Ir para conteúdo

Uber e Airbnb


Posts Recomendados

  • Membros

Gostaria de saber de vocês, se mesmo o Airbnb e a Uber já serem serviços consolidados no mercado, vocês ainda sentem incerteza até hoje em utilizá-los seja por não saber se o serviço prestado será exatamente como estão divulgando ou ainda, pelo prestador de serviço (motorista ou anfitrião)? Qual é a desconfiança de vocês nestes serviços?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vc está fazendo alguma pesquisa com fins acadêmicos? Um formulário Google seria uma ferramenta bem útil para juntar essas informações, se for o caso. 

Mas voltando ao seu ponto, acredito que o nível de desconfiança é próximo de 0. Como vc falou, são serviços consolidados e conhecidos no mercado, a empresa (no caso da Uber) se preocupa demais com o seu cliente (e por muitas vezes menosprezando ou prejudicando o "colaborador" em função disso, o que vai ser sempre um lado negro da empresa que poucos percebem), então ela faz de tudo para fornecer um serviço de excelência. Motorista sabe que tem uma nota e uma reputação, então dificilmente vai querer dar motivos para sujá-la, apesar de ser frequente o uso da Uber para a prática de crimes. Mas comparando com a dimensão do quantitativo de motoristas sérios, é algo bem pequeno. E não só na Uber, como também em outros apps, é bom ter esse aumento na concorrência para fomentar a qualidade do serviço.

Airbnb nunca vi ngm reclamar, e grande parte da comunidade dá preferência a ele. Pessoalmente ainda dou prioridade para o booking, mas penso que o serviço(Airbnb) vai na mesma linha. Há uma reputação a ser zelada pelo "anfitrião", então tem que ser muito infeliz para não cumprir com o que diz o anúncio, e ser negativado (ou mesmo removido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 16/01/2021 em 04:07, LucaSantos disse:

Gostaria de saber de vocês, se mesmo o Airbnb e a Uber já serem serviços consolidados no mercado, vocês ainda sentem incerteza até hoje em utilizá-los seja por não saber se o serviço prestado será exatamente como estão divulgando ou ainda, pelo prestador de serviço (motorista ou anfitrião)? Qual é a desconfiança de vocês nestes serviços?

Oi Lucas! Pessoalmente não me sinto inseguro quanto a esses serviços e acho que essa insegurança talvez esteja relacionada a pessoa mais velhas, que não tenham amadurecido usando serviços do tipo.

Abraços,

Gustavo Woltmann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em relação ao Uber, concordo com o Stanley, do ponto de vista do usuário, já é um serviço bem consolidado e atualmente não vejo muito problema ou incerteza.

O problema do Uber e aplicativos similares é entre Uber e aplicativos similares é entre o Uber e seus "colaboradores", o Uber é bastante criticado por se aproveitar do desespero dos seus colaboradores para explorar e impor clausulas abusivas, pois muitas vezes o Uber como única fonte de renda depois de perderem o emprego.

Em relação ao AirBnb, no começo havia bastante pessoas desonestas na plataforma, com anúncios que não correspondiam a realidade, mas isto foi sendo resolvido aos poucos, e agora é bastante confiável.

O problema que o Airbnb enfrenta é uma questão "ética" e o mal que ele causa no mercado imobiliário, no Brasil as pessoas ainda não sentiram os efeitos do airbnb, mas aqui na Europa onde eu resido, o Airbnb é bem mal visto por boa parte da população.

O Airbnb é acusado de promover a gentrificação, ou seja, "expulsar" a população local pra colocar no lugar turistas. Pois muitos proprietários de imóveis estavam tirando os imóveis do mercado de locação mensal nas imobiliárias para colocar para alugar por dia no airbnb para turistas.

E ao menos aqui nas cidades mais turísticas, isto estava causando uma falta severa de imóveis residenciais, a ponto de algumas prefeituras praticamente proibirem o airbnb.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@ALB que interessante, não sabia dessa questão do AirBnb.

@LucaSantos eu usei pouco o Uber, mas até então não tenho qualquer queixa - apenas uma vez estive em um lugar afastado (porém dentro de Florianópolis), e não havia um santo que se dispusesse a vir nos buscar.

Já do AirBnb só tenho elogios. Tenho usado-o com uma frequência altíssima, em lugares distintos, e sempre fui extremamente bem atendido. Vale dizer que eu não sou fresco, então apesar de ter consciência que a política do AirBnb exige que o anfitrião atenda algumas condicionantes (local limpo, toalhas, etc), já estive em lugares que não estavam bem alinhados aos termos, mesmo assim isso não interferiu em absolutamente nada. Não obstante, eu costumo conversar e pedir para o anfitrião sobre o imóvel e se há tudo que eu desejo nele (pelo chat do aplicativo, para estar registrado).

Houve apenas uma única vez que fiz uma reserva para final de ano em Itapema/SC, o imóvel estava configurado como 'reserva imediata', logo, não havia necessidade do anfitrião analisar o pedido. Fiz a reserva, e alguns dias depois (mas muito antes do checkin), a anfitriã conversou comigo (sempre pelo chat, exigência minha) apontando que teria que cancelar a reserva pois, depois de enrolar muito, reconheceu que havia anunciado o imóvel em uma imobiliária, e haviam reservado por lá também. Notavelmente, sabemos que existem multas em falhar com o compromisso. De toda forma, eu não iria cancelar a reserva, pois não assumiria qualquer despesa pelo ocorrido, então entrei em contato com o suporte 24h do aplicativo, e logo fui atendido por um português, que acessou ao chat e pode constatar a quebra de contrato da anfitriã junto à eles. Enfim, depois de alguns dias recebi o valor integral da reserva como crédito em meu cartão (foi a única parte ruim, pois tive que usar outros recursos para fazer uma nova reserva). Mas para o tamanho do problema, gostei muito da solução da empresa.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
14 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

eu usei pouco o Uber, mas até então não tenho qualquer queixa - apenas uma vez estive em um lugar afastado (porém dentro de Florianópolis), e não havia um santo que se dispusesse a vir nos buscar.

Tem locais que ninguém quer ir buscar ou levar você, pois são locais considerados muito perigosos ou ermos, com alto índice de assaltos, mas isto não é exclusividade dos motoristas de uber, se você pedir para um táxi comum lhe levar lá, ele também vai se negar a ir até lá.

17 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Fiz a reserva, e alguns dias depois (mas muito antes do checkin), a anfitriã conversou comigo (sempre pelo chat, exigência minha) apontando que teria que cancelar a reserva pois, depois de enrolar muito, reconheceu que havia anunciado o imóvel em uma imobiliária, e haviam reservado por lá também.

Tinha esquecido disto, também já passei por isto, o anfitrião cancelou a reserva 3 dias antes da minha chegada, não explicou o motivo, só falou que precisava do imóvel e que já tinha devolvido o dinheiro integralmente, eu tive que sair desesperado atrás de outro local faltando 3 dias, e pagando bem mais caro.

Infelizmente isto ocorre com certa frequência no Airbnb, pois alguns proprietários anunciam o mesmo imóvel em várias plataformas diferentes, e se o cara colocar confirmação automática, nem sempre dá tempo de o cara bloquear o anuncio nas demais plataformas antes de alguém reservar.

Cancelamentos em cima da hora de reservas por parte do hotel/dono do imóvel acontecem, mas é muito mais frequente isto acontecer em plataformas do tipo de Airbnb do que com um hotel convencional.

Se tiver algum problema no imóvel, geralmente o proprietário não tem outra opção para lhe oferecer, num hotel, se tiver problema no quarto, geralmente você consegue trocar de quarto sem grandes problemas,  as vezes até consegue um upgrade.

Então se for alugar algum imóvel por plataformas, tem que estar ciente que existe chance maior de cancelamentos de última hora por parte do proprietário, e que geralmente o proprietário não vai ter outra opção para lhe oferecer caso tenha problema no imóvel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@ALB Justo, e a respeito do AirBnb ainda, desde o episódio citado (que ocorreu depois de já ter usado inúmeras outras vezes o aplicativo), adotei um procedimento a mais quando faço a seleção de ofertas - verifico com atenção o anfitrião e se ele possui renome (relatos positivos na plataforma).

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sobre o Uber, se vc estiver em um local que nenhum motorista do app queira pegar a corrida, imagine que se fosse de táxi teria menos ainda! rsrs.

Como não tenho carro, sempre procuro saber se o destino que vou possui cobertura de Uber ou similar, dando preferência para cidades que tenham, limita um pouco,  mas vale a pena.

No Airbnb já fiquei algumas vezes, gostei do atendimento: procuro sempre anfitriões com boas avaliações e imóveis com muitas avaliações evitando aquele lugar que não tem avaliação ainda. Ponto negativo são as taxas de limpeza e de serviço que as vezes chega a ser um percentual muito grande em relaçao a reserva, principalmente p poucos dias, nesses casos costumo optar por booking msm ou direto com o hostel.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Já tive tanto problema com Airbnb que desisti completamente de usar, pra mim aibnb nunca mais: https://www.mochileiros.com/topic/43854-airbnb-nem-sempre-dá-certo

Uber nunca tive problemas, mas na verdade raramente uso, prefiro transporte público ou caminhar (se tenho tempo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...