Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

QUERO DEIXAR UMA RECOMENDAÇÃO QUE SIRVA PRA TODOS AQUELES QUE UM DIA PRETENDEM FAZER ESSA TRAVESSIA;

Se for a primeira trilha pesada, esqueça, faça outras trilhas mais leves ou moderadas pra que tenha mais experiências e para que possa conhecer melhor seu corpo e seus limites, nosso corpo é uma caixinha de surpresas!

Não leve mochilas baratas do tipo Xing-ling, vi pessoas passando perrengues e histórias de pessoas que no meio da travessia teve mochilas arrebentadas, descosturadas e que deixam o corpo todo dolorido, experiência essa vivida por mim, mas não que eu tenha levado uma mochila ruim, estava com uma da Trilhas e Rumos de 68 litros, mas uma amiga nossa que estava com uma mochila com excesso de peso e estava causando dor no corpo dela, acabei trocando minha mochila com ela para não atrasar o grupo, mas não acho isso legal e nem justo, cada um tem que ser responsável pelo seu equipamento, então pense duas vezes antes de ir com um equipamento muito barato ou fora dos padrões para uma travessia como essa!!

Outra coisa é roupas e equipamentos para frio, vi muita gente reclamando que passou frio nas barracas, imagina... eu que estava dentro do Abrigo no Bivaque senti frio antes de me aquecer dentro do meu saco de dormir pra -12ºC de Plumas, agora imagina quem estava dentro de barracas que ficaram congeladas, teve um cara lá que me disse que não sabia que fazia tanto frio assim e que tinha levado um saco de dormir pra temperatura máxima de +10ºC onde a temperatura naquela madrugada chegou abaixo de zero -5ºC.. fala sério né, poderia ter tido uma hipotermia. Vamos investir e se não tem dinheiro pra isso, tente ao menos arrumar emprestado ou alugar equipamentos apropriados para sua aventura. 

Duas pessoas que estavam em nosso grupo não tinham condicionamento físico suficiente para fazer essa travessia, uma menina nunca fez trilhas com equipamentos pesados dentro da mochila e o outro tinha um problema sério no joelho e não nos contou, ficamos sabendo somente quando estávamos no Açú e no dia seguinte que nos informou, por sorte conseguimos um anti-flamatório e ele melhorou, ou melhor.. pelo menos ficou anestesiado e conseguiu chegar no Sino vivo, a menina da mochila pela qual troquei a minha com ela, fez a travessia em 2 dias, descendo no domingo, mas chegou quase morta na Barragem do lado de Teresópolis, Sede Parnaso. 

 

Fica a dica, não vá achando que vai ser molezinha, travessia não é uma trilha que é parecido subir a Pedra da Gávea, ou fazer o Pico da Tijuca... são quase 30 Km de trilhas com muitos obstáculos, pedras, subidas e descidas ingrimes, raízes no meio da trilhas, muita lama, vegetação, em fim.. coisas da natureza!

Espero que tenham gostado das minhas dicas, não sou nenhum expert no assunto, só que o tempo nos dar sabedoria e experiência para que possamos futuramente saber se vamos conseguir ou não alcançar nossos objetivos, eu sempre começo do zero! Abraços em todos. 

20190708_101750.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 17/07/2019 em 23:50, casal100 disse:

@Humbertodown Estamos pensando em fazer bate/volta no mesmo dia.

Teresopolis x pedra do sino num dia e Petropolis x castelos do açu no outro.

Vc acha que vou ver o melhor dessa travessia?

Olá, sejam bem vindos ao meu post, então, eu já fiz algumas vezes a Pedra do Sino, mas vou te ser muito sincero, eu não vejo vantagem nenhuma em fazer bate e volta, porque o legal da Pedra do Sino é você curtir a natureza da trilha, a paisagem e poder chegar no Abrigo Quatro, descansar, fazer sua comida e ver o pôr do sol quando o tempo nos ajuda, descer da Pedra ao anoitecer e fazer aquela janta dentro do Abrigo, trocar algumas idéias com os amigos que lá estiverem e as 04:45 acordar e subir para ver o nascer do sol, ai sim vejo vantagem! Muito desgastante subir 12km e descer 12km em um dia, não vale muito a pena!! Penso na mesma forma para o Castelo do Açú, estou pretendendo levar minha esposa pra conhecer, mas indo em 2 dias, dormindo no Abrigo Açú e descendo no dia seguinte sem fazer a travessia! Bem essa é a minha dica, se quer aproveitar melhor a montanha e sua belezas, que fiquem uma pernoite em ambos os abrigos, vocês vão curtir muito mais, e uma dica legal é ver se consegue comprar vaga pra Beliche dentro do Abrigo, caso contrário fiquem no Bivaque mesmo, barraca é sempre um peso a mais pra carregar dentro da mochila. Desejo a vocês uma excelente trilha e boas fotos!

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

@Humbertodown Muito obrigado pelas dicas.

Mas dessa vez resolvemos fazer bate/volta no mesmo dia,  pois não temos sacos de dormir, barraca..e as beliches já tinham sido alugadas.

Valeu muito a pena conhecer esse parque, tudo muito bonito.

No primeiro dia saímos de Petropolis deixamos o carro num estacionamento privado  (aqui não tem público ) pagamos $10 e fomos até o morro da luva e retornamos,  que visual do mar....lindíssimo!!

No segundo dia saímos de Teresopolis deixamos o carro no estacionamento do parque, subimos até a pedra do sino e retornamos. Devido a neblina não vimos praticamente nada.  Mas valeu muito a pena. 

Em julho de 2020 vamos investir em equipamentos  e focaremos em travessias. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
21 horas atrás, Bruno Nogueira disse:

@Humbertodown, tudo bem?

Amigo, sabe dizer se vendem comida nos abrigos? Ouvi dizer em alguns posts... Estou indo solo e se isso for verdade aliviaria um bom peso. A propósito, excelente post! 

Olá Bruno, cara atualmente eles andam fazendo sim alguma comidinhas por lá pra quem desejar, mas na maioria das vezes tem que avisa-los com antecedência, vou ver se tenho algum contato deles com alguns amigos e ai te passo por aqui! Abraços.

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 horas atrás, casal100 disse:

@Humbertodown Muito obrigado pelas dicas.

Mas dessa vez resolvemos fazer bate/volta no mesmo dia,  pois não temos sacos de dormir, barraca..e as beliches já tinham sido alugadas.

Valeu muito a pena conhecer esse parque, tudo muito bonito.

No primeiro dia saímos de Petropolis deixamos o carro num estacionamento privado  (aqui não tem público ) pagamos $10 e fomos até o morro da luva e retornamos,  que visual do mar....lindíssimo!!

No segundo dia saímos de Teresopolis deixamos o carro no estacionamento do parque, subimos até a pedra do sino e retornamos. Devido a neblina não vimos praticamente nada.  Mas valeu muito a pena. 

Em julho de 2020 vamos investir em equipamentos  e focaremos em travessias. 

Fico feliz em saber que  vocês foram ao Parque e conheceram alguns pontos interessantes, que pena que não fizeram a travessia, mas oportunidades não irão faltar, poderiam ter locado os equipamentos! Mas em fim, espero ver algumas das fotos que vcs tiram por lá, infelizmente Pedra do Sino é realmente um fator sorte chegar lá e ver tudo aberto!! Grande abraço no casal. 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...