Ir para conteúdo

Já sofreu preconceito por ser BR em algum lugar?


Posts Recomendados

  • Membros

Em minha primeira viagem para o exterior resolvi ir para Lisboa, Nápoles e Roma... isso pq não falo Inglês e sei me comunicar em Italiano, no final acabei indo pra Atenas sem inglês mesmo.

Incrivelmente o lugar que o inglês mas me fez falta foi em Portugal, acabei me sentindo excluído não pelos portugueses e demais turistas estrangeiros, mas sim pelos próprios brasileiros. Fiquei em hostel que tinha funcionários portugueses e brasileiros... e o atendimento feito pelo meu povo não foi dos melhores. No quarto q fiquei passaram uns 3 brasileiros q conversavam com td mundo, menos comigo... acho que era mais "bonito" falarem em Inglês com a galera do quarto. 

Na Itália foi de boa com os Italianos... há uma diferença entre os napolitanos e romanos, mas ja sabia disso e sei que não era grosseria.

Já quando fui conhecer o Coliseu, fiz uma visita guiada e só tinha disponível em inglês naquele momento, pra mim não fazia diferença pq o q eu queria mesmo era ver o Subterrâneo do Coliseu, curiosamente ninguém do grupo de turista falava inglês, e brasileiros tinha eu e mais um casal, que tentei uma conversa mais de uma vez e fui completamente ignorado, depois disso fiquei próximo do guia e fiz uma pergunta em italiano (a mulher brasileira riu nessa hora) a partir dai o guia dava atenção só a mim e dava pra perceber sua satisfação em ver alguém se esforçando pra falar sua língua... daí em diante o casalzinho colou em mim.

Em um restaurante em Roma, afastado dos pontos turistico fui almoçar, e era um pouco cedo para o almoço então só estava eu no local. uma senhora que aparentava ser a dona, puxou assunto e conversamos por muito tempo... e ela sabia muitas coisa do Brasil alem de futbol e Rio de Janeiro.

Em Atenas (povo muito bacana) fui comprar um ingresso do museo e a atendente perguntou de onde eu era, e abriu um grande sorriso quando eu disse Brazil... foi uma pena não saber ingles ou grego aquele dia.

Tava me esquecendo... em Lisboa uma moça junto a sua mãe se aproximou com grande sorriso e disse: Can you take a picture of us? e eu respondi: claro que sim kkkkkkkkk o semblante dela mudou na hora.

  • Gostei! 1
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que eu me lembro não. Pelo contrário, foram só reações positivas e o auge foi ter ido para a Europa quando aquela música "Ai se eu te pego" estourou por lá. Falar que era brasileiro em qualquer cidade/país você virava praticamente uma celebridade junto.

E outro ponto que é praticamente um fato, inclusive pelos últimos relatos do tópico da pra ver. Nada mais chato e desagradável do que encontrar um próprio brasileiro durante a viagem. A chance de ser um mala é mil vezes maior do que ser mal tratado por algum morador local, independente do lugar.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros
Em 11/10/2021 em 08:50, D FABIANO disse:

No Paraguay sim,a população de lá nos odeia devido a guerra,que mesmo há 150 anos, acabou com eles.No aeroporto de Asunción, por EX,fui expulso por um segurança com uma metralhadora velhíssimo apontada para mim dizendo que a Tam estava fechada, pois naquele tempo, 2008,só se comprava passagem no aeroporto lá, não tinham net.Mas tem quantos anos isso?Quase 15.O Brasil era uma potência e Paraguay...

em 2018 fomos eu e minha esposa lá mochilar, passamos justos 18 dias saimos de foz do iguaçu, com destino a assuncion, depois voltamos por encarnacion, e por fim terminamos em ciudad del este, em  vários cantos de Paraguay fomos mal tratados, em shoppings, lojas, rodoviárias, supermercados, ela ficou traumatizada diz não voltar la nem pra pegar dinheiro rsrsr, entendo ela, mas é isso aí, pelo mesmo motivo, da velha guerra que o brasil destruiu eles lá.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Viajei toda a América do Sul, nunca tive nenhum constrangimento desse tipo, muito pelo contrário!

Agora tem um pequeno detalhe: Vi muitos brasileiros querendo humilhar nativos em várias oportunidades, e tiveram o tratamento que mereciam.

Se vc chegar em qualquer lugar do mundo e entender as regras da cultura do lugar e respeitá-las, bem como ser gentil com os moradores,  a chance de ser maltratado será bem menor ou inexistente. 

Igual discutir quem é melhor, Pelé ou Maradona,  na Argentina, vi muito brasileiro querendo provar por a + b que o Pelé foi melhor. Essa discussão vai longe, eu vi pessoalmente os dois jogando, na minha opinião o Pelé foi melhor. Agora, eu chegar na Argentina e dizer que o Pelé foi muito melhor que o Maradona...... isso só vai gerar atritos totalmente desnecessário. 

Minha resposta para eles: os dois jogaram em épocas diferentes, portanto não tem como indicar o melhor, mas os dois são os melhores do mundo.....pronto!

Pra quê vencer discussão num outro país.....ou mesmo aqui!

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu não me lembro de ter sofrido nenhuma situação constrangedora ou ruim por ser brasileira, via de regra é a situação que muitos narraram aqui, de coisas positivas. Tb somos muito confundidos com italianos quando estamos só eu, marido e filho, não sei se isso muda alguma coisa.

Um relato que eu ouvi muito antes de ir pro Japão é que iam me seguir nas lojas quando me vissem falando português, hahauahauaha, isso absolutamente não aconteceu... inclusive, em alguns lugares, japinhas adolescentes pediram pra tirar foto com meu filho, que tinha 9 anos na época, rs

Mas faço duas observações:

- as vezes a gente é não maltratado em decorrência da nossa nacionalidade, e sim em função da pessoa que está "do outro lado" ser babaca, hahauaha, ou por algum tipo de costume local de uma classe específica. A gente achou o atendimento geral de Madri, por exemplo, bem rude... mas fomos super bem tratados por pessoas aleatórias na rua.

- as vezes tb o brasileiro é maltratado pela forma que aborda as pessoas. Temos uma cultura muito peculiar de informalidade, e a maior parte do mundo não. A forma como a gente aborda uma pessoa pra pedir uma informação, o prestador de serviço e etc faz muita diferença. Nenhum turco vai chegar fazendo piadinha... um português vai te responder objetivamente, e as pessoas acham que ele foi "grosso" e foi só o jeito dele.

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nunca sofri preconceito ou fui maltratado por ser brasileiro, nem mesmo por paraguaios. Aliás moro a 100km de distância do Paraguai e aqui temos muitos elementos da cultura deles e vice-versa. Estive em Assunção e também em Ciudad del Este e não tive nenhum tipo de animosidade da parte dos paraguaios. 

No máximo fui um pouco zuado pelos argentinos de Buenos Aires, especificamente, mas nunca com rispidez ou má educação, apenas como brincadeira mesmo! Daí é só levar na esportiva e pronto!

Aproveitando, quero falar de um povo que admiro demais e considero o povo mais gentil de toda a América do Sul: os Uruguaios! Pode ser apenas uma impressão minha, ou uma série de coincidências, mas o fato é que eu nunca vi povo mais educado e solícito!

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...