Ir para conteúdo

Mochilao Março 2021 - Escócia, Reino Unido e Irlanda


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Estou planejando um mochilao para março de 2021 e estou com muitas duvidas em relação ao roteiro, principalmente por ser meu primeiro mochilao E minha primeira viagem internacional. Queria visitar pelo menos 3 cidades em um periodo de 2 semanas mais ou menos. Pensei de ir para Edimburgo, Londres e Dublin, mas também tenho vontade de visitar a França. Como seria o deslocamento por exemplo, dessa regiao para a França? Demora muito? É muito caro? Estou tentando baratear a viagem o máximo possível. E também em questao das cidades, alguém ja fez esse roteiro? Estou pensando em ficar uma semana em Londres, uns 4 dias na Escócia e mais uns 4 na Irlanda, talvez.

Agradeço de antemão quem se dispuser a ajudar.

Link para o comentário
  • Membros

@julia_plrt se voce quer economizar na viagem diminua a quantidade de deslocamentos. Normalmente quanto mais rapido voce se desloca, mais caro é o meio de transporte, ou seja, como voce tem pouco tempo e precisaria chegar logo no seu destino, talvez ir de aviao seja a melhor opçao, porem poderá ser a opçao mais cara.

Os destinos escolhidos nao se encaixam nos lugares mais baratos da Europa pra se viajar, entao faça uma esboço do seu roteiro, pesquise os valores a ser gastos nos deslocamentos e veja entao se cabe no seu orçamento. No site rome2rio voce encontra opçoes de deslocamento como aviao, trem, onibus, etc. Se voce ver que os valores estao ficando muito fora da sua realidade, corte algum país e concentre sua viagem numa uma regiao conhecendo outros destinos proximos à uma cidade base.

Dê uma lida nos relatos de viagem, lá voce vai encontrar muita coisa tambem: https://www.mochileiros.com/forum/631-europa/

Link para o comentário
  • Membros

@julia_plrt Se você tem apenas 15 dias procure ficar só em 1 país para economizar, mas é muito cedo para pensar nesse período.

Se eu não tivesse comprado em novembro, vôo para abril,5 meses,não estaria com dores de cabeça por causa da gripezinha.

Pode se ter uma segunda onda ou terceira no ano que vem,o euro pode estar 8 reais ou ter voltado a 3,50,enfim o cenário mundial está muito complicado no momento.Mesmo que não estivesse poderia ficar,falta quase 1 ano.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Difícil planejar qualquer viagem nesse momento, mas vou dar algumas dicas

Esse é um dos roteiros mais caros da Europa, apesar de a libra ter caído um pouco com o Brexit, mas sabe-se lá como vai ficar no pós pandemia. Então se o dinheiro é um fator muito limitante de repente vale a pena ir para outro lugar e deixar essa viagem para a próxima, senão você pode não conseguir fazer tudo que planejou. Hospedagem lá é muito cara, mesmo nos hostels mais simples, restaurantes custam uma fortuna, e os hostels não costumar ter cozinha nessa região, então pode se preparar pra 15 dias de fast food se a grana for curta.

Como você vai em março de repente vale a pena encaixar as datas para passar o St Patrick's day em Dublin, é a maior festa do país.

Meu roteiro foi Londres (7 dias) > York (2 dias) > Liverpool (3 dias) > Edimburgo (4 dias) > Dublin (5 dias)

Como você tem menos tempo cortaria os 3 dias de Liverpool e passaria só 1 dia em York que é bem pequena. Dá pra reduzir um o tempo de Dublin também pra uns 3 dias. Vai ficar corrido, más é possível.

Não recomendo colocar a França na mesma viagem, senão você vai acabar conhecendo só Londres e Paris.

Link para o comentário
  • Membros

Ninguém sabe como o mundo vai sair depois da epidemia do Covid-19, coisas que funcionavam e que se usava antes da crise, pode não se aplicar mais depois da crise, pode continuar a haver algum tipo de restrição quanto a circulação de turistas, companhias aéreas cancelar dezenas de rotas, ou podem falir, pode ser imposto algum tipo de distanciamento social dentro dos ônibus, aviões e trens, e tudo isto pode fazer os  preços das passagens podem aumentar bastante, etc...

Nos próximos 12 meses, vão ser bastante imprevisíveis, e há uma grande chance de que nada do que sabíamos a respeito de viagens antes do Covid-19 continuar a valer e se aplicar depois dele, o máximo que poderíamos lhe ajudar agora, seria baseado em como as coisas estavam funcionando antes do Covid, mas sem certeza de que isto continuaria válido no ano que vem.

Quanto tempo em cada local depende dos seus interesses pessoais, mas pessoalmente eu colocaria pelo menos uns 5 dias em Paris, 5 em Londres, 3 em Edinburgh e 3 em Dublin, some a isto mais 2 ou 3 dias perdidos de deslocamento para ir do Brasil até a Europa, mais uns 2 dias perdidos nos deslocamentos internos entre as cidades, e você verá que não dá para visitar Paris, Londres, Edinburgh e Dublin em somente 15 dias, teria que tirar uma.

Se fosse ficar só com Londres, Edimburgh e Dublin, em faria algo parecido com isto: Brasil -> Londres -> Edinburgh - Dublin -> Londres -> Brasil, pois passagens de Brasil para Dublin, ou passagens de Dublin para o Brasil geralmente serem bem caras, então na maioria dos casos acabava sendo lucro perder algum tempo voltando a Londres, e voltar ao Brasil por Londres. Mas se conseguisse aumentar a viagem, e incluir Paris, eu faria: Brasil -> Londres -> Edinburgh - Dublin -> Paris -> Brasil

Mas se concentrando só a opção Londres, Edimburgh e Dublin:

Edinburgh fica bem longe de Londres, ônibus é relativamente barato, comprando antecipado, antes do covid, você conseguia achar passagens por umas 20 Libras se comprasse 90 dias antecipado, mas é uma viagem muito demorada, são umas 10 horas de viagem. Trem é mais rápido, leva umas 5 horas, mas os trens do Reino Unido costumam ser caros, e este trecho facilmente lhe custava umas 70 ou 80 Libras. Então a opção com o melhor custo benefício, era ir de avião, pois havia uma grande quantidade de voos low-cost diretos, com passagens custando a partir de 20 libras + 10 ou 15 libras de deslocamento até os aeroportos.

A Irlanda fica numa ilha separada, então o deslocamento por terra (ônibus ou trem) é mais complicado e demorado, pois envolve ônibus/trem, balsa, etc, o que deixa tudo demorado e mais caro.  Então para ir de Edinburgh até Dublin, a melhor opção era ir de avião, pois também havia uma grande oferta de voos low-cost diretos custando a partir de 20 Libras + 10 Libras de ônibus até os aeroportos.

E por fim, ir de Dublin para Londres por terra também é meio demorado, complicado e demorado, então novamente a melhor opção era ir de avião, pois também havia uma oferta bem grande de voos low-cost baratos, custando a partir de 20 Libras + 10 ou 15 libras de gastos para ir e voltar dos aeroporto.

Se fosse incluir Paris, iria de avião direto de Dublin para Paris.

Mas isto era antes do covid, e as coisas podem ser bem diferentes no ano que vem, pelos motivos que comentei acima (empresa falidas, menos oferta de voos, distanciamento social nos aviões, etc...)

Então neste momento é hora de pesquisar, avaliar se o orçamento seria suficiente, pesquisar o que ver e fazer em cada local, etc, mas não definir e nem comprar nada, pois não se tem a menor ideia de como vai estar a situação no ano que vem.

Link para o comentário
  • Membros

Uma outra observação:

Leve em conta o clima.  Março ainda é inverno por aqueles lados, e o clima que normalmente já é ruim o ano todo na Escócia e Irlanda, durante o inverno é literalmente uma merda!

Estive no inverno passado na Irlanda, dos 4 dias que ficamos na Irlanda, choveu em 3 dias, não choveu o tempo todo, mas sim era uma chuva fraca e intermitente, chovia por meia hora, ai parava, quando você pensava, agora parou de chover e dá para sair, a chuva voltava e lhe pegava no meio do caminho, lhe deixando todo molhado e congelado até os ossos.

Só não choveu no primeiro dia, mas mesmo assim foi um dia bastante nublado, de vez em quando aparecia um pouquinho de sol, mas nós infelizmente só chegamos em Dublin ao meio-dia, então só conseguimos aproveitar umas 3 horas de tempo bom, pois as 16:00 já estava completamente escuro.

Quando nós planejamos a viagem a Dublin, nós já estávamos bem cientes de que o clima poderia ser uma m..., e que poderíamos não conseguir fazer muita coisa na rua,  então já tínhamos um plano B pronto para isto, com bastante atividade indoor em museus, castelos, igrejas, visita a cervejarias, destilarias de wisky, e muitos pubs para beber cerveja e ouvir música.

Em resumo, viajando em março, você tem que estar ciente que será frio, que o clima pode ser uma merda, e que você pode não conseguir fazer muita coisa na rua ou ao ar livre, mas se viajar ciente disto, se preparar para o clima que vai pegar lá, e fazer uma programação de atividades de acordo com o clima, dá para se divertir e aproveitar um monte, mesmo no inverno, só não pode viajar com expectativas irreais, achando que vai ficar passeando e fazendo piquenique no parque, pois este tipo de coisa não rola no inverno.

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Oi Julia,

Pelo tempo que você vai ter disponível, e como deu destaque a esses destinos, eu focaria só nas duas ilhas (Irlanda/Irlanda do Norte e Reino Unido), deixando a França para uma outra viagem. Se for pensar na questão financeira, são lugares bastante caros para se hospedar e comer. Em compensação, a Ryanair, Aerlingus e outras cias low cost costumam ter voos baratos entre esses destinos, então dá uma sondada em valores de hostels, voos etc pra ver se se encaixa pra você.

Sobre o clima, prepare-se para chuva, frio e vento (leve capa de chuva, guarda-chuva é quase inútil com o vento, pelo menos na Irlanda rs).

Sobre os destinos, vou deixar aqui minhas opiniões:

Edimburgo: Cidade linda e histórica. A atração principal (o castelo) é pago e a entrada não é barata, mas em compensação é um daqueles lugares em que explorar a cidade em si já é um ótimo programa, sem ter muitos museus ou atrações pagas "obrigatórias". Eu fiquei 2 dias inteiros e acho que foi um tempo OK. 

Roteiro Edimburgo: http://www.queroirla.com.br/2-dias-em-edimburgo/

Londres: Lugar incrível mas extremamente caro, com muitas atrações pagas. Embora Londres tenha uma infinidade de coisas pra ver e fazer, 7 dias é um bom tempo, dá até pra fazer um bate-volta em Liverpool se curtir Beatles. :) Acho que a maior dica aqui é escolher bem as atrações pagas. Vai ser impossível visitar todas, então tenta priorizar as que você quer muito conhecer e deixa as outras para uma segunda visita.

Roteiro Londres: http://www.queroirla.com.br/roteiro-londres-5-dias/

Roteiro Liverpool: http://www.queroirla.com.br/roteiro-3-dias-liverpool/

Irlanda: Sou muito suspeita pra falar da Irlanda, morei lá e sou completamente apaixonada! Dublin é legal mas acho que não representa o melhor da Ilha Esmeralda, se tiver oportunidade e interesse visite Cork (uma Dublin menor, mais autêntica e com menos brasileiros rs). A Irlanda é fantástica no quesito natureza, para isso recomendo o Cliffs of Moher e/ou o Ring of Kerry. Enfim, tem muitos outros lugares incríveis mas não tão viáveis caso você não esteja de carro (se juntar mais 2 ou 3 pessoas já vale a pena alugar um e fazer uma roadtrip). Não deixe de ir em um pub ouvir música e dança tradicional enquanto toma um pint de cerveja irlandesa, essa é a alma do país! ❤️ 

Vários destinos da Irlanda: http://www.queroirla.com.br/irlanda/

Espero ter ajudado, qualquer dúvida me fala.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...