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Acampamento Base do Everest (ou quase)


Adren-Aline

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Dia 4 - Phakding  para  Namche  Bazaar (3440m)

O café da manhã ocorre geralmente as 7:30. As malas já devem estar prontas para a partida. Esse dia foi mais puxado que o anterior. Mas a paisagem compensa. A todo momento somos obrigados a parar pra "mode" dá passagem aos animais, na sua maioria cavalos e burros. Eles possuem um sino no pescoço para alertar os transeuntes a sua chegada.

Outra coisa surpreendente que encontramos no caminho são os carregadores. PQP como essa galera consegue carregar tanto peso e ainda sorrir?

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Um dos nossos guerreiros foi abatido nesse trecho. O senhor fumante precisou ser socorrido e carregado até o lodge. 

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  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
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Dia 5 - Aclimatação em Namche Bazaar (3440m)

Esse dia é dedicado a aclimatação, e não se trata de ficar de boa no logde de perninhas cruzadas esperando o corpo se acostumar com a altitude. Fazemos uma caminhada de aproximadamente 3 horas até um museu e depois até o Everest View Hotel que fica a 3880 metros de altitude. Por azar o tempo se fechou e não tivemos a vista "prometida". Se ainda faltar algo na mochila é aqui que deve ser comprado. O preço é um pouco maior que na Thamel, porém ainda vale.

Aqui a nossa equipe já estava reduzida, eramos agora 1 carregador, o guia, o mexicano e eu. O senhor que passou mal desistiu e o amigo por não saber se comunicar em inglês acabou ficando com ele. Eles iriam esperar o nosso retorno, para juntos voltarmos para katmandu.

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Dia 6 - Namche Bazaar → Tengboche (3860m)

Caminhada de aproximadamente 6 horas. Acho que foi o dia mais bonito. Aqui já começamos a ver yaks pelo caminho ao invés de cavalos e burros. Pegamos muito gelo e neblina pelo caminho.

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Dia 7 - Tengboche → Dingboche (4410m)

Mais um dia de caminhada, cerca de 6 hotas, o Everest já não pode ser mais visto a partir daqui. 

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Dia 8 - Aclimatação em Dingboche (4410m)

Mais um dia de aclimatação. E foi aqui que tudo começou dá errado. Antes de começar a trilha eu estava me sentido relativamente bem apesar de não ter dormido a noite e  de está me cansando com mais facilidade que nos dias anteriores. Consegui concluir o percurso com certa dificuldade, não lembro exatamente, mais passamos um pouco mais de 4700 metros de altitude.

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Retornamos ao lodge para almoço e depois um filme. Aqui eu já comecei a me sentir estranha, respiração pesada, dor de cabeça, tosse, sair do quarto para o restaurante já estava parecendo uma maratona para meus pulmões. A respiração parecia que estava passando por uma peneira ao entrar e sair. Era possível ouvir o ar passando e fazendo bolhinhas (kkk não consigo descrever de outra forma). Difícil explicar. Meu guia me instruiu a não dormir pela tarde após retornar na aclimatação para não perder o sono durante a noite. A noite, quando fui dormir tudo piorou, deitar não era uma opção, mal conseguia respirar nessa posição. A cabeça estava doendo muito e a tosse já estava com fluido. Daí que veio o meu desespero, o fluido já estava avermelhado. PQP me fudi, vou morrer! Fui conversar com meu guia e relatar o que estava acontecendo. Ele pediu calma, me mandou pra cama e disse que na manhã seguinte veríamos o que fazer. Dormi nada a noite toda.

Dia 9 – Dingboche → Lobuche (4910m)

Na manhã seguinte juntei todos os cacos de força que ainda restavam na tentativa de continuar o trekking, faltavam apenas 2 dias, 2 míseros dias, não posso desisti. Não consegui comer nada no café da manhã e ao dar os 5 primeiros passos pra sair do lodge já não tinha ar. Era impossível continuar. Nesse momento o meu guia entrou em contato com Bikal que por sua vez acionou o seguro (que diga-se de passagem foi perfeito no atendimento, vou criar um tópico só pra falar dele e nunca mais na minha vida escolho outro seguro para minhas viagens). Daí foi esperar a liberação que durou cerca de 1 hora. Assim que ela ocorreu, um helicóptero veio ao meu resgate... to be continued

 

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  • 3 semanas depois...
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oi. parabéns pelo relato, tem me ajudado muito no meu planejamento, estou planejando ir nas 2 primeiras semanas de novembro 2019. Estou fortemente inclinada a escolher a Aiming adventure como agencia pois foi a unica que ouvi falar que fornece agua potavel durante o trekkin, forneceu mesmo? era confiável ? desde já quero te agradecer

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oi. parabéns pelo relato, tem me ajudado muito no meu planejamento, estou planejando ir nas 2 primeiras semanas de novembro 2019. Estou fortemente inclinada a escolher a Aiming adventure como agencia pois foi a unica que ouvi falar que fornece agua potavel durante o trekkin, forneceu mesmo? era confiável ? desde já quero te agradecer

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  • Colaboradores

Aline, que bem que deu tudo certo com seu resgate e que pena não ter concluído a caminhada. Eu acompanhei vários trekking pro EBC este ano pelo insta, deve ser maravilhoso! Eu gostaria de estar perto disso tudo um dia, nem que seja só pra uma passeadinha já que tenho algumas limitações de saúde!

Aguardando o desfecho da sua viagem! :)

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