Relatos de Viagens por 2 ou mais países da América do Sul
#1208578 por letícia.amorim
07 Ago 2016, 13:36
O Ministério de Viajantes informa:
Ler relatos de outros mochileiros pode causar dependência, sede de conhecer novos lugares e outras culturas. Aprecie sem moderação.

Índice:
Página 1:

- Informações gerais
- Roteiro
Página 2 (Corumbá e Trem da morte):
- 03/07 O dia que eu conheci os desproporcionais quarteirões de Corumbá
- 04/07 O dia que eu conheci um boliviano corinthiano
Página 3 (Santa Cruz de la Sierra):
- 05/07 O dia que eu encontrei Isa e nós pegamos uma van clandestina
Página 4 (Sucre e Salar de Uyuni):
- 06/07 O dia que eu joguei can can com Jesus
- 07/07 O dia que eu conheci meu grupo
Página 5 (Salar de Uyuni e ida a San Pedro de Atacama):
- 08/07 O dia que eu conheci a neve
- 09/07 O dia que não conheci os gêiseres
- 10/07 O dia eterno
Página 6 (Atacama e Arequipa):
- 11/07 O dia que meu dedão quase congelou
- 12/07 O dia mais lindo do Atacama
- 13/07 O dia que não molhei meus pés no pacífico
- 14/07 O dia que eu passei cerol na mão
- 15/07 O dia que só os brasileiros se fantasiaram
- 16/07 O dia que Carol chegou
Página 7 (Canyon del Colca e ida a Cusco):
- 17/07 O dia que eu conheci a Dulce
- 18/07 O dia que conheci o melhor ônibus da vida
Página 8 (Cusco e Valle Sagrado):
- 19/07 O dia que ficamos defumadas no restaurante
- 20/07 O dia que conheci o Valle Sagrado dos Incas
Página 9 (trilha da hidrelétrica e Machu Picchu):
- 21/07 O dia que me senti enganada
- 22/07 O pior e melhor dia da viagem
Página 10 (Cusco):
- 23/07 O dia da linguiça crua
- 24/07 O dia do check out mais rápido de todos
Página 11 (Copacabana e Isla del Sol):
- 25/07 O dia que eu experimentei “trucha”
- 26/07 O dia que eu conheci onde tudo começou. Há um tempo atrás. Na ilha do Sol.
Página 12 (La Paz, Estrada da Morte e fim):
- 27/07 O dia que eu vi La Paz do alto
- 28/07 O dia que eu tive mais medo de morrer na van do que na estrada da morte
- 29/07 O dia do amigo secreto
- 30/07 O dia que eu me perdi em La Paz
- 31/07 O dia que eu experimentei chicha
- 01/08 O último dia
- Agradecimento!

Olá galera mochileira! Meu nome é Letícia (mas podem me chamar de Let)! Sou do interioR de São Paulo e, depois de vários perrengues, unhas quebradas, frieira no pé, roupas perdidas, falta de sensibilidade nos dedos, nariz todo fudido, lábio rachado, fígado inutilizado, acabei de retornar do melhor mês da minha vida! Fiz o mais que tradicional roteiro Bolívia -> Chile -> Peru -> Bolívia (via trem da morte). Minha viagem durou 29 dias – começou dia 03/07 e terminou dia 01/08. Concluí que seria legal relatar sobre o mochilão porque fiz no ápice do frio e acho legal alertar a galera (que pretende fazer essa viagem nesse período) de suas doçuras e travessuras.

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os milhares e milhares de relatos que eu li nesse site maravilhoso: aos queridinhos e conhecidos por todos do fórum rs, Rodrigo e Bárbara, e também a Thaís Silva, Gabi - gmourisco, Augusto - Mochilão Pobrão, Tito Ribeiro (relato badalado), Marcelanuol, Andri S., Maicon Amarante, Denilson Grosa, Vagner Dal Pra Machado, Rodrigo Paulo, Cheila Anja, Naty Goulart, Guto - Mendigo Macho, Tia Poly, Diegoxpp, Julio Dalmazio. Dicas do Frenato, Leandro Hilcko e Manubarral.
Sem vcs não seria ninguém! <3

Agradecimentos devidamente feitos, vamos lá!

Pontos sobre mim a serem levados em consideração:
- Eu não sei pechinchar merda nenhuma;
- Eu sou alérgica a 2983 coisas;
- Eu adoro festas! Devido a isso, acabei bebendo grande parte do meu orçamento;
- Eu não fiz todos os passeios que todo mundo acaba fazendo, algumas vezes culpa do roteiro, algumas vezes culpa da preguiça;
- Quando não aguentava mais pollo e papas fritas, parti pro fast food e/ou comida do hostel (o que aumentou ainda mais meus gastos – e meu colesterol).

Agora sim, dito isso, vamos lá:

Primeiro quesito: Programação

Eu e minha amiga (Isabella) tomamos a decisão de fazer algum tipo de viagem já em junho de 2015. Não sabíamos pra onde, nem quando, nem porque, mas sabíamos que íamos fazer! Beleza! Em julho, comecei a montar alguns roteiros. Esquematizei, beeeeem mais ou menos, três: Leste Europeu, Sudeste Asiático e América do Sul. Sem querer dar spoiler, mas acabamos decidindo por América do Sul ::lol4::
Então de lá pra cá, eu li trocentos blogs, fiz pesquisas sobre os lugares, me juntei ao mochileiros, conversei com pessoas que tinham ido, blablabla... Ao longo dos meses, tirei passaporte, fiz o certificado de vacinação da febre amarela, fui comprando as coisas, juntando dinheiro, e, tudo isso, quase morrendo de ansiedade! Dólar lá passeando nas alturas, primeiro fuá do Lula, deu a primeira baixada, eu já tendo um ataque do coração, fui e troquei tudo! Não foi a melhor cotação da vida, mas pelo menos não era a 4,20. Outra amiga nossa decidiu se juntar a nossa aventura, mas só teria 15 dias de férias. Mexe no roteiro daqui, mexe no roteiro dali, incluímos Carol! E era isso, coisas todas compradas e passagens já começando suas infinitas parcelas. No último mês, comprei o seguro viagem, autentiquei meus documentos, recebi vários votos de boa sorte e parti! Sozinha, pois Isabella iria direto pra Santa Cruz. ::cool::

Segundo quesito: $$

Vamos ser práticos: levei na doleira 1.450 dólares (ia levar 1.350, porém nos 45 do segundo tempo, ganhei 100 dólares da minha mãe <3) + 500 reais para eventuais gastos no Brasil. Acabou sobrando 151 dólares, MAAAAS durante a trip fui obrigada a fazer um saque, que fazendo o câmbio deu 233,70 reais! Também fiz a compra da passagem de La Paz para Santa Cruz pelo cartão de crédito, que deu mais 213,10 reais. OU SEJA, no fim das contas, é como se tivesse gastado tudo o que levei em dólares mesmo.

Terceiro quesito: Certificado de Vacinação da Febre Amarela

NINGUÉM NUNCA PEDE! JAMAIS! Eu sugiro que você faça, mas se por um acaso não conseguir, nem se descabela, só vai! ::hãã2::

Quarto quesito: Compras antes da viagem

Comprei TROCENTAS coisas! Não tinha absolutamente nada! Mas como comecei a planejar um ano antes, meus gastos se dividiram ao longo dos meses, e não ficou tão pesado! Comprei roupas, calçado, mochilas, câmera, doleira, tirei passaporte, etc etc etc... milhões foram gastos, por isso não gosto de ficar relembrando!
Além dessas coisinhas compradas para a viagem, eu também comprei o ingresso para Machu Picchu + Huayna Picchu, ticket para o trem da morte, a passagem de avião de Santa Cruz para Sucre e, obviamente, a passagem ida e volta para Corumbá! Várias facadas no coração graças ao nosso parça dólar! Também fiz a reserva da maioria dos hostels: de Corumbá, Sucre, San Pedro de Atacama e dos três Wild Rover.
Machu Picchu eu comprei pelo site: ingressomachupicchu.com
Trem da Morte eu comprei pelo site: ticketsbolivia.com.bo
Passagem de Santa Cruz a Sucre eu comprei pelo site: amaszonas.com
Passagem de Viracopos a Corumbá eu comprei pelo site da Azul.

Quinto quesito: Seguro Viagem

Queria ter feito pela Mondial, mas não entendi o que aconteceu e quando fui comprar tava coisa de 600 conto! ::essa:: Aí fechei pela GTA, que sabia que era boa, depois de ter lido o relato da Poly. Escolhi o intermediário que saiu 254,04.

Sexto quesito: Soroche e ar seco

A falta de ar era horrível, só de subir meia quadra, tinha que parar pra me recompor. No salar, eu acordava todos os dias com dor de cabeça, mas foi só lá. Daí eu tomava uma aspirina e boa. Minha boca ficou horrível, chegava a arder, mesmo passando protetor labial. Quando a altitude era demais, eu tossia muito, mas muito mesmo, coisa de incomodar todo mundo que tava perto. E o que me incomodava pra valer era o meu nariz menstruando! Sério, doía muito e saía sangue toda hora que ia assoar! Sem or!! ::dãã2::

Sétimo quesito: carteirinha de estudante

Estudantes!!! Levem suas carteirinhas, mesmo que não sejam ISIC. Eu levei, e era aceita nos lugares! Só não aceitam a carteirinha normal na compra do ingresso de Machu Picchu, mas já tá ótimo! ::otemo::

Oitavo quesito: nécessaire

Gente, desapega e compra tudo lá! É muito peso desnecessário já levar tudo daqui e você encontra tudo genérico lá. Sério. Compra lá e seja feliz! :D

Nono quesito: comida

Eu comi do xexelento ao top da balada, muitas vezes no mesmo dia! Algumas vezes eu tive reação alérgica, mas é pq eu sou podre e tenho alergia de várias coisas! Mas ai eu tomava um antialérgico e ficava boa! Não tive diarreia por causa de comida típica! Acredito que as vezes que eu tive foi porque eu comia muito mal (do tipo, ir no fast food toda hora), ou pq tinha enchido a cara mesmo rs. ::putz::

Décimo quesito: bebida

Eu tive reação alérgica com um refresco que vinha junto com o prato do dia! Não imagino do que era feito, mas dps disso eu não tomei mais! Por outro lado, eu tomei “chicha” do jeito mais boliviano possível de tomar, e não tive nada! Vai entender!! Digo para não deixar de experimentar, se tiver alguma reação, parte pra próxima e seja feliz!

Último quesito, mas não menos importante: O que levei

Roupas e sapatos:
1 Calça jeans
1 short jeans
1 par de luvas
1 gorro
2 leggings
Roupas de frio da decathlon (que inclui: 1 fleece, 3 blusas segunda pele, 1 calça segunda pele, 1 calça fleece e 1 corta vento)
2 blusas de manga comprida
3 blusas dry fit
1 moleton
Top (2)
Sutiã (1)
Blusinhas (4)
Calcinhas (10)
Pijama de frio
Meias (2 térmicas/4trekking)
Biquíni
Toalha que seca rápido
Bota impermeável
Bota
Chinelo
Rasteirinha

*Considerações sobre roupas e sapatos:

- Pijama é uma coisa completamente desnecessária, se usei duas vezes foi muito! Você não consegue nem pensar em trocar de roupa com aquele frio do c******.
- Dá pra levar uma blusa segunda pele a menos;
- Se forem abusar de algo, que seja nas meias! Pelamordedeus, levem muitas! A moça que lava suas meias durante a viagem não vai ter o mesmo carinho que sua mãe teria! Então volta tudo podre do mesmo jeito que vc levou!
- Biquíni/short/sunga: levem para não ficar com peso na consciência! Mas eu usei zero vezes, então...
- Usei bastante minha bota impermeável antes da trip para lacear, e mesmo assim durante a viagem ela quase me deixou aleijada. Fiz a desapegada e larguei ela em Cusco! Adios muchacha!

Eletrônicos:
Extensão
Secador de cabelo
Benjamin
Máquina fotográfica
Carregadores
Pau de selfie
Fone de ouvido

*Considerações sobre eletrônicos:

- Extensão é desnecessário!
- Levem um secador de cabelos pequenininho 220V! É muito útil quando vc sai tremendo do chuveiro e seu cabelo está ensopado
- Benjamin, sem palavras, necessário super!

Necessaire:
Sabonete líquido
Shampoo (médio) e Condicionador (pequeno)
Shampoo a seco
Esponja
Desodorante aerosol
Gilete
Escova de cabelo
Prendedor de cabelo
Presilha/grampo
Escova de dente
Creme dental pequeno
Fio dental
Espelhinho
Pinça
Lixa de unha
Maquiagem (base, pó, lápis e batom)
Protetor Solar (corpo e rosto)
Protetor labial nívea
Bepantol derma
Hidratante e repelente
Cotonete
Algodão
Naridrin e soro fisiológico
Colírio
Band-aid, Gaze e Esparadrapo
Lenços umedecidos
Álcool em gel
Papel higiênico

*Considerações sobre necessaire:

- Shampoo, sabonete, condicionador, etc etc, essas coisas mais pesadas, comprem tudo lá! A não ser que vcs usem algo muito específico! Tem tudo igual no Brasil pra vender lá! Levei nos potinhos de 100 ml e eles ficavam explodindo dentro da minha bolsa, maior raiva da galáxia, joguei tudo fora!!!!!!!
- Lenços umedecidos: vou adotar pra vida! Servem pra tudo mesmo: banhos de gato, limpar a mochila quando suja, limpar o sapato, tirar maquiagem, limpar a mão de gordura depois que vc acaba de comer um Doritos, etc etc...
- Álcool em gel: outra coisa divina! Não pode faltar!
- Uma coisa que faltou na minha bolsa foi cortador de unha! Levem! Suas unhas ficarão um cocô depois de uns dias de viagem

Diversos:
Óculos de sol
Travesseiro de pescoço
Cobertor
Can Can
Bandeira do Brasil
2 Cadeados
Talherzinhos
Sacos plásticos

*Considerações sobre diversos:

- óculos de sol deve ser o item mais importante da mochila
- esse cobertor que eu levei é daqueles que você vai enrolando e eles ficam mega pequenos. Comprei no Wall Mart, muito útil
- Can Can (ou Uno) é mara pras horas de várzea, e qualquer pessoa de qualquer país consegue jogar!
- Levei uma bandeira do Brasil para colher assinaturas dos migos que eu ia fazendo durante a viagem! É uma ótima lembrança!
- Talherzinhos (que seria um garfinho, uma faquinha e uma colherzinha) eu levei porque ganhei! Mas não compraria.. acabei usando só uma vez!
- Outra coisa para abusar: sacos plásticos! Servem pra tudo: lixo, colocar roupa suja, tacar aquele creme que explodiu dentro da sua mochila dentro, emprestar pros amigos que esqueceram, etc etc etc!

Pra fechar essa primeira parte: Coisas que descobri durante a viagem:

- Mochilão não é nada prático (com relação à organização dentro dele)! Vc vai ficar com raiva dele já na segunda vez que tiver que arrumar tudo pra partir pra próxima cidade;
- Doleira coça;
- Meia nunca é demais;
- A trilha da hidrelétrica não é tão de boa assim;
- Peruanos são mais abertos a negociação que bolivianos;
- Wifi é uma merda em qualquer lugar;
- Perfumes secam na altitude!! Não leve o seu!!!
- Comida podre na beira da estrada não necessariamente vai te fazer passar mal no outro dia;
- Comida fina no meio da plaza principal não necessariamente vai ser buena;
- Vc vai fazer vários amigos de infância durante a viagem ::love::

Se eu esqueci de algo, vou incluindo durante o relato! ::otemo::
Anexos
IMG_1481.JPG
IMG_1481.JPG (6.46 MiB) Exibido 3992 vezes
Editado pela última vez por letícia.amorim em 11 Out 2016, 08:53, em um total de 2 vezes.

#1208714 por letícia.amorim
08 Ago 2016, 10:16
Rabisco escreveu:::hahaha:: ::hahaha:: ::hahaha:: ::hahaha:: ::hahaha::

JÁ SABE QUE VOU TE ABUSAR MUITO AQUI, NÉ?

TAVA AGUARDANDO ESSE RELAATO FAZ TEEEEEEEEEEMPO

hahahahaahhaha tava mesmo! pode abusar kkkkkk ::tchann::
#1208715 por letícia.amorim
08 Ago 2016, 10:16
GraPessini escreveu:Isso aí Letícia!

Vc resumiu bem o que passamos, meu nariz só parou de sangrar 1 semana depois e eu ainda tô tossindo.. ::lol4::

nossa, eu também to sentindo os efeitos ainda! kkkkkkkkk ::mmm:
#1208810 por letícia.amorim
08 Ago 2016, 14:26
Eu mudei meu roteiro 500 vezes antes de viajar, e mais 500 durante a viagem rs. :mrgreen:
Aqui tá o resultado dele:

D 03/07 – Cajuru > Campinas > Corumbá
S 04/07 – Corumbá > Fronteira > Puerto Quijarro (Trem da Morte)
T 05/07 – Santa Cruz > Sucre
Q 06/07 – Sucre > Uyuni
Q 07/07 – Uyuni > Salar (1º dia)
S 08/07 – Salar (2º dia)
S 09/07 – Salar (3º dia) > Volta pra Uyuni, devido a neve
D 10/07 – Uyuni > Calama > San Pedro de Atacama
S 11/07 – Atacama
T 12/07 – Atacama > Arica
Q 13/07 – Arica > Arequipa
Q 14/07 –Arequipa
S 15/07 – Arequipa
S 16/07 – Arequipa
D 17/07 – Arequipa
S 18/07 – Arequipa > Cusco
T 19/07 – Cusco
Q 20/07 – Cusco
Q 21/07 – Cusco > Trilha hidrelétrica > Águas Calientes
S 22/07 – Machu Picchu > Cusco
S 23/07 – Cusco
D 24/07 – Cusco > Puno
S 25/07 – Puno > Copacabana
T 26/07 – Copacabana > Isla del Sol > Copacabana > La Paz
Q 27/07 – La Paz
Q 28/07 – La Paz
S 29/07 – La Paz
S 30/07 – La Paz
D 31/07 – La Paz > Santa Cruz > Puerto Quijarro
S 01/08 – Puerto Quijarro > Fronteira > Corumbá > Campinas > Ribeirão Preto > Cajuru

Primeira alteração do roteiro: Culpa do Amadeu

Todo mundo crente que só ia ver neve no Chacaltaya, o que acontece? Neva no salar! ::Cold:: Coisa que não acontecia há muito tempo por aquelas bandas! A brasileirada super feliz, pois ninguém conhecia a querida neve, ficou toda maravilhada! ::hahaha:: Tão maravilhada, que nem refletimos sobre as consequências dela.
Enfim, a fronteira fechou por 2 fucking dias! Em conclusão, não pudemos ver os geysers do último dia, nem nadar nas águas termais :cry: (foi-se a minha primeira chance de usar biquíni) e tivemos que voltar para Uyuni, rezando pra ter vaga no busão pra Calama, visto que toda a galera que tava no salar, também teve que voltar pra trás!
Mais detalhes no relato!
PS: o desejo de Amadeu era tão grande de ver neve, que ele foi atendido! Por favor, deseje que eu ganhe na loteria!!

Segunda alteração do roteiro: Culpa do tempo

Nossa ideia inicial era ficar um dia em Arica, dar uma descansada dos dias perrenguentos no Salar e no Atacama, e molhar os pezinhos no Pacífico, dar um rolê de bike na orla e respirar uns bons oxigênios. Mas, para nossa surpresa, quando pisamos em Arica, o tempo tava horroroso, todo nublado, com um ventinho de frio, uuuui! ::putz:: Nem precisamos pensar duas vezes, partimos pra Arequipa, que foi amor à primeira vista ::love:: (nota-se pelo tanto de tempo que passamos lá rs)

Terceira alteração do roteiro: Culpa das bebedeiras

A ideia inicial era: ficar duas noites em Águas Calientes, pra ficar em Machu Picchu até o cu fazer bico, e depois já partir pra Puno. O que aconteceu foi simplesmente que queríamos curtir a noite cusqueña! Isso mesmo, podem nos julgar, mas diminuímos nosso tempo no Machu Picchu para festar! :roll: Também aumentamos um dia em Cusco para poder pegar sexta e sábado lá! Shame on us! :oops:

Quarta alteração do roteiro: Culpa nossa mesmo

A ideia inicial era fazer a trilha do lado norte para o lado sul da Isla del Sol e dormir por lá! Maaaas, chegamos lá e já nos avisaram que devido a alta temporada, quase não tinham acomodações por lá, e as que tinham estavam sei-lá-eu quantos dólares! Aí juntou isso com o desejo de ir pra La Paz logo, e apenas visitamos a Isla! Na verdade, essa alteração veio na hora certa, pois em Copa, Isabella acabou passando mal e tendo que acionar o seguro! Então, achamos bom ir logo pra uma cidade grande, caso ela precisasse de um atendimento melhor! ::cool::

Quinta alteração do roteiro: Culpa da minha bunda que já estava quadrada de tanto andar de ônibus

A ideia inicial era ir de busão de La Paz para Santa Cruz pra economizar! Só que gente!!!! A essa altura do campeonato, se alguém falasse q a viagem durava mais de 10 horas, dava até uma coisa no estômago! ::dãã2:: Então, entramos no site da Amaszonas e compramos a passagem aérea! Íamos comprar em alguma das milhões de agências que tem por lá, mas PRIMEIRO que tava saindo o olho da cara, e SEGUNDO que é tanto sobe e desce naquela cidade que desanima só de ir na esquina!
Essa alteração de transporte nos rendeu mais um dia de gastos em La Paz! ::ahhhh::
PS: o bom do site da Amaszonas é que dá pra colocar a opção de pagamento em reais, então você não precisa esperar aquele rombo na fatura por conta do dólar do dia! Créditos dessa dica vai pra Juliana, de Uberlândia! Parabéns Juliana, de Uberlândia! ::otemo::
#1208811 por letícia.amorim
08 Ago 2016, 14:26
vinicius.couto escreveu:Oi, ansioso pelo relato ::otemo:: Adianta pra mim o roteiro, quero saber quantos dias ficou com esse orçamento e as cidades :D bjs

Taí!
#1208813 por letícia.amorim
08 Ago 2016, 14:28
rodrigovix escreveu:Ueba! ::otemo:: Mais um relatão pra acompanhar hehe. Continua aí!

Isso q a Gra disse msm! Não tinha um que não comentava seu relato hahahahaha ::otemo::

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes