Ir para conteúdo

CAMINHO FRANCÊS DE SANTIAGO DE COMPOSTELA


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde pessoal! Faz tempo que não venho ao site, mas retorno para compartilhar meus planos para julho/agosto de 2021: Caminho Francês de Santiago de Compostela. Sei que estamos vivendo tempos de pandemia, mas estou me organizando/preparando caso a viagem seja possível.

A ideia é partir de Saint Jean Piet Port (França) no dia 27 de junho e ter pelo menos trinta dias para chegar a Santiago. 

Assim, abro este fórum para contar com as preciosas colaborações de quem já fez esse roteiro e algum momento da vida!

Abraços carinhosos!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
20 horas atrás, Ale Monteiro disse:

Faz tempo que não venho ao site, mas retorno para compartilhar meus planos para julho/agosto de 2021

Esses são os meses mais quentes do ano, com as temperaturas podem chegar aos 37º ou 39ºC em alguns dias, o que é horrível para você ficar caminhando a pé a beira do asfalto escaldante.

Então a maioria das pessoas evita estes meses, prefere ir entre setembro e outubro, quando já não costumam mais ter estes dias absurdamente quentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 horas atrás, ALB disse:

Esses são os meses mais quentes do ano, com as temperaturas podem chegar aos 37º ou 39ºC em alguns dias, o que é horrível para você ficar caminhando a pé a beira do asfalto escaldante.

Então a maioria das pessoas evita estes meses, prefere ir entre setembro e outubro, quando já não costumam mais ter estes dias absurdamente quentes.

Infelizmente é o período que consigo organizar minhas férias de forma mais prolongada... estive na europa durante o verão de 2018 e sei bem como é o calor, mas estou me preparando desde setembro/2020. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

👍

 

Só fique atenta a restrições decorrentes do covid, além das restrições de viagem e dos testes necessários para poder viajar, verifique se Santiago de Compostela estará aberta, pois eu vi na TV alguns dias atrás que devido ao numero de infectados pelo covid estar fora de controle, a prefeitura tinha fechado o perímetro do município de Santiago de Compostela, só entravam e saiam da cidade pessoas residentes, e somente por motivo de trabalho e saúde.

Cada pessoa faz o que achar melhor, mas pessoalmente eu não faria uma viagem destas agora em 2021, a incerteza, cancelamento, bloqueios e restrições ainda podem ser frequentes, o que pode fazer os seus planos irem para ralo de uma semana para a outra, e você perder uma grana considerável com cancelamentos.

A situação do covid dificilmente vai estar controlada, as vacinas ainda irão demorar muito tempo para estarem disponíveis para todos, no verão de 2020 as cidades do caminho de Santiago de Compostela foram alguns dos locais mais afetados pelo covid, com índices de infecção bem acima da média, devido ao grande transito de pessoas de todos os cantos do mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 04/01/2021 em 16:04, Ale Monteiro disse:

Boa tarde pessoal! Faz tempo que não venho ao site, mas retorno para compartilhar meus planos para julho/agosto de 2021: Caminho Francês de Santiago de Compostela. Sei que estamos vivendo tempos de pandemia, mas estou me organizando/preparando caso a viagem seja possível.

A ideia é partir de Saint Jean Piet Port (França) no dia 27 de junho e ter pelo menos trinta dias para chegar a Santiago. 

Assim, abro este fórum para contar com as preciosas colaborações de quem já fez esse roteiro e algum momento da vida!

Abraços carinhosos!

Ola Ale! Tudo bem? Entendo seu caso mas se fosse você não ficaria tão confiante quando a normalização da situação perante a pandemia pois duvido muito que no meio do anos as coisas já estejam muito melhores do que agora.

Abraços,

Gustavo Woltmann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 05/01/2021 em 19:10, ALB disse:

👍

 

Só fique atenta a restrições decorrentes do covid, além das restrições de viagem e dos testes necessários para poder viajar, verifique se Santiago de Compostela estará aberta, pois eu vi na TV alguns dias atrás que devido ao numero de infectados pelo covid estar fora de controle, a prefeitura tinha fechado o perímetro do município de Santiago de Compostela, só entravam e saiam da cidade pessoas residentes, e somente por motivo de trabalho e saúde.

Cada pessoa faz o que achar melhor, mas pessoalmente eu não faria uma viagem destas agora em 2021, a incerteza, cancelamento, bloqueios e restrições ainda podem ser frequentes, o que pode fazer os seus planos irem para ralo de uma semana para a outra, e você perder uma grana considerável com cancelamentos.

A situação do covid dificilmente vai estar controlada, as vacinas ainda irão demorar muito tempo para estarem disponíveis para todos, no verão de 2020 as cidades do caminho de Santiago de Compostela foram alguns dos locais mais afetados pelo covid, com índices de infecção bem acima da média, devido ao grande transito de pessoas de todos os cantos do mundo.

Tenho acompanhado atentamente todas as atualizações, inclusive mantenho contato com hospitaleiros do caminho... tudo são planos, mas só vou bater o martelo no final de abril. Agradeço sua preocupação, mas não é o foco do que pede o fórum. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 05/01/2021 em 18:45, Ale Monteiro disse:

Infelizmente é o período que consigo organizar minhas férias de forma mais prolongada... estive na europa durante o verão de 2018 e sei bem como é o calor, mas estou me preparando desde setembro/2020. 


Então, @Ale Monteiro...  Não vou comentar sobre a pandemia pq não sei como estará a situação até sua partida. Acredito que ainda não esteja tudo estabilizado, mas pode ser que a as coisas melhorem até lá.

O que eu queria falar mesmo é sobre a época do ano que vc escolheu para fazer o Caminho. Uma coisa é ir pra Europa no verão e ficar passeando por cidades onde vc consegue sentar e descansar a cada 30 minutos. Outra coisa é fazer uma peregrinação caminhando em média 6h por dia durante um mês inteiro.

Fiz o Caminho Francês, mas como não tinha mais de 30 disponíveis, saí de Burgos. Foram 20 dias de caminhada entre os dias 06 e 26 de Setembro de 2010. O clima estava excelente! Fazia um pouco de frio nas primeiras horas da manhã (saía por volta das 7h e ainda estava escuro) mas assim que o sol nascia já esquentava bem. Ao final dos trajetos, por volta das 13h, 14h, já estava bem quente. Peguei chuva em apenas um dia, mas foi bem de leve. 

O site que eu peguei de referência para fazer meu planejamento foi o www.mundicamino.com e nele o Caminho Frances saindo de San Jean Pied Port tem 34 etapas, ou seja: 34 dias. Claro que é possível emendar 2 etapas e fazer tudo em um dia, mas prepare-se pra andar mais. 

De qualquer maneira, prepare-se bem! Já vai amaciando o seu calçado e treinando o máximo que puder. 

Fiz um PDF com algumas dicas. Está desatualizado principalmente na questão dos valores, uma vez que ele tem 10 anos, mas talvez possa te ajudar.

Buén camino! 

guia_santiago_compostela.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...