Ir para conteúdo

Pedra do Sino - uma lição de vida...


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Quando uma pessoa numa simples conversa fala para outra que vai fazer uma trilha, é comum passar pela cabeça a seguinte informação: Trilha – Mato – bichos – andar muito e ter preparo físico e o porquê de tudo isso?

Se você é uma pessoa sedentária que usa esta lógica poderá mudar de conceito após ler este texto...

Sou um cara que curte esportes que estimulam minha adrenalina ( bungee jump, paraquedismo entre outros), meu preparo físico não é de um atleta, simplesmente caminho e corro um pouco durante a semana. Só que tem um problema. Quando me apresentaram essa tal de adrenalina não me disseram que viciava e isso é um incômodo pois da hora que você acorda até a hora de dormir, fica um bichinho na sua mente dizendo: Sai dessa sala e vai fazer alguma coisa! Parece coisa de maluco né? Porém já consegui me acostumar com isso e posso administrar...( eu acho ).

Recebi um e-mail de uma pessoa muito, mais muito firmeza convocando um brother de Minas que não conseguiu ir e eu, para fazer uma trilha na Pedra do Sino em Terê. Meu instinto de aventura acionou na hora e falei que sim antes mesmo de saber se iria chegar lá...rs e tinha apenas uma semana para me organizar. Olhei a previsão do tempo, estava pra chuva fraca... mas mesmo assim não desanimei e pra minha sorte, previsão do tempo é igual mulher de TPM, não dá para saber o que vais acontecer, ( palavras de André Taka) no dia da subida o tempo estava perfeito.

Não quis arriscar ir de carro pois não sabia como era a trilha, voltar sozinho no domingo não seria a melhor opção. Resolvi pegar o ônibus São Paulo Terê e me dei bem pois saí de São Paulo às 22:30h e fui dormindo até a hora da chagada 7:30h. Tomei um café reforçado e uma hora depois a galera chegou e fomos apresentados, não conhecia todos do grupo. Saímos em direção a Serra dos Órgãos em busca do topo de um pico de 2.200m. E agora vem a pergunta para que isso?

Antes preciso falar algo muito sério! Não tentem colocar açúcar num copo de café com o carro em movimento! Tentaram fazer isso e adivinha? Roupa, estofado e corpos cheios de café...rs

Início da trilha.20110812134951.JPG

Logo no começo o grupo se dividiu, as pessoas com um desempenho melhor em subida, seguiram na frente, fiquei no segundo grupo por motivos que vou explicar mais tarde. Foi aí que comecei a reparar em pequenos detalhes que só quem está lá para saber. Vi que a idade era meramente um detalhe, havia pessoas de todas as idades umas aparentando entre 45 e 55 anos fumando cigarro e subindo de boa sem pressa ( sem preconceito mas não é a primeira imagem que vem na cabeça quando falamos de uma pessoa fazendo trilha).

No começo parece que é meio longa mas depois de uma hora subindo tive a certeza que era muito longa...rs! Nada que uma conversa com a galera não aliviasse. Minha amiga me disse que sempre chegava por última e que eu poderia subir com o pessoal e chegar antes. Pensei comigo, vou subir na maior velocidade olhando para o chão, que é a tendência para quem imprime um ritmo mais forte, e chegar lá mais cedo pra quê? Será que não seria melhor acompanhar este grupo e curtir o visual... Foi o que eu fiz. A cada parada olhava para a vegetação me sentindo um biólogo, com a diferença que um biólogo sabe o que está olhando e eu só admirava a beleza. Trilha vai e trilha vem e nossa amiga saca uma bombinha para asma. Como assim? Vejam bem, já tinha visto pessoas com uns 50 anos fumando e subindo, agora uma pessoa com asma também subindo e sem falar de todas as outras, como por exemplo o Marcão. ( ver depoimento eu-voltei-t58905.html ) Enfim tinha pessoas com pino no pé bursite, tendinite e outras coisas mais... O motivo de falar disso é que vejo todos os dias meus amigos com todas as condições de realizar um “passeio” deste nível e quando convido ouço dizer: Não dá! Não consigo! Não... não... Não! Tudo bem cada um na sua, mas quando mostro algumas fotos do local aí a conversa muda e a mesma galera fala: Cara que lugar maravilhoso! Na próxima você me chama? Tudo bem, não estou julgando quem não quer ir, mas tentando explicar que se realmente deseja alcançar um objetivo, vá em frente e não desista! Eu mesmo estava com a canela estourada de um jogo de futebol e fui assim mesmo. Olhava para minha amiga com a bombinha de asma e via no rosto dela a expressão suave de “essa trilha é minha, vai ser moleza”.

Pensei comigo: Que galera firmeza! Ainda bem que estou aqui...

Continuando a subida notei que o tempo de uma trilha é diferente, tudo está vinculado com o objetivo. Essa trilha, conforme relatos, pode durar 4 horas e até 10 horas, essa diferença de 6 horas representa os momentos de superação. Paramos algumas vezes para repor energia hidratar e óbvio, descansar um pouco sendo que as duas principais foram nas cachoeiras que infelizmente por falta de chuva estava com pouquíssima água.

20110812135407.JPG

Sabíamos que seria interessante fazer o percurso em até 6h, para chegar com o dia claro e poder ver o pôr do Sol. Na minha mente nós já estávamos muito próximos mas encontramos pessoas descendo e perguntamos se faltava muito e nos informaram que faltava só mais uma horinha...rs O jeito é respirar e seguir em frete. Uma horinha passou e aí sim, consegui avistar o famoso abrigo 4 mas depois de quase 6 horas é angustiante olhar um lugar tão próximo mas precisando dar mais uma volta porque a trilha é um tremendo zig zag do começo ao fim e o perto às vezes fica muito longe...

Chegando no Abrigo encontrando a galera, percebi que havia conseguido completar uma parte da missão. Meus amigos resolveram subir até o pico para ver o pôr do Sol e eu mesmo cansado tentei acompanhar, afinal, era só mais uns 30 minutinhos. Infelizmente não consegui acompanhá-los. O meu pé estava escorregando na bota e preferi não arriscar, poderia estragar tudo, então voltei para o abrigo fui jantar e arrumar um cantinho para dormir e esperar para subir na madrugada. Tudo bem que um rádio tipo ht começou a fazer barulho na madrugada e a pessoa aqui, achou que escutou a seguinte frase: A mata está pegando fogo! Sei lá se era verdade, com o cansaço dormi do mesmo jeito.

Acordamos cedo 4:20h para não correr o risco de perder o nascer do Sol. A temperatura estava amena por volta de 8°C e com pouco vento, não era aquele pânico que estávamos esperando ou seja 0°C. Perguntei para o cara do Abrigo e ele disse que em 20 minutos estaríamos lá... melhor não arriscar, foi o que eu pensei, isso era quase um “ lógo alí, de mineiro” Saímos em quatro pessoas e nos separamos pois tinha uma trilha curta porém com maior dificuldade e outra mais sinistra pois é meio confusa e mais longa. Eu e minha amiga subimos na calma pela trilha mais longa, demoramos 40 minutos... foi suave. Quem saiu depois também gastou este tempo mais por outro motivo, erraram o caminho mas faz parte.

Missão dada é missão cumprida! Chegamos ao cume!

 

Agora infelizmente não dá para expressar tudo que senti olhando aquele visual maravilhoso mas os ingredientes foram estes: Horizonte a perder de vista, vento soprando no rosto, O Sol nascendo e revelando toda aquela paisagem. Misture tudo isso e coloque na sua mente e acrescente uma pitada de amigos ao redor. Pronto! Agora é só curtir com moderação...rs

Neste momento refleti e descobri aquele por que de enfrentar várias dificuldades somente para ver um horizonte com o Sol nascendo. Posso dizer sem medo de ser feliz: Vale a pena!

Queria que todos pudessem sentir ao menos uma vez essa emoção.

20110812140650.JPG

Ficamos mais ou menos 1 hora lá em cima após o nascer do Sol, descemos rumo ao abrigo 4 para arrumar nossas coisas.

A descida foi muito fácil! Demoramos 3 horas e meia, foi muito suave! Tirando uma pedra do mau que me fez escorregar e cai de bunda...rs E o mico de achar que passamos direto na trilha e havíamos saído no estacionamento, só porque a porteira estava fechada ( existia uma porteira e eu só vi no final) o resto foi tranquilo...

Almoçamos e daí foi cada um para sua casa mas com um detalhe a mais, aquela imagem na cabeça e a satisfação de ter vivido um momento único...

Peguei carona até o Rio e depois consegui pegar o ônibus de volta para São Paulo às 15:00 com previsão de chegada para 23:00h. Tudo certo mas aventura é aventura...rs o motorista erra o caminho e atrasa 40 minutos! Só comigo mesmo. No final deu tudo certo!

Valeu galera! (galera firmeza, sem palavras!)

Reparem que não citei muitos nomes por falta de memória mesmo...rs

Agradeço ao mochileiros.com... muda a vida de qualquer pessoa...

Segue o link com o restante das fotos

https://picasaweb.google.com/114864162100247945750/PedraDoSino?authuser=0&feat=directlink

 

20110812135921.jpg

Link para o comentário
  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Grande André!

 

Cara, essa subida foi muito maneira mesmo! Sem palavras para o nascer do sol visto lá de cima.

Na segunda-feira - e até hoje - tenho analisado pessoas próximas reclamando da vida sem motivo algum, com um mundo cheio de coisas f$&*(@&$*(@ esperando por eles e sendo ignoradas.

Muito engraçado no seu relato você comentar algo do tipo! :)

 

É assim mesmo. Sorte que nós, pessoas de bom gosto, sabemos valorizar a vida que temos.

Que venham as próximas trips! :)

 

abs.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

André, vou te ajudar um pouco, eu conheço boa parte desses malucos ::dãã2::ãã2::'> que estavam contigo.

 

André Taka ::dãã2::ãã2::'>

Luana :P::kiss::

Samantha :twisted:::kiss::

Wágner 8)

Dany ::kiss::::ahhhh::

Rafael ::dãã2::ãã2::'>

Marcos "RC" Paulo ::dãã2::ãã2::'>

 

Se esqueci ou não reconheci alguém, peço desculpas... (espero que tenham gostado da "homenagem" que fiz a essas pessoas acima citadas...) ::lol4::::lol4::

 

André, muito bom teu relato, velho, aproveite bastante esses momentos, são experiências únicas que você guardará na lembrança!! ::otemo::::otemo::

Uma dica: quando puder (se ainda não foi), vá conhecer as cavernas da região do PETAR e a Caverna do Diabo. Simplesmente demais.

 

Abraço!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

André, muito bom teu relato, velho, aproveite bastante esses momentos, são experiências únicas que você guardará na lembrança!! ::otemo::::otemo::

Uma dica: quando puder (se ainda não foi), vá conhecer as cavernas da região do PETAR e a Caverna do Diabo. Simplesmente demais.

 

Abraço!!!

 

Valeu Gui...rs cara já tive a oportunidade de passar na caverna do Diabo gostei pra caramba...

Aos poucos vou conhecendo este mundão e fazendo novos bons amigos!

Abraço!

Grande André!

 

Cara, essa subida foi muito maneira mesmo! Sem palavras para o nascer do sol visto lá de cima.

Na segunda-feira - e até hoje - tenho analisado pessoas próximas reclamando da vida sem motivo algum, com um mundo cheio de coisas f$&*(@&$*(@ esperando por eles e sendo ignoradas.

Muito engraçado no seu relato você comentar algo do tipo! :)

 

É assim mesmo. Sorte que nós, pessoas de bom gosto, sabemos valorizar a vida que temos.

Que venham as próximas trips! :)

 

abs.

É isso ae Lu! Falou e disse...rs

Abraço!

Link para o comentário
  • Colaboradores

André... Valeu mesmo foi a sua presença com a gente, com certeza você é um cara que vamos querer ter por perto em outras trilhas...

Gostei muito do seu relato, muitos de nós sempre nos lembramos dos detalhes técnicos da trilha, sendo que muitas vezes esquecemos que esse lado psicológico é mais importante para incentivar alguém ao trekking, do que qualquer informação sobre a trilha.

 

Que venha a próxima!

Link para o comentário
  • Colaboradores
André, meu velho, nós que agradecemos sua presença, brother!!!

agora é só partirmos para outras!!!

um grande abraço,

André Taka

Bora para outra então meu vélho! Parabéns pelo Destinos extremos...

Abraço!

André... Valeu mesmo foi a sua presença com a gente, com certeza você é um cara que vamos querer ter por perto em outras trilhas...

Gostei muito do seu relato, muitos de nós sempre nos lembramos dos detalhes técnicos da trilha, sendo que muitas vezes esquecemos que esse lado psicológico é mais importante para incentivar alguém ao trekking, do que qualquer informação sobre a trilha.

 

Que venha a próxima!

Wagner vc é um cara firmeza estou aprendendo muito contigo!

A próxima será melhor...rs

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

André,

Me emocionei com seu relato!

Sabe... eu, desde que comecei com esse "vício", com toda certeza, sou muito mais feliz. E embora seja muito bom sentir a adrenalina, colecionar novas conquistas, se superar, presenciar visuais belíssimos, pra mim, o mais viciante disso tudo, o que mais me conquista e me motiva a nunca querer parar, são as pessoas que conhecemos e as amizades que cultivamos a cada nova aventura. Nao sei se pelo esforço em conjunto, pelo sabor da conquista compartilhada, mas a química que rola entre os companheiros de trilha me faz muito bem, me renova e dá um sentido todo especial à minha vida.

 

Valeu, meu brother, por compartilhar esses momentos! Agora, é planejar as próximas!!

 

Bjaoooo

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...