Ir para conteúdo

Qual o melhor custo beneficio para mochilão pela America do Sul...de carro, kombihome ou onibus?


Posts Recomendados

  • Membros

Ola, gostaria de saber qual é a o menor custo para mochilar a America do Sul

Atualmente eu possuo um carro e pensei em viajar com ele, mas não sei se o gasto com combustivel e pedagios valerá a pena ou se será melhor o onibus, ou ainda uma kombihome.

A ideia é viajar em 2(eu e minha esposa) e se tiver que dormir seria hostel ou camping.

o roteiro seria:

foz do iguaçu - punta del este - montevideu - buenos aires - ushuaia - patagonia - bariloche - mendoza - santiago - val paraiso - atacama - salar da bolivia - machu picchu - finalizar em cartagena das indias.(de lá não sei o que farei ainda).

a pretensão é volta ao mundo em 1 ano e gostaria de opniões para saber qual seria a melhor forma de viajar com o melhor custo beneficio.

vale a pena investir em uma kombihome? melhor ir de onibus pela america do sul? ou carro?

desde já agradeço

Link para o comentário
  • Membros

Se for fazer uma volta ao mundo acho que kombihome vai ficar complicado, pois como vai fazer pra ir das Américas para a Europa ou Ásia? Vai tentar vender o carro lá na Colômbia e depois pegar um avião? Tem também o fato de que muitos países não estão aceitando brasileiros devido à contaminação do coronavirus.

Link para o comentário
  • Membros

Valeu pela resposta Crom,

na verdade estou planejando a viagem, creio que ainda tenho um tempo até a pandemia passar, tudo "normalizar" e inclusive o preço do dolar/euro baixar.

Se fosse de kombihome, eu iria passar pelos eua e levar de container para europa que sai geralmente 3 mil dolares.

Mas existe a possibilidade de vender também.

de inicio quero ver o que resolvo na america do sul, qual opção seria mais vantojosa, e depois iria ver o que de fato iria escolher.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Para duas pessoas acredito que a KombiHome.

Como teria que investir no veículo e na construção, talvez fique o mesmo que ir de ônibus.

A diferença é que faria tudo por conta.. o que traria muita liberdade.

De qualquer forma para uma viagem de um ano, iria com carro adaptado ao menos para dormir e cozinha.. para economizar! Ir só por ir com carro, não é vantagem.

Link para o comentário
  • Membros

Por custo, de ônibus è mais barato, com uma Kombi voce gasta uns 2.000 por mes, de comida, manutenção básica, gasolina, pedagio, etc. Não è barato, isso sem contar caso o carro quebre, ou quando precisa atravessar da Colombia pro Panama/Mexico por ferry, que são uns 2000 dolares.

Pra reduzir o gasto precisa se locomover o mínimo possível.

Porem tudo tem seus pros e contra, como por exemplo poder dormir na Kombi sem pagar hospedagem, mais liberdade, etc. O que precisa fazer è ter um roteiro em mente e fazer uma lista de formas de viajar e calcular o custo das coisas.

Link para o comentário
  • Membros

Para uma viagem de 1 ano, precisa ser um carro bem robusto e resistente, de preferência 4x4, que aguente as estradas ruins, as altas altitudes, temperaturas baixas, etc, e eu tenho algumas dúvidas se uma kombi ou um carro 1.0 popular seria adequado para este tipo de viagem.

Vender o carro/kombi lá no Alasca ou Canada na hora que for viajar para outro continente também tem os seus problemas:

Este carro não poderá ser legalizado no país onde você vai vender ele, então tem que vender ele a preço de banana para desmanche num ferro-velho, e com que dinheiro compraria outro carro em outro continente?

Mesmo que você tenha dinheiro para comprar outro carro em outro continente, a burocracia para comprar um carro num outro país onde você não tem residência permanente costuma ser bem grande, juntar toda a documentação necessária para você pode comprar e registrar um carro no seu nome é um processo que normalmente consome várias semanas, mas na verdade com visto de turista, na maioria dos países você nem tem direito a emitir esta documentação.

Então numa volta ao mundo de carro, a maioria das pessoas acaba comprando no Brasil um carro/motorhome robusto, que aquente o tranco de uma viagens destas sem ficar dando problema a toda hora, e despacha de conteiner de um continente para o outro, e de volta ao Brasil no final da viagem.

 

 

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

@gio_rfr Você está falando em América do Sul e estão falando em despachar carro da Colômbia se entendi bem?

Se for na América só, claro que é ônibus, Chile e Argentina o combustível é mais caro que no Brasil, não há estacionamentos nas grandes cidades e os gastos com pedágios imensos. Chile é muito difícil ver gente levar carro pela Ruta 5 devido a isso,a não ser época de férias.

Os outros países são muito pobres,entra o risco de assaltos e as más condições das estradas, como acampar também não é recomendável, por ser muito frio em grandes altitudes e também pelo risco de assalto. 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...