Ir para conteúdo

CUBA - Resumo de Havana, Cienfuegos, Trinidad, Santa Clara, Camaguey, Santiago de Cuba, Baracoa, Bayamo e Varadero.


Posts Recomendados

  • Membros

Havana é a capital de Cuba e a cidade mais importante da ilha, é um dos lugares mais visitados pelos turistas, a cidade é bem grande, dando oportunidade para você escolher o bairro que prefere ficar, sendo que a grande maioria prefere ficar perto do centro, no bairro Havana Vieja ou em algum dos grandes hotéis no Malecón, perto do mar, cada lugar tem sua beleza e encanto, eu preferi ficar mais afastado desses 2 lugares, bem próximo ao Estádio Latino-americano que fica a 10 minutos da praça da Revolução, lá é um lugar mais local, meio longe do centro, cerca de 3/4 km de distancia.

 

Havana tem muitos predios abandonados, ou bem velhos, coisa que em outras cidades já não se vê tanto, mas isso da um ar charmoso para a cidade, junto aos carros antigos e pessoas bem tranquilas, tudo isso faz de Havana ser uma cidade especial e diferente da grande maioria, sendo um lugar super seguro, te da a liberdade de andar por qualquer rua sem ser incomodado.

 

 

4bd889_261e7ad675e54dc496ebc0d6f144c27b~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

- Como chegar

 

Geralmente todos os voos para Cuba têm como destino de chegada em Havana, a capital do país, porém o aeroporto fica um pouco mais distante da cidade, caso você chegue de dia é possível pegar um ônibus que custa 1 peso cubano que passa perto do aeroporto, é necessário andar ate a avenida e esperar ele passar com a numeração P122, ou então ir de taxi, geralmente o taxi vai te cobrar 30 cuc´s por cabeça, mas no fim eu consegui por 10 cuc´s a pessoa, para mim e uma colombiana que conheci no voo, acabamos rachando o taxi para ficar mais barato.

 

- Hospedagem

 

Havana é a maior cidade cubana, o que não falta é lugar para ficar por lá, existem muitas casas disponíveis por toda região, eu preferi ficar próximo ao Estadio Latinoamericano, que fica a uns 10 minutos da Praça da Revolução, ele fica mais longe do centro e de Habana Vieja, o lugar mais turístico da cidade, preferi assim, pois ficaria mais perto dos bairros, para ter esse contato com o povo local, e quando fosse para o centro poderia ir caminhando tranquilamente pelas ruas ate chegar lá e assim ir conhecendo a cidade.

 

 

 

4bd889_d6fa75f6af6544878b4995bd35296c2f~mv2.webp

 

Eu fiquei na casa da Dona Teresa, na Avenida 20 de Maio, ela mora no prédio azul no nono andar, ao lado do estádio, o valor da diária varia de 6/8 Cuc´s por noite, o quarto tem 05 camas de solteiro, virando uma espécie de hostel, o legal é que você pode conhecer mais mochileiros dessa forma, tem um banheiro dentro do quarto, ventiladores e agora ela esta providenciando um ar condicionado, já que o verão esta chegando, além disso você pode conhecer um dos filhos dela (Jorge) e o marido (Fran), isso te da uma interação muito boa com o povo cubano, você pode conversar de tudo, tirar suas duvidas sobre o país, pedir dicas, realmente é muito bom ficar nessas casas de família, uma experiência bem diferente e para mim bem melhor, você depois de alguns dias acaba se sentindo em casa.

 

- Alimentação

 

No começo ainda estava tentando pegar os esquemas de como comer barato, mas depois de um dia não tem erro, o principal é ver aonde os cubanos vão, e sempre verificar o cardápio, se ele estiver em peso cubano, que é a moeda nacional, provavelmente é um lugar barato, geralmente são lugares simples, que mal tem lugar para sentar, mas a comida é farta e boa, nos cafés da manhã era a mesma coisa, procure pequenas lanchonetes, lá você poderá comer sanduiches e tomar suco natural, em alguns lugares 2 lanches e 1 suco dava 10 pesos cubanos, coisa como 0,40 Cuc´s, por ai, o almoço fica em torno de 35 a 45 pesos cubanos, não chega a 2 Cuc´s, por isso que eu preferi ficar nos bairros mais distantes da zona turística, quanto mais perto dos turistas, mas difícil fica de encontrar esses lugares, ai só terá aqueles restaurantes caros para ir, onde você almoça por 07 cuc´s, sem contar a bebida e a gorjeta.

 

- Segurança

 

Nos primeiros dias a gente ainda fica meio receoso, brasileiro que somos sempre ficamos espertos com celulares, quando a noite chega ate assusta um pouco, a iluminação publica é bem ruim, ruas ficam totalmente escuras, mas mesmo assim não acontece nada, totalmente seguro, depois de 2 dias você já esta andando pelos lugares mais pobres da cidade gravando vídeo com o celular e andando as 2 da manhã pela cidade com a certeza que não acontecera nada, a segurança foi uma das coisas que mais me impressionou aqui, e isso significa liberdade, era livre para andar para qualquer canto a qualquer horário sem me preocupar com assalto, isso foi uma das experiências mais legais que passei na ilha.

 

4bd889_cbac27778d6449da9dd59bb9859ba488~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

 

- Câmbio

 

Em Havana existem diversas CADECAS espalhadas, só se informar qual a mais próxima da sua hospedagem para realizar a troca, no começo é normal ficar um pouco confuso, é ate bom anotar isso, CUC´s são os pesos convertíveis, essa é a moeda do turista, que geralmente usa para pagar hospedagem e transporte, você pode usar ela no dia a dia também, a diferença que a pessoa ira fazer a conversão do peso cubano para Cuc´s para poder receber dessa maneira.

 

01 Cuc = 01 Dolar/Euro, existe uma leve diferença, mas para ficar mais pratico melhor deixar assim, então como é possível ver, tem que tomar cuidado ao gastar em CUC, já o peso cubano que é usado em muitos mercados e restaurantes locais , 1 CUC = 24 pesos cubanos, logo gastar em peso cubano é mais vantajoso, como falei acima, tem ônibus da cidade que custa apenas 1 peso, refrigerante a 10 pesos, suco natural a 3 pesos, lanche a 05 pesos e refeição a 25/45 pesos cubanos, esse é o segredo para economizar em Cuba.

 

Eu sempre andava com as duas moedas no bolso, na própria CADECA, você troca seu dinheiro por CUC´s e depois troca alguns CUC´s por CUP, que são os pesos cubanos, deixava um bolso reservado para os CUC´s e outros para os CUP´s, assim ficava mais fácil de gastar o dinheiro no dia a dia.

 

 

4bd889_7eaa69b2c0994c52accd7c8e1193a8d0~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

- Passeios

 

Aqui em Havana, os passeios que tem para se fazer são conhecer os monumentos históricos em homenagem aos libertadores de Cuba, como Jose Martí e Maceo, e dos revolucionários, como Che e Camilo, além disso, tem diversas praças, tem o malecón e o museu da revolução.

 

Um dos primeiros passeios que fui fazer, e por estar próximo também, foi conhecer a Praça da Revolução, é lá que o Governo Cubano dirige o país, todos os prédios da região são ministérios, e nele se encontram 2 homenagens das mais famosas de Cuba, o rosto do Che Guevara com a frase “ Hasta la victoria siempre” e de Camilo Cienfuegos “ Vas bien Fidel”, na frente dessa praça tem um enorme monumento e um museu ao libertador Jose Martí, que foi um dos lideres cubanos contra os espanhóis pela independência de Cuba.

 

O segundo lugar é o Capitólio, que ate se parece com a Casa Branca, e ate se pode imaginar que lá é o lugar do governo, mas na verdade não é e no momento que fui ele esta fechado para reformas, ali será um museu.

 

 

 

 

O terceiro lugar visto foi o Museu da Revolução, a entrada custa 08 Cuc e lá é onde você poderá entender um pouco mais da historia cubana, que conta sobre o período pré e pós-revolução, com muitas fotos e capas de jornais da época, vale a pena ler tudo e entender uma parte da história cubana.

 

O quarto lugar foi passear pelo Malecón, que é a região costeira que tem um calçadão, no caminho ate o centro de Havana você encontra muitos monumentos da independência cubana, e também a embaixada americana.

 

O quinto lugar foi ir à região do hotel Havana Libre, ali tem a universidade de Havana e é uma região bonita para se passear, com avenidas grandes, dali você pode ir ate o centro velho que não é tão longe assim.

 

 

 

 

O sexto lugar é simples, é uma sorveteria próximo ao Hotel Havana Libre, é um lugar muito conhecido pelos cubanos chamado de COPPELIA, onde vende o melhor sorvete de Cuba, no menor preço possível, você come 05 bolas de sorvete por 05 pesos, muito barato, esta sempre com fila, mas que dura cerca de 30 minutos, as filas são para a organização do lugar apenas, vale muito a pena conhecer lá.

 

Para quem quer ir a um lugar barato para tomar um mojito, cuba livre ou coisa do tipo, existe um lugar muito bacana chamado CASA BALEAR, fica próximo ao Coppelia, coisa de 05 minutos andando, em uma esquina com outra grande avenida, lá tem mojito a 15 pesos cubanos e cuba libre por 20 pesos cubanos, muito barato, menos de 1 cuc... o lugar é bacana e sempre depois das 18 horas fica lotado, o lugar é mais visitado por cubanos, mas já percebemos que esta ficando famoso pelos turistas, sempre encontramos outros viajantes por lá.

 

Um lugar para sair a noite, é ir a Fabrica de Artes, a entrada custa 2 cuc´s e ali tem 2 pistas de dança e uma exposição de arte em todo lado, realmente é um lugar muito bonito, mas é bem cult, quando fomos tinha uma banda que tocava rock, então não é uma coisa cubana de tocar salsa e reggaeton, vale a pena a visita porque da a sensação que você nem esta em Cuba pela quantidade de gringos.

 

 

 

 

 

Fora tudo isso, a parte mais legal é andar pelas ruas sem rumo, conhecendo as casas cubanas por fora, almoçar nos lugares locais, experimentar algum doce caseiro ou tomar aquele suco natural, escutar a musica cubana ecoando pelas ruas e andar sem rumo, sem a preocupação de ser assaltado ou cair em uma rua errada. Havana é uma cidade diferente e especial, não tem muito como explicar, só indo para saber, e claro manter sempre a mente aberta para absorver o máximo possível, ir com a mente já direcionada para criticar tudo o que vê ou elogiar tudo o que vê, pode te dar certa ilusão sobre o lugar, como todo país, como toda cidade, Cuba tem seus pontos positivos e seus pontos negativos, tem suas coisas que funcionam perfeitamente e aquelas que precisam melhorar, basta você estar livre de preconceitos e curtir tudo o que a ilha pode te oferecer.

 

É isso ae galera...

 

Espero que tenham gostado do relato e...

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cienfuegos é uma cidade especial, além de ter sofrido uma colonização francesa, ela é patrimônio mundial da Unesco, a cidade tem belíssimo centro histórico, muito bem preservado, um calçadão para passeio e outro ao lado do mar, a cidade é muito importante porque aqui foi a ultima batalha da revolução liderada pelo Fidel Castro, daqui ate a Havana foi a passeata da vitória, já que o Ditador Fulgêncio Batista já havia fugido de Cuba.

 

Próximo a Cienfuegos esta a Praia de Giron onde tem como conhecida a Baía dos Porcos, lugar onde um grupo paramilitar de mercenários desembarcou em Cuba para tentar tirar Fidel do Poder, isso em 1961 já, tudo isso financiado pelos EUA, porém não contavam com a força do povo cubano que se uniu ao exército e conseguiu derrotar a força invasora da ilha, por isso é mais comum ver frases, cartazes e outdoors exaltando o povo de Cienfuegos e sua coragem.

 

- Como chegar

 

Para vir de Havana a Cienfuegos há diversas formas, há pelo ônibus da Empresa Via Azul que é destinada a somente ao estrangeiro que custa em torno de 20 Cuc´s, há também uma forma de vir de caminhão que deve demorar mais e ser bem mais barato, mas foi dificílimo encontrar informações precisas sobre o lugar que saem e quanto custam, e há os táxis compartilhados que cobram as vezes 30 Cuc’s nesse trajeto, e negociando caem ate para 25 Cuc´s, isso se a pessoa quiser deixar reservado, esses táxis compartilhados só saem quando lotar, se você quiser deixar tudo reservado e bonitinho acaba pagando mais por isso, o que eu fiz foi acordar bem cedo lá pelas 07 da manhã e ir a um terminal grande que tinha perto do Hostal e ver tudo na hora, ao chegar lá havia um táxi que iria fazer esse trajeto e estava com uma pessoa dentro do carro, como era eu e o Paulo, o brasileiro que esta viajando comigo, nós tínhamos uma pequena vantagem para negociar, não podíamos forçar muito senão o cara podia se irritar e a gente não conseguiria ir para lá, então o taxista começou pedindo 20 Cuc´s por cabeça, respondi que estava caro e pagaríamos 15 Cuc´s cada um, a principio ele não quis e ficamos parados lá, na nossa, passou 2 minutos ele veio e aceitou, e pronto só faltava mais uma pessoa para completar o carro, 30 minutos depois chegou um cubano e assim partimos, foram 03 horas de estrada sem parada, uma viagem tranquila, as pistas são bem largas e boas até, um dos maiores desafios de viajar em Cuba é se locomover entre as cidades, além de ter essa diferença gigante nos preços, as informações são sempre bagunçadas.

 

 

- Hospedagem

 

 

Hospedei-me em uma casa de família na Avenida 54, entre as ruas 51 e 53, em uma casa verde, a uns 20 minutos do centro andando, quanto mais longe do centro, mais barato fica, esse é um dos esquemas para baratear a viagem. O taxista que nos trouxe perguntou se tínhamos lugar para ficar e respondemos que não, assim ele indicou um amigo dele que poderia nos ajudar, mas a casa custaria 25 Cuc´s, de pronto já respondi que estava muito caro e que aceitaríamos pagar 20 Cuc´s, ai veio todo o discurso que não conseguiríamos a esse preço e bla bla bla, respondi que tentaríamos, que fazia parte do nosso espirito buscar o impossível hahaha.

 

Veio o amigo dele e nos levou a uma casa que cobrava 20 Cuc’s, que milagre, logo o preço que procurávamos, obvio que o taxista já tinha dado um toque para o intermediário que avisou a mulher, como achamos que o desconto foi muito fácil, resolvemos procurar mais barato, agora por 15 Cuc’s, só foi atravessar a rua e surgiu outro intermediário oferecendo casa, falei que estava disposto a pagar 15 Cuc´s por noite para 2 pessoas, mas que isso nem adiantaria mostrar, fomos em uma casa e não rolou, na segunda a dona aceitou e assim nos hospedamos, a 7,5 Cuc para cada um por noite, praticamente o mesmo preço de Havana, mas agora o quarto é só nosso, com banheiro e ar condicionado, ate pensamos em pechinchar um pouco mais para arranjar por 12 Cuc´s, mas os 15 já estava de bom tamanho, temos que escolher nossas batalhas ne hahaha.

 

4bd889_8f3f7e79b2434944ac0e33368b6575e1~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

.

- Alimentação

 

 

Em todas as cidades sempre buscamos lugares cubanos para comer, existem pequenos restaurantes que as vezes tem apenas 1 mesa disponível e que vendem um bom prato de comida a 25/35 pesos cubanos, a moeda nacional, rodamos a cidade e encontramos um e fizemos uma bela refeição, com um refrigerante e ate uma sobremesa, no total deu 60 pesos cubanos ou 2 Cuc´s, como preferir. Sempre vamos em busca desses restaurantes mais baratos, os restaurantes turísticos cobram em torno de 7 Cuc´s a refeição.

 

 

- Segurança

 

 

Cuba é um dos lugares mais seguros que já conheci, andamos a qualquer hora do dia ou da noite, sempre com celular, dinheiro, câmera fotográfica e em nenhum momento sequer vemos alguém com um olhar de maldade ou aquele tipo que fica só na boa esperando o turista dar mole, a sensação de você poder andar nas ruas sem se preocupar com isso é incrível, dar uma paz de espirito enorme, olha que não andamos apenas em lugares turísticos, geralmente andamos mais na parte dos bairros para conhecer a real vida de um cubano, andamos em lugares que ficamos horas sem ver nenhum gringo por ali e somos sempre tratados de uma forma amigável e quando descobrem que somos brasileiros, nos sentimos em casa.

 

 

- Câmbio

 

 

Aqui em Cuba funcionam as Cadecas que são controladas pelo Governo e em qualquer cidade as taxas são fixas, já fiz um artigo contando qual foi a melhor moeda para se trazer para cá, é um dos primeiros posts, você só precisa buscar na cidade o lugar certo e trocar, eu preferi trocar uns 300 dolares canadenses em Havana, então não precisei trocar aqui.

 

4bd889_e4dfd2418f5440b5a85a7b1c53c356f9~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

- Passeios

 

Centro Histórico: A cidade tem um centro muito preservado, alias a cidade como um todo é mais bonita e preservada que Havana, que ainda conta com muitos prédios por reformas e outros abandonados, o centro conta com uma escola, um teatro, uma igreja, alguns prédios históricos e um palácio do governo local, a cidade tem um ritmo bem interiorano e o calor pelo menos nessa época do ano judia, mas a praça conta com muitas arvores e bancos para descansar, o legal que nessa praça tem o ponto da internet local, então os mais novos ficam ali usando internet, escutando musica, é a tecnologia chegando em Cuba. rs

 

 

 

 

 

 

Playa Giron: Aqui onde aconteceu a grande batalha na Baía dos Porcos, na época a CIA contratou paramilitares mercenários para tentar derrubar Fidel Castro do poder, isso nos anos 1961, lembrando que a Revolução se deu em 1959, com esse racha entre EUA e Cuba e a aproximação da União Soviética, e toda confusão da Guerra Fria se aproximando as tensões entre os países estavam acirradas, e com isso a CIA fez essa tentativa em CUBA, mas ela não contava com a força do povo cubano que se uniu ao exército do país para combater a invasão e saíram vitoriosos, por isso que Cienfuegos tem uma importância para Cuba, pois foi aqui que se defendeu o país de uma invasão estrangeira, infelizmente não consegui ir a esse lugar, esperei um caminhão durante 2 horas que não apareceu, era a forma mais barata de ir, já que custava apenas 1 Cuc, taxistas cobravam 30 Cuc´s, mas gostaria de ter passado na praia onde aconteceu essa grande batalha.

 

Malecón: é um calçadão que vai beirando o mar e um belo ponto para ver o pôr do sol, ali os cubanos fazem exercícios de corrida e os turistas param para tirar foto, um lugar bem agradável para se estar no final da tarde.

 

 

 

4bd889_03875c224dcf4d5eb512c07657741ab0~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

 

Follow me

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trinidad, a Paraty Cubana.

 

 

Trinidad é uma das cidades mais turísticas de Cuba, geralmente o turista convencional vem fazer a rota Havana – Trinidad – Varadero, por isso que ate o momento essa é a cidade mais cara que passei, a cidade é muito bonita, tem um charme especial, a todo o momento você vê artesanatos lindos, coisas que dificilmente se encontra por aí e muita musica cubana, há lindos restaurantes e bares por todo o centro histórico.

 

Trinidad se parece muito com Paraty, com suas ruas de pedras e casas coloniais, porém tudo é muito caro, precisa ter grana para curtir essa parte boa da cidade, eu como um mero mochileiro pobre e liso tive que rodar muito pela cidade procurando lugares baratos para comer ou buscar algum tipo de transporte que me levasse a alguma praia ou Topes de Colantes um parque a 20 km daqui com cachoeiras e muito verde, infelizmente não consegui, apesar de tentar muito. rs

 

Fiquei com a sensação para curtir aqui tem que ter uma grana para gastar, geralmente cidade totalmente voltadas ao turismo são assim.

 

- Como chegar

 

Quem vem de Cientifuegos como eu, taxistas começam a cobrar entre 8 Cuc´s a corrida em táxi coletivo, negociando fazem por 5 Cuc´s, na Via Azul os ônibus custam 6 Cuc´s, a viagem dura cerca de 1 hora e 30 minutos, uma dica é ir do lado direito do veículo, lá você terá a imagem do mar e verá belas e desertas praias pela costa cubana.

 

 

4bd889_67b18573bcb049e58f2b945d0d393394~mv2_d_3264_2448_s_4_2.webp

 

- Hospedagem

 

Antes de viajar me preocupava um pouco com esse item, mas depois de ver como funciona aqui, estou sossegado, são centenas de casas que estão liberadas para receberem hóspedes, são muitas mesmo, então as ofertas são grandes e a demanda nem sempre acompanha, simplesmente escolha uma rua, lógico que há algumas quadras do centro, e vá perguntando os valores e diga que esta procurando um quarto de 15 Cuc´s (que da para 2/3 pessoas, se viajar em 3 pessoas, melhor ainda, a conta fica menor para cada um), na primeira tentativa a dona da casa queria 25 Cuc´s, fui para a segunda já queria 20, o último vendo que eu estava atrás somente de preço aceitou os 15 Cuc´s por noite, como eu estava viajando com outro brasileiro, o Paulo, ficou 7,5 Cuc´s por pessoa a noite.

 

Transporte e Hospedagem são os dois itens que você precisa negociar bastante e sem medo, da para cortar os gastos pela metade sabendo como funciona o jogo deles, para vir para Trinidad paguei 5 Cuc, um gringo que veio no táxi pagou 10, a noite nos encontramos e ele nos contou que estava pagando 25 Cuc, e nós 15... Ele estava gastando praticamente o dobro pelo mesmo serviço.

 

 

 

- Alimentação

 

Esse foi uma das frustrações em Trinidad, aqueles maravilhosos restaurantes que encontrávamos vendendo comida a 1,2 Cuc, praticamente não existem por aqui, rodamos a cidade toda buscando, perguntando para as pessoas, mas essa batalha nós perdemos, o mais barato que achamos foi um arroz frito com salada e presunto que com um refrigerante dava 4 Cuc´s, único lugar barato existente na cidade foi as pizzarias, onde vendem mini pizzas ate umas 07 horas da noite (que ainda é de dia por aqui rs) e o preço esta em pesos cubanos, umas 4 mini pizzas, onde você comendo 2 já esta cheio, custa 1 Cuc, fora isso se prepare para pagar mais do que 4/5 Cuc´s em 01 única refeição.

 

E nesses lugares de pizza é bom tomar cuidado, eu e Paulo pedimos 04 pizzas, cada uma custava 06 pesos cubanos, então o total daria 24 pesos cubanos que equivale a 1 Cuc, na hora de pagar o cara queria cobrar 04 Cuc´s da gente, devolvemos as pizzas prontas e fomos para outro lugar onde era o mesmo preço, compramos 4 e pagamos 1 Cuc. Então tem que combinar antes certinho e confirmar para eles não tentarem esse migué, por mais que os caras pensem que sou gringo, aqui é brasileiro e é difícil enganar o enganador hahaha.

 

4bd889_e871bafb93514abe8abb8127541196b5~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

 

 

- Segurança

 

 

Como toda Cuba, aqui é muito seguro, andamos as 05 da manhã e super tranquilo, não tem muitos policiais na rua, mas isso não quer dizer nada, povo cubano é um povo muito honesto e sabem que roubar é errado, a cada dia que passa me espanto com essa tranquilidade, posso dizer que é o país mais seguro de toda América Latina, disparado.

 

- Câmbio

 

Como toda cidade, é só buscar as CADECAS, que são os locais onde o governo efetua a troca da sua moeda para o Cuc e o Cup.

 

 

4bd889_ff7150e0e9694c1989129f376fb661b7~mv2.webp

 

 

- Passeios

 

Trinidad oferece alguns passeios na sua região, como ir para alguma praia próxima daqui ou ir conhecer o parque Topes dos Colantes , infelizmente a maneira ir para lá são pelas agências do governo como CUBATUR e cobram um valor acima do que o mochileiro pode pagar, e os táxis também enfiam a faca, assim percorremos a cidade em busca de informação e descobrimos que as 06 horas da manhã saem caminhões levando os trabalhadores para o parque Topes, assim fomos ate lá mas não conseguimos embarcar, foram 2 caminhões que passaram lotados e levavam somente trabalhadores, ate tentamos, mas o “cobrador” meio que não deixou, fechando a porta na nossa cara, ate entendemos, já que o povo cubano não esta acostumado com os mochileiros pobres do mundo hahaha, mas caso isso venha a mudar a nossa ideia era pegar o caminhão ate o parque, e depois ir andando pela estrada e ir conhecendo alguma praia deserta para depois voltar para a cidade de alguma maneira, o Parque fica apenas 21 km da cidade.

 

 

O que se pode fazer aqui além desses dois passeios é conhecer o centro histórico, tem vários museus pela cidade e as ruas são fechadas para os carros, então você pode passear tranquilo e ver os prédios históricos, conhecer o artesanato local e curtir o clima da cidade, pelo menos nessa época o sol se põem somente às 20 horas, então nas horas que o Sol esta muito forte, a gente da uma descansada e depois sai no fim da tarde rodando a cidade.

 

 

 

Há também a opção de você subir o morro que fica encostado a cidade para ter uma visão da cidade, realmente é muito bonito, e não tem segredo é só ir subindo hehe

 

Essa é a cidade de Trinidad, espero que tenham gostado do relato.

 

 

Follow me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Santa Clara, cidade do Che

 

A principio íamos nos hospedar em Santa Clara, ao menos por uma noite, quando estivéssemos já regressando para Havana, mas ao descobrir que a cidade ficava apenas 1/2 horas de Cienfuegos e que daqui há caminhão por 1 Cuc para lá, resolvemos mudar nosso roteiro e incluir esse bate volta, assim ficando uma noite a mais em Cienfuegos, tudo se deu em causa do transporte que encontramos, como não sabemos se na volta para Havana teremos um transporte barato assim, preferimos não perder a chance de além ter a experiência viajando em um caminhão acabar economizando alguns preciosos Cuc´s.

 

 

Santa Clara é uma cidade que tem uma importância gigantesca para a Revolução Socialista, porque foi em 29 de dezembro de 1958 que Ernesto Che Guevara e sua tropa venceram a batalha de Santa Clara, fazendo com que o Ditador Fulgêncio Batista fugisse de Cuba dando a vitória para o Comandante Fidel Castro.

 

Com essa importante batalhada liderada por Che Guevara, a cidade acabou se tornando referência na história dele e para aqueles que querem conhecer um pouco mais, precisa vir conhecer Santa Clara.

 

4bd889_3db0a38c97724f659e3d82f5c7c5580d~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

A principio saímos de Cienfuegos as 9 e 30 da manhã e chegamos lá as 11 e 30 da manhã, fomos ate a o monumento dedicado ao Che, são 10 minutos de caminhada da rodoviária de caminhões, lá você tem um grande monumento dedicado a ele, e algumas frases famosas espalhadas pelo local, com a carta que ele redigiu ao Fidel Castro e a Cuba quando abriu mão de todos seus cargos para continuar o movimento revolucionário pelo mundo, abaixo do monumento tem a entrada do museu, onde tem diversas fotos, itens e histórias de Che, muito legal ver fotos de momentos antes de batalhas, ou do discurso dele na ONU, ou ele em Congo ou se preparando para ir a Bolívia, totalmente disfarçado e diferente, também há metralhadores e roupas no local, não só dele como de cubanos que lutaram ao lado dele, a foto que mais me impressionou foi a dele na ONU esperando para discursar e ao lado havia vários engomadinhos de terno e gravata, com barba feita, e ele cabeludo, barbudo, com roupa de militar, pé na parede e fumando um charuto e as pessoas a volta dele só observando.

 

4bd889_d13f2f610abe45538efc1c22fd64c910~mv2_d_2322_4128_s_2.webp

 

Ao lado desse museu, a o mausoléu, onde esta enterrado os restos mortais de Ernerto, não só o dele, como o de varias pessoas que perderam a vida na batalha de Santa Clara, os museus são totalmente gratuitos, após isso é necessário ir ate o centro da cidade e de lá andar uns 4 quarteirões ate o museu dos trens, andando da uns 40 minutos, ou você pode ir de táxi também.

 

O museu dos trens conta a historia onde Che e mais 17 revolucionários descarrilaram 2 locomotivas com 18 vagões, onde levavam 408 homens e um grande número de armas, bazucas, metralhadoras e canhões que estavam indo em direção a Havana, onde o Ditador Fulgêncio Batista esperava para fazer sua ultima tentativa de defesa, mas após esse ataque coordenado por Che Guevara ao trem e suas 1 hora e 30 minutos de guerra e a rendição dos militares, tudo isso ocorreu no dia 29 de dezembro, fazendo com que as tropas de Fidel saíssem vitoriosas da batalha de Santa Clara, após essa derrota, Fulgêncio Batista fugiu com sua família e 300 milhões de dólares, deixando o caminho livre para a vitória do Comandante Fidel Castro.

 

É por toda essa história pré-revolução que Santa Clara é um ponto importante para se conhecer em Cuba.

 

Espero que gostem e...

 

 

 

 

 

 

Follow me

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado Marcela =]

 

Santiago de Cuba, terra de Fidel Castro.

 

 

Santiago de Cuba é a segunda maior cidade cubana onde, por exemplo, nasceu Fidel Castro e Jose Martí, a cidade tem um centro muito animado, com muita barraca de comida na rua, música por todo lado e praças lotadas de pessoas, aqui as pessoas tem um tipo mais duro de falar, mas é só jeito mesmo e nada que um “eu sou brasileiro” não quebre o clima, aqui eu percebi que as pessoas na rua tem a tendência de pedir mais coisas ao turista, como aqui alguns Cruzeiros desembarcam aqui, acabou criando um pouco dessa cultura, mas não é nada excessivo ou que encha o saco, aqui foi a primeira vez que 2 cubanas meio que nos perseguiram e queriam conversar com a gente e todo papo furado, provavelmente eram garotas de programa já tentando garantir o cliente da noite, já tínhamos sido alertados para isso.

 

Santiago tem várias praças, tem um forte que fica em torno de 10 km daqui que merece ser visitado, tem o cemitério da cidade onde esta o Fidel Castro e outros revolucionários, ao fim da tarde lá pelas 17 horas tem a troca da guarda, consegui pegar o finalzinho, além dos pontos turísticos, o bacana é andar pelas ruas e ver a vida local, molecada jogando futebol ou baseball pelas ruas, e pessoas mais velhas sentadas na calçada para bater aquele papo com o vizinho, como disse uma cubana aqui “Temos uma boa vida, só não temos muito dinheiro.” Essa é a frase que pode resumir Cuba.

 

4bd889_cc905549a0754126a2d5028d75978ef3~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

- Como chegar

 

Quem vem de Camaguay, a dica é pegar um ônibus da Via Azul por 18 Cuc´s, ele sai a meia noite, logo você pode economizar na hospedagem, como a viagem leva 5/6 horas não há tanta oferta de táxi compartilhado, geralmente esses táxis fazem bons preços quando é ate 3 horas de viagem para algum lugar que eles consigam trazer gente de volta para ganhar mais uma grana, por exemplo de Trinidad para Camaguey o taxista não queria abaixar o preço de jeito nenhum e nós deu essa explicação que faz todo o sentido. É como um táxi te levar de SP ao RJ e te cobrar mais barato que a passagem de ônibus rs.

 

- Hospedagem

 

Chegando a Santiago nós estávamos com uma nova meta de preço, se estávamos conseguindo em todos os lugares a 15 Cuc´s, era hora de baixar para 12 Cuc´s, 6 para cada um por noite, lembrando que os gringos pagam de 20/25 Cuc´s, um absurdo, mas como eles não sabem falar a língua daqui e não tem essa cultura de pechinchar, acabam pagando o valor cheio. Bom, começamos a busca e em menos de 08 minutos achamos, como tem muita oferta as vezes em uma rua só é possível ter várias casas, a primeira estava lotada, a segunda casa só faria se fosse 15 Cuc´s, a terceira aceitou os 12 Cuc´s por noite, e foi mais fácil do que a gente pensava, já comecei a pensar em pedir por 10 Cuc´s a próxima cidade hahaha, se soubéssemos disso antes, já estaríamos pagando isso há muito tempo, mas como disse as informações são escassas, então estamos vivendo e aprendendo, somente em Trinidad que é um lugar MUITO turístico o senhor da casa relutou um pouco mas acabou cedendo aos 15 Cuc´s.

 

Eu não vejo necessidade de postar o endereço das casas que eu fiquei, aqui tem MUITAS em qualquer canto da cidade, é só ver o centro da cidade e ficar a algumas quadras dali.

 

4bd889_51af548e3e2c4c8b8affeeb1b31b7072~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

- Alimentação

 

Como aqui é uma cidade bem grande, tem muita opção para comer, dos lugares mais ricos aos mais simples, os PALADARES onde se vende prato de comida a 25/35 pesos cubanos, que da 1/1,2 Cuc´s precisa procurar um pouco mais, mas da para achar, os lugares para café da manhã são fartos e baratos, com lanches a 5 pesos cubanos, e a noite a mesma coisa.

 

- Segurança

 

Como toda Cuba, aqui é muito seguro, andamos as 05 da manhã ou a meia noite e é super tranquilo, não tem muitos policiais na rua, mas isso não quer dizer nada, povo cubano é um povo muito honesto e sabem que roubar é errado, a cada dia que passa me espanto com essa tranquilidade, posso dizer que é o país mais seguro de toda América Latina, disparado.

 

 

 

- Câmbio

 

Como toda cidade, é só buscar as CADECAS, que são os locais onde o governo efetua a troca da sua moeda para o Cuc e o Cup, aqui em Santiago de Cuba foi a primeira vez que encontramos um cara na porta tentando fazer um câmbio negro, mas não confiamos e ele também buscava dólar americano, e nós tínhamos o dólar canadense.

 

 

4bd889_da84760874b94a7b9e11003b6bf9f94d~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

 

 

 

- Passeios

 

Toda cidade cubana é rica em história, seja da independência ou da revolução, aqui eles têm uma cultura de preservar essas historias, por onde você anda, ate nas ruas mais simples é capaz de encontrar um quadro escrito sobre um fato histórico que se passou naquele lugar ou na rua.

 

Umas das coisas a se fazer são conhecer a Praça da Revolução, onde ocorrem os principais festejos, como o Primeiro de Maio, dia do trabalhador, além disso, tem a Praça Cespede, de frente a igreja e do local onde Fidel Castro fez o discurso sobre a vitória da Revolução, além disso, tem outras praças bacanas de se conhecer, ruas com muito artesanato local, um ponto de visita é o cemitério onde estão enterrados Fidel Castro e Jose Martí, um dos libertadores de Cuba que lutou pela independência da ilha, se você tiver pique da para fazer tudo a pé, vai andar bastante, mas assim já conhece a cidade como um todo, se estiver cansado tome um táxi.

 

Outro lugar muito interessante é ir ao Castilho de San Pedro de La Roca que fica a 10 quilômetros da cidade, um lugar muito bonito com um visual sensacional, para chegar lá há duas maneiras, você precisa pegar o ônibus numero 12/13 que custa 01 peso cubano, os ônibus geralmente estão sempre lotados, outra maneira é ir de táxi, ai da para negociar um preço de 4 Cuc´s para ir e 4 para voltar, ou de moto táxi (que tem muitos aqui em Santiago de Cuba), nesses cada corrida sai em 2 Cuc´s, eu tentei fazer de ônibus e não consegui, era um domingo e fiquei esperando por 2 horas, ai fui de táxi e voltei de moto táxi, com certeza a moto é a maneira mais divertida e tranquila para ir e voltar.

 

A entrada ao castelo custa 4 Cuc´s, mas você não pode tirar foto e nem filmagem, se quiser precisa pagar por isso, o museu em si é fraco, não valeu a grana gasta nele, a melhor parte é você andar em volta do castelo, que é gratuito, e ver as paisagens para o mar e praias desertas.

 

Além disso, tive a sorte de ter passado o Primeiro de Maio aqui em Santiago de Cuba, havia muita gente na Praça da Revolução, muitos cartazes com nome do Fidel (ele nasceu aqui), outros com uma das frases famosas por aqui “ Nuestra fortaleza es la unidad” e por ai vai... As pessoas vão chegando as 04 da manhã, a partir das 07 já esta totalmente lotado e vai ate as 10 da manhã, depois nas praças ocorrem festejos com os mais jovens tomando o bom run cubano.

 

4bd889_7cf2aa39a16d47c989636601daf7fe68~mv2.webp

 

Esse é o relato de Santiago de Cuba, espero que tenham gostado, e...

 

Follow me.

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Baracoa, de Cristovão Colombo aos Tufões.

 

 

Baracoa é uma cidade histórica, com um lindo parque nacional, belas praias ao seu redor e um povo muito acolhedor, cidade pequena com um centro igual porém muito bonito, sua igreja simples, mas que guarda uma peça das mais importantes, suas montanhas cheia de arvores no chão conta um pouco da história sobre os desastres que aqui ocorreram, pergunte ao senhor da casa que você ficar sobre as histórias de tufões na região, em 2016, um deles passou por aqui e destruiu muitas casas, ate hoje você vê as arvores da montanha no chão, e algumas casas sendo reconstruídas ou sobre a história do tsunami, mas que no fim foi um alarme falso, Baracoa apesar disso tudo, resiste bravamente e sempre sorrindo com o mar do caribe a sua frente.

 

4bd889_b421e6c3f59c492fb85e1a4e877adaed~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Cidade de Baracoa.

 

- Como chegar

 

Quem vem de Santiago de Cuba há 03 opções, a mais cara, a intermediaria, e a mais barata, logo optamos pela mais barata, mas foi uma grande coincidência, porque não sabíamos que essa opção existia. A mais cara é com os ônibus Via Azul, a passagem custam 15 Cuc´s, a intermediaria é arranjar um táxi compartilhado, era o que iriamos fazer, combinamos com um taxista num preço de 12 Cuc´s cada um e ele nos levaria, mas como essa rota não atrai muita gente, ele provavelmente não conseguiu mais 2 pessoas para ir com a gente e por isso ele nem apareceu no terminal, como ficamos na mão sem saber o que fazer, fomos correr atrás de informação, para resumir tudo, descobrimos um caminhão que vai ate Guantánamo, por 20 pesos cubanos em 2 horas de viagem, lá passa ônibus que não são os Nacionales (esses só para os cubanos), são ônibus privados que fazem algumas rotas, e por sorte ele fazia de Guantánamo a Baracoa por 15 pesos cubanos, mas para você pegar esse ultimo você precisa pegar um ônibus municipal da linha 08 e descer no ponto final, numa casa amarela, ali já é a estrada para Baracoa, onde você pega esse ultimo transporte.

 

Enfim, você pega um caminhão que sai próximo a Plaza da Revolução em Santiago de Cuba por 20 pesos, vai ate a ultima parada dele, nessa mesma parada pega o ônibus numero 08 (não sei quanto custa porque uma cubana que ajudou a gente pagou nossa passagem, mas deve ser muito barato, tipo menos de 1 peso cubano), descer no ponto final que é numa casa amarela e lá esperar os ônibus para Baracoa, qualquer dúvida só perguntar aos locais que eles dão todas as informações, foi assim que descobrimos esse modo, o legal que pelo jeito essa rota louca não é feita por muitos viajantes, então a ajuda brota de todo canto, e quando descobrem que somos brasileiros, fazem com mais gosto hehehe.

 

 

 

- Hospedagem

 

Descemos no centro de Baracoa, e logo na primeira casa que vimos já tentamos a sorte, a cidade é pequena então é tudo muito perto uma coisa da outra, bati na porta e o Sr. Daniel nos atendeu, eu com o meu discurso infalível e decorado falei que éramos brasileiros, viajando há muito tempo, sem muito dinheiro e que estávamos buscando um quarto para alugar por 12 Cuc´s (iriamos tentar 10, com certeza eles aceitariam, mas percebemos que seria um pouco de exploração, os 12 estavam muito bem pagos e justos), Sr. Daniel muito bem humorado me respondeu “se brasileiro não tem dinheiro, cubano muito menos”, e eu respondo que por isso que somos irmãos latinos, ele deu risada e abriu a porta de sua casa, nos apresentou sua esposa e seus filhos, contou sobre um problema de coração que ele tem e ate que sua irmã esta no Brasil, a esposa nos falou sobre a novela e batemos um bom papo, olhamos o quarto e era perfeito, banheiro grande e novo, frigobar, ventilador, ar condicionado, toalhas e duas camas grandes e uma sacada para a rua com duas cadeiras, estou ficando mal acostumado com esses quartos, vai ser foda voltar a dormir com 8 caras no mesmo quarto , dividindo o mesmo banheiro e pagando mais caro por isso hahaha.

 

 

 

 

- Alimentação

 

Como aqui é uma cidade pequena achei que teria dificuldades para encontrar esses lugares, mas percebi que o nosso problema em achar lugar barato só foi em Trinidad, lá não encontramos nenhum lugar econômico para comer, aqui tem muita opção para comer, os PALADARES onde se vende prato de comida a 25/35 pesos cubanos, que da 1/1.2 Cuc´s , tem muitos lugares que vendem lanches e alguma lugares que tem doces também, se você esta com vontade de matar a vontade de doce, aqui é o lugar, bom e barato.

 

 

- Segurança

 

Como toda Cuba, aqui é muito seguro, o Sr. Daniel nos alertou para fechar as janelas do quarto a noite para evitar assalto porque uma vez um israelense deixou uma bermuda secando e roubaram ela hahaha olha o nível de violência, quando ele começou a falar já pensei “ Quantas pessoas já morreram nessa rua aqui?”, as vezes a bermuda pode ate ter caído na rua com o vento e alguém ter achado e levado para casa, mas é engraçado essa relação deles com o crime, quem dera se no Brasil o problema de segurança fosse porque roubam roupas do varal hahaha, mesmo assim agradecemos o aviso para deixar ele mais tranquilo.

 

- Câmbio

 

Como toda cidade, é só buscar as CADECAS, que são os locais onde o governo efetua a troca da sua moeda para o Cuc e o Cup, como eu tinha trocado um bom valor em Santiago de Cuba não precisei trocar aqui.

 

4bd889_025d5e1e183846ddb0a3ac220367c527~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Parque Nacional El Yunque.

 

 

- Passeios

 

Baracoa foi à cidade onde Cristovão Colombo desembarcou pela primeira vez em Cuba, uma bela e pequena cidade colonial com um passeio em especial para sair da rotina.

 

Primeiro passo é ir conhecer o centro e a igreja, dentro da igreja esta 1 das 25 cruzes que Colombo espalhou pela América Latina, é uma coisa simples, mas impressionante, ver uma cruz com mais de 500 anos trazida pelo próprio Colombo. Além disso, você pode conhecer o malecón que é bem simples, nada de especial, mas que no fim dele tem um forte com um museu, infelizmente quando eu fui o museu estava fechado.

 

Dentro da cidade você sempre terá visão para um hotel amarelo na montanha, lá antigamente era um forte que dava proteção e visão a toda cidade, deixe para ir no fim de tarde quando o sol estiver menos forte para ter uma visão geral da cidade.

 

 

Aqui temos o melhor passeio que já fiz ate agora, se chama EL YUNQUE, uma montanha que da visão para outras montanhas montanhas, as praias do caribe, rios e algumas cidades próximas, ele fica dentro de um parque nacional, é um trekking de 2 horas para subir e mais 1:30 para descer, em uma parte é necessário atravessar um rio, a água chega na cintura só e a cor da água é incrível, tão cristalina, no meio do caminho tem uma parada para um descanso onde tem uma barraca de frutas, lá por 1 Cuc você pode comer a vontade, ótima pedida para repor as energias, as frutas são bem gostosas.

 

A entrada + guia me custou 13 Cuc´s, mas eu acredito que esse preço não deve ser tabelado, acredito que dava para ter chorado e feito por 10 Cuc´s, eu gostei muito desse passeio porque praticamente todos os dias são sempre as mesmas coisas, conhecer a cidade e andar pelas ruas, já estava com saudade de fazer algo na natureza, o parque fica a 8 km da cidade, 3 km em asfalto e 5 km em estrada de terra, para ir acabei indo de moto táxi que cobrou 4 Cuc´s, na volta eu andei os 5 km e quando cheguei na estrada tomei qualquer transporte para o centro da cidade. Há também a opção de bicicleta, você pode alugar uma, estão em torno de 5/6 Cuc´s o dia.

 

4bd889_0312837c0e234cda868191f7a69088bc~mv2_d_2322_4128_s_2.webp

Uma das vinte e cinco cruzes que Cristovão Colombo trouxe para America Latina.

 

Além disso, para quem quiser a região tem muitas praias bonitas, a de Baracoa em si é um pouco feia, a areia é escura e a cor da água é normal, mas nada que um ônibus local não te leve a qualquer outra cidadezinha.

 

Espero que tenham gostado do relato e...

 

Follow me

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Olá Rafa!

Ja li o relato do mochilão que fez em Cuba, achei muito interessante e útil. Eu e a minha esposa(somos portugueses), em Maio deste ano vamos passar 13 noites em Cuba, em que 4 noites já estão destinadas para um Cayo. 

Queria pedir-lhe a sua opinião, de onde deveria distribuir as 9 noites em falta. O roteiro que estamos a fazer é: Havana, Viñalles (excursão?), Playa Larga, Trinidad, remedios. 

Li que você foi lá no sul da ilha, gosto do relato da Sierra Maestra. Mas como vamos estar menos tempo estava a pensar deixar para uma próxima.

 

Qual a sua sugestão? Quantos dias devo investir em cada local? Lembrando que na chegarei num sábado bem tarde. 

 

Obrogado, saudações 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

Olá. Casal com filha de 15 anos, pensei nesse roteiro e gostaria da sua opinião:

4 dias em Havana, sendo 1 de Vale de Viñales.

Havana / Cienfuegos. Dorme lá

Cienfuegos / Santa Clara (passeio na cidade) e dorme em Cienfuegos

Cienfuegos / Trinidad (passeia na cidade e ?dorme em Trinidad???)

Trinidad / Havana (passeia em Havana)

Volta

Pegando táxi, já que somos 3????

Melhor roteiro que encaixa no nosso!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...