Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

12 DIAS INTEIROS NA CHAPADA DOS VEADEIROS (2021) - RELATO RESUMIDO

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Oi turma, tudo bem com vcs? Eu fiz algumas viagens durante a pandemia e acabei não fazendo o relato por aqui, tava meio desanimada! Mas como muita gente procura infos sobre a Chapada dos Veadeiros, vou deixar um resumo aqui de como foi a minha trip pra lá. Tb pq ela é disparada a minha viagem favorita no Brasil, rs!

Não vou colocar muitas fotos aqui, mas se quiser ver mais tenho destaques salvos no insta: @familia.mochileira

QUANDO? Viajamos pra Chapada em ABRIL de 2021, fim da baixa temporada. Pq baixa temporada? Pq no verão chove, e cachoeira com chuva não combina, sabemos. Lá eles levam bem a sério esse lance das chuvas e ao menor sinal de pingos várias atrações nem abrem. Algumas ficam permanentemente fechadas até o início da estação seca, que começa em maio.

Não pegamos nenhum dia de chuva forte, e pegamos as cachus com volumes absurdos de legais, deve ser uma visão bem diferente visitar tb na estação seca, um dia volto. A trilha da cachoeira do Dragão e a trilha longa dentro do Parque (travessia de dois dias), por exemplo, não estavam “funcionando” em abril, só a partir de maio.

COMO? Moro no interior do PR, os planos iniciais eram ir de avião até BSB, alugar carro lá e seguir. Mas com medo da pandemia, cancelamos as passagens e fomos de carro desde o PR mesmo. Ficamos 12 dias na Chapada, entre São Jorge e Alto Paraíso. Os planos originais incluíam Cavalcante, que cancelamos pq lá estava tudo fechado.

HOSPEDAGENS! Acabamos fazendo duas passagens em Alto Paraíso, pq nossa primeira hospedagem, em Cavalcante, acabamos cancelando conforme contei acima. A gente queria ficar em um lugar bem privativo (sem contato com pessoas) e que tivesse cozinha, pq não faríamos refeições fora (por causa da pandemia). Nossas escolhas foram todas do AIRBNB, vou deixa-las abaixo.

De 5 a 8 de abril ficamos na casa da Sandra. Adoramos. Ela é muito gente fina! Durante a noite a gente ficava na varanda da casa conversando e bebendo a distância. Tem várias casas no quintal.

https://www.airbnb.com.br/rooms/24808714

De 8 a 13 de abril ficamos na Vila de São Jorge, na casa do Emir. A casa era o piso superior da casa dele, com entrada separada. Bem funcional, e o Emir foi super atencioso.

https://www.airbnb.com.br/rooms/16404869?guests=1&adults=1

De 13 a 17 de abril ficamos na casa do Nadav, adoramos! A casa é perto da Loquinhas, mas fica na zona rural, então só recomendo pra quem está de carro. O Nadav é israelense mas foi daqueles que veio visitar, se apaixonou e ficou. Ele acabou passando pela propriedade algumas vezes pq o quintal estava parcialmente em obras. Ele sempre avisava quando ia (pedia permissão) e em algumas destas ocasiões trocamos ideia! A casa é um arraso.

https://www.airbnb.com.br/rooms/24957551?guests=1&adults=1

ROTEIRO COMENTADO: Fizemos 8 dias de rolês sozinhos com nosso carro e 4 dias com guia e carro 4x4. Vou falar sobre cada um deles a seguir e depois sobre o guia. As trilhas que fizemos guiadas vou indicar, a que não tiver essa informação é pq fizemos sozinhos.

CONTINUA.

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

Dia 1: Loquinhas – nós chegamos desde Brasília, de onde saímos bem cedo, e visitamos Loquinhas a tarde! É um rolê super sussa, que leva meio período pra curtir bastante. São vários poços de diferentes tonalidades de azul e verde e pequenas quedas d’água. Indicado pra quem está com criança inclusive, bem legal!

2033879836_1-loquinhas.thumb.jpg.e5eb37eb0f0adc5e707cce6da9cdc6bb.jpg

FOTO 1: Um dos poços Loquinhas

Dia 2: Trilha do Macacão e Cachoeira da Coca-Cola – fizemos com guia, é preciso carro 4x4. Pra quem está com carro 4x4, não acho ser impossível fazer a trilha sozinho, desde que vc tenha bastante conhecimento de trilha e apps de trilha com esta demarcada, pq não tem nada sinalizado. Não é uma trilha longa (4-5km ida e volta), mas é pesadinha por causa do desnível. Encontramos pouquíssima gente no caminho.

1051660119_2-macaco.thumb.jpg.9668ab0900db67145a77edf615b06063.jpg

FOTO 2: Macacão!

A cachoeira da coca-cola foi um brinde do Gilson, rs, não estava previamente inclusa na diária, mas como fica meio que no caminho de volta, passamos lá, foi bem legal.

Dia 3: Couros – fizemos com guia, é preciso carro 4x4. Em tese este “Parque” ia ser municipalizado e de última hora foi estadualizado e estava fechado. Os guias estavam putos, e não sem razão, e estavam levando turistas mesmo com a atração “fechada”. Entre aspas pq não há o que fechar, vc chega e entra, rs. Nos fds parece que tava rolando alguma fiscalização, mas quando fomos não tinha ninguém.

63597017_3-couros.thumb.jpg.7ec983b7c739f76a7534090428f72786.jpg

FOTO 3: Mundão d'água!

Eu não lembro a extensão da trilha, mas ela tb é moderada/pesada devido aos desníveis. As paisagens e cachoeiras (são várias) são surreais.

Dia 4: Vale da Lua e Raizama – pra evitar encontrar pessoas (e o vale da lua é uma atração bem popular), a gente sempre ia o mais cedo possível pra trilha, e isso foi mara. A gente teve todas as paisagens quase exclusivas, só pra gente... quando estávamos voltando é que a galera começava a chegar! No vale da lua não foi diferente. Curtimos aquele cenário muito doido com toda calma e sozinhos, ficamos umas 2-3h lá.

313059487_4-valedalua.thumb.jpg.20da525502075c2591e9223bc84dd383.jpg

FOTO 4: Muito doido esse lugar!

Depois de comer algo fomos ao complexo Raizama. Foi muito surpreendente, eu não tinha expectativa sobre este lugar e ele parece cenário de livros de magia, uma floresta encantada, legal demais da conta! Trilha leve/moderada.

1308716177_5-raizama.thumb.jpg.79180c94c8aac2f28813bcc930bdb1d1.jpg

FOTO 5: nenhuma foto faz juz a Raizama!

Dia 5: Santuário Volta da Serra e Cachoeira do Lageado – o santuário é INCRÍVEL. Trilha leve/moderada de cerca de 9km que acessa as Cachus Cordovil, Rodeador, Encontro e o paradisíaco Poço Esmeralda. Além da beleza natural deslumbrante, rola um cuidado mais do que especial com o lugar por parte de quem gerencia, é apaixonante! Dá pra pular de cima de uma pedra no Poço Esmeralda embora não seja recomendado. A gente ama pular das coisas... rs.

634973824_6-cordovil.thumb.jpg.58eb42d2fdadf29a4da6f818a8cccc1e.jpg

FOTO 6: Cordovil

1527460087_7-pooesmeralda.thumb.jpg.ef129ddad836f9b472d8be7eaf10116d.jpg

FOTO 7: Oi Poço!

A Cachoeira do Lageado é fofinha, boa pra quem tá com criança, trilha de 1km ida e volta, só fomos pq sobrou tempo. Dispensável.

Dia 6: Parque Nacional – Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras. Trilha moderada/pesada, com cerca de 11km de extensão. Vista do Salto 120m, vista e banho no salto 80m, vista do Carrossel, que só fica acessível na estação seca e muito muito banho nas corredeiras. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é muito bem cuidado e sinalizado, fizemos a trilha assim que o Parque abriu, sozinhos! Só encontramos gente nas Corredeiras e na trilha de volta.

579236409_8-salto120.thumb.jpg.15b706a56dbb65d7f4a3445fa047e615.jpg

FOTO 8: Salto 120

Dia 7: Parque Nacional – Trilha dos Canyons e Cariocas. Tb tem 11km mas é menos pesada do que a anterior, apesar de ter um trechinho difícil no fim. O Canyon 1 fica fechado na estação chuvosa, então só visitamos o 2. A cachoeira Cariocas é uma delícia, ficamos um tempão nela.

1924059426_9-cariocas.thumb.jpg.2f24a885e374211fd7b814bef8908cb1.jpg

FOTO 9: minha jacuzi particular na Cariocas

Dia 8: Mirante da Janela e Termas Morro Vermelho – muita gente faz essa com guia mas é super sussa de fazer sozinho, apesar de ser uma trilha pesada. É uma trilha onde vc desce 2km, sobe mais 2km, e faz isso de novo na volta, quase não tem trecho plano. Foi o dia que mais passei calor na Chapada, rs! Mas na volta paramos na Cachoeira do Abismo, pequena mas extremamente cenográfica, pra curtir um banho geladinho. A gente curtiu demais esse rolê.

843585482_10-mirantedajanela.thumb.jpg.f96c82c0ebca66a0c5ca43415a9a3923.jpg

FOTO 10: Gui contemplando o salto 120 da janela!

72828257_11-cachoeiradoabismo.thumb.jpeg.27cfc8179d5e40bd58ac62444f34d51b.jpeg

FOTO 11: Abismo

Depois de comer algo fomos pro Termas Morro Vermelho. Foi gostoso enquanto estávamos sozinhos, pois são piscinas pequenas até. Quando já estávamos quase cozidos naquela água morna chegaram umas cinco pessoas e a gente resolveu partir. Passeio bom de fim de tarde pra dar um relax, mas deve ser ruim com muita gente.

Dia 9: Cachoeira do Segredo – paradisíaca! Trilha leve/moderada, 4km de ida e 4,5km de volta (caminho diferente). Na volta vc passa por inúmeros pocinhos e piscinas incríveis, só vai!

39615375_12-segredo.thumb.jpg.5df68beb0dfdd2cce69c03225ad64f7c.jpg

FOTO 12: Segredo! É muito mais bonita que na foto!

1863232944_13-poossegredo.thumb.jpg.2512bc9bcbdec30d5d3a6cf20cbead8c.jpg

FOTO 13: a cor dessa água! Pocinho na trilha do Segredo.

Dia 10: Trilha do Macaquinho – fizemos com guia, é preciso carro 4x4. Trilha moderada/pesada com 5km de extensão que passa por inúmeros poços e cachoeiras. É muito difícil apontar um rolê favorito pq todos foram incríveis, mas este foi um dos melhores. Tem pelo menos dois pontos de salto beeeem altos, uma delícia! Um chama Poço do Jump, kk, dá um frio na barriga enorme pq é bem alto mesmo!

561777389_14-macaquinho.thumb.jpg.e7af96aa115a76d9d65045d515b4a2e6.jpg

FOTO 14: Logo mais eu vou pular daqui!

1091644927_15-macaquinho.thumb.jpeg.9636b2796f35be6d576ad3422edf8071.jpeg

FOTO 15: Adoro, kk

Dia 11: Cachoeira do Cordovil por cima e Poço das Antas – fizemos com guia, é preciso carro 4x4. Este nem é um rolê que existe oficialmente, rs, mas fizemos ele em substituição à Cachoeira do Dragão, que como mencionei, estava fechada. A cachoeira do Cordovil por cima tb é incrível, e esse Poço das Antas é uma delícia de nadar. Não é um poço só, são inúmeros, bem grande, a gente curtiu muito! Apesar de termos gostado, não é um rolê que eu indique, a não ser que vc vá ficar um mês na Chapada, rs.

1830098449_16.cordovilporcima.thumb.jpg.803a3f94c1d48744906334fae70a333b.jpg

FOTO 16: Cordovil por cima

Dia 12: Cachoeira do Label – fechando com chave de ouro, a princesa da Chapada. É a cachu mais alta do Goiás, lindíssima, com seus 187m de queda. Água mais gelada de todas. Essa cachu fica distante 70km de asfalto + 30km de terra + uma travessia de rio (Rio Extremo) de Alto Paraíso, mas a gente recomenda. Dá pra cruzar o rio de carro baixo (cruzamos de versa) em dias claros, sem chuva, com a água transparente onde vc consegue ver o tamanho da lâmina d’água. A trilha em si é fácil/moderada, com cerca de 4km ida e volta, e cinco poços de banho incríveis no caminho.

758684810_17-label.thumb.jpg.ede2d172a7d1f1b0e74c0184b2caa5d2.jpg

FOTO 17: Label! Ela não cabe numa foto e é infinito mais lindo que isso!

O GUIA: nosso guia foi o Gilson (no insta: @guia.chapadadosveadeiros). A gente conversou com vários, mas ele foi o que nos atendeu melhor, fez um preço bacana pelo carro exclusivo (pandemia... não queríamos dividir o carro), sabia explicar muitas coisas da paisagem e era bem responsável e cuidadoso. INDICO.

CONSIDERAÇÕES:

1 - não é impossível pra um sedentário fazer 12 dias de trilhas seguidos, mas é altamente recomendável algum preparo físico.

2 – eu usei calça de ginástica, top e camiseta em todos os dias, pra entrar na água só tirava a camiseta. Bem mais prático do que ficar num tira e põe infinito de roupa. Outra coisa é o calçado. Meu marido usou bota de trekking de cano alto pq o tornozelo dele é zuado, mas ele ficava tirando e ponto a bota infinito. Eu usei a sapatilha de aquatrekking da cardume (na verdade é uma sapatilha de pesca, kk) que é MARA pra trilhas com água, tem boa aderência em terreno rochoso e excelente drenagem. Tem no mercado livre.

3 – recomendo levar fenergan pomada, pra picadas, nebacetin para pequenos ferimentos e bepantol que serve pra tudo, rs. Além de protetor solar e repelente se vc for mais sensível.

4 - as estradas entre São Jorge e Alto, bem como as que chegam nas atrações, são bem bonitas. Então, meus amigos, andem devagar se forem dirigir por lá. PRIMEIRO pq muitos animais cruzam a pista, a casa é deles, e segundo, pra apreciar a vista. Um dia topamos com uma jibóia atravessando a pista e paramos pra sinalizar... se não tivéssemos feito isso, certamente ela teria sido atropelada (vimos muitos bichos atropelados infelizmente). Tem vários grupos de proteção ao ambiente lá, com várias campanhas, como a #cachoeirasseguras e a #desacelerenachapada... não seja um visitante tipo coach do marins pufavô!

18.thumb.jpg.5ab56433c6bdba93afe760a596bdeab3.jpg

FOTO 18: jibóia passeando!

Gente, esse foi nosso rolê pela Chapada dos Veadeiros! Fico à disposição para outras dúvidas que eu puder responder! Abraços!

19.thumb.jpg.ecdc3d4bce38524ace17d8c20694ea24.jpg

Meu melhor parceiro de trilha sempre!

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Membros

Amei Ju ❤️ Parabéns pelo relato. Quase dá vontade de aprender a dirigir pra fazer esse rolê (pq até hoje nem cogitei Veadeiros por causa disso). Mas quem sabe um dia!

Postado
  • Autor
  • Membros
1 hora atrás, rafa_con disse:

Amei Ju ❤️ Parabéns pelo relato. Quase dá vontade de aprender a dirigir pra fazer esse rolê (pq até hoje nem cogitei Veadeiros por causa disso). Mas quem sabe um dia!

Valeu Rafa! 🥰 Ó, não é impeditivo não dirigir, mas aí vc teria que contratar todos os rolês e fica bem caro, rs! Então recomendo a empreitada (aprender a dirigir) que vai te ser útil em muitas outras ocasiões, rs!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Gastos totais, individual e total (os dois) ?

Eu moro no interior de SP, rolê seria muito similar ao seu, inclusive na quantidade de dias... Tô vendo 16/03 a 29/03

• Silnei featured this tópico
Postado
  • Autor
  • Membros
4 horas atrás, josehenrique. disse:

Gastos totais, individual e total (os dois) ?

Eu moro no interior de SP, rolê seria muito similar ao seu, inclusive na quantidade de dias... Tô vendo 16/03 a 29/03

Então, certinho eu vou ficar devendo. Eu tenho o péssimo hábito de não anotar muito as coisas quando viajo dentro do Brasil sabe, e aí não lembro. Mas vou tentar dar uma geral dos preços.

- combustível é algo que nem ia adiantar eu ter o preço pq além de ter subido muito, não sei a média de consumo do seu carro, mas isso dá pra vc ter uma ideia com valores "atuais e simular seu consumo.

- o guia (os vários com quem conversei) tinham preços meio "tabelados": 250 reais por dia por pessoa, e pra fechar o carro só pra nós dois eles cobrariam a diária fechada do carro, 1000 reais (surreal). O nosso guia logo de cara se mostrou receptivo a negociar, até pq a procura estava pequena e era fim da baixa temporada no meio da pandemia. Ele mesmo propôs fazer 800 por dia, a gente chorou chorou e fechou por 600 a diária, quase igual o valor que seria individual em grupo. No rolê que substituiu o Dragão, a "quarta diária" ele cobrou só metade pq de fato era um rolezinho menos legal.

- as entradas das atrações variaram de 20 a 50 reais por pessoa, sendo que a maioria era 30. Só a Label foi 50, lembro que janela foi 40 e o resto quase tudo 30. As badaladas e muvucadas "Almécegas" estavam 70 por pessoa, a gente nem foi... achamos absurdo, e tb pq veríamos coisa muito melhor. Acredito que estes preços tb já possam ter sofrido reajuste, e tb não sei se na alta temporada cobram outro valor, mas são informações que vc acaba achando na internet meio fácil. Quase todas as atrações tem página no insta por exemplo, vc pode perguntar! Foi o que eu fiz antes de ir! 

- o preço de comida no mercado era normal, nada muito caro ou barato em relação a cidade que moro aqui no PR. Inclusive pra bebidas. Já restaurantes fomos somente em um, uma vez, e não lembro do valor.

Boa viagem! :D

Editado por Juliana Champi

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Em 12/03/2022 em 09:27, lemirando disse:

Oi Juliana,

Excelente relato!

Vc recomenda ir num fim de semana prolongado, tipo agora de abril 15 sexta-feira ou 21 de abril quinta-feira?

Vou de avião mesmo porque estou com pontos a vencer hoje rs.

Oiê!!!

Em fins de semana prolongados eu sempre dou prioridade pra destinos onde não vou perder muito tempo com deslocamento e principalmente penso muito na lotação do lugar pq eu realmente me incomodo com muvuca! Mas isso é muito particular...

Se vc quer aproveitar essas milhas e for viável pra vc, veja quantos dias vão te sobrar e encare a difícil tarefa de escolher os rolês, rs! Mas se tiver menos de 3-4 dias inteiros lá não sei se chega a valer a pena, lembrando que de Brasília na Chapada tb tem chão! Talvez aí seja mais legal visitar uma cidade tipo Curitiba e deixar a Chapada pra curtir com calma!

Postado
  • Membros

Muito legal o seu relato, nem tinha visto antes!

Frequentei muito a chapada nos anos 90 até 2005, vendo os preços, percebo que a coisa ficou muito capitalista por lá!

Vc conheceu o restaurante do Sr Valdomiro, entre Alto Paraíso e São Jorge? 

Postado
  • Autor
  • Membros
3 horas atrás, casal100 disse:

percebo que a coisa ficou muito capitalista por lá!

Olha, considerando que eu fui logo no pós reabertura, pessoal tava quebrado... eu achei os preços até que justos sabe? Tudo que vi estava muito bem conservado, então achei ok. Preços "capitalistas" vc vê na Chapada das Mesas, até agora não me conformo, rs!

3 horas atrás, casal100 disse:

Vc conheceu o restaurante do Sr Valdomiro, entre Alto Paraíso e São Jorge?

Infelizmente não, eu não fui em nenhum restaurante... comemos em casa pq estávamos super cabreiros com a pandemia! Teve um dia só que a gente pegou comida em um, mas era em São Jorge mesmo.

Postado
  • Membros

Quando eu ia era tudo muito barato.

Sobre o Sr Valdomiro,  li hoje que ele faleceu em 2019, grande perda! Se vc chegasse no restaurante dele às 03 da manhã ele abria a cozinha e fazia comida para você, sempre contando causos e com o sorriso no rosto!

Servia um prato típico da regiao: a matula.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.