Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Estou Ilegal no Brasil?

Postado
  • Membros

Fala pessoal, tudo bem? recentemente fiz um mochilão de foz do iguaço ao Paraguai e Argentina. 
Carimbei a saída do Brasil logo quando saí (onibus parou na imigração) e tanto a entrada quanto a saída do Paraguai e da Argentina, porém na volta pro Brasil o onibus não parou na imigração para eu poder carimbar a entrada. Estou ilegal no Brasil? como regularizar? (SOU BRASILEIRO, mas como carimbei saída, estou preoucupado de que tenha que carimbar a entrada).... como regularizar isso?

• Respostas 22
  • Visualizações 5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

A questão de residente não é pela saída do país, não tem nada a ver com passaporte. É necessário preencher um documento de comunicação de saída definitiva do país e enviar a RF para ser considerado

• Nem pense nisso, você é brasileiro, nunca carimba as saída ou entrada no Paraguay,para depois inventarem historinhas. Eu vivi anos em Santiago e passava por essa maldição para cortar caminho, pois que

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

não é tomara, seu questionamento não faz nenhum sentido na verdade. Não tem como um brasileiro estar ilegal no Brasil. O que acha que iriam fazer, te deportar pro Paraguai?

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
2 minutos atrás, Davi Leichsenring disse:

O Brasil não aplica nenhum tipo de multa para entrada e saída, na verdade dentro do Mercosul não existe nem um controle mais sério, pois você pode apresentar sua identidade e entrar, sem passar em sistema.

Eu entendo, mas o meu problema é que eu registrei saída, então faz sentido a necessidade de registrar entrada, o que não significa que eu esteja certo, mas faz sentido diferente do que voce falou. Quem registra saída pode precisar registrar entrada.

Postado
  • Membros
1 minuto atrás, euorogo disse:

Eu entendo, mas o meu problema é que eu registrei saída, então faz sentido a necessidade de registrar entrada, o que não significa que eu esteja certo, mas faz sentido diferente do que voce falou. Quem registra saída pode precisar registrar entrada.

Além de que o Brasil não carimba o passaporte de brasileiro, não foi o carimbo da Argentina que está vendo?

Postado
  • Autor
  • Membros

Carimba sim...carimbaram a minha saída. Paraguai carimbou entrada e saída. Unico país que nao carimbou foi justamente argentina, mas registraram entrada e saída em sistema.

Postado
  • Autor
  • Membros
Agora, Davi Leichsenring disse:

De qualquer forma, a questão é mais sobre o Paraguai, pois na verdade você saiu do país sem carimbar, já que não existe carimbo brasileiro em passaporte brasileiro.

Sobre isso, pode ler aqui

Pelo contrário, meu menor problema é Argentina e Paraguai que registraram minha entrada e saída.
O Brasil foi o único que só carimbou saída... mas não passei na imigração brasileira para registrar entrada.

Postado
  • Membros
1 hora atrás, euorogo disse:

Pelo contrário, meu menor problema é Argentina e Paraguai que registraram minha entrada e saída.
O Brasil foi o único que só carimbou saída... mas não passei na imigração brasileira para registrar entrada.

Amigo, boa questão que vc levantou.

Acho melhor vc entrar em contato com o ministério das relações exteriores, talvez até na receita federal. Digo isso, pois vc pode ser enquadrado como não residente, pois para o sistema brasileiro vc saiu. 

Se tiver mais informação, por favor, relate aqui ok

Postado
  • Membros
34 minutos atrás, euorogo disse:

Carimba sim...carimbaram a minha saída.

Só por curiosidade, aonde foi isso? Terrestre saiu via Argentina e voltou via Py? Um monte de passaporte junto, ou vc e o carimbador apenas? Pergunto pois na fronteira com o py, só a receita as vezes te para (nem sempre)... A policia federal/passaporte só se vc ativamente procurar por ela.

Só meu primeiro passaporte, verdinho e com décadas de idade, possui carimbos da policia federal. 

Como está com medo, ao invés de acreditar em algo na internet, leva seu passaporte na Policia Federal ai na sua cidade. Não acredito que precise fazer algo (se fosse necessário imagino que onibus teria parado), mas se tiver que ser feito algo, deve ser lá onde resolve. 

Com a receita federal imagino que só teria problema se desse declaração de saida definitiva, ou se parar de declarar.

Postado
  • Membros

@euorogoEntão você não carimbou saida na Argentina? Tem que carimbar, lá é exigido, MENOS se foi apenas a Puerto Iguazu ou outras cidades de fronteira e voltou no mesmo dia. 

Postado
  • Membros
17 horas atrás, euorogo disse:

Carimba sim...carimbaram a minha saída. Paraguai carimbou entrada e saída. Unico país que nao carimbou foi justamente argentina, mas registraram entrada e saída em sistema.

É essa sua dúvida ? Agora que entendi tudo, olha, uma vez fui a Bolívia via Corumbá e lá eles carimbam a saída de Brasileiros no setor de imigração Brasileiro, pode ficar tranquilo quanto a isso, na volta também não foi carimbado, já que regressei por via aerea, depois disso já fiz outras viagens, está tudo ok com vc, pode ficar tranquilo.

Postado
  • Membros
22 horas atrás, euorogo disse:

Não, não há necessidade. Você poderia sair pelo aeroporto de Guarulhos com o passaporte e entrar atravessando a rua em Santana do Livramento sem registrar entrada e sem mostrar nenhum documento para ninguém.

Inclusive está prevista esta condição de não carimbar o passaporte no site oficial do governo (bosta) do país:

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/ajuda/duvidas/caderneta/caderneta-carimbo-no-passaporte

Editado por pmichelazzo

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.