Olá viajante!
Bora viajar?
Mochilão Mashi - Peru e Equador em 33 dias
- Respostas 102
- Visualizações 25.9k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
samantha.v 56 posts
-
Junior Faria 4 posts
-
GUILHERME TOSETTO 4 posts
-
Marina Soares 3 posts
[t1][align=center]MOCHILÃO MASHI
PERU E EQUADOR
DEZ/2010 E JAN/2011[/align][/t1]
[align=justify]“Mashi” é uma palavra quéchua que significa amigo. Existem muitas variações do quéchua, esta tradução é para o usado pelos indígenas equatorianos. Gosto de dar um título para os meus relatos e acho que esse traduz muito bem o que significou essa viagem. Fizemos essa viagem a Luana, o Junior e eu saindo do Rio de Janeiro, e mais o André e o Rafael saindo de Santos. Tudo começou há mais ou menos 6 meses atrás, quando começamos a viajar juntos com mais outros amigos pelo Brasil (Mamão Papaya, amo vocês!!). O Junior, o André e eu nos conhecemos através do Mochileiros.com, a Luana que estuda comigo na faculdade e o Rafa que é amigo do André completaram o grupo.
A idéia da viagem surgiu quando André, Rafa e Junior resolveram escalar o Cotopaxi (Equador), que é o maior vulcão ativo do mundo. Escalar um vulcão de quase 6.000 metros está bastante além das minhas capacidades atléticas, mas como o roteiro incluía também outros lugares que eu tinha vontade de conhecer me convidei para a viagem, e aí a Luana também animou pra subir o vulcão e acabou que fomos todos parar lá.
O Roteiro
Lima (3 dias)
Huaraz (7 dias)
Trujillo e Huachacho (2 dias)
Montañita (5 dias)
Guayaquil (1 dia)
Cuenca (3 dias)
Baños (3 dias)
Quito (9 dias)
O roteiro saiu bem parecido com o que tínhamos planejado antes de ir, apenas com pequenas mudanças da quantidade de dias em cada cidade. O objetivo principal da viagem, que era a subida do Cotopaxi, acabou não sendo realizado por nenhum de nós, porque sentimos a altitude e também o dinheiro pesou, já que para contratar uma agência para a subida ao cume custa de $175 a $200. Para quem se interessar o esquema é o seguinte: A subida é feita em dois dias. No primeiro se vai até o refúgio e dorme-se cedo, para acordar cerca de meia-noite para o ataque ao cume, e no dia seguinte por volta das 10 da manhã se está de volta ao refúgio. A subida não é muito técnica e pode ser feita mesmo por quem não tem experiência com alta montanha, mas é necessário um bom preparo físico e uma boa aclimatação à altitude, pois a subida é difícil e a maioria das pessoas acaba voltando antes sem conseguir o objetivo.
Gastos antes da viagem
Comprei as passagens aéreas pela TACA. O trajeto Rio de Janeiro – Lima / Quito – Rio de Janeiro saiu por $639, convertidos em R$1.144,87. A TACA é uma boa empresa, os aviões são um pouco mais confortáveis que a média, e o serviço de bordo foi muito bom. Minha intenção inicial era conseguir as passagens com milhas, mas nem a Gol nem a TAM emitem para o Equador. O Junior resolveu pegar ida e volta por Lima com as milhas, mas eu achei que não valia à pena e preferi guardar as milhas para serem mais bem usadas e outra ocasião.
Em dinheiro levei $500, comprados com cotação de 1,82, totalizando R$920. O restante saquei lá com o cartão de crédito. Prefiro não levar tudo em dinheiro por segurança. Vale lembrar que no Peru existe uma limitação de saque para quem é cliente do Banco do Brasil. É possível sacar, mas somente uma quantidade pequena de cada vez, o que faz com que o gasto em taxas seja alto. Se você ligar pro Banco do Brasil para se informar provavelmente eles vão dizer que isso não existe e que pode sacar sem problema nenhum, mas não acredite. Na primeira vez que fui ao Peru tive muitos problemas por causa desse limite. Dessa vez fiz o teste e novamente não consegui sacar no Peru com cartão do BB.
O restante dos gastos está relatado ao longo dos dias. Estou colocando valores inteiros, mas muitas coisas foram divididas, diminuindo o gasto da viagem, o que é uma das grandes vantagens de viajar em grupo, além da companhia dos amigos é claro hehe.
Não reservamos nenhuma hospedagem, nem mesmo para o ano novo em Montañita (na verdade nós tentamos reservar mas fomos enrolados, veja mais abaixo).
[linkbox]Relato do Junior: Huaraz e Caraz - Verdades e Mentiras[/linkbox][/align]
Editado por Visitante