Ir para conteúdo

GRÉCIA: ATENAS, MILOS, SANTORINI, PAROS E MYKONOS - 15 Dias


Posts Recomendados

  • Membros

GRÉCIA: ATENAS, MILOS, SANTORINI, PAROS E MYKONOS - 15 Dias

Olá mochileiros. Como esse site sempre me ajuda no planejamento de minhas viagens nada mais justo que retribuir com um relato e dicas. Esse roteiro foi feito por um casal, na faixa dos 30 e poucos , com objetivo de relaxar, sem pressa, sem aventuras radicais e com um bom nível de economia, não dispensando claro conforto e praticidade.

 

Focamos nas principais ilhas Cyclades e dedicamos a cada uma delas 3 noites. De cara posso dizer que em alguns lugares isso foi tempo demais. Por outro lado nos permitiu descansar e fazer as coisas de forma bem calma.

 

Adoro comer bem, mas com raras exceções vou indicar restaurantes. Primeiro porque isso depende muito do quanto você quer gastar, de gosto pra gosto...etc. Em média gastei por refeição (almoço e jantar) pouco menos de EUR 25.00 por pessoa (entradas, prato principal, vinho e café + sobremesa).

 

Em resumo minha viagem seguiu 3 regras: 1 - não quero acordar cedo 2 - quero evitar barcos; 3 - Repetir várias vezes uma praia que permita eu ler, tomar vinho e ficar pelado ao mesmo tempo, ainda que isso impeça conhecer novos lugares.

 

Então vamos lá. Primeiro ATENAS:

 

hotel: Cosmos. Fica próximo ao metro e a uma curta distância (15 minutos andando) da região do mercado municipal e atrações do centro. Super barato, mas não muito confortável. Não tem café da manhã. É pra você apenas dormir. Região super tranquila, como toda Atenas.

 

dia 1 - Chegamos já no fim da tarde em Atenas. No aeroporto tomamos o trem que leva a capital. (É preciso comprar um ticket diferenciado do aeroporto-centro-aeroporto). Deixamos as malas no hotel (evite levar grandes bagagens) e fomos passear pelos arredores, indo a pé até Tissio, próximo à Acrópole. De bar em bar de mesa em mesa, bebendo vinho e uzo (bebida típica) e comendo Pyta Gyros. A vista dos bares da rua Apostolou Pavlou (metro Thissio) é incrível a noite.

 

Dica: não há catracas no metro mas é necessário validar os tickets ao entrar. Há diversas opções de bilhetes, com duração de 24 horas ou 48 horas, e em algumas estações não há bilheteria apenas máquinas de venda que aceitam somente moeda. Não use taxi, o trânsito é pior que o de São Paulo quando chove e é bem caro. O metro é lotado mas muito seguro e limpo e as informações estão disponíveis em inglês.

 

dia 2 - Basicamente segui o roteiro sugerido pelo guia Frommers (Ágora Antiga, Acrópole, Museu da acrópole, Arco de Adriano, Templo de Zeus... fiz também nesse dia o Jardim Nacional, o estádio Panatenaico e também a troca da guarda no parlamento em Syntagma. Isso levou praticamente o dia todo. E a noite, já cansados, optamos apenas por jantar e voltar para o hotel, já que teríamos que acordar as 5 da manhã para pegar o barco para Milos.

 

Dica: Em plaka, próximo ao Museu da acrópole tem um restaurante chamado KOUKLIS OUZERI. Super agradável. A refeição com 10 pratos a escolha + vinho da casa, água e sobremesa saiu por EU$ 28 o casal.

20150918_140623.jpg.61bbe25ddcf369fc978cd4148bb9e78a.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

20150922_100351.jpg.d0d53ab88a204e8dc020b7d427ee2434.jpgMILOS...

 

Dia 3, 4, 5. Embarque para Milos bem cedo. De Atenas até lá são cerca de 4 a 5 horas. Chegamos bem na hora do almoço. É inevitável alugar carro em Milos. A ilha é bem grande e a maioria das praias são distantes e longe das vilas.

Ficamos no hotel Lagada Beach. O preço foi bom mas o hotel, tirando a parte externa, deixou muito a desejar.

Foram 3 noites em Milos. Achei mais do que suficiente. Duas noites teriam sido ideais. Um passeio que não pode deixar de ser feito é o Klefitko, não o fiz porque choveu um dia todo. Esse é um passeio de um dia de barco, bom para quem gosta de mergulhar e não enjoa facilmente. Mas se navegar não é seu estilo há praias das mais diferentes em Milos.

Todos falam de Sarakiniko, que é linda e única no mundo (tenho certeza), mas minha preferida foi Firopotamos. Além disso há praias desertas, de naturismo, que precisam de trilhas. Enfim... recomendo Milos a quem curte Aventura e natureza. Das ilhas que visitei é a mais simples e natureba de todas.

 

Dica: Em Plaka, capital da ilha há uns moinhos no alto de uma colina. No por do sol é lindo para fotos.

20150920_094936547_iOS.jpg.b11da7bc9df66d2ce2d1f59153da0cac.jpg

20150920_113619104_iOS.jpg.2e56a27d4641ba7f871f8f4fde0fb877.jpg

20150921_110644.jpg.ddaf60c313fc99abd97b264556790f84.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

SANTORINI

 

Dia 6/7/8: Partimos de Milos também pela manhã.

Chegar a Santorini é tudo o que dizem mesmo...A vista é incrível. Aliás, Santorini é isso: Paisagens... é tudo muito espetacular. Não há foto que fique feia.

 

Mas em compensação é uma ilha cara. Ficamos 3 noites também e alugamos carro. Mas se for ficar menos tempo que isso não alugue. Há bom serviço de ônibus pela cidade e que leva aos principais pontos turísticos.

Também há restaurantes muito bons. Super indico o Avocado restaurante, bem em frente ao nosso hotel em Imerovigli, pra mim um dos melhores de toda a viagem.

 

Quanto ao hotel e localização: Li que o bom é hospedar em Thira ou Oia e na beira do penhasco, mas os hoteis nessas localidades são extremamente caros quando se quer uma boa vista da caldeira.

 

Depois de muito pesquisar resolvi apostar em Imerovigli, que fica bem no meio da trilha que liga Thira a Oia, e não arrependi. Meu hotel ficava bem próximo ao monte Skaros e com certeza foi da varanda do meu quarto, dentro de uma hidro que vi o por do sol mais lindo da minha vida. A vista deslumbrante da caldeira por metade do preço de um hotel em outro ponto do precipício. Pra quem se interessar o hotel se chama ABYSSANTO Abyssanto Suites & Spa by Apolafsi (deixei a recomendação no site da tripadvisor)

 

Não deixe de fazer a trilha entre a capital e Oiá a pé (Mas leve água. Não é legal pra quem é sedentário ou não consegue caminhar por mais de 40 minutos). Também aproveite para visitar o lado oposto da ilha e não se esqueça de Thirá Antiga e seu incrível museu. Quanto as praias não curti nenhuma (Milos mudou minha noção de praia paradisíaca para sempre), não perderia tempo...melhor ficar olhando e olhando e olhando a vista da caldeira.. é mesmo sensacional!

20150923_121020.jpg.43800cdb604bf0239c9c46684f2abb05.jpg

20150924_124848.jpg.95d4a9c78d850c2558329db6ec5e830d.jpg

20150925_050753.jpg.511d34201579e947c3d28be5cde9b988.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

PAROS...

 

Dia 9,10,11 Cheguei em Paros no início da tarde e fui logo para Naoussa... E eis que achei meu lugar no mundo. A cidadezinha porto de Naoussa parece saída de um livro, daqueles descritos em detalhes, as casas, a igrejinha, a praça, os flamboyants dos quintais, o jeito mediterrâneo de levar a vida, o porto...

 

Se você perguntar a alguns gregos qual ilha das Cyclades eles preferem, certeza que vai ouvir falar de Paros.

E se me perguntarem qual praia eu mais gostei na vida toda, certeza que vai ouvir: laggeri beach.

 

A praia fica afastada e de acesso a pé por trilha, cercada de pequenas dunas e aqueleee mar. Laggeri é uma praia de naturismo, mas isso não é obrigatório... é também a praia gay da ilha, mas recebe todos os públicos. Enfim, vá e me entenda.

 

Paros foi também perfeita porque fiquei em uma pousada perfeita. Simples e conduzida por uma família, me senti em casa e acolhido. Lavaram até algumas roupas minhas com a melhor das vontades e nem cobraram. O café da manhã era simples e gostoso.

 

Vai precisar alugar carro para se locomover bem pela ilha que é enorme.

 

Ficamos 3 noites. Ficaria uma vida. Enfim... não vou falar mais de Paros. Amei a ilha e pretendo que ela continue escondida da horda de turistas que invadem as Cyclades nos verões.

 

PS: hotel Roussos.

PS 2: Perdoem a foto nu, mas reflete bem o clima da ilha. Se incomodar eu tiro.

PS3: Vamos manter Paros em segredo?

20150926_104930.jpg.b44f1aef4676ebd8998726b03ef82527.jpg

20150927_050546.jpg.d24eb5b2a7ed1b0944925441dac3f5dc.jpg

20150928_053432.jpg.aa8d245baa3691fcf3a7fea36ebe317d.jpg

20150928_083551.jpg.3c3d11bcac6b76fcf8b9e16705159005.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

MYKONOS....

 

Dia 12 Na partida para Mykonos o barco quebrou. Só chegamos a ilha já bem tarde. Logo fomos para o hotel e a noite descemos para o centro afim de jantar e conhecer um pouco a vida noturna.

Mykonos é muito bonitinha, mas o melhor são suas praias e sua agitada night. Muitos clubes, muita gente bonita, clima de festa a lá porto seguro.

 

O negócio é ir de praia em praia ou de bar em bar. As praias são lindas, aceitam você com ou sem roupa e o clima de festa, mesmo no fim de setembro, ainda estava no ar. Passei grande parte do meu dia em Elia Beach e esta foi a praia que mais gostei.

Recomendo que alugue carro para facilitar seu deslocamento entre as praias e também a possibilidade de descobrir hotéis fora do downtown da ilha.

 

Por acaso o que fiquei tem ótimo custo benefício sendo sempre muito bem recomendado pelo tripadvisor : Lithos by Spyros & Flora

 

O único problema foi que bem no meio da nossa estadia começou a chover e ventar muito. No último dia inteiro que teríamos na ilha, a ideia original era conhecer as praias do Norte da ilha. Mas nesse dia o tal vento do Norte estava muito forte. Então o jeito era ficar novamente no litoral Sul. Foram várias praias, nem vou lembrar o nome, mas no fim voltamos para Elia beach já a tarde.

Aproveitei para almoçar no Elia Restaurante, sempre muito bem indicado.

Já anoitecendo curtimos a área externa do hotel e a noite voltamos a curtir o centrinho de Mykonos. Deixando o litoral norte para uma próxima vez.

 

---------------------------

Depois foi voltar para Atenas.

 

Dia 15

Hora de deixar Mykonos e voltar para Atenas. Seriam cerca de 6 horas de viagem até o porto de Rafina... Mas daí tive uma intoxicação alimentar super forte. Imagino que foi o jantar da noite anterior em um restaurante chamado Mamalouka , já que nesse dia foi o único local em que comi pratos diferentes do meu companheiro. Enfim... Chegando em Atenas, direto para o hotel, e que hotel. Uma delícia hospedar no O&B Athenas.

Hotel: O&B Athenas. É um hotel boutique luxuoso. Melhor ainda com upgrade de quarto oferecido assim que chegamos e na faixa. Uma suíte linda com vista pra Acrópole. As amenities maravilhosas, o atendimento precioso...enfim. Pena que eu caí na cama tamanho meu desconforto e quantidade de remédios que tive que tomar.

 

Dia 16

Último dia, o voo de volta agendado para o início da noite. A ideia era aproveita, mas... consegui ir até o Museu Nacional (fantástico e enorme) e foi só, a intoxicação foi bem grave. Mas meu plano era estender o passeio até o monte Filopappou que fornece uma das mais belas vistas de Atenas e conhecer a igreja de Agios Dimitrios.

 

Últimas dicas:

- tente levar pouca bagagem, fica mais fácil o transporte para os barcos e quando chegar as ilhas.

Em Santorini por exemplo, é uma mão na roda bagagem pequena, pois permite usar o transporte público para chegar ao hotel ( a maioria dos acessos aos hotéis tem que ser subindo e descendo muitas escadas)

- Abuse do transporte público em Atenas.

- Da pra comprar as passagens de barco aqui do Brasil. Mas tive problemas com uma das operadoras que cancelou um dos trechos meio em cima da hora.

20150930_101625.jpg.9fa3aea65a46ae40f0ee74d8b8ca92a7.jpg

20151001_061050.jpg.8d359b3af18545097b80233e647296b5.jpg

20151001_081308.jpg.b0ef15565ce2a5dfe482377ad27b8159.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Juliana, aluguei lá mesmo. Há dezenas de agências nos portos e também os hotéis podem providenciar o aluguel. É bem mais barato do que reservar por alguma operadora conhecida aqui. Não fiquei fazendo pesquisa lá, mas encontrei bons carros entre EU$ 20 e EU$ 30 a diária. Atvs são mais baratos. E conversíveis e automáticos bem mais caros. O processo é simples e sem burocracia, também não reservam valores no seu cartão como acontece com as seguradoras aqui quando você não aceita o seguro. Em Mykonos o pessoal me disse até os valores que cobrariam se eu voltasse com o carro amassado ou lanterna danificada, e os preços não são exorbitantes, ninguém tira vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Fala, Jonathan! Obrigado pelo relato, curti muito. Paros também me atraiu nas minhas pesquisas e foi bom ver a sua comparação com as outras ilhas.

 

Fiquei surpreso com a sua avaliação de Milos, que é popular entre brasileiros. Digo, talvez você tenha gostado um pouco, me refiro a achar que 2 noites teriam sido suficientes. Não curtiu muito as praias de lá? Chegou a conhecer as minas de enxofre? As catacumbas? Outra coisa, como foi a logística do seu roteiro, você foi de Seajet de Paros a Milos? Como foi o trajeto, balançou muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Marcos.

Será que fui injusto com Milos? hahahha. Talvez pq um dia choveu e eu fiquei muito tempo no hotel... Mas Milos tem praias lindas, talvez as mais lindas que já vi na vida. Acontece que a maioria das praias já no fim da temporada tinha pouca ou nenhuma estrutura, e há também poucas áreas de sombra. Em um dia de sol a pino não fiquei mais do que algumas poucas horas nas principais praias da ilha. Tirando um dia pro Klefitko e outro pra visitar 3 praias é mais do que suficiente... Por exemplo fiz as catacumbas e a vila de pesca abaixo dela em menos de uma hora.

Com um dia de sol a mais talvez iria mais ao sul da ilha ou mesmo faria passeios diferentes.... Mas não sei. O centrinho de Milos não chama muita atenção a ponto de você querer passar horas. Enfim acho que vai muito da vibe de cada um. A ilha é muito bem aproveitada por quem curte esportes náuticos e trilhas, por exemplo.

 

Com relação ao transporte: Comprei pela Seajets aqui no Brasil mesmo.

Quando fui pegar o barco pra Milos soube que os trajetos de santorini/paros // paros / Mykonos tinham sido cancelados...a empresa estornou os valores porém tive que comprar os outros trechos lá mesmo.

 

Foi bem de boa a viagem, balança sim...mas nada fora do normal ou que um meio dramim não resolva.

 

Fiz Athenas, milos, santorini, paros, mykonos, Athenas. Todos em barco.

Só Mykonos/Atenas que deixei pra comprar passagem lá mesmo pois tinha intenção de estender um dia o roteiro. Existe mais opções lá do que o que vemos na net. Peguei um ferrie para Rafina e de lá ônibus para Atenas e foi super tranquilo.

 

Fala, Jonathan! Obrigado pelo relato, curti muito. Paros também me atraiu nas minhas pesquisas e foi bom ver a sua comparação com as outras ilhas.

 

Fiquei surpreso com a sua avaliação de Milos, que é popular entre brasileiros. Digo, talvez você tenha gostado um pouco, me refiro a achar que 2 noites teriam sido suficientes. Não curtiu muito as praias de lá? Chegou a conhecer as minas de enxofre? As catacumbas? Outra coisa, como foi a logística do seu roteiro, você foi de Seajet de Paros a Milos? Como foi o trajeto, balançou muito?

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...