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CUBA - Resumo de Havana, Cienfuegos, Trinidad, Santa Clara, Camaguey, Santiago de Cuba, Baracoa, Bayamo e Varadero.

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Havana é a capital de Cuba e a cidade mais importante da ilha, é um dos lugares mais visitados pelos turistas, a cidade é bem grande, dando oportunidade para você escolher o bairro que prefere ficar, sendo que a grande maioria prefere ficar perto do centro, no bairro Havana Vieja ou em algum dos grandes hotéis no Malecón, perto do mar, cada lugar tem sua beleza e encanto, eu preferi ficar mais afastado desses 2 lugares, bem próximo ao Estádio Latino-americano que fica a 10 minutos da praça da Revolução, lá é um lugar mais local, meio longe do centro, cerca de 3/4 km de distancia.

 

Havana tem muitos predios abandonados, ou bem velhos, coisa que em outras cidades já não se vê tanto, mas isso da um ar charmoso para a cidade, junto aos carros antigos e pessoas bem tranquilas, tudo isso faz de Havana ser uma cidade especial e diferente da grande maioria, sendo um lugar super seguro, te da a liberdade de andar por qualquer rua sem ser incomodado.

 

 

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- Como chegar

 

Geralmente todos os voos para Cuba têm como destino de chegada em Havana, a capital do país, porém o aeroporto fica um pouco mais distante da cidade, caso você chegue de dia é possível pegar um ônibus que custa 1 peso cubano que passa perto do aeroporto, é necessário andar ate a avenida e esperar ele passar com a numeração P122, ou então ir de taxi, geralmente o taxi vai te cobrar 30 cuc´s por cabeça, mas no fim eu consegui por 10 cuc´s a pessoa, para mim e uma colombiana que conheci no voo, acabamos rachando o taxi para ficar mais barato.

 

- Hospedagem

 

Havana é a maior cidade cubana, o que não falta é lugar para ficar por lá, existem muitas casas disponíveis por toda região, eu preferi ficar próximo ao Estadio Latinoamericano, que fica a uns 10 minutos da Praça da Revolução, ele fica mais longe do centro e de Habana Vieja, o lugar mais turístico da cidade, preferi assim, pois ficaria mais perto dos bairros, para ter esse contato com o povo local, e quando fosse para o centro poderia ir caminhando tranquilamente pelas ruas ate chegar lá e assim ir conhecendo a cidade.

 

 

 

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Eu fiquei na casa da Dona Teresa, na Avenida 20 de Maio, ela mora no prédio azul no nono andar, ao lado do estádio, o valor da diária varia de 6/8 Cuc´s por noite, o quarto tem 05 camas de solteiro, virando uma espécie de hostel, o legal é que você pode conhecer mais mochileiros dessa forma, tem um banheiro dentro do quarto, ventiladores e agora ela esta providenciando um ar condicionado, já que o verão esta chegando, além disso você pode conhecer um dos filhos dela (Jorge) e o marido (Fran), isso te da uma interação muito boa com o povo cubano, você pode conversar de tudo, tirar suas duvidas sobre o país, pedir dicas, realmente é muito bom ficar nessas casas de família, uma experiência bem diferente e para mim bem melhor, você depois de alguns dias acaba se sentindo em casa.

 

- Alimentação

 

No começo ainda estava tentando pegar os esquemas de como comer barato, mas depois de um dia não tem erro, o principal é ver aonde os cubanos vão, e sempre verificar o cardápio, se ele estiver em peso cubano, que é a moeda nacional, provavelmente é um lugar barato, geralmente são lugares simples, que mal tem lugar para sentar, mas a comida é farta e boa, nos cafés da manhã era a mesma coisa, procure pequenas lanchonetes, lá você poderá comer sanduiches e tomar suco natural, em alguns lugares 2 lanches e 1 suco dava 10 pesos cubanos, coisa como 0,40 Cuc´s, por ai, o almoço fica em torno de 35 a 45 pesos cubanos, não chega a 2 Cuc´s, por isso que eu preferi ficar nos bairros mais distantes da zona turística, quanto mais perto dos turistas, mas difícil fica de encontrar esses lugares, ai só terá aqueles restaurantes caros para ir, onde você almoça por 07 cuc´s, sem contar a bebida e a gorjeta.

 

- Segurança

 

Nos primeiros dias a gente ainda fica meio receoso, brasileiro que somos sempre ficamos espertos com celulares, quando a noite chega ate assusta um pouco, a iluminação publica é bem ruim, ruas ficam totalmente escuras, mas mesmo assim não acontece nada, totalmente seguro, depois de 2 dias você já esta andando pelos lugares mais pobres da cidade gravando vídeo com o celular e andando as 2 da manhã pela cidade com a certeza que não acontecera nada, a segurança foi uma das coisas que mais me impressionou aqui, e isso significa liberdade, era livre para andar para qualquer canto a qualquer horário sem me preocupar com assalto, isso foi uma das experiências mais legais que passei na ilha.

 

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- Câmbio

 

Em Havana existem diversas CADECAS espalhadas, só se informar qual a mais próxima da sua hospedagem para realizar a troca, no começo é normal ficar um pouco confuso, é ate bom anotar isso, CUC´s são os pesos convertíveis, essa é a moeda do turista, que geralmente usa para pagar hospedagem e transporte, você pode usar ela no dia a dia também, a diferença que a pessoa ira fazer a conversão do peso cubano para Cuc´s para poder receber dessa maneira.

 

01 Cuc = 01 Dolar/Euro, existe uma leve diferença, mas para ficar mais pratico melhor deixar assim, então como é possível ver, tem que tomar cuidado ao gastar em CUC, já o peso cubano que é usado em muitos mercados e restaurantes locais , 1 CUC = 24 pesos cubanos, logo gastar em peso cubano é mais vantajoso, como falei acima, tem ônibus da cidade que custa apenas 1 peso, refrigerante a 10 pesos, suco natural a 3 pesos, lanche a 05 pesos e refeição a 25/45 pesos cubanos, esse é o segredo para economizar em Cuba.

 

Eu sempre andava com as duas moedas no bolso, na própria CADECA, você troca seu dinheiro por CUC´s e depois troca alguns CUC´s por CUP, que são os pesos cubanos, deixava um bolso reservado para os CUC´s e outros para os CUP´s, assim ficava mais fácil de gastar o dinheiro no dia a dia.

 

 

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- Passeios

 

Aqui em Havana, os passeios que tem para se fazer são conhecer os monumentos históricos em homenagem aos libertadores de Cuba, como Jose Martí e Maceo, e dos revolucionários, como Che e Camilo, além disso, tem diversas praças, tem o malecón e o museu da revolução.

 

Um dos primeiros passeios que fui fazer, e por estar próximo também, foi conhecer a Praça da Revolução, é lá que o Governo Cubano dirige o país, todos os prédios da região são ministérios, e nele se encontram 2 homenagens das mais famosas de Cuba, o rosto do Che Guevara com a frase “ Hasta la victoria siempre” e de Camilo Cienfuegos “ Vas bien Fidel”, na frente dessa praça tem um enorme monumento e um museu ao libertador Jose Martí, que foi um dos lideres cubanos contra os espanhóis pela independência de Cuba.

 

O segundo lugar é o Capitólio, que ate se parece com a Casa Branca, e ate se pode imaginar que lá é o lugar do governo, mas na verdade não é e no momento que fui ele esta fechado para reformas, ali será um museu.

 

 

 

 

O terceiro lugar visto foi o Museu da Revolução, a entrada custa 08 Cuc e lá é onde você poderá entender um pouco mais da historia cubana, que conta sobre o período pré e pós-revolução, com muitas fotos e capas de jornais da época, vale a pena ler tudo e entender uma parte da história cubana.

 

O quarto lugar foi passear pelo Malecón, que é a região costeira que tem um calçadão, no caminho ate o centro de Havana você encontra muitos monumentos da independência cubana, e também a embaixada americana.

 

O quinto lugar foi ir à região do hotel Havana Libre, ali tem a universidade de Havana e é uma região bonita para se passear, com avenidas grandes, dali você pode ir ate o centro velho que não é tão longe assim.

 

 

 

 

O sexto lugar é simples, é uma sorveteria próximo ao Hotel Havana Libre, é um lugar muito conhecido pelos cubanos chamado de COPPELIA, onde vende o melhor sorvete de Cuba, no menor preço possível, você come 05 bolas de sorvete por 05 pesos, muito barato, esta sempre com fila, mas que dura cerca de 30 minutos, as filas são para a organização do lugar apenas, vale muito a pena conhecer lá.

 

Para quem quer ir a um lugar barato para tomar um mojito, cuba livre ou coisa do tipo, existe um lugar muito bacana chamado CASA BALEAR, fica próximo ao Coppelia, coisa de 05 minutos andando, em uma esquina com outra grande avenida, lá tem mojito a 15 pesos cubanos e cuba libre por 20 pesos cubanos, muito barato, menos de 1 cuc... o lugar é bacana e sempre depois das 18 horas fica lotado, o lugar é mais visitado por cubanos, mas já percebemos que esta ficando famoso pelos turistas, sempre encontramos outros viajantes por lá.

 

Um lugar para sair a noite, é ir a Fabrica de Artes, a entrada custa 2 cuc´s e ali tem 2 pistas de dança e uma exposição de arte em todo lado, realmente é um lugar muito bonito, mas é bem cult, quando fomos tinha uma banda que tocava rock, então não é uma coisa cubana de tocar salsa e reggaeton, vale a pena a visita porque da a sensação que você nem esta em Cuba pela quantidade de gringos.

 

 

 

 

 

Fora tudo isso, a parte mais legal é andar pelas ruas sem rumo, conhecendo as casas cubanas por fora, almoçar nos lugares locais, experimentar algum doce caseiro ou tomar aquele suco natural, escutar a musica cubana ecoando pelas ruas e andar sem rumo, sem a preocupação de ser assaltado ou cair em uma rua errada. Havana é uma cidade diferente e especial, não tem muito como explicar, só indo para saber, e claro manter sempre a mente aberta para absorver o máximo possível, ir com a mente já direcionada para criticar tudo o que vê ou elogiar tudo o que vê, pode te dar certa ilusão sobre o lugar, como todo país, como toda cidade, Cuba tem seus pontos positivos e seus pontos negativos, tem suas coisas que funcionam perfeitamente e aquelas que precisam melhorar, basta você estar livre de preconceitos e curtir tudo o que a ilha pode te oferecer.

 

É isso ae galera...

 

Espero que tenham gostado do relato e...

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Cienfuegos é uma cidade especial, além de ter sofrido uma colonização francesa, ela é patrimônio mundial da Unesco, a cidade tem belíssimo centro histórico, muito bem preservado, um calçadão para passeio e outro ao lado do mar, a cidade é muito importante porque aqui foi a ultima batalha da revolução liderada pelo Fidel Castro, daqui ate a Havana foi a passeata da vitória, já que o Ditador Fulgêncio Batista já havia fugido de Cuba.

 

Próximo a Cienfuegos esta a Praia de Giron onde tem como conhecida a Baía dos Porcos, lugar onde um grupo paramilitar de mercenários desembarcou em Cuba para tentar tirar Fidel do Poder, isso em 1961 já, tudo isso financiado pelos EUA, porém não contavam com a força do povo cubano que se uniu ao exército e conseguiu derrotar a força invasora da ilha, por isso é mais comum ver frases, cartazes e outdoors exaltando o povo de Cienfuegos e sua coragem.

 

- Como chegar

 

Para vir de Havana a Cienfuegos há diversas formas, há pelo ônibus da Empresa Via Azul que é destinada a somente ao estrangeiro que custa em torno de 20 Cuc´s, há também uma forma de vir de caminhão que deve demorar mais e ser bem mais barato, mas foi dificílimo encontrar informações precisas sobre o lugar que saem e quanto custam, e há os táxis compartilhados que cobram as vezes 30 Cuc’s nesse trajeto, e negociando caem ate para 25 Cuc´s, isso se a pessoa quiser deixar reservado, esses táxis compartilhados só saem quando lotar, se você quiser deixar tudo reservado e bonitinho acaba pagando mais por isso, o que eu fiz foi acordar bem cedo lá pelas 07 da manhã e ir a um terminal grande que tinha perto do Hostal e ver tudo na hora, ao chegar lá havia um táxi que iria fazer esse trajeto e estava com uma pessoa dentro do carro, como era eu e o Paulo, o brasileiro que esta viajando comigo, nós tínhamos uma pequena vantagem para negociar, não podíamos forçar muito senão o cara podia se irritar e a gente não conseguiria ir para lá, então o taxista começou pedindo 20 Cuc´s por cabeça, respondi que estava caro e pagaríamos 15 Cuc´s cada um, a principio ele não quis e ficamos parados lá, na nossa, passou 2 minutos ele veio e aceitou, e pronto só faltava mais uma pessoa para completar o carro, 30 minutos depois chegou um cubano e assim partimos, foram 03 horas de estrada sem parada, uma viagem tranquila, as pistas são bem largas e boas até, um dos maiores desafios de viajar em Cuba é se locomover entre as cidades, além de ter essa diferença gigante nos preços, as informações são sempre bagunçadas.

 

 

- Hospedagem

 

 

Hospedei-me em uma casa de família na Avenida 54, entre as ruas 51 e 53, em uma casa verde, a uns 20 minutos do centro andando, quanto mais longe do centro, mais barato fica, esse é um dos esquemas para baratear a viagem. O taxista que nos trouxe perguntou se tínhamos lugar para ficar e respondemos que não, assim ele indicou um amigo dele que poderia nos ajudar, mas a casa custaria 25 Cuc´s, de pronto já respondi que estava muito caro e que aceitaríamos pagar 20 Cuc´s, ai veio todo o discurso que não conseguiríamos a esse preço e bla bla bla, respondi que tentaríamos, que fazia parte do nosso espirito buscar o impossível hahaha.

 

Veio o amigo dele e nos levou a uma casa que cobrava 20 Cuc’s, que milagre, logo o preço que procurávamos, obvio que o taxista já tinha dado um toque para o intermediário que avisou a mulher, como achamos que o desconto foi muito fácil, resolvemos procurar mais barato, agora por 15 Cuc’s, só foi atravessar a rua e surgiu outro intermediário oferecendo casa, falei que estava disposto a pagar 15 Cuc´s por noite para 2 pessoas, mas que isso nem adiantaria mostrar, fomos em uma casa e não rolou, na segunda a dona aceitou e assim nos hospedamos, a 7,5 Cuc para cada um por noite, praticamente o mesmo preço de Havana, mas agora o quarto é só nosso, com banheiro e ar condicionado, ate pensamos em pechinchar um pouco mais para arranjar por 12 Cuc´s, mas os 15 já estava de bom tamanho, temos que escolher nossas batalhas ne hahaha.

 

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- Alimentação

 

 

Em todas as cidades sempre buscamos lugares cubanos para comer, existem pequenos restaurantes que as vezes tem apenas 1 mesa disponível e que vendem um bom prato de comida a 25/35 pesos cubanos, a moeda nacional, rodamos a cidade e encontramos um e fizemos uma bela refeição, com um refrigerante e ate uma sobremesa, no total deu 60 pesos cubanos ou 2 Cuc´s, como preferir. Sempre vamos em busca desses restaurantes mais baratos, os restaurantes turísticos cobram em torno de 7 Cuc´s a refeição.

 

 

- Segurança

 

 

Cuba é um dos lugares mais seguros que já conheci, andamos a qualquer hora do dia ou da noite, sempre com celular, dinheiro, câmera fotográfica e em nenhum momento sequer vemos alguém com um olhar de maldade ou aquele tipo que fica só na boa esperando o turista dar mole, a sensação de você poder andar nas ruas sem se preocupar com isso é incrível, dar uma paz de espirito enorme, olha que não andamos apenas em lugares turísticos, geralmente andamos mais na parte dos bairros para conhecer a real vida de um cubano, andamos em lugares que ficamos horas sem ver nenhum gringo por ali e somos sempre tratados de uma forma amigável e quando descobrem que somos brasileiros, nos sentimos em casa.

 

 

- Câmbio

 

 

Aqui em Cuba funcionam as Cadecas que são controladas pelo Governo e em qualquer cidade as taxas são fixas, já fiz um artigo contando qual foi a melhor moeda para se trazer para cá, é um dos primeiros posts, você só precisa buscar na cidade o lugar certo e trocar, eu preferi trocar uns 300 dolares canadenses em Havana, então não precisei trocar aqui.

 

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- Passeios

 

Centro Histórico: A cidade tem um centro muito preservado, alias a cidade como um todo é mais bonita e preservada que Havana, que ainda conta com muitos prédios por reformas e outros abandonados, o centro conta com uma escola, um teatro, uma igreja, alguns prédios históricos e um palácio do governo local, a cidade tem um ritmo bem interiorano e o calor pelo menos nessa época do ano judia, mas a praça conta com muitas arvores e bancos para descansar, o legal que nessa praça tem o ponto da internet local, então os mais novos ficam ali usando internet, escutando musica, é a tecnologia chegando em Cuba. rs

 

 

 

 

 

 

Playa Giron: Aqui onde aconteceu a grande batalha na Baía dos Porcos, na época a CIA contratou paramilitares mercenários para tentar derrubar Fidel Castro do poder, isso nos anos 1961, lembrando que a Revolução se deu em 1959, com esse racha entre EUA e Cuba e a aproximação da União Soviética, e toda confusão da Guerra Fria se aproximando as tensões entre os países estavam acirradas, e com isso a CIA fez essa tentativa em CUBA, mas ela não contava com a força do povo cubano que se uniu ao exército do país para combater a invasão e saíram vitoriosos, por isso que Cienfuegos tem uma importância para Cuba, pois foi aqui que se defendeu o país de uma invasão estrangeira, infelizmente não consegui ir a esse lugar, esperei um caminhão durante 2 horas que não apareceu, era a forma mais barata de ir, já que custava apenas 1 Cuc, taxistas cobravam 30 Cuc´s, mas gostaria de ter passado na praia onde aconteceu essa grande batalha.

 

Malecón: é um calçadão que vai beirando o mar e um belo ponto para ver o pôr do sol, ali os cubanos fazem exercícios de corrida e os turistas param para tirar foto, um lugar bem agradável para se estar no final da tarde.

 

 

 

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Trinidad, a Paraty Cubana.

 

 

Trinidad é uma das cidades mais turísticas de Cuba, geralmente o turista convencional vem fazer a rota Havana – Trinidad – Varadero, por isso que ate o momento essa é a cidade mais cara que passei, a cidade é muito bonita, tem um charme especial, a todo o momento você vê artesanatos lindos, coisas que dificilmente se encontra por aí e muita musica cubana, há lindos restaurantes e bares por todo o centro histórico.

 

Trinidad se parece muito com Paraty, com suas ruas de pedras e casas coloniais, porém tudo é muito caro, precisa ter grana para curtir essa parte boa da cidade, eu como um mero mochileiro pobre e liso tive que rodar muito pela cidade procurando lugares baratos para comer ou buscar algum tipo de transporte que me levasse a alguma praia ou Topes de Colantes um parque a 20 km daqui com cachoeiras e muito verde, infelizmente não consegui, apesar de tentar muito. rs

 

Fiquei com a sensação para curtir aqui tem que ter uma grana para gastar, geralmente cidade totalmente voltadas ao turismo são assim.

 

- Como chegar

 

Quem vem de Cientifuegos como eu, taxistas começam a cobrar entre 8 Cuc´s a corrida em táxi coletivo, negociando fazem por 5 Cuc´s, na Via Azul os ônibus custam 6 Cuc´s, a viagem dura cerca de 1 hora e 30 minutos, uma dica é ir do lado direito do veículo, lá você terá a imagem do mar e verá belas e desertas praias pela costa cubana.

 

 

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- Hospedagem

 

Antes de viajar me preocupava um pouco com esse item, mas depois de ver como funciona aqui, estou sossegado, são centenas de casas que estão liberadas para receberem hóspedes, são muitas mesmo, então as ofertas são grandes e a demanda nem sempre acompanha, simplesmente escolha uma rua, lógico que há algumas quadras do centro, e vá perguntando os valores e diga que esta procurando um quarto de 15 Cuc´s (que da para 2/3 pessoas, se viajar em 3 pessoas, melhor ainda, a conta fica menor para cada um), na primeira tentativa a dona da casa queria 25 Cuc´s, fui para a segunda já queria 20, o último vendo que eu estava atrás somente de preço aceitou os 15 Cuc´s por noite, como eu estava viajando com outro brasileiro, o Paulo, ficou 7,5 Cuc´s por pessoa a noite.

 

Transporte e Hospedagem são os dois itens que você precisa negociar bastante e sem medo, da para cortar os gastos pela metade sabendo como funciona o jogo deles, para vir para Trinidad paguei 5 Cuc, um gringo que veio no táxi pagou 10, a noite nos encontramos e ele nos contou que estava pagando 25 Cuc, e nós 15... Ele estava gastando praticamente o dobro pelo mesmo serviço.

 

 

 

- Alimentação

 

Esse foi uma das frustrações em Trinidad, aqueles maravilhosos restaurantes que encontrávamos vendendo comida a 1,2 Cuc, praticamente não existem por aqui, rodamos a cidade toda buscando, perguntando para as pessoas, mas essa batalha nós perdemos, o mais barato que achamos foi um arroz frito com salada e presunto que com um refrigerante dava 4 Cuc´s, único lugar barato existente na cidade foi as pizzarias, onde vendem mini pizzas ate umas 07 horas da noite (que ainda é de dia por aqui rs) e o preço esta em pesos cubanos, umas 4 mini pizzas, onde você comendo 2 já esta cheio, custa 1 Cuc, fora isso se prepare para pagar mais do que 4/5 Cuc´s em 01 única refeição.

 

E nesses lugares de pizza é bom tomar cuidado, eu e Paulo pedimos 04 pizzas, cada uma custava 06 pesos cubanos, então o total daria 24 pesos cubanos que equivale a 1 Cuc, na hora de pagar o cara queria cobrar 04 Cuc´s da gente, devolvemos as pizzas prontas e fomos para outro lugar onde era o mesmo preço, compramos 4 e pagamos 1 Cuc. Então tem que combinar antes certinho e confirmar para eles não tentarem esse migué, por mais que os caras pensem que sou gringo, aqui é brasileiro e é difícil enganar o enganador hahaha.

 

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- Segurança

 

 

Como toda Cuba, aqui é muito seguro, andamos as 05 da manhã e super tranquilo, não tem muitos policiais na rua, mas isso não quer dizer nada, povo cubano é um povo muito honesto e sabem que roubar é errado, a cada dia que passa me espanto com essa tranquilidade, posso dizer que é o país mais seguro de toda América Latina, disparado.

 

- Câmbio

 

Como toda cidade, é só buscar as CADECAS, que são os locais onde o governo efetua a troca da sua moeda para o Cuc e o Cup.

 

 

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- Passeios

 

Trinidad oferece alguns passeios na sua região, como ir para alguma praia próxima daqui ou ir conhecer o parque Topes dos Colantes , infelizmente a maneira ir para lá são pelas agências do governo como CUBATUR e cobram um valor acima do que o mochileiro pode pagar, e os táxis também enfiam a faca, assim percorremos a cidade em busca de informação e descobrimos que as 06 horas da manhã saem caminhões levando os trabalhadores para o parque Topes, assim fomos ate lá mas não conseguimos embarcar, foram 2 caminhões que passaram lotados e levavam somente trabalhadores, ate tentamos, mas o “cobrador” meio que não deixou, fechando a porta na nossa cara, ate entendemos, já que o povo cubano não esta acostumado com os mochileiros pobres do mundo hahaha, mas caso isso venha a mudar a nossa ideia era pegar o caminhão ate o parque, e depois ir andando pela estrada e ir conhecendo alguma praia deserta para depois voltar para a cidade de alguma maneira, o Parque fica apenas 21 km da cidade.

 

 

O que se pode fazer aqui além desses dois passeios é conhecer o centro histórico, tem vários museus pela cidade e as ruas são fechadas para os carros, então você pode passear tranquilo e ver os prédios históricos, conhecer o artesanato local e curtir o clima da cidade, pelo menos nessa época o sol se põem somente às 20 horas, então nas horas que o Sol esta muito forte, a gente da uma descansada e depois sai no fim da tarde rodando a cidade.

 

 

 

Há também a opção de você subir o morro que fica encostado a cidade para ter uma visão da cidade, realmente é muito bonito, e não tem segredo é só ir subindo hehe

 

Essa é a cidade de Trinidad, espero que tenham gostado do relato.

 

 

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Santa Clara, cidade do Che

 

A principio íamos nos hospedar em Santa Clara, ao menos por uma noite, quando estivéssemos já regressando para Havana, mas ao descobrir que a cidade ficava apenas 1/2 horas de Cienfuegos e que daqui há caminhão por 1 Cuc para lá, resolvemos mudar nosso roteiro e incluir esse bate volta, assim ficando uma noite a mais em Cienfuegos, tudo se deu em causa do transporte que encontramos, como não sabemos se na volta para Havana teremos um transporte barato assim, preferimos não perder a chance de além ter a experiência viajando em um caminhão acabar economizando alguns preciosos Cuc´s.

 

 

Santa Clara é uma cidade que tem uma importância gigantesca para a Revolução Socialista, porque foi em 29 de dezembro de 1958 que Ernesto Che Guevara e sua tropa venceram a batalha de Santa Clara, fazendo com que o Ditador Fulgêncio Batista fugisse de Cuba dando a vitória para o Comandante Fidel Castro.

 

Com essa importante batalhada liderada por Che Guevara, a cidade acabou se tornando referência na história dele e para aqueles que querem conhecer um pouco mais, precisa vir conhecer Santa Clara.

 

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A principio saímos de Cienfuegos as 9 e 30 da manhã e chegamos lá as 11 e 30 da manhã, fomos ate a o monumento dedicado ao Che, são 10 minutos de caminhada da rodoviária de caminhões, lá você tem um grande monumento dedicado a ele, e algumas frases famosas espalhadas pelo local, com a carta que ele redigiu ao Fidel Castro e a Cuba quando abriu mão de todos seus cargos para continuar o movimento revolucionário pelo mundo, abaixo do monumento tem a entrada do museu, onde tem diversas fotos, itens e histórias de Che, muito legal ver fotos de momentos antes de batalhas, ou do discurso dele na ONU, ou ele em Congo ou se preparando para ir a Bolívia, totalmente disfarçado e diferente, também há metralhadores e roupas no local, não só dele como de cubanos que lutaram ao lado dele, a foto que mais me impressionou foi a dele na ONU esperando para discursar e ao lado havia vários engomadinhos de terno e gravata, com barba feita, e ele cabeludo, barbudo, com roupa de militar, pé na parede e fumando um charuto e as pessoas a volta dele só observando.

 

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Ao lado desse museu, a o mausoléu, onde esta enterrado os restos mortais de Ernerto, não só o dele, como o de varias pessoas que perderam a vida na batalha de Santa Clara, os museus são totalmente gratuitos, após isso é necessário ir ate o centro da cidade e de lá andar uns 4 quarteirões ate o museu dos trens, andando da uns 40 minutos, ou você pode ir de táxi também.

 

O museu dos trens conta a historia onde Che e mais 17 revolucionários descarrilaram 2 locomotivas com 18 vagões, onde levavam 408 homens e um grande número de armas, bazucas, metralhadoras e canhões que estavam indo em direção a Havana, onde o Ditador Fulgêncio Batista esperava para fazer sua ultima tentativa de defesa, mas após esse ataque coordenado por Che Guevara ao trem e suas 1 hora e 30 minutos de guerra e a rendição dos militares, tudo isso ocorreu no dia 29 de dezembro, fazendo com que as tropas de Fidel saíssem vitoriosas da batalha de Santa Clara, após essa derrota, Fulgêncio Batista fugiu com sua família e 300 milhões de dólares, deixando o caminho livre para a vitória do Comandante Fidel Castro.

 

É por toda essa história pré-revolução que Santa Clara é um ponto importante para se conhecer em Cuba.

 

Espero que gostem e...

 

 

 

 

 

 

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Obrigado Marcela =]

 

Santiago de Cuba, terra de Fidel Castro.

 

 

Santiago de Cuba é a segunda maior cidade cubana onde, por exemplo, nasceu Fidel Castro e Jose Martí, a cidade tem um centro muito animado, com muita barraca de comida na rua, música por todo lado e praças lotadas de pessoas, aqui as pessoas tem um tipo mais duro de falar, mas é só jeito mesmo e nada que um “eu sou brasileiro” não quebre o clima, aqui eu percebi que as pessoas na rua tem a tendência de pedir mais coisas ao turista, como aqui alguns Cruzeiros desembarcam aqui, acabou criando um pouco dessa cultura, mas não é nada excessivo ou que encha o saco, aqui foi a primeira vez que 2 cubanas meio que nos perseguiram e queriam conversar com a gente e todo papo furado, provavelmente eram garotas de programa já tentando garantir o cliente da noite, já tínhamos sido alertados para isso.

 

Santiago tem várias praças, tem um forte que fica em torno de 10 km daqui que merece ser visitado, tem o cemitério da cidade onde esta o Fidel Castro e outros revolucionários, ao fim da tarde lá pelas 17 horas tem a troca da guarda, consegui pegar o finalzinho, além dos pontos turísticos, o bacana é andar pelas ruas e ver a vida local, molecada jogando futebol ou baseball pelas ruas, e pessoas mais velhas sentadas na calçada para bater aquele papo com o vizinho, como disse uma cubana aqui “Temos uma boa vida, só não temos muito dinheiro.” Essa é a frase que pode resumir Cuba.

 

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- Como chegar

 

Quem vem de Camaguay, a dica é pegar um ônibus da Via Azul por 18 Cuc´s, ele sai a meia noite, logo você pode economizar na hospedagem, como a viagem leva 5/6 horas não há tanta oferta de táxi compartilhado, geralmente esses táxis fazem bons preços quando é ate 3 horas de viagem para algum lugar que eles consigam trazer gente de volta para ganhar mais uma grana, por exemplo de Trinidad para Camaguey o taxista não queria abaixar o preço de jeito nenhum e nós deu essa explicação que faz todo o sentido. É como um táxi te levar de SP ao RJ e te cobrar mais barato que a passagem de ônibus rs.

 

- Hospedagem

 

Chegando a Santiago nós estávamos com uma nova meta de preço, se estávamos conseguindo em todos os lugares a 15 Cuc´s, era hora de baixar para 12 Cuc´s, 6 para cada um por noite, lembrando que os gringos pagam de 20/25 Cuc´s, um absurdo, mas como eles não sabem falar a língua daqui e não tem essa cultura de pechinchar, acabam pagando o valor cheio. Bom, começamos a busca e em menos de 08 minutos achamos, como tem muita oferta as vezes em uma rua só é possível ter várias casas, a primeira estava lotada, a segunda casa só faria se fosse 15 Cuc´s, a terceira aceitou os 12 Cuc´s por noite, e foi mais fácil do que a gente pensava, já comecei a pensar em pedir por 10 Cuc´s a próxima cidade hahaha, se soubéssemos disso antes, já estaríamos pagando isso há muito tempo, mas como disse as informações são escassas, então estamos vivendo e aprendendo, somente em Trinidad que é um lugar MUITO turístico o senhor da casa relutou um pouco mas acabou cedendo aos 15 Cuc´s.

 

Eu não vejo necessidade de postar o endereço das casas que eu fiquei, aqui tem MUITAS em qualquer canto da cidade, é só ver o centro da cidade e ficar a algumas quadras dali.

 

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- Alimentação

 

Como aqui é uma cidade bem grande, tem muita opção para comer, dos lugares mais ricos aos mais simples, os PALADARES onde se vende prato de comida a 25/35 pesos cubanos, que da 1/1,2 Cuc´s precisa procurar um pouco mais, mas da para achar, os lugares para café da manhã são fartos e baratos, com lanches a 5 pesos cubanos, e a noite a mesma coisa.

 

- Segurança

 

Como toda Cuba, aqui é muito seguro, andamos as 05 da manhã ou a meia noite e é super tranquilo, não tem muitos policiais na rua, mas isso não quer dizer nada, povo cubano é um povo muito honesto e sabem que roubar é errado, a cada dia que passa me espanto com essa tranquilidade, posso dizer que é o país mais seguro de toda América Latina, disparado.

 

 

 

- Câmbio

 

Como toda cidade, é só buscar as CADECAS, que são os locais onde o governo efetua a troca da sua moeda para o Cuc e o Cup, aqui em Santiago de Cuba foi a primeira vez que encontramos um cara na porta tentando fazer um câmbio negro, mas não confiamos e ele também buscava dólar americano, e nós tínhamos o dólar canadense.

 

 

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- Passeios

 

Toda cidade cubana é rica em história, seja da independência ou da revolução, aqui eles têm uma cultura de preservar essas historias, por onde você anda, ate nas ruas mais simples é capaz de encontrar um quadro escrito sobre um fato histórico que se passou naquele lugar ou na rua.

 

Umas das coisas a se fazer são conhecer a Praça da Revolução, onde ocorrem os principais festejos, como o Primeiro de Maio, dia do trabalhador, além disso, tem a Praça Cespede, de frente a igreja e do local onde Fidel Castro fez o discurso sobre a vitória da Revolução, além disso, tem outras praças bacanas de se conhecer, ruas com muito artesanato local, um ponto de visita é o cemitério onde estão enterrados Fidel Castro e Jose Martí, um dos libertadores de Cuba que lutou pela independência da ilha, se você tiver pique da para fazer tudo a pé, vai andar bastante, mas assim já conhece a cidade como um todo, se estiver cansado tome um táxi.

 

Outro lugar muito interessante é ir ao Castilho de San Pedro de La Roca que fica a 10 quilômetros da cidade, um lugar muito bonito com um visual sensacional, para chegar lá há duas maneiras, você precisa pegar o ônibus numero 12/13 que custa 01 peso cubano, os ônibus geralmente estão sempre lotados, outra maneira é ir de táxi, ai da para negociar um preço de 4 Cuc´s para ir e 4 para voltar, ou de moto táxi (que tem muitos aqui em Santiago de Cuba), nesses cada corrida sai em 2 Cuc´s, eu tentei fazer de ônibus e não consegui, era um domingo e fiquei esperando por 2 horas, ai fui de táxi e voltei de moto táxi, com certeza a moto é a maneira mais divertida e tranquila para ir e voltar.

 

A entrada ao castelo custa 4 Cuc´s, mas você não pode tirar foto e nem filmagem, se quiser precisa pagar por isso, o museu em si é fraco, não valeu a grana gasta nele, a melhor parte é você andar em volta do castelo, que é gratuito, e ver as paisagens para o mar e praias desertas.

 

Além disso, tive a sorte de ter passado o Primeiro de Maio aqui em Santiago de Cuba, havia muita gente na Praça da Revolução, muitos cartazes com nome do Fidel (ele nasceu aqui), outros com uma das frases famosas por aqui “ Nuestra fortaleza es la unidad” e por ai vai... As pessoas vão chegando as 04 da manhã, a partir das 07 já esta totalmente lotado e vai ate as 10 da manhã, depois nas praças ocorrem festejos com os mais jovens tomando o bom run cubano.

 

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Esse é o relato de Santiago de Cuba, espero que tenham gostado, e...

 

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Baracoa, de Cristovão Colombo aos Tufões.

 

 

Baracoa é uma cidade histórica, com um lindo parque nacional, belas praias ao seu redor e um povo muito acolhedor, cidade pequena com um centro igual porém muito bonito, sua igreja simples, mas que guarda uma peça das mais importantes, suas montanhas cheia de arvores no chão conta um pouco da história sobre os desastres que aqui ocorreram, pergunte ao senhor da casa que você ficar sobre as histórias de tufões na região, em 2016, um deles passou por aqui e destruiu muitas casas, ate hoje você vê as arvores da montanha no chão, e algumas casas sendo reconstruídas ou sobre a história do tsunami, mas que no fim foi um alarme falso, Baracoa apesar disso tudo, resiste bravamente e sempre sorrindo com o mar do caribe a sua frente.

 

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Cidade de Baracoa.

 

- Como chegar

 

Quem vem de Santiago de Cuba há 03 opções, a mais cara, a intermediaria, e a mais barata, logo optamos pela mais barata, mas foi uma grande coincidência, porque não sabíamos que essa opção existia. A mais cara é com os ônibus Via Azul, a passagem custam 15 Cuc´s, a intermediaria é arranjar um táxi compartilhado, era o que iriamos fazer, combinamos com um taxista num preço de 12 Cuc´s cada um e ele nos levaria, mas como essa rota não atrai muita gente, ele provavelmente não conseguiu mais 2 pessoas para ir com a gente e por isso ele nem apareceu no terminal, como ficamos na mão sem saber o que fazer, fomos correr atrás de informação, para resumir tudo, descobrimos um caminhão que vai ate Guantánamo, por 20 pesos cubanos em 2 horas de viagem, lá passa ônibus que não são os Nacionales (esses só para os cubanos), são ônibus privados que fazem algumas rotas, e por sorte ele fazia de Guantánamo a Baracoa por 15 pesos cubanos, mas para você pegar esse ultimo você precisa pegar um ônibus municipal da linha 08 e descer no ponto final, numa casa amarela, ali já é a estrada para Baracoa, onde você pega esse ultimo transporte.

 

Enfim, você pega um caminhão que sai próximo a Plaza da Revolução em Santiago de Cuba por 20 pesos, vai ate a ultima parada dele, nessa mesma parada pega o ônibus numero 08 (não sei quanto custa porque uma cubana que ajudou a gente pagou nossa passagem, mas deve ser muito barato, tipo menos de 1 peso cubano), descer no ponto final que é numa casa amarela e lá esperar os ônibus para Baracoa, qualquer dúvida só perguntar aos locais que eles dão todas as informações, foi assim que descobrimos esse modo, o legal que pelo jeito essa rota louca não é feita por muitos viajantes, então a ajuda brota de todo canto, e quando descobrem que somos brasileiros, fazem com mais gosto hehehe.

 

 

 

- Hospedagem

 

Descemos no centro de Baracoa, e logo na primeira casa que vimos já tentamos a sorte, a cidade é pequena então é tudo muito perto uma coisa da outra, bati na porta e o Sr. Daniel nos atendeu, eu com o meu discurso infalível e decorado falei que éramos brasileiros, viajando há muito tempo, sem muito dinheiro e que estávamos buscando um quarto para alugar por 12 Cuc´s (iriamos tentar 10, com certeza eles aceitariam, mas percebemos que seria um pouco de exploração, os 12 estavam muito bem pagos e justos), Sr. Daniel muito bem humorado me respondeu “se brasileiro não tem dinheiro, cubano muito menos”, e eu respondo que por isso que somos irmãos latinos, ele deu risada e abriu a porta de sua casa, nos apresentou sua esposa e seus filhos, contou sobre um problema de coração que ele tem e ate que sua irmã esta no Brasil, a esposa nos falou sobre a novela e batemos um bom papo, olhamos o quarto e era perfeito, banheiro grande e novo, frigobar, ventilador, ar condicionado, toalhas e duas camas grandes e uma sacada para a rua com duas cadeiras, estou ficando mal acostumado com esses quartos, vai ser foda voltar a dormir com 8 caras no mesmo quarto , dividindo o mesmo banheiro e pagando mais caro por isso hahaha.

 

 

 

 

- Alimentação

 

Como aqui é uma cidade pequena achei que teria dificuldades para encontrar esses lugares, mas percebi que o nosso problema em achar lugar barato só foi em Trinidad, lá não encontramos nenhum lugar econômico para comer, aqui tem muita opção para comer, os PALADARES onde se vende prato de comida a 25/35 pesos cubanos, que da 1/1.2 Cuc´s , tem muitos lugares que vendem lanches e alguma lugares que tem doces também, se você esta com vontade de matar a vontade de doce, aqui é o lugar, bom e barato.

 

 

- Segurança

 

Como toda Cuba, aqui é muito seguro, o Sr. Daniel nos alertou para fechar as janelas do quarto a noite para evitar assalto porque uma vez um israelense deixou uma bermuda secando e roubaram ela hahaha olha o nível de violência, quando ele começou a falar já pensei “ Quantas pessoas já morreram nessa rua aqui?”, as vezes a bermuda pode ate ter caído na rua com o vento e alguém ter achado e levado para casa, mas é engraçado essa relação deles com o crime, quem dera se no Brasil o problema de segurança fosse porque roubam roupas do varal hahaha, mesmo assim agradecemos o aviso para deixar ele mais tranquilo.

 

- Câmbio

 

Como toda cidade, é só buscar as CADECAS, que são os locais onde o governo efetua a troca da sua moeda para o Cuc e o Cup, como eu tinha trocado um bom valor em Santiago de Cuba não precisei trocar aqui.

 

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Parque Nacional El Yunque.

 

 

- Passeios

 

Baracoa foi à cidade onde Cristovão Colombo desembarcou pela primeira vez em Cuba, uma bela e pequena cidade colonial com um passeio em especial para sair da rotina.

 

Primeiro passo é ir conhecer o centro e a igreja, dentro da igreja esta 1 das 25 cruzes que Colombo espalhou pela América Latina, é uma coisa simples, mas impressionante, ver uma cruz com mais de 500 anos trazida pelo próprio Colombo. Além disso, você pode conhecer o malecón que é bem simples, nada de especial, mas que no fim dele tem um forte com um museu, infelizmente quando eu fui o museu estava fechado.

 

Dentro da cidade você sempre terá visão para um hotel amarelo na montanha, lá antigamente era um forte que dava proteção e visão a toda cidade, deixe para ir no fim de tarde quando o sol estiver menos forte para ter uma visão geral da cidade.

 

 

Aqui temos o melhor passeio que já fiz ate agora, se chama EL YUNQUE, uma montanha que da visão para outras montanhas montanhas, as praias do caribe, rios e algumas cidades próximas, ele fica dentro de um parque nacional, é um trekking de 2 horas para subir e mais 1:30 para descer, em uma parte é necessário atravessar um rio, a água chega na cintura só e a cor da água é incrível, tão cristalina, no meio do caminho tem uma parada para um descanso onde tem uma barraca de frutas, lá por 1 Cuc você pode comer a vontade, ótima pedida para repor as energias, as frutas são bem gostosas.

 

A entrada + guia me custou 13 Cuc´s, mas eu acredito que esse preço não deve ser tabelado, acredito que dava para ter chorado e feito por 10 Cuc´s, eu gostei muito desse passeio porque praticamente todos os dias são sempre as mesmas coisas, conhecer a cidade e andar pelas ruas, já estava com saudade de fazer algo na natureza, o parque fica a 8 km da cidade, 3 km em asfalto e 5 km em estrada de terra, para ir acabei indo de moto táxi que cobrou 4 Cuc´s, na volta eu andei os 5 km e quando cheguei na estrada tomei qualquer transporte para o centro da cidade. Há também a opção de bicicleta, você pode alugar uma, estão em torno de 5/6 Cuc´s o dia.

 

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Uma das vinte e cinco cruzes que Cristovão Colombo trouxe para America Latina.

 

Além disso, para quem quiser a região tem muitas praias bonitas, a de Baracoa em si é um pouco feia, a areia é escura e a cor da água é normal, mas nada que um ônibus local não te leve a qualquer outra cidadezinha.

 

Espero que tenham gostado do relato e...

 

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Olá Rafa!

Ja li o relato do mochilão que fez em Cuba, achei muito interessante e útil. Eu e a minha esposa(somos portugueses), em Maio deste ano vamos passar 13 noites em Cuba, em que 4 noites já estão destinadas para um Cayo. 

Queria pedir-lhe a sua opinião, de onde deveria distribuir as 9 noites em falta. O roteiro que estamos a fazer é: Havana, Viñalles (excursão?), Playa Larga, Trinidad, remedios. 

Li que você foi lá no sul da ilha, gosto do relato da Sierra Maestra. Mas como vamos estar menos tempo estava a pensar deixar para uma próxima.

 

Qual a sua sugestão? Quantos dias devo investir em cada local? Lembrando que na chegarei num sábado bem tarde. 

 

Obrogado, saudações 

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Olá. Casal com filha de 15 anos, pensei nesse roteiro e gostaria da sua opinião:

4 dias em Havana, sendo 1 de Vale de Viñales.

Havana / Cienfuegos. Dorme lá

Cienfuegos / Santa Clara (passeio na cidade) e dorme em Cienfuegos

Cienfuegos / Trinidad (passeia na cidade e ?dorme em Trinidad???)

Trinidad / Havana (passeia em Havana)

Volta

Pegando táxi, já que somos 3????

Melhor roteiro que encaixa no nosso!!!!

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  • Conteúdo Similar

    • Por Natygirl
      Olá pessoal,
      É necessário que o visto de cuba seja feito antecipadamente? Vi em alguns sites que para solicitar o visto é preciso ter o certificado da febre amarela, só que em outros pede que se tome a vacina 10 dias antes da viagem. Confesso que to bastante confusa nessas infos. 
      (Irei de Cancun para Havana)
    • Por Natygirl
      Galera vou passar o mês de Março mochilando por esses países, quem estiver por algum desses nas datas vamo se encontrar!! Abs!!
      03/03 (Domingo) Cidade do México
      -Chegada na Cidade do México às 05:05
      -El Zócalo
      -Templo Mayor
      -Palácio Nacional e painéis de Diego (Palácio de Belas Artes)
      -Torre Latinoamericana 
      04/03 (segunda-feira) Cidade do México
      -Pirâmides de Teotihuacán
      05/03 (terça-feira) Cidade do México
      -Museu de Antropologia
       06/03 (quarta-feira) Cidade do México
      -Castelo de Chapultepec
      -Museu Nacional
      -Basílica de Guadalupe
      07/03 (quinta-feira) Cidade do México
      -Casa de Frida Kahlo
      -Casa Museu de León Trotsk
      -Mercado de Coyoacán
      08/03 (sexta-feira) Cidade do México-Puebla-Oaxaca
      *Pegar Daytrip para Cholula/Puebla  
      -Ficar na rodoviária de Puebla
      *Ônibus noturno para Oaxaca (5hs de ônibus)
      09/03 (sábado) Oaxaca- San Cristobal de Las Casas
      -Tour de Mitla + Hierve el Agua
      *Ônibus noturno para San Cristobal
      10/03(domingo) San Cristobal de Las Casas
      -Chegada em San Cristobal por volta das 8hs
      -City tour em San Cristobal
      *Agendar Tour para Palenque no outro dia
      11/03(segunda) San Cristobal de Las Casas - Palenque-Mérida
      -Sítio Maia de Palenque
      *Ônibus noturno para Mérida
      12/03(terça) Mérida
      -Chegada em Mérida por volta das 10:00
      -Sítio Uxmal
      *Agendar Tour de Chichen Itzá com volta para Riviera
      13/03(quarta) Mérida-Chichen Itzá-Playa del Carmen/Tulum
      -Chichen Itzá
      -Volta pela PLaya de Carmen
      14/03(quinta) Playa del Carmen/Tulum
      15/03(sexta) Playa del Carmen/Tulum
      -Cobá
      16/03(sábado) Playa del Carmen/Tulum
      17/03(domingo) Cancun
      18/03(Segunda-feira) Cancun-Havana(fim do dia)
      19/03(Terça-feira) Havana
      20/03(Quarta-feira) Havana
      -Ver como fazer bate e volta para Varadero
      21/03(Quinta-feira) Havana
      22/03 (Sexta-feira) Havana-Lima 
      23/03 (Sábado) Lima
      24/03(Domingo) Lima
      25/03(Segunda-feira) Lima
      26/03(Terça-feira) Lima
      27/03(Quarta-feira) Lima-Cusco
      28/03(Quinta-feira) Cusco
      29/03(Sexta-feira) Cusco
      30/03(Sábado) Cusco
      31/03 (Domingo) Cusco
      -Saída de Cusco às 05:30
    • Por Natygirl
      Olá pessoal,
      gostaria de saber a opinião de vocês sobre o roteiro abaixo. Na verdade a dúvida maior é sobre os trechos que vou fazer de ônibus noturno. É viável? É seguro? Da para comprar os trechos antes pela internet? Tulum ou Playa, qual melhor para se hospedar?
      03/03 (Domingo) Cidade do México
      -Chegada na Cidade do México às 05:05
      -El Zócalo
      -Templo Mayor
      -Palácio Nacional e painéis de Diego (Palácio de Belas Artes)
      -Torre Latinoamericana 
      04/03 (segunda-feira) Cidade do México
      -Pirâmides de Teotihuacán
      05/03 (terça-feira) Cidade do México
      -Museu de Antropologia
       06/03 (quarta-feira) Cidade do México
      -Castelo de Chapultepec
      -Museu Nacional
      -Basílica de Guadalupe
      07/03 (quinta-feira) Cidade do México
      -Casa de Frida Kahlo
      -Casa Museu de León Trotsk
      -Mercado de Coyoacán
      08/03 (sexta-feira) Cidade do México-Puebla-Oaxaca
      *Pegar Daytrip para Cholula/Puebla  
      -Ficar na rodoviária de Puebla
      *Ônibus noturno para Oaxaca (5hs de ônibus)
      09/03 (sábado) Oaxaca- San Cristobal de Las Casas
      -Tour de Mitla + Hierve el Agua
      *Ônibus noturno para San Cristobal
      10/03(domingo) San Cristobal de Las Casas
      -Chegada em San Cristobal por volta das 8hs
      -City tour em San Cristobal
      *Agendar Tour para Palenque no outro dia
      11/03(segunda) San Cristobal de Las Casas - Palenque-Mérida
      -Sítio Maia de Palenque
      *Ônibus noturno para Mérida
      12/03(terça) Mérida
      -Chegada em Mérida por volta das 10:00
      -Sítio Uxmal
      *Agendar Tour de Chichen Itzá com volta para Riviera
      13/03(quarta) Mérida-Chichen Itzá-Playa del Carmen/Tulum
      -Chichen Itzá
      -Volta pela PLaya de Carmen
      14/03(quinta) Playa del Carmen/Tulum
      15/03(sexta) Playa del Carmen/Tulum
      -Cobá
      16/03(sábado) Playa del Carmen/Tulum
      17/03(domingo) Cancun
      18/03(Segunda-feira) Cancun-Havana(fim do dia)
      19/03(Terça-feira) Havana
      20/03(Quarta-feira) Havana
      -Ver como fazer bate e volta para Varadero
      21/03(Quinta-feira) Havana
      22/03 (Sexta-feira) Havana-Lima (vou fazer a volta por lima pq fico no Peru até dia 31/03)
       
      Desde já sou muito grata a quem puder contribuir!! Abs!
    • Por Jana.AOl
      Olá!
      Embarcaremos rumo ao desconhecido no dia 11/fev/19, um amigo e eu!
      Retornaremos, cheios de histórias e encantos cubanos, no dia 28/fev.
      Ainda não montamos roteiro nem vimos as hospedagens.
      Se for nesse período, me deixa uma mensagem!
      Abraços.
    • Por manuelahm
      Olá!
      Esse é o relato da viagem que eu e mais duas amigas fizemos em Agosto e Setembro de 2013 para Cuba. Como nossa viagem começou aqui no mochileiros, nada mais justo que termine aqui mesmo. Qualquer ajuda, podem falar comigo! Botei o relato aqui em .doc com algumas imagens, etc, mas vou colocar aqui o texto corrido também. Alguns posts à frente aqui no tópico, tem fotos de Baracoa.
       
      Revisado em 25/11/2016.
       
      25 DIAS EM CUBA: DE PONTA À PONTA
       
      Havana – Matanzas – Cienfuegos – Trinidad – Santa Clara – Baracoa – Santiago - Viñales
       
      PRÉ VIAGEM
       
      Passagens
      Comprei pela Copa Airlines com 3 meses de antecedência em promoção! Rio – Havana, com escala em Panamá, ida e volta, saiu a R$1486,00 por pessoa. Pelo que vi, o preço normal varia de R$2000 a R$2200(melhor ter esse preço em mente ao fazer o orçamento). O serviço foi bem satisfatório! Na ida, houve atraso no embarque, mas o piloto compensou no trajeto e conseguimos pegar a conexão no Panamá.
       
      Seguro de saúde
      Obrigatório para entrada em Cuba desde 2010. Fiz pelo Sul-América(serviço da Mondial Assistance) e custou R$180,00 um plano simples(América Latina Compacto) com validade de 25 dias. Pesquisei bastante antes de comprar e, dos mais conhecidos, foi o mais barato que consegui. Na imigração, não pediram esse documento! Mas vou dar a primeira dica: comida em Cuba é um pouco complicado e a chance de você passar mal em algum momento da viagem é grande. Eu fui atendida em uma clínica internacional em Trinidad(tem em outras cidades também), e o atendimento foi excelente.
       
      Visto
      Apesar de já ter lido na internet sobre visto para Cuba, pode acreditar que não precisa! No próprio balcão da companhia aérea, já na hora do check-in, você compra a tarjeta de turista(válida por 45 dias, prorrogáveis por mais 45) por 20 dólares. Você mesmo preenche e apresenta na imigração. Eles carimbam(a tarjeta, não o passaporte) e, pronto, bem-vindo à Cuba!
       
      Câmbio
      LEVAR EUROS! A cada transação de câmbio com dólar, é cobrada uma taxa adicional de 10%. A taxa de conversão para CUCs foi de aproximadamente 1,30 enquanto estive lá, com pequenas variações de um dia para o outro. Aliás, essa é uma vantagem da economia socialista. Os preços são estáveis e, via de regra, tabelados! Eu levei 800 euros para tudo e voltei com 100.
       
      Hospedagem
      Cara, um conselho: não fique em hotéis. Em Cuba tem uma grande oferta de casas particulares, que são baratas, confortáveis e a melhor forma de entrar em contato com a cultura local. Minha dica é: reserve apenas a primeira estadia. A partir daí, os donos das casas particulares indicam e até fazem a reserva por telefone para você para as próximas casas. Nas rodoviárias é muito comum, e irritante, terem muitas pessoas esperando a saída dos ônibus cheios de turistas com ofertas de casas. Mas eu acho melhor ter sempre alguma indicação.
       
       
      Transporte
       
      Entre as cidades, fomos de ônibus (Viazul o nome da empresa). Eles não tem um sistema de venda de passagens e, como os ônibus normalmente fazem grandes trajetos e você compra apenas um pedaço dele, fica tudo meio caótico. Eles costumam ter um pequeno número de passagens que eles podem vender antecipado e o restante apenas quando o ônibus chega, para ver quantos lugares vazios ainda tem. Teve um dia que eu consegui comprar o meu, mas as meninas já não conseguiram. Falei com a mulher que de nada adiantava comprar só o meu, porque estávamos juntas. Depois de pentelhá-la um pouco, ela acabou cedendo. Então, a dica é: seja um pouco chato! Outra coisa importante é que não faz muita diferença chegar 3h antes ou 1h antes, porque não tem uma fila direito e eles só começam a vender 1h antes. Se não conseguir e não quiser comprometer seu roteiro, tente negociar um táxi dividindo com outros viajantes. Eles sempre estão de prontidão nas rodoviárias.
       
      Já para fazer os programas, combinávamos táxis não por frescura, mas porque na maioria das vezes é a “única”* forma de chegar nesses locais, já que o transporte público em Cuba é um grande problema. E o bom dos táxis é que eles ficam o dia inteiro à sua disposição, então dá pra combinar mais de um programa no mesmo dia e economizar tempo e dinheiro. Além disso, eles são como guias também, porque conhecem tudo e acabaram virando nossos amigos!
       
      OBS: por táxi, entenda qualquer carro particular que vira táxi pra eles ganharem um dinheirinho extra. Os cubanos são muito visionários, já faziam Airbnb e Uber MUITO antes do resto do mundo, hahaha.
       
      *Entre aspas porque já li alguns relatos de mochileiros que pegaram carona e outros meios mais alternativos pra chegar nos lugares, mas curiosamente eram todos de homens. Cuba é um país muito seguro, mas mal ou bem somos 3 meninas e não quisemos “arriscar”.
       
       
      VIAGEM
       
      Chegamos à parte boa! Farei o relato por cidade e não por dias, para ficar menos maçante. Caso falte alguma informação ou queira perguntar qualquer coisa, sinta-se à vontade. Até Santa Clara, fizemos a viagem em 3, então os preços citados normalmente são pra 3, e a partir dali fomos só 2.
       
      Vale lembrar também que gosto é uma coisa muito particular e várias circunstâncias fazem a diferença numa viagem, mas apenas para situar... Somos 3 meninas de 19 anos que fomos pra lá sozinhas e não queríamos conhecer apenas a parte óbvia de Cuba e passamos longe de resorts. Nos hospedamos apenas em casas particulares, usávamos o critério preço para muitas coisas e esse é o nosso estilo de viagem, espero que combine com o seu!
       
      HAVANA
       
      Chegamos em Havana de dia, perto da hora do almoço, e tinha um táxi nos aguardando. Reservamos com a dona da casa particular por e-mail, para nos dar uma segurança extra no momento da chegada. O táxi nos custou 25 CUC para nós 3 e o preço não varia muito, especialmente para a chegada. Trocamos algum dinheiro na casa de câmbio no aeroporto, mas apenas o suficiente para o táxi e os gastos do primeiro dia, pois a cotação não estava boa!
       
      No táxi, já deu para sentir o clima da capital cubana! Abrimos a janela (muito muito calor) e nos divertimos ao som da salsa que vinha das caixas de som do simpático taxista. Chegamos à Casa de Ania(Calle 27 de noviembre, 160, aptos 8 e 9), um dos únicos hostels de Cuba(10 CUC por cama), ótimo lugar pra conhecer outros viajantes! Fomos muito bem recebidas. A Ania nos informou que houve um problema com a reserva e que para a primeira noite só havia 2 camas disponíveis e não 3. Uma das camas era bem grande e decidimos dividir, e acabamos fazendo isso nas outras noites também, nos garantindo uma economia de 10 CUC por noite.
       
      Já na chegada fizemos dois amigos que já estavam viajando por Cuba há um tempo e nos deram dicas valiosas, inclusive de hospedagem em outras cidades! De noite, saímos todos para beber em um lugar frequentado por cubanos chamado Casa Balear e que se pagava tudo em moedas nacionais(!), ou seja, quase de graça. Ótimo para uma pré-night! O mojito era 10 pesos, que equivalia mais ou menos a 0,50 CUC, enquanto em qualquer lugar turístico um mojito custa 3. Endereço: Calle 23 esquina com Calle G(uma casa branca grande). Ali perto tem também um restaurante mexicano que vendia em MN(!), o El Burrito(Calle 23, 504). É bom para variar o cardápio e além disso é muito barato, tipo 40 ou no máximo 50 MN, que equivale a 2 CUC. O atendimento é bem simpático também.
       
      O hostel
       
      - Feira de artesanato na Calle 23: várias peças interessantes! Porém, não é tão barato assim. Como a moeda do turista é muito valorizada e há muitos vendedores vendendo quase a mesma coisa, a melhor dica é: BARGANHE! Nunca aceite o primeiro preço e se não conseguir um valor satisfatório, diga que não quer.
       
      - Sorveteria Coppelia: clássica rede de sorveterias de Cuba, a de Havana é a filial mais badalada! Era bem perto do nosso hostel. O sorvete em si é gostoso, mas nada demais, o interessante é observar por exemplo que há filas gigantescas para os cubanos, que pagam em moeda nacional, ou seja, 25 vezes menos, e NENHUMA fila para os turistas. Tem um policial que fica ali à paisana pronto para retirar turistas que tentem comprar em MN.
       
      - Museu da Revolução: em nossa opinião, bem frustrante! Os murais parecem trabalho de escola tipo Paint, hahaha, há várias salas interditadas quebrando a cronologia dos eventos e só alguns escritos foram traduzidos para inglês. MAAS... é o museu da Revolução e é uma boa maneira de iniciar a viagem adquirindo mais conhecimento sobre um tema que será tão recorrente na viagem. O prédio é bem bonito também! A entrada é 6 CUC e tem uma taxa para entrar com câmera(acho que 1 CUC).
       
      - Almoço no Paladar La Familia: terraço agradável e música ao vivo! Fomos parar lá depois de nos deixarmos cair no papo de um casal de cubanos, sempre muito simpáticos, que dizem que vão nos levar para o melhor restaurante da área, blá blá. Vão nos acompanhando e acabam sentando na mesa com você e esperando que você pague coisas para eles. Pagamos um mojito para cada, mas não gostamos da sensação de termos sido enganados, pois era um restaurante bem caro(entre 15 e 20 CUC). Ou seja, se não quer ter esse tipo de aborrecimento, corte o papo e nem responda à pergunta ''where are you from”. Por outro lado, sabendo disso e e mesmo assim querendo ter um papo com um cubano, não se reprima! Eles não irão te assaltar, pode ter certeza.
       
      - Show do Amaranto do Buena Vista Social Club de graça num bar em Havana! Esse tipo de acaso acontece muito em Havana e é uma sensação deliciosa. Tomamos uns bons drink e nos refrescamos do calor brutal.
       
      - Daiquiri no Floridita: Eu já li alguns livros do Hemingway e fiz questão de ir em um de seus bares preferidos (acabei não conseguindo ir no Bodeguita del Médio). Tem uma estátua dele e o ambiente remonta os cabarés dos anos 50, com decoração e música de bom gosto. Daiquiri custava 6 CUC, caro para os padrões cubanos, mas delicioso!
       
      - Capitólio e Gran Teatro La Habana: dois prédios lindos.
       
      - Noite no La Cuerva y lo Zorro Jazz: bem perto do hostel também. A entrada era 10 CUC com 2 drinks de brinde, mas conseguimos negociar(hahaha) e pagamos 5 CUC com 1 drink. Eu recomendo MUITO, o ambiente é muito agradável e a música de altíssimo nível.
       
      - Havana Bus Tour: 5 CUC pelo dia inteiro, quantas vezes quiser. Normalmente, eu odeio essas coisas mas em Havana vale a pena. O ônibus tem uma rota com pontos determinados e a ideia é que você salte e fique o tempo que quiser em cada atração, esperando o próximo, e não um tour que você vê cada coisa em 2 minutos só para tirar foto. Vale a pena, pois acabamos não precisando de táxi para ir pra Havana Velha e acabamos economizando dinheiro.
       
      - Plaza Vieja: parte de Havana que foi completamente reformada. É toda lindinha, de cima parece até uma maquete! Vários restaurantes e barzinhos agradáveis, ruas estreitas e prédios históricos. Bem gostoso de passear, mas é muito turístico e por isso era tudo caro! Pedimos informação na rua de onde comer barato e acabamos parando dentro da casa de uma pessoa, que nos serviu comida caseira a um preço bem honesto!
       
      - Câmara Oscura: um artefato ótico que permite ver em zoom Havana Velha em tempo real. O guia da atividade era uma simpatia, falava inglês e português fluentemente. Lá de cima, antes da atividade, pode-se apreciar a vista do alto da Plaza Vieja.
       
      - Calle Mercaderes e Calle Obispo: ruas para passear sem rumo, cheias de lojinhas de artesanato legais!
       
      - Plaza de Armas: um grande sebo a céu aberto! Imperdível.
       
      - Plaza de La Revolución: vários prédios oficiais que não se podia nem chegar na porta. Tava um calor absurdo e não tinha uma sombra pra se refrescar! Todas as sombras eram nas áreas oficiais e os guardinhas ficavam brigando com a gente, hahaha. Tiramos foto com os prédios com o rosto do Che e do Camilo, mas acabamos não entrando no Memorial a José Martí por causa do sol escaldante e de um vento esquisito. Estávamos exaustas e pegamos o ônibus no sentido errado, mas foi bom que deu pra dormir!
       
      - Internet no prédio Fucsa(o maior de Havana). Custou 4,50 CUC a hora (promocional, porque é 6 CUC) e, apesar das filas desorganizadas, não é lento como eu imaginava, quase uma velocidade normal! Edit: como fui em 2013, internet só assim... Mas hoje em dia a oferta de wi-fi é bem mais comum, só fica uma dica: aproveite para desconectar e viver uma viagem no tempo pros anos 50!
       
      - Almoço no restaurante estatal, chamado La Roca. Comemos um “combo”, que era prato principal + refrigerante + sorvete por só 3 CUCs: muito barato e muito bom. Não anotei o endereço!
       
      - US Interests Section: um prédio enorme dos EUA em pleno Malecón. No Lonely Planet, dizia que em torno do prédio havia um muro de grafites de provocação aos EUA, mas não vimos nada, apenas um grande “PÁTRIA O MUERTE” que parecia ter sido escrito pelo próprio governo. Nessa área não se pode andar na calçada deles e por isso não conseguimos pedir informações aos guardas.
       
      MATANZAS/VARADERO
      - Fomos de táxi(6 CUC) para a rodoviária, pois é longe para ir a pé! Foi nossa primeira experiência com a Viazul e vou dedicar algumas linhas para explicar pra vocês, já que não tem como fugir dela... Eles não tem um sistema de venda de passagens e, como os ônibus normalmente fazem grandes trajetos e você compra apenas um pedaço dele, fica tudo meio caótico. Eles costumam ter um pequeno número de passagens que eles podem vender antecipado e o restante apenas quando o ônibus chega, para ver quantos lugares vazios ainda tem. Nesse dia, eu consegui comprar o meu, mas as meninas já não conseguiram. Falei com a mulher que de nada adiantava comprar só o meu, porque estávamos juntas. Depois de pentelhá-la um pouco, ela acabou cedendo. Então, a dica é: seja um pouco chato! Outra coisa é que não faz muita diferença chegar 3h antes ou 1h antes, porque não tem uma fila direito e eles só começam a vender 1h antes. Se não conseguir e não quiser comprometer seu roteiro, tente negociar um táxi. Eles sempre estão de prontidão nas rodoviárias e dá pra compartilhar com outros viajantes.
       
      - Hospedagem em Matanzas: Hostal Alma – junto com o hostal Azul, é um dos mais recomendados pelo LP, ficam na mesma rua. Fomos no Azul mas tava muito caro e aí fomos pro Alma (25 CUC para três, o mais caro da viagem). A dona, Mayra, é uma grossa! Ela separa o espaço da casa dela e do quarto dos hóspedes, aí de noite ela fecha a porta que une os dois e você fica sem acesso à cozinha e à sala. Ela também não te dá uma chave da casa, tem que ficar tocando interfone e ela ainda pergunta a que horas você vai sair ou vai chegar. Muito desconfortável! Teve um dia que saímos 7h pra ir fazer um passeio de barco e a porta tava fechada. Ficamos batendo desesperadamente para ela abrir por uns 10 minutos até que ela acorda, super mal-humorada, falando que deveríamos ter dito para ela no dia anterior que sairíamos cedo. Quase perdemos o passeio e ainda ouvimos bronca!
       
      - Playa Coral de táxi(15 CUC o dia inteiro). A praia é lindaaa, tem aluguel de snorkel(não usamos) e dá para curtir bastante o mar caribenho. Porém, dou duas dicas: levar fone de ouvido, pois o restaurante usa uma caixa de som alta que irrita bastante e levar um lanche de casa, pois esse restaurante (só tem um) serve uma comida ruim e cara.
       
      - Passeio para as Cuevas de Bellamar: fomos de ônibus local(1 MN = nada), por indicação da Mayra. Menos 1 ponto para ela, porque foi mó programa de índio. Só tinha famílias com crianças, a entrada para as cavernas era dentro de um museu(?) e tinha até escadas e lâmpadas no caminho. Zero aventura e também nem era bonito! O preço de entrada era 5 CUC por pessoa.
       
      - Passeio para Cayo Blanco, com parada para nado com golfinhos. Compramos na Cubatur por 100 CUC por pessoa(aceita cartão de crédito), com translado de Varadero (tivemos que pegar um táxi pra lá), barco open-bar(!!!), 40 minutos de interação com os golfinhos, dia na praia e almoço incluído com bebidas. Como era o sonho meu e da Giulia, aceitamos a facada e fomos! Foi incrível, mas admito que é triste ver os golfinhos treinados. Eu me recusei a ir num delfinário perto de Cienfuegos por causa disso e fui pra Matanzas só para poder fazer esse passeio, acreditando que era uma parada para nadar com golfinhos livres. Talvez eu tenha sido bem ingênua, mas fica o registro... Fora esse passeio, Matanzas não tem nada de especial! Achamos a cidade meio feia e com uma vibe meio pesada, sei lá.
       
       
      CIENFUEGOS
       
      - A cidade: bem limpa, organizada e tranquila! Depois da efervescência de Havana e o clima meio down de Matanzas, Cienfuegos foi um poço de tranquilidade.
       
      - Hospedagem na casa de Arelys e Jesús: Calle 41, #5418, entre Calles 54 y 56. (20 CUC para 3)
      Opinião: os dois são muito simpáticos, o quarto e o banheiro são bons, tem frigobar para guardar as suas coisas e o café da manhã foi o melhor da viagem(3 CUC)! Eles são muito prestativos para dar dicas de turismo na região e agendar táxis.
       
      - Parque El Nicho (entrada 9 CUC e táxi 40 CUC). Apesar de termos gastado bastante, foi um dos melhores dias da viagem para mim! O parque é lindíssimo e tem 3 cachoeiras, sendo que uma delas é simplesmente incrível! Para chegar nas 3, tem que pegar uma trilha tranquila e bem rápida.
       
       
      TRINIDAD
       
      - Chegamos e já levamos um susto com a abordagem das pessoas na rodoviária. É difícil até ouvir os próprios pensamentos, com tanta gente oferecendo suas casas quase que aos berros! Mesmo com ofertas mais baratas, preferimos ir na indicação da Ania, o “La Juliana”. Fomos indo a pé, mas descobrimos que era muito longe e acabamos conseguindo uma carona de charrete, hahaha.
       
      - Opinião sobre a casa: a Marylin e a sua mãe, já bem velhinha, são duas pessoas muito gentis! Foi lá que eu passei muito mal e precisei ser atendida na clínica. Fiquei um dia de repouso enquanto as meninas foram à praia e a Marylin ficou sempre verificando se eu precisava de alguma coisa!
       
      O quarto ficava no terraço, em um andar superior, o que nos garantiu bastante privacidade. O preço foi o mesmo que vínhamos pagando, 20 CUC para as três, e o café da manhã 3 CUC. O café era bom também! O único lado negativo é que é relativamente longe do burburinho da cidade, que é o centro histórico. Endereço: Frank País, #41, entre Manuel Fajardo y Eliope Paz.
       
      - Playa Ancón: essa eu não fui, mas as meninas disseram que é linda! Dá pra ir de ônibus (1 CUC) ou alugar uma bicicleta (3 CUC pelo dia, na Cubatur) e ir pelo caminho de aproximadamente 15 km, com outras praias no caminho. Elas foram de bicicleta e acabaram levando bastante tempo por causa das paradas e do cansaço com um sol escaldante na cabeça, mas elas disseram que vale a pena.
       
      - Parque El Cubano: fechamos um táxi(sempre peça ajuda para a dona da casa), não anotei quanto foi, mas diria que foi uns 20 CUC. A entrada no parque custa 9 CUC e após uma trilha de 45 min a 1 hora, você chega a uma cachoeira! Ela é bem grande e forte, difícil de chegar na queda, mas com um bom poço para mergulhar.
       
      - Centro Histórico: as ruas são todas de pedra, com um ar colonial. As cores das casas são lindas e a temperatura mais agradável que no resto de Cuba. Tem a Plaza Mayor como ponto de referência. Não tem muito o que ver, mas simplesmente caminhar pelas ruas de Trinidad é um bom passeio! O problema é que é uma cidade muito turística e com poucas alternativas aos restaurantes para “gringo” e por isso são caros! Gastamos por refeição lá uma média de 8 a 10 CUC(caro para o que vínhamos pagando).
       
      - Casa de La Musica: restaurante no meio de uma escadaria com música ao vivo! O ambiente é uma delícia, mas é caro e as por Bem turistão mesmo. O atendimento foi ruim também... Mas, depois de um almo-janta, tomamos drinks e ficamos lá até o início da noite, quando eles começam a cobrar 1 CUC para entrada no show. A minha dica é ir lá para o show ou então para um drink depois de almoçar em outro lugar, pois o ambiente vale a pena, mas não a comida.
       
      SANTA CLARA
       
      - O horário do ônibus de Trinidad para Santa Clara era diferente do que anotamos para o planejamento dos dias. Era pra ter um pela manhã, mas quando fomos só tinha uma saída diária, sempre às 15h. Chegamos por volta de 18h30 embaixo de chuva e perdemos o último dia da Giulia com a gente na viagem por culpa da Viazul.
       
      - Hospedagem na casa da Soledad (Calle Alemán, 83). Opinião sobre a casa: ela e o filho são duas pessoas muito simpáticas e que estão sempre dispostos a ajudar com indicação de restaurantes e o que fazer na cidade. Ele, cavalheiro que era, inclusive nos acompanhou à noite até o restaurante, o La Casona Guevara(http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g671534-d2232473-Reviews-La_Casona_Guevara-Santa_Clara_Villa_Clara_Province_Cuba.html). A comida é ótima, conseguimos desconto e dividimos 2 pratos por 3, então saiu super em conta. O destaque, porém, é a música ao vivo e a banda que era super interativa. No final do jantar, ganhamos aula de salsa de graça com os músicos da banda. Teoricamente iríamos ensiná-los a dançar samba também, mas não deu muito certo, hahaha!
       
      - A casa fica pertinho do centro e a noite em Santa Clara é animada, pois é conhecida por ser uma cidade universitária e tem realmente muitos jovens na cidade. De noite, eles se reúnem na praça central da cidade para beber e conversar. Ao redor da praça tem bares e “boates”, mas tudo fecha mais ou menos cedo, mesmo aos sábados. De qualquer maneira, o clima é bem tranquilo, nós gostamos! Foi a última noite de nós 3 juntas :'(
       
      - O Mausoléu do Che é a grande atração da cidade. Se o tempo estiver curto e você fizer questão de conhecer, deixe apenas um dia para Santa Clara sem peso na consciência. Fomos a pé da casa e aproveitamos para conhecer a cidade, mas era um pouco longe(obs: é perto da rodoviária, então tem gente que deixa as coisas no guarda-malas do terminal, vai no memorial, volta e já parte para outra cidade!). Lá tem a estátua do Che, com vários escritos bonitos e o memorial para os outros combatentes resgatados na Bolívia em 1967. Mas o que eu mais gostei foi um pequeno museu que conta a história do Che. Além do ar-condicionado(<3), tinha um acervo bem interessante de fotos e artigos pessoais.
       
      - Como nosso ônibus para Baracoa só saía de noite e não compramos assim que chegamos(dica: compre), além desse dia ainda tivemos outro inteiro e realmente não tem muito o que fazer lá. Fomos na estátua Che y Niño e no Monumento do trem descarrilado, mas estava fechado..
       
      BARACOA (fotos de Baracoa alguns posts abaixo)
       
      - Antes de tudo, quero dizer que esse lugar está em pouquíssimos roteiros de viagem para Cuba. Sim, é longe. Sim, é meio fora de mão. Mas é um lugar MÁGICO! Para chegar, pegamos um ônibus de Santa Clara até Santiago(33 CUC) e depois de Santiago para Baracoa(10 CUCs, 5 horas). Já adianto que todas as horas de viagem mal-dormidas e os CUCs gastos valeram MUITO a pena, pois esse foi o nosso lugar preferido da viagem(sorry, Giulia!).
       
      - Hospedagem: Edda & Alexis. Endereço: Flor Crombet, 115, entre Frank País e Maravi.
      Opinião sobre a casa: o quarto é em cima e tem bastante privacidade, um terraço agradável, frigobar, cama de casal e de solteiro, banheiro, ar, etc... O café da manhã era bom e as refeições também(negociamos preço e ainda dividimos prato). O dono da casa nos ajudou bastante a organizar nossos dias em Baracoa e a casa era perto de tudo. Tudo bem que a cidade é muito pequenininha, então realmente é difícil ficar numa casa mal-localizada.
       
      - Playa Caribe: é a praia principal, que pega quase a cidade inteira. Tem uma parte que a areia é bem suja, mas fomos andando até mais ou menos a altura do estádio. Sim, tem um estádio de futebol meio abandonado no meio da praia, hahaha, coisas de Cuba.
       
      - Parque Natural Majayara: mais ou menos na altura do estádio, começa o caminho para chegar no Parque. Eu não sei explicar muito bem como chegar, porque contamos com a ajuda do Josué, um vendedor de artesanato que trabalha no parque e também tava indo pra lá, mas tem as explicações no guia do Lonely Planet. Lá dentro, tem a Playa Blanca, pequenininha e deserta, ótima pra nadar e boiar tranquilamente. Na entrada, pergunte sobre o tour pelo Balcão Arqueológico e Cuevas de Agua. Você vai passar por plantações de cacau, um balcão arqueológico que tem uma vista absurda e parar pra se refrescar com um banho num lago subterrâneo de águas cristalinas!
       
      -Playa Maguana: mais uma praia caribenha de areias brancas. Fomos de táxi (25 CUC o dia todo) e passamos um dia de mordomia. A praia é bem tranquila, almoçamos lá mesmo. Não tem nada de especial nessa praia, mas na região de Baracoa é uma das que mais nos recomendaram.
       
      - Parque El Yunque: fechamos um táxi de novo(20 CUC pelo dia) e mais 8 CUC pela entrada com guia. Enfim, lá no Yunque tem duas trilhas, a mais pesada, que dura mais de 5h até o topo da montanha e uma mais leve, que deve ter 1h, até os rios e cachoeiras. Escolhemos a segunda porque já estávamos mortas de cansaço e queríamos relaxar. Lá é muito lindo, ficamos um bom tempo nadando e relaxando nas pedras.
       
      - Passeio de bote no Rio Tôa: aproveitamos o táxi e paramos no Tôa, que é tipo um rancho. Tem plantações e eu vi também uns quartos que eles alugam para turistas(para quem gosta de hospedagem em lugares inusitados, acho válida uma pesquisa). O passeio de bote custa 3 CUC por pessoa ao longo de todo o rio. Não estávamos levando muita fé no passeio, mas acabou sendo um dos melhores da viagem. Marina que o diga, que dispensou o bote e fez quase todo o caminho nadando, hahaha.
       
      - Centro de Cultura Yorubá: fica bem no centrinho e é um centro todo mantido pelo Estado, ou seja, é de graça. Como Baracoa está no extremo oriente de Cuba, acaba recebendo maiores influências do Haiti e da Jamaica, então a cultura negra lá é bem forte. Assistimos uma apresentação a convite do nosso amigo que fez um dread na Marina, hahaha. Não tem relação com religião, é música e dança. Eu achei a apresentação muito bonita e emocionante, vale a pena.
       
      - Mirante do Hotel El Castillo: dá pra ver a cidade inteira. Lindo!
       
      SANTIAGO
       
      - Voltamos de Baracoa e passamos 1 dia e meio em Santiago, até para descansar da viagem. Nada do que lemos nos deixou muito animada, mas era a rota. Não achei o endereço da casa que a gente ficou, mas era bem ruim de qualquer jeito, haha. Santiago é outra grande cidade, como Havana, mas não tem o mesmo clima pitoresco. Nós nos sentimos um pouco inseguras lá, até porque a iluminação é ruim e tem um clima de gangue hahaha. Mas logo vimos que não tinha motivo pra preocupação, aliás, em lugar nenhum de Cuba.
       
      - Restaurante La Juliana, endereço: calle Padre Pico, 359, entre São Basílio e Santa Lucia. A comida tava uma delícia e, novidade, negociamos o preço! Dois meninos nos levaram lá e eles ganham comissão por isso. Isso é comum e normalmente são honestos e falam como é o esquema, então se você quiser comer no restaurante indicado, ótimo, se não eles podem te levar em outro que te agrade e também vão ganhar algo por isso. Não vemos nada de ruim nisso, pelo contrário.
       
      - Livraria La Escalera: Calle Heredia, 265. A pérola de Santiago! Entramos despretensiosamente nesse pequeno sebo e só saímos de lá quase 3 horas depois, com muitas histórias do senhor Conrado, que viveu antes da revolução e é extremamente culto e politizado, além de muito simpático. No alto da escada, músicos se reúnem à noite e as pessoas se amontoam na escada para ouvi-los. Infelizmente não tivemos a oportunidade de assistir uma apresentação, mas o sebo é imperdível pelo acervo mas principalmente pelo sr Conrado.
       
      - Museu Quartel Moncada(2 CUC) O alvo do primeiro ataque da Revolução Cubana é hoje um museu que conta a história da primeira fase da Revolução e ainda conserva os buracos das balas na entrada(Batista cobriu e o Fidel mandou tirar a cobertura depois que assumiu o poder). Nós gostamos! É mais organizado que o museu da Revolução de Havana, haha.
       
      VIÑALES
       
      Voltamos de Santiago para Havana no ônibus noturno(51 CUC, facada!) e da rodoviária mesmo fomos pra Viñales, a outra ponta, por mais 12 CUC. Ficamos hospedadas na casa da Tita, endereço: Calle Salvador Cisnero Interior, 9. Desde que ficamos em 2, estávamos pagando 15 CUC pelo quarto, mas em Viñales conseguimos por 10 CUC. A casa é boa e todos são simpáticos. O quarto é enorme!
       
      Só tínhamos um dia e escolhemos ir numa cachoeira, mas demos azar e como tinha chovido nos últimos dias tava tudo marrom. Já estávamos bem cansadas da viagem e a Marina tava passando mal, então Viñales acabou sendo um pouco dispensável pra gente. A paisagem da cidade é linda e todo mundo fala bem, mas realmente não tivemos sorte.
       
      A VOLTA
       
      Voltamos para Havana e passamos mais uma noite na Casa da Ania. Conhecemos pessoas que estavam começando a viagem e passamos todas essas dicas para eles, assim como nos foram passadas muitas. Esse é o espírito, e por isso fiz questão de escrever esse relato, já que foram os relatos daqui que nos inspiraram e ajudaram a tornar tudo isso realidade. <3
       
      Qualquer dúvida adicional, pode falar comigo por e-mail [email protected] (mais rápido) ou comentando aqui no post. Também vou adorar saber como foi a sua viagem e se o meu relato foi útil pra você de alguma forma!
      Meu relato Cuba.doc


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