Ir para conteúdo

Quero viajar, mas minha família me impede.


Posts Recomendados

  • Membros

Bem, há algum tempo tenho uma vontade de viver uma vida diferente da qual estou acostumada, às vezes sinto que não sou feliz, me sinto em uma bolha social e familiar, principalmente. E falando em família, esse e o ponto que quero chegar. Há algum tempo decidi viajar por conta própria, sozinha e sem muito dinheiro no bolso, sendo minimalista com cada real, é assim que prentedo seguir meu rumo. Entretanto, minha família não deixa eu viajar, sair de casa para seguir meu sonho. Eu não saio de casa para nada, nem pra comprar pão ou ir no mercadinho da esquina, me sinto em uma prisão física e mental. Mas, enfim, é meu maior sonho conhecer lugares, andar por aí, ser livre, viajar de pé mesmo. Mas quero perguntar: o que faço para convencer minha mãe e meus irmãos de que posso viajar sozinha e sem muito dinheiro? Eles nunca vão me entender, mas quero os convencer de que sou capaz. Me ajudem. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

7 horas atrás, Erlane Maria disse:

Bem, há algum tempo tenho uma vontade de viver uma vida diferente da qual estou acostumada, às vezes sinto que não sou feliz, me sinto em uma bolha social e familiar, principalmente. E falando em família, esse e o ponto que quero chegar. Há algum tempo decidi viajar por conta própria, sozinha e sem muito dinheiro no bolso, sendo minimalista com cada real, é assim que prentedo seguir meu rumo. Entretanto, minha família não deixa eu viajar, sair de casa para seguir meu sonho.

Não ache que é fácil ficar viajando por ai sem dinheiro ou com pouco dinheiro, na verdade é bem complicado e exige uma disciplina e planejamento muito fortes, se você não tem experiência nenhuma de se virar sozinha, como você acha que vai se virar quando aparecer algum problema ou perrengue durante a sua viagem?

Por exemplo, o que você faria se no meio da sua viagem o seu dinheiro acabar e você não tiver dinheiro para pagar por uma cama para dormir ou um prato de comida? Estaria disposta a dormir na rua ou mendigar por um prato de comida na porta de um restaurante?  Não ache que arrumar um trabalho vai ser fácil, ainda mais se você nunca trabalhou e não tem experiência em nada...

Se você quer ser independente, não dá para ligar para a mamãe ou papai pedindo ajuda a toda hora, você vai ter que se virar sozinha sem entrar em desespero para não acabar vivendo na rua ou se entregando as drogas e criminalidade, pois a realidade nua e crua é cruel, e a grande maioria das pessoas que sai de casa para viajar sem rumo e sem dinheiro, acaba mesmo morando na rua, mendigando ou envolvida com drogas e criminalidade.

Mas ser independente e confiante é algo que exige um pouco de experiência e prática, e é algo que se conquista aos poucos, em pequenas atitudes e pequenos passos, um de cada vez.

7 horas atrás, Erlane Maria disse:

Eu não saio de casa para nada, nem pra comprar pão ou ir no mercadinho da esquina, me sinto em uma prisão física e mental.

Você mesmo já falou qual é a causa e origem desta situação, enquanto você não mostrar que é independente, que tem maturidade e experiência para se virar por conta própria,  a sua família não confiar em você e eles vão ser contra a você sair e viajar por ai sozinha.

Conquistar a confiança deles não é algo que acontece da noite para o dia, é um processo lento e demorado, onde você vai ter que demostrar que possui maturidade suficiente para se virar sozinha.

Comece com as atividades do dia-a-dia, comece a se oferecer para acompanhar ou fazer as pequenas coisas do dia-a-dia, como por exemplo ir na padaria, no supermercado, depois de algum tempo, a sua família vai deixar você fazer estas coisas sozinhas e ver que você é responsável.

A segunda fase é convencer a sua família a deixar você viajar sozinha, mas partir logo de cara para uma longa viagem sem rumo, sem prazo para voltar para casa, sem dinheiro e sem experiência é algo muito radical, que nenhuma família vai concordar nunca, na verdade é até obrigação da família tentar impedir atitudes irresponsáveis como estas.

Então comece com viagens curtas, por exemplo viagens de um final de semana, onde você e uma amiga ou alguns amigos vão para uma cidade próxima, passam o final de semana lá, e voltam para casa domingo a noite.

É muito mais fácil convencer a sua família a permitir fazer estar viagens curtas, do que uma viagem longa e sem destino.

Depois que você tiver feito algumas destas viagens curtas, e ter sobrevivido e voltado para casa sem maiores problemas, e sua família vai perceber que você é independente, responsável e que sabe e virar sozinha, será muito mais fácil convencer eles a permitir viagens mais longas.

Também tente arrumar algum trabalho, onde você possa ganhar o seu próprio dinheiro, e consiga provar que pode se sustentar sozinha e puder fazer o que bem entender com o seu dinheiro, sem ter que dar satisfação de como e onde você está gastando o dinheiro.

Claro que devido a epidemia do COVID que está bem grave na maioria das cidades,  estas viagens curtas de final de semana, sair mais de casa para fazer as coisas na rua e arrumar um trabalho são coisas que você vai ter que esperar um pouquinho para fazer, pois neste momento é hora de ficar em casa e sair o minimo possível, para que a epidemia seja controlada logo e possamos voltar a normalidade. 

Eu também estou me sentido meio "prisioneiro" depois de 3 meses trancado em casa, saindo praticamente só para ir no supermercado uma vez por semana, mas é um sacrifício que temos que fazer nesta hora para que a situação melhore logo. 

Ou seja, conquistar a confiança da sua família é um processo lento e demorado, que inclui vários pequenos passos que você vai ter que cumprindo até que eles se sintam seguros e confiantes na sua capacidade de se virar sozinha, mas isto é algo que só você pode fazer, ninguém alem de você mesma pode fazer algo para mudar isto.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Completando,muitos saíram por aí sem dinheiro e foram parar no vício,nas drogas e no crime.Seria muito bonito, um sonho,se tudo fosse perfeito, mas as favelas da vida e os traficantes estão justamente esperando mais um otário, ou melhor cliente, para viciarem.Vai estudar,menina,você tem um futuro pela frente, não jogue-o fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como o Poiuy já disse aí em cima, não é assim do dia pra noite, ainda mais sem experiência nenhuma.

Tente arrumar um emprego, algo que te renda uma graninha e comece a sair de fim de semana, nem que seja nessas excursões de facebook que voltam no mesmo dia, ou no dia seguinte. Aí sua família vai começar a se acostumar com isso, e depois eles nem vão se importar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Depende também da sua idade, se tem menos de 20, é até compreensível a super proteção dos pais (se for menor de idade, eles fazem o correto em nào te deixar viajar). Porèm, se jà tem uns 20 poucos anos, então melhor arranjar um emprego e sair da casa dos pais antes, depois voce pode viajar sem dar satisfação a ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

 E preste atenção na realidade socioeconômica de uma galera que posta relato de viagem lowcost na internet, tem muita gente contando historia de que fez mochilão pra cá e pra lá e não gastou quase nada, se arriscou sem lenço nem documento ao sabor do vento: mas toda hora que o bicho pegava ligava pro PAItrocínio pedir pra quebrar o galho da pessoa ou pelo menos sabia que se precisasse poderia contar com ajuda financeira da família a qualquer momento e voltar pro aconchego do seu quarto na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...