARS 100 de gorjeta, mas não recomendo que façam o mesmo.

Chegamos no Terminal A por volta de 22h e fizemos o check-in sem maiores problemas. Ainda fui novamente no Banco de La Nación e troquei 75 pesos que haviam sobrado por EUR 5,25, apenas para ver como estava a situação cambial (no entanto guardei pois tenho viagem para Portugal ano que vem) e percebi como a situação está complicada para nós todos num geral. Tinha mais alguns pesos, porém era tão pouco que não consegui trocar por nada, comprei um café no Starbucks (Cortado Jarrito ARS 128,00) e dois alfajores na Havanna por ARS 100,00 (era 103 mas chorei um pouco pra me livrar dessa moeda rs).

Para concluir, vista da belíssima pintura da Air New Zealand e o plantio da semente da vontade de conhecer esse país (quem sabe).

1650599248_20-AirNewZealand.thumb.jpg.fabfea93aa65978d6c1cd18fd808548d.jpg

Tirando os pouquíssimos inconvenientes achei a cidade fantástica e espero poder voltar em breve.

PS: A segunda feira foi brava pois o voo atrasou mais de 1h...cheguei 3h30 em GRU sendo que 5h30 saía para trabalhar...foi um dia em que produzi absolutamente nada no trabalho, mas valeu a pena 😃

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 03/01/2020 em 12:47, willybuss disse:

Muito bom o relato, qual a cotação que você conseguiu?

Que eu me lembro foi 1BRL = 15,10 ARS, isso quando troquei na cidade, no aeroporto foi menos, porém hoje já deve estar diferente. Consulte alguma casa de câmbio daqui somente para saber a cotação e então acrescente entre 25% a 30% desse valor...é mais ou menos o quanto vai conseguir trocando dinheiro lá na Argentina.

Postado
  • Membros

Adorei seu relato cheio de detalhes e com os preços. Também o parabenizo por ter dado esse presente aos seus pais

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Parabéns pela coragem e aventura. Eu também moro na zonal sul de São Paulo e já fiz bate e volta aos arredores de SP.  Voltei só o pó para trabalhar. Estou tentando imaginar fazer isso indo para fora do país e ainda sem faltar no trabalho! Quase uma loucura kk. Foi desafiador e mandou bem. Uma motivação para quem esta de férias ou com maior disponibilidade de tempo. Arrasou !

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.